Como instalar medidores de aquecimento em um apartamento: instalação de dispositivos individuais
É impossível viver em quartos sem aquecimento no inverno e ninguém discute isso.Os radiadores quentes durante os meses mais frios são um benefício comum da vida moderna. No entanto, as contas calculadas regularmente pelos especialistas em gestão de aquecimento são muitas vezes inflacionadas, não são?
Você decidiu descobrir como instalar medidores de aquecimento em seu apartamento para ter uma chance real de não pagar a mais, mas não sabe por onde começar?
Nós o ajudaremos a estudar esse assunto em detalhes - o artigo descreve o procedimento para instalação de um medidor e a interação do proprietário com a organização fornecedora de calor. Os principais tipos de medidores e suas características também são discutidos.
O artigo é complementado com fotos temáticas e conselhos úteis em vídeo de proprietários que, através dos tribunais, provaram o seu direito de pagar apenas pelo calor efetivamente consumido.
O conteúdo do artigo:
- Finalidades da instalação de um medidor de aquecimento
- Pagamentos mensais para o espaço residencial de outra pessoa
- Tipos de fiação do sistema de aquecimento residencial
- Características dos principais tipos de medidores
- O procedimento para instalação legal de um medidor de calor
- Quando a instalação é impossível ou não lucrativa?
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Finalidades da instalação de um medidor de aquecimento
Aquecer uma casa é caro. Mas os proprietários privados têm pelo menos a opção de escolher o equipamento da caldeira e o combustível. Os moradores de edifícios altos não têm escolha - aquecimento central com tarifas fixadas pela sociedade gestora.
No entanto, existe uma ferramenta para reduzir os custos de aquecimento de apartamentos - um medidor de calor individual.
Quando não existe aquecimento de alta qualidade, acontece que o mau funcionamento da rede de aquecimento doméstico obriga a procurar fontes alternativas de calor.
Ou a causa dos radiadores das câmaras frigoríficas é a intenção da administração do gabinete de habitação de poupar nos custos gerais de aquecimento.
Em seguida, o encanador aperta a válvula de corte, reduzindo o fluxo de água quente na rede de aquecimento do prédio. Moradores ficam com frio e calor aquecedores, aumentando as contas de eletricidade. Mas isso não reduz o custo do aquecimento.
Você também tem que congelar no seu apartamento? Convidamos você a visualizar informações sobre isolamento de paredes de apartamentos, discutido em nosso outro artigo.
Quando há muito calor, o ar superaquecido dos quartos é desagradável, é preciso abrir a janela para diminuir o nível geral de temperatura. Mas por trás dos métodos aparentemente simples há dinheiro gasto no “aquecimento das ruas”.
Você pode salvá-los instalando reguladores para baterias de aquecimento e um medidor de calor - para o circuito de aquecimento do apartamento.
Você também pode estar interessado em informações sobre padrões de temperatura confortável em instalações residenciais, sobre as quais você pode ler Neste artigo.
Existem também componentes ocultos nos pagamentos de aquecimento. É quando o refrigerante da sala das caldeiras entra nas redes principais com a mesma temperatura de aquecimento, mas na entrada dos tubos de aquecimento da casa a sua temperatura é diferente, mais baixa.
O fornecimento de refrigerante através dos tubos é acompanhado de perda de calor devido ao mau isolamento, o que é compreensível. Mas essas perdas de calor são pagas pelo consumidor final - proprietários de apartamentos em prédios altos que não estão equipados com medidores de calor.
Pagamentos mensais para o espaço residencial de outra pessoa
Cada prédio de apartamentos deve estar equipado com um medidor de calor - Artigo 13, parágrafo 5º da Lei Federal nº 261-FZ, de 23 de novembro de 2009.
A sociedade gestora cumpre esta condição e, com base nos resultados de cada mês, regista o consumo de calor do edifício sob a sua gestão.
O valor da energia térmica é simplesmente dividido entre os apartamentos de acordo com a área habitacional. Embora esta abordagem não possa ser justa.
Os dados de espaço habitacional disponíveis no Código Penal baseiam-se no passaporte técnico de cada apartamento. No entanto, essas fichas técnicas muitas vezes não levam em consideração dados sobre reformas de apartamentos que aumentam a área de aquecimento.
Não contém informações sobre o aumento dos pontos de conexão para radiadores de aquecimento.
Enquanto isso, apartamentos reformados e com maior número de aparelhos de aquecimento consomem mais calor do que outros.
E como o consumo geral de energia térmica do edifício é dividido de acordo com o espaço habitacional cadastrado, os moradores de apartamentos “comuns” pagam pelo calor consumido pelos moradores de apartamentos “melhorados”.
Uma forma simples de sair da situação de pagar pelo aquecimento alheio são os contadores individuais nos circuitos de aquecimento dos apartamentos.
A poupança de custos com energia térmica, cujo consumo é determinado por um medidor de calor, ascenderá a mais de 30% dos pagamentos anteriores de aquecimento vinculados ao tamanho da área habitacional (padrão).
Tipos de fiação do sistema de aquecimento residencial
Os apartamentos em edifícios altos estão equipados com distribuição vertical ou horizontal do sistema de aquecimento. Nos edifícios de apartamentos construídos antes do início do século XXI, os sistemas de aquecimento eram instalados verticalmente.
Opção nº 1 – fiação vertical
O circuito vertical do sistema térmico é feito de um tubo, menos frequentemente de dois tubos.Mas sempre com um fluxo sequencial de refrigerantes através dos níveis entre pisos - de baixo para cima e depois de cima para baixo.
A distribuição vertical do aquecimento é especialmente comum em edifícios da era Khrushchev.
O aquecimento com fiação vertical tem sérias desvantagens:
- Distribuição desigual de calor. O refrigerante é bombeado ao longo de um circuito entre pisos orientado verticalmente, o que não garante um aquecimento uniforme dos ambientes em diferentes níveis. Aqueles. nos apartamentos dos andares inferiores será visivelmente mais quente do que nos quartos localizados mais próximos do telhado de um prédio alto;
- Dificuldade em ajustar o nível de aquecimento baterias de aquecimento. A necessidade de equipar cada bateria com um bypass;
- Problemas com o equilíbrio do sistema de aquecimento. O equilíbrio do aquecimento de circuito único de distribuição vertical é alcançado ajustando válvulas de corte e termostatos. Mas à menor alteração de pressão ou temperatura no sistema, o ajuste deve ser feito novamente;
- Dificuldades com a medição individual do consumo de calor. Existe mais de um riser no sistema de aquecimento vertical dos quartos dos apartamentos, portanto, medidores de calor convencionais não podem ser usados. Você precisará de vários deles para cada radiador, o que é caro. Embora para aquecimento vertical, outra ferramenta de medição de energia térmica esteja disponível - um distribuidor de calor.
Construir uma tubulação de aquecimento orientada verticalmente era mais barato do que a fiação horizontal - eram necessários menos tubos.
Tais economias na era do desenvolvimento padrão em massa das áreas urbanas da Rússia no século 20 foram consideradas completamente justificadas.
Opção nº 2 - fiação horizontal em um prédio alto
Quando o sistema de aquecimento é disposto horizontalmente, existe também um riser de alimentação vertical que distribui o refrigerante pelos pisos.
O tubo do segundo riser, que serve como linha de retorno, está localizado em um poço técnico vertical próximo ao riser de alimentação.
De ambos os risers de distribuição, tubos horizontais de dois circuitos são conduzidos aos apartamentos - alimentação e retorno. A linha de retorno recolhe a água refrigerada, transportando-a para uma estação térmica ou caldeira de aquecimento.
As vantagens da distribuição horizontal de tubos de aquecimento incluem:
- possibilidade de ajustar a temperatura em cada apartamento, bem como em toda a rodovia (é necessária a instalação de unidades misturadoras);
- reparo ou manutenção em um circuito separado aquecimento sem desligar completamente o sistema de aquecimento. As válvulas de corte permitem fechar o circuito do apartamento a qualquer momento;
- início rápido de aquecimento em todos os andares. Para efeito de comparação, mesmo em um sistema de distribuição vertical de tubo único bem balanceado, o fornecimento de refrigerante a todos os radiadores levará pelo menos 30 a 50 segundos;
- instalação de um medidor de calor por circuito de apartamento. Com distribuição de aquecimento horizontal, equipá-lo com um medidor de calor é uma tarefa simples.
A desvantagem de um circuito de aquecimento horizontal é o seu custo aumentado. A necessidade de instalar um tubo de retorno paralelo ao tubo de alimentação aumenta o preço do aquecimento residencial em 15-20%.
Características dos principais tipos de medidores
Um grupo de dispositivos individuais de medição de energia térmica é projetado para operar em redes de aquecimento com um diâmetro de canal de tubo de 15 a 20 mm e um volume de refrigerante na faixa de 0,6 a 2,5 metros cúbicos por hora.
Os medidores de calor e os distribuidores de calor realizam cálculos da energia térmica consumida de forma independente, com dados exibidos em um display eletrônico.
O módulo de computação do dispositivo determina a quantidade de consumo de calor para um determinado período de tempo (hora, dia ou mês), armazenando e acumulando essas informações na memória do dispositivo por 12 a 36 meses.
A maneira mais conveniente é instalar um medidor de aquecimento não volátil (ou seja, com uma fonte de energia adicional - uma bateria).
Dependendo do modelo do medidor de calor, seus valores de medição são exibidos como quilowatts por hora, megawatts por hora, gigajoules ou gigacalorias. A administração e outras empresas de serviços públicos exigem leituras de calor em Gcal.
Para converter para gigacalorias, você deve aplicar a fórmula de conversão apropriada. Por exemplo, para quilowatts por hora - multiplique o valor por um fator de 0,0008598.
Cada medidor é um complexo de vários dispositivos. Seu kit pode incluir sensores de temperatura, calculadoras do volume de energia térmica consumida, além de transdutores de pressão, vazão e resistência do líquido refrigerante.
A configuração exata do medidor de calor é definida pelo fabricante para um modelo específico.
Dependendo do princípio de contabilização da energia térmica consumida, os medidores de calor são equipados com medidor de vazão ultrassônico ou mecânico (tacômetro).
Modelos de dispositivos com outros tipos de medidores de vazão (por exemplo, vórtice ou eletromagnéticos) também estão disponíveis, mas não são amplamente utilizados. Os medidores de calor são projetados para coletar informações sobre o consumo de calor exclusivamente na distribuição horizontal do circuito de aquecimento.
Um grupo separado de medidores de calor são calculadoras e distribuidores de calor que não requerem inserção no circuito de aquecimento. Esses dispositivos são usados para calcular os custos de aquecimento de radiadores de aquecimento para qualquer diagrama de circuito de aquecimento.
Tipo #1 – versão mecânica do medidor de vazão
O tipo de design mais simples e, portanto, o mais barato (cerca de 9.000-10.000 rublos) é um dispositivo com dois sensores de temperatura com fio, um hidrômetro e uma unidade eletrônica de computador.
O principal elemento de trabalho do medidor é uma peça (impulsor, turbina ou parafuso) que gira à medida que o refrigerante passa pelo dispositivo. O número de rotações determina o volume de refrigerante que passa pelo medidor.
Os termômetros de contato estão embutidos nas tubulações de alimentação e retorno do circuito de aquecimento do apartamento. O primeiro termômetro é colocado no medidor, em um encaixe especial.
A segunda é instalada na tubulação de retorno, em válvula esfera de desenho especial (com soquete) ou em T equipado com luva para termômetro.
Vantagens dos medidores de calor mecânicos:
- custou cerca de 8.000 rublos;
- o design é simples e confiável;
- nenhuma fonte de alimentação externa é necessária;
Sinto-me atraído pela estabilidade bastante correta dos indicadores e pela permissibilidade de instalação na posição horizontal ou vertical.
Desvantagens dos medidores de calor do tipo mecânico:
- período de trabalho garantido não superior a 4-5 anos — a verificação é exigida a cada 4 anos;
- alto desgaste de peças rotativas - no entanto, todos os medidores mecânicos são consertados por pouco dinheiro;
- aumento de pressão — o elemento rotativo ajuda a aumentar a pressão no circuito de aquecimento;
- suscetibilidade ao golpe de aríete;
- alta necessidade de corresponder ao fluxo real do refrigerante no sistema de aquecimento à vazão nominal estabelecida pelo fabricante.
É obrigatório integrar um filtro de malha magnética grossa no circuito em frente ao medidor mecânico de calor. O dispositivo é extremamente sensível ao conteúdo de suspensões mecânicas no volume do refrigerante!
Tipo #2 - medidor de calor ultrassônico
Esses dispositivos determinam o fluxo do refrigerante por meio de um sinal ultrassônico emitido pelo emissor e recebido pelo receptor.
Ambos os elementos do medidor térmico ultrassônico são montados em um tubo de aquecimento horizontal e uma certa distância é estabelecida entre eles.
O sinal do emissor segue o fluxo do refrigerante e chega ao receptor após um período de tempo dependendo da velocidade do refrigerante no circuito de aquecimento. Com base nos dados de tempo, a vazão do refrigerante é determinada.
São produzidas mais de 10 versões de medidores de vazão ultrassônicos - frequência, Doppler, correlação, etc.Além de realizar tarefas básicas, um medidor de calor ultrassônico pode ter a função de ajustar o fluxo do refrigerante.
Vantagens dos medidores de calor ultrassônicos para apartamentos:
- preço baixo na configuração básica - de 8.000 rublos. (modelos domésticos);
- os dados de consumo de calor são exibidos no display LCD pressionando um botão, o que é conveniente;
- o funcionamento do dispositivo não provoca aumento da pressão hidráulica no sistema de aquecimento;
As vantagens significativas incluem uma longa vida útil - mais de 10 anos (é necessária verificação a cada 4 anos) e fonte de alimentação por bateria embutida.
A principal desvantagem dos medidores de calor ultrassônicos é sua sensibilidade à composição do refrigerante. Se contiver bolhas de ar e partículas de sujeira (incrustações, incrustações, etc.), as leituras do dispositivo serão incorretas e no sentido de aumentar o consumo de calor.
Para medidores de vazão ultrassônicos, existe uma regra de instalação - a seção da tubulação na frente e depois do dispositivo deve ser reta (o comprimento total necessário da seção reta é superior a um metro). Então o medidor fornecerá dados corretos sobre o consumo de calor.
Tipo #3 – calculadora e distribuidor de calor
Esses dispositivos medem os custos relativos da energia térmica. Seu design inclui um adaptador térmico e dois sensores de temperatura.
A cada três minutos, sensores medem as temperaturas na superfície do radiador de aquecimento e na atmosfera ambiente, determinando a diferença. As informações coletadas sobre o consumo de calor são resumidas e exibidas na tela do dispositivo.
Os computadores térmicos são programados para operar em um tipo específico de radiador de aquecimento no momento da instalação.
Você também pode estar interessado em informações sobre os tipos de radiadores de aquecimento e suas características, discutidas em nosso outro artigo.
Todos os coeficientes e indicadores de potência necessários do radiador são inseridos na memória do medidor, o que permite exibir dados sobre o consumo de calor em quilowatts-hora.
Os números indicados pelos distribuidores de calor são exibidos em unidades convencionais. Para convertê-los em quilowatts-hora, deve-se multiplicar o valor das leituras pela potência nominal do radiador de aquecimento e pelo coeficiente correspondente ao tipo de bateria de aquecimento.
Os números dos coeficientes são fornecidos pelo fabricante do medidor com base nos resultados dos testes de laboratório.
Calculadoras e distribuidores de calor são colocados para medir a energia térmica em um radiador de aquecimento. Aqueles. em um apartamento onde o aquecimento é medido por meio de tais dispositivos, deve haver tantos medidores quantos radiadores de aquecimento.
Ambos os tipos de medidores são eficazes independentemente do esquema de aquecimento residencial e das características operacionais do refrigerante utilizado no circuito de aquecimento.
Vantagens dos distribuidores de calor e calculadoras:
- o custo é de cerca de 2.000 a 2.500 rublos. - ou seja a sua instalação é benéfica em pequenos apartamentos equipados com cinco radiadores de aquecimento ou menos (mas mais de 2);
- longa vida útil sem verificação - 10 anos;
- instalação simples e rápida na carcaça do radiador ou próximo a ela;
- transferência de dados de vários medidores de calor via rádio para um único controlador que os resume (a presença de um módulo de rádio depende do modelo do dispositivo);
Um argumento convincente a favor da instalação de tais dispositivos é a total independência dos resultados das medições em relação à qualidade do refrigerante.
Desvantagens dos computadores de apartamento e distribuidores de calor:
- o erro relativo de medição é de até 7-12% (o maior erro é característico dos distribuidores de calor), que é superior ao dos medidores de calor “encaixados”;
- Os dados de consumo de energia estão corretos se forem calculados a partir dos resultados das medições de vários dispositivos no apartamento. Um computador não é capaz de determinar corretamente o consumo de calor da atmosfera de um radiador. São necessários dados resumidos de vários instrumentos;
- Operação eficaz apenas em modelos de fábrica de radiadores de aquecimento. Aqueles. quaisquer modificações na configuração de fábrica do radiador ao medir o calor com esses medidores de calor são inaceitáveis.
O kit de instalação para instalação de calculadora ou distribuidor de calor é selecionado de acordo com o tipo de radiador no corpo onde será instalado o medidor.
Os métodos artesanais de instalação do medidor irão piorar a qualidade da recolha de dados. Se não houver kit de montagem especializado, é mais racional montar o dispositivo próximo à bateria a que serve.
O procedimento para instalação legal de um medidor de calor
A sequência de ações destinadas à instalação de um medidor individual de calor em um apartamento consiste em várias etapas.
Vamos examiná-los com mais detalhes:
- Apelo escrito à organização gestora da casa para obter permissão para instalar um medidor de calor. À carta devem ser anexadas cópias dos documentos de propriedade do espaço habitacional e do passaporte técnico do apartamento.
- Obtenção de especificações técnicas para instalação de um medidor de calor num fornecedor de energia térmica (geralmente uma empresa de gestão).
- Preparação do projeto medição individual de calor e documentação técnica de instalação. Realizado por uma organização que tem o direito legal de fornecer serviços de design.
- Aprovação da documentação do projeto com a empresa fornecedora de calor.
Você não deve adquirir um medidor de calor antes de receber um projeto de energia térmica acordado, porque O fracasso é possível por vários motivos.
De posse de toda a documentação do projeto, resta escolher um medidor de calor - ultrassônico, mecânico ou instalado externamente, por exemplo, uma calculadora de calor.
Para o modelo adquirido, você deve obter do vendedor recibos (recibos de venda e dinheiro), instruções, cartão de garantia e cópia do certificado de qualidade atual.
A empresa que instala o medidor de calor deve possuir licença para este tipo de obra.
Antes de escolher um empreiteiro, é necessário avaliar os dados dos candidatos (Cadastro Estadual Unificado de Pessoas Jurídicas, certificados, aprovações SRO), o profissionalismo dos instaladores (equipamentos especiais, lista de trabalhos de instalação, disponibilidade de kit de instalação), garantias do trabalho executado.
Observe que, além do medidor de calor, você precisará de dispositivos e acessórios adicionais: desviar, termostatos de radiador, filtros de tubulação, tees, etc.
É obrigatória a vedação do medidor de calor ou distribuidor de calor após o trabalho de instalação.
Os selos são colocados por representantes da empresa fornecedora de calor.
Quando a instalação é impossível ou não lucrativa?
A sociedade gestora recusar-se-á a instalar um contador de calor individual se não houver medidor de calor de casa comum. Para calcular o coeficiente ODN, você precisa conhecer o consumo de calor de toda a casa.
Os pagamentos por um medidor de calor nas seguintes situações serão maiores do que sem ele:
- a entrada da rede de aquecimento num edifício de vários pisos era efectuada segundo um esquema ultrapassado - através de elevador;
- o apartamento fica no final da casa, no último andar ou primeiro andar;
- existem lacunas nos caixilhos das janelas e no caixilho da porta frontal;
- a loggia (varanda) não é envidraçada - em tal situação pode ajudar isolamento da varanda;
- área de entrada com correntes de ar (janelas quebradas, porta de entrada entreaberta), etc.
Observe que para minimizar os custos de energia térmica, não basta instalar um medidor comum em casas e apartamentos. É necessário modernizar o sistema de aquecimento do edifício - substituindo a unidade do elevador por AITP ou AUU.
Somente em um sistema energético de edifícios tão altos será possível obter conforto em apartamentos com pagamentos mínimos de aquecimento.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A instalação de um medidor de calor é um requisito da legislação russa. Mas esta regra não se aplica a apartamentos em edifícios altos.
As razões pelas quais pode haver problemas com medidores de calor individuais são discutidas neste vídeo:
Em 2013, um residente de São Petersburgo instalou calculadoras de calor nos radiadores de seu apartamento e se convenceu de um pagamento a maior de 30% para aquecimento.
Mas o ZhSK-3 não tem pressa em compensar suas despesas. Assista o vídeo:
A legislação exige que a rede de aquecimento de um edifício alto seja equipada com contador residencial, mas apenas comum (para toda a casa).
E para gestores de famílias com vários apartamentos Medidores individuais são benéficos no único caso - se a casa for nova ou reconstruída (isolada termicamente) de acordo com os padrões modernos.
Você instalou um medidor de aquecimento ou possui informações valiosas sobre esse assunto que podem ser úteis para nossos outros leitores?
Talvez a sua experiência ajude a resolver uma situação difícil ou o inspire a lutar ativamente com a empresa fornecedora de calor. Compartilhe sua história ou faça perguntas sobre este assunto - deixe seus comentários neste artigo.
Acabou de surgir a questão da instalação de um medidor de aquecimento. No apartamento em que vivemos agora o sistema de aquecimento está instalado na vertical, o aquecimento é forte e temos que abrir as janelas e as contas do aquecimento são enormes. Compramos recentemente um apartamento, metade da casa já está alugada e faltam apenas seis meses para a nossa. Existe uma distribuição horizontal de aquecimento e queremos instalar imediatamente um medidor de calor. Não quero pagar pelo calor liberado pela janela, mas temo que o Código Penal não dê permissão por algum motivo fictício.
Lovista, apresente a candidatura ao departamento de habitação e serviços comunitários, não tenha medo. Em seguida, apresente os documentos ao tribunal e você terá razão. Mas é melhor ter vizinhos com você. Mas há economias, eu sei por experiência própria. O principal é paciência.
Vasily, de que 30% estamos falando? Não se engane, para economizar um pouco é preciso pelo menos: automação no sistema de aquecimento, paredes quentes, janelas em PVC. Não falo sobre o consentimento de 75% dos vizinhos e dos termostatos. Quem precisa?Sua UIP em um apartamento separado?
Olá. Os padrões de temperatura existem nos limites inferior e superior.Não importa que tipo de fiação eles tenham, você poderá facilmente registrar uma reclamação se eles forem excedidos.
Quanto às dúvidas sobre a permissão de um medidor na fiação horizontal - você tem todo o direito a um IP, exige permissão, motiva-o pelo fato de que a Lei Federal da Federação Russa de 23 de novembro de 2009 N 261-FZ ordena que todos os proprietários instalem ambos medidores gerais de energia de edifícios e medidores de apartamentos para água, eletricidade, gás e, se for tecnicamente possível, medidores de calor de apartamentos.
Sim, apenas por violação do artigo 13 desta lei não há responsabilidade.
Também fiquei emocionado com esse assunto. Concluímos recentemente a construção e acabamento de uma casa particular para uma família, e agora é hora de instalar medidores de aquecimento individuais na casa. Existem muitos locais onde são descritas a estrutura e a sequência de ações na instalação de medidores, mas mesmo assim recorremos a especialistas e não fizemos isso por conta própria.
Eu moro em um prédio de apartamentos. A casa é de tijolos e durante a maior parte da estação de aquecimento os radiadores do apartamento ficam desligados, porque faz calor sem aquecimento. Pergunta: quando a bateria do apartamento estiver fria as leituras serão zero e portanto o pagamento nesse período será 0?
Evgeniy, se os radiadores estiverem frios, você não paga pelo aquecimento. Mas o medidor mecânico ainda registrará o movimento do refrigerante frio e calculará o pagamento.
Se os radiadores estiverem frios, você não paga pelo aquecimento do apartamento; por algum motivo, você não fala sobre pagar por um. Sobre que tipo de movimento do refrigerante frio você está escrevendo em um radiador desconectado, onde não há circulação?
Olá. O medidor de aquecimento não conta a quantidade de refrigerante móvel, mas sim o recurso fornecido. O único problema com o pagamento de verão é se o medidor não funcionar por motivos como o prazo de validade expirou, se deteriorou, selos foram quebrados e assim por diante. Então o proprietário pode ser cobrado de acordo com a norma em qualquer época do ano.
Boa tarde. Apartamento em Khrushchev, fiação vertical, quatro radiadores. Se você instalar calculadoras de apartamentos ou distribuidores de calor em todos os radiadores e desligar o fornecimento de refrigerante para esses radiadores, e aquecer o ambiente usando convectores elétricos, o pagamento pelo aquecimento com o refrigerante desligado será zero? Agradecemos antecipadamente a sua resposta.
Boa noite! Diga-me, é possível instalar medidores de aquecimento individuais em um sistema de aquecimento vertical? Tenho 6 ralos no meu apartamento e, em geral, tenho aquecimento individual. Talvez seja possível pagar de acordo com os contadores, e não o valor total do aquecimento central. Hoje em dia a rede de aquecimento tem esta prática: não tem aquecimento, mas tem que pagar. Obrigado.
De acordo com a norma PPRF nº 1.708, medidores para medição de energia térmica agora podem ser instalados em qualquer apartamento. O regulamento entrou em vigor em 28 de dezembro de 2018. Os medidores são montados em sistemas de aquecimento verticais e horizontais.
Para circuitos de aquecimento com fiação horizontal, o medidor é montado na linha de alimentação e o tubo de retorno é equipado com uma válvula de três vias com sensor de temperatura.
Nos nossos apartamentos, o aquecimento é feito principalmente com fiação aérea, ou seja, O refrigerante entra nos radiadores através de risers verticais.Neste caso, em cada dispositivo é instalada uma calculadora de calor, que está programada para este radiador específico.
Boa tarde. Acabei de falar com minha empresa de gestão. O engenheiro-chefe disse que para receber as leituras dos medidores de calor é necessário que todos os apartamentos de um prédio estejam equipados com eles. Ninguém emitirá uma fatura para mim individualmente. Paralelamente, a casa está equipada com medidor coletivo (subestação própria). É assim? Ou obter uma recusa oficial e entrar com uma ação judicial? Obrigado.
Olá. Vou citar a norma - Decreto do Governo da Federação Russa datado de 06/05/2011 N 354 (conforme alterado em 22/05/2019) “Sobre a prestação de serviços de utilidade pública a proprietários e usuários de instalações em prédios de apartamentos e prédios residenciais":
«VI. Procedimento para cálculo e pagamento de contas de serviços públicos:
3(1). O valor do pagamento de serviços de utilidade pública para aquecimento nas i-ésimas instalações residenciais ou não residenciais de um prédio de apartamentos, que esteja equipado com medidor de energia térmica coletiva (casa geral) e em que pelo menos um, mas não todos residenciais e as instalações não residenciais estão equipadas com medidores de energia térmica individuais e (ou) comuns (apartamentos), nos termos dos n.ºs 42, n.º 1 e 43 do Regulamento, é determinada pela fórmula: (ver imagem em anexo).
Onde:
Vi é o volume (quantidade) de energia térmica consumida no período de faturamento por cômodo i (residencial ou não residencial) em prédio de apartamentos e apurado no cômodo i (residencial ou não residencial), equipado com equipamentos individuais e (ou) medidores comuns (apartamentos), no pagamento de serviços públicos de aquecimento durante o período de aquecimento com base nas leituras de um medidor individual e (ou) geral (apartamento), no pagamento uniforme ao longo do ano civil - com base no volume médio mensal do consumo de energia térmica para aquecimento, obtido com base nas leituras de um medidor individual e (ou) geral (apartamento) do ano anterior, e no i-ésimo quarto (residencial ou não residencial) de um prédio de apartamentos não equipado com medidores individuais e (ou) gerais (apartamentos) - com base na área dessas instalações conforme fórmula 3(7);
Si é a área total do i-ésimo cômodo (residencial ou não residencial) de um prédio de apartamentos;
Vd - o volume (quantidade) de energia térmica consumida durante o período de faturamento em um prédio de apartamentos, determinado no pagamento de serviços públicos de aquecimento durante o período de aquecimento com base nas leituras de um medidor de energia térmica coletivo (casa comum), e no pagamento uniformemente ao longo do ano civil - com base no volume médio mensal de consumo de energia térmica para aquecimento de um edifício de apartamentos com base nas leituras do contador de energia térmica colectiva (edifício comum) do ano anterior;
Sob - a área total de todas as instalações residenciais e não residenciais de um prédio de apartamentos;
TT - tarifa (preço) de energia térmica, estabelecida (determinada) de acordo com a legislação da Federação Russa.
«.E perguntar à administradora por que aprovaram a instalação do medidor e o colocaram em operação se não planejavam levá-lo em consideração?
Olá! De acordo com esta fórmula, faz sentido instalar uma UIP se estiver instalada em mais de 50% dos apartamentos - foi o que a gestora me disse, até calcularam. Disseram que além dos dados do UIP, de acordo com a fórmula, também terão que pagar pelos indicadores do DPPU em percentagem (área do apartamento). É assim? Obrigado!
Boa tarde. Esta é uma pergunta: moro em prédio de apartamentos, existe medidor de calor comunitário, posso instalar medidores de calor individuais só no meu apartamento? Como fazer isso? Com quem você precisa se coordenar? Em geral, isso é possível ou é necessário que todos os apartamentos tenham medidores de calor individuais instalados?
A Lei Federal da Federação Russa datada de 23 de novembro de 2009 N 261-FZ exige que, até 1º de janeiro de 2012, todos os proprietários instalem medidores de energia geral em residências e medidores de apartamentos para água, eletricidade, gás e, se tecnicamente possível, aquecimento de apartamentos. metros.
Decreto do Governo da Federação Russa datado de 06/05/2011 N 354 (conforme alterado em 22/05/2019) “Sobre a prestação de serviços de utilidade pública a proprietários e usuários de instalações em prédios de apartamentos e edifícios residenciais”:
«Direitos e obrigações do consumidor:
h) tomar uma decisão sobre a instalação de um dispositivo de medição individual, geral (apartamento) ou ambiente que atenda aos requisitos da legislação da Federação Russa para garantir a uniformidade das medições, incluindo um dispositivo de medição cuja funcionalidade permita determinar os volumes de recursos utilitários consumidos diferenciados por hora do dia ou outros critérios , refletindo o grau de utilização dos recursos comunitários, mesmo que tal dispositivo de medição individual ou comum (apartamento) difira em funcionalidade do dispositivo de medição coletivo (casa geral) com o qual um prédio de apartamentos está equipado e solicitar a instalação de tal dispositivo de medição às pessoas que realizam o tipo de atividade correspondente
«.Procedimento de acordo:
1. Redigir ao Código Penal um requerimento de relatório de fiscalização sobre as capacidades técnicas de instalação da UIP.
2. Selecione um medidor de acordo com os padrões e GOST.
3. Contacte uma empresa especializada (pode contactar uma empresa fornecedora de recursos ou uma empresa gestora se houver um eletricista a tempo inteiro com a licença adequada).
4. Realizar relatório de inspeção e medição para instalação da UIP.
5. Obtenha o projeto de instalação.
6. Coordenar o projeto com a empresa gestora.
7. Instale o medidor com a ajuda de especialistas.
8. Escreva um pedido de comissionamento e vedação.
Boa sorte!
Boa tarde Comprei um apartamento no primeiro andar, fazia muito frio. As baterias estão praticamente frias, não há pressão suficiente nas baterias, elas são adicionadas apenas em geadas severas. Se eu instalar uma calculadora de calor, provavelmente deixarei de pagar pelo aquecimento. A temperatura das próprias baterias na entrada agora é de 22 graus, e então elas geralmente ficam frias. Qual deve ser a temperatura de entrada da bateria? Obrigado.
Olá. Os padrões de temperatura para ambientes em prédios de apartamentos são prescritos no GOST R 51617-2000. Habitação e serviços comunitários. Condições técnicas gerais (com alteração nº 1) e SNiP 2.08.01. Havendo divergência, você tem o direito de apresentar pedido de laudo de fiscalização e exame, bem como registrar reclamação e exigir recálculo do pagamento.
A fiação vertical é a mais ideal para os proprietários. É conveniente monitorar o estado e tudo fica sob controle diretamente no apartamento (como na foto 1).
E horizontal - você paga pelo aquecimento do piso da entrada e do apartamento, ou seja. Até que o calor chegue à bateria, não haverá nada para aquecê-la. Além disso, o acesso ao IP é feito no andar e não é possível identificar o IP apartamento por apartamento, exceto através da verificação do código. Além disso, a sociedade gestora tem por prática desmontar a UIP (foto 2) para que o pagamento seja efectuado pelo mesmo meio de pagamento.
Olá Andrei. Gostaria de dar uma olhada no link específico do seu exemplo. A sociedade gestora não tem o direito de desmantelar uma UIP oficialmente aprovada sem autorização. Será interessante analisar a lógica por trás desta decisão.
“Até que o calor chegue ao radiador, não haverá nada para aquecer” - esta é uma questão para SNIPs, GOSTs e padrões sanitários. Existem regras de temperatura estabelecidas; violá-las é ilegal e enfrenta sanções. Você só precisa se preocupar uma vez e punir os culpados, para que possa sentar-se calmamente durante as estações de aquecimento, com calor e conforto.
“Além disso, o acesso ao IP é feito no piso e não é possível identificar o IP apartamento por apartamento, a não ser através da verificação do UC” - IPU é um medidor individual. O que significa - localizado no chão?
Descreva detalhadamente o que está acontecendo lá, talvez possamos ajudar com alguns conselhos.
Diga-me, a que distância da bateria a IPU deve ser instalada conforme SNIP em um prédio de apartamentos com fiação horizontal?
Está quente no corredor, frio no apartamento. Pagamos por uma, embora não haja pilhas na casa nem nas entradas; mais precisamente, quando aceitámos a casa, havia pilhas, mas estavam tão disfarçadas que quando foram retiradas, os canos ficaram sem vestígios de ligação! Obrigado.
Olá. ONE não é apenas uma entrada. SanPiN 2.1.2.2645-10 Requisitos sanitários e epidemiológicos para condições de vida em edifícios e instalações residenciais (bem como GOST 30494-96. Edifícios residenciais e públicos. Parâmetros de microclima interno): padrões de temperatura do ar permitidos no saguão, nas escadas: 14–20 °C.
Faz sentido perguntar à administradora sobre radiadores quebrados.
Boa tarde Diga-me, se a nossa casa não tiver UIP e a administradora não puder fornecê-la, porque... As condições técnicas não permitem, posso instalar um medidor de calor em cada bateria do meu apartamento? Ao comunicar com o engenheiro-chefe de sistemas de aquecimento, disseram que não, não posso. Resumindo, como sempre, temos uma tarefa: PAGAR...
Olá. Diga-me, o que exatamente motiva a recusa do engenheiro?
Se a casa possui um ODPU (Common House Metering Device), NÃO FAZ SENTIDO instalar um individual a partir de 2018, agora:
- quem tem medidor no apartamento (IPU) - paga de acordo com o medidor;
– aqueles que não têm medidor pagam como os proprietários médios de medidores, mas não precisam gastar dinheiro na instalação de um medidor e podem gastar tanto calor quanto quiserem.
Fórmula 3(7) no Decreto do Governo da Federação Russa datado de 6 de maio de 2011 nº 354.
Sergey, como você falará quando a temperatura de abastecimento for de 22 graus, como nos comentários acima? Você pode gastar tanto calor em água fria quanto quiser e pagar como um proprietário médio.
Você entende do que estamos falando? A IPU sempre calcula o consumo de calor do apartamento, e só isso, e não a média para pessoas tão astutas como você :) Portanto, não adianta apenas para pessoas “não muito sábias” que estão prontas para abrir todas as janelas, se ao menos o vizinho pagasse por isso :)
Boa noite! O problema não é novo, mas ainda assim: moramos em um prédio de apartamentos de cinco andares, um apartamento de esquina no quinto andar, mas tudo poderia ter sido normal se não fosse a ação do presidente do HOA de limitar constantemente o fornecimento de calor para casa. Veja bem, isso é solicitado por inquilinos cujos apartamentos são quentes e querem economizar dinheiro. Pode estar calor aqui, mas pagamos para cumprir a norma de 18 0C 20 0C num canto onde as paredes estão cobertas de mofo, o ar simplesmente não seca. Não podemos deixar de respirar, cozinhar, lavar, e por que deveríamos pagar por baterias com temperatura de 30 C? Uma pessoa gera mais calor do que esse radiador.
Assumimos com razão que todos os nossos possíveis recursos e reclamações se resumirão ao cumprimento dessa mesma norma, embora hoje tenhamos adquirido um psicrómetro que registou a humidade na sala do canto até 73%!
Pagamos por aquilo que não recebemos – eles economizam para nós. Estamos inundados pelo aquecedor, mas por que diabos... As histórias sobre problemas no sistema de aquecimento e as tentativas “furiosas” de resolvê-los por parte do presidente do HOA cansam, porque não há, não há apenas a tirania dele (eu meço a temperatura do radiador entre 11h00 e 46 C, à noite mal chega a 30 C).Talvez com isso seremos obrigados a optar pela instalação de uma UIP, mas dizem que há casos de recusa de selagem, porque eles começam a ser levados em consideração a uma temperatura do líquido refrigerante de 40 C (isso nos serviria, só para acabar com essa desgraça).
Alguém já encontrou isso? Você também pode recomendar o modelo IPU?
Olá. Você mediu a temperatura dos radiadores dos andares inferiores? Aqui geralmente é necessário chamar especialistas e verificar se há conexões ilegais no sistema de aquecimento (por exemplo, pisos aquecidos), ventilação ou entupimento do sistema. Talvez a razão seja simplesmente porque eles são muito gostosos?
Se os residentes querem simplesmente poupar dinheiro, isso também não é motivo para limitar o fornecimento de calor. Existem NORMAS e estão no âmbito da LEI (você mesmo sabe disso). E nenhum vizinho seu tem o direito de infringir seus interesses neste caso. Deixe-os instalar o IPU, o que você tem a ver com isso?
Não há necessidade de inventar IPU, não IPU, aqui você precisa resolver a questão do que você paga. Uma reclamação à fiscalização de habitação deve ter o resultado desejado e curar um pouco o seu incompetente presidente do HOA.
Mas aqui na Crimeia eles cobram pelos 12 meses inteiros. Explicando isso dizendo que eles estão tentando por nós. Eles distribuem o ano todo para que você pague menos por mês. Eles não permitem desligar o aquecimento. Mesmo sob a Ucrânia, foi aprovada uma resolução proibindo os cortes de aquecimento. E a rede de aquecimento de Alushta não fornece água quente há 15 anos.
Os pagamentos para aquecimento são distribuídos por toda a Rússia. E se o refrigerante não for fornecido ao apartamento, é necessário fazer um exame e processar a administradora ou quem lhe cobra o dinheiro pelo refrigerante.
Se a sua casa não possui um ODS instalado, este é o cálculo correto. Havendo ODS, fique à vontade para registrar reclamação, pois O pagamento é feito exclusivamente durante a época de aquecimento!
E parámos num apartamento onde os radiadores já estão equipados com reguladores de calor. Mas raramente os ligamos, está quente. E pagamos como todo mundo, por m².
Se houver regulador de calor na bateria, podemos instalar um medidor para o consumo desse calor, e eles serão carregados de acordo com isso?
Não há baterias nas entradas.
Boa tarde O que devo fazer se a sociedade gestora respondeu a um pedido relativo à instalação de IPU de energia térmica no meu apartamento e respondeu que o meu apartamento dispõe de sistema de aquecimento vertical e nesses apartamentos não está prevista a instalação de IPU de energia térmica?
Por favor, diga-me quais atos legislativos podem ser visualizados para entender as regras para calcular o calor usando um medidor residencial comum no Nizhny Novgorod HOA
Boa tarde Ajude com conselhos! Moramos em uma casa de painéis (como dizem os representantes da sociedade gestora, uma casa de grandes dimensões). Novos radiadores foram instalados, mas são inúteis...os risers mal esquentam. No frio fazia um pouco mais de calor, mas não tanto que a mão não aguentasse.. A casa possui medidores comuns. Queremos fornecer individualmente, estamos cansados de pagar caro por baterias frias e radiadores elétricos. A sociedade gestora recusa, alegando que é impossível instalar contadores em casas com sistema de aquecimento vertical. O que devo fazer? Como parar de pagar por baterias frias? Onde registrar uma reclamação?
Estou surpreso com alguns dos raciocínios. Você se mudou para um prédio de apartamentos e outra pessoa deve cuidar da casa.Por que as perdas de energia deveriam recair apenas nos apartamentos de esquina e nos primeiros andares? Como contabilizar essas perdas? Eles são pessoas comuns. A entrada também pertence à propriedade comum. Instalamos um medidor comum na entrada (temos 12) para comprovar que o calor não estava chegando até nós. Aí mandaram engenheiros e refizeram o circuito, descobriu que estávamos recebendo fluxo de retorno de toda a casa, estávamos congelando. Em geral, acho que instalar medidores em apartamentos é uma despesa extra. Eles também são comprados com dinheiro, a vedação também não é gratuita e a instalação também custa dinheiro. Nas casas novas com fiação horizontal, esses medidores já estão instalados. Após a garantia, mais de 50% falharam. Ninguém garante que não quebrará em 4 anos. Existem golpes de aríete na inicialização, então você precisa comprar válvulas de corte. Pessoalmente, iniciar o aquecimento é terrível para nós. Você sangra o ar, tem que limpar os filtros na frente do medidor. Se você não consegue fazer isso sozinho, espere pelos serralheiros. Você pode congelar por até duas semanas ou chamar um chaveiro mediante o pagamento de uma taxa. Novamente, despesas. Onde está o benefício? Hospício completo. Nas casas vizinhas onde existe fiação vertical não existe tal coisa.
Minha filha mora em um prédio de apartamentos em Krasnodar há 4 anos. A casa está equipada com contadores individuais de energia térmica, mas os contadores não estão localizados nos apartamentos, mas sim numa divisão separada em cada piso (são 5 apartamentos em cada piso, no total são 250 na casa). medidores de água fria e quente. A sala onde se encontram os contadores de 5 apartamentos está fechada, o acesso é dado à sociedade gestora e aos seus funcionários.Ontem a filha enviou uma carta da sociedade gestora, com a mensagem de que o contador de calor do apartamento está avariado e deve ser substituído pelo inquilino dentro de um mês.Não há explicações na carta sobre o ocorrido, porque o medidor só funcionou durante 4 invernos, apenas indica o telefone da pessoa que precisa ser contatada para troca do medidor. No momento da compra da moradia, todos os apartamentos do prédio estavam equipados com medidores. Por favor, ajude-me a descobrir como se comportar em tal situação.
Sim, apenas por violação do artigo 13 desta lei não há responsabilidade.
DECRETO DO GOVERNO DA RF DE 31 DE JULHO DE 2021 N 1295 “SOBRE ALTERAÇÕES DAS REGRAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS A PROPRIETÁRIOS E USUÁRIOS DE IMÓVEIS EM EDIFÍCIOS DE MÚLTIPLOS APARTAMENTOS E EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS E RECONHECIMENTO DOS TERMOS E CONDIÇÕES NCTA “D ”POLÍTICA 5 ALTERAÇÕES FEITAS NOS ATOS DO GOVERNO DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA, APROVADAS PELO DECRETO DO GOVERNO DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA DE 27 DE FEVEREIRO DE 2017 N 232″
As regras de cálculo das taxas de aquecimento em habitações com ponto de aquecimento individual foram revistas.
O governo fez alterações no procedimento de cálculo das contas de serviços públicos. É alinhado com a decisão do Tribunal Constitucional da Federação Russa, segundo a qual, para casas com ponto de aquecimento individual, o valor do pagamento pelo aquecimento deve ser determinado levando em consideração as leituras da casa comum e dos dispositivos de medição individuais. .
A resolução entra em vigor na data de sua publicação.
O Governo da Federação Russa ajustou o procedimento de cálculo das taxas de aquecimento nas casas onde existe um ponto de aquecimento individual. Agora, para eles, o valor do pagamento pelo aquecimento é determinado levando em consideração as leituras da casa comum e dos dispositivos de medição individuais (Resolução do Governo da Federação Russa de 31 de julho de 2021 nº 1295).
Um ponto de aquecimento individual é um conjunto de dispositivos técnicos para ligar a rede de aquecimento urbano às comunicações de uma casa. Via de regra, localiza-se no subsolo. Um ponto de aquecimento individual monitora automaticamente a temperatura do ar externo e, dependendo disso, aumenta ou diminui o fornecimento de calor para a casa. Para os residentes, isto significa uma temperatura confortável nos seus apartamentos e a capacidade de evitar pagar a mais por aquecimento desnecessário.
As regras para determinar o valor da taxa foram alteradas em conexão com uma das decisões do Tribunal Constitucional da Federação Russa, tomada em maio (Resolução do Tribunal Constitucional da Federação Russa de 31 de maio de 2021 nº 24 -P). O Tribunal observou então que uma legislação vaga cria incerteza jurídica. Assim, as leituras dos instrumentos são tidas em consideração apenas nas habitações ligadas a redes centralizadas através de um esquema dependente. Caso a casa possua ponto de aquecimento individual e não existam contadores instalados em todas as instalações, o volume de calor é determinado por cálculo (cláusula 54 das Regras para a prestação de serviços de utilidade pública a proprietários e utilizadores de instalações em edifícios de apartamentos e edifícios residenciais , aprovado pelo Decreto do Governo da Federação Russa de 6 de maio de 2011 nº 354).
Olá! A casa foi construída em 1971, não existindo possibilidade técnica de instalação de medidor de calor comum da casa. Neste caso, posso instalar medidor de calor no apartamento?
Olá. Eu moro no extremo norte. Temos uma conta de calor durante todo o ano, embora o fornecimento de calor seja interrompido de junho a outubro. Nas casas antigas (5 andares) têm aproximadamente 15-20 anos, os medidores não podem ser instalados nem mesmo no tribunal. Mas em edifícios novos - cerca de 3 anos, os medidores permanecem no lugar.Ao me comunicar com os moradores desses apartamentos, descobri que as contas de um apartamento de dois cômodos são quase as mesmas de um apartamento de um cômodo em um prédio antigo. Acho que não há justiça aqui. Além disso, no verão eles também não pagam pelo aquecimento, mas o que pagam então os moradores das casas antigas no verão?