Reguladores de temperatura para radiadores: seleção e instalação de termostatos
Os termostatos são dispositivos pequenos, mas muito práticos para controlar a transferência de calor na vida cotidiana.Dependendo da necessidade real, os reguladores de temperatura dos radiadores aumentam ou reduzem o volume do líquido refrigerante. Concordo, isto é útil tanto para o bem-estar dos proprietários da casa/apartamento como para as suas carteiras.
Para quem deseja adquirir termostatos para equipar radiadores, sugerimos que se familiarize com uma descrição detalhada dos tipos de dispositivos de controle de transferência de calor. Apresentamos e comparamos seus métodos de controle, princípios operacionais, custos e especificações de instalação. Nossas recomendações irão ajudá-lo a escolher a variedade ideal.
Complementamos as informações apresentadas para apreciação, coletadas e sistematizadas para futuros compradores de reguladores de calor, com coleções visuais de fotos, diagramas, tabelas regulatórias e vídeos.
O conteúdo do artigo:
- Os benefícios dos termostatos de aquecimento
- Tipos de termostatos e princípios de operação
- Termostatos a gás e líquidos
- Dicas antes de começar a instalar seu termostato
- Instalação de controladores automáticos de aquecimento
- Método para configurar um termostato mecânico
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os benefícios dos termostatos de aquecimento
Sabe-se que a temperatura nos diferentes cômodos da casa não pode ser a mesma. Também não é necessário manter constantemente um ou outro regime de temperatura.
Por exemplo, no quarto à noite é necessário baixar a temperatura para 17-18ÓC. Tem um efeito positivo no sono e ajuda a eliminar dores de cabeça.
A temperatura ideal na cozinha é 19ÓC. Isto se deve ao fato de haver muitos equipamentos de aquecimento na sala, o que gera calor adicional. Se a temperatura no banheiro estiver abaixo de 24-26ÓC, então a sala ficará úmida. Portanto, é importante garantir alta temperatura aqui.
Se a casa tiver quarto infantil, a faixa de temperatura pode variar.Para uma criança menor de um ano, será necessária uma temperatura de 23 a 24ÓC, para crianças mais velhas de 21 a 22 anos será suficienteÓC. Nas demais salas a temperatura pode variar de 18 a 22ÓCOM.
À noite, você pode diminuir a temperatura do ar em todos os quartos. Não é necessário manter uma temperatura elevada em casa se a casa ficar vazia por algum tempo, bem como durante os dias quentes e ensolarados, quando estão funcionando alguns aparelhos elétricos que geram calor, etc.
Nestes casos, a regulação do termóstato tem um efeito positivo no microclima - o ar não sobreaquece e não seca.
O termostato resolve os seguintes problemas:
- permite criar um determinado regime de temperatura em ambientes para diversos fins;
- economiza vida útil da caldeira, reduz a quantidade de consumíveis para manutenção do sistema (até 50%);
- Torna-se possível realizar um desligamento de emergência da bateria sem desligar todo o riser.
Deve-se lembrar que com a ajuda de um termostato é impossível aumentar a eficiência da bateria ou aumentar sua transferência de calor. Pessoas com sistema de aquecimento individual poderão economizar em consumíveis. Os moradores de prédios de apartamentos só podem regular a temperatura ambiente por meio de um termostato.
Vamos descobrir quais existem tipos de termostatose como fazer a escolha certa do equipamento.
Tipos de termostatos e princípios de operação
Os termostatos são divididos em três tipos:
- mecânico, com ajuste manual do fornecimento de refrigerante;
- eletrônicocontrolado por um sensor de temperatura externo;
- semieletrônico, controlado por uma cabeça térmica com dispositivo de fole.
A principal vantagem dos dispositivos mecânicos é o baixo custo, facilidade de operação, clareza e consistência no trabalho. Durante o seu funcionamento não há necessidade de utilização de fontes de energia adicionais.
A modificação permite ajustar manualmente quantidade de refrigerante, entrando no radiador, controlando assim a transferência de calor das baterias. O dispositivo se diferencia pela alta precisão no ajuste do grau de aquecimento.
Uma desvantagem significativa do design é que ele não possui marcações para ajuste, portanto a montagem da unidade deverá ser feita exclusivamente pela experiência. Veremos um dos métodos de balanceamento abaixo.
Um termostato mecânico consiste nos seguintes elementos:
- regulador;
- dirigir;
- fole cheio de gás ou líquido;
A substância contida no fole desempenha um papel fundamental. Assim que a posição da alavanca do termostato muda, a substância entra no carretel, ajustando assim a posição da haste. A haste, sob a ação do elemento, bloqueia parcialmente a passagem, limitando a entrada do líquido refrigerante na bateria.
Os termostatos eletrônicos são designs mais complexos, baseados em um microprocessador programável. Com ele, você pode definir uma determinada temperatura no ambiente pressionando vários botões no controlador. Alguns modelos são multifuncionais, adequados para controlar caldeira, bomba ou misturador.
A estrutura e o princípio de funcionamento de um dispositivo eletrônico praticamente não diferem de seu equivalente mecânico. Aqui o elemento termostático (fole) tem o formato de um cilindro, suas paredes são onduladas. É preenchido com uma substância que reage às flutuações da temperatura do ar em casa.
À medida que a temperatura aumenta, a substância se expande, resultando na geração de pressão nas paredes, o que promove o movimento da haste, que fecha automaticamente a válvula. À medida que a haste se move, a condutividade da válvula aumenta ou diminui. Se a temperatura cair, a substância de trabalho é comprimida, fazendo com que o fole não estique, mas a válvula se abra e vice-versa.
O fole tem alta resistência, longa vida útil e pode suportar centenas de milhares de compressões ao longo de várias décadas.
Os termostatos eletrônicos são convencionalmente divididos em:
- Fechado os termostatos para aquecimento de radiadores não possuem função de detecção automática de temperatura, portanto são ajustados manualmente. É possível ajustar a temperatura que será mantida na sala e as oscilações de temperatura permitidas.
- Abrir termostatos podem ser programados. Por exemplo, se a temperatura cair vários graus, o modo de operação pode mudar. Também é possível definir o tempo de resposta de um modo específico e ajustar o temporizador. Tais dispositivos são utilizados principalmente na indústria.
Os reguladores eletrônicos são alimentados por baterias ou por uma bateria especial que acompanha carregador. Os reguladores semieletrônicos são ideais para fins domésticos. Eles vêm com um display digital que mostra a temperatura ambiente.
Termostatos a gás e líquidos
Ao desenvolver um regulador, uma substância em estado gasoso ou líquido (por exemplo, parafina) pode ser usada como elemento termostático. Com base nisso, os dispositivos são divididos em cheios de gás e líquidos.
Os reguladores a gás têm uma longa vida útil (a partir de 20 anos). A substância gasosa permite regular de forma mais suave e precisa a temperatura do ar em sua casa. Os aparelhos vêm com um sensor que determina a temperatura do ar na casa.
Os foles de gás respondem mais rapidamente às flutuações na temperatura ambiente. Os líquidos se distinguem pela maior precisão na transmissão da pressão interna ao mecanismo móvel. Ao escolher um regulador à base de substância líquida ou gasosa, eles se orientam pela qualidade e vida útil da unidade.
Os reguladores de líquidos e gases podem ser de dois tipos:
- com sensor embutido;
- com controle remoto
Dispositivos com sensor integrado instalados horizontalmente porque requerem circulação de ar ao seu redor, o que evita o calor do tubo.
É aconselhável utilizar sensores remotos nos casos em que:
- a bateria é coberta por cortinas grossas;
- O termostato está localizado na posição vertical;
- a profundidade do radiador excede 16 cm;
- o regulador está localizado a uma distância inferior a 10 cm do peitoril da janela e superior a 22 cm;
- O radiador está instalado em um nicho.
Nessas situações, o sensor embutido pode não funcionar corretamente, então utilizo um sensor remoto.
Normalmente os sensores estão localizados em um ângulo de 90 graus em relação ao corpo radiador de aquecimento. No caso de instalação paralela, suas leituras serão perdidas sob a influência do calor proveniente dos radiadores.
Dicas antes de começar a instalar seu termostato
Sugerimos que você se familiarize com as dicas a seguir que você deve lembrar antes de instalar o dispositivo.
- Antes de instalar o mecanismo de travamento e regulagem, você deve se familiarizar com as recomendações do fabricante.
- O design dos controladores de temperatura contém peças frágeis que podem falhar mesmo com um leve impacto. Portanto, deve-se ter cuidado e atenção ao trabalhar com o dispositivo.
- É importante considerar o seguinte ponto - a válvula deve ser instalada de forma que o termostato fique na posição horizontal, caso contrário o ar quente vindo da bateria poderá entrar no elemento, o que afetará negativamente o seu funcionamento.
- Existem setas no corpo que indicam em que direção a água deve se mover. Na instalação, a direção da água também deve ser levada em consideração.
- Se um elemento termostático for instalado em um sistema de tubo único, os desvios devem ser instalados antecipadamente sob os tubos; caso contrário, se uma bateria for desconectada, todo o sistema de aquecimento falhará.
Os termostatos semieletrônicos são montados em baterias que não são cobertas por cortinas, grades decorativas, vários itens internos, caso contrário o sensor pode não funcionar corretamente. Também é aconselhável colocar o sensor termostático a uma distância de 2 a 8 cm da válvula.
Os termostatos eletrônicos não devem ser instalados na cozinha, no hall, dentro ou próximo à sala da caldeira, pois tais dispositivos são mais sensíveis que os semieletrônicos. É aconselhável instalar dispositivos em ambientes de canto, ambientes com baixas temperaturas (geralmente são ambientes localizados no lado norte).
Ao escolher um local de instalação, você deve se guiar pelas seguintes regras gerais:
- Não deve haver dispositivos próximos ao termostato que gerem calor (por exemplo, termoventiladores), eletrodomésticos, etc.;
- É inaceitável que o dispositivo fique exposto à luz solar e que esteja localizado em local com correntes de ar.
Ao lembrar dessas regras simples, você pode evitar uma série de problemas que surgem ao usar o dispositivo.
Instalação de controladores automáticos de aquecimento
As instruções abaixo irão ajudá-lo a instalar o termostato em alumínio e radiadores bimetálicos.
Se o radiador estiver conectado a um sistema de aquecimento em funcionamento, a água deverá ser drenada dele.Isso pode ser feito por meio de válvula esfera, válvula de corte ou qualquer outro dispositivo que bloqueie o fluxo de água do riser comum.
Em seguida, abra a válvula da bateria, localizada na área de entrada de água no sistema, e feche todas as torneiras.
A próxima etapa é remover o adaptador. Antes do procedimento, o piso é coberto com material que absorva bem a umidade (guardanapos, toalhas, papel macio, etc.).
Quadro válvula termostática prenda com uma chave ajustável. Ao mesmo tempo, use uma segunda chave para desparafusar as porcas localizadas no tubo e no adaptador, que está localizado na própria bateria. Em seguida, desparafuse o adaptador do corpo.
Após desmontar o adaptador antigo, um novo é instalado. Para isso, coloque um adaptador na estrutura, aperte as porcas e o colar e, em seguida, limpe bem as roscas internas com um material limpo.
A seguir, o fio limpo é enrolado várias vezes com fita adesiva branca (adquirida separadamente em lojas especializadas), após o que o adaptador, bem como o radiador e as porcas de canto são firmemente aparafusados.
Assim que a instalação do adaptador for concluída, você precisará começar a remover o colar antigo e instalar o novo.Em alguns casos, é difícil remover o colar, por isso suas partes são cortadas com uma chave de fenda ou serra e depois arrancadas umas das outras.
Em seguida vem a instalação do próprio termostato. Para isso, seguindo as setas indicadas no corpo, ele é instalado no colar, após o que, fixando a válvula com uma chave ajustável, aperte a porca, que fica localizada entre o regulador e a válvula. Ao mesmo tempo, use uma segunda chave para apertar bem a porca.
Na fase final, é necessário abrir a válvula, encher a bateria com água, verificar se o sistema está funcionando, se não há vazamentos e definir uma determinada temperatura. EM sistema de dois tubos Você pode instalar termostatos na linha superior.
Método para configurar um termostato mecânico
Depois de instalados, é importante configurar corretamente os modelos mecânicos. Para isso, é necessário fechar as janelas e portas da sala para minimizar a perda de calor, o que permitirá dar um resultado mais preciso do trabalho. Sistemas de aquecimento.
Um termômetro é colocado na sala e a válvula é fechada até parar. Nesta posição, o refrigerante encherá completamente o radiador, o que significa que a transferência de calor do dispositivo será máxima. Depois de algum tempo, é necessário registrar a temperatura resultante.
Em seguida, você precisa virar a cabeça totalmente na direção oposta. A temperatura começará a cair. Quando o termômetro mostra valores ideais para o ambiente, a válvula começa a abrir até que se ouça o som da água e ocorra um aquecimento repentino. Neste caso, a rotação da cabeça é interrompida, fixando sua posição.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo mostra claramente como configurar um termostato e implementá-lo no sistema de aquecimento. Como exemplo, tomemos o controlador eletrônico automático Living Eco da marca Danfoss:
Você pode escolher um termostato com base em seus próprios desejos e capacidades financeiras. Para uso doméstico, uma unidade mecânica e semieletrônica é ideal. Os fãs da tecnologia inteligente podem preferir modificações eletrônicas funcionais. Também é possível instalar dispositivos sem o envolvimento de especialistas.
Você tem alguma dúvida sobre o tema proposto para consideração? Gostaria de compartilhar sua experiência pessoal adquirida ao instalar ou usar um termostato? Por favor, escreva comentários.
Na verdade, o calor não quebra os ossos. Todos esses dispositivos são instalados para economizar dinheiro, não por causa de uma vida boa. Anteriormente, se estivesse calor no ambiente, você abria a janela e ao mesmo tempo ventilava o ambiente. E agora, com os nossos preços exorbitantes da eletricidade e de outros combustíveis, muitos estão começando a economizar em tudo para os negócios e para a ociosidade, fechando até mesmo a ventilação mínima. E então eles vivem no ar viciado.
Pois bem, na verdade, ao abrir a janela, corre-se o risco de criar uma corrente de ar e apanhar um resfriado. Os termostatos baixam a temperatura de maneira uniforme e suave, mesmo os mais primitivos. E o fato de o calor não machucar os ossos é um absurdo - o calor seco do aquecimento não traz nada de útil para a pele e para a respiração, e há pouco oxigênio. Então eu estabeleço regulamentações em todos os lugares, preciso de um regime de temperatura individual.
Na verdade, não é “o calor não quebra os ossos”, mas “o vapor não quebra os ossos”. E o ditado só serve para balneários e quem gosta de tomar banho de vapor.E num espaço doméstico - sim, não faz mal aos ossos, mas a falta de uma temperatura confortável e de ar fresco prejudica o sistema cardiovascular uma ou duas vezes. E aqui não basta uma janela. É necessário um sistema de abastecimento e exaustão. E este é um rascunho. E às vezes temos água fervente sendo despejada no sistema de aquecimento - na sala é 26-28 e nenhuma janela ajuda quando está abaixo de -10 lá fora.
Meu bebê e eu sofremos muito por causa do ar seco. É impossível dormir no nosso quarto. Um regulador é definitivamente necessário! No inverno passado houve geadas, de alguma forma sobrevivemos normalmente. E esse inverno está quente, a gente seca no quarto, nem o umidificador aguenta. Ar fresco e seco são duas coisas diferentes!
O que deve ser feito com um termostato mecânico Danfos após o final da estação de aquecimento e antes do início da estação de aquecimento? Deixar aberto ou fechado? Se sim, em que marca ou até o fim? Ou como?
Temos reguladores do tipo mecânico do desenvolvedor. As baterias estão “um pouco vivas”, está frio no quarto, está em 5 (máximo)... Descobri pelos vizinhos que eles têm baterias quentes.
Liguei para a administradora, eles prometeram mandar um encanador. Mas a despachante disse: você provavelmente torceu para frente e para trás... você não pode torcer. A questão é: por que eles são necessários?
Excelente artigo, tudo é claro e feito de forma simples. A propósito, li recentemente um artigo no site https://beis.kz/regulyatoryi-temperaturyi/, onde já consegui escolher um controlador de temperatura de alta qualidade com base nas informações do artigo. Obrigado)
Alguém pode me dizer com qual organização posso entrar em contato sobre a instalação de um termostato em um radiador de aquecimento? Não consigo encontrar ninguém no mercado de serviços de encanamento que possa ajudar. Eles oferecem apenas a substituição do próprio radiador.