Como isolar um cilindro de gás ao ar livre no inverno: os melhores métodos de isolamento
O gás engarrafado é classificado como opção “dacha” para abastecimento de combustível e é utilizado onde não é possível a ligação à rede de gás.Se um cilindro com propano-butano for suficiente para o fogão, então para fazer a manutenção da caldeira é necessário conectar vários.
Usar tanques cheios de gás liquefeito é fácil, mas no inverno podem surgir problemas - o gás congela ou cai como condensação. Como resultado, o fogão ou caldeira deixa de funcionar. Vamos descobrir como isolar um cilindro de gás ao ar livre no inverno para que o fornecimento de combustível para a casa seja estável.
O conteúdo do artigo:
Regras para instalação de cilindros de gás
A necessidade de aquecer os cilindros de gás surge quando as baixas temperaturas externas os resfriam, retardando assim a produção de gás. Como resultado, o volume de trabalho do combustível diminui, é necessário produzir com mais frequência reabastecimento.
Além disso, existe o risco condensação, o que também dificulta o fluxo de gás para os queimadores - por exemplo, para um fogão ou caldeira.
As paredes metálicas do gabinete protegem os cilindros de danos mecânicos, vento e umidade, mas não os aquecem. A temperatura do ar dentro da caixa é igual à temperatura externa. O frio é transferido para o corpo dos tanques e resfria o combustível, que se encontra no estado líquido.Em baixas temperaturas, a transição para o estado gasoso torna-se mais difícil, ocorre condensação e as propriedades do combustível mudam.
A consequência mais negativa do frio é a interrupção do fornecimento de combustível à casa, o que pode bloquear toda a actividade económica.
Para reabastecer os cilindros, são utilizados dois componentes - butano e propano. Eles diferem em características: o butano liquefeito perde suas propriedades em temperaturas abaixo de zero, enquanto o propano, ao contrário, não funciona em climas quentes.
Ao combinar os componentes em proporções padrão, obtém-se uma mistura ideal para uso nas condições climáticas de uma determinada região. Para obter mais informações sobre as proporções dos diferentes tipos de gás na mistura, consulte GOST 20448-90.
A documentação regulamentar nada diz sobre tecnologias de isolamento de cilindros. Por exemplo, em SNiP 31-02 – documento principal sobre o fornecimento de gás a uma casa de campo – estabelece os requisitos apenas para a instalação de fontes de combustível, não há informações sobre isolamento térmico. É por isso que os trabalhadores do serviço de gás recomendam não isolar os cilindros.
Métodos para isolar cilindros ao ar livre
Salvar misturas de gases Em condições de funcionamento, os cilindros são isolados de todas as formas possíveis. Alguns são eficazes, outros são inúteis e outros podem ser fatais.
Vamos descobrir qual a melhor forma de isolar um botijão de gás ao ar livre no inverno para que não haja problemas com o abastecimento de combustível e os moradores não precisem se preocupar com a própria saúde.
Método #1 – materiais de isolamento térmico
Apesar das proibições dos funcionários dos serviços de gás, os proprietários de casas particulares muitas vezes “envolvem” os cilindros com todos os tipos de isolamento: lã mineral e lã de vidro, folhas de espuma de poliestireno e espuma de borracha - isto é, isolamento doméstico que é usado ativamente na construção de casas, erguer telhados e assentar pisos.
Na verdade, embrulhar recipientes com isolamento é uma forma francamente primitiva e ineficaz de aquecer gás em cilindros.
Por que esse método não funciona? O fato é que “cobertores” de isolamento térmico são bons se o objeto produzir calor por conta própria.
Os cilindros de gás não geram calor, portanto, mesmo envoltos em três camadas de lã mineral ou espuma de poliestireno, permanecem igualmente frios. Conseqüentemente, o combustível liquefeito em seu interior não altera suas características - ou seja, nenhuma mudança positiva ocorre.
Conclusão: se um cilindro de gás não gera calor por si só, essa função deve ser desempenhada por um “isolamento” convencional - dispositivo que recebe energia elétrica.
Passemos às tecnologias de isolamento térmico que podem realmente mudar a situação e aquecer o gás nos botijões no inverno.
Método #2 – cabo de aquecimento
Desde que seja utilizado um recipiente utilizável e a sua instalação seja efectuada de acordo com todas as normas, utilizam o aquecimento da botija de gás com cabo eléctrico de aquecimento.
[adinserter name=”mobile: inserir no texto -5″]Existem muitas opções de sistemas de isolamento térmico - desde adquiridos cabos autorreguláveis a produtos caseiros montados com arame e termostato.
Para ajustar a temperatura, o fio é conectado a um termostato. Usando modelos mecânicos, você pode definir manualmente os parâmetros operacionais. Os cabos autorreguláveis operam automaticamente e não requerem monitoramento constante.
Para criar um sistema de isolamento caseiro para 3 cilindros, você precisará de:
- Fio elétrico de 9 metros 3*1,5;
- 3 termostatos – 1 para cada cilindro;
- 25 m de material isolante térmico “thermofol”;
- Filme de PVC de 3m;
- Filme IR de 3 m;
- 12 amarrações para fixação do isolamento;
- kit de instalação.
Primeiro, o cilindro é envolvido com filme de PVC comum, depois com filme infravermelho, ao qual é conectado um fio de alimentação com termostato. Para se aquecer, coloque uma capa termofol por cima e prenda com laços.
O método não pode ser considerado o mais seguro, pois a proximidade de cabos elétricos e de um tanque de gasolina é arriscada sob certas condições.
Mas se você seguir as regras de instalação e precauções de segurança, o aparelho pode ser usado durante toda a estação fria.
Método #3 – dispositivos elétricos
O princípio do aquecimento com cabo de aquecimento foi levado em consideração e, devido à constante demanda por cilindros de gás, os fabricantes mais empreendedores começaram a produzir “aquecedores” elétricos. Garantem isolamento térmico de cilindros de alta qualidade e preservação das propriedades do gás, nas quais não perde suas funções operacionais.
Existem dois dispositivos eficazes e seguros:
- manta térmica para cilindro de gás;
- aquecedor.
Cobertor térmico projetado para padrão de aquecimento Botijões de gás de 50 litros. Estima-se que no período frio permite economizar até 30% de combustível liquefeito devido ao fato da evaporação do propano ocorrer de forma estável, a condensação não cair e o reabastecimento ter que ser feito com muito menos frequência.
Cobertores elétricos podem variar em tamanho. Além das tampas padrão para cilindros, também são produzidos produtos para aquecimento de tanques de gás. Temperatura mantida – +40 °C (± 5 °C), potência – cerca de 160 W. O consumo de energia é económico: a uma temperatura exterior de -15 °C, a manta não consome mais de 80 W/h.
Aquecedor elétrico diferem de uma manta térmica no tamanho: não cobre completamente o cilindro, mas apenas sua parte inferior. Mas o princípio de funcionamento é o mesmo: a eletricidade gera calor, que é constantemente transferido para o corpo do cilindro.
Os aquecedores são produzidos para cilindros de 27 e 50 l, a temperatura de aquecimento é de +40 °C. O grau de proteção é IP 44, ou seja, o produto pode ser utilizado em ambientes externos, desde que os cilindros estejam encerrados em gabinete metálico.
Um método alternativo é uma sala quente.
Para não procurar formas de isolar os tanques instalados na rua, você pode fazer isso com mais facilidade - levar os cilindros para uma sala aquecida. Em condições confortáveis, os cilindros “distribuem” quase todo o volume do combustível, por isso o reabastecimento precisa ser feito com menos frequência e não há problemas com a movimentação do gás no sistema de abastecimento.
O principal é seguir as regras de instalação e funcionamento:
- o cilindro é instalado verticalmente;
- a embarcação deve estar acessível para manutenção, inspeção ou substituição;
- a distância do tanque ao fogão é de pelo menos meio metro, ao radiador ou fogão - pelo menos 1 m;
- se a fornalha estiver localizada em frente, a distância aumenta para pelo menos 2 m.
Um dos principais requisitos diz respeito à escolha do local para instalação.
Um recipiente com gás liquefeito é geralmente instalado diretamente ao lado do fogão ou em um prédio não residencial adjacente, com a mangueira de abastecimento de combustível passando por um orifício na parede.
Os cilindros não devem ser mantidos em porões, pisos térreos ou quaisquer outros locais que não estejam equipados com ventilação ou sistema de ventilação.
E lembre-se de uma condição importante: se sua casa tiver mais de 2 andares, é proibido colocar qualquer recipiente de gás dentro do prédio!
Como aquecer o gás quando ele congela?
Consideremos as últimas questões: o que fazer se o gás já estiver congelado e como é permitido aquecer um botijão de gás no inverno?
Se você notar que o corpo dos vasos sanguíneos coberto de geadaSe o fornecimento de combustível aos queimadores for difícil ou parar completamente, pode-se tentar aquecer o cilindro.
Sob nenhuma circunstância devem ser utilizadas fontes de chama aberta - leve ao corpo isqueiros, tochas, maçaricos, tochas acesas, etc.. Como resultado, uma explosão pode ocorrer com consequências desagradáveis.
Métodos que podem ser usados para aquecimento de emergência único:
- Despeje água quente sobre a vasilha ou exponha-a ao vapor quente. O procedimento deve ser realizado lentamente, com a válvula fechada. No final você deve explodir caixa de velocidadepara remover a umidade.
- Use uma almofada de aquecimento química ou salina, como é feito em condições de acampamento. As almofadas de aquecimento químico são descartáveis e duram de 6 a 7 horas. Os de sal são reutilizáveis, mas a temperatura de aquecimento é de até +50 °C, enquanto a recomendada é de +40 °C.
- Transferência temporária da embarcação para uma sala quente. O aquecimento será mais eficaz se o cilindro for colocado próximo ao radiador por um curto período de tempo.
As medidas listadas não salvarão a fonte de combustível do congelamento subsequente, mas podem ajudar em caso de emergência.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O isolamento mais simples com cabo autorregulável:
Um exemplo de aquecedor caseiro - instruções em vídeo:
Opção para aquecimento da caixa do cilindro:
A questão de saber se é possível aquecer um cilindro de gás sozinho permanece em aberto.Se você determinar que o sistema de abastecimento de combustível parou de funcionar devido ao resfriamento da embarcação, recomendamos o uso de métodos seguros e aprovados, levando em consideração todos os requisitos.
Caso contrário, você pode “ganhar” penalidades dos funcionários do serviço de gás ou, pior ainda, colocar em perigo a vida dos moradores.
Compartilhe sua experiência se você já aqueceu um cilindro no inverno. Deixe seus comentários e faça sugestões - o bloco de contato está localizado abaixo do artigo.
Quando uma grande quantidade de gás é retirada do cilindro na fração gasosa, a fração líquida começa a ferver, absorvendo uma grande quantidade de calor, ou seja, Se embrulharmos o balão em algo sem aquecimento, podemos fazer com que o balão congele mesmo no verão.
Daí temos: para um fornecimento ininterrupto de gás, é necessário isolar o cilindro e usar aquecimento, ou aumentar a área de evaporação instalando o trem de gás, por exemplo, em 2 cilindros ou mais, dependendo da temperatura externa.
Não sei por que o site se chama engineering-pt.techinfus.com, mas só li especulações aqui e não há uma única explicação física. — o cilindro não aquece e portanto no isolamento terá a mesma temperatura do ar exterior. Não, será muito mais frio, pois não terá onde absorver o calor. Lembre-se de uma coisa, o frio não existe, o frio é apenas a ausência de calor.
No inverno passado cavei um buraco com uma profundidade de cilindro de + 30 cm.
As bordas da cava foram reforçadas com uma seção de aço de um barril de 200 litros
O cilindro ficou enterrado durante todo o inverno, em cima havia um pneu e uma tampa do mesmo barril. O gás não congelou, mas na primavera o cilindro flutuou nas águas subterrâneas (tire suas próprias conclusões).
Estava procurando uma resposta na internet, mas parece que vou enterrar o balão novamente do inverno até a primavera.