Como instalar uma banheira em tijolos: instruções de instalação passo a passo
O esquema tradicional de instalação de banheira sobre pés nem sempre consegue garantir a estabilidade da estrutura.A fixação do parafuso começa a afrouxar sob carga ao longo do tempo, reduzindo assim a estática. Portanto, a instalação mais confiável de uma tigela de ferro fundido ou aço é em suportes fortes feitos de alvenaria.
Se decidir substituir a banheira, mas não sabe por onde começar e como fazer tudo corretamente, iremos explicar-lhe como instalar uma banheira sobre tijolo e se pode fazê-lo sozinho.
Além disso, no artigo você encontrará instruções passo a passo para instalar suportes para vários tipos de encanamentos. Para facilitar o entendimento, o material contém fotos e vídeos temáticos.
O conteúdo do artigo:
Montagem de suporte para banheira em ferro fundido
Usado em todos os lugares durante a era soviética banhos de ferro fundido não perca popularidade até hoje. E o segredo da popularidade é facilmente explicado pela alta capacidade térmica da liga ferro-carbono.
O peso do próprio produto mais o peso da pessoa nele, com suporte não confiável, podem causar distorção do encanamento durante a operação. E isso implicará violação do ângulo, probabilidade de despressurização das conexões dos nós e dificuldade no escoamento normal das águas residuais para o esgoto.
Uma banheira de ferro fundido instalada sobre tijolos pode ser usada livremente para procedimentos de água por uma pessoa de quase qualquer tipo de corpo, sem medo de que as paredes entortem e a tigela deforme.
Como estrutura de suporte você pode construir:
- duas plataformas separadas;
- vários pilares nas laterais e cantos da tigela;
- alvenaria contínua em todo o perímetro do produto.
Devido ao peso da estrutura instalação de banheira de ferro fundido Apenas duas pessoas trabalham em tijolos. O trabalho é realizado em várias etapas sequenciais.
Os momentos específicos da instalação de uma banheira de ferro fundido sobre base de tijolo são demonstrados por uma seleção de fotos:
Seleção de ferramentas e materiais
Para erguer uma estrutura de suporte para uma banheira de ferro fundido, você deve preparar:
- tijolos;
- grau de concreto M:400;
- areia peneirada de rio;
- adesivo para azulejos;
- selante de fita.
Os tijolos podem ser de silicato branco, feito de areia prensada, ou vermelho, queimado, feito de barro. O principal é que não tenham espaços vazios no seu interior.
Além disso, você precisará de cerca de 20 tijolos para colocar nas bordas da cama - o recesso.
Ferramentas que você precisará:
- Mestre, tudo bem;
- nível de construção;
- recipiente para misturar a solução;
- moedor e parafusos auto-roscantes.
Para evitar lascas na alvenaria, podem ser colocadas juntas protetoras de borracha entre o fundo da banheira e a borda superior dos suportes erguidos.
Preparação da base e execução de trabalhos de medição
Antes como instalar um banho nos tijolos, retire o revestimento do chão até a base. Se necessário, as fissuras do piso são limpas e seladas com argamassa de cimento. Se o piso de base for irregular, é melhor aplicar a betonilha usando qualquer método barato do que ajustar a posição do encanamento colocando restos de tábua ou algo semelhante.
Também é necessário considerar como a bacia será posicionada em relação aos equipamentos de encanamento, tomadas de água, ralos e eletrodomésticos. Meça com antecedência a distância da extremidade traseira do recipiente até a parede oposta do banheiro.
Ao tomar dimensões exatas, você deve esclarecer:
- comprimento e largura do produto;
- a profundidade da tigela (se mudar de uma borda para outra, a profundidade deve ser medida em ambos os lados);
- a distância do local pretendido para instalação dos suportes até as extremidades dos acessórios hidráulicos.
No cálculo das dimensões da estrutura deve-se levar em consideração que a altura da borda superior da banheira atingirá 55 - 70 cm.A altura específica é determinada de acordo com as condições para a comodidade da realização de procedimentos de higiene na banheira para pessoas de qualquer idade, constituição física e limitações físicas, se houver.
A altura do palco frontal será de 17 cm, e o palco localizado na borda oposta será alguns centímetros mais alto.
Se a tigela já estiver projetada levando em consideração a inclinação para uma drenagem desimpedida, não há necessidade de dispor estantes de diferentes alturas.
Não há necessidade de formar artificialmente a inclinação da cuba, pois alguma redução em direção ao ralo é inerente ao projeto.
Ao final do trabalho de medição, deve-se registrar no papel a distância em centímetros do orifício de transbordamento até o fundo da tigela.
Execução de alvenaria com argamassa de cimento
Para preparar a solução, a mistura de cimento é diluída com areia na proporção de 4:1. Água é adicionada durante a mistura até que a mistura tenha uma consistência cremosa.
Depois de colocada a primeira fiada de tijolos de um suporte até que a argamassa adquira a resistência necessária, utilize um nível para nivelar a alvenaria. Depois disso, desenhe a segunda linha, seguida do alinhamento horizontal e depois a terceira.
No nível superior do suporte, a argamassa é aplicada nas faces externas da alvenaria até a altura de meio tijolo. Para uma boa aderência da argamassa de cimento aos tijolos da construção, é necessário permitir que os suportes erguidos “assentem” pelo menos nos primeiros dois dias.
Caso contrário, sob o peso da tigela de ferro, as prateleiras recém-montadas irão se deslocar ou até mesmo desabar.
Também é possível construir um suporte sólido de tijolos. É construído entre as quatro pernas do produto.
O suporte sólido é uma plataforma reta de tijolos equipada com ranhuras que acomodam confortavelmente o fundo da tigela. Ao colocar a “almofada”, deve-se levar em consideração também a inclinação em direção ao ralo.
Instalação de equipamento sifão
Para uma banheira que ainda não foi instalada em suportes sifão está instalado com transbordamento. Para fazer isso, a tigela é colocada de lado.O orifício de drenagem sob o sifão é equipado com juntas de silicone e tratado com agentes vedantes.
A tigela é colocada sobre uma base nivelada, guiada pelo nível. A borda externa da banheira deve ficar meio centímetro para dentro. Isso ajuda a evitar que a água transborde para o chão da sala.
O tubo de saída do sifão está conectado ao tubo de esgoto.
A mangueira de drenagem e esgoto pode ser conectada de duas maneiras:
- duro – envolve a utilização de um tubo de plástico equipado com cotovelos em ângulos de 45° e 90°;
- flexível – por meio de uma ondulação plástica móvel.
Para garantir um encaixe perfeito do tubo de saída ao tubo de esgoto, os elementos de conexão são cobertos com uma camada de selante.
Para vedar os furos de forma confiável e evitar vazamento de água durante o esvaziamento da tigela, a composição aplicada deve ter tempo suficiente para secar e endurecer.
Antes de instalar a tigela no pedestal de tijolo, são colocados espaçadores nos pontos de contato com os suportes. Depois de colocar o recipiente nos suportes, utilize um nível para verificar a horizontalidade das laterais. Os lados na direção longitudinal devem ser estritamente horizontais.
Caso o recipiente não possua reentrâncias especiais ao longo do perímetro das laterais para escoamento da água, então no sentido transversal o controle do horizonte deverá apresentar algum desvio.Em seguida, a banheira deve ser instalada de forma que a parte externa fique cerca de 0,5 cm mais alta que a parte interna adjacente à parede, este desvio reduzirá ou eliminará completamente os respingos no chão.
Fixando a tigela nas paredes do banheiro
As bordas da tigela são colocadas o mais próximo possível da parede. Para verificar a estabilidade da estrutura, pegue a borda da banheira e faça vários movimentos de um lado para o outro, como se estivesse tentando balançá-la.
Caso a estrutura tenha se deslocado por instabilidade, é necessário inspecionar os suportes e, se necessário, colocar pedaços de tijolo sob a tigela, fixando as novas peças com cola para azulejos ou argamassa de cimento.
Se desejar, as laterais da estrutura são fixadas por meio de um perfil metálico, “colocando-o” em buchas e parafusos. Mas na maioria das vezes os artesãos limitam-se a preencher os vazios com cola para azulejos ou argamassa.
Para maior resistência, as superfícies laterais da banheira adjacentes à parede também podem ser revestidas com adesivo para azulejos. Esta borda adesiva selará as costuras e criará uma forte conexão “banheira-parede”.
Para garantir a instalação correta, primeiro encha completamente a tigela com água e depois abra o ralo. O ideal é que a água escoe rápida e livremente e não haja vazamentos na área das juntas. Se a água não escoar tão rapidamente, há uma distorção.
Acabamento de instalações hidráulicas
O desenho final do encanamento depende apenas do interior da sala e das preferências do mestre.
Ideal para revestimento:
- placas de gesso cartonado resistente à umidade;
- ladrilhos cerâmicos ou grés porcelanato;
- painéis de parede em plástico ou PVC;
- tela decorativa pronta.
O único requisito para o material de revestimento é que seja resistente à umidade.
Os ladrilhos podem ser assentados sobre a mesma argamassa de cimento ou sobre um adesivo especial para ladrilhos. Para aumentar a aderência do material de acabamento às paredes, a superfície deve ser pré-tratada com PVA diluído e adição de areia.
Você pode usar o banheiro assim que a argamassa de cimento e areia estiver endurecida. O período de espera pode durar de dois a cinco dias.
Construção de racks para banheira de aço
O peso do encanamento de aço, ao contrário das banheiras de ferro fundido, é de apenas 50 kg. Mas o peso leve dos encanamentos é um dos principais motivos de sua instabilidade. Os produtos geralmente vêm com pernas.
E portanto instalar tigela de aço pode ser feito de duas maneiras:
- Somente em suportes de tijolo sem pernas e armações adicionais.
- Instalação combinada, que envolve a utilização tanto de suportes de tijolos quanto de pernas do produto.
Os pontos de apoio também podem ser construídos através da construção de um cais.
Ao determinar o que é melhor, uma parede ou postes de suporte, concentre-se na localização do equipamento de encanamento. Se banho de aço fica ao lado de apenas uma parede da sala - construa uma parede.Se a sua bacia for limitada por três paredes do banheiro, então colunas de tijolo são suficientes.
Preparando os materiais necessários
Materiais que você precisa comprar com antecedência:
- tijolos;
- grau de concreto M:400;
- perfil metálico;
- impregnações hidrorrepelentes;
- rolar guerlão;
- adesivo para azulejos.
Guerlain é um material plástico em rolo feito de espuma de polietileno à base de selante betuminoso. O material isola perfeitamente o aço.
Como uma desvantagem significativa das banheiras de aço é o ruído durante o processo de enchimento, para reduzir o ruído, os artesãos recomendam espumar a parte externa das tigelas com espuma de poliuretano. Para espumar uma banheira, são necessários em média 1,5-2 cilindros com volume de 65 litros.
Pernas de apoio para maior altura
Freqüentemente, há o desejo de elevar a tigela acima da distância padrão do topo até o piso nivelado. Isso acontece na realização de reparos se a parte do piso livre de encanamento já estiver equipada com sistema de piso aquecido a água. É necessário caso os construtores se enganem na localização do ralo ou os proprietários queiram ajustar ligeiramente a pequena altura do recipiente.
Ao planejar usar o esquema de instalação em postes ascendentes, o primeiro passo é aparafusar as pernas no fundo da tigela. Para fazer isso, as pernas são inseridas em um orifício especialmente perfurado e fixadas com elementos de conexão.
Determinado o local onde ficará a banheira, começamos a medir o encanamento. Para isso, meça a altura do espaço entre o fundo da tigela e o chão, bem como a largura entre as pernas.Com base nas medidas, são delineadas as localizações dos postes de suporte de tijolos.
A altura das prateleiras é feita de forma que a distância da borda superior da banheira ao chão seja o número necessário de cm - leia mais em este material. Na maioria das vezes, suportes adicionais de um ou dois tijolos são suficientes.
A distância entre as estantes de tijolos erguidas é determinada pelo mesmo tamanho entre as pernas aparafusadas. Mas para canalizações de aço, que se distinguem pela sua leveza e flexibilidade, recomenda-se complementar as colunas baixas com os suportes de tijolo completos acima descritos no meio do tanque.
A forma dos suportes é feita de acordo com as dimensões do fundo da tigela.
Afinal, a configuração das banheiras à venda pode ser muito diversificada:
- oval e chanfrado;
- modelo triangular sob canto;
- retangular com cantos ligeiramente arredondados.
A alvenaria dos suportes é realizada com a mesma tecnologia da construção de estantes para canalizações em ferro fundido.
Se o formato do fundo da tigela permitir que você faça prateleiras, cuja borda superior não tenha uma superfície semicircular, mas plana, você pode usar madeira compensada resistente à umidade para criar um plano de base plano.
Para isso, é formada uma “almofada” de cimento no topo das estantes, cuja camada superior é forrada com folhas pré-cortadas de compensado resistente à umidade.
A cuba da banheira é instalada no topo da estrutura construída assim que a argamassa de cimento dos suportes adquire a resistência necessária.
Espumando uma tigela de aço
A maneira mais conveniente de soprar espuma na banheira é virá-la de cabeça para baixo. Antes de realizar o trabalho, limpe a superfície com um pano úmido ou esponja.A espuma é distribuída em todo o perímetro da tigela, cobrindo gradativamente áreas de 0,5 metros quadrados.
Usando uma pistola especial na aplicação de espuma, você pode reduzir o consumo de material em até uma vez e meia. Com sua ajuda, é conveniente regular a quantidade de espuma que entra e o grau de sua expansão.
Não será difícil cortar o excesso de espuma aplicada quando ela endurecer com uma faca de construção. Ao tratar o fundo da banheira, os locais de instalação nas prateleiras de tijolos devem ser deixados sem espuma. Isso se deve ao fato de que com o tempo a espuma pode ceder e a banheira ficará menos estável.
Vedando lacunas espaciais
Depois de instalada a banheira nos suportes e ligada a ela o sifão e o ralo/transbordamento, iniciamos o processamento dos vãos espaciais.
Para selar as fissuras resultantes e melhorar a aderência das laterais da banheira à argamassa de cimento, os tijolos são revestidos com guerlaína enrolada. A camada de tecido incluída na composição do guerlain atua como uma espécie de compensador entre o corpo da banheira e a argamassa de cimento.
Para eliminar zonas de ar entre as superfícies e melhor aderência dos materiais, o adesivo para azulejos é aplicado ao intercalar em uma camada. A maneira mais fácil de selar pequenas fissuras é com cimento líquido diluído em adesivo para azulejos.
Para aumentar a confiabilidade da adesão entre o fundo da banheira e a alvenaria seca, sopre espuma. As juntas entre as bordas da banheira, a tela decorativa e a parede são seladas com selante transparente.Após o endurecimento, ficará quase invisível.
Características de instalação de banheira de acrílico
Processo instalação de banheiras de acrílico semelhante. Estruturas leves não requerem a criação de uma estrutura de suporte complexa. A versão tradicional da estrutura de suporte para uma banheira de acrílico é uma almofada plana colocada sob o fundo e suportes colunares instalados nas bordas das laterais.
Para criar uma moldura de suporte, de acordo com as dimensões da banheira, trace o contorno da colocação da alvenaria. Neste caso, é importante deixar um espaço centimétrico entre as laterais da tigela e o suporte. É conveniente usar ganchos de instalação em locais onde eles encostam na parede.
Após o endurecimento da solução, o banho é colocado dentro da moldura construída. As lacunas entre a estrutura erguida e as paredes externas da tigela são preenchidas com espuma de poliuretano. Você também pode estar interessado em ler como fazer tela deslizante para banheira.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Dicas para construir suportes e instalar banheira:
Revisão em vídeo da opção de instalação de banheira em tijolo:
Você pode aprender como espumar uma banheira antes da instalação no vídeo a seguir:
Não há nada complicado na construção de estantes e molduras de tijolos. Portanto, ao instalar uma banheira sobre tijolos, você pode usar qualquer um dos métodos descritos. O principal é fortalecer os pontos fracos da banheira, ao mesmo tempo que cria uma estrutura de suporte forte e durável.
Se você ainda tiver dúvidas sobre a instalação de uma banheira em tijolos ou conhecer outro método de instalação confiável e durável, compartilhe seu conhecimento com nossos leitores. Deixe comentários e tire dúvidas no bloco abaixo.
Há alguns anos, instalei suportes de tijolos sob uma enorme e velha banheira de ferro fundido. Quanto esforço isso me custou! Se eu tivesse lido este artigo então! Em primeiro lugar, trabalhei sozinho. Em segundo lugar, instalei os suportes ao longo das bordas das pernas existentes. O chão não estava nivelado e a banheira não podia ser retirada. Não entendo quantos pedaços de tijolo coloquei ali, conseguindo uniformidade, e como não ficou cinza! Minha esposa me pediu para fazer um avental de tijolo na frente, mas eu não tive forças, então acabei instalando uma tela de plástico comum e pronto. O banho continua como estava, isso é o principal.
E nós, como Dmitry, construímos suportes para uma banheira de ferro fundido instalada há muitos anos. Eles foram construídos apenas nos dois lados extremos dos tijolos. Além disso, foram feitos dois suportes verticais em forma de letra “P” invertida, ambos colocados próximos à parede. Não tenho certeza se o suporte foi instalado de acordo com a tecnologia, a altura acabou ficando acima do recomendado aqui. Pode valer a pena adicionar outro balcão de tijolos no meio.
Eu tenho uma banheira de ferro fundido. Há 60 anos que se sustenta por conta própria, sem nenhuma “fazenda coletiva” com tijolos e sabe Deus o que mais. Tudo está bem. Por que tudo isso? Ainda não entendi do artigo.
Porque não existem apenas banheiras de ferro fundido. Eu tenho um de aço e ele cede constantemente com o peso. Agora estou pensando em quais suportes colocar no fundo e os tijolos não são a opção mais “fazenda coletiva”. Mas o ferro fundido pode balançar e precisará de suporte adicional ou de outra coisa. Você nunca sabe quais problemas podem surgir.
Olá.Em primeiro lugar, as pernas nem sempre são de alta qualidade, em segundo lugar, como Egor já observou corretamente, para distribuir a carga e para estabilidade e, em terceiro lugar, muitas vezes fazem isso quando é necessário definir o nível de transbordamento de drenagem, apesar do fato de que a superfície não foi originalmente projetada corretamente para isso.
O tijolo não é a opção mais adequada para a agricultura, até porque pode ser disfarçado com uma tela ou coberto, por exemplo, com ladrilhos.
Eu não diria de forma tão inequívoca que implementar várias soluções práticas para instalar uma banheira não apenas sobre pernas seja “agricultura coletiva”, como você disse. Neste caso isso não é verdade.
O artigo discute opções quando instalar uma banheira com pés é impossível ou não é a melhor solução. Além disso, são consideradas opções combinadas, quando a banheira é instalada não só em suportes, mas também em tijolos ao mesmo tempo.
Nas casas de banho, existem várias soluções de design, engenharia e design, quando simplesmente não é necessário instalar uma banheira sobre pernas. Neste caso, a instalação é realizada utilizando os métodos descritos no artigo. Não vejo nada de errado nisso, são dados conselhos práticos que ajudarão a evitar muitos problemas e deficiências que podem surgir durante a instalação da banheira.