Fixação do tanque ao vaso sanitário: uma descrição detalhada do processo de instalação

Prefere economizar no orçamento familiar criando conforto em sua casa com as próprias mãos? Concorde que muitos trabalhos podem ser realizados de forma independente, sem convidar encanadores, eletricistas e mecânicos desconhecidos. Você decidiu prender a cisterna no vaso sanitário, mas nunca fez isso e não sabe por onde começar?

Ajudaremos você a entender a essência do problema - o artigo descreve detalhadamente o processo de instalação de vários tanques de resíduos. São consideradas as características dos acessórios em tanques de encanamento montados na parede, embutidos e convencionais do tipo compacto. A fixação e montagem são acompanhadas de fotografias e explicações passo a passo.

Para ajudar o encanador doméstico, selecionamos vídeos com recomendações em vídeo sobre montagem de ferragens, instalação de cisterna e substituição de vaso sanitário. Graças a uma descrição detalhada do processo de instalação, esta tarefa estará ao alcance de qualquer pessoa que saiba usar na prática ferramentas domésticas simples.

Sutilezas de escolher um banheiro

Não vamos nos aprofundar nas nuances do design - cada um seleciona a cor e o formato de um amigo em faiança, bem como outros acessórios de encanamento necessários, de acordo com seu gosto.Mas é simplesmente necessário descobrir que tipo de “sanitário - autoclismo” em tandem será mais conveniente para instalação manual.

Vejamos os tipos de cisterna mais comuns por tipo de instalação.

Compactar — uma cisterna de descarga, que fica localizada diretamente em uma saliência especial do vaso sanitário e, após a instalação, forma com ela quase um todo. Para quem não pode se orgulhar de ter formação em encanamento, este esquema de layout é o mais preferível, pois neste caso a montagem é o mais simples possível.

Banheiros compactos
O tipo de cisterna mais conveniente para auto-instalação. As vantagens desse tipo também incluem preço e variedade de modelos.

Integrado (oculto) cisterna para sanita suspensa ou de chão. Instalado em nicho especial ou escondido atrás de parede falsa. Em princípio, a instalação em si não é muito complicada, pois o kit inclui uma estrutura de suporte especial - instalação, ao qual as partes principais estão anexadas.

Ainda assim, algumas habilidades adicionais e cuidados extras são necessários para acertar exatamente. Além disso, também será necessário cobrir todos os equipamentos com materiais decorativos, o que também exige esforço e recursos adicionais.

Sanitas suspensas com cisterna embutida
Se adquirir um sistema deste tipo, terá que não só instalar o conjunto completo - moldura, tanque, sanita e comunicações, mas também cobrir a moldura com painéis decorativos

Montado ou independente cisterna. Ele é montado separadamente do vaso sanitário na parede e conectado a ele por meio de um tubo de transbordamento adicional.

O comprimento deste tubo pode ser bastante curto, o que permite usar acessórios modernos (enchimento interno) do tanque e usar uma pequena alavanca ou um botão familiar para drenar a água em vez de uma corrente soviética com alça. No entanto, a instalação de tal tanque requer muito esforço, habilidade e tempo.

Sanita com cisterna de parede
Apesar de nossas memórias soviéticas, as cisternas autônomas não podem ser menos convenientes e bonitas do que as modernas. Acessórios modernizados permitem que você use as inovações mais recentes, e a capacidade de escolher qualquer comprimento de tubo de desvio expande significativamente a funcionalidade

De referir ainda que em termos de custos financeiros, a primeira opção será a mais rentável - tudo o que necessita já está incluído no pacote de compra. Você só precisa verificar a presença de todos os componentes.

Mas no terceiro e principalmente no segundo caso, são necessários recursos para peças adicionais, e está longe de ser verdade que possam ser adquiridas na mesma loja onde foram escolhidas as principais instalações hidráulicas.

Antes de comprar um novo tanque de encanamento de reposição, examine cuidadosamente sua condição. É possível que seja suficiente conserto de cisterna. Para fazer isso, na maioria dos casos o recipiente também terá que ser removido e colocado de volta.

Trabalho preliminar antes da instalação

Antes de prosseguir diretamente para trabalho de instalação, é necessário preparar tanto o cenário de ação quanto o objeto de aplicação das forças, neste caso - o tanque de drenagem com todos os elementos auxiliares.

Além disso, os trabalhos preliminares são realizados em várias etapas (embora nem todas sejam obrigatórias - tudo depende do tipo de equipamento escolhido).

Passo #1 – desmontar o tanque de drenagem antes de substituí-lo

Antes de instalar uma nova cisterna, primeiro é necessário desmontar a antiga. E se o seu banheiro for da época da União Soviética, é melhor contar com a ajuda de um assistente - não será fácil mover sozinho o tanque de ferro fundido e arrancar os parafusos enferrujados.

Desconectando o tanque do abastecimento de água
Ao desparafusar a mangueira flexível de abastecimento de água da válvula de entrada, use um recipiente (como um balde) para evitar que qualquer líquido restante no tubo seja derramado no chão.

A desmontagem propriamente dita ocorre de acordo com o seguinte esquema:

  1. Desligue o abastecimento de água ao tanque (feche a válvula central).
  2. Retiramos o líquido restante, ou seja, simplesmente escoamos a água.
  3. Desconectamos o recipiente das tubulações - abastecimento de água e desvio, se houver (é nesta fase que um auxiliar será muito útil).
  4. Desaparafuse os parafusos de montagem e remova a estrutura antiga. Realizamos estas operações com cuidado para não deixar cair o tanque pesado e danificar o piso de cerâmica ou o vaso sanitário.
  5. Liberamos espaço livre para uma nova instalação. Procuramos remover completamente os resíduos de ferrugem e cimento, deixando apenas uma superfície lisa e sem defeitos.

Depois de concluir cuidadosamente todas as etapas acima, você pode iniciar o trabalho preparatório.

Passo #2 – Preparando o local e os materiais

Antes de instalar um novo tanque, verifique as condições do restante do encanamento e das comunicações.

Conjunto completo de sanita - cisterna
Ao adquirir um conjunto sanitário completo, recomendamos que você verifique a disponibilidade de tudo o que foi prometido, e também certifique-se de que os fixadores atendem às suas condições de instalação

O que prestar atenção:

  1. Vaso sanitário. Mesmo que você esteja apenas trocando o tanque em si, é necessário certificar-se de que o elemento principal do “tandem” está instalado corretamente.Para isso, utilize um nível de edifício para verificar se está nivelado - se houver desvios significativos, é melhor eliminar a inclinação. Esses cuidados são necessários na instalação de um vaso sanitário compacto, pois devido à inclinação o tanque deste sistema pode não funcionar corretamente. Ao mesmo tempo, vale a pena inspecionar a ligação do equipamento ao esgoto.
  2. Falha nas comunicações. Nesta fase, deve-se esclarecer a localização e o estado da tubulação de abastecimento de água fria, que deverá ser desligada. Ao mesmo tempo, calcule quanto tempo deve ter a mangueira flexível para conectar o tanque ao abastecimento de água, bem como a necessidade de incluir uma válvula de esfera ou saídas adicionais de abastecimento de água no sistema (por exemplo, para uma máquina de lavar).
  3. Cisterna. Certifique-se de que o contêiner em si não apresenta defeitos, todas as peças de reposição estão disponíveis e são ideais para instalação. O comprimento dos parafusos de montagem e da mangueira flexível de água deve ser suficiente para uma conexão confiável e todas as juntas e acoplamentos devem ser dimensionados adequadamente. Também vale a pena verificar a integridade e funcionalidade dos acessórios internos.

Agora certifique-se de que todas as ferramentas e materiais necessários estão em mãos - assim você gastará menos tempo e esforço no processo de instalação.

Ferramentas necessárias para o trabalho
Para instalar uma cisterna não são necessárias muitas ferramentas, e a maioria delas provavelmente estará à disposição de qualquer dona de casa que esteja acostumada a fazer as coisas da casa com as próprias mãos.

Para trabalhar você precisará de:

  • Para instalar um tanque de vaso sanitário compacto, você só precisa de chaves - uma extremidade aberta plana ou soquete e um soquete cilíndrico. Além disso, o de alfarroba pode ser substituído por um regulável ou mesmo com um alicate, e o de ponta pode ser monolítico ou compósito.Essas chaves são usadas para apertar os parafusos de montagem.
  • Ao instalar outros tipos de tanques de descarga, é necessário adicionar uma fita métrica com nível de construção e um lápis (marcar a localização dos furos para fixadores), bem como uma furadeira (ou furadeira) e um martelo para instalação de buchas sob os parafusos.
  • A conexão do tubo de derivação requer adicionalmente uma chave ajustável para corresponder ao diâmetro do acoplamento.
  • Para garantir conexões à prova d'água, vale a pena estocar selante de silicone e fita de vedação, e para evitar a corrosão de peças metálicas em contato com a água (na maioria das vezes cabeças de parafusos) - e um lubrificante especial.

Antes de iniciar a instalação, não esqueça de fechar a água na válvula central.

Características dos acessórios dos principais tipos de tanques

Quase sempre, ao instalar você mesmo uma cisterna, é necessário instalar pessoalmente o mecanismo de coleta e escoamento da água - as ferragens internas.

Felizmente, para a maioria dos designs modernos este processo é intuitivo e não causa dificuldades, e as instruções estão presentes em qualquer caso. Mas, por precaução, consideraremos um diagrama simplificado, prestando atenção às várias nuances de fixação.

Tipo #1 – mecanismo interno do vaso sanitário compacto

EM acessórios de banheiro compactos Na maioria das vezes, existem apenas dois elementos principais - as válvulas de entrada e saída. Um dispositivo de entrada (flutuador) é uma peça conectada a uma tubulação de água, que serve para coletar o líquido e ajustar seu nível.

A instalação leva apenas algumas etapas:

  • Antes de instalar o mecanismo em sua cavidade interna na saída externa, deve-se primeiro instalar um filtro para purificar a água que entra ou certificar-se de que seja fornecido pelo fabricante.
  • O dispositivo é fixado na parede inferior do tanque (de acordo com as instruções em anexo), colocando a junta de vedação necessária por dentro e fixando-a por fora com uma porca especial incluída no kit.
  • A saída externa é dotada de uma rosca, à qual, após a instalação do tanque, é conectada uma mangueira flexível de abastecimento de água.

Existem dois tipos de válvula de saída ou sifão de drenagem - de nível único ou de dois níveis. E se, ao abrir o primeiro tipo, toda a água do tanque cheio for despejada no vaso sanitário, então no segundo caso você pode decidir por si mesmo se dá descarga em todo o abastecimento ou apenas metade dele.

O próprio dispositivo pode ser dividido em três partes: a tigela de conexão, o mecanismo principal e o botão de gatilho.

A instalação é realizada por analogia com a estrutura de entrada:

  • A parte inferior é feita em forma de uma espécie de tigela de suporte, que é colocada no orifício de drenagem do tanque. Uma junta de borracha (ou silicone) e uma porca de fixação também são usadas aqui.
  • Uma vez que o reservatório esteja preso à peça inferior, o sistema de pistão principal é adicionado simplesmente girando e encaixando no lugar.
  • A última etapa (após a instalação da tampa) será a instalação do conjunto do botão.

Como já mencionado, ao escolher um sistema compacto, você pode ter certeza de que todas as porcas e gaxetas necessárias estão incluídas no kit. Mas se você não está satisfeito com a qualidade dos materiais, que muitas vezes são usados ​​​​para equipar encanamentos de classe média ou “econômica”, você pode substituir algumas peças de reposição.

Por exemplo, use juntas de silicone confiáveis ​​​​em vez das de borracha “originais” ou parafusos de aço inoxidável.

Acessórios para cisterna
As ferragens de uma cisterna moderna, independentemente do seu tipo, limitam-se a apenas dois mecanismos - para captação e escoamento de água

Mas tal modernização deve ser realizada antes mesmo da instalação, utilizando um modelo para verificar a conformidade das novas peças com os principais componentes do mecanismo.

Tipo #2 - acessórios para cisterna suspensos

Na maioria das vezes, a diferença entre a estrutura interna de um tanque autônomo e um tanque compacto é a saída válvula de admissão na parede lateral usando uma unidade de liberação de alavanca. Por causa disso, tanto o tipo de dispositivo flutuante quanto o sistema de válvula de liberação mudam.

Conjunto de ferragens com saída lateral
Este conjunto de acessórios é frequentemente usado para uma cisterna suspensa, localizada bem acima do vaso sanitário e conectada à bacia por um tubo de abastecimento

No entanto, isso não torna a instalação em si mais difícil - basta seguir exatamente as instruções.

Tipo #3 – mecanismo de cisterna embutido

Uma grande vantagem na compra de um vaso sanitário suspenso com cisterna embutida é a ausência de trabalhos de instalação de ferragens na caixa de descarga. Você recebe um mecanismo totalmente montado, resta apenas fixar um botão duplo no painel frontal. Mas consideraremos esta etapa com mais detalhes ao descrever o processo de instalação do tanque.

Trabalho básico de instalação

Após os trabalhos preparatórios e montagem do interior, pode-se iniciar a instalação da canalização. Mas como cada tipo de cisterna precisa ser instalada à sua maneira, escolha entre três diagramas passo a passo diferentes o mais adequado para o seu caso.

Instrução nº 1 - anexar o tanque ao vaso sanitário compacto

O mais fácil de usar é a instalação de uma cisterna de descarga em uma prateleira de vaso sanitário do tipo compacto. O processo de instalação e fixação inclui uma série de ações tradicionais:

Aqui você não precisa de um conjunto completo de ferramentas e pode até passar sem um assistente.

  • Os componentes de acessórios necessários são inseridos e fixados no interior do tanque (este processo é descrito separadamente acima).
  • Um selante é colocado na prateleira (parte saliente especial). Quando os parafusos de fixação estão bem apertados, a junta fecha hermeticamente o orifício de conexão para drenagem da água, mas para maior confiabilidade, você também pode colocá-la sobre cola de silicone.
  • O recipiente de descarga é instalado no vaso sanitário de forma que a gaxeta fique exatamente sob o fundo da válvula de saída (dreno) e os orifícios para os parafusos de conexão no tanque e no vaso sanitário coincidam.
  • Arruelas de plástico e juntas de borracha em forma de cone são colocadas nos parafusos (cone para baixo), depois são rosqueadas em ambos os orifícios, após o que o segundo conjunto é puxado - juntas planas de borracha e arruelas de plástico - e as porcas são apertadas manualmente.

Como não é possível apertar a porca com força suficiente com a mão, são usadas ferramentas - chaves inglesas. A cabeça do parafuso é apertada por cima com uma chave de caixa, enquanto segura a porca por baixo com uma chave de boca ou de tampa.

Ao apertar os parafusos, você não deve ser particularmente zeloso - quanto maior a carga na junta de vedação, menor será sua vida útil. Além disso, se os parafusos exercerem muita pressão sobre a cerâmica do tanque, podem ocorrer rachaduras.

A próxima etapa da instalação é o alinhamento ideal do tanque instalado por meio de um nível de construção, para o qual os fixadores são apertados ou afrouxados no lado desejado.

Após o acabamento dos parafusos, suas cabeças são cobertas com tampas plásticas ou tratadas com lubrificante anticorrosivo. Depois de certificar-se de que todos os acessórios estão completamente instalados dentro do tanque, configure-o. Coloque uma tampa e um botão de drenagem de água por cima.

Por último, a parte saliente da válvula de admissão e o tubo de água são combinados com uma mangueira flexível com juntas de borracha anexadas. Para maior confiabilidade, você também pode usar fita de vedação ou reboque hidráulico.

Nesse caso, não é aconselhável usar cola - e se for preciso trocar a mangueira? Na fase final da instalação, é feita a verificação da estanqueidade e do adequado funcionamento do mecanismo de drenagem do tanque. Para fazer isso, abra o abastecimento de água ao tanque de drenagem.

Se tudo estiver em ordem na área da junta de vedação, na junção da mangueira flexível com a tubulação de água e na válvula de entrada, é realizado um teste de drenagem da água. Depois disso, eles monitoram novamente possíveis vazamentos. Ao final do teste, o sistema sanitário-cisterna está pronto para uso.

A primeira etapa é a montagem das ferragens internas.

Iniciando a instalação da cisterna
A primeira etapa é a montagem das ferragens internas. É mostrada a instalação de ambas as válvulas, embora, como já mencionado acima, em vez da válvula de saída nesta fase, apenas a sede possa ser instalada - o copo de conexão inferior.

Um ponto importante é que quando ambos os dispositivos estiverem totalmente instalados, suas partes móveis não devem se tocar.

Chegou a hora de montar o tanque diretamente na prateleira do vaso sanitário.

Estágio principal de instalação
Esquema de instalação e fixação da cisterna na prateleira do vaso sanitário. Lembre-se de que os fixadores devem ser apertados uniformemente em ambos os lados.

Ao final, recolocamos a tampa do tanque e o conjunto do botão conectado à válvula de saída das conexões.

Conclusão do processo de instalação
Ao final, recolocamos a tampa do tanque e o conjunto do botão conectado à válvula de saída das conexões. Tenha cuidado - o botão deve encaixar claramente o mecanismo de liberação de água. O ajuste é feito na parte principal da válvula.

Se você ainda não encontrou problemas de encanamento pessoalmente, vale a pena aprender com pessoas mais experientes.

Instrução #2 – instalação de um tanque autônomo

Como já mencionado, a instalação cisterna suspensa mais difícil, então considere contratar um assistente.

Etapas básicas de instalação:

  • Um tubo de transbordamento é conectado ao vaso sanitário e o local de fixação do tanque é marcado na parede, após o que o tubo é retirado do vaso sanitário até que os trabalhos no tanque sejam concluídos.Além disso, é necessário calcular antecipadamente pelo menos aproximadamente a altura da estrutura do dreno, ou seja, o comprimento do elemento de conexão.
  • Na altura selecionada, são calculados os pontos de localização dos elementos de fixação, verificando-os com fita métrica e nível.
  • Com uma furadeira ou perfurador, são feitos furos de acordo com as marcas feitas e instaladas buchas.
  • As conexões são inseridas no tanque e o tubo de transbordamento é conectado, não esquecendo das juntas de vedação.
  • O tanque montado é fixado à parede aparafusando os parafusos nos orifícios preparados.
  • A tubulação é conectada ao vaso sanitário e a cisterna à rede de abastecimento de água, cuidando da estanqueidade das conexões.

O uso de várias arruelas, juntas e outros elementos de vedação não difere do método de instalação anterior.

Os testes de teste dos equipamentos instalados também são realizados de acordo com o mesmo esquema.

Instrução #3 – montagem integrada

A principal diferença entre o conjunto de um vaso sanitário suspenso e uma cisterna embutida em relação aos projetos anteriores é a presença de um único sistema de instalação - uma estrutura na qual todos os componentes são instalados.

Se, além de substituir um tanque danificado, for necessário instalação de reparo, deve ser realizada antes de cobrir a estrutura de suporte da canalização com revestimento.

O diagrama geral de instalação é o seguinte:

  • Testando alternadamente a conexão dos elementos principais (tanque, adaptador para saída de esgoto e outros), são calculadas as posições mais convenientes da moldura em relação às paredes, piso e tubulações de esgoto. Neste caso, a clareza das barras horizontais e verticais deve ser verificada por meio de um nível.
  • Após a formação final do sistema de instalação e fixação das dimensões definidas da moldura por meio de mecanismo de travamento (ou parafusos comuns), são marcados na parede e no piso os pontos de localização dos elementos de fixação.
  • Use um martelo perfurador para fazer os furos necessários. Para vários materiais de acabamento, são utilizadas brocas especiais - por exemplo, separadamente para concreto, tijolo ou telha cerâmica.
  • A estrutura de montagem é fixada com segurança à parede e ao chão com parafusos de fixação ou chumbadores.
  • Todos os elementos constituintes da estrutura são instalados na moldura já fixada nas superfícies - desde o tanque até o sifão de esgoto.
  • O recipiente de drenagem está conectado ao abastecimento de água.
  • A moldura é revestida com materiais de acabamento (pode ser gesso cartonado seguido de revestimento decorativo, ou vários tipos de painéis).
  • Um botão de descarga dupla é colocado nos orifícios cortados na guarnição e o vaso sanitário é pendurado.

Mas, apesar da versatilidade do esquema proposto, a prioridade deve ser sempre as instruções do seu sistema - dê-se ao trabalho de estudá-lo antes da instalação, pois o não cumprimento desta regra pode levar a erros caros.

Tanque embutido em instalação suspensa
Um sistema caro para instalação oculta de acessórios de encanamento é muito avançado tecnologicamente. Isso, por um lado, realmente reduz a carga muscular do mestre, mas, por outro lado, exige cada vez mais seus conhecimentos e habilidades.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para tornar mais compreensível o processo de instalação de válvulas em um tanque, assista ao vídeo de instruções, que discute a montagem e configuração de diversos tipos de válvulas:

Convidamos você a assistir a um vídeo onde um vaso sanitário compacto é totalmente instalado por um encanador profissional, explicando as nuances para iniciantes:

Aqui está uma das instruções de instalação.Veja como suas ações devem ser refinadas:

Como você pode ver, alguns sistemas podem ser instalados por uma pessoa que não está envolvida com encanamento. Mas se você entende que não tem experiência ou tempo suficiente para realizar reparos e que o kit adquirido custa uma quantia considerável, é melhor convidar um especialista experiente.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Estamos interessados ​​​​em suas histórias sobre como você consertou o tanque de descarga para substituir a vedação ou trocou completamente o recipiente. Faça perguntas se tiver alguma enquanto lê o texto.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica