Grampos de arame: tipos de grampos existentes + instruções detalhadas de conexão
Os trabalhos elétricos relacionados às redes elétricas são inevitavelmente acompanhados de instalação, manutenção e reparos.Por sua vez, o serviço listado obriga o uso de pinças para fios de diferentes configurações.
Estas são, via de regra, peças relativamente pequenas projetadas para trabalhar com diferentes tipos e tamanhos de condutores. A base dos grampos existentes é grande e é bastante difícil cobrir toda a gama de tais acessórios. No entanto, existe um conjunto denominado “popular” que é usado com mais frequência.
Vejamos os tipos de pinças mais populares, descreveremos o escopo e as especificidades de sua aplicação e também forneceremos instruções detalhadas para conectar fios usando esses acessórios técnicos.
O conteúdo do artigo:
Tipos populares de pinças elétricas
Na prática, a instalação de circuitos elétricos utiliza acessórios técnicos especiais - pinças de diversos modelos. A aplicação específica é determinada por vários critérios, que vão desde a finalidade da rede até os parâmetros técnicos e operacionais das conexões.
Tipo #1 – terminais simples com parafusos
O que chama a atenção neste tipo de acessório é que o terminal permite fazer uma conexão confiável sem perturbar claramente a estrutura dos condutores. Neste caso, é permitido conectar condutores à base de diferentes metais, por exemplo, cobre e alumínio.
Terminais unidirecionais à base de polipropileno (polietileno) são considerados difundidos na prática cotidiana.
O desenho é um canal curto de metal, geralmente latão ou bronze, de pequeno diâmetro, equipado com dois furos roscados para fixação de parafusos.
Esse canal de metal é embutido em um invólucro de polietileno, que possui boas propriedades isolantes. Para conectar dois condutores separados, as partes finais desses condutores são colocadas no canal em ambos os lados, após o que são fixadas de forma segura (prensadas) com parafusos.
Existem diferentes configurações de canal terminais, com base em parâmetros de instalação como:
- diâmetro do condutor,
- características atuais,
- classe de isolamento,
- número de pontos de contato.
Na verdade, a seleção de tais acessórios é possível para quaisquer condições técnicas, especialmente aquelas que são relevantes para o setor doméstico.
Tipo #2 - braçadeiras de alavanca e autoaperto
Este tipo de acessórios de conexão é caracterizado por maior comodidade para o usuário. Por exemplo, se você usar braçadeiras descartáveis de autoaperto, basta inserir a extremidade desencapada do fio totalmente dentro do orifício da braçadeira.
No interior da estrutura existe uma placa de mola, que é instalada com a parte cortante na “sentido oposto” do condutor. Quando o fio é inserido totalmente no canal, a placa é pressionada com um núcleo de metal e a parte “contramovente” corta o corpo do fio.
Para liberar o condutor, é necessário pressionar a placa com uma chave de fenda através do orifício da segunda linha. Esses tipos de clipes não são reutilizáveis. Eles são suficientes para 3-4 vezes de conexões repetidas.
Numerosas repetibilidades de conexões são suportadas por designs semelhantes, mas complementados com uma alavanca de pressão. A aplicação prática de tais acessórios é simples.
Basta levantar a alavanca perpendicularmente ao canal, inserir o condutor desencapado e abaixar a alavanca até ouvir um clique. O fio será preso com segurança. Conseqüentemente, a operação inversa é realizada se o fio for liberado do canal.
Tipo #3 – conectando braçadeiras isolantes
Acessórios deste tipo permitem a conexão de condutores de diâmetro relativamente pequeno. Na verdade, os grampos isolantes de conexão (abreviatura técnica - PPE) representam uma espécie de ferramenta manual com a mesma torção.
Duas ou mais extremidades pré-descascadas dos condutores são formadas em um grupo e “cobertas” com uma tampa isolante de conexão até parar. Então a tampa é girada várias vezes.
Dentro de tal sistema existe uma espiral de mola de formato cônico. À medida que a tampa é aparafusada, a espiral envolve um grupo de pontas dos condutores e os puxa firmemente em um único nó, prendendo-os por dentro.
Os conectores de tampa são usados, via de regra, em fiação elétrica de potência relativamente baixa.Muitas vezes este tipo de braçadeira é escolhido durante a instalação redes elétricas domésticas internas.
Existem dois tipos de bonés:
- formato reto em forma de cone sem saliências de impulso;
- formato reto em forma de cone com saliências persistentes.
A segunda configuração, via de regra, possui diâmetro um pouco maior e é destinada à fixação de condutores de maior diâmetro.
Tipo #4 - elemento de fixação perfurante
Em linhas elétricas com potência de até 1 kV, são frequentemente utilizadas pinças do tipo perfurante. Este tipo de acessório permite trabalhar com condutores com seção transversal de 1,5 – 10 mm2 em ramais ou trabalhar com condutores 16 – 95 mm2 nas principais linhas troncais.
O projeto é uma circunferência de placa de metal coberta com isolamento, que é comprimida pela pressão de um parafuso de encosto.
As placas que envolvem o condutor são equipadas com dentes metálicos afiados que, sob pressão, perfuram o isolamento do fio e cravam diretamente no corpo do condutor.
As vantagens de tais estruturas são óbvias. Trabalhar com eles permite evitar operações trabalhosas de remoção de isolamento. Além disso, o desenho das pinças perfurantes é feito de forma que permite realizar o trabalho sem desligar a alimentação da linha.
As braçadeiras do tipo perfurante proporcionam um alto grau de vedação contra influências atmosféricas.
O isolamento de polímero resistente à radiação ultravioleta é reforçado com fibra de vidro para aumentar a resistência. Há uma tampa de borracha isolante para a ponta.
Visualização #5 - braçadeira entre parafuso e porca
Freqüentemente, em redes de energia, os instaladores usam um método simples, mas bastante confiável, de fixação por meio de uma braçadeira de parafuso convencional.
Para organizar uma conexão deste tipo, você precisa de peças sempre disponíveis:
- parafuso de diâmetro adequado;
- porca para parafuso;
- duas arruelas conforme tamanho;
- contraporca.
De forma semelhante, é permitido conectar condutores elétricos diferentes, por exemplo, cobre e alumínio.
Porém, teoricamente, tal combinação não é recomendada na prática elétrica devido às diferentes propriedades químicas dos metais.
Grampos para outros fins
Além dos designs de pinças destinadas a conexões condutores elétricos, existe uma variedade deste tipo de acessórios para outros fins.
Grampos de âncora para fixação
Projetos de pinças para fixação (suspensão) de fios com seção transversal de 2 – 25 mm2 na quantidade de dois a quatro núcleos. Estruturalmente, o acessório âncora consiste em um corpo de polímero equipado com uma cunha de fixação autoajustável.
Duas configurações de grampos de ancoragem estão disponíveis:
- para sistemas autossustentáveis;
- sob uma portadora neutra isolada.
O mecanismo possui um arco fácil de abrir, tornando conveniente e fácil instalar a braçadeira em suportes, ganchos e, em seguida, prender os fios elétricos ao corpo da braçadeira.
Grampos de fio para necessidades de teste
Freqüentemente, a prática da engenharia eletrônica e elétrica envolve o uso de pinças para os chamados fins de “teste”. Tradicionalmente, esses acessórios são “crocodilos” - estruturas metálicas deslizantes (empurradas) irregulares.
A parte dentada dessa braçadeira permanece aberta, enquanto a parte de pressão é isolada com material de PVC.
Tais acessórios são utilizados para fixação temporária (engate) em fios, por exemplo, para fins de medição de corrente ou tensão de rede.
Este tipo de pinça pode ser dividido em duas categorias - para eletrônicos de baixa tensão e para redes elétricas de alta tensão. Ambas as categorias diferem entre si nos parâmetros técnicos limitantes da corrente.
Instruções para conectar fios com uma braçadeira
Na verdade, o procedimento para execução do trabalho, neste caso, é conectar os fios por meio de pinças de diversos tipos, simples e claras. É bem possível fazer isso sozinho.
O primeiro passo é trazer os condutores funcionais para a interface. E remover o isolamento na área onde o grampo é inserido na luva.
Em seguida, limpe cuidadosamente a parte final exposta até obter um brilho característico - é melhor para o trabalho selecione stripper.
Agora você precisa inserir as extremidades preparadas dentro da manga do grampo e fixá-las.
Se necessário, essa conexão pode ser isolada adicionalmente.
O trabalho de conexão dos condutores fica ainda mais fácil quando se utiliza uma pinça tipo perfurante ou uma pinça tipo mola autocompensadora braçadeira tipo VAGO.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como conectar os fios e quais acessórios usar nesta ou naquela versão do clipe de papel? O vídeo fala sobre isso em detalhes e mostra:
Uma variedade de elementos mecânicos que atuam como uma braçadeira confiável facilita muito o trabalho de instalação e ajuste. Graças ao uso de tais elementos, o nível de operação segura das redes elétricas aumenta.
A única ressalva é o uso correto de tais acessórios, pois uma discrepância nas capacidades técnicas ameaça anular todas as vantagens das pinças.
Você tem experiência na seleção e uso de braçadeiras de arame? Ou quer tirar dúvidas sobre o tema? Comente a postagem e participe das discussões. O bloco de feedback está localizado abaixo.
Recentemente descobri um novo tipo de pinça de arame - Scotchlock. Conveniente - você nem precisa descascar os fios, é rápido - você insere na braçadeira e prende com um alicate, é barato - custa apenas alguns centavos. É verdade que os conectores são descartáveis.Outra vantagem é a presença de proteção contra umidade, dentro do conector existe um gel hidrofóbico especial. O único aspecto negativo é o escopo de aplicação: as fitas adesivas são adequadas apenas para circuitos de baixa corrente e baixa tensão, por exemplo, telefonia, redes de computadores, muitas conexões em um carro, etc.
Boa tarde, Gleb.
Acrescentarei minha própria invenção à sua coleção de pinças - uma vez, após um curto-circuito em uma caixa de distribuição, tive que modernizá-la.
Na caixa antiga, os fios “fase” e “neutro” ficavam em “um parafuso”. Decidi usar o seguinte “Pneus Zero com isolador DIN “Rack” - imagem abaixo.
Design reutilizável muito conveniente, parafusos de fixação poderosos, roscas fortes. Cada fio é fixado com segurança - entrada fase/zero, saída fase/zero, fios de saída. O resultado está na segunda imagem.
A propósito, a conveniência foi testada um ano depois - uma luminária externa foi alimentada por uma das caixas de distribuição sem complicações.
Todos esses dispositivos são bastante convenientes, mas levarão muito tempo para que as pessoas se acostumem com eles e comecem a usá-los ativamente. Mesmo assim, a torção, na melhor das hipóteses enrolada com fita isolante por cima, fará sucesso com a pessoa comum por muito tempo e aterrorizará as pessoas mais avançadas e compreensivas. Além disso, os grampos feitos com o material acima apresentam suas desvantagens.