Como escolher um aquecedor de convecção: revisão comparativa e recomendações antes de comprar
Os convectores são dispositivos de aquecimento seguros, duráveis e confiáveis. Graças à ampla variedade, facilidade de uso e designs variados, sua popularidade está crescendo continuamente.Mas nem todas as unidades são igualmente boas e funcionais.
Diremos como escolher um aquecedor de convecção que atenda plenamente às suas necessidades. O artigo apresentado para revisão descreve todos os tipos de dispositivos, os princípios de sua operação e recursos de design. Seus pontos fortes e fracos são analisados e recomendações de uso são fornecidas.
O conteúdo do artigo:
Projeto e princípio de funcionamento do equipamento
Tendo todas as informações necessárias sobre os aparelhos com princípio de aquecimento por convecção, será muito mais fácil efetuar a compra.
Os principais elementos estruturais do dispositivo são a carcaça, o elemento de aquecimento (trocador de calor) e o termostato com regulador localizado no painel externo. Muitos convectores são “equipados” com vários recursos adicionais para aumentar o conforto e a segurança da operação do dispositivo.
O funcionamento dos aparelhos é baseado no processo de circulação natural do ar - convecção.O ar frio entra no corpo do convector, onde, ao entrar em contato com o elemento de aquecimento, aquece rapidamente e sobe.
Física básica: o ar quente é mais leve que o ar frio. Depois de esfriar, ele cai e entra novamente no aquecedor - e o ciclo se repete.
Assim, graças à convecção, as massas de ar quente circulam constantemente nos quartos e é mantida uma temperatura confortável. Este princípio de funcionamento permite que o equipamento aqueça o ar não só de forma eficiente, mas também da forma mais uniforme possível.
Que tipos de convectores existem?
Dependendo da fonte de energia, existem:
- elétrico;
- água;
- convectores de gás.
Os aparelhos a gás mais práticos, mas os convectores elétricos são os mais procurados. Mesmo os modelos de equipamentos mais avançados, equipados com um máximo de funções adicionais, costumam ser mais baratos que os aquecedores de água e a gás.
De acordo com o método de instalação do dispositivo existem:
- montado no chão;
- montado na parede;
- rodapés;
- construídas em (em campo, porão).
Do ponto de vista da facilidade de uso, as unidades montadas na parede são as melhores. Os conhecedores de soluções de design moderno devem prestar atenção aos aquecedores embutidos e de rodapé. Os convetores elétricos de piso são bons para sua mobilidade.
Por tipo de convecção:
- com convecção natural;
- com convecção forçada.
A convecção forçada é fornecida por um ventilador embutido. A vantagem de sua presença no projeto do convetor é o aquecimento mais rápido do ar, a desvantagem é o ruído durante o funcionamento.
Por tipo de controle de temperatura:
- com controle mecânico;
- com controle eletrônico.
Dispositivos com controles mecânicos são mais familiares e fáceis de usar, enquanto dispositivos com controles eletrônicos são mais convenientes, porém mais caros.
Convetor elétrico e suas características
Os convetores elétricos são a maneira mais fácil de aquecer um apartamento ou casa. Esses dispositivos são compactos, têm preço razoável e demonstram alta eficiência. Eles provaram ser bons tanto como aquecimento adicional quanto principal para uma pequena casa.
Os dispositivos modernos nem se parecem com seus antecessores com uma bobina incandescente colocada na frente do refletor - eles são perfeitos e seguros.
Além disso, entre as vantagens do equipamento:
- facilidade de manutenção;
- fácil de usar;
- aquecimento ecológico (não queima oxigênio);
- aparência atraente.
- não há necessidade de trabalho preparatório. Não são necessários projetos, licenças ou condições especiais.
Basta calcular a quantidade necessária de aparelhos elétricos, comprar um convector, instalá-lo na parede ou no chão e ligá-lo na tomada.
Tipos de elementos de aquecimento
O elemento de aquecimento da maioria dos convetores elétricos do mercado é tubular. É um tubo de aço preenchido com cerâmica resistente ao calor ou quartzo, por onde passa um fio de nicromo.
As aletas de alumínio são fixadas na superfície do elemento de aquecimento, proporcionando boa transferência de calor e melhorando a convecção.
Em geral, esses elementos de aquecimento são bastante bons e confiáveis. Mas também existem desvantagens. O alumínio se expande quando aquecido mais do que o aço: assim, expandindo-se de forma desigual, os componentes estruturais esfregam uns contra os outros durante a operação e se desgastam gradualmente. O processo de aquecimento do convetor começa a ser acompanhado de estalos.
Devido à violação do contato estreito entre o tubo de aço e as aletas de alumínio, a transferência de calor é difícil, o que pode levar ao superaquecimento local e à queima do elemento de aquecimento.
Os aquecedores mais avançados usam elementos de aquecimento monolíticos de baixa temperatura. O filamento neles é firmemente pressionado com isoladores cerâmicos em uma caixa sólida de alumínio (ou silumin) com aletas.
Todos os materiais para esse elemento de aquecimento são selecionados de forma que seu coeficiente de expansão térmica seja quase o mesmo. Isso garante silêncio total e máxima durabilidade do dispositivo. A vida útil desses elementos de aquecimento pode chegar a 20 anos.
Quanto à eficiência, é aproximadamente a mesma para convectores com um e outro tipo de elemento de aquecimento, pelo que deste ponto de vista pode escolher qualquer um.
Atenção ao corpo do dispositivo
Ao escolher um aquecedor convector, você deve prestar atenção à estética da caixa - isso pode dizer muito sobre a qualidade do dispositivo como um todo. Danos à pintura são inaceitáveis; Todos os cantos e costuras devem ser uniformes e organizados. Os dispositivos de baixa qualidade quase sempre podem ser distinguidos dos “que valem a pena” pela sua aparência.
Uma característica importante dos convetores elétricos é a altura do corpo - disso depende a velocidade do fluxo de ar que passa pelo elemento de aquecimento. Convectores com altura de 40-60 cm ou mais são caracterizados por uma alta vazão devido à boa tiragem (como em uma chaminé: quanto mais alto, mais forte).
Quando a altura do dispositivo é de 20 a 40 cm, seu comprimento é aumentado para manter a eficiência térmica. Os convetores de rodapé têm uma velocidade mínima de fluxo de ar, portanto seu comprimento pode ser muito longo - até 2 a 2,5 m.
Não há muita diferença na eficiência dos convectores elétricos “alta” e “baixa”, pois não depende do tamanho do dispositivo, mas de sua potência. Vários formatos de equipamento são necessários, em primeiro lugar, para implementar dispositivos em qualquer interior da maneira mais bem-sucedida e eficaz possível.
Todos os aquecedores elétricos possuem uma determinada classe de proteção (Proteção Internacional). Indica o grau de resistência da interface a partículas sólidas e umidade.
Basicamente, os convectores possuem uma classe de proteção IP 20 (sem proteção contra umidade), IP 21 (proteção contra quedas), IP 24 (modelos à prova de respingos).Apenas dispositivos com IP 24 ou superior são adequados para banheiro.
Cálculo da potência necessária
A seleção média da potência de um aquecedor convector é feita de acordo com a seguinte fórmula: 1 kW de calor por 10 m². m de área da sala com pé-direito de 2,7 m. Para tetos mais altos recomenda-se adicionar 10% de potência a cada 10 cm acima do valor indicado.
É aconselhável cobrir cada abertura da janela com fluxo de calor, ou seja, idealmente deve haver tantos convectores quantas janelas houver na sala. O ideal, do ponto de vista prático, é um aquecedor que tenha o mesmo comprimento que a largura da janela. Um amplo fluxo de calor com boa velocidade é uma “cortina” confiável que mantém efetivamente o equilíbrio da temperatura no ambiente.
Para determinar com mais precisão a potência necessária do convector, é necessário fazer um cálculo com base no volume da sala - 35-40 W de calor por 1 metro cúbico. m. Neste caso, a perda de calor deve ser levada em consideração.
Para quartos de canto, quartos com janelas panorâmicas, quartos “contíguos” a cave ou sótão, é altamente aconselhável selecionar equipamentos com boa reserva de energia. Isso ajudará a acelerar o aquecimento do ar até a temperatura desejada.
O perigo de comprar um aparelho com potência insuficiente é que ele não conseguirá atingir a temperatura desejada e funcionará sem parar.
Critério escolhendo um convetor elétrico Este artigo é dedicado a cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize.
Onde colocar o convetor elétrico?
Dependendo do método de instalação, existem convectores elétricos de parede, de piso e de rodapé. Os dispositivos para instalação estacionária na parede podem ser pendurados em suportes em qualquer local conveniente (de preferência sob uma janela), são compactos e esteticamente agradáveis e não criam obstáculos ao se movimentar pela sala.
Os dispositivos de chão, graças às suas “pernas” (com ou sem rodas), são móveis e, dentro do alcance do cabo de alimentação, podem ser movimentados livremente pela divisão, bem como transferidos para outras divisões.
Vale ressaltar que quase todos os modelos de convectores elétricos são universais, ou seja, Você pode instalá-los tanto no chão quanto na parede, mudando periodicamente de local se desejar. Mesmo que o conjunto não inclua pernas, elas sempre podem ser adquiridas separadamente.
Os aquecedores de rodapé são instalados próximos ao chão ao longo das paredes. Graças ao seu tamanho compacto e posicionamento especial, podem ser integrados com sucesso em qualquer interior e não criam obstáculos à instalação de móveis.
Detalhes operacionais importantes
Junto com uma lista impressionante de vantagens dos convectores elétricos, eles também apresentam certas desvantagens. A primeira e principal desvantagem do equipamento é a sua dependência absoluta da disponibilidade de energia elétrica na rede. Quando a tensão cai, o convector se torna uma peça de hardware absolutamente inútil.
Devido ao fato de que as interrupções de energia continuam sendo comuns em muitas regiões, usá-las como sistema de aquecimento principal nem sempre é conveniente. Mas como fonte adicional de aquecimento, são muito bons - são apreciados tanto pelos residentes de arranha-céus como pelos proprietários de casas de campo.
Apesar da constante melhoria no design dos convectores, o seu consumo de energia ainda é muito elevado. Ao aquecer um grande apartamento ou casa, as contas de eletricidade podem ser assustadoras.
Instalação aquecedores elétricos impõe certos requisitos à qualidade da fiação. É ingénuo acreditar que as “comunicações soviéticas” resistirão aos “apetites” dos equipamentos modernos.
Para criar um sistema de aquecimento autônomo baseado em convectores, é necessário instalar uma linha de alimentação separada. Apesar das aparentes dificuldades, é sempre mais barato e fácil do que instalar uma caldeira e colocar tubos.
Solução racional: convetor de gás
Os convetores de gás operam com gás natural (principal) ou liquefeito (cilindro). Não necessitam de fonte de alimentação, com exceção dos modelos equipados com ventilador para melhorar a circulação do ar.
Mas mesmo sem eletricidade, esses dispositivos funcionam silenciosamente - o ventilador simplesmente não gira.As unidades são normalmente utilizadas como principais dispositivos de aquecimento, mas também podem desempenhar uma função auxiliar.
Vantagens e desvantagens do equipamento
Dentre as importantes vantagens dos aquecedores convectores a gás, além da “independência eletrônica”, vale destacar os seguintes pontos:
- Esses dispositivos não têm medo de geadas, podem ser deixados com segurança em casas sem aquecimento;
- os produtos são seguros: o fornecimento de gás é interrompido automaticamente em uma situação crítica.
Uma vantagem significativa reside na simplicidade do dispositivo, devido ao qual os dispositivos são bastante confiáveis e apresentam alta eficiência.
O equipamento também apresenta desvantagens:
- Apesar de suas pequenas dimensões, os convectores de gás geralmente são difíceis de encaixar no interior;
- você precisa “escavar” a parede para uma saída de gás coaxial.
Uma desvantagem significativa é que você não pode simplesmente pegar uma unidade de gás e “mover” o dispositivo para outro local.
Projeto de convetor de gás
O aquecedor a gás consiste nos seguintes componentes:
- Corpo metálico. É revestido com tinta resistente ao calor. Na parte inferior e superior a estrutura é aberta para circulação de ar.
- Trocador de calor com aletas. Aquece o ar. Quanto maior for, mais rápido aumentará a temperatura na sala.
- Queimador. É aqui que o gás é queimado.
- Válvula combinada. Responsável por regular o fluxo de gás no queimador.
- Chaminé. Remove a fumaça do dispositivo. Nem todos os fabricantes incluem chaminé na embalagem de entrega - vale a pena prestar atenção na hora de escolher o equipamento.
- Termostato. Elemento para controlar o funcionamento de uma válvula combinada.
- Automação. Desligue o fornecimento de gás em situações de emergência.
Além disso, o convetor de gás pode ser equipado com ventilador e controle remoto (modelos caros).
Recomendações para escolha de dispositivos
O produto deve ser adaptado à pressão do seu sistema de gás. A potência necessária de um convetor de gás é calculada usando a fórmula bem conhecida - para cada 10 metros quadrados. m de instalações requer 1 kW de calor. Não seria errado adicionar 1 kW ao valor resultante para isolamento de baixa qualidade ou janelas antigas.
Dependendo do método de montagem, os dispositivos podem ser montados na parede ou no chão. Os primeiros são mais leves e compactos, têm potência suficiente; Geralmente é recomendado optar por eles.
Um parâmetro muito importante na escolha de um aquecedor a gás é o material com que é feito seu trocador de calor, que pode ser:
- ferro fundido;
- alumínio;
- aço.
O trocador de calor em ferro fundido aquece uniformemente, tem uma eficiência bastante alta e pode operar por meio século.Mas como o ferro fundido é um material frágil, sob certas condições (por exemplo, uma grande diferença de temperatura) ele pode estourar. Além disso, esse design é pesado.
Os trocadores de calor de alumínio possuem excelente condutividade térmica, mas sua resistência ao calor é baixa. Os dispositivos equipados com eles são caros.
Um trocador de calor de aço é a melhor opção. Em várias características, é certamente inferior aos seus “concorrentes”. Mas é durável, leve e barato.
Um bom bônus no projeto de um convetor de gás é a presença de um ventilador. Reduz o tempo de aquecimento da sala e reduz o risco de queima do trocador de calor, mas aumenta o custo do equipamento.
Convetores de água: eficientes e espetaculares
Os convectores do tipo água são dispositivos modernos que constituem uma excelente alternativa aos radiadores convencionais. Os dispositivos são utilizados com sucesso em sistemas de aquecimento autônomo de casas e apartamentos particulares, bem como em redes de aquecimento centralizadas. Convectores de água confiável, econômico e durável, sua eficiência é de cerca de 95%.
Tipos de aparelhos de água
Os dispositivos convectores de água são a solução ideal para salas com grande área envidraçada. Dependendo do modelo, um convector de água pode ser uma unidade de aquecimento independente ou uma fonte de aquecimento adicional.
Graças a vários formatos de equipamento, o problema do aquecimento pode ser resolvido não apenas de forma eficiente, mas também eficaz.
Os convectores de água são:
- chão;
- montado na parede;
- rodapés;
- intracampo;
- construídas em
Todos eles ocupam um espaço mínimo e, no caso de instalação oculta, economizam até espaço útil.A instalação na parede, no chão, nos degraus ou sob os móveis permite economizar metros quadrados valiosos e fornecer aquecimento confortável. Dispositivos de piso com drenagem de drenagem podem ser usados com sucesso em salas com piscinas, estufas, jardins de inverno, etc.
Uma variedade de designs - do clássico lacônico ao moderno e brilhante - facilita a adaptação das unidades em qualquer interior.
Características de várias modificações de equipamentos
Os convetores de parede de água são um corpo de aço com uma grade perfurada localizada na parte superior, que abriga um trocador de calor cobre-alumínio. Os dispositivos são montados por meio de um kit de montagem especial, que necessariamente acompanha a embalagem de fábrica.
Os convetores de parede são uma excelente opção para ambientes que necessitam de aquecimento rápido e eficiente e que possuem espaço livre suficiente para instalação na parede. Esta é a solução de maior sucesso para quartos e quartos de crianças. Não são adequados para aquecer vidros maciços que se estendem até ao chão.
Os convetores de água de piso são geralmente instalados em salas com peitoris baixos. Também é possível instalá-los perto de janelas panorâmicas se, devido à baixa altura da betonilha, não for possível instalar um móvel de embutir. Além da carcaça com trocador de calor, tais dispositivos são estruturalmente complementados por uma base de suporte de aço.
Esses convectores desorganizam um pouco o espaço, no entanto, eles se encaixam perfeitamente em quartos com interiores modernos nos estilos loft, moderno, de alta tecnologia e vanguardista.
Os dispositivos de aquecimento de água de rodapé são práticos e compactos.A baixa intensidade térmica de tais convectores permite que sejam montados diretamente ao lado de móveis e diversos elementos decorativos. Isto dá uma enorme vantagem em termos de organização do espaço.
Estruturas embutidas no piso são utilizadas para bloquear os fluxos de ar frio provenientes das janelas. As unidades podem resolver efetivamente o problema de condensação em vidros de grandes janelas (“janelas que choram”). Construídos ao nível do chão, não ocupam espaço e não interferem na apreciação da vista panorâmica.
Maneiras de controlar a temperatura do ar
Qualquer convector moderno permite definir a temperatura desejada no ambiente. Para isso, seu projeto inclui termostatos. Eles são mecânicos e eletrônicos, dispositivos de plug-in e embutido no equipamento.
Um termostato mecânico é simples e barato, pode apresentar cliques característicos durante a operação, mas garante o funcionamento estável do dispositivo em condições de oscilações de tensão. O ajuste e o controle da temperatura devem ser feitos manualmente.
Um termostato eletrônico fornece controle de temperatura por meio de sensores, reagindo automaticamente às suas alterações. É absolutamente silencioso. Pode ser integrado ou remoto. Os controladores mais inteligentes podem ser controlados remotamente.
Isso o ajudará a obter uma compreensão completa dos prós e contras dos convetores próximo artigo, destacando as vantagens e desvantagens dos aparelhos convectores em comparação com os termoventiladores.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Dicas para escolher um convetor elétrico:
Vídeo nº 2. Revisão de um dos modelos simples de convetores de gás:
Decidir qual é o melhor aquecedor convector para comprar certamente não é fácil. Especialmente quando há tanta escolha. Para aquecimento temporário adicional de ambientes, a solução mais simples e conveniente são os modelos elétricos. Se o ambiente for fornecido com gás e você precisar de aquecimento constante, é melhor escolher uma unidade a gás.
Os convectores de água são caracterizados por um preço alto e uma instalação trabalhosa - faz sentido comprá-los se você estiver determinado a instalar um sistema de aquecimento completo e estiver disposto a desembolsar o dinheiro. E lembre-se: o mais importante é que o aparelho escolhido seja suficientemente potente.
Por favor, escreva comentários no formulário de bloco abaixo. Conte-nos sobre sua própria experiência na escolha de um convetor, diga-nos qual tipo você prefere e por quê. Tire dúvidas, compartilhe sua opinião e informações úteis, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.
Os convetores elétricos de nova geração são aquecedores seguros, práticos e econômicos. Com base em nossas realidades de vida, eles deveriam estar em todos os apartamentos. As unidades montadas na parede são ideais para qualquer interior e praticamente não ocupam espaço. Ao contrário dos seus antecessores, não secam o ar e proporcionam um calor uniforme e confortável. Instalei equipamento de rodapé na loggia - uma alternativa ideal ao piso quente, mas aquece não só o chão, mas todo o espaço.
Os convectores de água, na minha opinião, serão muito mais seguros e inofensivos. Portanto, recomendo escolhê-los.