Tipos de misturas de gases em cilindros para fogão a gás
Você já tentou detectar um vazamento de gás na cozinha pelo cheiro? E se não houver cheiro ou for difícil de detectar? Concordo que quem entende as principais diferenças entre as misturas de gases e sabe identificá-las se sente mais confiante. É importante saber o que é gás liquefeito nos cilindros e como ele se comportará se a integridade do gasoduto for violada. Este é um problema de segurança.
Cada tipo de combustível possui características próprias. Calor específico de combustão, cor, cheiro, temperatura de combustão espontânea - todos estes são sinais pelos quais identificamos uma substância. Um parâmetro importante é a massa molar. A distribuição do gás durante um vazamento depende deste valor: ele vai se acumular abaixo, enchendo o porão, ou, ao contrário, vai subir.
A capacidade de compreender as misturas de balões é a chave para a operação adequada e a ausência de erros fatais durante a substituição e descarte. Além disso, o conhecimento da teoria o ajudará a fazer uma escolha informada no momento da compra. E isso já é metade da batalha.
O conteúdo do artigo:
Natural ou liquefeito - qual a diferença?
Ao escolher uma fonte de combustível, o usuário pode se deparar com dois conceitos: gás natural e gás liquefeito. A primeira, na maioria dos casos, é transmitida através de redes backbone urbanas. Com muito menos frequência, pode ser adquirido comprimido em contêineres.A segunda é a composição tradicional para cilindros de propano e butano.
Características do gás natural
O componente principal é metano. É responsável por quase nada menos que 70%.
As demais partes estão distribuídas entre hidrocarbonetos pesados:
- propano;
- butano;
- etano;
- pentano.
Além disso, a composição inclui hidrogénio, azoto, dióxido de carbono e uma pequena quantidade de sulfureto de hidrogénio. É importante saber que o gás natural é inodoro e incolor. Portanto, costuma-se enriquecer o gás natural em botijões odorantes – substâncias com odor pungente.
Você não precisa cheirar para detectar um vazamento. Devido à sua volatilidade, o composto se espalha instantaneamente em ambientes fechados e atrai rapidamente a atenção.
O odor mais comum é o etanotiol, que tem cheiro de ovo podre ou podre. Em grandes quantidades este composto é tóxico. Em baixas concentrações, características da composição clássica de uma mistura de gases domésticos, é absolutamente inofensivo.
Vantagens do gás liquefeito
O gás liquefeito é propano e butano, misturados em diferentes proporções. Sob alta pressão, esses carbonos se transformam em líquidos e diminuem visivelmente de volume. O processo inverso é possível com o aumento da temperatura - o aquecimento acarreta a expansão da substância. Portanto, os cilindros para gases liquefeitos de hidrocarbonetos são fabricados estritamente de acordo com os padrões GOST e não são preenchidos com mais de 85%.
A vantagem inegável do gás propano-butano é a sua leveza.Um cilindro preenchido com essa mistura será várias vezes mais leve que um recipiente semelhante com metano.
Outras vantagens:
- segurança ambiental;
- um odor forte e específico é um indicador útil de vazamento;
- baixo custo.
Configurado corretamente placa conectada ao cilindro com gás hidrocarboneto, funcionará sem fuligem e produzirá fluxos uniformes de queima de combustível.
Misturas de inverno e verão
Como apenas um cilindro de 5 litros é permitido em instalações residenciais, recipientes maiores são instalados fora de casa. Conseqüentemente, as condições climáticas durante o uso podem ser qualquer coisa. Levando em consideração esse fator, são criadas composições de gases para as estações quente e fria, que são descritas com mais detalhes Aqui.
Qual é a diferença entre as versões sazonais?
Dentro do cilindro, o gás liquefeito está em dois estados de agregação: líquido e gasoso. A intensidade de enchimento do duto de gás com a fração gasosa depende diretamente da temperatura: em condições quentes o indicador é maior do que em baixas temperaturas.
A correção desta situação é feita alterando as proporções de propano e butano. O primeiro é capaz de evaporar a 42 graus abaixo de zero. O segundo perde essa habilidade imediatamente após cruzar a marca zero.
Portanto, nas versões de inverno, o volume de propano aumenta. No verão, pelo contrário, diminui. Esta abordagem permite reduzir o custo das versões de verão devido ao butano mais barato e garantir a eficiência das versões de inverno.
Cálculo de proporções levando em consideração o clima
Ao determinar as proporções recomendadas, a parte central da Rússia foi tomada como ponto de partida. O teor mínimo de propano para a versão de inverno é limitado a 70%. Na versão de verão, 50% do conteúdo é aceitável.
A composição para as demais regiões é feita levando-se em consideração a distância da zona intermediária e as características climáticas. Isso deve ser feito por especialistas de organizações licenciadas.
Opção universal para qualquer temperatura
O funcionamento correto de sistemas de gás portáteis em uma ampla faixa de temperatura é típico da combinação de propano, isobutano e butano. Possuindo diferentes temperaturas de combustão, essas substâncias tornaram a composição complexa o mais versátil possível.
Pintura e marcação de cilindros de gás
Surpreendentemente, o mundo ainda não chegou a um sistema unificado para marcação de cilindros de gás. Portanto, ao escolher uma fonte de combustível no exterior, é necessário estudar as regulamentações locais. Na Rússia, todos os recipientes com misturas de gases usados para cozinhar no fogão têm uma inscrição transversal branca sobre fundo vermelho liso.
Todas as demais informações estão em uma placa de metal – uma espécie de passaporte do produto. Esta é a vida útil, número de série, peso do recipiente vazio, data de fabricação e próxima certificação, marca registrada do fabricante, pressão de teste.
Padrões de pintura e marcação são iguais para misturas de metano e propano-butano - apenas cilindros vermelhos com letras brancas são adequados para uso na cozinha. Outras cores podem significar que o recipiente está cheio de nitrogênio, argônio, amônia, hélio ou freon.
Como detectar um vazamento?
A diferença entre vazamentos de mistura de metano e propano-butano é o cheiro. Mas em ambos os casos, o fedor se fará sentir primeiro.
Para detectar a penetração de ambos os trens no espaço aéreo, 4 métodos são adequados:
- Definição à mão. Os gases domésticos são mais frios que o ar. Ao passar a mão sobre as conexões de flange e juntas dos elementos do gasoduto, você pode sentir facilmente o frio que emana.
- Usando solução de sabão. Bolhas que aparecem na superfície tratada indicam um problema.
- Instalação de um sensor estacionário. São preferidos modelos que fornecem não apenas um sinal digital na forma de leituras de instrumentos, mas também um sinal de áudio.
- Medição com um dispositivo portátil.
O método de medição da concentração de um composto nocivo no ar por meio de sensores portáteis depende da composição do gás nos cilindros domésticos instalados na cozinha ou fora de casa.
Ao medir fugas de propano/butano, o dispositivo deve ser instalado no ponto mais baixo da sala. A mistura pesada preencherá principalmente o espaço próximo ao chão.
A situação com o metano é oposta - esse gás é duas vezes mais leve que o ar. Portanto, à medida que evapora, ele se moverá para cima. Conseqüentemente, as medições deverão ser feitas no teto.
Como calcular a plenitude de um cilindro?
O enchimento do cilindro com a mistura pode ser facilmente determinado pelo seu peso. Para fazer isso, você precisa saber o peso do recipiente vazio e o peso do gás. Ambos os valores estão sempre indicados no passaporte metálico do produto. Pode ser uma placa retangular ou um disco ao redor da válvula. A soma desses dois valores é igual à massa de um cilindro totalmente cheio. Uma diminuição na quantidade indica consumo de combustível.
O peso da mistura de butano e propano depende da proporção selecionada, pois o propano é um gás mais leve. À temperatura zero, um litro de uma mistura 1:1 pesará 564 gramas. O peso de um litro de metano nas mesmas condições será igual a 710 gramas.
Razões para a prevalência de misturas de propano
Composições de propano e butano são usadas com muito mais frequência como matéria-prima para encher cilindros de gás doméstico.
As razões são simples:
- O propano é mais fácil de liquefazer. Para influenciá-lo, basta uma pressão de 16 atmosferas. O metano só se tornará líquido após exposição a 150 atmosferas.
- Custo barato de produção de gás liquefeito em comparação com uma mistura de metano.
- Cilindros menos duráveis, o que afeta positivamente o preço.
- Segurança de uso.
Usar um recipiente com pressão interna de 16 atmosferas é muito mais seguro. E este é um critério de seleção importante.
Eliminação de cilindros de gás
O cumprimento das regras de descarte seguro é obrigatório para cilindros de gás de qualquer composição. Devem ser entregues em pontos de recolha/troca especializados. Apesar de o gás propano-butano estar contido num recipiente a uma pressão inferior à do gás metano, permanece a possibilidade de uma explosão. A razão para isso é a alta pressão residual do propano.
Os principais motivos para abrir recipientes antigos por conta própria são o uso de recipientes vazios para uso doméstico e sucata. Os especialistas aconselham abandonar essas ideias ou recorrer à ajuda de profissionais. O principal é lembrar que um cilindro sólido nunca está completamente livre da mistura gasosa.
Uma excelente solução é entregar o cilindro a uma empresa de serviços privada. Via de regra, seus preços superam significativamente os benefícios do desmantelamento do contêiner. Um bônus adicional é a retirada, quando representantes da organização vão retirar o equipamento no endereço especificado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para não se enganar na hora de escolher, você pode focar na cor do recipiente. Para conectar a um fogão a gás, use cilindros vermelhos com inscrição branca:
A composição mais popular usada para encher cilindros domésticos é uma mistura de propano e butano. As proporções corretamente selecionadas permitem que você use efetivamente as propriedades físicas de ambas as substâncias.
Observe que um cilindro com uma inscrição que não atenda aos requisitos deve ser retirado de serviço. Qualquer tentativa de pintar ou alterar o nome é uma violação das regras.
Talvez você tenha experiência útil no uso de cilindros para fogão a gás, seja bem versado na composição ou já tenha percebido um vazamento a tempo? Escreva sobre isso nos comentários. Sua experiência pode ser inestimável para outros usuários.