Como fazer prateleiras para balneário com as próprias mãos: instruções detalhadas, desenhos, montagem e operação
Sauna a vapor - coração banhos, no qual estão instalados 2 elementos importantes: forno e prateleiras.Um aquece, o outro senta ou deita, tomando banho. E se tudo estiver claro com o fogão - ele deve aquecer o ambiente até uma certa temperatura, então é preciso arrumar a prateleira de madeira. Principalmente se a tarefa for fazer prateleiras no balneário com as próprias mãos.
O conteúdo do artigo:
Escolhendo um material durável para uma prateleira de banheiro
O material clássico para fazer uma prateleira de banheiro é a madeira. Eles ainda não encontraram um substituto para ele. Portanto, não há necessidade de retomar sua busca por materiais modernos. Você só precisa saber que tipo de rocha usar para esta estrutura.
Mais frequentemente, as prateleiras são feitas de choupo, amieiro ou tília. Causas:
- alta densidade de fibras por unidade de volume;
- baixa condutividade térmica do material;
- as resinas estão presentes na madeira, mas em pequenas quantidades;
- tolera facilmente altas temperaturas.
Recentemente, uma espécie africana chamada abashi apareceu no mercado russo de madeira. O preço é alto, as características são inferiores às do álamo tremedor.
Das espécies coníferas, você pode usar o cedro. Contém resina, que começará a se soltar em altas temperaturas, o que afetará negativamente a qualidade de uso da prateleira do balneário.
Para evitar isso, você precisa escolher a madeira de cedro certa. Normalmente, a resina está presente nos locais onde o tronco principal encontra os galhos. Ou seja, quanto menos nós houver no material, menor será a descarga de resina.
Características por espécie de madeira:
- Aspen.É importante escolher um material de alta qualidade para uma prateleira de banheiro, pois as placas de álamo tremedor podem esconder defeitos invisíveis, que se tornarão visíveis sob a influência das mudanças de umidade e temperatura. E isso afetará posteriormente a qualidade da prateleira do balneário.
- Linden é a melhor opção. O material é lindo, mantém sua suavidade por muito tempo e é fácil de processar, o que é importante na hora de construir uma estante com as próprias mãos. Exala um cheiro agradável.
- Amieiro. Tem sido usado desde tempos imemoriais. Podemos dizer que se trata de uma madeira tradicional utilizada em banhos. Praticamente não absorve umidade, por isso raramente racha. Se você faz prateleiras para banheiro com as próprias mãos para uma longa vida útil, então esta é uma das melhores opções. O amieiro pode ser preto ou claro, a cor praticamente não muda com o tempo.
- Bétula. A madeira desta árvore é a mais barata. E embora a bétula seja considerada uma madeira para móveis, ela não durará muito em condições extremas de banho. Rachaduras, empenamentos e descascamentos são apenas algumas das coisas que você pode esperar.
- O carvalho é o mais forte e durável, mas caro, por isso sua popularidade entre os proprietários de balneários é baixa.
- O bordo não é o tipo de madeira mais popular para banhos. Ele é simplesmente subestimado. Suas vantagens: não tem medo de umidade, ampla gama de tonalidades, textura bonita, longa vida útil, preço no segmento médio.
- O cedro também custa muito dinheiro, mas não é inferior em resistência ao carvalho. Suporta facilmente alta umidade e temperatura do banho, sob a influência das quais emite um cheiro agradável.
- Larício. Vantagens: alta resistência e densidade, não tem medo de alta umidade e temperaturas, longa vida útil (outras raças não se comparam a ela). As desvantagens são duas: preço alto, dificuldade de processamento.Este último é importante se a prateleira for feita à mão.
Instruções passo a passo
Em primeiro lugar, é necessário escolher o tipo de prateleira. Há três deles:
- banco, também conhecido como banco;
- cama;
- espreguiçadeira.
Estes últimos começaram a ser instalados em balneários em homenagem à popularidade, embora sua praticidade seja baixa. Os outros dois geralmente são organizados em uma prateleira. Os bancos são instalados na parte inferior e as espreguiçadeiras na parte superior. Por exemplo, se as prateleiras forem uma estrutura de dois níveis, as duas prateleiras inferiores serão bancos e a superior será um sofá. Uma espreguiçadeira é uma prateleira larga onde você pode deitar e relaxar. Lá acontecem os procedimentos de banho - chicoteiam com vassouras, lavam, etc.
Quanto ao passo a passo, após escolher o tipo de prateleira você precisa decidir o tamanho estrutura de madeira... Aqui tudo depende do tamanho da sauna a vapor do balneário e do local de instalação da estrutura. É melhor fazer um desenho em escala, onde sejam indicadas as dimensões e a localização.
A seguir, são adquiridos os materiais necessários nas quantidades indicadas no desenho. Isto se aplica não apenas à madeira serrada, mas também aos fixadores e impregnações. A última etapa é a montagem da estrutura.
Escolhendo um desenho e design
Antes de fazer prateleiras no balneário com as próprias mãos, você precisa decidir qual versão do desenho não parecerá a mais difícil. Quanto mais complexo for, mais dinheiro você terá para investir e mais tempo terá para gastar.
A primeira coisa que você precisa prestar atenção são as dimensões da prateleira - sua altura e profundidade. Com o primeiro parâmetro, é o caso - se uma pessoa se senta na prateleira de cima, então deve haver uma distância de 30-40 cm da cabeça até o teto do balneário. Falando aproximadamente, então da superfície do teto até o superfície da prateleira superior deve estar em torno de 1,2-1,3 M. A prateleira inferior deve estar a uma distância de 20-40 cm do chão.A distância entre as camadas das prateleiras é de 40-60 cm.
Agora com profundidade. O nível superior deve ser largo - 80-90 cm, o que torna mais conveniente deitar-se e tomar banho. O inferior fica a meio metro.
O comprimento não tem restrições. Uma prateleira de dois metros em um balneário é o design ideal. Mas tudo depende do tamanho da sala de vapor. Se uma estrutura de dois metros couber nela, então ela deveria estar lá.
Se falamos de um design simples que você pode fazer com suas próprias mãos, então é uma moldura. Uma moldura é feita de barras ou tábuas, que é coberta com painéis de ripas ou tábuas. Os escudos podem ser estacionários ou removíveis. A segunda opção permite, por vezes, secar o pavimento no exterior e efectuar reparações no exterior do balneário.
Estruturalmente, você pode fazer prateleiras em um balneário da seguinte forma:
- Escadas, isto é, degraus. Modelo tradicional, fácil de fabricar, prático e prático.
- Cupê. É quando uma prateleira está localizada diretamente acima da outra, como sofás em um vagão de trem. Esta opção economiza espaço no balneário. Mas para subir na prateleira de cima, você precisa substituir uma cadeira ou banquinho.
- Angular. Trata-se de um aumento no número de assentos no balneário, de uma maior funcionalidade da sauna a vapor e da oportunidade de se reunir em um grande grupo para socialização.
Se a sauna a vapor tiver aberturas de janela, não há necessidade de instalar prateleiras próximas a elas. Existe a possibilidade de o vidro rachar e quebrar, causando ferimentos a uma pessoa.
A moldura da prateleira do balneário é fixada na parede, pois a estrutura deve ser estável. Mas isso é opcional. O piso de madeira é fixado na moldura, mas é necessário deixar espaço livre entre a prateleira e a parede. Seu tamanho é de 8 a 10 cm, é uma espécie de ventilação, além disso - a condensação que flui pela parede do balneário não se acumula no assento.Para aumentar a possibilidade de drenagem, é preferível fazer o piso com vãos - deixar vãos de 1 cm entre as tábuas.
Existe outro tipo de design. Também é emoldurada, apenas a parte de trás da prateleira não é composta por postes verticais, mas por uma placa colocada horizontalmente que é fixada na parede. É o elemento de suporte sobre o qual repousará o resto da estrutura principal.
Quais materiais são necessários
Para fazer uma moldura, você precisa de barras ou tábuas. A madeira serrada é denominada madeira de seção quadrada ou retangular, cujo tamanho máximo de uma das faces não ultrapassa 100 mm. Qualquer coisa maior que este parâmetro é madeira.
É melhor escolher um material de rolamento para isso - barras com seção de 50x50 mm. Possuem uma elevada capacidade de carga, que pode ser facilmente aumentada instalando postes verticais com maior frequência. Mas aqui tudo depende do modelo da prateleira do banheiro. Porque às vezes é necessário usar barras de seção transversal maior, por exemplo, 50x70 mm, para fazer saliências nas quais serão colocadas as placas do painel.
Se o segundo tipo for tomado como base de produção, ou seja, não com postes de apoio traseiro, mas com viga de apoio, então é necessário escolher uma prancha para este último. Aqui está - a espessura é de pelo menos 50 mm, a largura é selecionada com base em quantos elementos de suporte serão usados.
Por exemplo, se você fizer um modelo de três camadas, 2 placas de suporte com largura de 70 a 100 mm servirão. Se reduzir a largura para 80 mm, é melhor instalar 3 elementos de suporte em cada nível. Eles são simplesmente colocados na parede do balneário, ao nível das prateleiras, e fixados a ela - geralmente com buchas de metal.
A quantidade de madeira depende do tamanho da prateleira do balneário.
A seguir estão os materiais para decks. Eles sentam sobre eles, deitam sobre eles, e tudo isso está nu.Portanto, saliências e cantos afiados serão apenas um obstáculo. Daí a conclusão - você precisa de um material sem saliências pontiagudas. Isto é planken - um tipo de forro. É mais caro que uma tábua de chão, mas não tanto a ponto de diminuir o conforto da sua estadia no balneário. Portanto, a recomendação é adquirir uma prancha com espessura de 15 a 20 mm.
A largura não importa, pois deve ser selecionada em função da multiplicidade de assentamento das tábuas, levando em consideração um vão de 1 cm, para que não haja necessidade de cortar a madeira na largura. Mas mesmo aqui é preciso levar em consideração a distância entre os postes de apoio. Se as tábuas do piso forem colocadas longitudinalmente, é melhor usá-las mais largas. A capacidade de carga é maior. Se o assentamento for feito transversalmente, a largura pode ser menor. O mesmo se aplica à espessura da prancha.
Agora sobre fixadores. O metal fica muito quente no banho de vapor e tocá-lo pode causar queimaduras. Mas não existe melhor fixador de metal. Portanto, deve ser utilizado de forma que não fique visível e seja impossível tocá-lo. Parafusos auto-roscantes, porcas e porcas, cantoneiras de aço e fitas - tudo isso pode ser utilizado no processo de montagem de uma prateleira em um balneário.
Montando a prateleira no balneário
Antes de prosseguir com as instruções de fabricação passo a passo, você precisa preparar as ferramentas:
- fita métrica e lápis;
- Chave de fenda;
- formão;
- furar;
- serra;
- lixadeira de madeira.
A primeira etapa do esquema de montagem é a preparação da madeira necessária. É necessário cortar elementos estruturais de barras e placas, levando em consideração suas dimensões conforme desenho elaborado. Uma serra é usada para isso.
A segunda etapa do manual de montagem é o processamento da madeira serrada. É necessário retirar rebarbas, lascas e outros defeitos que, ao usar a prateleira, podem deixar lascas desagradáveis em diversas partes do corpo humano.Uma retificadora é usada para isso. Mais atenção ao piso. E embora o planken seja um produto de madeira pronto e liso, os cortes com serra deixarão arestas vivas e rebarbas. Você precisa se livrar deles primeiro.
Nesta fase, é necessário tratar os elementos de madeira com impregnações à base de ingredientes naturais para que protejam a madeira do apodrecimento e fissuras. Os compostos químicos em altas temperaturas começarão a liberar elementos nocivos no banho de vapor, o que pode levar ao envenenamento das pessoas.
Para informações procure a composição na embalagem ou rótulo das impregnações líquidas. Deve incluir óleos vegetais ou minerais (linhaça, vaselina), terebintina. Esta composição penetra profundamente na madeira, tornando-a resistente à umidade.
Muitos atendentes de banho com vasta experiência não recomendam tratar o piso com impregnações. A árvore deve estar, por assim dizer, viva. Deve estar em contato direto com o corpo humano, liberando o calor acumulado. Mas com o tempo vai escurecer. Isso significa apenas que o balneário está sendo usado.
Como fazer uma moldura
O primeiro tipo de moldura, apenas em postes de apoio, é feito em forma de estante, levando em consideração saliências para assentos e espreguiçadeira. Por exemplo, como o mostrado na imagem abaixo. Não é difícil de fazer.
Primeiro você precisa fazer uma moldura para a espreguiçadeira. Três racks altos são amarrados em todo o perímetro com barras exatamente da mesma seção transversal. Uma travessa adicional é instalada dentro da estrutura resultante, aumentando a rigidez da estrutura. Sua localização são racks intermediários.
Todas as conexões são cantoneiras de aço com parafusos auto-roscantes. Você não deve usar alfinetes de madeira aqui porque os fechos de metal não ficarão salientes.
Em seguida, você precisa fazer uma moldura para a prateleira inferior. Aqui é melhor primeiro fazer uma moldura para o piso e depois fixar 3 suportes curtos nela. Uma estrutura retangular é montada com a instalação de uma travessa. Os racks são montados ao longo de uma de suas bordas. Os mesmos fixadores são usados aqui.
Resta apenas anexar as duas partes uma à outra. Isso pode ser facilitado usando cantoneiras de aço e parafusos auto-roscantes.
Como fazer um baralho
Existe a opinião de que quanto mais grossas forem as tábuas do assento e da espreguiçadeira, melhor. Na verdade, isso é verdade, porque uma placa grossa absorve calor e permanece nesse estado por muito tempo. Aquece efetivamente o corpo humano.
Fazer um piso significa montar uma espécie de treliça. As partes da estrutura serão conectadas por meio de parafusos auto-roscantes. Portanto, eles devem ser aparafusados pelo verso. Como fazer isso corretamente:
- São colocados os elementos longitudinais - os principais superiores, sobre os quais se assentarão ou deitarão diretamente. A distância entre eles é de 1 cm.
- As mesmas tábuas das superiores são colocadas sobre elas na direção transversal. Seu número é determinado pela distância entre eles - 50-100 cm, ou seja, 2 nas bordas, os demais são intermediários.
- Todos os elementos são conectados entre si por meio de parafusos auto-roscantes.
Aqui é necessário falar separadamente sobre o fixador. Se for escolhida uma prancha com espessura de 20 mm para o piso do assento, a espessura total das 2 pranchas será de 40 mm.
Portanto, para fixá-los é necessário utilizar um parafuso auto-roscante de 35 mm de comprimento. Ele fixará bem as duas placas e sua extremidade afiada não se projetará além do topo.
O piso de madeira do balneário está pronto - precisa ser colocado em cima da moldura da prateleira. Eram assentos removíveis e uma espreguiçadeira. Se você fixar o piso à moldura pela parte inferior, obterá um modelo permanente.Instale na parte de trás da dobradiça - haverá uma estrutura dobrável.
Como fazer uma prateleira sem suporte em um balneário
Essencialmente, trata-se de uma moldura feita para o piso de um assento ou espreguiçadeira. É uma treliça retangular. Igual à versão anterior, só que sem racks.
Para tornar essa estrutura forte e confiável, você precisa usar as barras mais largas com espessura de 50 mm. A melhor largura é 90-100 mm. E a moldura pronta para o piso é colocada contra a parede do balneário e fixada nela. Método de fixação - qualquer, mesmo com pregos de 200 mm. A segurança de uso é importante aqui. Mas para aumentá-lo, você precisa adicionar lanças ao design. Eles são claramente visíveis na foto. Quanto mais lanças, mais confiáveis serão as prateleiras.
Se o balneário for pequeno, as prateleiras também podem ser feitas sem prateleiras. Novamente, um assento ou espreguiçadeira é feito em forma de deck com base em estrutura. E toda essa estrutura está fixada nas paredes, mas não em uma, mas em 2-3, como mostra a foto.
Você pode tornar as prateleiras removíveis. Em seguida, sob cada uma delas, barras de suporte horizontais são fixadas ao longo do perímetro da instalação ao longo das paredes do balneário. Os assentos são colocados sobre eles.
A terceira opção para um design de prateleira sem suporte em um balneário. É combinado - existem racks, mas não estão presentes em todos os lugares. Ou seja, contra a parede. A carga cai parcialmente na parede porque atua como suporte.
Para isso, toda a estrutura é montada sem instalação e fixação dos elementos de suporte traseiro. A moldura da prateleira superior é fixada na parede do balneário. Parafusos auto-roscantes, pregos, cantoneiras de aço - qualquer fixador serve.
Como fazer fixadores corretamente
A principal tarefa é garantir que toda a estrutura não fique contígua à superfície da parede da banheira. Uma lacuna deve se formar nesta área. Isso pode ser feito usando um espaçador.Estas são pequenas inserções de madeira. Eles são instalados entre a prateleira e a parede. Na maioria das vezes, a instalação é feita perto de fixadores.
Como fazer isso mais fácil:
- Na placa da estrutura são feitos furos passantes para o piso, por exemplo, para parafusos longos.
- A prateleira é colocada contra a parede e parafusos pré-preparados são aparafusados nesses orifícios.
- Eles não estão completamente aparafusados, a principal tarefa aqui é determinar a localização exata do fixador.
- Espaçadores são inseridos entre a parede e a prateleira próximo aos fechos.
- Os parafusos são aparafusados até o fim, os espaçadores são pressionados contra a superfície da parede do balneário.
Algumas dicas úteis:
- quanto mais fixadores, mais seguramente a estrutura fica fixada à parede;
- é melhor fazer pequenos espaçadores que caibam em ambos os lados do parafuso;
- aumentar a resistência da construção de um par de lanças desde os postes externos até a parte traseira da prateleira.
Como fazer uma conexão de pino
Para evitar o uso de fixadores de metal, você pode tentar usar pinos de madeira para conexões. A sua utilização em toda a estrutura é injustificada, mas desta forma é possível fazer um pavimento para o assento.
Para fazer isso, você precisa dos próprios pinos - varas cilíndricas de madeira. Nas lojas de ferragens, os fixadores são vendidos em diversos diâmetros. Para o banho é melhor usar carvalho.
Como fazer uma conexão de pino:
- 2 elementos de madeira que precisam ser conectados são aplicados entre si.
- A junta deve apenas se sobrepor.
- Um furo passante é feito com uma broca exatamente no centro da conexão.
- Um pino é inserido no buraco.
Algumas notas;
- O pino deve encaixar no furo com interferência, para isso o diâmetro deste deve ser um pouco menor que o diâmetro do fixador.
- O local de instalação do pino é preenchido com cola para produtos de madeira - mas é melhor não usar adesivo para móveis de balneário.
- É melhor usar pinos ranhurados ou espirais em vez de pinos retos e lisos. Os primeiros têm maior força de conexão.
Como cuidar para que dure mais
Blocos de madeira, tábuas, ripas e outras madeiras perdem suas características sob a influência das mudanças de umidade e temperatura no interior do balneário. Em primeiro lugar, a sua aparência muda - a madeira escurece. Então a força diminui. Colônias de microorganismos nocivos, rachaduras e outros defeitos aparecem na superfície. A árvore exala um odor desagradável.
O principal inimigo da madeira é a água e a alta umidade. Anteriormente, os elementos da prateleira do banho eram secos levando-os para fora. O que recomendamos fazer agora. Quanto mais vezes melhor. Idealmente - após cada procedimento de banho.
O tratamento de peças de madeira e peças com impregnações é importante. O óleo de linhaça puro serve. Após a aplicação, leva algum tempo para que a composição seja absorvida pela madeira e a torne impermeável.
Existem muitos métodos populares sobre como estender o serviço de um regimento em uma casa de banhos. Uma delas é pegar uma toalha felpuda, molhar em água quente e limpar com força todas as superfícies da estrutura de madeira. Em seguida, seque a estrutura.
A ventilação que funciona bem no balneário resolve esse problema pela raiz. A remoção eficaz do ar úmido criará condições para reduzir a umidade dentro da sala de vapor. As prateleiras dessa sala secarão rapidamente e não apodrecerão. Não é difícil fazer ventilação no balneário - um furo passante na parede onde fica a porta de entrada, outro na parede oposta. O primeiro deve estar localizado próximo ao chão, o segundo abaixo do teto.
Um grande número de designs de prateleiras permite escolher e fazer aquele que melhor se adapta a um determinado balneário. Não adianta construir algo sério e complicado com as próprias mãos.
Não é fato que você conseguirá o que está mostrado na foto que você gostou. É melhor manter a posição - fazer uma opção barata, mas prática e funcional.
Quem já fez prateleiras para o balneário com as próprias mãos vai responder. Quais materiais e fixadores foram usados? Qual desenho foi escolhido? Foi difícil fazer ou não? Que dificuldades você enfrentou? Compartilhe sua experiência nos comentários.
Minha sauna a vapor é pequena, então não pensei por muito tempo em que tipo de prateleiras instalar nela. Simplesmente instalei barras de suporte horizontalmente no mesmo nível em paredes opostas. Coloquei tábuas sobre eles. Apertei os parafusos o mais próximo possível das paredes e afundei as tampas mais fundo. O resultado é um banco suspenso como este.
E eu tenho uma grande sauna a vapor no meu balneário. Nele foram instaladas prateleiras de canto. Eu fiz isso do lado de fora, sob um dossel. A estrutura é de três níveis. Fiz todas as partes separadamente. Depois também os trouxe separadamente, levando em consideração a ordem de instalação nas paredes. Todos os blocos foram conectados uns aos outros com cantos e tiras de metal. Eu tive que mexer muito. Foi muito desconfortável em alguns lugares. Mas eu consegui. A moldura foi tratada com impregnações, mas não há bancos nem espreguiçadeiras. Isso é o que pessoas experientes me aconselharam a fazer.