Isolamento externo de uma casa particular: tecnologias populares + revisão de materiais
Construir as paredes e o telhado de uma casa é apenas metade da batalha. É necessário tornar o espaço construído confortável para a vida.Para fazer isso, na maioria das vezes a casa é isolada por fora ou por dentro, e às vezes ambas as opções são usadas simultaneamente.
Quer isolar a sua casa, mas não sabe quais tecnologias existem e por onde começar? Nós vamos ajudá-lo a lidar com esse problema - o artigo discute as principais opções utilizadas para isolamento térmico externo. O procedimento de execução do trabalho também é considerado, são selecionadas fotos temáticas e recomendações úteis em vídeos sobre as nuances do isolamento.
O conteúdo do artigo:
Características do processo de isolamento externo de um edifício
Os materiais com os quais são erguidas as paredes das estruturas permanentes podem ser diferentes: tijolo, concreto, escória- ou concreto aerado blocos, madeira, sanduíche-panels são apenas seus tipos principais.
Para alguns deles, o isolamento não é necessário: por exemplo, para sanduíche-painéis. Mas outras opções precisam disso em graus variados.
Por que você precisa isolar do lado de fora? Muitas pessoas atribuem isto ao facto de que se uma camada isolante for instalada no interior de um edifício, o volume espacial útil é roubado do interior.
Isto é parcialmente verdade, mas esta não é a razão principal. Um parâmetro crítico é lugar de orvalho.
Um ponto de orvalho se forma em uma superfície onde há uma diferença de temperatura quando a pressão muda.
E se instalar isolamento térmico no interior da divisão, significa que as próprias paredes do edifício ficarão frias, pois o isolamento irá poupar calor no interior do espaço e evitar que este chegue às estruturas envolventes.
Métodos e procedimentos para isolamento de paredes
Acontece que a mudança no clima defora provocará uma mudança na umidade interna. Além disso, as mudanças serão significativas - formar-se-á condensação nas paredes, que não terão oportunidade de secar. Daí uma série de aspectos negativos, incluindo o desenvolvimento mofo e bolor.
É por isso que é tão importante isolar as paredes do exterior. No total, existem 3 tecnologias diferentes que são utilizadas para isolar estruturas de capital. Parece razoável nos determos em cada um deles com mais detalhes.
Método número 1 - bem
Esta é uma das formas mais antigas de isolar as paredes da sua casa do exterior. Na verdade, tudo é lógico: constroem-se as paredes principais de suporte e, depois, recuando um pouco, são forradas com outra fiada de tijolos - por exemplo, com meio tijolo de espessura.
Entre as paredes principal e externa, digamos decorativas, forma-se um vazio - um “poço”, que cria o efeito de uma garrafa térmica.
A distância da parede decorativa à parede principal é ajustada por meio de âncoras de aço de conexão especiais ou é colocada uma malha de reforço. Cobre a secção do poço e serve simultaneamente de reforço para reforçar a parede exterior.
Neste caso, o orvalho cairá na superfície interna da parede decorativa. É mais condutor térmico do que o ar do poço, que, além disso, é aquecido pela parede interna de suporte.
Assim, inevitavelmente se formará condensação em uma parede resfriada por um ambiente externo mais frio. Porém, a presença de espaço livre permitirá que o ar dentro do poço circule e o condensado evapore novamente.
A distância entre as paredes estruturais e decorativas não deve ser muito pequena porque:
- Primeiramente, isso aumentará a transferência de calor da parede interna para a externa;
- E em segundo lugar, impedirá a convecção do ar no interior, portanto a secagem do condensado demorará mais.
Portanto, para a circulação normal do ar, recomenda-se deixar espaço livre com pelo menos meio tijolo de largura.
Mas seja como for, neste caso o isolamento é feito com ar, e para muitos isso parece insuficiente.
A tecnologia permite a utilização adicional de qualquer tipo de isolamento, seja espuma de poliestireno extrudado, espuma plástica, poliuretano, espuma de poliuretano ou lã mineral.
É importante não cometer erros sobre a superfície à qual fixar este isolamento. Portanto, vale lembrar que o material isolante deve ser fixado exclusivamente na parede interna permanente. Em seguida, deve haver uma camada obrigatória de ar - um poço e depois uma parede decorativa.
Neste caso, a diferença de temperatura na superfície interna da parede decorativa será menor, pois o espaço de ar na camada receberá uma ordem de grandeza menor que o calor da parede interna coberta com isolante. Isso significa que o volume de condensado que cai em sua superfície será menor.
Kolodtsevaia a tecnologia de isolamento para uma casa particular implica a ausência de ventilação no entreferro. Ou seja, deve ser formado um microclima próprio no interior, que não deve trocar umidade com o ambiente externo.
Portanto, ao construir tal parede multicamadas, atenção especial deve ser dada para garantir que nenhum furo seja formado na parede decorativa, por exemplo, na alvenaria. Afinal, apenas a umidade contida no ar bloqueado cairá em sua superfície interna.
E se houver troca gasosa com o meio ambiente, a quantidade de umidade aumentará, o que acabará por molhar o isolamento.
Método número 2 - gesso úmido
Essa técnica é interessante por duas características: o problema da perda de orvalho se resolve sozinho e o trabalho de isolamento externo da casa é altamente econômico.
O algoritmo de ações ao utilizar esta tecnologia de isolamento térmico externo em uma casa é o seguinte. Placas isolantes são instaladas nas paredes principais de baixo para cima.
Se você decidir usar espuma de poliestireno ou penoplex, então este isolamento exige que a parede principal seja previamente nivelada e até mesmo massa, pelo menos cobriram todas as rachaduras e fendas.
Para que a camada inferior fique reta, inicialmente você precisa instalar uma faixa de retenção na parede como borda inferior, independentemente do material de que seja feita. Cada placa isolante deve ser fixada à parede com pelo menos cinco grampos em buchas - 4 nos cantos e 1 no centro.
Em seguida, usando uma solução adesiva, uma camada de malha de polímero de reforço é fixada ao isolamento. Primeiro, as placas isolantes são revestidas com cola epóxi, depois a malha é fixada e uma camada de cola é aplicada novamente.
A seguir, é aplicada uma camada de gesso sobre a superfície preparada - com no máximo 5 cm de espessura. Podem ser misturas: cimento ou cimento-polímero, cimento-cal, silicato, à base de resinas epóxi. Após a secagem, a superfície rebocada é pintada.
Tal “bolo de camadas” de isolamento não implica a presença de quaisquer vazios no seu interior, onde o ar possa ser encontrado em volumes significativos, como, por exemplo, em “bem"tecnologias. Portanto, simplesmente não há lugar para o orvalho cair.
Além do isolamento térmico da sala, a tecnologia de aplicação de gesso úmido é indispensável do ponto de vista estético. Por exemplo, nos casos em que é necessário preservar o aspecto histórico dos edifícios de alvenaria.
Método nº 3 - fachadas ventiladas
A instalação de fachadas ventiladas permite não só isolar eficientemente a casa do exterior, mas também dar ao edifício um aspecto completamente diferente.Via de regra, utilizam-se ladrilhos de pedra artificial de diversas texturas, cores e tonalidades, mas até forro de madeira pode ser utilizado.
Na sua essência, a tecnologia de fachadas ventiladas é muito semelhante à bem, mas ao mesmo tempo tem uma série de diferenças significativas. Vejamos o algoritmo com mais detalhes.
Em primeiro lugar, guias metálicas verticais são montadas nas paredes isoladas do edifício. O passo deve ser selecionado em função da largura das lajes isolantes, que, de fato, serão fixadas em 5 pontos com suportes em buchas nas paredes entre as guias. Isso precisa ser feito da forma mais rigorosa possível.
Em seguida, a superfície externa do isolamento é coberta com uma membrana protetora contra vapor e umidade, que pode ser um filme de polietileno comum.
Por que no caso de bem tecnologia, essa membrana não é utilizada, mas na formação de fachadas ventiladas é extremamente procurada - mais sobre isso a seguir.
A altura das guias deve ser calculada de forma que haja uma folga de pelo menos 8 cm entre a membrana e a superfície interna dos painéis decorativos.Os painéis decorativos são fixados às guias por meio de pinças especiais. As costuras entre eles não são seladas.
Neste caso, o orvalho cairá no interior dos painéis decorativos. Além disso, haverá relativamente muito disso. Isto se explica pelo fato da fachada ser ventilada justamente pelos numerosos vãos entre os painéis.
Ao contrário da tecnologia de poços, devido aos vãos entre o revestimento, o volume de ar entre os painéis e a parede da estrutura é constantemente diferente. Isso significa que junto com o novo ar vem uma nova umidade.
É precisamente para proteger a camada de isolamento dos efeitos destrutivos dos elevados níveis de humidade que é necessário barreira de vapor membrana.
EM bem tecnologia ao formar uma parede decorativa, é necessário recuar da superfície da parede ou do isolamento (se usado) não menos meio tijolo - 12,5 cm Então, por que os padrões para fachadas ventiladas são reduzidos - são necessários apenas pelo menos 8 cm de espaço?
A resposta é intensidade de ventilação. No poço, a evaporação do condensado ocorre devido à convecção na cavidade interna da parede. E no caso de uma fachada ventilada, a umidade é literalmente expelida por uma corrente de ar formada pelo ambiente externo.
Algumas palavras sobre materiais de isolamento adequados
Existem muitos tipos diferentes de materiais de isolamento térmico. Porém, os mais populares em termos de relação eficiência/custo são: lã mineral, espuma de poliestireno e poliestireno expandido.
Tipo #1 – lã mineral
A lã mineral substituiu a lã de vidro comum e barata. Ao contrário do seu antecessor, o isolamento feito, por exemplo, de basalto, é absolutamente inofensivo quando manuseado.
A utilização de tecnologias especiais permite transformar um mineral sólido em um material fibroso que consegue reter com eficácia o ar quente entre suas fibras, isolando a superfície dos efeitos do frio.
Além disso, possui baixa condutividade térmica, portanto uma camada de 30 mm de espessura é suficiente para reduzir significativamente a perda de calor na casa.
Tipo #2 – espuma de poliestireno
Este material possui um coeficiente de condutividade térmica inferior ao da lã mineral - de 0,028 a 0,034 W/(m*K).
Além disso, a espuma de poliestireno extrudado é completamente impermeável à umidade. E se as lajes forem cuidadosamente ajustadas entre si e as costuras revestidas com cola impermeável, então na tecnologia de gesso úmido você pode prescindir totalmente de uma camada de membrana de barreira de vapor, o que simplifica a tecnologia de isolamento.
Tipo #3 – espuma de poliestireno
isopor difere do poliestireno expandido porque este material é permeável ao vapor, ou seja, é higroscópico e, portanto, requer o uso de uma membrana à prova de umidade.
Além disso, a espuma de poliestireno também é inflamável e também requer uma superfície perfeitamente lisa da parede isolada. Entre as vantagens estão o baixo custo e boas propriedades de isolamento térmico.
Recomendamos também a leitura do nosso outro material, onde examinamos detalhadamente os tipos de isolamento das paredes de uma casa por dentro. Mais detalhes - acesse link.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Análise dos erros mais comuns no isolamento externo de fachadas de residências particulares:
O isolamento térmico de edifícios permanentes deixa de ser uma questão separada, que é resolvida após a construção da casa. Agora é decisivo na hora de escolher a própria tecnologia de construção.
Ao longo do tempo, com o aumento do preço da electricidade e dos recursos energéticos, por exemplo, o gás, as questões que virão à tona na construção de um edifício economia de calor.
Diga-nos qual método de isolamento você usou para isolar sua casa e quais materiais usado para isso. Você está satisfeito com o resultado? Por favor, deixe seus comentários no bloco de comunicação localizado abaixo do artigo.
Construímos nossa casa, pensei que estava quente, mas não calculei nada. No primeiro inverno estivemos congelando, embora tenhamos ligado a caldeira na potência máxima. No verão decidimos isolá-lo. A maneira mais fácil que me veio à mente é isolá-lo com lã mineral. O poliestireno expandido não foi considerado em princípio devido à sua inflamabilidade. Acabou bem, vamos ver como passaremos o inverno.
Fizemos uma opção econômica e menos problemática. As paredes de tijolo sílico-calcário foram isoladas com espuma de poliestireno comum de 50 mm.Escrevem aqui que a espuma de poliestireno extrudado é mais densa e melhor, mas você viu o preço? Este é um dinheiro inacessível. A espuma de poliestireno densa regular funciona muito bem. Aplicaram massa sobre a malha, cobriram 1,5 cm de material decorativo por cima e pintaram. A única coisa que lamento é não ter levado dez espumas de plástico. Seria ainda mais quente.
Eles escrevem por um motivo. A espuma de poliestireno extrudado é um nível superior à espuma de poliestireno convencional em quase todos os aspectos. Isto se aplica à condutividade térmica, resistência mecânica, hidrofobicidade e uma tendência muito menor ao encolhimento. Não admira que ele seja tão popular agora. Sim, custa mais, mas não é proibitivamente caro. Embora isso, é claro, seja individual para cada orçamento familiar.
Mas isso fala apenas de isolamento em geral. Especificamente para fachadas, na minha opinião, o PPS de grau de fachada ainda é melhor do que uma extrusora. A adesão dos adesivos convencionais para fachadas úmidas ao EPS é muito baixa.
É claro que o preço entre a espuma normal e a espuma de poliestireno extrudado será diferente, esta última será mais cara. Mas vamos abordar esta questão de forma construtiva. Por que a espuma de poliestireno extrudado é mais cara do que a espuma de poliestireno? E aqui basta olhar as características. Estou anexando uma tabela, preste atenção no indicador de densidade e condutividade térmica. Quanto maior a densidade, menor a condutividade térmica, o que significa que menos calor será perdido através das paredes isoladas com espuma de poliestireno extrudado.
A diferença de preço entre esses dois materiais de isolamento não é tão grande a ponto de contrastar categoricamente a espuma de poliestireno com a espuma de poliestireno extrudado.Este último será 20% mais caro, o que não será tão grande, dada a melhor condutividade térmica.