Como fazer uma tela para uma banheira com azulejos: métodos DIY
O painel decorativo embaixo da banheira confere ao banheiro um visual acabado. Para decorá-lo, você pode escolher um desenho de plástico ou acrílico.Porém, custarão muito caro, principalmente se a tigela tiver um formato fora do padrão.
Será mais barato construir você mesmo essa tela com ladrilhos colados em uma moldura especialmente preparada. Além dos benefícios financeiros, esta opção de decoração vai caber perfeitamente no interior da sala - procuram escolher acabamentos cerâmicos de acordo com as paredes e o piso.
Vamos descobrir como fazer uma tela para uma banheira - descreveremos os métodos de disposição da base para os ladrilhos e a tecnologia de revestimento. Complementamos as informações com instruções visuais fotográficas e vídeos que o ajudarão a realizar você mesmo todos os processos de acabamento.
O conteúdo do artigo:
Por que fazer uma tela embaixo do banheiro?
As paredes e o chão da casa de banho são revestidos a azulejo e a canalização é instalada no seu lugar e ligada às comunicações. Tudo parece ótimo. O único problema que estraga a vista é o espaço embaixo da banheira, de lado para baixo.
Para que o interior da sala tenha um aspecto harmonioso e completo, é necessário fechar de alguma forma o próprio balneário e as tubulações a ele ligadas.
Se o encanamento do banheiro for feito de acrílico ou plástico, na maioria dos casos parece bastante decente visto de fora.Pelo contrário, os produtos de ferro fundido ou aço não agradam aos olhos. Eles devem ser decorados por fora, caso contrário o banheiro não ficará muito bonito.
As donas de casa costumam guardar detergentes e outros utensílios domésticos embaixo do banheiro. É aconselhável fechar tudo isso, assim como as comunicações. tela decorativa.
Uma tela como essa é uma ótima maneira de esconder o que é desnecessário e não muito bonito de se ver. Todos esses potes, garrafas, trapos e oleodutos ficarão escondidos com segurança atrás dele, da vista das pessoas.
Se o banheiro for de azulejos, é recomendável fazer também uma tela embaixo da banheira. Desta forma o design deste quarto pode ser decorado num estilo único e completo.
O principal na hora de instalar esta decoração é não esquecer a necessidade de ter acesso às comunicações. Será necessário fazer uma escotilha na tela, através da qual em caso de vazamentos você poderá chegar às tubulações para reparo.
Possíveis opções de design
As banheiras variam em forma, material e funcionalidade. Mas os métodos de decoração do espaço abaixo deles com azulejos são os mesmos em todos os casos. É necessário fazer uma base confiável para o ladrilho, depois colá-lo de acordo com todas as regras e esfregar as costuras.
Estruturalmente, as telas embaixo do banheiro podem ser:
- com balanço ou portas de correr;
- removível ou permanente;
- com gavetas retráteis, projetos com prateleiras ou sem eles;
- surdo e com nicho na parte inferior para pés.
A maneira mais fácil de colocar ladrilhos é na lateral da banheira. Ao usá-lo, você não precisa desperdiçar esforço alinhando cuidadosamente a nova borda.
Basta colocar a fileira superior de ladrilhos sob a lateral do balneário ou nivelá-la verticalmente. Uma vantagem adicional é que a moldura e a superfície rugosa para colagem da cerâmica, neste caso, também serão mais fáceis de fazer.
Se você decidir usar ladrilhos de cerâmica para revestir um nicho embaixo do banheiro, a maneira mais fácil é fazer com ele uma tela sólida em branco, sem frescuras. Porém, em caso de bloqueios e vazamentos, não permitirá o acesso às comunicações. Ele precisará ser demolido e depois redecorado. É difícil chamar tal decisão de ponderada.
Uma opção mais prática é porta de inspeção ou uma janela. Na instalação dessa tela, é fornecido um furo tecnológico, fechado com uma portinhola de plástico ou um painel removível do tamanho de um ladrilho. Acontece apresentável e prático.
Telas com portas de correr ou de vaivém feitas de ladrilho são extremamente difíceis de fazer. O ladrilho deve ser colado sobre uma base forte e sem distorções. Mas no caso de folhas de porta que podem ser abertas e fechadas, isso é impossível de conseguir. O ladrilho inevitavelmente cairá dessa superfície.
A banheira é frequentemente usada para dar banho em bebês e lavar roupas. Ao mesmo tempo, você deve ficar perto dela. Se não houver nenhum nicho feito próximo ao chão ou se a tela não tiver uma inclinação descendente a partir da borda da tigela, não haverá onde colocar os pés nesta situação.
Parado por perto, você terá que se curvar mais profundamente, forçando desnecessariamente as costas. Ao decorar uma banheira, certifique-se de deixar um recesso para os pés.
Escolhendo cerâmica para painel de banheira
Ladrilhos cerâmicos com esmalte são impermeáveis à umidade e duráveis. É fácil de manter e instalar. Sua única desvantagem é a fragilidade da camada esmaltada, que racha facilmente ao ser atingida. Mas se você não jogar objetos pesados nos ladrilhos, esse problema não será tão relevante e significativo.
As dimensões da maioria dos banhos são modestas. Recomenda-se escolher ladrilhos de tamanho pequeno ou médio para decorar o espaço abaixo. Grandes placas terão que ser cortadas, o que significa resíduos extras e possíveis perdas por rachaduras no esmalte devido ao corte impreciso.
Você também pode usar mosaicos para cobrir a tela. No entanto, traçar um padrão a partir de pequenos elementos é demorado e trabalhoso. É mais fácil escolher módulos de mosaico prontos em forma de folhas de malha de fibra de vidro com cerâmica já colada. Basta recortá-los e fixá-los a uma divisória de gesso cartonado ou tijolo.
Formando uma base para ladrilhos
Os ladrilhos debaixo da banheira podem ser colados numa parede de gesso cartonado, tijolo ou lajes macho e fêmea. Todas as três opções são aceitáveis.
Mas a alvenaria pesa bastante, por isso deve ser usada apenas como último recurso. É melhor evitar cargas desnecessárias no chão do banheiro causadas por uma divisória de tijolos com um metro e meio de comprimento e cerca de meio metro de altura.
Método nº 1: placas de gesso cartonado em uma moldura
A base áspera para os ladrilhos pode ser feita de forma rápida e fácil com drywall.Para isso, é necessário construir uma moldura a partir de barras ou perfil metálico com a configuração desejada e, em seguida, cobri-la com placas de gesso cartonado. Além disso, se for escolhida madeira para a montagem da moldura, ela deverá ser impregnada com anti-sépticos.
O principal é que o gesso cartonado para instalação no banheiro seja retirado exclusivamente de marcas resistentes à umidade (GKLV) com superfície verde. Este material não apodrece e não se forma mofo. É forte, durável e não inchará com a entrada de água.
Não é estritamente recomendado o uso de placas de gesso comuns ou placas de madeira prensada sem laminação em um banheiro com umidade constante.
A base para ladrilho é feita da seguinte forma:
- Marcação. Marque linhas ao longo do perímetro da banheira nas paredes e no chão rente às laterais.
- Instalação de moldura. A estrutura é montada a partir de perfis metálicos. A moldura é instalada em todos os lados da banheira destinada ao acabamento. A estrutura é nivelada e fixada ao piso e paredes por meio de buchas.
- Cortando drywall. As telhas são cortadas levando-se em consideração vãos de um centímetro próximos ao chão e à lateral da banheira, que serão preenchidos com selante.
- Fixação GKL. As placas de drywall são fixadas à estrutura com parafusos auto-roscantes em incrementos de 10–15 cm.
- Preparando a escotilha. No local de inspeção, é feito um furo para uma escotilha de plástico.
- Processamento de costura. As juntas entre as placas de gesso e as paredes são coladas com foice. As costuras ao longo de todo o perímetro da estrutura de gesso cartonado são revestidas com selante e a própria superfície das telhas é revestida com primer acrílico.
Na fixação de placas de gesso não se deve apertar demais os parafusos, pois isso pode levar à destruição da chapa no ponto de aparafusamento. E os fechos devem ser escolhidos curtos para não danificar inadvertidamente as laterais da banheira.
A escotilha de inspeção será instalada após a colagem dos ladrilhos durante o projeto final da tela sob a banheira. Para consertar, bastam unhas líquidas comuns.
Ao instalar a moldura, você pode usar espuma. Ele irá aderir à parte externa da banheira, drywall e perfil ou barras, conectando-os em uma única estrutura. Você só precisa ter certeza de que não aperta os elementos individuais da divisória que está sendo formada sob o balneário, caso contrário a tela ficará torta.
E aqui está uma versão da moldura com posterior revestimento sem fixação com buchas. Em vez disso, o selante de encanamento é usado para fixar o perfil. Para trabalhar você precisará dos seguintes materiais:
Depois de preparar todos os materiais e ferramentas com antecedência, você pode começar a trabalhar. Primeiro fazemos as marcações, depois instalamos a base da moldura, a própria moldura e colocamos os ladrilhos.
Não se esqueça do orifício para a escotilha de serviço - ele será útil quando você precisar remover um bloqueio ou trocar peças de drenagem.
Muitas vezes estrutura de suporte para banheiro, erguido durante a instalação do encanamento, serve de base para a fixação de placas de drywall.
Método #2: Alvenaria
Uma tela de azulejos bonita e durável pode ser feita na forma de pequenas alvenarias.Para isso, além dos tijolos, você precisará de uma solução na proporção de 1 parte de cimento M-200 para 6 partes de areia e habilidade como pedreiro.
Esta divisória destina-se exclusivamente à colagem de ladrilhos, sendo inaceitável a sua utilização como suporte de carga para banheira. Existem pernas e estruturas de montagem especiais para esta finalidade. Além disso, entre os tijolos superiores e a bacia da banheira deve haver um espaço de 2 a 3 cm para preenchimento com espuma de poliuretano.
No assentamento da primeira fileira, será necessário retirar dois ou três tijolos do meio da banheira para posteriormente formar um nicho para os pés neste local. E também não se esqueça da abertura para instalação da escotilha de inspeção.
Após a conclusão da alvenaria e o endurecimento da argamassa, a divisória resultante ainda precisará ser nivelada com gesso para que os ladrilhos possam ser colados.
Só será possível iniciar o revestimento cerâmico após dois a três dias. Este tempo deve ser suficiente para que a solução finalmente endureça e seque, e para que a divisória passe pela fase de deformação por retração. Se começar a colar os ladrilhos imediatamente, depois de alguns dias eles podem simplesmente cair devido ao deslocamento imperceptível da alvenaria.
Instruções fotográficas para instalação de tela para banheira de canto de acrílico. O mosaico foi escolhido como material de revestimento - ele se adapta melhor a superfícies curvas.
O tijolo cria uma base que não se deforma com o tempo e praticamente não requer reparos.
Método #3: Divisória feita de lajes macho e fêmea
Em vez de tijolo, a base dos ladrilhos também pode ser feita de lajes macho e fêmea. Podem ser produtos de gesso ou silicato resistentes à umidade. Ambas as opções podem ser usadas em banheiros.
São produzidos de acordo com a norma com largura mínima de 80 mm, o que permite criar facilmente uma forte estrutura de suporte para os ladrilhos sob a lateral de quase todas as banheiras.
As lajes são interligadas por meio de cola especial ou gesso. A presença de ranhuras e saliências ao longo da borda do produto simplifica muito o assentamento.
Suportes e buchas de metal são usados para fixar a divisória na parede do banheiro. O resultado deve ser uma superfície plana e totalmente pronta para a colagem de revestimentos cerâmicos.
Nuances de colagem de azulejos
O revestimento final da divisória formada sob a banheira é feito com adesivo para azulejos ou pregos líquidos.A primeira opção é aplicada no verso do ladrilho com espátula dentada, e a segunda opção é aplicada a partir de tubo em vários pontos ao longo do perímetro e no seu centro.
Para evitar que os ladrilhos flutuem para os lados, são inseridas cruzes plásticas entre eles, permitindo controlar com precisão o tamanho das costuras entre os ladrilhos. Estes últimos, após a conclusão do revestimento, estão sujeitos a rejuntamento obrigatório. Caso contrário, a água entrará por baixo da cerâmica através deles, o que mais cedo ou mais tarde fará com que ela caia.
Construção de uma tela removível
Além de estruturas rigidamente fixas, para decorar o espaço embaixo do banheiro, faça um painel removível.
Para criar uma tela de celular você precisará de:
- OSB;
- telha;
- pernas de móveis ajustáveis em altura;
- ripas 20x40 mm para criar uma moldura para suportes.
Primeiramente, é cortado um pedaço da chapa OSB com dimensões que cubram completamente a lateral da banheira. Só que eles o tornam um pouco menor em altura, cerca de cinco centímetros. Os pés devem caber livremente nesta abertura por baixo. Após o corte, a moldura é colocada no OSB e as pernas são fixadas nele.
Os ladrilhos são colados sobre uma base de madeira usando tecnologia padrão com selantes e misturas de rejuntes. Após o rejuntamento das costuras, a tela resultante pode ser colocada contra a banheira e as pernas ajustadas para que fiquem niveladas no lugar.
Ao torcer os suportes, sua borda superior deve ser pressionada contra a lateral da banheira por baixo, para que este painel decorativo fique imóvel.
Revestimento de banheira de formas complexas
Se o balneário tiver contornos curvos, não poderá ser instalada uma tela normal com ladrilhos. A base de gesso cartonado pode ser feita em qualquer formato. Mas então é improvável que seja possível colar grandes ladrilhos cerâmicos nele. A cerâmica não dobra, só pode quebrar.
Porém, é perfeitamente possível cobrir uma tela de configuração complexa com contornos arqueados por meio de mosaicos. Seus pequenos pedaços são ideais para esse fim. Não tem medo da umidade e vai durar muitos anos no banheiro.
Para o revestimento de uma casa de banho ou jacuzzi, são adequados tanto mosaicos em peças individuais como módulos prontos sobre malha flexível. O primeiro método é trabalhoso e demorado. É muito mais fácil utilizar módulos com elementos de mosaico já colados sob um determinado padrão. Com a ajuda deles você pode facilmente seguir o contorno da tigela.
Além dos azulejos, existem várias opções para decorar o espaço embaixo do banheiro. Uma das formas originais é tela de espelho. Métodos alternativos para criar uma tela e tecnologias para sua implementação são descritos em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como fazer base para banheira de acrílico:
Instalação de biombo decorativo com azulejos de banho:
As nuances da criação de uma moldura para revestimento à base de placa de gesso:
Se a aparência da banheira não agrada aos olhos, ela sempre pode ser coberta com uma tela decorativa. Numa situação em que todo o banheiro é revestido de azulejos, recomenda-se utilizá-lo para decorar a bacia do banho.
A maneira mais fácil de basear um ladrilho é fazê-lo com gesso cartonado, mas também são possíveis opções de tijolo ou laje macho e fêmea.A disposição dessa decoração não é algo complicado, você mesmo pode fazer.
Compartilhe com os leitores sua experiência e ideias interessantes para decorar uma tela embaixo da banheira. Deixe comentários sobre o artigo e faça perguntas de seu interesse. O formulário de feedback está localizado abaixo.
Pessoalmente, não sou a favor de fazer a base da tela sob a banheira com tijolo ou folha de ardósia. Parece-me que a melhor opção é usar blocos de drywall ou concreto aerado. Pelo menos isso torna o design mais leve. Também é necessário pensar em uma escotilha de tamanho normal, para que posteriormente seja possível realizar reparos e manutenção de comunicações.
Temos uma tela de plástico deslizante em nosso banheiro. Instalamos assim que nos mudamos. Moramos aqui há seis anos e não temos queixas. As portas movem-se facilmente ao longo das ranhuras, embora aí se acumule pó, mas não é difícil de limpar. Externamente gosto da aparência da tela deslizante, bonita, moderna e prática. Além de tudo: o custo era bem barato.