Medidores de aquecimento doméstico: procedimento e opções para cálculos de aquecimento
Os residentes de prédios de apartamentos estão frequentemente interessados nos benefícios dos medidores de aquecimento comunitário, cuja instalação tornou-se recentemente obrigatória em todas as regiões da Rússia.
É difícil responder a esta questão de forma inequívoca, uma vez que existem várias opções para calcular a mensalidade deste serviço. Vejamos mais de perto os procedimentos de acumulação existentes, levando em consideração todo tipo de nuances.
O conteúdo do artigo:
- A necessidade de instalação de medidores de vazão públicos
- Tipos de medidores de calor domésticos comuns
- Antes de instalar o medidor de vazão você precisa saber
- Operações de liquidação para um eletrodoméstico comum
- Benefícios do uso de medidores
- Cálculo de padrões de aquecimento
- O processo de aprovação de normas e tarifas
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A necessidade de instalação de medidores de vazão públicos
A Lei Federal da Federação Russa datada de 23 de novembro de 2009 No. 261-FZ “Sobre a economia de energia dos recursos energéticos e o uso de dispositivos de medição dos recursos energéticos utilizados no pagamento por eles” indica a importância da instalação de medidores comunitários projetados para controlar o calor consumo.
O regulamento obriga a instalação de tais dispositivos em todos os edifícios de apartamentos, com exceção dos edifícios de emergência. Além disso, considera-se inadequado equipar os edifícios com estes dispositivos se o valor do pagamento pela compra e instalação de um medidor de vazão exceder o valor do pagamento pelo aquecimento recebido no prazo de seis meses.
Os legisladores acreditam que esta Resolução ajudará a atingir os seguintes objetivos:
- Distribuição justa dos pagamentos pela energia térmica fornecida às residências. Os proprietários que se preocupam em reduzir a perda de calor (por exemplo, isolar um apartamento ou fachada) devem pagar menos do que aqueles que constantemente vazam calor através de rachaduras ou janelas abertas.
- Motivar os moradores a cuidar das instalações residenciais e comuns. Devem saber que a taxa de aquecimento aumentará automaticamente em caso de porta aberta ou vidro quebrado não só no apartamento, mas também na entrada.
Além disso, a Lei nº 261 transfere oficialmente a responsabilidade pelos bens comuns aos residentes. De acordo com este diploma legal, os serviços de utilidade pública deixam de ser responsáveis pelo estado das entradas, caves e sótãos. Todas as obras nas áreas comuns deverão ser realizadas a expensas dos proprietários dos apartamentos situados no mesmo edifício.
Tipos de medidores de calor domésticos comuns
Vários equipamentos são utilizados como dispositivos de monitoramento de calor, que podem diferir no método de operação, características de projeto, especificidades de manutenção e instalação.
Especialistas de uma organização que atua na instalação e manutenção de tais dispositivos na cidade (região) irão ajudá-lo a tomar uma decisão sobre a instalação de um determinado modelo. Eles falarão sobre os recursos dos dispositivos e recomendarão opções que funcionam melhor nas condições locais.
Também aconselharão sobre equipamentos (válvulas de corte, filtros, etc.) que devem ser adquiridos adicionalmente e também aconselharão sobre as obrigações de garantia do fornecedor.
Na maioria das vezes, quatro tipos de medidores de vazão são usados em habitação e serviços comunitários:
- tacômetro (mecânico);
- vórtice;
- eletromagnético;
- ultrassônico.
Consideremos detalhadamente os dispositivos acima.
Opção nº 1: tacômetro
Tais dispositivos, cujo sistema inclui rotores mecânicos ou dispositivos de palhetas e calculadoras de calor, são considerados a opção mais econômica, pois seu custo é significativamente inferior ao de dispositivos similares de outros tipos.
Porém, sua instalação, além dos equipamentos padrão, requer um filtro magnético-mecânico adicional que proteja o próprio dispositivo e todo o sistema contra contaminação.
A principal desvantagem desta categoria de modelos é a impossibilidade de utilizá-los com baixa qualidade refrigerante (aumento da dureza, elevada percentagem de impurezas).Neste caso, o filtro fica rapidamente entupido, causando uma diminuição na pressão do líquido refrigerante. Devido a esta característica de funcionamento, os contadores tacômetros costumam ser utilizados apenas no setor privado.
Opção nº 2: eletromagnética
Tais dispositivos são baseados na conhecida propriedade dos líquidos - a geração de corrente elétrica ao passar por campos magnéticos. Ao medir o volume de água e as temperaturas de entrada/saída, mesmo correntes muito pequenas podem ser detectadas.
Os dispositivos eletromagnéticos são caracterizados por um alto grau de precisão, mas requerem instalação de alta qualidade e manutenção regular por pessoal qualificado.
Se a limpeza não for feita em tempo hábil, os aparelhos começam a superestimar as leituras. O alto teor de compostos ferrosos no líquido e a fiação de baixa qualidade também contribuem para a distorção dos dados.
Opção nº 3: vórtice
Quando um fluxo de fluido encontra um obstáculo na água, forma-se turbulência. O funcionamento de mecanismos deste tipo baseia-se neste princípio. Tais dispositivos de medição podem ser instalados em seções horizontais e verticais de sistemas de comunicação, o principal é que o dispositivo esteja localizado em uma seção reta da tubulação.
As vantagens de tais medidores incluem baixo consumo de energia (uma bateria de íons de lítio dura cerca de 5 anos).Os medidores Vortex são sensíveis a quedas de pressão, bem como à presença de grandes impurezas, por isso requerem instalação adicional de filtros.
Ao mesmo tempo, impurezas de sais metálicos na água, bem como depósitos formados em tubulações, não afetam as leituras do instrumento.
Opção nº 4: ultrassônico
As leituras de dispositivos deste tipo baseiam-se na passagem de um sinal ultrassônico através de um fluxo de água. Quanto maior a velocidade deste último, maior será a espera por uma resposta.
Dispositivos deste tipo funcionam bem em casas novas onde não há depósitos nas tubulações. No entanto, impurezas estranhas, diferenças pressão do sistema de aquecimento, as bolhas de ar na água podem aumentar significativamente as leituras dos medidores de vazão nesta categoria.
Antes de instalar o medidor de vazão você precisa saber
Todos os custos de aquisição, instalação e manutenção do dispositivo são suportados pelos residentes. Os proprietários de apartamentos não privatizados são reembolsados pelos custos de instalação pelo município local.
A escolha da organização que irá instalar o dispositivo requer atenção especial. É aconselhável que a mesma empresa também cuide da manutenção do medidor, incluindo a limpeza oportuna dos filtros, a realização de reparos de rotina e a verificação regular da operacionalidade do dispositivo.
Fatores negativos externos
Também é importante levar em consideração que o correto funcionamento dos medidores de vazão é influenciado por muitos fatores externos.
Entre eles estão motivos como:
- Formação de depósitos minerais nas tubulações, o que reduz seu diâmetro interno. Isso faz com que o fluxo aumente. Como os instrumentos de medição são projetados para um determinado tamanho de elementos, a redução deste indicador levará a cálculos incorretos e o resultado obtido ultrapassará o valor real.
- Presença de impurezas na água. Impurezas mecânicas e bolhas de ar causam erro significativo nas leituras, chegando a 10%. Para purificar líquidos, recomenda-se equipar adicionalmente os dispositivos com filtros que retêm partículas estranhas.
- Precipitação nas peças do medidor de vazão. Ao utilizar estruturas mecânicas, tal processo reduz as leituras, enquanto em outros tipos de instrumentos causa um excesso significativo (às vezes múltiplo) dos valores reais.
- Microclima desfavorável da sala onde o medidor está instalado. A umidade e as mudanças de temperatura afetam especialmente os dispositivos com mecanismos eletrônicos.
- Falta de aterramento e circuitos elétricos deficientes, o que pode resultar em potencial elétrico na tubulação.
- A pressão irregular no sistema afeta negativamente a precisão das medições. O mesmo pode ser dito sobre medidores instalados de forma descuidada, que também podem distorcer os dados.
- Temperatura do líquido refrigerante. Líquido quente, cuja temperatura excede os limites permitidos, pode danificar os elementos do medidor.
Para evitar leituras incorretas e prolongar a vida útil do dispositivo, é importante realizar regularmente manutenção e inspeção qualificada do dispositivo.
Maneiras de economizar dinheiro em geral
Existem várias formas comprovadas de reduzir os pagamentos de aquecimento gerados através de contadores públicos.
As seguintes atividades conjuntas ajudarão a reduzir os indicadores:
- isolamento de alta qualidade do edifício;
- envidraçamento total da entrada com substituição das esquadrias convencionais por produtos metal-plásticos mais duráveis e termo-isolantes.
Embora tais medidas exijam um investimento único por parte dos residentes, são benéficas a longo prazo.
Operações de liquidação para um eletrodoméstico comum
Não muito tempo atrás, na Federação Russa, o governo russo adotou a Resolução nº 603, de 29 de junho de 2016, que detalha as regras atualizadas para o cálculo do aquecimento usando um medidor residencial comum.
De acordo com este ato legislativo, o preço da energia térmica depende dos seguintes fatores:
- recebimento de calor de uma usina de aquecimento ou de uma pequena caldeira que atende uma casa (grupo de edifícios);
- presença/ausência de medidor de calor comum da casa;
- se os apartamentos estão equipados com medidores de vazão individuais ou sua ausência.
De acordo com a cláusula 42.1 das “Regras de Cálculo” nº 354, dependendo da decisão do município local, o pagamento do calor fornecido pode ser cobrado apenas durante a estação de aquecimento ou distribuído uniformemente mensalmente ao longo do ano. O ato legislativo adotado considera diversas opções.
Fornecimento de aquecimento para uma casa com unidade de controle (sem aparelhos individuais)
Se o calor for fornecido a um edifício equipado com medidores de vazão em todo o edifício e os apartamentos não possuírem medidores de calor individuais, no caso de pagamento de aquecimento durante a estação de aquecimento, o cálculo é feito pela fórmula:
P = V x (S/Ssobre)x T, Onde
V é a quantidade total de calor fornecida ao edifício com base nas leituras do medidor geral de vazão do edifício (em gigacalorias);
- S – área total de um apartamento independente (em metros quadrados);
- Ssobre – área total habitacional dos apartamentos localizados no prédio, m2;
- T – tarifa de uma gigacaloria prestada (definida pela administração local em acordo com os prestadores deste serviço), rub/Gcal.
Se o pagamento pelo aquecimento for calculado uniformemente ao longo do ano, é adicionado à fórmula um fator de conversão K. É calculado dividindo o número de meses da estação de aquecimento (7-8) por 12 (o número de meses em um ano ). Se o período de aquecimento das casas durar sete meses, então K=0,58.
Independentemente do esquema de cálculo, o valor total contribuído durante o ano será aproximadamente o mesmo.
Se a instalação da OPU não for possível
Neste caso, consideramos o procedimento de cálculo do pagamento de aquecimento aos moradores de casas antigas, onde, devido às características tecnológicas das redes, é impossível a instalação de medidores comuns nas casas. Neste caso, os pagamentos são calculados de acordo com o padrão de consumo de energia térmica.
Ao calcular os pagamentos apenas durante os meses da estação de aquecimento, é utilizada a fórmula:
P = S x N x T, Onde
- S – área total da habitação, m2;
- N – taxa padrão de consumo de calor, medida em gigacalorias por metro quadrado;
- T – tarifa estabelecida pela administração local para 1 Gcal, acordada com o prestador de serviço, rub./Gcal.
Se o pagamento pela energia térmica for dividido por todos os meses do ano, deve-se adicionar à fórmula o fator de conversão K = 0,58 (como no caso anterior, é calculado dividindo 7 meses da estação de aquecimento por 12 meses) . Assim, a fórmula ficará assim:
P = S x (N x K) x T
Como no caso observado anteriormente, os valores totais dos pagamentos anuais serão os mesmos.
Falta de unidade de controle, se puder ser instalada
Se a casa não tiver medidor comum, mas for tecnicamente possível instalá-lo, a seguinte fórmula é usada para calcular as taxas durante a estação de aquecimento:
P = S×N×Kponto de vista ×T, Onde
- S – área das instalações necessárias (em m2);
- N – padrão de consumo de calor (Gcal/m²);
- Kponto de vista – um fator multiplicador, cujo valor varia. Em 2016 esse valor era de 1,4 e a partir de 1º de janeiro de 2017 passou para 1,5;
- T – tarifa de energia térmica estabelecida em determinada região (RUB/Gcal).
No caso de pagamentos mensais de aquecimento ao longo do ano, o número resultante é multiplicado pelo já conhecido coeficiente K = 0,58 (para uma estação de aquecimento de sete meses).
Cálculo de calor com unidade de controle e medidores individuais
Esta opção é frequentemente encontrada em casas recém-concluídas. Neste caso, o cálculo é feito pela fórmula:
P = (VE +VÓ xS/Ssobre )x T, Onde
VE – a quantidade de energia térmica consumida durante o período estimado de acordo com as leituras dos medidores de vazão individuais (Gcal);
VÓ – o volume de calor em gigacalorias fornecido aos moradores da casa de acordo com o medidor geral, excluindo a quantidade consumida, que é determinada pela fórmula:
Peu = (Veun +Veuok ×Seu/Ssobre) ×TT , Onde
- Vn – quantidades de energia térmica consumida durante o intervalo de projeto, determinadas a partir de leituras de dispositivos comuns da casa durante a estação de aquecimento (Gcal);
- Seu – área habitacional equipada com medidor individual (m²);
- Vok — o volume de eletricidade de acordo com as leituras dos medidores de vazão individuais instalados nos apartamentos;
- Ssobre – área total das instalações residenciais e de escritórios da casa (metros quadrados);
- TT – a tarifa de energia térmica adoptada na determinada área.
Neste caso, o pagamento é feito exclusivamente durante a época de fornecimento de calor.
Benefícios do uso de medidores
Os medidores de vazão para toda a casa podem economizar significativamente nos custos de aquecimento. O preço do aquecimento, calculado de acordo com indicadores reais, é em média 30% inferior ao das normas.
Além disso, no pagamento às tarifas estabelecidas, não é considerado o início/fim do período de aquecimento: independentemente da data específica, a acumulação é feita para todo o mês.
Mas um contador para todo o edifício não resolve todos os problemas de pagamento do aquecimento, pois neste caso todos os proprietários de apartamentos têm de pagar de acordo com dados médios, independentemente da quantidade de calor consumida.
Nesse caso, os moradores serão auxiliados medidor individual de energia térmica, que também permite regular a transferência de calor dos radiadores.
Cálculo de padrões de aquecimento
Ao desenvolver padrões de consumo de calor, são levados em consideração o seguinte:
- O consumo total de energia térmica necessário para aquecer todas as divisões durante a estação de aquecimento.
- A área total dos espaços aquecidos do edifício, bem como dos edifícios ligados ao sistema de aquecimento.
- Duração da estação de aquecimento (também são considerados os meses parciais em que foram realizadas medições).
- Além disso, na realização dos cálculos, são necessariamente tidas em consideração as temperaturas médias diárias do ar aquecido no interior e do ar frio no exterior (as medições são efectuadas durante a estação de aquecimento).
No primeiro caso, tomam-se como base os indicadores especificados nos documentos regulamentares para a prestação de serviços públicos à população. No segundo, é tido em conta o valor estatístico médio dos cinco períodos de aquecimento anteriores (dados fornecidos pelo serviço hidrometeorológico regional).
Um parâmetro importante é também a temperatura máxima média, calculada a partir de medições dos cinco dias mais gelados de inverno, um após o outro.
Numa zona de clima temperado, os serviços de aquecimento centralizado são normalmente fornecidos durante 7 a 8 meses - de setembro-outubro a abril-maio; No primeiro e no último mês, poderá ser cobrada uma taxa de consumo reduzida.
O processo de aprovação de normas e tarifas
Todos os indicadores calculados são compilados por especialistas e funcionários de organizações fornecedoras de calor.Em seguida, são necessariamente aprovados pelas comissões de energia que operam em uma determinada localidade, região ou território.
Representantes de autarquias locais e organismos públicos, bem como deputados de vários níveis são também convidados para a reunião onde são considerados os preços previstos para a energia térmica.
As tarifas são calculadas de acordo com os atos legislativos do Governo da Federação Russa, que estabelecem padrões de consumo para habitação e serviços comunitários, incluindo a quantidade de energia térmica. As organizações de fornecimento de calor devem documentar e justificar os preços propostos para os serviços de aquecimento.
Uma vez que a temperatura real do ar exterior durante a estação de aquecimento pode não coincidir com os padrões calculados, a habitação e os serviços comunitários realizam o recálculo uma vez por ano.
Em climas frios intensos, os consumidores terão que pagar um valor adicional, enquanto em invernos amenos é possível um pagamento a maior, que será contabilizado em pagamentos futuros. O mesmo procedimento é realizado uma vez por ano em residências onde não há medidores de vazão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo apresentado apresenta a opinião de um especialista sobre os benefícios proporcionados pelos medidores de calor comunitários.
Um medidor doméstico comum é um dispositivo útil que pode reduzir significativamente custos de aquecimento muito elevados. Apesar do alto custo, os recursos para sua instalação se pagam rapidamente, principalmente com a interação consciente dos moradores que tomam medidas conjuntas para reduzir o consumo de calor.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos sobre sua própria experiência no uso de medidores públicos e na realização de cálculos com base nas leituras deles obtidas.Compartilhe informações que serão úteis aos visitantes do site, poste fotos, tire dúvidas.
Começamos a “economizar” depois de pagarmos o medidor por um ano. Não consigo entender por que o preço dos medidores de vazão residenciais em geral é tão alto? Mesmo assim, parece-me que existem lacunas neste sistema de pagamento, uma vez que o preço do aquecimento não baixou significativamente. Você economiza no máximo 300-500 rublos. E ainda, para obter mais benefícios, as caldeiras são aquecidas a plena capacidade, apesar da temperatura diurna, que aqui pode chegar a +20. Aqui você pode salvar ou não salvar.
Olá. O comentário não é totalmente claro. Ou seja, você pagava conforme a norma, mas agora tem um limite de folha de pagamento estabelecido e ainda paga muito caro na sua opinião? Em relação à temperatura nos quartos, o limite máximo na sala é de +24 graus, o mínimo é de 18 graus, e nos quartos de canto o mínimo é de 20, então aqui tudo está estritamente de acordo com SanPin e não é para benefício das caldeiras.
Vocês não têm IPUs instaladas porta a porta? A fiação não permite isso?
As despesas iniciais com compra e instalação de equipamentos nos custaram muito dinheiro. Os moradores do nosso prédio arrecadam dinheiro há quase dois anos, se não fosse o chefe da assembleia de moradores dificilmente teriam encerrado o assunto. Em geral, os custos de aquecimento diminuíram, mas não muito. Por outro lado, também surgiu um momento desagradável. Houve necessidade de reparo e manutenção do medidor, pois a água da cidade é ruim. Com o tempo, o desgaste aumentará, o que significa cada vez mais despesas com reparos.