Reator para lâmpadas fluorescentes: por que é necessário, como funciona, tipos + como escolher

Quando o reator das lâmpadas fluorescentes (FL) falha, a luminária deixa de funcionar corretamente.Ele só pode retornar ao modo normal substituindo rapidamente o elemento danificado por um que possa ser reparado.

Você pode comprar a peça em loja especializada, o principal é escolher o módulo da modificação correta. Nosso artigo é dedicado a resolver esse problema.

Diremos a você o que é um reator e quais tarefas ele desempenha no funcionamento de uma lâmpada fluorescente. Forneceremos uma classificação detalhada e também descreveremos as especificidades do funcionamento e aplicação dos diferentes módulos. Ajudaremos você a escolher o reator adequado, levando em consideração os parâmetros da lâmpada e o fabricante do dispositivo de controle.

Recursos de conexão de LL à rede

A lâmpada fluorescente é um módulo prático e económico concebido para organizar sistemas de iluminação em instalações domésticas, industriais e técnicas.

A única dificuldade é que não é possível conectar diretamente o dispositivo às comunicações centralizadas da fonte de alimentação.

Lâmpada fluorescente
O reator eletromagnético consome cerca de 25% da energia da luminária, reduzindo em um quarto sua eficiência e nível de eficiência

Isto se deve ao fato de que a criação de uma descarga ativadora persistente em lâmpadas fluorescentes e a subsequente limitação da corrente crescente exigem a organização de algumas condições físicas específicas. São esses problemas que a instalação de um dispositivo de lastro resolve.

O que é lastro

O reator é um dispositivo que regula as funções de partida e conecta luminárias fluorescentes às comunicações elétricas.

Usado para manter o modo operacional correto e limitar efetivamente a corrente operacional.

Torna-se cada vez mais relevante quando há carga elétrica insuficiente na rede e não há limitação necessária no consumo de corrente.

Princípio geral de funcionamento do elemento

Dentro das lâmpadas fluorescentes existe um meio gasoso eletricamente condutor com resistência negativa. Isto se manifesta no fato de que à medida que a corrente entre os eletrodos aumenta, a tensão diminui significativamente.

Um reator conectado ao sistema de controle compensa este momento e garante o correto funcionamento do dispositivo de iluminação.

Base para lâmpada fluorescente
Quando uma grande corrente é aplicada a qualquer dispositivo fluorescente, ele pode falhar. Para evitar que isso aconteça, um reator é incluído no projeto da lâmpada, que atua como um conversor

Também aumenta a tensão geral por um curto período e ajuda as luzes luminescentes a acenderem quando não há recursos suficientes para isso na rede central. As funções adicionais do módulo variam dependendo de suas características de design e tipo de execução.

Tipos e características de reatores

Hoje, os dispositivos de lastro eletromagnético e eletrônico são extremamente difundidos. Eles funcionam de forma confiável e garantem o funcionamento adequado e confortável a longo prazo de lâmpadas fluorescentes de todos os tipos. Eles têm o mesmo princípio geral de operação, mas diferem ligeiramente nas capacidades individuais.

Características de produtos eletromagnéticos

Os reatores do tipo eletromagnético são utilizados para lâmpadas conectadas à rede elétrica central por meio de uma partida.

O fornecimento de tensão nesta modalidade é acompanhado por uma descarga, subsequente aquecimento intenso e curto-circuito dos elementos do eletrodo bimetálico.

Reatores para lâmpadas fluorescentes
O reator eletromagnético difere do reator eletrônico até mesmo na aparência. O primeiro tem um design mais maciço e alto, e o segundo é uma placa fina e alongada na qual todos os elementos de trabalho estão localizados

No momento em que os eletrodos de partida entram em curto-circuito, a corrente de operação aumenta acentuadamente. Isto se deve à limitação da resistência máxima da bobina do estrangulador.

Após o resfriamento completo do starter, os eletrodos bimetálicos se abrem.

Instalando reator em uma lâmpada fluorescente
Se a partida no projeto do reator eletromagnético falhar, surge uma falsa partida na operação do luminescente. Ao mesmo tempo, no momento de ligar e imediatamente antes da ignição completa, a lâmpada pisca 3-4 vezes e só então começa a acender. Isto leva ao consumo de excesso de energia e reduz significativamente a vida útil geral da fonte de luz

Quando o circuito luminescente é aberto pela partida, um pulso ativo de alta tensão é imediatamente formado na bobina de indução e o dispositivo de iluminação é aceso.

As vantagens do dispositivo incluem:

  • alto nível de confiabilidade comprovado pelo tempo;
  • conforto operacional do módulo eletromagnético;
  • facilidade de montagem;
  • preço acessível, tornando o produto atraente para fabricantes e consumidores de fontes de luz.

Além dos aspectos positivos, os usuários observam uma extensa lista de desvantagens que prejudicam a impressão geral do aparelho.

Entre eles estão os seguintes itens:

  • a presença de um efeito estroboscópico, no qual a lâmpada pisca na frequência de 50 Hz e provoca um aumento no nível de fadiga da pessoa - isso reduz significativamente o desempenho, principalmente quando o dispositivo de iluminação está localizado em uma área de trabalho ou educacional;
  • maior tempo necessário para iniciar o dispositivo de iluminação - de 2-3 segundos no início e até 5-8 no meio da sua vida operacional;
  • zumbido específico audível dispositivo de aceleração;
  • aumento do consumo de eletricidade, levando a um aumento inevitável nas contas de serviços públicos;
  • baixa confiabilidade elemento inicial;
  • volume da estrutura e seu peso significativo.

Na hora da compra, todas essas condições devem ser levadas em consideração para entender quanto custará no futuro o funcionamento de um sistema de iluminação doméstica equipado com lâmpadas fluorescentes.

Módulos de lastro eletrônico

O reator do tipo eletrônico é utilizado para as mesmas finalidades do módulo eletromagnético. No entanto, estruturalmente e de acordo com o princípio de desempenho das suas funções, estes dispositivos diferem significativamente entre si.

Reator eletrônico da série econômica
Reator eletrônico barato, possui um circuito auto-oscilador simples com transformador e um estágio de saída básico operando em transistores bipolares. A grande desvantagem destes dispositivos é a falta de proteção contra condições anormais de funcionamento.

Os produtos tornaram-se amplamente populares no início dos anos 90. Nessa época, eles começaram a ser usados ​​em combinação com uma variedade de fontes de luz.

Os fabricantes compensaram o custo inicialmente elevado em comparação com os produtos eletromagnéticos com a boa eficiência dos dispositivos e outras características e propriedades úteis.

A utilização de reatores eletrônicos permitiu reduzir o consumo total de energia elétrica em 20-30%, mantendo a plena saturação, potência e fluxo luminoso.

Este efeito foi alcançado aumentando a saída de luz base da própria lâmpada em uma frequência aumentada e uma eficiência significativamente maior dos módulos eletrônicos em comparação com os eletromagnéticos.

Qual é a aparência do lastro?
Os elementos mais vulneráveis ​​do reator eletrônico são o fusível (1), o capacitor (2) e os transistores (3). São eles que geralmente falham por diversos motivos objetivos e tornam a lâmpada inoperante.

O arranque suave e o modo de funcionamento suave permitiram prolongar a vida útil das lâmpadas fluorescentes em quase metade, reduzindo assim os custos operacionais globais do sistema de iluminação. As lâmpadas precisavam ser trocadas com muito menos frequência e a necessidade de partidas desapareceu completamente.

Além disso, com a ajuda de reatores eletrônicos, foi possível eliminar o ruído de fundo operacional e a tremulação irritante pronunciada, ao mesmo tempo em que se conseguiu uma iluminação estável e uniforme das instalações, mesmo com flutuações de tensão na rede entre 200-250 V .

Lâmpadas fluorescentes dentro de casa
Para evitar que uma lâmpada fluorescente zumba ou pisque, é necessário alimentá-la apenas com corrente de alta frequência de 20 kHz ou mais. Para implementar esta tarefa, o circuito de comutação deve incluir um retificador, um gerador de RF de alta tensão e um reator, que desempenha o papel de uma fonte de alimentação chaveada.

Além disso, tornou-se possível controlar o brilho da lâmpada, ajustando o fluxo luminoso aos desejos e necessidades individuais do usuário.

Dentre as principais vantagens dos produtos, destacaram-se os seguintes critérios:

  • peso leve e design compacto;
  • acendimento quase instantâneo e muito suave, que não sobrecarrega desnecessariamente a lâmpada fluorescente;
  • ausência completa de piscar visível e efeito de ruído discernível;
  • alto fator de potência operacional de 0,95;
  • economia direta de corrente elétrica de 22% - o módulo eletrônico praticamente não aquece comparado ao módulo eletromagnético e não consome recursos desnecessários;
  • proteção adicional incorporada na unidade para garantir um alto nível de segurança contra incêndio e reduzir riscos potenciais que surgem durante a operação;
  • aumento significativo da vida útil das lâmpadas fluorescentes;
  • fluxo luminoso com boa densidade de cor, sem alterações, mesmo com queima prolongada, não provoca fadiga ocular nas pessoas presentes;
  • alta eficiência operacional do dispositivo de iluminação em temperaturas negativas;
  • a capacidade do reator de se ajustar automaticamente aos parâmetros da lâmpada, criando assim um modo de operação ideal para si e para o dispositivo de iluminação.

Alguns fabricantes equipam seus reatores eletrônicos com um fusível especial. Protege dispositivos contra picos de tensão, oscilações na rede central e acionamento errôneo de lâmpada sem lâmpada.

Escritório iluminado por lâmpadas fluorescentes
Hoje, as autoridades de proteção do trabalho recomendam que, para melhorar as condições de trabalho e aumentar a produtividade, as lâmpadas fluorescentes instaladas em escritórios sejam equipadas com dispositivos de acionamento eletrónicos em vez de eletromagnéticos.

Entre as desvantagens dos produtos eletrônicos, costuma-se citar apenas o custo, que é significativamente maior em comparação aos módulos eletromagnéticos.No entanto, isso só pode importar no momento da compra.

No futuro, com uso intensivo, o reator eletrônico atingirá integralmente seu preço e até começará a trazer benefícios, economizando seriamente recursos elétricos e retirando parte da carga da fonte de luz.

Reatores para lâmpadas compactas

Luminescente lâmpadas de tipo compacto são dispositivos semelhantes às lâmpadas incandescentes tradicionais com bases roscadas E14 e E27.

Eles podem ser colocados em lustres modernos e vintage, arandelas, luminárias de chão e outras luminárias.

Lâmpada fluorescente compacta
Devido às características de design das lâmpadas luminescentes compactas, são colocadas exigências crescentes no “enchimento” electrónico. As marcas sempre os levam em consideração na produção, e fabricantes desconhecidos, para reduzir custos, trocam muitos elementos por outros mais simples. Isto reduz significativamente a eficiência e a vida útil do módulo.

Dispositivos desta classe são geralmente equipados com um reator eletrônico progressivo, que é embutido diretamente na estrutura interna e geralmente está localizado na placa de circuito do produto da lâmpada.

O que procurar ao escolher

Ao escolher um reator para uma lâmpada fluorescente, primeiro você precisa prestar atenção a um parâmetro como a potência do módulo.

Deve coincidir completamente com a potência do dispositivo de iluminação, caso contrário a lâmpada simplesmente não será capaz de funcionar totalmente e produzir luz no modo desejado.

Processo de conexão de lastro
É estritamente proibido conectar lastro à rede sem carga. O dispositivo pode queimar imediatamente e você terá que consertá-lo ou comprar um novo.

Em seguida, você precisa determinar que tipo de lastro deseja comprar. Os elementos eletromagnéticos têm um preço mais econômico.Seu custo é baixo e a instalação geralmente não é difícil.

É verdade que tais dispositivos são considerados obsoletos, têm dimensões volumosas e consomem energia adicional. Isso reduz significativamente sua atratividade, mesmo apesar do preço inicial acessível.

Osciloscópio para verificar o desempenho do reator
Para verificar a operacionalidade do reator eletrônico, você precisará de um dispositivo de medição especial - um osciloscópio de bolso

Os dispositivos eletrônicos são muito mais caros. Este ponto se aplica especialmente a produtos produzidos por fabricantes de marcas bacanas. Mas seu preço é mais do que compensado pela eficiência energética, praticidade, montagem impecável e alto nível de qualidade geral dos aparelhos.

Seleção de lastro por fabricante

A planta fabril é outro critério importante na hora da compra. Você não deve focar apenas no preço e adquirir o modelo mais barato de todos os que são oferecidos na loja.

Características de reatores de marca

Um produto sem nome fabricado na China pode falhar muito rapidamente e levar a problemas subsequentes com o funcionamento da própria lâmpada e até mesmo da lâmpada.

Lastro de uma marca famosa
Os fabricantes de marcas equipam os reatores com peças de alta qualidade e resistentes ao desgaste que garantem o correto funcionamento do módulo durante todo o período operacional

É preferível dar preferência a marcas com reputação confiável, que tenham se comprovado no trabalho de longo prazo no mercado de equipamentos de iluminação e elementos relacionados.

Tais dispositivos funcionarão de forma confiável durante todo o período necessário, garantindo o pleno funcionamento da luminária em qualquer dispositivo de iluminação.

Os produtos de lastro produzidos em empresas de marcas populares especializadas na fabricação de equipamentos elétricos e elementos relacionados possuem um invólucro externo forte e durável feito de uma composição plástica resistente ao calor e não sujeita a deformações.

Marcações em produtos grau de proteção IP2 indica que o dispositivo possui um bom nível de segurança geral e está protegido contra a entrada de peças estranhas maiores que 12,5 mm na caixa.

A operação do dispositivo é confortável e absolutamente segura. O design elimina completamente a possibilidade de contato do usuário com elementos condutores.

Lastro marcado IP2
Os módulos de lastro marcados com IP2 são confiáveis, práticos e convenientes para uso doméstico, porém são vulneráveis ​​à penetração de poeira. Devido a esta pequena desvantagem, não é aconselhável colocá-los em lâmpadas que iluminem áreas de trabalho empoeiradas.

A faixa normal de temperatura para operação eficiente e de longo prazo do dispositivo é bastante ampla.

Os reatores de marca lidam com eficiência com as tarefas atribuídas em geadas que chegam a -20°C e têm uma ótima sensação em dias quentes, quando o ar aquece até +40°C.

Os melhores fabricantes de dispositivos eletromagnéticos

Dispositivos de reator eletromagnético fabricados sob a marca são muito populares entre os clientes E.Próximo.

Isso se deve ao fato de a empresa oferecer módulos verdadeiramente de alta qualidade, confiáveis ​​​​e progressivos, fabricados no mais alto nível em estrita conformidade com os requisitos para equipamentos desta classe.

Funcionário de call center
Além de garantias e serviços, a E.Next oferece aos clientes suporte técnico personalizado por meio de call centers.Ao ligar para lá, o consumidor pode fazer à operadora uma pergunta de qualquer complexidade e em poucos minutos receber uma resposta profissional e compreensível

A empresa oferece garantia corporativa para todos os produtos e oferece aos clientes um serviço de alta qualidade em todas as fases da cooperação.

Não menos procurados são os reatores eletromagnéticos criados por um conhecido e respeitado fabricante europeu de equipamentos elétricos e elementos relacionados - a empresa Philips.

Os produtos desta marca são considerados da mais alta qualidade, confiáveis ​​​​e eficazes.

Reator eletromagnético Philips
Os módulos eletromagnéticos Philips são apresentados na mais ampla gama do mercado. Não é difícil escolher a opção certa para uma lâmpada de qualquer configuração.

Os reatores Philips ajudam a economizar recursos energéticos e neutralizar a carga que surge durante o funcionamento das lâmpadas fluorescentes.

Módulos eletrônicos atuais

Os produtos eletrônicos são um tipo de equipamento moderno e, além dos tradicionais, também possuem funções adicionais. Neste segmento, as posições de liderança são ocupadas por produtos da empresa alemã Osram.

Seu custo é ligeiramente superior ao dos análogos chineses ou nacionais, mas significativamente inferior em comparação com concorrentes como Philips E Vossloh-Schwabe.

Reator eletrônico Osram
Os reatores eletrônicos da Osram têm uma série de vantagens. Eles têm um formato elegante e dimensões modestas, podem operar em temperaturas de -15...+50 °C e funcionar de forma confiável por 100.000 horas

Entre os módulos de marca econômica, os reatores eletrônicos se destacam claramente dos concorrentes Horos.

Apesar do preço razoável, esses itens demonstram alta eficiência operacional e bom nível de eficiência, eliminam atrasos na ignição, reduzem ao mínimo o consumo de energia e aumentam a produção luminosa da própria lâmpada.

Usando esses meios, você pode eliminar a cintilação irritante nas lâmpadas fluorescentes e tornar os dispositivos de iluminação o mais convenientes e confortáveis ​​​​possível.

Uma empresa jovem e em desenvolvimento promissor não fica atrás dos veneráveis ​​​​veteranos do mercado. Ferão. Oferece aos utilizadores produtos de nível europeu a um preço muito baixo e razoável.

Reatores eletrônicos Feron
Os reatores Feron são feitos com capricho. Todas as peças possuem certificados de conformidade. O invólucro externo, feito de plástico, é um retângulo plano alongado. O produto é leve e fácil de instalar em fontes de luz fluorescente de qualquer configuração

Os dispositivos do tipo reator da Feron protegem as lâmpadas contra interferências eletromecânicas inesperadas e picos de tensão, eliminam cintilação irritante aos olhos e ajudam a economizar mais de 30% de energia elétrica.

Controlada pelo reator Feron, a lâmpada fluorescente liga/desliga instantaneamente. Não há efeito sonoro de fundo durante a operação. A iluminação é suave, uniforme e cria um ambiente agradável e tranquilo ao redor.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como funciona um dispositivo eletrônico em uma lâmpada fluorescente? Descrição detalhada do dispositivo e princípio de funcionamento do produto:

Qual é a diferença entre reatores eletromagnéticos e eletrônicos? Características de cada módulo e nuances específicas de seu uso em luminárias domésticas:

Características de funcionamento de lâmpadas equipadas com diferentes tipos de reatores.Quais elementos são mais eficazes e por quê. Recomendações práticas e dicas úteis da experiência pessoal do mestre:

Para escolher o reator certo para lâmpadas fluorescentes domésticas, você precisa saber como esse elemento é projetado e qual função ele desempenha. De posse dessas informações, além de entender os tipos de dispositivos, você poderá adquirir a modificação desejada sem dificuldades.

O custo do módulo depende do fabricante, mas mesmo os produtos de marca têm um preço bastante razoável e não prejudicam o orçamento do consumidor médio.

Você tem experiência na seleção e substituição de reator em uma lâmpada fluorescente? Informe aos leitores qual módulo você preferiu e se está satisfeito com a compra. Comente a postagem e participe das discussões. O bloco de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Andrei

    Em nosso escritório, todas as lâmpadas fluorescentes funcionam através de módulos eletrônicos – reatores. Fomos aconselhados por um bom amigo que trabalha numa empresa de venda e manutenção de equipamentos elétricos. Esses módulos eletrônicos têm a vantagem da confiabilidade, funcionam por muito tempo e raramente quebram. Eles são menores em tamanho do que outras espécies. Esta é a melhor opção de lastro.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica