Como instalar e conectar uma tomada aterrada: aprendendo a aterrar as tomadas

A utilização de tomadas aterradas garante a segurança dos moradores na utilização de aparelhos elétricos.Mas os artesãos domésticos não têm pressa em atualizar a fiação elétrica, considerando difícil o processo de instalação de tomadas de aterramento. Embora o esquema padrão de trabalho seja bastante simples.

Nós vamos ajudá-lo a entender esse problema. Antes de conectar uma tomada aterrada, você precisa estudar suas características de projeto e descobrir o tipo de fiação da casa. As informações do artigo são complementadas com instruções visuais em fotos e vídeos para uma melhor compreensão do processo de instalação elétrica.

Por que o aterramento é necessário?

As instruções de qualquer aparelho elétrico afirmam claramente que é proibido usá-lo sem aterramento. O principal objetivo do aterramento é garantir a operação estável de dispositivos domésticos complexos e proteger contra choques elétricos.

De acordo com a cláusula 1.7.6 da PUE, o aterramento é a conexão deliberada de um dos elementos de uma instalação elétrica a um circuito de aterramento. É construído com a finalidade de drenar correntes de valores prejudiciais ou não ao ser humano através do condutor de proteção de aterramento para o solo.

Cabo de dois e três núcleos
Se antes os cabos elétricos de dois núcleos eram instalados em prédios de apartamentos, hoje é obrigatório o uso de fiação composta por três núcleos

No sistema ultrapassado, o “neutro” servia parcialmente como aterramento.O zero era conectado ao corpo metálico do aparelho e, em caso de sobrecarga, assumia o controle.

O cálculo foi que se a carga fosse ultrapassada, a corrente fluiria por uma das fases, resultando em curto-circuito e, consequentemente, na desconexão de um trecho da rede por disjuntor automático ou fusível.

Esta solução simplificou o trabalho de instalação elétrica, mas acarretava o risco de choque elétrico.

Como conectar uma tomada aterrada a um circuito antigo
O sistema TN-C legado não possui um condutor de aterramento de proteção. Para o aterramento nesses casos, é necessário um barramento PE na placa do apartamento. Se não houver barramento de aterramento, é necessário conectar todos os painéis entre si e conectar todo o grupo ao sistema de aterramento da casa - ou seja, re-aterramento (+)

É inaceitável conectar dispositivos cuja caixa seja de metal sem aterramento. Por exemplo: panela elétrica, micro-ondas ou fogão elétrico. Na verdade, se houver curto-circuito, adelgaçamento ou destruição parcial do isolamento dos fios da caixa, pode ocorrer uma quebra de corrente.

Se a tensão atingir um elemento condutor, o condutor de proteção irá conduzi-la ainda mais para o solo.

Não menos perigoso é o uso sem aterramento de dispositivos que entram em contato com a água durante o funcionamento, por exemplo: lava-louças ou caldeira.

O tipo e desenho do contato de aterramento dependem do modelo. Nas tomadas de marcas americanas apresenta-se em forma de furos com ranhuras laterais. Para análogos franceses, este é um terceiro pino adicional.

Onde você pode conectar uma tomada aterrada?
De acordo com as normas atuais, os novos edifícios são dotados de sistemas TN-S ou TN-C-S com condutor de proteção de aterramento obrigatório em sistemas de alimentação monofásicos e trifásicos (+)

Mas na maioria das vezes você pode encontrar à venda o tipo alemão de tomadas de aterramento. Eles são equipados com peças metálicas salientes nas laterais.

O projeto de uma tomada elétrica com aterramento pressupõe a presença de três contatos: “fase”, “zero” e “terra”. No momento da ligação, nas primeiras frações de segundo os terminais de aterramento entram em contato, e após eles são conectados os contatos “fase” e “0”. Esta sequência garante proteção completa.

Contatos metálicos de aterramento
As tomadas de aterramento externo podem ser facilmente identificadas visualmente pela presença de um contato metálico adicional - o terminal de “aterramento”, necessário para conectar o fio direcionado do painel elétrico

Critérios para escolher a tomada certa

Ao escolher uma tomada aterrada, você deve focar em produtos de fabricantes que tenham se mostrado bem no mercado elétrico.

Você pode confiar com segurança nos seguintes fabricantes: Schneider Elétrica, Legrand, VIKO, Bticino. Dentre as opções econômicas, mas ao mesmo tempo não inferiores em qualidade, vale considerar os seguintes produtos: ANAM, Lezard, Makel, Wessen, DKC.

Ao adquirir acessórios de fabricantes pouco conhecidos, é fácil ter problemas quando o valor real da corrente nominal não corresponde ao valor declarado.

Produto de alta qualidade
O corpo do dispositivo deve ser feito de plástico resistente a impactos de alta qualidade com altas propriedades mecânicas, os contatos devem ser feitos de metal de boa qualidade

Com base nas condições operacionais, produtos com um certo grau de proteção. Assim, para instalação em cozinhas e banheiros, os pontos de conexão devem ter nível de proteção de no mínimo IP44. O primeiro dígito da marcação IP, de acordo com os padrões internacionais, indica proteção contra poeira, o segundo – contra umidade.

As tomadas aterradas estão disponíveis em uma ampla variedade no mercado.

À venda você pode encontrar:

  • Modelos com proteção mecânica. São equipados com cortinas que cobrem as tomadas e protegem do contato direto com os contatos.
  • Produtos com proteção contra corrente de fuga. Assim que um objeto estranho penetra nos orifícios do plugue, o dispositivo de desligamento de proteção é acionado - o ponto é desligado. Esses modelos são frequentemente escolhidos para mobiliar casas onde há crianças pequenas.
  • Dispositivos com proteção contra sobrecorrente, inclusive por curto-circuito. Os produtos são equipados com um fusível embutido, que simplesmente queima em caso de curto-circuito.
  • Modelos com proteção contra surtos. Dispositivos equipados com um switch integrado desligam automaticamente quando os valores de rede permitidos são excedidos.
  • Para conectar dispositivos cuja potência exceda 4 kW. Os produtos, geralmente montados em superfície, são equipados com um plugue de alimentação especial e são projetados para uma corrente de 20-25A.

Para conexões internas, você deve escolher tomadas “internas”. Eles são montados em nichos especialmente feitos na parede.

Carcaça com capa protetora
Ao planejar a instalação de uma tomada de aterramento na cozinha ou banheiro, deve-se escolher produtos equipados com plugue que cubra os furos com contatos

Informações detalhadas sobre a escolha de tomadas à prova d'água para banheiro são apresentadas em Este artigo.

A corrente de desconexão nominal recomendada para dispositivos domésticos varia entre 30-100 miliamperes. Os modelos de marcas nacionais são projetados para 6,3 e 10A, e os modelos importados são projetados para 10 e 16A.

Ao escolher os produtos, preste atenção ao tamanho dos orifícios de entrada do bujão e à distância entre eles. Os modelos de fabricantes europeus têm diâmetros e distâncias entre furos ligeiramente maiores.Para evitar erros, escolha modelos universais que venham com conectores para diferentes tipos de plugues.

Determinando o tipo de fiação

A instalação de uma tomada aterrada é realizada nas residências onde é instalada a fiação de três fios. Em residências com fiação que inclui apenas dois núcleos, não faz sentido instalar tal tomada de aterramento, pois ela não cumprirá a tarefa pretendida.

Portanto, a primeira coisa a fazer é determinar que tipo de fiação existe no apartamento. Se a fiação elétrica da casa estiver desatualizada de dois fios, ela deverá ser substituída por uma analógica de três fios. A fiação moderna de três fios atende a todos os padrões de segurança em todos os aspectos.

Precisa substituir a fiação
A substituição da fiação é uma despesa adicional, mas os custos certamente serão recuperados pela longa “vida” dos aparelhos elétricos e pela segurança dos moradores

Você pode saber se o quadro elétrico possui barramento de aterramento com o eletricista que atende sua entrada ou casa. O tipo de fiação também é determinado pelo número de fios. Se um cabo de dois núcleos estiver conectado ao ponto de conexão, apenas “fase” e “neutro” estarão disponíveis.

Se a linha da tomada for instalada a partir do quadro elétrico com um cabo de dois fios, basta conectar um terceiro fio de aterramento do quadro elétrico a cada ponto. Porém este procedimento só pode ser realizado se a blindagem estiver equipada com barramento de aterramento.

A cláusula 1.7.127 do PUE atual afirma claramente que o condutor de aterramento deve ser feito de fio de cobre isolado com seção transversal de pelo menos 2,5 mm².

Núcleos de cabo de três núcleos
Para apresentar uma nova linha de tomadas, vale a pena utilizar um cabo de três núcleos pronto, já equipado com fio terra

Coloque o cabo com seção transversal de 1,5 mm2 da caixa de junção até a tomada não é prático.Na verdade, neste caso é impossível “alimentar” um dispositivo poderoso a partir dele. Para uma rede monofásica, é melhor usar uma seção transversal com margem de 2,5 mm2.

Para organizar a fiação elétrica em apartamentos E casas particulares escolha o cabo de marcação VVG, para edifícios de madeira e instalações com risco de incêndio - VVGng.

O principal requisito para um condutor de proteção é que não haja dispositivos de desconexão em seu circuito. Portanto, ele é instalado além de quaisquer fusíveis, disjuntores e disjuntores.

Diagrama de conexão paralela
De acordo com a cláusula SNiP 3.247, é proibido conectar condutores de proteção em série; cada novo ponto deve ser conectado com seu próprio cabo

O aterramento serial apresenta o risco de que, em caso de emergência, possa ocorrer incompatibilidade eletromagnética. As instalações elétricas conectadas criarão interferências, o que pode levar a consequências indesejáveis, nas quais o circuito de proteção não cumprirá sua tarefa.

Instalação da opção suspensa: instruções passo a passo

Primeiro, vamos dar uma olhada no processo de conexão de uma tomada montada na superfície a um cabo escondido na caixa do rodapé.

Depois de concluir as etapas preparatórias, podemos começar a conectar com segurança o mecanismo de soquete à fiação aterrada.

Tecnologia de montagem em soquete fechado

Conectar uma tomada aterrada não requer manipulações complicadas. Qualquer pessoa com apenas habilidades básicas de instalação elétrica pode concluir a tarefa.

Preparando os materiais necessários

Além da tomada em si, também é necessário adquirir previamente uma caixa de tomadas para instalar o “núcleo”. A caixa de tomadas para o futuro ponto de conexão é selecionada com base no tipo de materiais de construção que deverão ser trabalhados.

Opções de caixa de soquete
Existem modelos para instalação aberta e fechada; os primeiros são usados ​​​​principalmente para montagem em rodapé, os últimos - para fixação em nicho de parede

A principal diferença entre os modelos criados para instalação em paredes de gesso cartonado e seus congêneres para instalação em superfícies de tijolo e concreto é a presença de espaçadores.

A fixação de caixas de encaixe padrão na cavidade de uma parede de concreto é realizada aplicando gesso ou argamassa de alabastro no furo preparado.

Vidro com calcadores
Um “vidro” padrão com dimensões de 68x45 cm está equipado com pés de fixação especiais que permitem uma fixação segura em drywall

A instalação e conexão de uma tomada de aterramento não podem ser realizadas sem um conjunto de ferramentas.

Para instalação você precisará de:

  • chave de fenda de teste ou multímetro;
  • perfurador equipado com coroa;
  • cortador lateral ou faca transversal;
  • formão.

Para instalar a caixa de tomadas, é feito um furo na parede com uma coroa D70 mm. O espaço sob o “vidro” está limpo de restos de material de construção.

Encaixar a caixa de tomadas na parede
No nicho preparado e limpo é enterrada uma caixa de encaixe, cujas paredes externas são pré-revestidas com uma camada de argamassa de gesso.

Depois que a caixa de soquete estiver instalada, comece a fiação.

A tecnologia passo a passo para instalação de caixa de encaixe em paredes de gesso cartonado e concreto é descrita em Este artigo.

Determinando a propriedade do fio

Antes de instalar e aterrar a tomada, o primeiro passo é desligar a energia do quadro elétrico. A tarefa do técnico é retirar a tensão da caixa de distribuição que alimenta as linhas com a tomada a ser substituída.

Os fios colocados do painel elétrico de forma aberta ou fechada são conduzidos para a cavidade da caixa de tomadas. Usando um testador elétrico, eles determinam onde está a “fase” e onde está o “0”.

Determinando a propriedade do fio
A ponta da chave de fenda indicadora fica imersa alternadamente nos orifícios do plugue: se ao entrar em contato com o condutor a luz do cabo da chave de fenda acender, trata-se de uma “fase”

Mas ao trabalhar com fiação elétrica equipada com fio terra, é ainda melhor use um multímetro. Este dispositivo multifuncional, mesmo de design mais simples, se tornará um auxiliar indispensável na detecção de um fio quebrado e na determinação da integridade de componentes elétricos e de rádio.

Usar o dispositivo não é difícil. No multímetro, defina a faixa de medição de corrente alternada acima de 220 Volts. Após o qual um tentáculo é aplicado ao contato de fase e o segundo ao “terra” ou “0”. Ao entrar em contato com “0”, a tensão de 220V será refletida no dispositivo; em “terra” a tensão será um pouco menor.

Conexão correta dos tentáculos do multímetro
Um ponto importante: ao determinar a corrente contínua e alternada em um circuito, os tentáculos devem ser conectados em paralelo, tomando cuidado para não tocar em suas pontas nuas

Se você não tiver uma chave de fenda indicadora ou multímetro à sua disposição, as marcações padrão ajudarão a determinar a identidade dos fios.

Para criar condições de segurança na execução dos trabalhos de instalação elétrica e facilitar o processo de ligação dos contatos, foi adotada a regra de que cada núcleo do fio possua uma cor de isolamento característica.

Condutor de proteção PE
No circuito elétrico, o fio “aterramento”, denominado proteção zero, geralmente é indicado pelas letras latinas “PE”

De acordo com a PUE atual em uma rede elétrica trifásica, o isolamento dos fios é diferenciado por cor:

  • zero contato de trabalho "N" tem trança azul ou azul claro;
  • fase "L" na maioria das vezes tem uma cor brilhante (marrom, preto, branco, laranja);
  • aterramento "PE" são de cor verde-amarelada.

Ao lidar com marcações fora do padrão, será um pouco mais difícil determinar a “fase”, mas a cor “0” não mudará em nenhum caso.

Diagrama de conexão do dispositivo

O núcleo principal do cabo colocado da blindagem ao soquete é descascado a uma altura de 7 a 8 cm da borda. As pontas dos fios colocados dentro dele são limpas com uma faca da trança até uma altura de 10-12 mm da borda.

Decapagem de extremidades de isolamento
A decapagem é realizada dentro de 10-12 mm, caso contrário, há uma grande probabilidade de contato de fios energizados desencapados com elementos plásticos da caixa

O trabalho deve ser realizado com o máximo cuidado possível, pois o menor dano ao isolamento do núcleo neutro pode provocar um curto-circuito de “fase” no corpo do dispositivo. Como resultado, se o fio neutro quebrar, os aparelhos elétricos conectados ao ponto não funcionarão e a tomada parecerá desenergizada e segura à primeira vista.

O fio de proteção é conectado a contatos adicionais localizados separadamente dos de alimentação. Os fios neutro e fase são conectados aos contatos de potência. A ordem de instalação não desempenha um papel significativo.

Conexão correta de contatos
Ao conectar os contatos, eles são guiados pela seguinte regra: o aterramento é conectado ao terminal central, “neutro” à esquerda, “fase” à direita (+)

Ao conectar todos os três condutores, é importante garantir alta confiabilidade dos contatos. Isso se explica pelo fato de que um contato fraco pode causar aumento de corrente, consequentemente - aquecimento dos cabos. A ocorrência de tal situação pode levar a uma emergência.

Verificando a conexão correta

A verificação permite verificar a qualidade do aterramento. É realizado usando o mesmo multímetro ou chave de fenda de teste. A ponta do testador é imersa uma a uma nos furos do soquete e observada: ao tocar a “fase” deve acender.

Se o testador também reagir ao tocar o solo, isso indica que o soquete está conectado incorretamente.

Precauções de segurança ao verificar as conexões
Ao verificar as conexões corretas, nunca toque em nenhuma parte metálica do soquete ou da chave de fenda de teste com os dedos.

A falta de tensão pode indicar:

  • entre "fase" e "N" indica a presença de ruptura deste último;
  • entre "terra" e "fase" indica falta de tensão;
  • entre "solo" e "N" indica que os fios foram conectados através de um jumper instalado na tomada.

Executando verificação de aterramento usando um multímetro, aplique uma ponta de prova ao “terra” - a parte superior ou central do soquete. Paralelamente a isso, a segunda sonda é imersa alternadamente nos orifícios.

Se for detectado um aterramento incorreto, não se apresse em corrigir o erro sozinho. É melhor consultar um eletricista qualificado.

Aterramento e zeramento: qual a diferença

Um dos erros comuns de instalação é quando a conexão de uma tomada com aterramento é feita utilizando a rede “0” de dois fios. Este método é chamado de “zerar” na linguagem dos eletricistas. Ao implementá-lo, “0” é usado como contato de trabalho protetor e zero.

Aterramento e aterramento
O efeito desejado é alcançado instalando um jumper do “neutro” para o “terra”; mas este método de instalação contradiz os requisitos da PUE

Mas o aterramento não é uma alternativa equivalente ao aterramento. Afinal, uma linha não pode proteger-se de si mesma.

Assim, por exemplo, se “0” desaparecer como resultado da mesma quebra de cabo no painel de entrada ou de ações precipitadas de um “artesão” não qualificado, o circuito é fechado no momento em que o dispositivo é ligado. Mas, ao mesmo tempo, a mesma tensão aparece no fio neutro, que essencialmente não está conectado ao terra, como no fio de fase.

Como consequência: uma instalação elétrica que é aterrada e energizada transmite isso para uma pessoa. O resultado mais favorável nesta situação é a ocorrência de um curto-circuito, que faz com que a máquina “desligue”. Caso contrário, o preço dessa zeragem pode tornar-se deplorável.

Também vale a pena considerar o fato de que de acordo com a tecnologia de instalação de fiação elétrica interna, são instalados na entrada pacotes ou disjuntores bipolares, que comutam tanto “fase” quanto “0”.

De acordo com os padrões aceitos, em um circuito onde exista um dispositivo de manobra, é proibido utilizar o condutor neutro como condutor de proteção.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Guia de conexão:

Como aterrar uma tomada:

Onde fazer o aterramento no painel do piso:

Ao saber como aterrar uma tomada, você pode melhorar a segurança do sistema elétrico da sua casa e minimizar a probabilidade de acidentes.

Se você tem experiência em conectar tomadas aterradas, compartilhe as informações com nossos leitores. Deixe comentários sobre a publicação e tire dúvidas sobre o tema no formulário abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Em geral, aqui precisamos começar com recomendações para troca de fiação em apartamentos de prédios antigos, onde o aterramento ainda não foi discutido. Na verdade, os nossos dispositivos modernos precisam de ser aterrados, e não aterrados. No mínimo, isso permite usar a tecnologia com muito mais tranquilidade. Também surpreendem aqueles que teimosamente instalam tomadas simples em fiação de três fios, ignorando o aterramento.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Boa tarde. O ser determina a consciência, Igor – lembra dessa conclusão filosófica? O desejo de modernizar a fiação será realizado com uma renda muitas vezes superior ao nível de subsistência.

      Aqueles que querem “resistir” às circunstâncias económicas podem viver com um sistema de dois fios (com ligação à terra) e contentar-se com um arsenal diversificado de RCDs de saída. Anexei uma captura de tela com um exemplo do custo das alterações - confira a etiqueta de preço.

      Fotos anexadas:
  2. Fedor

    Ao substituir a fiação elétrica do meu apartamento, encontrei um problema de aterramento. A casa é antiga, não tinha circuito de aterramento. Os eletricistas ofereceram o aterramento como alternativa. Essa abordagem não combina comigo. Eu mesmo fiz o sistema de aterramento. Coloquei um barramento de cobre ao longo dos painéis de entrada que dão para a rua. O ônibus foi aterrado a um reforço cravado no solo (cravado a uma profundidade de 2,5 metros).Além disso, instalei um RCD para proteção mais confiável contra danos a equipamentos e dispositivos quando a carga for excedida.

    • Sergei

      Tenho um problema semelhante, mas ainda não há solução à vista. Olhei no painel da entrada e lá o fio neutro foi parafusado no corpo do painel. Sair do 8º andar não é uma opção.

      • Especialista
        Amir Gumarov
        Especialista

        Bom dia, Sérgio. A ausência de elementos visíveis do sistema de aterramento nem sempre significa sua ausência. A função de aterramento pode ser desempenhada, por exemplo, pela bainha e armadura do cabo através do qual a energia é fornecida ao seu prédio de 8 andares. Os painéis do piso estão conectados por tubulação?

        Em qualquer caso, a sociedade gestora deve preocupar-se com o problema - é aconselhável assinar a “petição” pelos residentes. O sistema de aterramento é um dispositivo doméstico comum. Contanto que não haja aterramento, você pode usar RCDs de soquete. Leia os artigos da secção “UZO e máquinas automáticas”.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica