Lâmpadas LED lineares: características, tipos + nuances da instalação de lâmpadas lineares

As agora populares lâmpadas LED lineares conseguiram suplantar com segurança as lâmpadas fluorescentes, que estão gradualmente se tornando uma coisa do passado.A produção de diodos está crescendo ativamente, pois atraem pela praticidade e excelente desempenho. Porém, o sortimento ainda é pouco conhecido pelo comprador. Você concorda?

Você aprenderá tudo sobre os recursos de design, vantagens e desvantagens e tipos de lâmpadas LED tubulares em nosso artigo. Diremos como encontrar a melhor opção para você com base nas características. Os artesãos domésticos encontrarão aqui um guia para instalar dispositivos LED em vez de dispositivos fluorescentes desgastados.

Características distintivas dos LEDs

As fontes de luz de diodo emissor de luz (LED) estão gradualmente tomando o lugar das lâmpadas fluorescentes. Eles têm todas as chances de substituir completamente outras tecnologias de iluminação. As características distintivas residem na eficiência, nas características do dispositivo e na longa vida útil.

Além disso, os diodos não requerem medidas especiais de descarte. Em contrapartida, as lâmpadas lineares fluorescentes, anteriormente amplamente utilizadas em empresas, áreas comerciais e escritórios, requerem procedimento de reciclagem, porque contêm mercúrio. Considerando que com amostras de revisão este item de custo é nivelado.

Lâmpadas fluorescentes lineares
Muitas grandes empresas estão decidindo por novos modelos de LEDs lineares.Ao mesmo tempo, não é a substituição completa das lâmpadas que é mais popular, mas apenas a substituição das próprias lâmpadas

Os dispositivos LED fornecem iluminação uniforme, moderadamente contrastante e de alta qualidade. Essa luz é considerada segura para a visão e não cansativa para o sistema nervoso humano. Portanto, não é surpreendente que haja um entusiasmo tão grande por esta linha de dispositivos nas instituições de ensino.

Porém, os diodos tubulares são utilizados não apenas nos segmentos educacional e industrial, mas também em outros - para criar uma composição luminosa em instalações residenciais, restaurantes, academias, piscinas, etc. , em outros - na função de iluminação.

Também são apresentadas possibilidades adicionais para organizar a iluminação - o ângulo de luz pode ser ajustado girando a lâmpada. Isto racionaliza a iluminação nas áreas onde é necessária. Graças a esta técnica, ocorrem economias adicionais devido ao uso de menos lâmpadas.

LEDs lineares
A caixa do dispositivo LED, como outros elementos estruturais, possui maior resistência às vibrações, devido às quais é alcançado um alto grau de confiabilidade

A lâmpada LED não demora para acender - esse processo é reproduzido instantaneamente e o nível máximo de brilho operacional é alcançado imediatamente. Sujeito a cortes de energia ou picos de tensão, é claro, o reator de um produto de iluminação pode falhar.

Porém, a pior opção que aguarda o consumidor é a substituição de um aparelho queimado, já que cada aparelho linear é representado por um mecanismo individual com sua própria eletrônica.

Iluminação linear
O formato de visualização é duas vezes mais econômico em comparação com sua contraparte luminescente.A vida operacional é de até 12 anos

Se os iluminadores fluorescentes obsoletos estão a ser modernizados, então a solução mais prática é troca de lâmpadas. Neste caso, pode-se usar o corpo da lâmpada antigo com os soquetes anteriores ou adquirir um novo.

No primeiro caso, você precisará selecionar diodos que cumpram integralmente o tamanho padrão anterior. Antes da instalação é necessário remover todos os componentes eletromagnéticos e eletrônicos do circuito. reatores ou desviá-los qualitativamente.

Principais vantagens do LED

As lâmpadas LED lineares constituem um elemento inovador nos sistemas de iluminação industrial, comercial e pública devido à insuficiente sensibilização da população sobre as principais vantagens deste tipo de tecnologia de iluminação.

As principais características são as seguintes:

  1. Conexão direta à rede 220 V sem uso de reatores e engasga.
  2. Baixo consumo de energia, o que permite poupanças significativas.
  3. Amplo ângulo de dispersão – até 230°.
  4. Dependendo do fabricante, a vida útil é de 50.000 a 100.000 horas.
  5. A compatibilidade ambiental dos diodos não causa danos ao meio ambiente, eles são descartados junto com o lixo doméstico.
  6. Ausência completa de cintilação.
  7. Não aquece durante o uso prolongado.

Além disso, as características de design da caixa permitem obter resistência à influência de fatores negativos: mudanças de temperatura, umidade e tensões e tensões mecânicas. E devido ao alto coeficiente de reprodução de cores e ao nível de brilho de 120 lm/W, é alcançada a visualização correta dos objetos ao redor.

Iluminação LED multicolorida
Os dispositivos LED proporcionam dispersão uniforme dos fluxos de luz ao longo de toda a sua vida operacional, sem o efeito de ruídos estridentes. Estas lâmpadas não emitem calor

A eliminação do efeito pulsante tornou-se possível graças aos equipamentos com elementos especiais - lentes amplificadoras e diodos de luz, responsáveis ​​​​pela compactação e concentração do fluxo luminoso.

Além dos tons de iluminação monocromáticos naturais, brancos frios e quentes, os fabricantes também oferecem vários efeitos de cores (design RGB), que são usados ​​principalmente para fins decorativos em locais de entretenimento ou para iluminar outdoors publicitários.

Os principais problemas que acompanham a introdução em massa desta tecnologia são a categoria de preços elevados e a falta de controle governamental sobre as características de qualidade dos produtos apresentados nas lojas. Cerca de 50% dos dispositivos de iluminação não atendem aos padrões GOST atuais.

Projeto estrutural de lâmpadas

O dispositivo opcional para fontes de luz lineares é representado por um driver e LEDs soldados colocados em uma faixa getinax. Todos os elementos estão alojados em um corpo alongado de policarbonato em forma de frasco.

Utilizando esse material, os fabricantes conseguiram eliminar o problema de danos mecânicos durante os trabalhos de instalação. Como o dispositivo já possui um dispositivo de lastro, o tubo é conectado diretamente à rede elétrica sem reatores.

Tubos lineares
A potência dos tubos lineares depende do número de LEDs - quanto mais houver, mais intenso será o fluxo de luz. Eles são adaptados para substituir análogos luminescentes sem intervenção mecânica no design da lâmpada

Os tubos LED vêm de fábrica com soquete G13.Existem dois pinos na parte interna do frasco, a distância entre eles é de 13 mm. Eles são conectados por fio de cobre, portanto, qualquer um deles pode fornecer eletricidade.

O comprimento pode variar de 600 mm a 1,5 m, potência de 9 a 25 W. A economia nas contas de energia pode chegar a 65%. Por exemplo, se você instalar uma lâmpada LED no lugar de uma lâmpada fluorescente com potência de 18 W, seu valor nominal corresponderá a 9 W.

Organização de iluminação
Modelos tubulares longos são utilizados para iluminação local de áreas necessárias. É fácil construir várias formas a partir deles, o que decora efetivamente o ambiente.

A lâmpada pode ser transparente ou ter corpo fosco. No caso em que não haja difusor na lâmpada, é melhor optar por uma versão fosca, se disponível, um transparente serve.

Classificação de lâmpadas LED

O principal objetivo da tecnologia de iluminação linear é substituir as lâmpadas fluorescentes, razão pela qual a maioria dos modelos tubulares são produzidos com base G13.

Condições de localização

Os dispositivos de iluminação linear totalmente equipados consistem num corpo de luminária e uma ou mais lâmpadas. Podem servir como iluminação principal ou local de diversas áreas, tanto no interior como no exterior de um edifício ou projeto paisagístico.

Além dos principais critérios de seleção, características de uma lâmpada de diodo, existem vários critérios mais importantes para o comprador.

Existem vários dispositivos, de acordo com as características das quais é realizada a classificação:

  • localização;
  • método de instalação;
  • tipo de base;
  • intensidade de fluxo luminoso (lm/W);
  • tipos de LEDs utilizados e sua quantidade.

Todos estes aspectos são importantes no processo de seleção do dispositivo certo, porque...nem todos os produtos possuem fator de proteção suficiente contra ambientes adversos ou não são móveis o suficiente para organizar o interior de uma sala.

Refletores LED lineares
Para iluminar tramas pessoais, são usadas fontes mais poderosas - holofotes. Sua potência é de 17 a 45 W, a tensão é de 170 a 265 V, o fluxo luminoso é de 1400 a 4500 lm/W, a vida útil é de até 35.000 horas.

Para a rua são utilizados refletores LED lineares, que podem ter vários formatos e utilizar qualquer tipo de diodo: monocromático ou colorido. Os primeiros são capazes de reproduzir apenas uma faixa espectral de iluminação - o branco e suas tonalidades.

A segunda são quaisquer opções de cores. Com base nas condições climáticas de colocação, os dispositivos são designados para diferentes zonas de instalação. Dependendo disso, é selecionado um indicador adequado do grau de proteção contra um ambiente agressivo.

Iluminação de aquário
Explicação da abreviatura IP65: IP – indicador do fator de proteção; 6 – o aparelho está protegido contra entrada de poeira; 5 – grau de segurança contra penetração de água

Equipamento de iluminação marcado como IP65 e IP67, ou seja, com o especificado grau de proteção, adequado para instalação ao ar livre e em ambientes com alta umidade/formação de poeira. Por exemplo, a iluminação é organizada em armazéns, oficinas de produção, piscinas, iluminação de aquários e áreas externas abertas - estacionamentos.

A caixa do dispositivo é selada. Opções exclusivas de autolimpeza também falam a seu favor - devido ao aquecimento durante a operação, não se forma gelo no corpo e a neve não se acumula. Dispositivos com IP20 são projetados para configurações padrão com baixos níveis de umidade. Eles são usados ​​em espaços residenciais ou de escritórios.

Lâmpadas de estufa
As fitolâmpadas LED são uma alternativa aos análogos fluorescentes como OSRAM FLORA. Sua característica distintiva é que não emitem calor, por isso podem ser colocados próximos às plantas

Os fitolampos lineares possuem um espectro especial de raios que promovem a formação de processos químicos para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Com a ajuda deles, é organizada a continuação do horário de verão para certas variedades de tubérculos, o que tem um efeito benéfico na sua atividade fotossintética.

Métodos básicos de instalação

As luminárias lineares montadas em superfície possuem o sistema de instalação mais fácil - elas só precisam ser fixadas em uma superfície plana. Neste caso, o nível de inclinação da superfície não importa - a lâmpada possui uma base giratória.

Estruturalmente, o dispositivo é projetado de forma que o usuário tenha a oportunidade de alterar o ângulo de iluminação. É por essa versatilidade que os modelos são reconhecidos como os mais populares.

Iluminação da área de trabalho
Freqüentemente, aparelhos suspensos podem ser encontrados iluminando a área de trabalho da cozinha. Existem também opções de interiores com iluminação LED de escadas ou ênfase em determinadas áreas através de gamas de tonalidades

A próxima opção de instalação requer preparação preliminar e organização de um nicho. É utilizado na construção de tectos falsos e suspensos para proporcionar iluminação adequada.

Lâmpadas embutidas
A instalação de luminárias embutidas tem especificidades próprias e é mais difícil de realizar em comparação com luminárias suspensas. Eles são embutidos no recesso preparado e não se projetam além do teto

Os sistemas modulares suspensos são colocados a uma certa distância do teto por meio de correntes ou cabos decorativos.

Esta montagem permite criar uma composição de luz completa a partir de vários tubos de LED, repetindo o formato de várias figuras. Para fazer isso, eles são conectados entre si por meio de plugues especiais.

Projeto de iluminação original
Por conveniência, ao usar seções de iluminação modulares, elas são suspensas em um nível superior à altura de uma pessoa. A cadeia de ligação, dependendo da complexidade da forma reproduzida, pode ser composta por dois ou mais módulos

Os módulos suspensos também incluem fitolampos. Se as estufas estiverem equipadas com eles, na maioria das vezes elas serão colocadas de maneira padrão - uma linha sólida ao longo das fileiras de mudas. Em casa, utiliza-se principalmente uma unidade, instalada acima da planta.

Sistema de conexão de soquete de lâmpada

Nos modelos de equipamentos de iluminação em análise, são utilizados dois tipos de bases: G e R. Porém, vale considerar que a cada ano os fabricantes ampliam sua linha de produtos.

Marcação da lâmpada
Letras minúsculas na abreviatura das lâmpadas LED indicam o número de contatos: S – 1 contato; D – 2; T-3; Q – 4; P-5

Primeiramente, vejamos o que é o sistema de conexão de pinos G. Na marcação, após a letra há um número que indica a distância entre os plugues. Esta versão de lâmpadas LED está disponível na forma de lâmpada alongada, conforme indicado pela letra T na abreviatura. Os plugues de fixação aqui são representados por um par de contatos de determinado comprimento e espessura.

Os LEDs tubulares (T) podem ter vários tamanhos padrão:

  • T5 - 5/8 pol./15,9 mm;
  • T8 - 8/8 polegadas/25,4 mm;
  • T10 - 31,7 mm/10/8 polegadas;
  • T12 - 12/8 pol./38,0 mm.

Uma tomada com contatos embutidos R é encontrada exclusivamente em holofotes. De acordo com as características, o ângulo do fluxo luminoso é insuficiente para cobrir uma grande área, por isso é aconselhável utilizá-los para iluminação zonal.

Opções de temperatura de cor

A intensidade do fluxo luminoso é selecionada individualmente.

Os padrões de conformidade são representados pelos seguintes valores:

  • para uma potência de 25 W, um fluxo luminoso de 220 lm é característico;
  • 40 W – 415 Lm;
  • 60 W – 710 Lm;
  • 75 W – 935 Lm;
  • 100 W – 1340 Lm;
  • 150 W – 2160 Lm;
  • 200 W – 3040 Lm.

Porém, é melhor levar em consideração os indicadores ideais que não irritam a visão: luz branca quente - 2700 K, branca natural - 4200 K. Esse brilho é igual à luz solar padrão, confortável para a retina.

Diferenças entre LEDs

As características técnicas dos diferentes tipos de LEDs utilizados são apresentadas de forma ampla. Seus tamanhos, quantidade e parâmetros estão indicados no nome do dispositivo.

LEDs SMD
Os diodos de luz SMD (dispositivo montado em superfície) estão localizados o mais próximo possível do dissipador de calor. A potência de um chip é de aproximadamente 0,01-0,2 W

Os cristais do formato SMD, ao contrário de outros tipos, são montados na superfície de um substrato cerâmico, que, por sua vez, é conectado à placa de circuito. Em um substrato, seu número varia de um a três.

Devido às suas características de design, eles podem remover o calor com eficiência. Como resultado, as peças não superaquecem mesmo durante o uso prolongado, o que contribui para um aumento significativo da vida útil.

LEDs 5730 e 5630
O processo tecnológico de criação de cristais é baseado na epitaxia metal-orgânica. O material preparado é montado em uma caixa protetora. Depois são feitos contatos. No final, um revestimento óptico é instalado no topo do chip, refletindo a radiação

As opções mais comuns são SMD5630 e 5730. São grupos potentes e resistentes e são usados ​​em uma rede elétrica com classificação não superior a 350 mA.

Existem modificações montadas no case, com consumo de energia elétrica de até 1 A, com indicadores de 1 a 3 W. Os produtos têm potência de até 10 W, mas sua instalação requer um sistema de refrigeração separado.

LEDs CORUJA
A tecnologia de colocação de IDS (chip-on-board) é realizada em uma única placa. Neste caso, várias amostras de chips sem corpo são instaladas no substrato de uma só vez.

Os chips emissores do tipo SOV são montados diretamente na placa. Devido ao revestimento com uma camada de fósforo, as características de dissipação de calor, a uniformidade da projeção da luz são significativamente melhoradas e o custo da matriz é reduzido.

Características de instalação de lâmpadas lineares

As lâmpadas LED lineares são instaladas em 5 minutos - basta aplicar tensão a um dos plugues, e não importa qual. Pode ser instalado de forma independente ou em conjunto com uma lâmpada.

Vamos dar um exemplo de instalação de uma lâmpada. Assim, em um tubo de formato T8 ou T5 com base G13 existem 4 contatos - 2 em ambos os lados.Existem vários tipos de cartuchos para este tipo de base. Suas características distintivas são o método de fixação ao corpo do dispositivo, bem como o método de conexão das linhas condutoras de corrente ao soquete.

Esquema para substituição de lâmpadas fluorescentes por diodos
Após a instalação, resta conectar os fios que saem da lâmpada LED ao terminal de tensão de alimentação. Se as lâmpadas forem conectadas em série, elas serão conectadas por meio de contatores especiais

Para conectar um dispositivo de iluminação é necessário aplicar tensão ao mesmo através do contator incluído na embalagem. Mas primeiro abrimos a lâmpada.

Para isso, será necessário espremer os dois bujões e retirá-los pressionando alternadamente uma chave de fenda em cada uma das ranhuras laterais, sem aplicar muita força para não quebrar as pernas de fixação.Usando um terminal de fixação, os contatos da lâmpada são conectados aos fios da rede. Cubra o local de montagem e a fiação de conexão com grampos com uma tampa decorativa.

Para fixar o dispositivo, o kit inclui vários fixadores e parafusos. Na área desejada perfuramos os vãos para os fixadores e fixamos a lâmpada nos grampos instalados. Se houver várias lâmpadas, elas são facilmente unidas através de adaptadores, também fornecidos no kit.

Substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED

Os modelos mais comuns de tipos antigos de lâmpadas fluorescentes são apresentados em dois formatos: 4*18 e 2*36. Ambos os produtos são compatíveis com lâmpadas T8 e soquete G13.

As empresas fabricantes produzem lâmpadas LED para vários tipos de reatores. Primeiro você precisa determinar que tipo de equipamento está no dispositivo.

Lâmpada montada em superfície
Existem duas opções de reguladores de lastro para dispositivos de iluminação: EMF – tipo eletromagnético, que é sempre instalado junto com a partida; Reator eletrônico - reator eletrônico, quando uma unidade controla todas as lâmpadas da lâmpada

Por exemplo, para trabalhar com reatores eletrônicos, a Philips produz uma série de LEDs rotulados como HF. Este tipo de lâmpada permite não alterar o circuito elétrico da lâmpada, sendo substituídas como as lâmpadas fluorescentes tradicionais.

Vejamos como substituir lâmpadas antigas por lâmpadas LED em lâmpadas com reator eletrônico.

Primeiro de tudo, a energia do painel é desligada. O processo então fica assim:

  1. Remova o refletor.
  2. Desconecte os fios do bloco terminal.
  3. Em seguida, desmontamos o próprio dispositivo.
  4. Removemos lâmpadas e starters antigos.
  5. Desconecte os fios do porta-lâmpada usando um furador e uma chave de fenda.

Em seguida, você precisa refazer a fiação. Para isso, transformamos o circuito elétrico da lâmpada - todos os porta-lâmpadas são conectados em paralelo, a fiação é inserida no bloco de terminais para conexão à tensão da rede.

Como o segundo lado serve de fixador, todos os cabos são desmontados aqui. Um processo semelhante é reproduzido com reatores – remoção da fiação e desconexão do circuito. Inserimos a base no porta-lâmpada com o lado correspondente e o dispositivo pode ser instalado em seu lugar original.

Se você planeja controlar a intensidade de radiação de uma lâmpada de diodo, inclua no circuito de montagem da linha Obscuro. Mas deve ser lembrado que nem todos os dispositivos LED podem funcionar em conjunto com este dimmer. Regulável indicado na ficha técnica do produto.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como fazer sua própria iluminação linear LED para a área de trabalho da cozinha:

Instruções em vídeo para converter a lâmpada em lâmpadas LED:

Revisão da versão linear da tecnologia de iluminação Leek Le Eco LED 36W:

Ao planejar a instalação de uma nova luminária, o consumidor não deve se esquecer das amplas possibilidades oferecidas pelos fabricantes.

Diversas séries de luminárias com designs de cortinas transparentes, foscas ou onduladas vêm completas com lâmpadas LED de diferentes potências e faixas de luminescência, que podem ser selecionadas com base nas suas necessidades.

Gostaria de falar sobre como selecionou uma lâmpada de diodo linear para sua casa ou escritório? Você tem informações que valem a pena compartilhar com potenciais compradores desses dispositivos? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Danilo

    Não é à toa que substituíram as lâmpadas fluorescentes. Aqui você encontrará excelentes características de iluminação e manobras para todos os tipos de movimentos de design. Eles são realmente superiores em preço, mas também resolverão isso em breve.

  2. Nikolai

    A qualidade do produto é péssima, depois de um mês as lâmpadas começaram a desmoronar.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica