Como construir uma fossa com pneus: tecnologia passo a passo para autoconstrução
É difícil para um morador da cidade, acostumado ao conforto, ficar em uma dacha sem comodidades mesmo que por vários dias.É irracional construir um sistema de esgotos caro numa área que raramente é visitada. Mas você não deve desistir de melhorar de alguma forma sua moradia temporária.
Uma opção prática e barata é a fossa de pneus, solução que melhorará significativamente a qualidade de vida no campo. Nós lhe diremos como fazer você mesmo uma fossa simples e econômica. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente as etapas de construção e fornece recomendações valiosas.
O conteúdo do artigo:
O que é uma fossa?
Uma fossa pode ser definida da seguinte forma: é um poço reforçado que é cavado no solo para transportar os resíduos através de canos de esgoto. Para evitar a necessidade de chamar um caminhão de coleta de esgoto, muitas vezes é necessário fazer cálculos preliminares.
Toma-se como base o volume de água consumido por uma pessoa por dia. Tem em média de 150 a 200 litros. Assim, 3 pessoas que vivem permanentemente numa casa no verão gastam no máximo 9.000 litros (9 mᶾ) ou 6,8 mᶾ no mínimo em 15 dias. Esta será a capacidade necessária do poço.
Prós e contras de construir com pneus
Os seguintes argumentos podem ser dados a favor da construção de uma fossa de pneus:
- materiais disponíveis;
- o custo em alguns casos é zero;
- trabalhar no dispositivo não é difícil;
A operação de uma estrutura de pneu caseira é conveniente, mas permanece eficaz por no máximo 15 anos.
Os oponentes desta decisão também têm razão à sua maneira:
- A vedação não é perfeita.
- Se for possível desmontar a estrutura quando todas as suas possibilidades estiverem esgotadas, será com grande dificuldade. Basta preencher o buraco com terra.
Os poços dos pneus geralmente são feitos sem fundo. Quando os resíduos chegam da casa, o líquido escoa através do leito filtrante de pedra britada para as camadas subjacentes do solo, e os resíduos espessos na forma de lodo permanecem no fundo.
É altamente indesejável despejar água misturada com produtos químicos nessas fossas. Porém, são ideais para o descarte de resíduos cinzentos gerados durante procedimentos de higiene, cozimento, etc.
Construção DIY de uma fossa
Tendo decidido construir uma fossa de pneus sem recorrer à ajuda de especialistas, é necessário decidir que tipos de pneus escolher para isso. Qualquer pneu serve, você pode tirar pneus de veículos pesados, carros, tratores.
Ao escolher a primeira opção, você precisa estar preparado para lidar com pneus enormes e pesados. Mas a fossa será volumosa e espaçosa.
Se for impossível cavar um buraco profundo devido à proximidade do lençol freático, então o volume necessário é obtido devido à largura. É aqui que são necessários pneus com grandes dimensões.
Componentes da fase preparatória
Você deve começar encontrando e preparando um local para um ponto importante do sistema de esgoto - uma fossa ou furo de drenagem. O principal é recuar pelo menos 5 m da casa, 2 m da cerca, e se houver corpo d'água a distância até ele deve ser de no mínimo 25 m.
Se a água subterrânea estiver próxima, esta distância aumenta. Se o terreno do terreno for irregular, a estrutura fica localizada no ponto mais baixo do terreno.
Na próxima etapa, são preparados pneus de grande diâmetro. Nas áreas rurais, os pneus de trator são mais fáceis de encontrar. Em média, são necessárias cerca de 8 peças por cova.
Sutilezas de cavar um buraco
Para facilitar o processo de escavação, a camada superior do solo é limpa de vegetação e detritos. Os parâmetros do poço devem ultrapassar as dimensões da cava para que as paredes possam ser vedadas no futuro.
Também é necessário levar em consideração a recomendação de especialistas quanto à profundidade - deve ultrapassar o diâmetro em 2 vezes. É adicionado mais 1 m ou mais para evitar que os ralos congelem se você planeja usar a fossa no inverno.
Para cavar tal buraco é bem possível fazê-lo com meios improvisados, sem o uso de equipamentos. Eles levam 2 tipos de pás - baioneta com cabo curto e longo e algo em forma de concha, dobrada em relação ao suporte em 80⁰. O primeiro é usado para destruir a rocha e o segundo é usado para remover o solo solto.
Antes de iniciar os trabalhos de escavação, trace o contorno. A maneira mais fácil de fazer isso é com um pneu colocado no chão - trace seu contorno com uma estaca afiada e acrescente mais 5 a 10 centímetros a ele. A escavação começa com uma pá de baioneta padrão com cabo longo.
À medida que você se aprofunda, o talo longo se torna um obstáculo, então eles começam a usar uma versão encurtada.Para garantir que as dimensões do furo permaneçam as mesmas em toda a profundidade, um pneu é abaixado periodicamente nele para controle. O fundo é projetado com uma inclinação em relação à escotilha.
Instalação de pneus e organização de drenagem
Depois de cavar um buraco, coloque os pneus uns sobre os outros em coluna, tendo previamente cortado um dos aros. Para proteger a fossa do degelo, a profundidade do poço é calculada de modo que o pneu superior suba metade de sua altura acima do nível do solo.
Se os pneus selecionados forem de veículos pesados, usar uma faca ou moedor para cortar o cordão não funcionará. Isso se deve ao fato de haver um fio de aço no interior dos pneus. Nesse caso, uma serra elétrica com lâmina de metal ajudará.
Você pode até cortar o aro dos pneus onde não existe esse fio usando uma faca. É preciso afiar bem, umedecer com água e passar a lâmina em uma barra de sabão em pó. Em seguida, a ferramenta é cravada na camada de borracha e, movendo-se ao redor da circunferência, o corte é realizado com relativa facilidade.
As lacunas entre os pneus são seladas. É melhor usar selantes à base de betume. Algumas pessoas cobrem as fissuras com uma mistura de cimento e areia, mas não vale a pena fazer isso, porque... o design não tem rigidez suficiente e tal vedação desmoronará rapidamente.
Para fornecer pelo menos impermeabilização adicional básica, os pneus são embrulhados em filme plástico ou feltro. Tijolos quebrados e brita são despejados no espaço restante entre as paredes do poço e a estrutura construída e compactados.Um poço de drenagem é perfurado no centro da fossa acabada com uma broca, o que evitará a estagnação das águas residuais.
Um tubo é inserido no eixo perfurado de forma que se projete 1 m em relação à base e nele são feitos furos em diferentes alturas. A parte superior do tubo e os orifícios nele são cobertos com material de malha, que o protegerá contra entupimento com partículas grandes. O fundo da cava é coberto com uma camada de brita de 10 cm.
As tubulações de esgoto estão localizadas entre as encostas - várias se o chuveiro e a pia da cozinha estiverem conectados ao esgoto, ou apenas uma para o banheiro. Para evitar a propagação de odores desagradáveis, a fossa é tapada com uma tampa.
Fazendo uma laje para um poço
Após a conclusão da construção do caseiro fossa séptica de pneus é cavado em todo o perímetro em 0,2 m para criar suporte adicional para a laje. Sua fabricação é a etapa mais difícil e financeiramente cara da construção de uma fossa séptica simples.
As placas são instaladas na superfície ao redor do poço com ênfase na extremidade. O piso de madeira pode ser substituído por um perfil metálico com alta capacidade de carga.
A cofragem das tábuas é colocada na estrutura preparada. Nele são deixados buracos para tubos e uma escotilha. Às vezes, em vez de placas ou perfis, utilizam-se chapas onduladas como cofragem.
Uma malha com tamanho de célula de 1,5 a 2 cm é feita de reforço com diâmetro de 12 mm.O reforço nos pontos de intersecção é amarrado com arame ou usada soldagem para conectar a haste.
Após a conclusão deste trabalho, a superfície é concretada. Para melhorar o preenchimento da malha com a mistura e eliminar bolhas de ar do vazamento, o concreto é golpeado com baioneta durante o vazamento.
Quando toda a área estiver coberta, a malha é levemente elevada, garantindo que a armadura fique completamente embutida no concreto. Depois disso, o vazamento continua até que a espessura necessária da laje seja alcançada. O produto deve repousar para ganhar a resistência necessária. Esse processo leva até 28 dias. A laje pode ser feita separadamente e posteriormente instalada nas paredes da cava.
Após o tempo previsto para o endurecimento do concreto, os suportes da fôrma são retirados e inicia-se a construção das paredes da escotilha. São assentados em tijolo, rebocados por fora e aplicada uma camada de betume para evitar que a precipitação entre na cava. A seguir, cubra a laje com uma camada de terra e nivele-a.
As escotilhas são compradas principalmente prontas. Você pode adquirir um produto de concreto ou ferro fundido, mas é preciso levar em consideração que eles têm um peso considerável. Os produtos de areia polimérica apresentam boas características.
Fossa com transbordamento
Com pneus você pode construir não apenas uma fossa simples, mas também algo como uma fossa séptica. O volume de limpeza será pequeno, mas para uma dacha com residência não permanente isso é suficiente.
A tecnologia é semelhante à padrão, mas existem algumas diferenças:
- O fundo é coberto por uma espessa camada (cerca de 40 cm) de brita, mas não está instalado tubo de drenagem.
- As paredes laterais dos pneus são recortadas para aumentar o volume do despejo.
- Um tubo de concreto é colocado no centro da cava, orientado verticalmente. Sua seção transversal é ½ do diâmetro do pneu e sua altura é igual ao parâmetro correspondente do poço menos 10 cm.
- Na parte superior do tubo é feito 1 furo grande para transbordar o líquido clarificado ou vários pequenos. Na mesma área é conectada uma tubulação com diâmetro de 10 cm, por onde são escoadas as águas residuais da casa e a junção é vedada.
- O fundo do tubo é concretado. A estrutura é coberta por uma tampa com orifício para ventilação. De acordo com as normas, a altura do tubo de ventilação não deve ser inferior a 4 m.
Pode ser feito fossa com transbordamento e de uma maneira diferente. Se o número de pneus for suficiente, eles cavam não um buraco, mas dois. Eles estão conectados por um tubo de transbordamento. Da casa, as águas residuais são alimentadas no primeiro poço de sedimentação.
Aqui, o lodo irá depositar-se no fundo e o líquido parcialmente purificado fluirá através do tubo para o segundo compartimento. Assim, é possível reciclar um volume maior de águas residuais, mas tal projeto será mais caro.
Dispositivo fossa sem fundo é impossível se a água subterrânea estiver a menos de 2 m da superfície.
Entre o nível da água no solo e o fundo convencional da fossa a ser construída deve haver uma espessura de solo de pelo menos um metro. Somente neste caso as águas residuais descartadas na rocha subjacente passarão por purificação suficiente para se infiltrarem nas águas subterrâneas.
Regras e frequência de limpeza
A fossa deverá ser limpa periodicamente, chamando sempre um caminhão de coleta de esgoto. Pode ser usado bomba fecal ou limpe-o manualmente, usando um balde com uma corda amarrada, mas tal procedimento é desagradável e demorado, e os próprios resíduos terão que ser descartados de alguma forma. Se nem o primeiro nem o segundo método funcionarem, você poderá usar bioativadores.
As bactérias usadas para decompor a matéria orgânica são cultivadas em um caldo especial. Este material biológico pode estar seco, mas as bactérias nele contidas são inativas.
Para que comecem a se multiplicar e cumprir sua função, são utilizadas enzimas. Os microrganismos retêm alta estabilidade e vitalidade devido à presença de sais nutritivos e enzimas na preparação concentrada.
Assim que a composição entra no ambiente aquático, as bactérias são ativadas. A droga, reagindo com massas orgânicas, destrói sua estrutura ao decompor moléculas em gás e líquido e deixar lodo no sedimento. Como resultado da absorção de água pelo solo e da evaporação dos gases, uma quantidade significativamente menor de resíduos permanece na fossa.
Os bioativadores devem ser alimentados constantemente. Se uma nova porção de matéria orgânica não entrar na fossa dentro de 2 semanas, eles morrem. Os microrganismos podem desempenhar suas funções apenas em temperaturas positivas. Colônias de bactérias e lavagens contendo produtos químicos agressivos levam à morte de bactérias.
Os agentes biológicos não representam perigo para os seres humanos ou para o ambiente. Eles simplesmente ativam processos naturais de decomposição, promovendo um aumento na concentração de bactérias que vivem na matéria orgânica.
Microrganismos modificados colocados em comprimidos e géis, por exemplo "Doutor Robik", são capazes de processar não apenas matéria orgânica presente nas águas residuais, mas também compostos minerais individuais e papel. Eles têm um longo período de atividade.
O sistema pode funcionar mal, fazendo com que o poço comece a emitir um odor desagradável e encha muito rapidamente. Se esta fossa estiver completamente vedada, então um aumento no consumo de água explica a situação, mas se o fundo da fossa estiver equipado com uma camada filtrante, o problema é provavelmente uma diminuição no rendimento como resultado do assoreamento do fundo.
Para salvar a situação, é necessário esvaziar a fossa do conteúdo líquido, depois despejar água na fossa e deixar lá por várias horas para que o sedimento do fundo amoleça.
Para decompor o lodo, são adicionados à água produtos biológicos destinados a esse fim, contendo microrganismos que podem destruir o sedimento formado durante a decomposição da matéria orgânica. Depois de esperar alguns dias, a fossa é limpa novamente.
Melhoramos a escotilha da fossa
A tampa da fossa muitas vezes parece um corpo estranho no contexto de um gramado verde e canteiros de flores. Por isso, muitos tentam disfarçar com alguma coisa. As opções são muitas, mas é preciso escolher uma para que o design do site não seja afetado e, se necessário, a decoração possa ser facilmente removida.
Você pode colocar uma pedra artificial na forma de uma pedra ou pequenas pedras na escotilha, a partir das quais o escorregador é colocado. Existem à venda pedras com reentrâncias onde são plantadas flores.
Você pode decorar a escotilha com uma tampa decorativa. Os produtos feitos com uma composição de areia polimérica ficam especialmente bonitos. Suas cores são muito diferentes.Às vezes, sua superfície imita vários materiais. São tampas com esculturas em forma de tocos, formigueiros, animais e personagens de desenhos animados.
Ele apresentará os recursos de construção de uma fossa a partir de um barril para um sistema de esgoto rural. próximo artigo, cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O autor deste vídeo compartilha sua experiência de instalação de fossa para banheiro no país:
Uma ideia interessante: o artesão caseiro não cortou a tampa, mas aproveitou o interior para fazer uma drenagem horizontal:
Este mestre aplicou sua solução não padronizada:
O artigo apresenta uma tecnologia generalizada para a construção de uma fossa a partir de pneus. Durante o processo de instalação, algumas nuances podem surgir; talvez você encontre algumas novas soluções. O principal é agir e sua vida na dacha ficará mais confortável.
Você gostaria de nos contar como construiu uma fossa com pneus velhos com suas próprias mãos? Você tem informações sobre tecnologia que serão úteis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas sobre o tema do artigo e poste fotos.
Acho que esta é uma maneira barata de organizar uma fossa. É necessário algum esforço para construir a versão sem fundo. Em primeiro lugar, é preciso lembrar que quanto mais espaçoso for, mais águas residuais poderá receber. Praticamente não é problema encontrar pneus que ficaram inutilizáveis e depois de cavado o buraco é preciso encaixá-los um no outro, sendo permitida uma cobertura de madeira e de concreto por cima.
Penso que a construção de uma fossa deste tipo é permitida em casas de campo, onde muito raramente se utiliza esgoto, ou em dachas. E não há nada de complicado no aparelho - o principal é escolher o local certo para a fossa e determinar o método de limpeza. Aí você determina o volume do poço, calculando-o levando em consideração as dimensões dos pneus. Cavamos um poço manual ou mecanicamente, colocamos os pneus uns sobre os outros, fortalecendo assim as paredes do poço, fazemos uma tampa confiável e não esquecemos de monitorar a limpeza.