Altura do banho ao chão: padrões, normas e desvios permitidos durante a instalação
A altura entre o piso e a lateral da banheira é extremamente importante na hora de escolher o modelo ideal.É altamente indesejável cometer um erro ao determinar esse tamanho. Afinal, disso depende principalmente a comodidade e segurança de operar a principal instalação higiênica de uma casa ou apartamento. Você concorda?
A altura da banheira em relação ao chão corretamente selecionada é um padrão e garante conforto, além de eliminar situações traumáticas que possam surgir durante os procedimentos de higiene. Nosso artigo apresenta os padrões pelos quais essa característica é determinada. São fornecidas recomendações para instalação.
O conteúdo do artigo:
Revisão dos tipos existentes de banhos
Existe uma grande variedade de banheiras no mercado de encanamento. Você pode comprar um modelo feito de ferro fundido, aço, acrílico ou algo novo, como um produto de pedreira. A escolha é ditada pelo tamanho do banheiro e pelo valor que você está disposto a gastar na compra.
O mais rentável, do ponto de vista económico, é banho de aço. É leve, não cria problemas durante o transporte e seu preço é bastante acessível. A utilização deste material permite dar aos produtos qualquer geometria.
Mas uma banheira de aço não dura muito, pois tem pouca resistência a danos mecânicos. Além disso, não retém bem o calor e é muito barulhento.
Uma banheira de ferro fundido é um clássico. Este produto sólido e confiável é conhecido pela sua durabilidade.Uma banheira pesada de ferro fundido não possui uma grande variedade de formatos, embora existam soluções de design originais. A água contida nele retém o calor por muito tempo. Uma banheira de ferro fundido custa 2 ou até 3 vezes mais que uma de aço.
Esses dois tipos tradicionais de produtos sanitários começaram a substituir as banheiras de acrílico, que surgiram no mercado muito mais tarde, mas ganharam grande popularidade. Eles são mais leves que seus antecessores, mas retêm bem o calor. Produtos de alta qualidade feitos com este material podem durar 10, 20 ou mais anos.
A vantagem dos modelos acrílicos é a variedade de cores e formatos, mas um grande número de linhas intrincadas reduz as características de resistência. Não há poros na superfície do acrílico, portanto os patógenos nunca se multiplicarão no banheiro.
Comparação de características técnicas e desempenho banheiras de ferro fundido e acrílico é fornecido no artigo a seguir, que recomendamos que você leia.
Uma novidade no mundo dos produtos sanitários é uma banheira feita do material compósito quaril, que inclui aditivos acrílicos, quartzo e polímeros. Servir banhos de quaril por muito tempo e justificam plenamente seu alto preço.
Esse material estábulo Para ultravioleta, higiênico, Com duro superfície. Os modelos são mais pesados que os de acrílico - pesam aproximadamente 50 kg. O custo dos produtos é elevado porque são produzidos apenas na Europa.
Além das variedades listadas, existem banheiras de madeira, pedra natural e artificial. Seus tamanhos são regulados por normas e padrões comuns a todos os produtos.
O que o SNiP recomenda?
Processo instalação de banho - um trabalho difícil e responsável que exige o cumprimento de normas técnicas. Em primeiro lugar, é necessário manter um parâmetro como a altura da superfície do piso. SNiP recomenda 0,6 m para qualquer tamanho de banheira.
Este valor não depende da localização da tigela. Pode ser colocado contra a parede se o quarto for pequeno ou no meio quando o banheiro for espaçoso. O principal é que haja espaço livre ao redor - pelo menos 1 M. O SNiP também limita a altura da soleira do banheiro - não deve ser superior a 3 cm.
Há exceções ao padrão estabelecido - as banheiras em hospitais e instituições infantis são elevadas a uma altura 10 cm menor que o parâmetro estabelecido pelas normas.
O padrão de 60 cm não é rígido e inabalável para as condições domésticas. A altura não pode ser a mesma para todos os membros da família, portanto é permitido um desvio de 100 mm, tanto no sentido menor quanto no maior. É importante sentir-se confortável ao entrar e sair do banho.
Instalação de banheiras de diversos materiais
A altura de instalação da tigela deve ser determinada antecipadamente. Para isso, é preciso focar em informações como a altura do menor membro da família.
Regras gerais de instalação
Este parâmetro também é afetado pelo tipo de revestimento da parede. Se você escolher ladrilhos, é aconselhável saber o tamanho dos ladrilhos. A uma altura regulada pelo SNiP, podem ser colocadas 2 a 3 fiadas numa área de 0,6 m sem deixar resíduos.
A instalação correta da fonte envolve:
- Sua posição é estritamente horizontal.Isto é controlado por meio de um nível colocado ao longo da lateral da banheira em contato com a parede.
- O ângulo criado pela lateral e pela parede deve ser de 90⁰. Portanto, será necessário um grande triângulo para verificar constantemente se esta condição é atendida.
É mais fácil garantir que as laterais fiquem horizontais usando espaçadores metálicos em forma de placas com parâmetros 100x100x5 mm.
A sua presença sob os suportes é obrigatória se a banheira for instalada sobre uma base menos dura que a betonilha. Pode ser piso de madeira ou parquet laminado. Neste caso, sem elementos de rigidez adicionais, o recipiente cederá durante a operação.
Na hora de escolher a altura da banheira, lembre-se também que embaixo do fundo haverá sifão com selo d'água. Para o seu funcionamento normal é necessário um espaço livre de cerca de 150 mm.
As nuances da instalação de encanamentos de ferro fundido
É especialmente importante selecionar a altura do chão antes instalação de banho de ferro fundido. Como seu peso é bastante impressionante, é difícil ajustar este parâmetro após a instalação. As pernas dessa tigela são geralmente sólidas e costumam ter um design requintado.
Uma banheira de ferro fundido com pés ornamentados com gravuras ou ornamentos é uma opção clássica. Ela pode ficar em patas de leão ou em suportes em forma de pétalas ou trepadeiras. Os suportes são fixados rigidamente ao corpo. Eles são fixados com cunhas metálicas completas ou parafusos de acoplamento.
Se incluído banho de ferro fundido estão incluídos suportes não ajustáveis, a altura é ajustada aparando-os e depois lixando-os.
A superfície onde o produto será instalado deve ser resistente e nivelada. Se o piso não for suficientemente duro, são colocadas almofadas de metal com diâmetro de 5 cm e espessura de pelo menos 5 mm sob as pernas.
Ao instalar o container em piso escorregadio, seus suportes são fixados com cola polimérica impermeável. Se o desenho das pernas permitir o ajuste de altura, o parâmetro é ajustado com parafusos de ajuste e depois apertado com porcas de fixação. Alinhe corretamente a tigela de um lado e de uma extremidade.
Uma moderna banheira de ferro fundido em uma das pernas ou no fundo possui um ilhó especial para conectando o fio terra. Se este elemento estiver disponível, será necessário retirar o isolamento para que o cabo se encaixe perfeitamente no ponto de conexão. Então só falta fixar o condutor com um parafuso.
Os modelos da imagem antiga não podem ser fundamentados usando um esquema tão simplificado - eles não têm um ouvido especial. Na época em que foram produzidos, o aterramento era natural - a banheira era ligada ao solo por uma rede de abastecimento de água em ferro fundido.
Como muitas pessoas substituíram o ferro fundido por plástico, o aterramento natural deixou de funcionar. Portanto, para o aterramento, faça você mesmo um furo na área onde as pernas ficam fixadas no fundo do contêiner. É necessário usar um nível de construção durante a instalação para garantir que as laterais da tigela fiquem paralelas ao chão.
Se, após o ajuste final, o produto precisar ser movido, isso poderá ser feito com batidas suaves. Realize manipulações apenas com os suportes mais próximos dos demais em relação aos pontos de movimento.
Ajustando a altura do banho de aço
Embora uma banheira de ferro fundido possa ser instalada até mesmo no meio da sala, uma tigela de aço deve ser adjacente às paredes. Antes de instalá-lo e nivelá-lo em altura, é necessário revestir as paredes. Dos métodos existentes de fixação de banheiras de aço, os suportes com revestimentos autoadesivos são considerados os mais seguros e confiáveis.
Ao instalar pernas com parafusos de aperto, pode ocorrer descascamento do esmalte tanto ao apertar os fixadores quanto durante a operação.
Autoadesivo, ajustável, seguindo o contorno do fundo da tigela, as pernas estão sempre emparelhadas. Eles têm formato de canal e uma ligeira deflexão na base. Os fixadores estão localizados aqui – parafusos de ajuste equipados com pontas de plástico.
As pernas particularmente confiáveis para uma tigela de aço são curtas, mas possuem parafusos longos para ajuste. A própria banheira é instalada contra paredes retas, ainda não acabadas, pré-impregnadas com um impermeabilizante.
Antes instalação de uma nova banheira de aço faça um encaixe das pernas autoadesivas nos locais onde elas se unem à tigela. Neste caso, o primeiro é instalado a uma distância de cerca de 30 mm do furo de drenagem. O segundo está em uma superfície plana na borda oposta.Antes disso, os pontos de contato são limpos com álcool ou solvente contendo acetona para fins de desengorduramento.
A sobreposição é levemente aquecida com secador de cabelo. Em seguida, retirada a película protetora, instale os suportes exatamente de acordo com as marcações e pressione bem. Coloque as porcas de fixação nos pinos de ajuste e insira-as cuidadosamente nas pontas de plástico até que parem. As nozes são movidas perto das pontas. A unidade montada é conectada aos suportes.
Após a instalação da banheira em local permanente, ela é primeiro nivelada em termos de nível e altura. Em seguida, prossiga para o alinhamento preciso. Para fazer isso você precisará de 4 cunhas de madeira. Eles são inseridos entre as paredes e a lateral da banheira de forma que as bordas fiquem ligeiramente salientes.
A lateral é coberta com fita de papel. Em seguida, a lacuna resultante é espumada usando um balão com bico estreito. Após o endurecimento da espuma de poliuretano, remova as cunhas de madeira com um alicate. Resta cortar a espuma restante e eliminar a folga desaparafusando os pinos de ajuste.
Prossiga para a próxima etapa - acabamento. Cubra a tigela com uma película protetora e coloque ladrilhos nas paredes e no chão. Depois disso, as pernas são puxadas manualmente de forma que a banheira adira bem à parede.
Prenda as porcas, torcendo-as firmemente nos suportes. Para verificar o correto ajuste da altura da banheira, são feitas medições em quatro pontos da lateral ao chão. A diferença nas medidas não deve exceder 4 mm. Se esta condição for violada, o ajuste será realizado novamente.
Características de montagem de um modelo de acrílico
As banheiras de acrílico são frequentemente equipadas com uma estrutura de metal. Existem pernas ajustáveis aqui, com as quais você pode selecionar facilmente a altura da tigela de polímero. O conjunto fornecido inclui perfis metálicos de diversos tamanhos, que já possuem furos de montagem, 4 pés, 4 suportes em forma de pino, 4 rolamentos axiais, 16 porcas, parafusos auto-roscantes.
Inicialmente instalações de banho de acrílico a moldura montada é instalada no meio do centro do fundo da tigela, localizada no chão de forma invertida. As pernas estão presas à estrutura. Dois suportes são fixados na parte inferior, três ao longo da borda frontal e mais dois ao longo da parede. Ajuste as pernas na altura necessária.
A banheira é virada e verificada a horizontalidade por meio de um nível. Se não houver desvios, conecte o sifão. O próximo passo é fixar a borda da banheira nas paredes. Isso é feito usando ganchos ou cantos especiais. Por fim, é instalada uma tela decorativa.
Quando não há moldura de perfil metálico, a tigela é instalada sobre tijolos, a partir dos quais é feita uma estrutura em forma de pódio. Às vezes, para não sobrecarregar o teto, as colunas são feitas de tijolo em vez dessa estrutura volumosa. Pode haver dois ou três deles - tudo depende do comprimento do modelo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Demonstração das regras de instalação do banho:
Vídeo nº 2. Sobre as nuances que surgem durante a instalação de uma banheira:
Não há requisitos rígidos para o cumprimento de tamanhos como a altura da lateral do banheiro em relação ao chão. Os padrões existentes são de natureza bastante consultiva. Para fazer a escolha certa, você deve partir não apenas desses parâmetros, mas também das circunstâncias individuais.
Como você determinou a altura ideal da borda da banheira antes de comprar acessórios de encanamento? Conte-nos sobre as orientações que foram decisivas para encontrar o melhor modelo. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e publique fotos sobre o tema do artigo.
Sempre acreditei que a altura da banheira em relação ao chão é padrão, não muda e não deveria mudar. Afinal, se acontecer alguma coisa, o encanador deve ter acesso aos canos. Mas aí minha mãe adoeceu e ficou difícil para ela entrar em uma banheira comum por causa da altura das laterais. Comprei outro modelo e instalei em uma moldura com altura mínima permitida de 150 mm, ficou mais fácil.