Termostato em tomada para aquecedores domésticos: tipos, dispositivos, dicas de seleção
O humor, o bem-estar e o desempenho das pessoas dependem da temperatura do ar no espaço envolvente.Seu significado, confortável para cada pessoa, é muito individual. Enquanto algumas pessoas trabalham bem a +18°C, outras precisam de pelo menos +23°C.
Nestes casos, é conveniente instalar um termostato em uma tomada de aquecedores domésticos para definir a temperatura desejada. O dispositivo lê de forma independente a temperatura ambiente e controla o funcionamento do aquecedor.
Concordo, isso é muito conveniente - você não precisa se distrair constantemente ligando e desligando o aquecedor. Resta apenas selecionar o termostato ideal e instalá-lo. Mostraremos como fazer isso.
Para entender a variedade de ofertas, é necessário conhecer as características de funcionamento dos diferentes termostatos, levar em consideração os parâmetros que determinam a praticidade do próprio aparelho e o funcionamento confortável do aquecedor. A instalação do termostato é bastante simples, o principal é seguir as regras de instalação descritas no artigo.
O conteúdo do artigo:
Termostato: finalidade e princípio de funcionamento
Quando você está no escritório, você não quer que nada o distraia e que todos os pensamentos estejam focados apenas no processo de trabalho. As condições ideais de temperatura na sala ajudam a atingir esse objetivo.
É bom que você não precise levar um suéter quente na estação fria para se aquecer um pouco, correr até o aquecedor ou ar condicionado, ajustando e alterando as configurações. Um termostato ajudará a regular a temperatura ambiente.
Finalidade de um controlador de temperatura doméstico
É conveniente quando o aquecedor está funcionando e não requer atenção adicional. Também é bom quando você não precisa desligá-lo e, se esfriar no ambiente, você pode ligá-lo novamente e conectá-lo. Os termostatos ajudam a monitorar a temperatura ambiente. Além disso, a opção mais simples e popular entre os consumidores é o outlet.
Um termostato de tomada, também conhecido como termostato, instalado em uma tomada. Este é um dispositivo que permite atingir a temperatura ideal na sua casa/apartamento/escritório. Usando sensor de temperatura controla a temperatura de uma determinada sala, focando em indicadores especificados pelo usuário.
Uma das vantagens significativas do uso de termostatos roseta é que você não precisa convidar um especialista para instalá-los. Qualquer pessoa que encontrar o dispositivo pela primeira vez poderá lidar com a instalação.
Um termostato de soquete se parece com um soquete adaptador ou placa de cobertura. Na parte traseira possui um plugue para conexão à rede e na parte frontal há uma tomada na qual você inserirá o plugue de um aquecedor doméstico.
Muitos modelos de termostatos podem ser usados não apenas para controlar o funcionamento de dispositivos de aquecimento, mas também para condicionadores de ar, lâmpadas, chaleiras elétricas e outros equipamentos movidos a eletricidade. Dependendo do tipo de dispositivo, suas capacidades diferem e, consequentemente, o número de configurações que podem ser feitas.
Características do termostato de tomada
Para começar, você precisará inserir o termostato em uma tomada comum, que será usada para ligar um aquecedor doméstico. O seu funcionamento independe do tipo de aquecedor, marca e fabricante. Apenas uma coisa é importante - que a potência do aquecedor não exceda o valor de potência permitido para o qual o termostato foi projetado.
Em seguida, você precisa definir as configurações de temperatura desejadas para uma sala específica. Insira o plugue do aquecedor no conector do termostato. É isso aí – o aquecedor começará a aquecer o ambiente até que a temperatura atinja o limite superior da faixa de temperatura definida pelo proprietário.
O princípio de funcionamento de um termostato de tomada é que um sensor especial coleta informações sobre a temperatura ao seu redor. Se atingir o limite inferior definido pelo usuário, o mecanismo de reação é acionado - um relé ou placa bimetálica e o circuito é fechado.
Assim, um dispositivo de aquecimento conectado através de um termostato tem acesso à eletricidade e começa a trabalhar para aquecimento.Quando o ambiente aquece e sua temperatura atinge o limite superior da faixa definida pelo proprietário, o sensor registra isso.
O mecanismo de resposta recebe informações e fecha o acesso à rede elétrica. Se o aparelho estiver equipado com placa bimetálica, ao aquecer, ele próprio abre o circuito e o fornecimento de energia elétrica ao aquecedor é interrompido.
Os reguladores de temperatura do piso radiante funcionam de forma semelhante. Leia mais sobre esses dispositivos Aqui.
E aqui termostatos de radiador de aquecimento funcionam segundo um princípio diferente. Essas cabeças térmicas são instaladas diretamente no dispositivo de aquecimento.
Descrição em vídeo da finalidade e operação do termostato de tomada Enaut:
Tipos de termostatos para aquecedores
O mercado está repleto de ofertas para compra de termostatos. Os fabricantes oferecem uma variedade tão grande de modelos que é fácil se perder entre eles. Todos os dispositivos diferem em aparência, cor, material utilizado na produção, funções executadas, tipo de configurações e custo.
Dependendo do tipo de instalação, os termostatos são divididos em dois tipos:
- estacionário — o dispositivo é instalado na parede, conectado à fiação;
- portátil ou plug-in - pode ser transportado livremente e usado em qualquer ambiente.
Um termostato instalado em uma tomada é muito procurado pelos compradores. A facilidade de conexão, configuração e uso conquista muitos clientes em potencial.
Afinal, conectando o aquecedor através de uma tomada de termostato e configurando o modo de operação para uma semana, você pode fazer uma viagem de negócios com segurança. Todas as usinas estarão em condições confortáveis e a conta de luz não vai assustar.
Com base no tipo de localização dos sensores de temperatura, os termostatos são divididos em:
- modelos com sensor remoto;
- termostatos com sensor embutido.
O sensor remoto geralmente está localizado na extremidade do cabo conectado ao próprio regulador. O comprimento do fio pode ser muito diferente - curto e bastante impressionante.Na maioria das vezes, existem modelos com cabo longo de 1,5 m a 3 me curto - de 10 cm a 20 cm.
Com base em suas características de design, existem os seguintes tipos de termostatos:
- mecânico;
- eletrônico;
- Controlado por GSM;
- Wi-Fi ajustável.
Modelos mecânicos
Esses termostatos são considerados os mais simples e acessíveis. O principal elemento reativo neles é uma placa bimetálica. O ajuste e as configurações do dispositivo ocorrem por meio de uma alavanca ou roda giratória.
A principal dificuldade está na instalação - os modelos mecânicos são instalados na parede e conectados ao cabo de alimentação. Devido a esta característica, muitos clientes potenciais que não têm experiência na instalação de equipamentos elétricos e ferramentas correspondentes recusam modelos mecânicos.
Termostatos eletrônicos
Funcionam graças à presença de um circuito eletrônico. Consiste em um sensor, um relé de saída, botões de controle suspensos/de toque, às vezes uma roda giratória, um microprocessador que processa comandos de entrada e emite sinais, um termômetro (sensor resistivo) que mede a temperatura.
Este tipo de controlador possui um monitor que exibe os valores de temperatura configurados. Os termostatos eletrônicos requerem 24 V para alimentação.
Entre eles estão modelos programáveis nos quais você pode configurar diferentes modos de operação - diurno, noturno, fim de semana, trabalho, semana. Esses termostatos eletrônicos podem operar a partir de um sensor de temperatura integrado, remoto ou de dois sensores de temperatura juntos.
O aumento da temperatura reduz a resistência do sensor, em determinado momento, ao atingir a temperatura crítica definida, o termostato é acionado e abre o circuito - o aquecedor é desligado. E vice versa.
Controladores controlados por GSM
Os dispositivos permitem enviar comandos de qualquer lugar da cidade. O principal é que haja comunicação móvel no local onde está instalado o termostato de saída e no local do seu proprietário. Para seu funcionamento é necessário um cartão SIM da operadora móvel, que é instalado em um conector especial no controlador.
Na maioria das vezes, muitos dispositivos controlados por GSM possuem capacidades muito amplas que permitem controlar não apenas a temperatura do ar na casa, mas também a inclusão de uma caldeira, cafeteira, chaleira elétrica ou outros aparelhos. A principal desvantagem desses modelos é o custo, que pode atingir limites bastante elevados.
Portátil Dispositivos de controle GSM estão instalados em tomadas regulares, tendo previamente recarregado a conta e ativado um novo cartão SIM.
Demonstração do funcionamento de um dispositivo inteligente - um termostato plug-in GSM:
Termostatos ajustáveis Wi-Fi
Termostatos de tomada caros e multifuncionais.Muitos deles podem ser controlados por meio de mensagens e chamadas SMS, bem como pela Internet. Um pré-requisito é a presença de uma conexão Wi-Fi em casa.
Nuances de escolher um termostato
Tendo decidido adquirir um termostato plug-in para controlar o funcionamento de um aquecedor doméstico, você precisará selecionar o modelo certo. Afinal, é importante que a compra satisfaça plenamente todas as exigências e desejos do comprador.
O mercado de termostatos plug-in está repleto de uma variedade de modelos. Ao se deparar pela primeira vez com a necessidade desse tipo de compra, você deve primeiro decidir quais critérios o dispositivo deve atender. O custo dependerá diretamente dos requisitos impostos a ele.
PrimeiramenteAo escolher um controlador para o seu aquecedor, você precisa prestar atenção aos modelos que controlam a temperatura do ar. Afinal, existem aparelhos que monitoram a temperatura do próprio aquecedor. Esta opção não permitirá que você alcance as condições mais confortáveis no ambiente desejado.
Em segundo lugar, você deve considerar a potência do seu aquecedor. Não deve exceder a carga máxima permitida no termostato. Os fabricantes geralmente produzem modelos que podem suportar cargas de 2 kW, 3 kW, 3,5 kW.
É ideal que as necessidades dos dispositivos de aquecimento sejam 30% inferiores às indicadas nos dados técnicos do controlador.
Terceiro, a finalidade do ambiente onde o termostato de saída será instalado é importante.Cada modelo de dispositivo possui características técnicas individuais, incluindo uma faixa de temperaturas ajustáveis.
Valores possíveis de gradação de temperatura:
- -5°С a +45°С;
- 0°С a +100°С;
- -15°С a +30°С;
- e outras opções.
Dependendo da finalidade da sala, você deve selecionar um termostato com a faixa de temperatura adequada.
Quarto, você precisa decidir quais outras funções o dispositivo adquirido deve ter. Se ele tiver apenas que controlar o funcionamento de um aquecedor doméstico, ligando-o e desligando-o se necessário, esses serão modelos mais baratos.
Caso seja necessária uma opção de termostato que possa receber comandos via Internet e enviar relatório sobre sua execução, falaremos de um nível de preço completamente diferente. Esses dispositivos inteligentes, além de configurações de temperatura programáveis para cada dia da semana, são capazes de controlar outros equipamentos da casa.
É aconselhável utilizar modelos com tais capacidades apenas para controlar o funcionamento dos aparelhos de aquecimento de uma casa de campo. Algumas horas antes da chegada, você pode enviar um comando do seu telefone ou via Internet para aquecer o local a +19°C.
No resto do tempo, quando ninguém usa a dacha, pode regular o aquecimento do ar dos quartos para +7°C. Esta temperatura ajudará a manter condições confortáveis para móveis e plantas, ao mesmo tempo que economiza energia.
Em quinto lugarAo escolher o modelo de controlador ideal, você notará que os dispositivos dos fabricantes ocidentais são um pouco mais caros do que os nacionais, embora a qualidade de muitos dispositivos baratos seja de alto nível.
Na maioria das vezes, os termostatos plug-in são adquiridos de fabricantes como Sardo (China), Deegre, Devolta, Terneo, Tesla, Digitop, Enauta, Hager EK051 (França), Soquete e outros.
Na sexta, não se esqueça grau de proteção do dispositivo (IP). Na maioria dos casos é IP20. Tais modelos são estritamente proibidos de serem utilizados em banheiros e demais ambientes com alto índice de umidade. Por razões de segurança, para tais salas deve-se escolher modelos com grau de proteção IP44 e superior.
Um critério adicional para a escolha de um termostato é a cor e a forma, o que permitirá que ele se encaixe harmoniosamente no interior existente da sala. Quanto ao tamanho, todas as propostas são compactas. Existem também modelos que possuem trava de segurança para crianças.
Instalação correta do termostato na tomada
Para que o controlador adquirido desempenhe bem as funções que lhe são atribuídas, ele deve ser instalado corretamente, levando em consideração as características de uma determinada sala. Também é importante definir o regime de temperatura desejado, para que ele possa controlar o funcionamento dos aquecedores domésticos, tornando-os o mais eficientes possível.
Para garantir que o sensor do termostato percebe corretamente as condições de temperatura do ambiente, é aconselhável instalá-lo a uma altura de 1,2 - 1,5 m do nível do chão.É muito bom que a sala desejada tenha uma tomada localizada neste nível.
Caso contrário, você pode usar um termostato plug-in com sensor remoto em um cabo longo - 1,5-2 m.Esse sensor pode ser colocado em um local conveniente para medir a temperatura média do ar na sala.
Você não deve colocar o sensor acima ou próximo a um radiador de aquecimento, perto de uma janela ou no parapeito de uma janela - isso impedirá a obtenção de dados corretos de temperatura.
O dispositivo só deve ser instalado em tomada de trabalho. Os aquecedores domésticos conectados por meio de um termostato devem estar em boas condições de funcionamento. É importante que sua potência corresponda à carga que um determinado modelo de controlador pode suportar.
Depois de conectar o termostato na tomada, é necessário fazer as configurações de acordo com as quais ele ligará e desligará o aquecedor doméstico. Dependendo do modelo adquirido, as próprias configurações e seu número podem diferir significativamente.
Cada dispositivo é fornecido com instruções detalhadas. Descreve bem o processo de configuração da memória do dispositivo, suas características técnicas, possíveis modos de operação, bem como regras para operação segura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Tipos de termostatos e sua comparação:
Ao escolher o modelo ideal de termostato e instalá-lo corretamente na tomada, você pode tornar sua vida muito mais confortável.
Agora, para manter a temperatura desejada na sua casa/escritório, você não precisa ficar constantemente atento ao aquecedor, ligando e desligando-o.O próprio termostato controlará esse processo, levando em consideração as configurações definidas pelo usuário, o que ajudará a economizar energia.
Você está procurando um termostato plug-in prático e conveniente? Ou você tem experiência no uso de tais dispositivos? Deixe comentários sobre o artigo e compartilhe suas impressões sobre o uso de termostatos para aquecedores.
Se você for comprar esse termostato, definitivamente deverá comprar produtos de uma empresa normal e de qualidade normal. Para ser honesto, estou um tanto alarmado com esses dispositivos que fornecem tensão de forma independente ao dispositivo ou o desligam. É melhor comprar imediatamente um aquecedor com controlador de temperatura integrado. Haverá pelo menos um dispositivo adicional a menos.
Igor, o problema dos reguladores embutidos é esse. que eles estão localizados diretamente no dispositivo. Conseqüentemente, eles não podem monitorar adequadamente a temperatura ambiente.
Claro, a coisa é conveniente e tudo mais. Mas, como mencionado acima, não inspira confiança, especialmente neste aspecto: “Modelos controlados por telefone e computador podem ser deixados sem vigilância”. Parece-me impossível que algo assim exista em princípio; este é um dispositivo que fornece a tensão necessária! E se algo der errado? Não existe um único aparelho que funcione sem interrupções e seja absolutamente perfeito, na minha opinião.
Talvez alguém já tenha comprado este dispositivo? Eu gostaria de ler comentários reais.
Anastasia, aparentemente você não entende bem os conceitos de “dispositivos operacionais” e “dispositivos sob carga contínua”.Então, existem aparelhos elétricos que sempre funcionam. De ano para ano, dia e noite. Mas estas tomadas são simplesmente uma ponte entre o equipamento e a fonte de tensão. Isso é tudo! E também, Anastasia, um grande número de computadores SEMPRE funcionam. Entre eles estão aqueles que agora permitem escrever comentários em sites.
Esses termostatos “soquete em soquete” têm uma grande desvantagem - um par de contatos adicional - extra. resistência, aquecimento de contato.
Para aquecedores de baixa potência e toalheiros aquecidos, existe uma solução bastante elegante - um plugue com termostato eletrônico integrado EF16P e EF16T.
Vantagens - compacto, vários modos de aquecimento, controlado por 1 botão, é usado um triac em vez de um relé, não são usados capacitores eletrolíticos (que são extremamente pouco confiáveis em altas temperaturas), solda sem chumbo.