Frigoríficos “Minsk”: revisão da gama de modelos + análise de avarias frequentes
Os eletrodomésticos fabricados na Bielorrússia distinguiam-se pela qualidade e durabilidade invejáveis, pelas quais foram muito valorizados no território primeiro da URSS e depois no chamado espaço pós-soviético.
Em algumas casas ou dachas ainda é possível encontrar uma geladeira Minsk, apesar de a última ter sido lançada há mais de uma década. O que há de bom neste equipamento e como consertá-lo? Nós vamos descobrir.
O conteúdo do artigo:
Características dos refrigeradores da marca
A história do surgimento das unidades de refrigeração da marca Minsk começou em 1959, quando, por ordem do governo, a Fábrica de Equipamentos de Gás da capital da Bielo-Rússia deveria iniciar a produção de equipamentos de refrigeração doméstica.
O primeiro dispositivo com o nome Minsk foi lançado em 1962. Mais tarde, nomeadamente em 1977, foi organizada a associação Atlant, que, para além da fábrica de Minsk, incluía também uma fábrica de máquinas-ferramenta em Baranovichi.
Isso foi importante porque eles foram feitos aqui compressores para unidades de refrigeração. A Atlant prestou grande atenção aos desenvolvimentos técnicos e à sua implementação em novos modelos.
Portanto, não é por acaso que foi aqui que apareceu o primeiro refrigerador soviético de duas câmaras.Claro, marcas de Minsk. Para a época, tornou-se um verdadeiro avanço e desfrutou de uma demanda sem precedentes.
Mais tarde a associação inicia a produção unidades de refrigeração Atlant. Gradualmente, os nomes Minsk e Atlant se fundiram e, por algum tempo, os produtos foram produzidos sob o nome duplo.
Hoje nas lojas você encontra com mais frequência a marca Atlant, às vezes o segundo nome pode ser atribuído a ela “à moda antiga”. Oficialmente, os produtos bielorrussos são agora chamados de Atlant, mas na verdade ainda é o mesmo e velho Minsk.
Características gerais dos modelos do fabricante
A gama de unidades de refrigeração da marca Minsk é bastante ampla. Todos os dispositivos se distinguem pela alta eficiência de produção de frio e consumo econômico de energia.
Eles são extremamente fáceis de usar e vêm em uma variedade de cores. A maior parte do equipamento é de pequenas dimensões, o que permite a sua colocação mesmo numa cozinha muito pequena.
Dentre as características tecnológicas, vale destacar soluções de design simples. Os dispositivos são equipados com um, raramente com dois compressores.
A última opção foi usada para sistemas de duas câmaras. Para funcionar, eles foram bombeados com refrigerante ecologicamente correto, mas hoje obsoleto.
Nenhum dos dispositivos de Minsk tinha sistema anti-gelo instalado, o que simplifica muito o seu reparo.
Em suas unidades, a fábrica de Minsk instalou um sistema de degelo por gotejamento, ou como também é chamado de sistema de degelo “choro”. Pressupõe a presença de drenagem que remove a umidade acumulada no compartimento refrigerador.
Nenhum sistema de degelo foi utilizado para o compartimento do freezer. Foi descongelado manualmente à medida que o gelo se acumulava. A eletrônica também nunca foi usada em sistemas de controle de equipamentos.
Avaliações de usuários sobre equipamentos da marca
Os proprietários falam positivamente sobre as unidades de refrigeração do fabricante bielorrusso. Graças ao design simples, não há praticamente nada para quebrar no aparelho e, se ocorrer uma avaria, você pode tentar consertar sozinho.
Graças à simplicidade do design e à alta qualidade dos componentes e da montagem em geral, os dispositivos de Minsk são confiáveis e duram muito tempo. É esse fato que é apreciado por inúmeros usuários de tecnologia.
Muitas vezes há casos em que uma geladeira funcionando corretamente foi descartada apenas porque era moralmente obsoleta. Porém, mais tarde, os proprietários às vezes se arrependeram, pois nem sempre é possível obter a mesma confiabilidade e durabilidade de novos dispositivos.
Mau funcionamento típico de vários modelos
Com o tempo, podem ocorrer problemas com o funcionamento das unidades de refrigeração.
A prática mostra que os seguintes problemas surgem com mais frequência:
- O compartimento do congelador está funcionando normalmente, mas o compartimento do refrigerador está a uma temperatura anormalmente alta.
- A parede posterior do compartimento frigorífico congela, após a retirada do gelo ele reaparece.
- O compartimento frigorífico funciona bem, mas o compartimento congelador não congela.
- O compressor não arranca ou funciona sem desligar.
- O aparecimento de água no interior dos compartimentos de trabalho, o crescimento de uma camada de neve no evaporador.
- O compressor dá partida, mas depois de algum tempo desliga aleatoriamente.
- A unidade não mostra sinais de vida.
As razões para esses problemas podem variar. A maneira mais fácil de identificá-los é conhecer os pontos “doentios” do seu modelo.
Os artesãos que trabalham com dispositivos de Minsk identificam avarias características de um grupo de modelos específicos. Convidamos você a considerá-los com mais detalhes.
Grupo #1 - Minsk mxm 130, 131, 151, 152, 161, 162
Para esses modelos, um problema típico é o congelamento do painel traseiro do refrigerador. Na maioria das vezes, o gelo aparece na área do evaporador, no lado esquerdo da placa.
Um bloco de gelo congela constantemente aqui, que derrete quando o dispositivo descongela, mas congela novamente. Assim, o proprietário tem que descongelar o aparelho cada vez com mais frequência. O problema só piora com o tempo.
A taxa de formação de gelo e sua quantidade aumentam gradualmente. Se não forem tomadas medidas, o gelo começa a “agarrar” as prateleiras, tirando o volume útil do aparelho.
Na tentativa de se livrar do gelo, algumas donas de casa o quebram com uma faca, o que pode quebrar o evaporador. Este é um problema mais complexo que requer soldar a parte danificada, substituir o filtro e carregar o sistema com refrigerante.
Grupo #2 - Minsk mxm 260, 268, 2706, 2712
Estes são dispositivos de duas câmaras com posição de freezer superior. Seu “ponto problemático” é o entupimento do sistema capilar.
Isso acontece porque o R134A, um refrigerante propenso a entupimento, circula em seus circuitos.
Quando misturado com uma pequena quantidade de óleo de motor, forma pequenos “coágulos sanguíneos” que impedem o funcionamento do sistema. Isso se manifesta da seguinte maneira.
O congelador continua a funcionar normalmente, mas às vezes começa a congelar mais do que o necessário. A temperatura no compartimento frigorífico aumenta constantemente.
O aumento da temperatura pode ser acentuado, mas às vezes uma camada de neve aparece primeiro. Ele derrete rapidamente à medida que a temperatura se torna inaceitavelmente alta.
Para resolver o problema, o tubo é purgado, fazendo com que o coágulo escape para o evaporador.
Grupo #3 - mau funcionamento Minsk 15m
Este modelo falha com bastante frequência termostato, o que requer sua substituição. O compressor pode quebrar. Além disso, muitas vezes há vazamento de refrigerante do evaporador do freezer.
Neste último caso, o evaporador fica coberto por uma camada de gelo e a temperatura no compartimento frigorífico aumenta.
Infelizmente, nem sempre é possível detectar a localização do vazamento e o evaporador tem que ser substituído.Na melhor das hipóteses, a parte danificada está devidamente vedada.
Grupo #4 – Minsk mxm 126, mxm 1607, 1609
O calcanhar de Aquiles do modelo número 126 é o termostato.. Se a unidade funcionar de forma cíclica, ou seja, desliga/liga periodicamente, mas a temperatura no compartimento frigorífico está inaceitavelmente alta e o compartimento congelador funciona normalmente.
Muito provavelmente, o termostato falhou e terá que ser substituído por um novo.
Os modelos com as designações de nomenclatura 1607 e 1609 apresentam dois problemas principais. O primeiro é um tubo capilar entupido, o segundo é um vazamento de refrigerante que ocorreu na parte espumosa do equipamento.
Em ambos os casos, o compartimento frigorífico deixa de funcionar, mas o congelador continua a funcionar durante algum tempo. Mas aos poucos também para de funcionar.
A principal diferença é que se houver vazamento o compressor continua funcionando e não há frio em ambos os compartimentos.
Auto-reparação de unidades Minsk
Ao decidir ir por conta própria realizando trabalhos de reparo, você precisa entender que uma geladeira é uma unidade complexa. Para diagnosticar e corrigir problemas, você precisará de conhecimento e experiência especiais.
É altamente desejável que eles existam. Caso contrário, reparos não qualificados só podem agravar a situação a ponto de você ter que adquirir novos equipamentos.
Se você tiver as habilidades e a experiência, poderá tentar resolver o problema sozinho. Vamos falar sobre como reparar problemas típicos em dispositivos da marca Minsk.
Problema nº 1 – tubo capilar entupido
Esta é uma operação trabalhosa que requer precisão, por isso é aconselhável diagnosticar o seu refrigerador com a maior precisão possível.
Então, ligamos a unidade e pegamos o tubo de descarga na mão. Vamos ver, se a princípio ele esquenta ativamente, mas literalmente depois de três ou quatro minutos começa a esfriar, provavelmente há um bloqueio.
Um diagnóstico semelhante pode ser feito se o capacitor estiver apenas parcialmente aquecido.
Agora limpe cuidadosamente o condensador com um pano úmido, limpando-o de sujeira e poeira que impedem o dispositivo de resfriar totalmente a mistura de gases.
Se depois disso parte do condensador permanecer fria e nem esquentar um pouco, isso significa que um coágulo sanguíneo no capilar está impedindo que o gás resfriado se mova mais. Após a limpeza do condensador, o refrigerador pode parar de gerar frio.
Isso se explica pelo fato de que a pressão no elemento limpo diminuirá, portanto, a mistura passará pior pelo bloqueio no tubo. O diagnóstico mais preciso só pode ser feito após a abertura do sistema.
Os mestres alertam que isso só deve ser feito por quem possui certos conhecimentos e adquiriu as ferramentas necessárias. Então, você precisa abrir o tubo de enchimento e conectar um manômetro a ele.
Agora você precisa ligar o compressor. A pressão nesta fase não deve ser negativa. Desligue o motor. Se a pressão permanecer a mesma ou aumentar, mas muito lentamente, o capilar está entupido.
Cortamos o capilar do filtro e damos uma olhada.Se o refrigerante começar a sair do filtro sob pressão, o tubo está entupido.
Você pode começar a limpar o sistema. Um ponto extremamente importante. Os mestres lembram que para o procedimento é necessário usar apenas óleo “nativo”.
Não deve haver solventes, lavagens ou outros produtos químicos. Somente óleo do tipo já utilizado no sistema. Lembramos que pode ser água sintética ou mineral.
É terminantemente proibido misturá-los, pois isso resultará na formação de flocos que obstruirão ainda mais o capilar. Depois de preparar tudo o que é necessário, começamos a trabalhar. Primeiro, descongele completamente a geladeira.
Soldamos o tubo da prensa hidráulica ao capilar. Encha a prensa com óleo previamente preparado.
Os especialistas recomendam ter uma prensa separada para cada composição. É caro, mas não garante problemas após a limpeza.
Pressione suavemente o óleo com uma prensa. Fazemos isso até sentirmos que a alça da prensa se move com facilidade e sem esforço. Normalmente, 5-6 bombeamentos são suficientes para a limpeza.
Agora é aconselhável purgar o tubo com nitrogênio. Se isso não for possível, os especialistas aconselham soldar um compressor de geladeira ao filtro e ligá-lo durante a purga.
Em seguida, você deve trocar o filtro e soldar o sistema. Depois disso, é evacuado e preenchido com refrigerante. É muito importante seguir rigorosamente as condições técnicas e preencher uma norma de mistura de gases estritamente definida. A reforma está completa.
Problema nº 2 – congelamento do painel traseiro
O problema ocorre devido a uma violação do isolamento térmico do compartimento frigorífico.Por diversos motivos, a condensação se acumula na área do evaporador, destruindo gradativamente o isolamento térmico.
O reparo propriamente dito consiste em restaurá-lo. É realizado da seguinte forma. Para começar, a unidade é desconectada da rede e totalmente descongelada. Em seguida, as portas são seladas com fita adesiva.
Depois disso, o equipamento é colocado no suporte com a porta abaixada. Agora você precisa desparafusar cuidadosamente os três parafusos que prendem o capacitor. O último quarto parafuso está afrouxado, mas não removido.
Desta forma a peça pode ser movimentada na diagonal, acessando a área com isolamento rompido. Realizamos pesquisas sobre materiais isolantes. Para fazer isso, pressione-o com o dedo.
Se isso deixar uma depressão da qual escorre umidade, o material foi destruído. Deve ser removido com muito cuidado. Para fazer isso, pegue uma espátula de madeira e use-a para remover o isolamento danificado.
Pode parecer que será mais fácil realizar esta operação com uma faca. Mas isso pode danificar os tubos e o evaporador, e é completamente desnecessário. Raspe cuidadosamente o isolamento e alcance a parede interna do compartimento de refrigeração.
Se houver manchas levemente úmidas nas bordas da área removida, não há problema. Eles precisam ser secos com secador de cabelo. Importante: isso só pode ser feito se houver pouca umidade e ela não tiver penetrado profundamente.
Alguns modelos de unidades são equipados com a chamada “bota de feltro” ou uma protuberância oval no painel traseiro. O isolamento ao redor é cuidadosamente aparado com uma faca e removido. Isso é muito fácil de fazer.
Após a remoção de todo o isolamento danificado, procedemos à limpeza dos anéis espaçadores. Eles estão localizados no tubo do evaporador. Remova-os com cuidado e limpe-os.
Os artesãos alertam que a área por onde o tubo entra no compartimento é isolada com uma manga. Além disso, há outro plug logo abaixo. Eles devem ser manuseados com extremo cuidado, caso contrário o selo pode ser facilmente quebrado.
Após a limpeza, os anéis são recolocados no lugar. Pegamos o selante e isolamos cuidadosamente a área de entrada do tubo e o tampão.
A próxima etapa é a restauração do isolamento. Se o modelo tiver bota de feltro, será necessário preparar um molde para preenchimento. É feito de chapa lisa e repete completamente a configuração da peça cortada.
Para os demais aparelhos, basta levar um pedaço de papelão cujo tamanho corresponda ao fragmento retirado.
A seguir, prepare a mistura. Normalmente, uma composição de dois componentes é usada para isolamento térmico. Os componentes são colocados em um recipiente comum e bem misturados por meio minuto.
Você pode usar uma furadeira elétrica para essa finalidade. A composição preparada é despejada na reentrância do isolamento, coberta primeiro com filme e depois, dependendo do modelo do aparelho, com forma preparada ou papelão.
Uma carga é colocada em cima. Basta esperar que a composição endureça, o que leva cerca de meia hora. Em seguida, retiramos a carga, retiramos o filme e inspecionamos com muito cuidado o isolamento resultante em busca de possíveis defeitos.
Podem ser poros muito grandes ou áreas vazias. Se houver, preparamos uma nova porção da composição e removemos as deficiências.Recebido um isolamento de alta qualidade, passamos à fase final.
Retiramos o excesso de espuma com faca, limpamos cuidadosamente todas as irregularidades e saliências com lixa. Pegamos fita adesiva e selamos cuidadosamente toda a área reparada. Depois disso, você pode colocar o capacitor no lugar.
Em seguida, colocamos o aparelho na posição vertical, retiramos a fita e conectamos o aparelho. É importante compreender que restaurar o isolamento é um processo trabalhoso. Se você não está confiante em suas próprias habilidades, é melhor convidar um especialista.
Problema nº 3 – falha na vedação
Substituir ou consertar a vedação de borracha da porta é um dos mais simples, mas esse trabalho é muito procurado. Com o tempo, a vedação de borracha seca, racha e cumpre suas funções de maneira muito pior.
Como resultado, a camada de neve dentro do freezer começa a congelar rapidamente, razão pela qual o descongelamento deve ser feito cada vez com mais frequência. Primeiro, você pode tentar trazer o selo de volta à vida.
Leia mais sobre como descongelar uma geladeira. Avançar.
Talvez não tenha perdido a elasticidade, apenas tenha ficado deformado. Pegamos um secador de cabelo e aquecemos cuidadosamente a borracha. Endireitamos cuidadosamente o fragmento aquecido, devolvendo-o à sua forma original.
Fazemos tudo com muito cuidado, pois o superaquecimento acidental pode fazer com que a borracha derreta ou perca completamente a elasticidade e a forma. E então só falta substituir a vedação. Se tudo mais falhar, prossiga para a substituição da peça.
É melhor comprar um selo original projetado especificamente para o seu modelo. Infelizmente, isto é praticamente impossível para as unidades de Minsk. Portanto, você deve encontrar nas lojas um selo com características semelhantes.
Talvez a melhor opção seja um elemento de qualquer modelo de Atlanta. Depois de preparar um novo selo, você pode começar a desmontar o antigo.
Primeiro você precisa removê-lo cuidadosamente da porta. Existem opções aqui. Dependendo da montagem utilizada, isso pode ser feito de diferentes maneiras. A junta fixada em ranhuras especiais na porta é levantada com uma chave de fenda e removida.
O selante colado é cuidadosamente removido do seu lugar. Se a peça for aparafusada com parafusos auto-roscantes, desparafuse-os e retire a borracha. Após a desmontagem, a porta é limpa, lavada e bem seca.
Depois disso, eles começam a instalar uma nova junta. Ele é anexado da mesma forma que o antigo. Embora alguns artesãos tenham certeza de que a melhor opção neste caso é a instalação com parafusos auto-roscantes. Eles são presos por um elástico.
Se a junta anterior já foi fixada desta forma, os fixadores deverão ter um diâmetro um pouco maior, pois os furos para eles provavelmente estão quebrados.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como ajustar corretamente o termostato:
Sutilezas de reparar o relé de inicialização:
Tutorial em vídeo sobre como restaurar a vedação da geladeira:
As unidades de refrigeração de Minsk são confiáveis, geram bem o frio e funcionam por muito tempo. Apesar de sua produção ter sido descontinuada há muito tempo, eles continuam a funcionar em muitas casas.Com o tempo, podem surgir problemas que podem ser facilmente corrigidos por um técnico experiente.
Se você quiser tentar consertar o equipamento sozinho, precisará calcular muito bem sua resistência. Na maioria das vezes, em caso de falha, o refrigerador deve ser substituído por um novo.
Você tem experiência no uso de refrigeradores Minsk? Deixe seus comentários e compartilhe sua experiência no bloco abaixo.
Por muito tempo tivemos a geladeira Atlant MXM-162. Não sei exatamente desde que ano, mas durante quase vinte anos servi fielmente. Um refrigerador confiável com um grande compartimento congelador, separado do compartimento refrigerador. De vez em quando, forma-se gelo nas paredes; é preciso descongelá-lo de vez em quando. Mas mesmo assim a geladeira merecia boas avaliações. Não era particularmente barulhento e estava congelando mesmo no tempo mais quente. Só que o tempo passou, surgiram modelos mais funcionais. Embora mesmo agora eu colocaria Minsk/Atlant com segurança em algum lugar do país.
Meu casaco de pele estava gelado na parede dos fundos do Minsk porque a porta parou de fechar com força. Acontece que a porta havia cedido e estava presa em uma tira de plástico na parte inferior. Tentei ajustar a inclinação da porta, mas já estava ajustada ao máximo, tive que retirar essa barra, perdeu-se o aspecto da geladeira sem essa barra, mas a porta agora fecha bem. Se ceder mais, tentarei mover as portas para o outro lado.
Olá. Precisamos procurar a causa do afundamento. Não é uma questão de que lado está a porta.
Em primeiro lugar, verifique se o seu refrigerador está nivelado, por que ocorrem tais distorções que a porta já começou a prender no suporte inferior.
Em segundo lugar, tente descarregar a porta; você não pode colocar muita comida lá dentro. E se tudo mais falhar, tire-nos várias fotos detalhadas da sua porta e da localização da geladeira de diferentes ângulos. Definitivamente tentaremos ajudá-lo.
A retirada de umidade/água do compartimento da geladeira não funciona, vejo um orifício para retirada do excesso de umidade, mas parece que está entupido ou algo mais, toda a água se acumula no fundo da câmara. O que pode ser feito sobre isso?
A geladeira MINSK 11 funcionou por 15 anos. Só este ano parou de funcionar porque o enrolamento do motor queimou. A solução para o problema de drenagem do excesso de água descongelada é instalar uma mangueira de gás de borracha em vez de uma mangueira curta de silicone. com bico para garrafas de 5-2 litros. Uma mangueira é inserida em um tubo com diâmetro de 15 mm e comprimento de 135 cm.
Encomendei um selo para a geladeira Minsk-15m. Eles entregaram para Minsk-268! As dimensões de 550 por 1000 são as mesmas, mas a espessura e a aparência são alarmantes! O selo antigo tem 20 mm. E o novo tem 15mm, não sei se será possível conseguir estanqueidade após a instalação! É fixado com parafusos auto-roscantes, não sendo mais possível entregar a mercadoria ao vendedor.
Tenho uma geladeira Minsk MHM 260. Não consigo entender o que está acontecendo com o descongelamento. Acontece que quando descongela sai água por baixo da porta. Coloco uma toalha no fundo e troco quando fica molhada . Entendo que isso não deveria acontecer. Aparentemente, os orifícios de drenagem estão entupidos. Não quero colocar nada lá. Você pode recomendar alguma coisa? Sinceramente…