Sistemas de aquecimento em autocaravanas: opções de aquecedores para uma temperatura confortável na autocaravana
Já começou a pensar seriamente em caravanismo e quer fazer viagens longas em condições confortáveis? Então você precisa, antes de tudo, se preocupar com o aconchego e conforto do trailer. Para fazer isso corretamente, você precisa descobrir quais sistemas de aquecimento existem nas autocaravanas e compreender suas vantagens e desvantagens.
Não falaremos apenas sobre sistemas de aquecimento, mas também prestaremos atenção à eficiência operacional de cada um deles. Depois de estudar o material, você poderá escolher facilmente a opção ideal para aquecer o trailer, levando em consideração a simplicidade do aparelho, facilidade de uso, autonomia e segurança do sistema.
O conteúdo do artigo:
Sistemas de aquecimento para autocaravanas
Todos os sistemas de aquecimento de campistas podem ser divididos de acordo com dois critérios principais - o método de aquecimento do líquido refrigerante, a fonte de combustível. Os mais difundidos são os aquecedores refrigerados a ar.
A essência do seu trabalho é aspirar ar frio, aquecê-lo e depois fornecê-lo ao módulo residencial. A alta velocidade de aquecimento do ambiente e o baixo custo do equipamento são os principais indicadores que explicam a popularidade desses aquecedores.
As desvantagens incluem alto consumo de combustível e distribuição desigual de ar quente. Um sistema com refrigerante líquido parece mais complexo, mas também mais avançado.
O seu funcionamento baseia-se no aquecimento da água que circula no sistema, que entra nos radiadores responsáveis pela distribuição do calor.
Ao instalar tal sistema, pode-se considerar a opção de um aquecedor com trocador de calor embutido, que, além do aquecimento, também fornecerá água quente aos moradores do autocaravana.
Opções de aquecimento para campistas
As seguintes fontes de energia térmica podem ser utilizadas para aquecer autocaravanas:
- Eletricidade;
- Combustíveis sólidos (lenha, pellets, serragem prensada, carvão);
- Combustível líquido (gasolina, óleo diesel);
- Gás.
Vamos considerar brevemente cada uma das fontes de energia térmica e tentar escolher a opção mais adequada para aquecer o trailer.
Aquecimento de campista com eletricidade
O aquecimento eléctrico da autocaravana nem sequer é considerado a principal fonte de aquecimento. Os radiadores elétricos e os sistemas de piso radiante requerem ligação a uma rede de 220 V e uma potência de corrente de pelo menos 10 A. Isto só é possível em estacionamentos equipados.
O aquecimento eléctrico está fora de questão na estrada, mas nos parques de campismo equipados aquecedores elétricos de convecção pode ser útil para manter o fornecimento da fonte de aquecimento principal.
Combustível sólido para o fogão
Basicamente, a lenha é utilizada como combustível sólido. O aquecedor não é uma caldeira a combustível completa, mas um fogão comum.
Este sistema de aquecimento só é eficaz para viagens curtas de 2 a 3 dias.
Para uma viagem longa será necessária muita lenha, sua colocação reduzirá a área espaçosa do módulo. E a autonomia desse aquecimento está fora de questão, pois a lenha queima muito rapidamente e você precisa se distrair constantemente com a manutenção do fogão.
Uma alternativa à lenha podem ser os pellets ou serragem prensada, chamado Eurowood. Embora sejam consumidos de forma muito mais lenta, ainda exigirão uma grande área para acomodar seu abastecimento.
Aquecedores de combustível líquido - gasolina, diesel
Gasolina ou óleo diesel podem ser usados como combustível líquido. Eles são retirados diretamente do tanque. A vantagem de tal sistema é a sua localização.
Situa-se sob o piso da autocaravana, o que permite uma utilização racional do espaço da autocaravana. Durante a estação fria, esse sistema pode ser usado para aquecer o motor antes da partida.
A desvantagem dos aquecedores a combustível líquido é o alto nível de ruído durante sua operação. Mesmo com a perfeita vedação das janelas e portas da autocaravana, não será possível evitar completamente o cheiro a gasolina ou gasóleo na divisão.
Além disso, será necessário monitorar constantemente o nível de combustível no tanque, pois na estação fria seu consumo aumenta significativamente. Parar com o tanque vazio várias dezenas de quilômetros antes de um posto de gasolina não é a melhor opção de viagem.
Aquecedores de campista a gás
A principal vantagem dos aquecedores a gás é a sua maior eficiência em comparação com a eletricidade, combustível líquido e sólido. Além disso, esses aquecedores são caracterizados pela sua autonomia.
Moderno automação de equipamentos a gás permite não só selecionar o modo de funcionamento, mas também automatizar totalmente o funcionamento do sistema de aquecimento.
Compactar cilindros de gás os tamanhos padrão podem fornecer aos campistas calor e abastecimento suficiente de água quente por uma semana, mesmo na estação fria. Se necessário, os cilindros padrão podem ser substituídos por cilindros de maior capacidade, aumentando assim o fornecimento de combustível em 8 a 10 vezes.
Graças à sua autonomia, operação confortável e alta eficiência, é aquecedores a gás para garagens e autocaravanas são os mais populares entre a maioria dos adeptos do caravanismo.
Portanto, nos deteremos mais detalhadamente no aquecimento de campistas a gás, considerando o princípio de funcionamento do equipamento, as características de instalação, bem como as medidas de segurança durante o seu funcionamento.
Aquecimento a gás para autocaravanas
O sistema de aquecimento a gás de uma autocaravana com refrigerante líquido praticamente não difere do aquecimento autónomo de uma casa ou apartamento privado com caldeira a gás estacionária. Da mesma forma, a água é aquecida em um trocador de calor e depois distribuída por meio de tubulações para radiadores de aquecimento.
Um aquecedor que funciona segundo o princípio de um convetor de gás tradicional também pode ser usado para aquecimento. O ar necessário para queimar o gás não vem do trailer, mas é retirado de fora.
Assim, os moradores do autocaravana não apresentam deficiência de oxigênio. A instalação adicional de um ventilador ajuda a distribuir uniformemente o ar quente nas partes mais distantes da sala.
Colocação correta dos cilindros
Para botijões de gás em um motorhome, geralmente há um compartimento na parte externa lateral. Se se trata de uma caravana, os cilindros encontram-se acima do engate de reboque na zona da bagageira. O cilindro é conectado ao sistema por meio de uma mangueira flexível com posterior distribuição por meio de uma tubulação diretamente até a fonte de consumo.
Os compartimentos tradicionais comportam dois cilindros de gás. Este é um ponto muito importante, pois sem sensores especiais é difícil determinar o combustível restante no cilindro. É aconselhável ter sempre um cilindro cheio de reserva para não ficar sem gasolina na estrada.
regra de ouro reabastecer um cilindro vazio evitará transtornos o mais rápido possível.Um botijão padrão comporta 11 kg de gás; se necessário e houver espaço, você pode facilmente instalar um botijão de 100 litros e percorrer as distâncias mais longas sem se preocupar com a necessidade de reabastecimento.
Remoção de produtos de combustão
Como resultado do uso do gás, formam-se produtos de combustão que requerem remoção. O sistema de exaustão dos produtos de combustão é um aço convencional ou tubo coaxial. Dependendo do modelo, o tubo de escape é montado na parede lateral da autocaravana ou no tejadilho.
Nos aquecedores com refrigerante líquido dos fabricantes Alde e Primus, os produtos da combustão são retirados pela parede lateral. Ao mesmo tempo, nos aquecedores a gás Trumo tradicionalmente utilizados, os produtos da combustão são descarregados através de um tubo montado no teto do trailer.
Os melhores fabricantes de sistemas de aquecimento a gás
O nosso clima é muito semelhante ao rigoroso clima escandinavo, onde o caravanismo é muito popular.
Portanto, não custa nada olhar para os nossos vizinhos escandinavos para prestar atenção aos fabricantes de aquecedores a gás para autocaravanas, que provaram o seu valor ao operar em temperaturas criticamente baixas sem comprometer o conforto de vida dos viajantes.
Alde e Primus com refrigerante líquido
A base para o funcionamento dos sistemas de aquecimento das empresas Alde e Primus é um refrigerante líquido (anticongelante). O próprio sistema é uma cópia exata do sistema de aquecimento tradicional utilizado no aquecimento autônomo. Os radiadores de aquecimento estão localizados ao longo do perímetro da autocaravana e estão ligados entre si por um tubo de alumínio.
A caldeira está equipada com baixa velocidade Bomba de circulação, que bombeia refrigerante ao longo do circuito.Para o seu funcionamento é suficiente uma bateria de 12 V. A caldeira a gás funciona de forma autónoma, mas possui um módulo incorporado que pode ser ligado a uma fonte de alimentação de 220 V do parque de campismo.
O ar aquecido pelos radiadores corre pelas janelas até a parte superior da cabine, pelas aberturas de ventilação entra sob o teto, onde esfria e corre para a parte central do trailer.
Muitas vezes, as caldeiras são equipadas com um sistema de piso radiante com refrigerante líquido, que se move ao longo de uma bobina montada em um painel sanduíche. O circuito adicional pode ser fechado durante a instalação das válvulas.
Truma com refrigeração a ar
O princípio de funcionamento do queimador a gás fechado Truma é retirar o ar frio do trailer, aquecê-lo e devolvê-lo ao módulo residencial. Um sistema de duto de ar é usado para distribuir o ar quente uniformemente.
A uniformidade do fornecimento de ar é melhorada por um pequeno ventilador. A distribuição do ar quente pode ser ajustada por amortecedores instalados em cada duto de ar.
A peculiaridade do queimador a gás Truma é sua ignição por meio de um elemento piezoelétrico. A partida não é realizada com bateria, mas sim com baterias AA. O interior do trailer aquece muito mais rápido do que com sistemas de aquecimento com refrigerante líquido, mas ao mesmo tempo o consumo de gás aumenta e o ar quente não é distribuído de maneira tão uniforme.
Os aquecedores a gás para aquecimento de autocaravanas distinguem-se pela autonomia e, ao utilizarem padrões de automação e instalação de elevada qualidade, caracterizam-se pelo funcionamento seguro.
Na hora de escolher a potência do equipamento, é preciso focar na área do motorhome e nas condições climáticas. Para viagens longas, um sistema líquido é ideal. refrigerante, e para breves incursões na natureza, basta uma aérea.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instalação de convetor de gás em autocaravana:
Revisão do aquecedor a gás Truma 3000:
Características de recarga de cilindros de gás de diversos padrões e solução de problemas com seu reabastecimento:
O caravanismo automóvel é emocionante, mas ao mesmo tempo é muito sério. Na escolha de um aquecedor a gás, deve-se dar preferência a marcas cuja qualidade do produto tenha sido testada pelo tempo.
Desta forma, você não só garantirá um alto nível de conforto durante a sua viagem, mas também receberá uma garantia de funcionamento do equipamento adquirido.
Gostaria de compartilhar suas opções de aquecimento para RV? Você tem informações úteis sobre o tema do artigo que vale a pena compartilhar com os leitores? Deixe comentários no formulário abaixo, faça perguntas sobre assuntos interessantes ou polêmicos e poste fotos.
Um secador de cabelo como Webasto ou Eberspächer não seria suficiente para aquecer o interior? Em geral, é uma descoberta para mim que no nosso país há entusiastas do caravanismo.
Onde posso comprar um aquecedor a gás para campistas?