Marcação de disjuntores: como escolher o disjuntor certo para fiação
Os disjuntores instalados em painéis elétricos de apartamentos são projetados para cortes emergenciais de energia em caso de curto-circuito ou excesso de carga no circuito. Eles também podem ser controlados manualmente quando for necessário trocar a chave.
As marcações dos disjuntores, apresentadas na forma de nomes, designações alfanuméricas e diagramas, informarão quais parâmetros o dispositivo possui. Concordo, a capacidade de “ler” a inscrição será útil para o faz-tudo doméstico se ele precisar substituir um dispositivo, consertar falhas ou conectar uma máquina adicional.
Nós vamos ajudá-lo a descobrir o que é. O artigo descreve uma explicação detalhada do bloco de marcação nas chaves, e também fornece recomendações para a escolha de uma máquina, levando em consideração suas características.
O conteúdo do artigo:
Por que a rotulagem é necessária?
Para um eletricista qualificado, o painel frontal da máquina é como um livro aberto - em alguns minutos ele pode descobrir tudo sobre o dispositivo, desde o fabricante até o valor da corrente nominal. Um instalador experiente pode distinguir facilmente entre dispositivos que são absolutamente idênticos do ponto de vista de uma pessoa comum.
Um proprietário não familiarizado com as complexidades da fiação elétrica também pode compreender as informações fornecidas pelo fabricante.
Usando símbolos especiais localizados no painel frontal, você pode distinguir uma máquina automática de um RCD, conheça suas principais características técnicas e saiba em que sequência os fios são conectados.
Informações sobre um disjuntor separado podem ser necessárias se:
- é necessário substituir o dispositivo;
- deve pegue uma nova máquina devido ao aparecimento de um circuito adicional;
- é necessário comparar a carga de corrente nominal da linha e do disjuntor;
- você precisa encontrar a causa do desligamento de emergência, etc.
Alguns símbolos tornam-se intuitivos, enquanto outros requerem certo conhecimento para serem decifrados. Se você estiver planejando substituir a fiação sozinho ou conecte o disjuntor, é melhor estudar as informações sobre os dispositivos com antecedência.
O que significam as inscrições no switch?
Símbolos, números, letras, diagramas são aplicados em plástico técnico com tinta especial indelével. Mesmo com modelos mais antigos, eles permanecem legíveis. Supõe-se que o usuário ou eletricista, mal olhando para a máquina, determine rapidamente suas características de corrente e tensão.
Fabricante e modelo da máquina
A linha superior do bloco de marcação é ocupada pelo nome da marca. Uma determinada cor é selecionada para impressão, geralmente brilhante, e às vezes até pela tonalidade você pode determinar qual produto do fabricante está à sua frente.
Eletricistas experientes sugerem não economizar na compra de máquinas e adquirir dispositivos apenas de marcas europeias comprovadas: Técnica Schrack, Schneider Elétrica, ABB, Schaltbau, Moeller, HAGER, Legrand. Existem várias marcas russas nas quais você também pode confiar com segurança: Eletricista, TDM ELÉTRICA, EKF.
A linha abaixo indica o modelo do dispositivo. Todas as demais inscrições, exceto o nome do fabricante, costumam ser impressas em cinza, portanto a série pode ser facilmente confundida com especificações técnicas.
Para não nos enganarmos, olhamos exatamente para a segunda linha. A designação da linha ou modelo pode ser assim: VA63, SH200, Acti9.
Você pode tentar decifrar a série, mas as características técnicas nem sempre ficam escondidas atrás de letras e números, na maioria das vezes é apenas o nome de um modelo específico.
A designação da linha pode ser impressa em um fundo cinza geral ou em uma linha colorida localizada diretamente abaixo da marca.
Determinação da característica tempo-corrente
A próxima linha é uma combinação de uma letra latina e um número. A primeira letra indica a característica tempo-corrente. Refere-se à rapidez com que um switch opera quando uma certa quantidade de corrente flui através dele. Existem cinco tipos diferentes no total: “B”, “C”, “D”, “K”, “Z”, mas na vida cotidiana são usadas máquinas B, C, D.
A dependência das quantidades é frequentemente apresentada na forma de gráficos que podem ser encontrados na Internet. Eles se parecem com isto:
Assim, se o valor de k estiver entre 3 e 5 - esta é a categoria B, entre 5 e 10 - C, entre 10 e 20 - D.
Se você usar duas chaves com o mesmo valor de corrente nominal, mas com propriedades de disparo diferentes, elas também reagirão de maneira diferente. Para comparação, considere C16 e B16. Se usarmos a fórmula, obteremos para C16 - 80-160 A e para B16 - 46-80 A.
Como é isso na prática? Suponha que a corrente aumente drasticamente para 100 A. B16 desligará instantaneamente, pois 80 A é suficiente para isso, e para C16 funcionar leva algum tempo para a placa aquecer. Então a proteção térmica começa a funcionar e a máquina desliga. A diferença horária geralmente leva uma fração de segundo.
Corrente nominal e sua designação
O número à direita da letra latina (BTX) indica denominação da máquina. A corrente nominal indica em que valor máximo a máquina estará no estado operacional, ou seja, a corrente passará livremente por ela sem desligamento de emergência.
Um ponto importante: os dados especificados são relevantes apenas a uma determinada temperatura, nomeadamente +30ºС. Se a temperatura for mais alta, a chave poderá operar com um valor de corrente mais baixo.
Vejamos o que acontece dentro do dispositivo durante um disparo. A máquina é desligada graças ao funcionamento de dois tipos de disparadores de circuito - térmico e magnético.
O primeiro entra em funcionamento caso haja sobrecarga na rede elétrica. Um valor de corrente superior ao nominal aquece a placa bimetálica, dobra e interrompe o circuito - a máquina desliga. Estima-se que a corrente de carga deve exceder a nominal em 15-55% para que ocorra uma interrupção.
Mas além da sobrecarga na rede, existe também o fenômeno da sobrecorrente. A razão de seu aparecimento é um curto-circuito. Não é mais a liberação térmica, mas sim a liberação eletromagnética que reage às sobrecorrentes.
Se o dispositivo estiver em condições de funcionamento, a resposta ocorre instantaneamente, em no máximo 0,02 segundos. Um atraso no desligamento de emergência leva à falha dos fios. Primeiro, a camada isolante derrete e depois pode ocorrer um incêndio.
Para proteger a fiação e sua própria vida contra sobrecargas e curtos-circuitos, é recomendável adquirir apenas dispositivos de proteção de alta qualidade.
Marcações de tensão e frequência nominais
A linha abaixo indica o valor da tensão nominal. Também deve ser observado na escolha de um dispositivo sem falhas. A marcação pode ser determinada por unidades de medida - Volts, que são designadas pelas letras V ou V. Para maior precisão, também são utilizados os seguintes símbolos: “-” - tensão constante, “~” - alternada.
A frequência é determinada em Hertz e designada como 50 Hz.Mas pode não ser detectado no case, porque quase todos os eletrodomésticos funcionam no mesmo modo.
Se você precisa saber exatamente algumas características da máquina, mas suas designações não estão no painel, você deve consultar as instruções, que listam todos os dados técnicos do aparelho.
Limite de corrente de viagem
O próximo valor indicado no corpo da máquina é a corrente de desligamento, também chamada de capacidade de interrupção do dispositivo.
Se ocorrer um curto-circuito repentino e aparecer uma sobrecorrente no circuito, a máquina funcionará em modo de emergência, mas ao mesmo tempo manterá totalmente sua funcionalidade. Você pode ver que a corrente de desligamento é várias vezes maior que o valor nominal.
Também é possível que o valor de sobrecorrente seja superior ao indicado na máquina. Então não há garantia de que o dispositivo funcionará corretamente e não será danificado. Muito provavelmente, a liberação magnética simplesmente não consegue lidar com a carga.
Além do valor de 4.500 A, típico de muitas máquinas domésticas, você pode encontrar 6.000 A e 10.000 A.
Qual é a classe limitante atual
Imediatamente abaixo do limite de corrente de disparo está a classe limitadora de corrente. É fácil encontrá-lo no painel - é o número 1,2 ou 3, dentro de um quadrado preto. Durante um curto-circuito e aparecimento de sobrecorrente na rede, o sistema pode sofrer.
Quanto mais rápido a máquina operar, mais cedo cessará o efeito da energia térmica, que é consequência da ocorrência de sobrecorrente, e mais cedo ocorrerá a estabilidade.
Assim, a classe limitadora de corrente mostra o intervalo de tempo ao qual a máquina pode limitar o tempo de curto-circuito.
Divisões de classe:
- 1 aula – limite > 10 ms;
- 2 º grau – de 6 a 10ms;
- 3ª série – de 2,5 a 6ms.
A terceira classe é a “mais rápida” e preferível na escolha de uma máquina automática.
Diagrama de fiação
Em alguns disjuntores, além das características principais, você encontra um diagrama de conexão. Geralmente está localizado no lado direito do painel frontal.
Os circuitos em dispositivos unipolares e bipolares são diferentes. No segundo, além do circuito com contatos, há marcações nos terminais, e também em alguns modelos o ícone N, indicando a conexão do fio neutro.
Dicas para escolher um disjuntor
A máquina é selecionada com base em certas características, muitas das quais podem ser reconhecidas pelas marcações no painel frontal.
Além das características analisadas, você deve conhecer outras nuances de escolha. Por exemplo, antes de comprar uma máquina, calcule sua potência e selecione o número necessário de pólos.
Mais detalhes sobre o cálculo e seleção de um disjuntor estão escritos em Este artigo.
A marca é importante, assim como o estado da fiação.
Recomenda-se fazer a compra em loja especializada. Mas recentemente, a prática de adquirir dispositivos técnicos em sites comerciais da Internet, muitos dos quais localizados na China, tornou-se generalizada.
Ao escolher, preste atenção à integridade e resistência do case. A menor lasca ou rachadura pode causar quebra e danos mecânicos são um sinal de material de baixa qualidade.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Informações gerais sobre as máquinas são divulgadas acima, e a partir de vídeos interessantes você poderá conhecer as sutilezas conhecidas apenas pelos profissionais.
Como a máquina funciona e funciona:
Mais detalhes sobre classificações térmicas – análise da tabela:
Lemos o rótulo com um especialista:
As marcações impressas diretamente no corpo do dispositivo ajudam você a escolher e conectar corretamente o dispositivo de proteção da fonte de alimentação doméstica.A capacidade de decifrar símbolos e determinar corretamente as características ajudará no futuro na instalação independente de um novo circuito.
Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre como decifrar as marcações dos disjuntores? Você pode deixar comentários na publicação e participar de discussões. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.