Tomadas com temporizador: tipos, princípio de funcionamento, qual é melhor escolher e porquê
No contexto da crise energética, o conceito de casa inteligente, segundo o qual todos os processos são controlados eletronicamente, é extremamente relevante. Usando dispositivos que operam com base no princípio relé de tempo, você pode implementar facilmente seus elementos individuais.
Diremos a você como funciona um soquete de temporizador. O artigo apresentado para sua revisão descreve detalhadamente quais tipos de produtos o mercado moderno representa e como eles diferem. Levando em consideração nossas dicas, será mais fácil escolher um dispositivo inteligente.
Para uma apresentação clara dos plugues inteligentes, o texto é complementado com apresentações de vídeos e coleções de fotos.
O conteúdo do artigo:
Como funcionam os plugues inteligentes
A automação de uma função individual ou de um processo inteiro envolve o uso de sensores que reagem e transmitem informações sobre os parâmetros operacionais ao mecanismo de controle central. Mas poucas pessoas têm condições de comprar esse equipamento caro.
A solução parcial do problema de automação e gerenciamento de energia é a instalação de tomadas comutáveis.
O método de comutação de contatos elétricos em tais dispositivos baseia-se no fato de que, quando o relé é acionado, os condutores fecham.
Dependendo do tipo de modelo escolhido e dos seus parâmetros técnicos, a tomada inteligente pode fornecer configuração de dois tipos de programas:
- Subsídio diário – quando o processo estiver limitado a um período de 24 horas.
- Semanalmente – permite programar o início e o fim dos aparelhos elétricos separadamente para cada dia da semana.
Qualquer casa está cheia de equipamentos que podem exigir ativação retardada usando um temporizador de 220 V.Os soquetes de temporizador ajudam a resolver vários problemas ao mesmo tempo, ou seja, entender:
- Gerenciamento de equipamentos elétricos. Inclui máquina de lavar, bomba, caldeira, multicooker... As tomadas comutadas automaticamente também podem ser utilizadas para acender as luzes e aquecer um aquário, galinheiro ou celeiro com animais.
- Controle de luz. Ligar automaticamente a música e as luzes ajudará a criar a impressão e o efeito da presença dos proprietários na sala, protegendo assim a casa da penetração de “convidados” indesejados.
- Automação do trabalho agrícola. Todos os processos que não requerem participação humana direta podem ser automatizados com sucesso, por exemplo, ventilação de estufas, cuidado de animais de estimação, rega de plantas.
Usando soquetes inteligentes ao instalar uma tarifa dupla medidor de eletricidade permite reduzir o item de pagamento mensal em 30-40%.
Nos horários de ponta da tarifa, em que o preço do quilowatt de energia consumido é uma vez e meia superior ao habitual, o consumidor irá simplesmente desligar-se, consumindo energia eléctrica durante a noite, nos horários de tarifa mínima.
Aparelhos desse tipo são muito relevantes para quem gosta de assistir TV até altas horas da noite, que muitas vezes adormece em frente à tela. Com efeito, para além de uma televisão ligada consumir eletricidade continuamente durante várias horas, também funcionará como gerador de ondas eletromagnéticas, que têm um impacto muito negativo na qualidade do sono.
Classificação de soquetes de temporizador
Na verdade, as tomadas comutáveis não podem ser consideradas como tal no sentido habitual. Ao contrário dos blocos incorporados estacionários ou dos pontos suspensos, eles se assemelham mais a um adaptador de bloco. O dispositivo combina uma tomada e um temporizador.
A caixa de tal interruptor possui uma tomada de saída para conectar um plugue de aparelho elétrico, bem como um conector necessário para fornecer energia a partir de um ponto estacionário.
Existem dois pinos no corpo dos dispositivos, semelhantes aos encontrados em uma tomada elétrica. A fonte de alimentação para os contatos de saída em tais dispositivos não é fornecida constantemente.
O principal critério para classificação dos dispositivos é a faixa de regulação e o tipo de fio utilizado. Dependendo do método de configuração do intervalo, as tomadas comutadas são divididas em dois tipos: mecânicas e digitais. Cada tipo tem suas próprias vantagens significativas e desvantagens inerentes.
Nº 1: Dispositivos Mecânicos Tradicionais
Os modelos produzidos há meio século funcionavam devido ao movimento de um mecanismo composto por engrenagens. Eles eram movidos por uma mola helicoidal. Os relógios mecânicos funcionam segundo o mesmo princípio.
Os modelos modernos são equipados com motor elétrico pulsado de baixa velocidade.
O funcionamento dos dispositivos baseia-se num esquema mecânico tradicional de organização da gestão e controlo do funcionamento de um ponto eléctrico. Garante o movimento rotacional ininterrupto do disco, sob a influência do qual os contatos são fechados e abertos.
A entrada dos dados do programa para operação do equipamento é especificada por meio de teclas de segmento separadas da escala de tempo instaladas na caixa. Cada uma das chaves é responsável pelo intervalo que lhe é confiado de 15 ou 30 minutos.
Durante o dia, o cronômetro pode ser ligado pelo menos a cada quarto de hora. O número de ciclos é limitado pela discrição do ajuste do tempo; em média, pode chegar a 96 vezes por dia.
A tarefa do temporizador é organizar o fornecimento de energia elétrica ao dispositivo quando um dos segmentos é pressionado. Existem amostras à venda em que os botões do interruptor precisam ser “rebaixados” para desligar o aparelho, e também há aqueles em que as teclas precisam ser levantadas.
Usando um interruptor de posição, o dispositivo pode ser alterado do modo programável para o modo normal. Geralmente é instalado lateralmente e equipado com um dispositivo de indicação luminosa.
O princípio de controle dos soquetes temporizadores da categoria mecânica determinou sua principal desvantagem. Eles não podem ser programados por mais de 24 horas.Isso se deve ao fato de que a velocidade de rotação do disco equipado com contato depende diretamente da relação de transmissão, o que reduz o número de rotações do eixo do motor de pulso em um minuto.
Teoricamente, existem maneiras de forçar o disco atuador a completar uma revolução não em um dia, mas em 48 horas. Por exemplo: para isso, aumente o número de engrenagens, complicando assim a caixa de câmbio, ou aumente o diâmetro do próprio disco. Mas tal modernização afeta o volume do aparelho e, portanto, praticamente não é utilizada na prática.
Outra desvantagem significativa das tomadas mecânicas equipadas com temporizador é a dependência do seu disco atuador do funcionamento normal de uma fonte de alimentação externa.
Embora a dependência do dispositivo mecânico da tensão da rede possa ser considerada uma vantagem. Mesmo em caso de queda de energia de emergência, o mecanismo ainda executará o programa especificado, só implementará a tarefa um pouco mais tarde.
Como fazer um relé de tempo para uma tomada normal com suas próprias mãos é descrito em detalhes em um dos Artigos populares nosso site.
Nº 2: Modelos Digitais Eletrônicos
Os modelos eletrônicos possuem uma gama de programação mais ampla. O número de variações pode chegar a mais de cem.
A programação do funcionamento do dispositivo é feita pressionando as teclas do bloco, cujo número pode ser de seis a dez.O status do dispositivo e seu modo de operação são monitorados através do display.
O motor executivo nos modelos eletrônicos não depende de fonte de alimentação externa porque é equipado com bateria, que funciona como analógico reserva. A bateria é capaz de fornecer operação autônoma do dispositivo por 100 horas ou mais.
No futuro, para recarregar essa bateria, você só precisará conectar o dispositivo à rede elétrica por 12 a 14 horas sem carga.
Ao contrário das amostras mecânicas, em que o intervalo de comutação é limitado pelos parâmetros de 15 e 30 minutos, nos dispositivos eletrônicos o acendimento pode ser programado com precisão de dois segundos.
Principais funções das softkeys:
- "Cronômetro" — para inserir e confirmar dados durante a operação de 12 e 24 horas do dispositivo;
- "Hora, minuto" — acertar a hora em combinação com a tecla “Timer”;
- "Semana" - seleção e instalação para a semana;
- "Rst/Rcl" — cancela e restaura o programa;
- "Ligar/automático/desligar" — seleção do modo de operação manual ou automático.
A maioria dos modelos possui a função “Aleatório”. A função de temporizador de avanço flutuante permite ligar a carga da tomada de dois minutos a meia hora em qualquer ordem, simulando assim a presença de uma pessoa na sala.
O acendimento dos aparelhos elétricos conectados por meio do aparelho não está vinculado a um horário específico, o que pode confundir os “observadores” que tentam saber se há pessoas na casa.
Existem também no mercado modelos que suportam instalação, bem como memorização dos modos liga/desliga para cada dia da semana. Por exemplo, modelo TM-22 da Feron.
Critérios para escolher sabiamente
Em quase todos os produtos desse tipo, a capacidade de carga é de 16 A com frequência de 50 Hz para corrente alternada de 230 V. Mas alguns fabricantes descuidados, em um esforço para economizar dinheiro, usam dispositivos de desconexão de baixa qualidade. Os condutores neles não são projetados para altas correntes de partida porque possuem uma seção transversal pequena.
Ao escolher uma tomada com temporizador, você deve se concentrar em vários parâmetros:
- Tempo máximo de programação ou intervalo de períodos de tempo.
- A precisão do relógio do instrumento e o limite máximo de erro de tempo ao realizar operações de comutação.
- A discrição na configuração do tempo de comutação (o parâmetro pode variar de dois segundos a meia hora).
- Capacidade de carga do dispositivo (quais são as correntes de comutação máximas permitidas).
- Número máximo de programação de comutação por dia.
Todas as características técnicas estão especificadas no passaporte do produto. Observe que a carga ativa e reativa do equipamento conectado através da chave não deve ultrapassar os valores indicados pelo fabricante na documentação anexa à tomada.
Exemplo: ao ligar um aquecedor de 5 kW, a corrente será de aproximadamente 25 A, o que será destrutivo para uma tomada de 16 A.
Cada uma dessas tomadas está equipada com parâmetros que fornecem o nível de proteção necessário.Existem modelos à venda equipados com proteção contra poeira e invólucro repelente à água, equipado com capas e cortinas protetoras.
Ao planejar o uso de switches em ambientes externos, você deve escolher produtos com caixa à prova d'água cuja classificação IP seja 44, 54 ou 65. Siga o princípio - quanto maior o IP, melhor será a proteção. Graças ao revestimento resistente ao calor e à umidade das caixas, tais dispositivos são capazes de operar na faixa de temperatura de -10 a +40°C.
Ao escolher uma tomada para uma casa onde há moradores pequenos e curiosos, vale a pena considerar a opção de adquirir um aparelho equipado com função de “bloqueio para crianças”. Dispositivos deste tipo são equipados com válvulas especiais que evitam o contato direto de objetos estranhos com contatos elétricos.
Se nos concentrarmos nos fabricantes, os produtos das marcas líderes são os mais populares no mercado russo: Legrand, ABB, Berker, Wessen, Schneider Electric.
A faixa de preço das tomadas desligadas automaticamente é ampla. O custo dos modelos mecânicos começa em 250 rublos ou mais. Os temporizadores de tomada automáticos digitais custarão a partir de 500 rublos ou mais.
Você pode aprender sobre tomadas inteligentes com controle remoto e orientações para escolhê-las. leia aqui.
Recursos de instalação de tomadas comutadas
Para programar um soquete mecânico, você precisa realizar uma série de manipulações:
- Defina a hora atual girando a roda.
- Usando o dial como guia, use os segmentos para definir o horário especificado para ligar o dispositivo.
- Coloque o dispositivo em movimento e conecte-o à energia para que ele comece a executar a tarefa que lhe foi atribuída.
O princípio de instalação de uma tomada mecânica com temporizador de desligamento é idêntico.
O processo de programação de uma tomada com temporizador eletrônico é mais complicado.
A programação do dispositivo é realizada na seguinte sequência.
- O dispositivo está conectado à rede para que a bateria embutida seja recarregada. O tempo de carregamento varia de acordo com o fabricante. Está indicado no passaporte.
- Ative o interruptor e defina a hora e o dia da semana atuais, bem como a forma como são exibidos. Se necessário, limpe a memória do dispositivo usando a função “Master Clear”.
- Usando o sistema de programação, um temporizador é definido 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ao definir o horário de ligar e desligar, você pode definir todos os dias ou qualquer outra combinação.
- Para completar a configuração do modo, pressione novamente a tecla “Hora” e vá para o display com a hora atual.
- Conecte a tomada e conecte a carga a ela.
Ao fazer as configurações, você precisa se certificar de que os programas especificados não se sobrepõem. Caso contrário, ao especificar duas configurações mutuamente exclusivas, aquela correspondente à opção “Desligado” terá precedência sobre a configuração “Ligado”.
Assim, por exemplo, configurar a tomada para ligar no primeiro bloco para o período das 12 às 22 horas, e no segundo bloco para o mesmo dia, mas das 15 às 19 horas, como resultado o temporizador ligará às 12h e desligará às 19h, embora de acordo com a programação do segundo bloco deva funcionar até as 22h.
Em geral, a configuração de tomadas automáticas não apresenta dificuldades particulares. Para um funcionamento mais correto dos aparelhos, basta lembrar de mudar os relógios dos mesmos para os modos de operação inverno e verão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Princípios de funcionamento de uma tomada mecânica diária equipada com temporizador:
Vídeo nº 2. Revisão de modelos populares de tomadas com temporizador apresentados à venda:
Uma tomada automática com temporizador é uma opção barata e ao mesmo tempo eficaz para automatizar os modos de alimentação de residências particulares. A compra de um dispositivo digital justifica-se quando você realmente precisa definir algoritmos de comutação complexos e executar automaticamente um programa semanal.
Se você realiza o mesmo horário todos os dias, não deve pagar a mais, limitando-se a instalar um dispositivo mecânico com relógio eletromecânico diário.
Estamos aguardando suas histórias sobre sua experiência com o uso de plugues inteligentes. Você pode escrever um comentário no bloco abaixo. Aqui, tire dúvidas e compartilhe as últimas novidades na área de liberação de tomadas com temporizador.
É claro que isso é uma coisa maravilhosa, mas você não deve presumir que todos os aparelhos elétricos da casa precisam ser alimentados por essas tomadas. Naturalmente, são ideais para organizar a iluminação pública. Mas para aparelhos com alto consumo é melhor não utilizá-los.pelo menos minha cópia esquentou bastante durante esses testes. É claro que tudo depende do fabricante, mas então é melhor comprar dispositivos semelhantes com temporizadores integrados.
Tenho essa tomada em casa há três anos e simplesmente não consigo encontrar uma utilidade para ela. Não crio peixes, não tenho galinheiro nem chiqueiro. Todos os dispositivos possuem temporizadores integrados. Não adianta programar máquina de lavar e geladeira. Simular sua presença na casa? Sim, isso é razoável. Mas não saímos com a família toda por muito tempo. Como devo usá-lo?
A partir de exemplos cotidianos de seu uso, você pode, por exemplo, conectar um aquecedor para que ele ligue uma hora antes de você chegar do trabalho. Para que a casa tenha tempo de aquecer.
Na verdade, existem muitos usos para tal saída. Levamos para casa um temporizador de soquete TDM TRE-01-1MIN/7DN-20ON/OFF-16A. Muitas vezes esqueço de desligar o ferro, colocar o cronômetro, ligar o ferro nesta tomada e não me preocupo mais em queimar a casa)