Fiação elétrica em casa de madeira: regras de projeto + instalação passo a passo

As casas de madeira são escolhidas como moradia por vários motivos: algumas pessoas são contra-indicadas em viver em “caixas” de concreto, enquanto outras gostam de belas casas de toras. Porém, morar neles está intimamente relacionado ao conceito de segurança. É por isso que a fiação elétrica em uma casa de madeira é considerada um dos aspectos-chave.

Falaremos sobre como instalar corretamente a fiação elétrica em uma casa de madeira. Diremos quais diagramas, consumíveis e produtos de instalação elétrica são utilizados na colocação de linhas ao longo de paredes de madeira ou toras. Com nossos conselhos, você pode criar uma rede segura e sem problemas.

Projeto de fornecimento elétrico para uma casa de madeira

Mesmo que todos os troncos, vigas e tábuas sejam tratados com retardadores de fogo, eles permanecem vulneráveis ​​a incêndios acidentais. Por esse motivo, as etapas da construção de um sistema elétrico – desde o projeto até a instalação de tomadas e interruptores – precisam ser conhecidas tanto pelos “faça você mesmo” qualificados quanto pelos proprietários que supervisionam o trabalho dos construtores contratados.

De acordo com a legislação da Federação Russa, para edifícios residenciais com consumo de energia não superior a 15 kW, não é necessária a elaboração de um projeto de rede elétrica.Mas a empresa fornecedora de energia elétrica deve fornecer um diagrama e dados sobre o consumo total de energia. Isso é necessário para calcular a potência alocada na linha e instalar um medidor.

Diagrama de fiação elétrica para uma casa particular
Algumas empresas fornecedoras de energia elétrica, ao fecharem um contrato, ainda exigem um projeto que inclua, além do esquema elétrico interno, pontos de instalação de tomadas, interruptores, caixas de junção e quadro elétrico com medidor

No processo de desenvolvimento de um projeto, é necessário levar em consideração todas as nuances: a localização exata das instalações elétricas, a escolha do cabo e do método de fiação, a necessidade de aterramento, etc. preparação para o trabalho de instalação com mais detalhes.

Passo #1 - elaboração de um diagrama e plano de trabalho

Você pode fazer o projeto sozinho, se tiver experiência nesse tipo de trabalho, ou com a ajuda de especialistas, concluindo um acordo com uma organização de design.

Um documento elaborado profissionalmente contém os seguintes pontos:

  • diagrama do painel elétrico;
  • plano de instalação elétrica;
  • cálculos para instalação de loop de aterramento;
  • saídas fora de casa, se houver - fontes autônomas de eletricidade;
  • plano de instalação do equipamento com especificações;
  • se for necessária aprovação, um pacote de licenças;
  • nota explicativa.

Mas primeiro você deve entrar em contato com a Energosbyt para obter especificações - condições técnicas, que são assinadas de acordo com o SNiP.

Os proprietários que solicitarem uma ligação com potência inferior a 15 kW terão de recolher o mínimo de papelada. Eles precisam escrever uma lista de aparelhos elétricos e calcular sua potência total. Se o consumo de energia for superior a 35 kW, é necessário um circuito de alimentação linear. Para redes 380 V, é elaborado um circuito trifásico.

Diagrama de instalação de tomadas e interruptores
Como base para a elaboração do diagrama, costumam pegar uma planta da casa com dimensões verificadas e indicar diretamente nela a localização das luminárias, interruptores, tomadas, equipamentos potentes - caldeiras, máquinas de lavar, geladeiras

Na cozinha, 1-2 tomadas não são suficientes, como nos quartos, você definitivamente deve planejar instalação de blocos de soquete. A localização dos pontos de energia não é estritamente regulamentada pela PUE ou pelos códigos de construção. Altura de montagem do soquete justificado apenas pela facilidade de uso.

É racional usar em corredores interruptores de passagem, nos quartos existem 2-3 teclados comuns. São instalados a uma altura de 90 a 160 cm.

Luminária de pátio
O esquema deve incluir iluminação do local, bem como garagem, cozinha de verão e balneário - normalmente a energia é distribuída para todos os objetos conectados a uma linha dedicada

A localização do quadro elétrico deve ser planejada de forma que seja de fácil acesso, mas apenas para adultos - ou seja, é melhor na altura de 150 cm.

Todas as regras relativas ao projeto se aplicam a qualquer casa, não apenas às de madeira. Mas o risco de incêndio acidental por planejamento ou instalação inadequada de redes é maior em edifícios de madeira.

Etapa 2 - estude as regras e requisitos para fiação elétrica

Se as atividades forem realizadas de forma independente e surgirem dúvidas quanto ao uso de determinados materiais, bem como às tecnologias de colocação de cabos, você deve confiar nas regras e regulamentos para conexão eletricidade em uma casa de madeira, estabelecido no PUE e SNiP.

Instalação de dispositivo de instalação elétrica
A instalação de acordo com os requisitos da PUE é mais difícil, mais cara, mas mais conveniente do que agir de forma aleatória.É preciso lembrar que é o cumprimento das normas que irá proteger sua casa, protegê-la do fogo, e a fiação contra sobrecarga, curto-circuito e fuga de corrente.

Por exemplo, um dos requisitos é utilizar apenas fios de cobre, cuja seção transversal é selecionada de acordo com a carga da rede. São mais caros, mas possuem melhor condutividade e resistência mecânica, duram muito e são fáceis de instalar.

Mais alguns requisitos, cujo cumprimento protegerá uma casa de madeira de danos:

  1. Para proteger contra danos, condensação e contato com poeira, o cabo é colocado em tubos metálicos, mangueiras flexíveis metálicas ou caixas plásticas.
  2. As juntas dos tubos ou caixas de proteção devem ser cuidadosamente vedadas.
  3. É proibido instalar fiação elétrica em poços e dutos de ventilação.
  4. Antes de adquirir um cabo, é necessário calcular corretamente sua seção transversal, que deve corresponder à carga atual.
  5. Para fiação fechada recomenda-se utilizar apenas tubos metálicos, mangueiras flexíveis e autoextinguíveis não são adequadas.
  6. Uma das condições para proteção completa é um quadro elétrico devidamente montado e com conjunto disjuntores E RCD.

Também não é recomendado economizar materiais e comprar produtos baratos de fabricantes não verificados. Se você não tem experiência em instalação elétrica de fiação fechada, é melhor fazer uma aberta - há muitas maneiras de instalar e decorar com segurança.

Passo #3 – preparação de materiais e ferramentas

Antes de fazer um orçamento, você precisa determinar qual ferramenta será útil e quanto material de instalação você precisa comprar. Um diagrama pré-desenhado indicando todas as instalações elétricas e cabos ajudará nisso.

Para a instalação, você precisará de ferramentas manuais e elétricas:

  • martelo;
  • Jogo de chaves de fenda;
  • indicador de tensão (testador);
  • alicate;
  • faca de construção.

Uma característica distintiva das ferramentas para trabalhos elétricos são os cabos isolados. Além disso, você deve preparar luvas e sapatos de proteção com sola de borracha. Os materiais são selecionados levando em consideração a carga, o método de instalação e posterior acabamento decorativo. A base da rede elétrica serão os seguintes produtos:

Além disso, é necessário adquirir materiais isolantes para a fiação - mangueiras metálicas, dutos ou canais a cabo, clipes de montagem, parafusos auto-roscantes, fita de alumínio para isolamento, tubos de metal para buchas adaptadoras. Recomenda-se comprar o cabo com margem de 10-15%.

Após a elaboração do projeto, cálculos, aprovação (se necessário) e preparação dos materiais, você pode começar a trabalhar.

Etapas da instalação elétrica em casa de madeira

O processo de apetrechamento de redes elétricas não inclui apenas a instalação de fios, tudo é importante aqui: inserir o cabo de alimentação na casa, instalar um circuito de aterramento, preencher o quadro elétrico. Algumas dificuldades estão associadas ao planejamento e organização da fiação oculta. Quaisquer atividades devem ser realizadas de acordo com as normas e requisitos do SNiP e PUE.

Etapa #1 - fornecimento de eletricidade ao edifício

Nas últimas décadas, o consumo de energia elétrica aumentou e, com isso, os requisitos para organizar a entrada de linhas de energia na casa.

Existem duas maneiras de inserir cabos:

  • acima do solo ou aéreo, implementado em suportes altos;
  • subterrâneo ou trincheira.

O primeiro método é tradicional - as comunicações de energia são puxadas da linha de energia diretamente para a casa. Para isso, utiliza-se fio SIP de polietileno isolado, denominado autoportante. Não requer a instalação de cabo adicional e é suportado por sua própria capacidade de carga.

Esquema de fornecimento de eletricidade para a casa
Se o comprimento da linha de entrada for superior a 25 m, é necessário instalar suporte adicional. Muitas vezes também é colocado um painel elétrico externo neste suporte (poste)

O método subterrâneo de entrada na linha de energia é mais moderno. Os fios são colocados em vala com profundidade de 0,8 m ou mais. A zona de segurança na superfície do solo está marcada com sinais. Os fios subterrâneos, adicionalmente isolados e colocados em um tubo de metal, são protegidos ao máximo contra umidade, danos e tensões.

O fio é inserido em uma estrutura de madeira por meio de uma luva metálica, que pode ser feita a partir de um pedaço de tubo de parede grossa. O principal objetivo da manga é evitar o contato entre o cabo e as partes de madeira da casa.

Etapa #2 - instalação de um circuito de aterramento

Existe um método antigo e comprovado de aterramento para uma casa particular. Não muito longe do ponto de entrada do cabo de alimentação na casa, é cavado no solo um buraco triangular de 0,5 m de profundidade. Varetas de metal - pinos, acessórios - são cravadas nos cantos do triângulo resultante e conectadas com arame grosso ou uma esquina.

Loop de aterramento perto de uma casa de madeira
O loop de terra não precisa ter a forma de um triângulo; também são projetadas opções redondas, retangulares e lineares. O número de eletrodos pode ser superior a três

Em seguida, um condutor metálico é puxado do circuito para um poste ou parede, cuja extremidade é conectada ao barramento de aterramento no painel elétrico. O circuito também inclui um pára-raios. A estrutura subterrânea está coberta de terra.

Etapa #3 - montagem de um painel elétrico

O quadro elétrico de uma casa de madeira é o “cérebro” da rede elétrica, da qual depende o funcionamento do sistema e a segurança dos moradores.

Para que funcione corretamente, uma série de regras importantes devem ser seguidas:

  • os tamanhos dos escudos são selecionados de acordo com a quantidade RCDs e máquinas automáticas, mas com reserva de espaço livre nos trilhos DIN;
  • além de máquinas automáticas e RCDs, é necessário destinar locais para medidor elétrico, barramentos de aterramento e neutro e fios conectados;
  • se a blindagem for colocada ao ar livre, deve ser protegida da precipitação;
  • a altura de instalação é de pelo menos 1,5 m para que crianças ou animais não tenham acesso.

A denominação das máquinas, bem como seção transversal do fio, depende da carga atual. Os parâmetros de entrada da máquina estão focados no limite de energia elétrica do fornecedor.

Armário elétrico de metal em um poste
Uma caixa selada com capacidade para fazer leituras de medidores e uma porta conveniente - proteção confiável das instalações elétricas contra chuva e possíveis danos mecânicos

Para conectar ou conectar fios, recomenda-se o uso de terminais mais eficientes e substituíveis; a torção não é adequada e a soldagem leva muito tempo e requer habilidades práticas.

Etapa #4 - instale a fiação corretamente

Opção 1. Instalação de fiação oculta. Antes de iniciar o trabalho de instalação, você deve decidir sobre o tipo de fiação elétrica.O fato é que sem proteção é impossível fixar o cabo dentro de elementos de madeira: vigas, toras, etc.

De acordo com PUE-6, é possível instalar fiação oculta, mas utilizando um tubo metálico.

Tubos de metal no teto
Instalação de fios em tubos de aço. Ranhuras rebocadas, estruturas monolíticas de fábrica praticamente não são utilizadas e ondulações e caixas flexíveis não são consideradas fortes o suficiente - elas queimam quando acesas

A fiação oculta é arriscada e difícil de fazer sozinho: cada fio deverá ser colocado dentro de um tubo de metal e as junções dos dois tubos deverão ser hermeticamente vedadas.

Os bombeiros não recomendam o uso deste método, mas se ainda for importante para os proprietários disfarçar os fios sob o revestimento, eles devem seguir as seguintes instruções:

  1. Prepare ranhuras em toras/vigas.
  2. Instale caixas de distribuição de forma que possam ser acessadas mesmo após o término dos trabalhos.
  3. Faça furos nas paredes e divisórias e insira nelas mangas de passagem com bordas usinadas.
  4. Instale também “óculos” de montagem metálica nos locais onde os interruptores e tomadas estão fixados.
  5. Selecione o diâmetro dos tubos para que os fios não ocupem mais que 40-50% do espaço interno.
  6. As pontas dos tubos, assim como as mangas, devem ser lixadas ou protegidas com aros plásticos para que os fios não entortem ou quebrem.
  7. Prenda os tubos no teto ou nas paredes com braçadeiras, em mangas de metal usando o método de alargamento.
  8. Passe os fios de acordo com o diagrama dentro dos tubos.
  9. Conecte os fios nas caixas de junção, conecte-os às instalações elétricas e ao quadro elétrico.

Depois disso, você pode cobrir as superfícies de madeira com ripa, gesso cartonado ou outro material.

Para proteger o metal da corrosão, optam-se por tubos galvanizados ou de aço inoxidável. O aço liso é revestido com tinta anticorrosiva. Se for observada alta umidade, os tubos são colocados em ângulo para drenar o condensado.

Opção 2. Instalação de fiação aberta. A fiação exposta está à vista, montada em cima de superfícies de madeira, por isso deve ter uma aparência atraente.

Usado para camuflagem tubos corrugados, caixas de plástico rígido e rodapés de material incombustível. Mas muitas pessoas não gostam do design de “escritório” e usam fiação retrô projetada especificamente para criar a rede elétrica interna de uma casa de madeira.

Se o seu orçamento for pequeno e a fiação retrô for muito cara, caixas feitas de plástico autoextinguível servirão. Você pode escolher a cor que melhor se adapta ao revestimento da parede: branco, marrom, bege, aspecto madeira.

Instruções de instalação elétrica:

  1. Selecione canais de cabos e rodapés que correspondam ao diâmetro dos fios.
  2. Retire a parte superior - a tampa e fixe a base sobre uma superfície de madeira com parafusos auto-roscantes.
  3. Nas juntas e cantos, instale caixas de distribuição para conectar os fios.
  4. Instale tomadas e interruptores de acordo com as normas de instalação elétrica em casas de madeira.
  5. Coloque os fios nos canais a cabo.
  6. Conecte todas as linhas.
  7. Prenda as partes superiores - as tampas e encaixe-as no lugar.

A proteção é considerada completa quando os fios não entram em contato com a superfície de madeira em nenhum lugar e não se projetam para fora.

Etapa 5 – instalar interruptores e tomadas

Instalação pontos elétricos aéreos é realizado de acordo com regras gerais, com uma exceção - um material isolante não combustível adicional, por exemplo, alumínio ou amianto, é colocado sob cada dispositivo.

Os interruptores são montados de acordo com o mesmo princípio dos soquetes.

Caixas de soquete de metal em uma parede de madeira
Se o interior do dispositivo estiver parcialmente embutido em uma viga ou tronco, você deve usar apenas soquetes de metal - mangas de proteção que não irão inflamar ou derreter em caso de curto-circuito ou incêndio acidental

Para uma instalação precisa, geralmente são usadas sobreposições e inserções de madeira. Para reduzir o risco, eles devem ser tratados com retardante de fogo - proteção adicional não fará mal.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Riscos de instalação incorreta e recomendações para instalação correta:

Vídeo nº 2. Regras gerais para dispositivos de fiação elétrica:

Vídeo nº 3.Revisão dos resultados da instalação elétrica em uma casa de toras:

Mesmo que você conheça os fundamentos do trabalho elétrico, não comece a instalar a fiação em uma casa de madeira sem a educação, as habilidades e a experiência adequadas.. Existem várias nuances e regras conhecidas apenas por instaladores qualificados.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Tire dúvidas sobre pontos pouco claros ou interessantes, poste fotos relacionadas ao tema do artigo. Compartilhe informações úteis que podem ser úteis para os visitantes do site.

Comentários dos visitantes
  1. Numa casa de madeira, a atenção principal deve ser dada à segurança. É necessário calcular corretamente todas as seções do cabo e selecionar corretamente os equipamentos de proteção. A elétrica segura é, antes de tudo, um sistema equilibrado, onde cada elemento se encaixa no outro. A seção transversal dos fios deve corresponder ao consumo de energia. Você precisa levar bons cabos e disjuntores de fabricantes conhecidos, não economize nisso. E é claro que você precisa evitar vários tipos de torções, enrolados em fita isolante e outras conexões inseguras.

  2. Concordo plenamente com a opinião do Ivan. O mais importante em uma casa de madeira é a segurança contra incêndio. Segundo as estatísticas, a maioria dos incêndios em edifícios de madeira ocorre devido a falhas na fiação elétrica. Os especialistas não recomendam categoricamente a colocação de fios em tubos de PVC, pois são um material inflamável.

    • Vitaly

      O PVC não é inflamável nem mesmo INFLAMÁVEL - você está delirando e ao mesmo tempo é analfabeto... ou vice-versa.

      • Paulo

        Você é quem está delirando. Os tubos de PVC são, na melhor das hipóteses, G2. Principalmente G3 ou G4.E mesmo o G1 não é um material não inflamável.

        Para os delirantes:

        O grupo de inflamabilidade G1 consiste em materiais pouco inflamáveis ​​​​que não queimam na ausência de fonte de fogo. Em condições de combustão, podem emitir gases de combustão cuja temperatura chega a 135°C. Neste caso, os danos ao longo da extensão causados ​​​​pelo fogo não ultrapassam 65% e a destruição total não pode ultrapassar 20%.

        O grupo de inflamabilidade G2 é um material de construção moderadamente inflamável que, após a extinção do incêndio, pode continuar a queimar por no máximo meio minuto. A temperatura nominal dos gases de combustão gerados é de 235°C. Materiais com grupo de inflamabilidade G2 podem ser danificados em no máximo 85% ao longo do comprimento e até 50% em peso.

        Grupo de inflamabilidade G3 - normalmente são materiais combustíveis que podem queimar por até 5 minutos após a eliminação da fonte de fogo. Quando queimam, formam-se gases de combustão que têm uma temperatura não superior a 450°C. Os indicadores de danos aos materiais em termos de comprimento e peso são iguais aos dos materiais do grupo anterior: 85% e 50%, respectivamente.

  3. Valentina

    Vou instalar fiação em uma nova casa de campo feita de madeira. Infelizmente, é difícil verificar pela Internet as qualificações adequadas de um eletricista encontrado em uma empresa especializada. Que perguntas você deve fazer a ele para entender o quão competente ele é? E não tenho ideia e não consigo encontrar em lugar nenhum como deve ser o local por onde a fiação entra na casa pelo lado de fora. O fio vai ser esticado do poste até a casa, e depois? Como deve ser conectado ao interno? O que é usado para isso e como fazer corretamente? Como não encontrei tais informações, peço sua ajuda profissional. Agradecemos antecipadamente a sua resposta

    • Valentina

      Encontrei a informação, estou retirando a pergunta.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      É ótimo que você tenha encontrado respostas para suas perguntas, mas seria bom compartilhar essas informações úteis com outros leitores. Acho que esses dados serão úteis para muitos, por isso escreverei sobre os pontos principais. Chame posteriormente um eletricista de empresa de confiança que dê garantia do trabalho realizado e dos respectivos documentos.

      Avançar. No momento, existem várias maneiras de conduzir eletricidade de um poste para uma casa:
      - pelo ar;
      - subterrâneo.

      Aqui a escolha do método depende da corrente fornecida e do projeto de fiação elétrica da casa como um todo. Para maior clareza, estou anexando uma visão geral da conexão e um projeto real de fiação para um edifício residencial.

      Fotos anexadas:
  4. Svyatoslav

    Pessoal, vocês não estão cansados ​​​​de debater seções transversais de cabos? Na realidade, são apenas dois para casa e apartamento, 1,5 para luz e 2,5 para energia, uma rara exceção é uma seção transversal maior se houver caldeira elétrica, ou na oficina houver máquinas, e máquinas agora são em sua maioria até dois kW, quase o mesmo com máquinas automáticas, 10 e 16, esses são todos os seus cálculos, somente com ouzo você pode fingir que está calculando.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica