Como fazer uma tela funcional embaixo de uma banheira com prateleiras
Não importa quão inovador e moderno seja o design do banheiro, a aparência inestética das laterais da tigela e das pernas montadas nas almofadas pode anular todos os esforços.Uma tela funcional embaixo do banheiro ajudará não apenas a disfarçar comunicações desagradáveis, mas também a colocar de forma compacta as pequenas coisas que você precisa em casa.
Se você está reformando seu banheiro e está pensando em como refinar a tigela, nosso material vai te ajudar a resolver esse difícil problema. A seguir falaremos sobre quais opções de design existem e como fazê-las você mesmo, sem recorrer aos serviços de especialistas.
O conteúdo do artigo:
Recursos de design de telas
A divisória de banheira é um elemento interior indispensável para casas de banho pouco espaçosas. Afinal, eles possibilitam um uso mais racional do espaço.
As cavidades de abertura podem ser horizontais ou verticais.
Eles são fáceis de colocar:
- produtos químicos domésticos (géis e pós, purificadores e enxaguantes);
- Coisas pequenas (esponjas e guardanapos de algodão para limpeza).
A embalagem da maioria dos produtos químicos é bastante volumosa. Devido ao corpo da tigela ter formato côncavo, o espaço livre entre as paredes pode ser preenchido com uma gaveta ou prateleiras espaçosas.Eles podem acomodar facilmente caixas e sacos de produtos químicos domésticos de qualquer tamanho.
Será fácil esconder todas as comunicações atrás das paredes da estrutura, protegendo-as de danos mecânicos. Além disso, a instalação de tal “tela” não interferirá no acesso às tubulações.
Se necessário, será fácil removê-lo.
Lindamente projetado tela de banho será um excelente complemento para qualquer interior, dando-lhe um toque de extravagância e inusitado.
Graças à variedade de materiais de acabamento, dando asas à sua imaginação, você poderá criar um design incrível que irá encantar e ao mesmo tempo surpreender sempre.
Caso não seja possível fazer uma tela estanque que não permita a passagem de água no espaço limitado pelas paredes da tela, é necessário garantir a sua ventilação. Tudo o que está escondido atrás da camuflagem externa deve secar e a condensação deve evaporar.
Opções populares
As telas modernas não são apenas uma parede vazia que cobre as pernas de uma tigela e as comunicações estabelecidas entre elas. Quase todas as estruturas estão equipadas com pelo menos uma porta para armazenamento e acesso às comunicações.
A escolha do design depende do tamanho da sala, das preferências de gosto e da capacidade financeira do proprietário.
Sólido, fechando firmemente
Telas sólidas, que são paredes vazias, cobrem todo o excesso de espaço, escondendo o sistema de água e canos de esgoto.
Por este motivo, ao instalar telas cegas fechadas, é necessário ter certeza de que o encaminhamento dos tubos está em perfeito estado. Paredes sólidas devem ser instaladas somente se forem utilizados tubos de plástico que não estejam sujeitos à corrosão.
Projetos com portas articuladas
Telas com portas articuladas são escolhidas para banheiros espaçosos. Afinal, abrir as portas 90° requer espaço livre adicional.
Dependendo das dimensões da bacia do banheiro, a tela pode ser equipada com uma ou duas portas articuladas ergonômicas.
Sistemas de portas deslizantes
Telas com portas de correr frequentemente escolhido por proprietários de banheiros pequenos. Afinal, a abertura do sistema não requer espaço adicional. Um conveniente sistema deslizante permite o acesso aos cantos mais distantes sob o fundo da banheira.
Graças às guias, as portas podem mover-se facilmente dentro do sistema, proporcionando um efeito de deslizamento tipo compartimento. A única coisa é que se poeira e pequenos objetos ficarem obstruídos nas ranhuras, será difícil mover as portas.
Material da moldura e caixilhos
A base para fazer uma tela para banheira com portas ou prateleiras pode ser qualquer material: plástico e MDF, metal e azulejo de cerâmica, vidro e espelhos...O principal requisito é que todos os materiais utilizados no banheiro não tenham medo da umidade e das oscilações de temperatura. Além disso, eles não devem ser suscetíveis à destruição rápida por mofo ou bolor.
Mas se você é adepto de superfícies naturais e planeja fazer portas de tela da mesma madeira, lembre-se que terá que tomar cuidado para que menos umidade entre nos painéis. Além disso, você precisará ventilar regularmente o ambiente.
Embora alguns materiais já possuam propriedades atraentes, outros requerem acabamento adicional. Por exemplo, para que o drywall se encaixe organicamente no design de um banheiro, ele é revestido com mosaicos de azulejos.
A maneira mais fácil de construir uma tela apresentável e funcional é usar painéis de plástico.
Para remover sujeira e depósitos, basta limpar a superfície com um pano úmido.
Não gosta de perder muito tempo procurando os itens e coisas necessárias? Instale painéis de plexiglass. O vidro orgânico, ao contrário do seu homólogo “comum”, é mais leve e resistente, por isso é muito utilizado como base na fabricação de peças de interior.
Você prefere uma forma atípica de definir o espaço embaixo do banheiro? Uma excelente solução neste caso seria uma divisória de tecido de náilon. Cobrir os painéis não é difícil de fazer sozinho.
Design em forma de caixa de gesso cartonado
Para construção tela no banheiro O drywall resistente à umidade é ideal, atraente pela facilidade de uso e custo acessível. O fabricante de uma estrutura funcional em forma de caixa não necessita de habilidades especiais e, além disso, você sempre pode adquirir no mercado de construção os materiais necessários para a instalação.
A superfície de uma caixa de gesso cartonado pode ser acabada com mosaicos, revestida com plástico ou cerâmica, revestida com qualquer tipo de forro ou outro material de revestimento.
Fazendo uma tela para banheira com prateleiras
Fazer e instalar uma tela embaixo da banheira não é tão difícil. Se tudo for feito corretamente, esse design multifuncional servirá bem por muitos anos.
Etapa número 1 - preparação dos materiais necessários
A moldura de madeira é constituída por madeira com secção de 40x40 mm ou perfil metálico reforçado PN 27*28.
Os parâmetros padrão de uma tela deslizante são: comprimento 148 ou 168 cm, altura, dependendo do modelo, varia entre 57-65 cm.
Para realizar o trabalho você precisa preparar:
- conjunto de ferramentas de carpintaria;
- nível de construção;
- perfurador;
- Búlgaro;
- selante;
- espuma de poliuretano;
- “Unhas líquidas”;
- faca de construção;
- parafusos auto-roscantes e parafusos auto-roscantes.
Ao escolher o tamanho dos parafusos, guie-se pela espessura do perfil da moldura para evitar danos à cuba durante o processo de instalação.
Ao planejar a construção de uma moldura de madeira, as peças de madeira devem ser revestidas com 2 a 3 camadas de impregnação especial antes da instalação. O primer terá duplo efeito: evitará a proliferação de microrganismos e protegerá a madeira da umidade. Além da madeira, você pode construir um quadro de outros materiais.
Se você deseja construir uma tela em gesso cartonado, use chapas resistentes à umidade para a obra. Nos locais onde haja probabilidade de contato com água, devem ser tratados adicionalmente com primer hidrorrepelente ou massa.
Etapa nº 2 - construção da moldura da estrutura
O principal erro que alguns artesãos cometem é errar na determinação das dimensões da estrutura em relação ao encanamento, e também não levar em consideração o material da cuba da banheira na construção do suporte.
Assim, um suporte de estrutura calculado incorretamente pode levantar até mesmo um aço leve e tigela de acrílico. Como resultado, na primeira vez que você tenta tirar água sob a força da gravidade, a estrutura simplesmente se deforma.
A construção da moldura é realizada na seguinte sequência:
- As marcações são aplicadas em todo o perímetro da banheira.
- Ao longo das linhas marcadas, o perfil inicial é fixado ao revestimento do piso por meio de buchas.
- São montados perfis verticais, mantendo uma distância equidistante de 60 cm.
- É feito um suporte adicional nos suportes laterais e locais onde se pretende colocar uma gaveta ou organizar uma prateleira.
A projeção da moldura no chão é feita por meio de fio de prumo.
Ao traçar a linha de instalação da moldura, lembre-se que o acabamento também tem uma certa espessura.Assim, ao planejar o revestimento da tela com revestimento cerâmico, é necessário “afundar” a moldura até a profundidade da camada de acabamento.
É muito mais cómodo lavar a bacia da banheira ou lavar a roupa nela se houver uma reentrância para os pés no exterior. Para fornecer um recesso para as pernas, a estrutura pode ser rebaixada sob a borda frontal da tigela em 10 a 15 cm. A largura desse recesso deve ser de cerca de 30 a 35 cm.
O perfil inicial colocado ao longo da linha é aparafusado em parafusos auto-roscantes, fixando-o tanto ao chão como às paredes adjacentes. Aproximadamente no meio da altura dos postes laterais, são fixados jumpers horizontais. Eles irão adicionar rigidez à estrutura.
Para criar uma junta estanque com o piso e evitar a penetração de umidade, a borda inferior do perfil colocado é selada com selante. Para não danificar a cuba com fixações agressivas, é aconselhável soprar o perfil superior com espuma de poliuretano.
Se você planeja instalar portas deslizantes, um perfil guia é montado nas laterais superior e inferior da moldura. Seu comprimento deve corresponder estritamente à largura da abertura. O perfil é fixado de forma que não haja folga entre a parede lateral e o trilho.
Etapa nº 3 - produção de estantes funcionais
As prateleiras embutidas podem ser construídas a partir de painéis de aglomerado que sobraram de armários desmontados, das mesmas placas de gesso cartonado ou compensados.
Um esboço ou desenho ajudará a determinar sua localização e calcular as dimensões.
A largura das prateleiras laterais deve corresponder ao tamanho do nicho formado entre a parede da sala e a superfície externa do fundo da tigela, menos a espessura das seções limitantes. No cálculo é necessário levar em consideração a largura dos perfis da estrutura metálica, que é de no mínimo 50 mm com profundidade de 27 mm.
As dimensões da moldura e do enchimento da estrutura são determinadas pelas dimensões do nicho. Mas quanto mais lisas forem as paredes da abertura, mais fácil será equipar um guarda-roupa embutido.
Ao longo da parede frontal, do chão até a lateral da tigela, você pode colocar uma fileira de módulos baixos de uma ou duas prateleiras. Ao determinar o número de prateleiras, certifique-se de que a distância entre elas seja suficiente para acomodar recipientes e garrafas altas.
Depois de recortar os fragmentos necessários dos aglomerados, iniciam-se a montagem da estrutura. As prateleiras do armário são conectadas de forma aberta. Para isso, os painéis superior e inferior são fixados nas paredes laterais com parafusos auto-roscantes. Antes de fazer furos para parafusos, é aconselhável fazer marcações preliminares.
Pode haver qualquer opção de instalação de prateleiras. Eles podem ser fixados em cantos de móveis, colocados em buchas ou removíveis colocando-os em trilhos de suporte. A parte traseira da estrutura pode ser deixada aberta ou cortada em uma fina folha de MDF ou compensado.
Etapa nº 4 - instalação de gaveta
A largura da gaveta deve ser alguns centímetros mais estreita que a largura interna das seções limitantes.Caso contrário, a estrutura retrátil simplesmente não caberá na caixa.
Para fazer uma gaveta você precisará de guias. Seu comprimento é escolhido em função da espessura das paredes da caixa.
Existem dois tipos de sistemas à venda:
- Samboxes – guias de rolos simples;
- caixas tandem – sistemas melhorados com auto-fechamento.
A opção de design mais simples para uma gaveta é quando as paredes laterais são inseridas entre a frente e a traseira. Graças a esta solução, você pode tornar as ferragens invisíveis e, além disso, não há necessidade de processar as pontas.
As dimensões do fundo devem ser 1-2 mm menores que as dimensões da caixa. Esta estrutura montada não terá extremidades salientes.
O fundo da caixa, geralmente feito de fibra, é preenchido com pregos de 20 mm e “reforçado” com parafusos auto-roscantes de 16x4 mm. Ao conectar as peças, é importante garantir que as diagonais sejam iguais.
O sistema de rolos é instalado na borda inferior: primeiro fino na própria caixa e depois grosso nas seções limitantes.
Depois de instaladas e fixadas as guias, o sistema é colocado no local pretendido.
Etapa nº 5 - instalação de caixilhos de fechamento
As portas são feitas por último. São recortados em chapas de MDF de acordo com as dimensões do corpo. Ao planejar a instalação de portas com dobradiças, você deve adquirir antecipadamente duas dobradiças para a parte superior e inferior.
Depois de instalado o “copo” da dobradiça, aparafuse os parafusos. Para fixar o caixilho à própria estrutura, a porta é instalada de forma que não ultrapasse as bordas do furo feito sob ela. Usando os parafusos de ajuste, a posição correta é ajustada.
Ao instalar caixilhos articulados, é necessário garantir que as bordas dos caixilhos e as extremidades da parede coincidam. As lacunas devem ser iguais ao longo de todo o contorno.
Alguns modelos usam ímãs para proteger as portas. A tarefa do mestre é desparafusar o parafuso da veneziana e ajustar a posição da porta para que os ímãs coincidam.
Revestimento de painel de tela
O corte de painéis de plástico ou MDF é feito com uma esmerilhadeira ou faca de construção. Os blanks são cortados de acordo com a altura da tela. Painéis de plástico são fixados às barras da estrutura por meio de “pregos líquidos”.
Ao colar seções de painéis no perfil superior, não se esqueça de deixar espaço suficiente para a posterior instalação do rodapé plástico. É fixado com parafusos auto-roscantes destinados ao trabalho com produtos metálicos ou colado com “pregos líquidos”. A cola é aplicada movendo levemente a parede para trás e empurrando-a no lugar.
Para melhorar as juntas, também é colocado um rodapé de plástico sob as tábuas adjacentes às paredes.
Ao trabalhar com placas de gesso cartonado, a altura das peças é reduzida alguns centímetros. Eles são fixados recuando um centímetro do chão e da borda superior da tigela.
Os blanks são fixados na moldura, “plantando-os” em parafusos a cada 15-20 cm.
A superfície da tela é montada a partir de painéis cortados. É feito um furo no local onde é feito o furo tecnológico.
Disponível para venda escotilhas de encanamento feito de folha de fibra de gesso resistente à umidade ou alumínio. Eles são muitas vezes mais fortes que os de plástico e, portanto, podem durar muito mais tempo.
Uma alternativa válida às estruturas estacionárias são os painéis removíveis, que são convenientemente fixados na parede frontal da tela por meio de ímãs.
Posteriormente, pode ser decorada com treliça forrada com pedra artificial ou espelhos. Graças a isso, a escotilha se fundirá harmoniosamente com a parede, tornando-se invisível.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Fazendo uma tela para banheira com nicho para pés:
Como montar uma gaveta:
Uma divisória de banho com prateleiras é uma solução prática. Em termos de amplitude, não é de forma alguma inferior aos armários embutidos, mas ao mesmo tempo não ocupa espaço na casa de banho.
Você tem alguma dúvida, encontrou alguma imprecisão ou tem informações valiosas que ajudarão a complementar nosso material? Deixe suas sugestões e tire dúvidas no bloco localizado no final do artigo.
Eu mesmo enfrentei o mesmo problema na minha dacha: precisei fazer pequenos espaços para guardar produtos químicos domésticos embaixo do banheiro. Não pensei duas vezes - apenas coloquei os ladrilhos no centro sobre uma base de gesso cartonado e fiz pequenas portas nas laterais. Acho que ficou muito bom para uma dacha, mas algo melhor poderia ter sido inventado e construído. Em geral, o principal é começar, pois você sempre pode refazer)
Posso instalar estruturas sólidas que fechem bem se não tiver tubos de plástico, mas não forem detectados vestígios de corrosão neles? E de que material, além do plástico, é melhor fazer estruturas? Conte-nos com ainda mais detalhes os prós e os contras do drywall e do plexiglass, o que é mais prático, quais são os preços desses materiais?
Não recomendo categoricamente a instalação de telas no banheiro de forma que você não tenha acesso rápido às comunicações. No caso de uma quebra, que pode ocorrer, você terá que destruir toda a contração.
Se estruturas sólidas fornecerem acesso às comunicações, instale desta forma. Lembre-se também de que podem ser necessários orifícios de ventilação. Eles são necessários para garantir a circulação normal do ar na caixa, que se forma após a instalação da tela. Se não houver circulação normal de ar, podem ocorrer fungos ou mofo.
Em relação aos materiais. Nesse quesito, o drywall é a melhor opção em relação preço/qualidade. A única coisa que pode ser necessária é a impermeabilização deste material. Por exemplo, usando um revestimento especial à prova d'água Ceresit CP 30 Aquablock.
Se você usar plexiglass, esse design custará um bom dinheiro, mas do ponto de vista do design, ficará muito melhor.
Olá. Quanto ao GKLV, suas vantagens não estão apenas no custo. Drywall pode ser dobrado e criado em praticamente qualquer design. Em particular, faz uma tela maravilhosa com prateleiras de nicho que podem ser feitas em qualquer configuração, sejam triângulos originais ou quadrados/retângulos clássicos.
Outra tela feita de placa de gesso pode ser revestida com azulejos/mosaicos, pintada em quase todas as cores, e nela pode ser colado um painel falso barato, como os usados em backsplashes de cozinha com tema, enfeite e assim por diante.
Sim, será necessário cuidar do isolamento, mas no geral é um ótimo material. Tenho uma lareira decorativa inteligente feita com ela no meu banheiro. Em ambos os lados existem prateleiras funcionais e na própria lareira existem românticas candeeiros de vela.
Ao construir uma tela, é necessário fornecer acesso às comunicações. A tela cria um espaço fechado com alta umidade. Isso significa que há uma alta probabilidade de desenvolvimento de corrosão.
É possível instalar uma tela cega de uma banheira de acrílico sob uma banheira de aço?
Boa noite! Diga-me, quem consegue fazer uma tela de banheiro com listras sob medida?