Instalação de vaso sanitário em piso de madeira: instruções passo a passo e análise das características de instalação
Pisos de madeira podem ser vistos com mais frequência em residências particulares ou de campo.Se o piso do banheiro da sua casa for de madeira, isso não é motivo para abrir mão de comodidades básicas como o banheiro. A instalação será um pouco mais difícil, mas não deverá haver problemas.
Diremos quais são as características envolvidas na instalação de um vaso sanitário sobre piso de madeira, como se preparar para o trabalho e realizar você mesmo a instalação. As instruções fornecidas ajudarão os artesãos novatos na escolha, colocação e conexão de um encanamento.
O conteúdo do artigo:
Características de instalação em piso de madeira
O uso de madeira para pisos em residências particulares é onipresente. Ao mesmo tempo, apenas o contrapiso costuma ser de madeira, coberto por cima com outro material: ladrilho, laminado, etc. Um piso macho e fêmea totalmente de madeira em um banheiro é mais raro: em uma casa de campo, em uma casa de banho ou em uma sauna.
Para instalar acessórios de encanamento e fixá-los com firmeza, os parafusos auto-roscantes devem ser aparafusados não apenas no revestimento do piso, mas também nas vigas de suporte. O problema é que o vaso sanitário, ou melhor, suas fixações, nem sempre coincidem com a localização das vigas.
A solução mais razoável é adicionar vigas sob o piso para que o encanamento possa ser instalado. Para tal, terá que retirar temporariamente o revestimento do piso, mas só esta opção garante a estabilidade da sanita.
Não se esqueça que o vaso sanitário está montado próximo à tubulação de esgoto.
Até os andares superiores estão equipados com um tubo vertical de esgoto. O objetivo desta seção é criar tiragem e melhorar a drenagem de águas residuais através de tubulações. Em vez de tesão de fã uma válvula de retenção é frequentemente instalada.
Preparação para instalação em placas
Para instalar acessórios de encanamento em um piso de madeira, você precisa se preparar. Em primeiro lugar, escolha um banheiro adequado. Decida o que você precisará, além do próprio encanamento, e adquira todos os materiais e ferramentas que faltam. Entre outras coisas, se a instalação for feita em tafetá, também é preciso cuidar disso.
Escolhendo um banheiro - qual tipo é melhor
Escolher um banheiro não é uma tarefa tão simples quanto parece. Principalmente quando se trata de instalação de encanamentos no piso de madeira de uma casa de campo. Em primeiro lugar, é necessário ter em mãos um projeto de layout de esgoto, indicando a altura da tubulação e seu diâmetro. Isso ajudará você a escolher o modelo certo.
Em seguida, escolha entre as variedades propostas, dependendo da localização da tubulação de esgoto:
- com saída horizontal;
- com saída em ângulo;
- orientado verticalmente.
Liberação horizontal. Eles são apresentados em nosso mercado de encanamento na maior seleção. Esta opção para conectar o dispositivo ao tubo é ideal. Um número mínimo de acessórios é usado e a probabilidade de erros de instalação é reduzida a zero.
Solte em um ângulo. Esses banheiros são menos populares. Existe uma grande probabilidade de que, quando instalado sobre piso de madeira, a altura do ponto de inserção na tubulação de esgoto seja superior à saída do vaso sanitário. Nesse caso, você terá que pensar em elevar o encanamento.
Banheiros verticais Você quase nunca vê isso em nossas casas. Embora sejam muito procurados no exterior, por exemplo, nos EUA. O resultado final é que a produção é direcionada estritamente para baixo. A instalação é feita sob o piso, assim como a colocação de todas as comunicações.
Mais informações sobre os diferentes tipos de encanamentos e características de escolha de um banheiro nos artigos:
- Tipos de sanitários por características técnicas e design
- Como escolher o banheiro certo: o que procurar antes de comprar + avaliação dos fabricantes
Tafetá - o que é e é necessário durante a instalação?
O tafetá é uma base de madeira que é utilizada na instalação de um vaso sanitário sobre piso de madeira.É feito de um pedaço de tábua grossa. A espessura do tafetá pode ser de 20 a 30 mm. Para evitar que a madeira apodreça devido à alta umidade do vaso sanitário, ela é tratada com óleo secante.
Na falta de ferramentas elétricas de alta qualidade para fazer furos em pisos de concreto, os construtores soviéticos foram forçados a sair e recorrer a métodos semelhantes, especialmente em condições de altas taxas de construção de edifícios altos padrão.
Hoje em dia o tafetá não é usado para instalar vaso sanitário em concreto. Existem martelos perfuradores modernos que eliminam essa necessidade. Mas em casas de madeira em construção privada, a utilização de tal elemento de trabalho de instalação ainda se justifica.
O tafetá é cortado ao longo do contorno da base do encanamento e montado rente à superfície no piso de madeira.
Compra de consumíveis e ferramentas
Para concluir a instalação de um vaso sanitário em piso de madeira, é necessário preparar os seguintes materiais:
- kit de montagem;
- Chave de fenda;
- Chave de fenda;
- furar;
- martelo;
- nível de construção;
- ondulação;
- chave de encanamento.
O kit de montagem padrão que acompanha o vaso sanitário não é adequado para instalação em piso de madeira. Os parafusos e buchas nele incluídos são usados para instalar acessórios de encanamento em um piso de concreto.
Madeira macia, com tendência a rachar, não pode garantir uma fixação forte. Para pisos de madeira, são utilizados parafusos longos para madeira.
É necessária uma broca para fazer furos para parafusos auto-roscantes, uma chave de fenda ou chave de fenda para apertar os parafusos. É necessário um nível de construção para garantir que o vaso sanitário fique nivelado, perpendicular ao chão e não se desvie.
Para conectar o encanamento ao abastecimento de água, você precisará de uma chave inglesa. O banheiro é conectado ao esgoto por meio de um tubo corrugado. Por ser flexível e flexível, a corrugação é adequada para a instalação de encanamentos com saídas horizontais e oblíquas em piso de madeira.
Processo de instalação – três opções possíveis
A instalação em piso de madeira pode ser realizada pelos seguintes métodos:
- em parafusos;
- em cola;
- em tafetá.
Descubra como instalar usando todos os três métodos e escolha aquele que melhor se adapta às suas necessidades.
Usando parafusos - método tradicional
O vaso sanitário é montado com parafusos em uma determinada ordem. Em primeiro lugar, deve certificar-se de que no local escolhido para a instalação, por baixo do revestimento em chapa, existem vigas e a sua posição coincide com os pontos de fixação.
Depois é necessário colocar o vaso sanitário em seu futuro local, traçar seu contorno com um simples lápis e marcar os locais dos parafusos.Depois disso, você pode retirar o vaso sanitário novamente e fazer furos de acordo com as marcas.
O próximo passo será instalar diretamente o encanamento no lugar e aparafusar os parafusos nos orifícios perfurados. Para evitar danificar o revestimento do encanamento, é preferível usar arruelas plásticas especiais. O kit de montagem do vaso sanitário inclui tampões que escondem as cabeças dos parafusos.
Cola - uma alternativa ao uso de furadeira
A instalação com cola é o método mais suave. Neste caso, não será necessário fazer furos e estragar o revestimento do piso. O vaso sanitário é simplesmente colado ao longo do contorno com pregos líquidos, selante de silicone ou resina epóxi.
Em primeiro lugar, deve-se preparar a superfície. A madeira é totalmente desengordurada, se houver revestimento de verniz é levemente lixada para melhor aderência. A base cerâmica do vaso sanitário também é tratada com compostos desengordurantes: solvente ou álcool.
Você pode fazer sua própria cola para fixar acessórios de encanamento em pisos de madeira.
A composição inclui os seguintes componentes:
- resina epóxi;
- solvente;
- cimento;
- endurecedor.
Quanto à proporção, para 50 g de epóxi são necessários 10 g de solvente, 100 g de cimento e 15 g de endurecedor. Primeiro você precisa aquecer a resina em um recipiente de tamanho adequado.A temperatura ideal na qual a reação ocorrerá melhor é 50°C.
Um solvente e um endurecedor são adicionados à resina epóxi quente, bem misturados e o cimento é adicionado.
Coloque o vaso sanitário sobre um piso de madeira e trace o contorno da base com um lápis. Em seguida, aplique um pouco da mistura adesiva ao longo do contorno. O composto epóxi também deve ser aplicado na base das instalações hidráulicas.
A camada da substância deve ter pelo menos 4-5 mm. A área total de instalação deve ser de cerca de 20 metros quadrados. cm, caso contrário a cola pode não segurar o vaso sanitário pesado.
Coloque o encanamento de volta no lugar. Certifique-se de que o contorno da base coincide com a saída da tubulação de esgoto. Pressione firmemente o assento para que o excesso de mistura saia.
Imediatamente, sem esperar secar, retire o excesso com um pano. Deixe o banheiro por 12 horas. Após este tempo, você pode começar a instalar o tanque e conectar as comunicações.
O método antigo - usamos tafetá
A instalação de vaso sanitário em tafetá é frequentemente utilizada em situações em que é necessário instalá-lo sobre piso de madeira. Um buraco deve ser feito no chão para seguir o contorno do encanamento. Em seguida, o buraco é preenchido com uma régua de cimento, na qual é imerso o tafetá previamente preparado e processado.
Alternativamente, você pode usar um suporte de borracha. Um contorno é recortado em uma folha grossa (a partir de 10 mm) e utilizado da mesma forma que um elemento de madeira.A vantagem da borracha é a sua resistência a ambientes úmidos. Com o tempo, ao contrário da madeira, a borracha não apodrece nem seca.
O suporte precisa ser pressionado um pouco para que sua borda superior fique nivelada com a superfície do piso. Para melhor fixação, os pregos são cravados em padrão xadrez na parte inferior da tábua de madeira.
Após o endurecimento do cimento, instale o vaso sanitário com parafusos, conforme descrito no primeiro método de instalação. Use uma furadeira para fazer furos nos pontos de fixação. Eles instalam os acessórios de encanamento e aparafusam os parafusos nos orifícios com uma chave de fenda. As cabeças são fechadas com tampões.
Construção de banheiro campestre com banheiro
Uma instalação sanitária confortável com um banheiro conveniente também pode ser construída em uma casa de verão. É melhor conectá-lo a um tanque de armazenamento de plástico ou a uma fossa de tijolo com paredes rebocadas. O principal é fazer um teto suficientemente confiável que sirva de base para a instalação do vaso sanitário.
Instalação do tanque e conexão às comunicações
Quando a tigela for instalada sobre piso de madeira, é hora de instalar a cisterna e conectar toda a estrutura às comunicações. Os canos de esgoto e o abastecimento de água são conectados separadamente. Instruções detalhadas e outras etapas ajudarão você a fazer tudo corretamente.
Como instalar uma cisterna em um vaso sanitário
Quando o vaso sanitário estiver firmemente instalado e nivelado no piso de madeira, prossiga para instalação de uma cisterna. O processo de instalação se assemelha a um construtor simples. Existem orifícios de montagem na parte inferior do tanque. Basta conectá-los aos furos do próprio vaso sanitário e fixá-lo com os parafusos que acompanham o kit.
Antes de instalar o tanque, ele deve ser montado. O mecanismo de drenagem incluído é montado de acordo com as instruções e o encaixe é colocado em um orifício especial no fundo do tanque. Em seguida, após a fixação da parte cerâmica, são abastecidas as tubulações de água.
Como conectar um banheiro ao abastecimento de água e esgoto
Tradicionalmente, o banheiro é conectado primeiro ao sistema de esgoto. Se começar por ligar o abastecimento de água, será problemático verificar a correcção da instalação: não será possível deixar entrar água até que o cano de esgoto esteja ligado.
Para conectar um banheiro em um piso de madeira com mais frequência use um adaptador corrugado ou um elemento de plástico rígido com punho.
A conexão começa inserindo a extremidade da corrugação na tubulação de esgoto. A área articular é cuidadosamente tratada com silicone. A extremidade livre está conectada à saída do vaso sanitário. Todas as juntas são novamente seladas com selante de silicone.
Para verificar, coloque um balde de água na tigela. Neste ponto, é importante inspecionar cuidadosamente todas as conexões quanto a vazamentos.
Um elemento excêntrico rígido para conectar um vaso sanitário requer um ajuste preciso do tubo, do T e da saída do vaso sanitário. O-rings de borracha devem ser inseridos nos encaixes dos tubos e curvas. Todas as conexões são lubrificadas com selante para maior confiabilidade.
É aconselhável fixar a sanita sobre piso de madeira após a ligação da tomada, após a instalação será mais difícil fazê-lo. Quando a rede de esgoto estiver conectada, pode-se finalmente apertar os parafusos e tratar a junção da base do vaso sanitário com o piso com selante.
Para fornecer água ao tanque de drenagem, uma mangueira flexível reforçada com náilon é conectada à saída pré-instalada do cano de água. O banheiro deve ser equipado com um separado válvula de esfera para desligar o abastecimento de água.
Conecte todos os elementos do sistema de encanamento. Use juntas, fita veda-roscas ou selante de silicone nas juntas.
Vazamentos de encanamento são muito mais comuns do que vazamentos de esgoto. Um grande problema - tanque de gotejamento. Até 200 litros de água limpa da torneira podem entrar no cano por dia. Então, sem perceber, você vai gastar um metro cúbico de água em 5 dias só porque a instalação da cisterna e a ligação do vaso sanitário à rede de abastecimento de água foram feitas de forma incorreta.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Sem instruções detalhadas em vídeo, é arriscado realizar trabalhos de instalação sem ter experiência em instalações semelhantes. Veja como os profissionais recomendam a instalação de vasos sanitários em pisos de madeira e ganhe experiência. Com esse conselho, a probabilidade de algo dar errado tende a ser mínima.
Como instalar um banheiro em piso de madeira:
Instalação temporária de banheiro em casa de madeira:
Se você tiver que instalar um banheiro no piso de madeira de uma casa de campo ou de campo, agora isso não será um problema para você. Recomendações para a escolha de um banheiro e várias instruções de trabalho para instalação de diferentes maneiras serão úteis não apenas para artesãos novatos, mas também para construtores experientes.
Compartilhe com os leitores sua experiência na instalação de um banheiro em piso de madeira. Deixe comentários sobre o artigo e faça perguntas de seu interesse. O bloco de feedback está localizado abaixo.
Essa era a situação na dacha. Meu irmão e eu colocamos o banheiro em uma árvore. Pegamos o mais simples com saída horizontal, para não ajustar ao tubo.Na verdade, a instalação não é muito mais difícil do que em concreto. A diferença está nos parafusos de tafetá e madeira, mas tudo está como sempre - certifique-se com um nível de que o vaso sanitário está nivelado e pronto! Se você já tem experiência com instalação, não é muito difícil.
Meus pais têm casa própria na aldeia. As obras foram concluídas no verão, pelo que a rede de esgotos foi instalada recentemente. Decidiram instalar o encanamento por conta própria, sem chamar especialistas. Depois de instalar o vaso sanitário, descobrimos que, ao dar descarga, a água corria por baixo dele. Tive que aplicar selante no ponto de contato com o chão. Em geral, o problema foi resolvido. O principal é não esquecer de fixar bem o vaso sanitário para que ele não pise no chão.