Como escolher convectores de aquecimento elétrico: o que procurar antes de comprar + avaliação das marcas

Ao escolher um sistema de aquecimento doméstico, é importante escolher os dispositivos certos que aqueçam o ar interno de forma rápida e eficiente.Os modernos convetores de aquecimento elétrico são dispositivos que visam manter uma temperatura confortável em uma casa ou apartamento.

Facilitam muito o funcionamento dos sistemas de aquecimento tradicionais e, em certos casos, podem até substituí-los completamente.

Neste material falaremos sobre os princípios de funcionamento dos convectores, compartilharemos os segredos da escolha dos equipamentos e daremos uma pequena avaliação dos melhores dispositivos segundo os usuários.

Princípio de funcionamento e design do convetor

O funcionamento do aparelho baseia-se no processo de convecção, associado a um fenómeno físico bem conhecido: quando aquecido, a densidade do ar diminui, com o que se expande e sobe.

Diagrama de operação do convetor
O nome convector vem do latim convectio - “transferência”. O processo consiste no movimento constante dos fluxos de ar: o ar frio se acomoda e o ar quente sobe até o teto

O projeto de todos os tipos de convectores elétricos é extremamente elementar. As partes principais do dispositivo são a caixa e a unidade de aquecimento localizada na parte inferior da caixa.

O ar frio entra pelos orifícios localizados na parte inferior do dispositivo.Ao passar próximo ao aquecedor, a temperatura do fluxo de ar aumenta, fazendo com que ele suba, onde existem orifícios de saída feitos em ligeiro ângulo.

Dispositivo convetor
Além dos elementos principais, os modelos modernos de convectores também possuem muitos elementos adicionais (sensor de superaquecimento, termostato) que garantem uma operação confortável

O gás quente sobe até o teto e, em seguida, esfriando gradativamente, é pregado de volta ao chão, após o que as etapas do processo são repetidas novamente. O movimento constante da massa de ar permite aquecer o ambiente de maneira eficiente e uniforme.

Pontos fortes e fracos dos convetores elétricos

Os dispositivos têm suas vantagens e desvantagens. A popularidade de tais dispositivos é explicada por suas muitas vantagens:

  • Fácil de instalar e operar. Os dispositivos não requerem preparação especial para operação ou operações adicionais de montagem. Basta retirar o convector da caixa e conectar o aparelho.
  • Alta taxa de aquecimento ambiente. O aparelho atinge rapidamente a potência necessária, pois não precisa desperdiçar energia para aquecer o refrigerante.
  • Durabilidade. Embora a vida útil garantida dos convetores de empresas renomadas seja em média de 5 anos, na prática eles podem funcionar perfeitamente por 10 a 25 anos.
  • Alta eficiência. Os dispositivos elétricos têm a maior eficiência entre os dispositivos de aquecimento. Para modelos de nova geração esse número pode chegar até 98%.
  • Mobilidade. Os aparelhos podem ser facilmente movimentados pelo apartamento, instalando-os em qualquer lugar onde haja acesso a uma tomada. Existem também modelos sobre rodas e opções que permitem a montagem em paredes.
  • Preço acessível. Os preços dos convetores elétricos são bastante acessíveis. Além disso, tais dispositivos dispensam manutenção (remoção de resíduos de combustível, limpeza de peças), o que também ajuda a economizar dinheiro.
  • Segurança. Os dispositivos de aquecimento não afetam negativamente o microclima da sala: não necessitam de oxigênio para funcionar e não secam o ar. A temperatura do revestimento externo dos dispositivos não ultrapassa os +40-60 °C, portanto, ao usá-los, não há medo de queimaduras.
  • Possibilidade de controle de temperatura. Os modelos modernos muitas vezes possuem um regulador de aquecimento especial, graças ao qual você pode manter a temperatura mais confortável no ambiente, sem permitir que ela suba excessivamente.
  • Vários modos de configuração. A maioria dos convectores está equipada com controles eletrônicos, graças aos quais você pode definir um programa específico de aquecimento do ar.

Além de um grande número de vantagens, os dispositivos também apresentam algumas desvantagens. Você deve saber que os convectores requerem um fornecimento estável de eletricidade para funcionar. Além disso, deve haver uma tomada ao alcance, pois os especialistas recomendam evitar o uso de extensões.

Tais dispositivos consomem uma quantidade bastante grande de corrente elétrica, o que pode se tornar um problema dado o alto custo desse recurso.

Operação silenciosa do convector
A maioria dos modelos de convetores operam de forma totalmente silenciosa. Apenas alguns dispositivos podem produzir leves estalos ou cliques durante a operação.

Ao mesmo tempo, o alto custo do desperdício de energia elétrica é, em certa medida, compensado pela utilização de um modo econômico especial, que é fornecido em muitos modelos, bem como pela programação do aparelho para desligar em determinados horários.

O que procurar ao escolher um dispositivo?

O problema de escolher o melhor convetor de aquecimento elétrico é bastante agudo, já que dezenas de modelos semelhantes são apresentados em lojas especializadas. As seguintes características técnicas são particularmente importantes.

Tipo de elemento de aquecimento

Os convectores utilizam vários tipos de dispositivos de aquecimento. Os principais incluem tubulares, em forma de agulha e monolíticos.

Em forma de agulha. O elemento de aquecimento dos dispositivos desta classe é uma placa fina feita de dielétrico com um fio de aquecimento de cromo-níquel colocado sobre ela. Para isolamento, o fio metálico, formando laços em ambos os lados, é envernizado na parte superior.

Projetos com tal dispositivo são de baixo custo, mas não são muito confiáveis, uma vez que o elemento cromo-níquel é caracterizado por aquecimento e resfriamento rápidos e instantâneos. Além disso, o tipo de isolamento fornecido não garante uma boa proteção contra salpicos de água, razão pela qual estes dispositivos não são recomendados para utilização em casas de banho.

Tubular elemento de aquecimento (aquecedor). Os modelos mais comuns são caracterizados pela utilização de um tubo de aço, envolto por um fio de nicromo envolto por um material isolante condutor de calor. As aletas de alumínio localizadas no elemento de aquecimento melhoram a convecção, proporcionando uma transferência de calor eficiente.

elemento de aquecimento térmico fechado
O elemento de aquecimento pode ser aberto ou fechado. Os elementos de aquecimento protegidos são mais duráveis ​​​​e duráveis, são adequados para uso em áreas úmidas

Os convectores com elementos de aquecimento apresentam melhores características técnicas do que os seus homólogos de agulha: os primeiros estão menos sujeitos ao aquecimento, o que os torna duráveis.

Muitos dispositivos possuem proteção eficaz contra umidade, o que permite seu uso em banheiros. As desvantagens incluem crepitações, que podem ocorrer devido a diferentes taxas de expansão térmica de peças feitas de diferentes tipos de metais.

Monolítico um elemento de aquecimento. Blocos de nova geração, cuja ação é determinada pelo aquecimento de uma base sólida fundida. Graças a este detalhe, os dispositivos caracterizam-se pelo funcionamento silencioso e alta eficiência.

Potência dos convectores elétricos

A principal característica da qual depende a quantidade de calor produzida por um convector é a sua potência. Ao selecionar um dispositivo, você precisa ter em mente que 1 quilowatt é projetado para aquecer uma sala de 10 a 12 m2 (com altura de parede padrão de 2,7 metros), onde não existam outras fontes de aquecimento.

Se houver aquecimento centralizado, esta potência será suficiente para aquecer o dobro da área, ou seja, 20-24 m2.

Diagrama de dependência de energia do convetor
A potência dos convectores depende, até certo ponto, do seu tamanho. Via de regra, os modelos grandes apresentam os indicadores mais elevados. Ao mesmo tempo, outras características também afetam a transferência de calor dos dispositivos, principalmente o tipo de elemento de aquecimento

Para calcular corretamente a potência, vários outros fatores também devem ser levados em consideração.

Com a mesma área de aquecimento intenso serão necessários:

  • quartos com muitas janelas;
  • quartos localizados nos cantos e extremidades do edifício;
  • apartamentos localizados acima dos porões.

No seleção de um convector Você também deve considerar a qual sala o dispositivo se destina. Por exemplo, para uma cozinha, um dispositivo com uma potência inferior é suficiente do que o necessário para um quarto de tamanho semelhante.

Tamanho e configuração do instrumento

As linhas dos fabricantes incluem modelos com diversas dimensões: a altura das versões em miniatura começa em 15 cm, enquanto os convectores maiores podem chegar a 2 a 3 metros.

Convectores de aquecimento para quartos infantis
Alguns modelos de convetores elétricos são projetados especificamente para quartos de crianças. Possuem design ergonômico com cantos arredondados e design de máxima segurança

As coleções incluem dispositivos de diversos formatos, além dos habituais modelos retangulares e quadrados, você encontra opções redondas, ovais e outras opções fora do padrão.

Variedades de métodos de instalação

Existem vários tipos de convetores elétricos dependendo de como são utilizados em ambientes internos.

Móvel e embutido (estacionário). Móvel os dispositivos podem ser facilmente movidos pela sala ao alcance do cabo. Para facilitar o movimento, os modelos deste tipo são frequentemente equipados com rodas.

Construídas em - são variantes de convectores montados em paredes. Uma variação desta categoria são pisos opções integradas, utilizado para assentamento do sistema “piso quente”. Todos os trabalhos de instalação de tais dispositivos devem ser realizados por especialistas qualificados.

Montado na parede (pendurado) também se refere a estacionário. Eles são fixados às paredes por meio de elementos de conexão especiais.

Convetor suspenso no banheiro
Para banheiros ou quartos de crianças, recomenda-se o uso de convetores fixos suspensos, enquanto os dispositivos móveis são mais adequados para a sala de estar.

Universais - dispositivos que permitem tanto a instalação no chão como a suspensão em superfícies verticais, ou seja, são inerentemente móveis.

Princípio do controle do dispositivo

Os convectores elétricos são frequentemente equipados com reguladores de potência que permitem definir o grau de aquecimento da sala, o que elimina o consumo desnecessário de eletricidade.

Dispositivos modernos também podem possuir blocos especiais para programação de configurações por um longo período com aumento ou diminuição da temperatura em determinados horários. Esses modelos são mais caros, mas reduzem o consumo de energia.

Convector com regulador mecânico
Os convectores elétricos podem ser equipados com dois tipos de termostatos. Os mecânicos exigem ajuste manual da temperatura necessária, os eletrônicos permitem usar o modo automático

Existem também dispositivos cujas configurações podem ser alteradas por meio de um controle remoto. Neste caso, é possível controlar à distância o funcionamento do aparelho, que fica localizado, por exemplo, em um quarto de criança.

Recursos especiais e adicionais

Quase todos os modelos de dispositivos de aquecimento modernos possuem especial sensores de temperatura. Quando a temperatura máxima é atingida, o aparelho desliga. O algoritmo adicional de ações pode ser diferente para diferentes opções. Alguns convectores ligam automaticamente após o resfriamento, enquanto outros só podem ser ligados manualmente.

Os dispositivos móveis podem ter sensor de capotamento. Se cair acidentalmente, o dispositivo para de funcionar automaticamente.Este mecanismo é especialmente procurado se houver animais de estimação ou crianças pequenas em casa.

Alguns modelos possuem um sensor que fornece proteção de paredes contra congelamento. Esta função é especialmente procurada se o dispositivo for planejado para uso em países com climas adversos e em locais para residência não permanente.

Um dispositivo útil pode ser temporizador para desligamento, graças ao qual o dispositivo será desligado automaticamente na hora selecionada.

Os convetores modernos geralmente têm mostrar, onde são indicados o modo e a temperatura do ar definida. Este dispositivo facilita o monitoramento da operação do dispositivo.

Regras de segurança ao usar CE

Qualquer tipo de aparelho eléctrico exige o cumprimento de certas regras de segurança. Existem algumas restrições para o uso de convectores.

Segurança de operação do convetor
Se a fiação elétrica estiver em boas condições, os convectores de aquecimento podem ficar algum tempo sem vigilância, principalmente se os modelos estiverem equipados com sensores de superaquecimento

Regulamentos de segurança:

  • Sob nenhuma circunstância o aparelho deve ser coberto ou usado como secadora de roupas.
  • Não é recomendável colocar o convector próximo a uma tomada elétrica: a distância mínima em que o aparelho deve ser colocado é de 0,8 m.
  • Para salas com alto teor de vapor de água, são adequados modelos de dispositivos marcados com IP 24, indicando um alto grau de proteção contra umidade.

Em geral, os dispositivos modernos apresentam um alto nível de confiabilidade e segurança contra incêndio.

Dicas para escolher um convector elétrico

Além dos indicadores objetivos, na hora de escolher você também deve levar em consideração preferências pessoais e necessidades específicas.

Se você tem um orçamento limitado, preste atenção aos convectores equipados com termostatos mecânicos. Embora tenham menos funções que os dispositivos automáticos, seu custo é muito menor e você não precisa lidar com instruções de programação.

Você também pode usar um termostato conectado a uma tomada elétrica para ajustar automaticamente a temperatura. Você pode ler mais sobre esses dispositivos em este material.

Fonte de alimentação do convetor
Cada painel convector deve ter fonte de alimentação autônoma, e a seção transversal do cabo é determinada pelo consumo de energia (até 1,5 kW, este valor é igual a 1,5 mm², acima - 2,5 mm²)

As linhas de produtos dos fabricantes incluem modelos com diferentes características e preços. Para evitar pagar a mais, estude-os cuidadosamente e compare-os com suas necessidades. Por exemplo, para aquecer uma sala pequena, você não deve comprar um dispositivo excessivamente potente.

Se um modelo com muitas configurações e características técnicas elevadas é vendido por um preço barato, vale a pena conhecer a confiabilidade do fabricante e ler atentamente os documentos para não adquirir um falso.

Revisão de marcas populares

Modelos de convectores elétricos são produzidos por fabricantes em diversos países da Europa, Ásia e América.

Vamos citar apenas alguns deles:

  • Arbônia. Empresa suíço-alemã que produz tubos de aço, radiadores de aquecimento, toalheiros aquecidos e convectores. A gama de produtos da empresa é extremamente extensa e quase todos os produtos podem ser adquiridos na Rússia. Os modelos de convectores oferecidos são muito diversos: possuem diferentes formatos, cores e tamanhos. A empresa também aceita encomendas de produtos fora do padrão, como unidades de canto.
  • Buderus. A marca alemã, hoje parte da empresa Robert Bosch GmbH, teve origem na primeira metade do século XVIII. Inicialmente, a empresa produzia elementos de ferro fundido para a confecção de lareiras e, a partir do início do século XX, passou a produzir aparelhos de aquecimento, inclusive movidos a corrente elétrica. A empresa produz convectores altamente eficientes e de alta qualidade que combinam altas características técnicas e aparência atraente. Em 2012, a empresa recebeu o Red Dot Award, concedido por conquistas na área de design.
  • Kermi. O início da produção desta empresa alemã remonta a 1960. A empresa produz vários tipos de produtos, incluindo cabines de duche e equipamentos de aquecimento, mas são os convectores, amplamente representados nas lojas russas, que são a marca registrada da empresa.
  • Purmo. A empresa, fundada na cidade finlandesa de mesmo nome, produz desde o final da década de 1950 aparelhos de aquecimento que resistem ao clima frio do norte do país. No início da década de 1970, depois que a empresa passou a fazer parte da preocupação Rettig, a produção foi significativamente modernizada e automatizada. Hoje os produtos da empresa são conhecidos em todo o mundo: são exportados não só para países europeus, mas também para outros continentes.
  • Zehnder. A empresa suíça, criada no final do século XIX, é especializada na produção de produtos de luxo. A sua gama inclui toalheiros aquecidos, radiadores e convetores de vários tipos (teto, chão, parede), possuindo um design verdadeiramente “cósmico”. Além dos produtos seriados, a empresa produz modelos customizados, atendendo às necessidades individuais dos clientes.

Além das empresas acima, são populares os convectores da empresa francesa Noirot, da norueguesa Nobo, da alemã Stiebel Eltron, da Roda e de outras empresas.

Ainda não consegue decidir a escolha do convector para a sua casa? Recomendamos que você leia as dicas sobre escolha de aparelhos de aquecimento, que se encontram em outro nosso artigo.

Classificação de convetores elétricos para aquecimento

Os participantes de fóruns especializados compilaram uma classificação de aparelhos elétricos levando em consideração os principais parâmetros e características de funcionamento.

Electrolux ECH/AG-1500EF

Um modelo móvel econômico de um fabricante sueco, que atrai pela alta eficiência e rapidez no alcance da temperatura operacional.

Convector Electtrolux
Um modelo de convector de alta qualidade da Electrolux permite atingir a temperatura operacional em apenas 80 segundos, aquecendo efetivamente uma sala de tamanho médio

As vantagens também incluem sistema de telas de proteção e ausência de secagem ao ar. As desvantagens do dispositivo incluem seu design simples e pequena área de aquecimento.

Timberk TEC PS1 LE 1500 IN

Um dispositivo conveniente e de alta qualidade produzido por uma conhecida holding internacional, cujas divisões estão localizadas na Europa e na Ásia.

O modelo móvel barato sobre rodas possui dois modos de aquecimento (um deles é econômico), altas características técnicas, além de muitas funções adicionais:

  • elemento de aquecimento de grande área;
  • termostato eletrônico de alta precisão;
  • temporizador liga/desliga;
  • possibilidade de conexão de acessórios;
  • ionizador de ar.

As desvantagens percebidas pelos consumidores incluem o design inexpressivo, segundo alguns, e os efeitos sonoros (cliques) que são ouvidos quando o aparelho é ligado e desligado.

Noirot Ponto E-3 1000

O convector de parede fabricado na França tem um belo design, preço acessível, alta eficiência e uma ampla gama de configurações.

O aparelho possui proteção contra superaquecimento, grande capacidade de memória que permite restaurar as configurações em caso de queda repentina de energia, além de um sistema especial que neutraliza picos de energia na rede.

Entre os pontos fracos estavam a chave de modo apertada e o cabo não muito longo.

Nobo C4F 20 XSC

Modelo de parede de um fabricante norueguês. Possui aquecimento instantâneo e é capaz de aquecer grandes áreas, o que irá agradar aos proprietários de grandes instalações.

O aparelho possui um belo design e possui sensor de proteção contra superaquecimento, controle mecânico de parâmetros com capacidade de definir a temperatura exata e suportes ergonômicos que permitem a inclinação do aparelho.

O convetor quase não tem desvantagens, exceto o preço, que é bastante elevado.

Scoole SC HT HM1 1000W

O convetor elétrico portátil fabricado na Noruega tem um design atraente. Um modelo pequeno a um preço acessível é um dispositivo bastante poderoso que pode aquecer instantaneamente uma sala de tamanho médio.

Modelo portátil Scoole
O modelo móvel Scoole distingue-se não só pela sua cor viva, mas também pelas suas boas características. O elemento de aquecimento micatérmico garante potência suficiente e alta velocidade de aquecimento, e o termostato mecânico possui ajuste preciso

As desvantagens incluem um consumo significativo de energia, o que aumenta os custos operacionais.

Ballu ENZO BEC/EZMR 2000

O modelo de fabricação russa com aquecedor monolítico tem um preço acessível, mas ao mesmo tempo possui características técnicas elevadas.

O convector, capaz de aquecer rapidamente uma sala de 21 a 25 metros quadrados, possui termostato eletrônico, dois modos de transferência de calor, um dos quais permite economizar corrente elétrica, e proteção contra superaquecimento e tombamento.

Existem também duas opções de montagem (o kit inclui fixadores para montagem na parede e rodas para uso no chão), uma unidade de controle retroiluminada e um passo de temperatura de 1 grau.

Vantagens importantes também são a convecção confortável e uniforme, a presença de um temporizador de desligamento e a capacidade de programar modos.

Entre os pontos fracos, os usuários observam que o cabo não é muito longo e as rodas não são fortes o suficiente.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo contém material sobre os critérios de seleção de um convector de aquecimento elétrico de alta qualidade, bem como informações sobre as marcas mais populares:

Modelos modernos de convectores elétricos permitem-nos resolver o problema de manter uma temperatura confortável nos quartos. Um dispositivo devidamente selecionado combina tempo de aquecimento rápido, tecnologias de alta potência e economia de energia, bem como facilidade de uso.

Você está procurando um modelo de convetor elétrico, mas não consegue escolher? Ou você já usa esse tipo de dispositivo de aquecimento há muito tempo e pode compartilhar suas impressões sobre seu uso? Deixe comentários, faça perguntas e compartilhe sua experiência no bloco abaixo do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Eu nem sei, talvez eu morasse nas casas erradas ou algo assim, mas honestamente, esses radiadores não combinavam comigo. Antigamente havia isso em um prédio de painéis de cinco andares. Faz frio com eles no inverno. Está muito, muito frio. Externamente são lindos e modernos. Mas depois de experimentar diferentes tipos de radiadores, optei apenas pelos bons e velhos de ferro fundido. Pesados, volumosos, mas aquecem 200%.

  2. Vladimir

    Diga-me, há alguma peculiaridade na escolha de convectores elétricos que possam funcionar normalmente em uma loggia com vidros frios? Direi desde já que a umidade na nossa região é bastante elevada. Pretendo aquecer a loggia nos primeiros meses do outono (setembro-outubro) e no final da primavera. Nesta época (e no verão) utilizo a loggia como oficina, não é confortável trabalhar sem aquecimento.

  3. Irina

    Optámos pelos radiadores Ruvi, os nossos amigos instalaram-nos eles próprios. Dizem que são bons, estão bastante satisfeitos com a escolha. E eles nos aconselharam a comprá-lo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica