Como conectar um cilindro de gás a um fogão a gás: padrões e diretrizes de conexão

O gás engarrafado permite que você economize seriamente no preparo de alimentos em uma casa de campo.Mas você deve admitir que o combustível azul é uma fonte de sério perigo. A mais ligeira ruptura no tubo de ligação ou um ligeiro mau funcionamento da placa e um incêndio são inevitáveis.

No artigo que apresentamos, descreveremos em detalhes como conectar um cilindro de gás a um fogão a gás de maneira perfeita e eficiente. Iremos informá-lo sobre as regras cujo cumprimento garantirá a segurança no momento da ligação e durante o funcionamento. Nossas dicas ajudarão você a evitar erros ao conectar o propano.

A autoconexão é permitida?

Quase todos os trabalhadores do gás afirmam por unanimidade que a ligação de uma botija de propano a um fogão a gás deve ser feita exclusivamente com a sua participação, tendo-lhes pago dinheiro pela chamada de um técnico. No entanto, esta conexão pode ser feita manualmente, sem custos adicionais.

Não há nada fundamentalmente complicado nesta questão. Ligar um fogão a gás a uma botija envolve escolher um local para um recipiente com combustível e organizar uma saída daí em forma de tubo ou mangueira flexível para o fogão.

Fogão a gás com cilindro
Quer a botija seja ligada ao fogão por si ou chamando um instalador de gás - de acordo com a lei, toda a responsabilidade pelo funcionamento seguro dos aparelhos a gás cabe exclusivamente aos proprietários ou inquilinos do edifício residencial

Para realizar esse trabalho, você só precisa ter habilidades básicas no manuseio de chaves inglesas. Além disso, você terá que estudar cuidadosamente e cumprir integralmente as regras de segurança contra incêndio para equipamentos movidos a gás.

Um cilindro de propano doméstico pode ser instalado dentro e fora de um edifício residencial. Mas os padrões de segurança contra incêndio recomendam escolher um local para armazenar gás ao ar livre, e não na cozinha ou despensa da casa. Se for instalado ao ar livre, você precisará instalar um tubo ou mangueira mais longo, mas a probabilidade de incêndio e/ou explosão será menor.

Regras para conectar o cilindro ao fogão

Os requisitos para ligação de gás engarrafado para uso doméstico (mistura de propano e butano) e dispositivos relacionados são regulamentados por diversos documentos. Os principais são SP 62.13330.2011 “Sistemas de distribuição de gás” e “Regulamentos técnicos sobre segurança de equipamentos domésticos de gás”.

Além disso, existem também vários regulamentos contra incêndio e códigos de construção. Além disso, em algumas questões estes documentos contradizem-se ligeiramente.

Fornecimento de gás de um cilindro em uma casa particular
Para ligar o fogão à conduta de gás do apartamento, terá de chamar um especialista da entidade fornecedora de gás à casa e celebrar um contrato de fornecimento de combustível azul. E em uma casa particular ou casa de campo você mesmo pode conectar o cilindro

O gás engarrafado possui uma série de características que afetam diretamente as regras de uso e os padrões de conexão dos equipamentos. E o principal aqui é que não é o metano que é bombeado para dentro do cilindro, como em um cano, mas uma mistura de propano-butano (GLP). Embora no recipiente geralmente escrevam apenas “propano”.

O GLP é obviamente mais pesado que o ar. Quando um queimador vaza ou apaga, a mistura de gás do balão não sobe nem evapora, mas desce até o solo.

É por isso cilindros de gás e recomenda-se instalá-lo no exterior para que em caso de emergência o gás não se acumule no subsolo ou cave até uma concentração perigosa. Eles também devem ser colocados o mais longe possível de poços e de quaisquer aparelhos elétricos.

Explosão de cilindro de gás
Em caso de mau funcionamento do equipamento de gás, na melhor das hipóteses o cômodo com o fogão e o recipiente de GLP sofrerá uma explosão de gás, mas toda a casa também pode desabar por causa do algodão

É legalmente permitida a colocação de cilindros no interior das dachas e nas varandas de verão, bem como nas cozinhas-salas de jantar anexas dos chalés. Só é proibido escolher um local para eles em salas de estar, perto de saídas de emergência, em corredores fechados e escuros e em porões ou subsolos.

Outra característica importante do GLP é a existência de combustível de “verão” e de “inverno”. O primeiro difere do segundo na proporção de propano e butano, bem como na capacidade de “trabalhar” em baixas temperaturas.

A mistura de verão também pode ser usada no inverno, se não houver geadas fortes. No entanto, quando um recipiente de metal é resfriado abaixo de zero, apenas o propano evaporará para combustão no fogão. Mas o butano permanecerá no interior na forma líquida, ocupando espaço desperdiçado e acumulando-se gradativamente.

Ao mesmo tempo, ao encher o botijão, você será abastecido apenas parcialmente com GLP. É assim que operadores descuidados de postos de gasolina muitas vezes enganam proprietários inexperientes de fogões a gás. Além disso, em algum momento, o condensado líquido acumulado terá que ser drenado do recipiente para simplesmente liberá-lo para o gás de trabalho.

Ferramentas e materiais necessários

Para conectar uma botija de gás a um fogão portátil ou comum de interior, via de regra, basta ter apenas uma chave inglesa em mãos. É necessário apertar as porcas da válvula de entrada e de gás.

Mas se você planeja instalar um botijão com GLP na rua com a instalação de um gabinete especial, então você precisará adicionalmente de:

  • broca para perfurar uma parede sob um tubo (mangueira);
  • uma pá com marreta para instalação e aterramento do gabinete;
  • Chave de fenda;
  • roleta.

Não são necessárias ferramentas especializadas.

O melhor é escolher um armário externo de uma empresa especializada. Deve ser fabricado em aço com espessura de 1 mm e revestido com tinta especial para não enferrujar imediatamente no primeiro ano de operação, além de possuir orifícios de ventilação e fechadura com chave.

Verificando vazamentos de gás
Para verificar o aperto das conexões após a conexão, é recomendado o uso de água com sabão - o sabão irá borbulhar quando o gás escapar

Materiais que você precisará:

  1. Jatos para GLP.
  2. Um tubo de aço ou cobre ou uma mangueira especial para gás.
  3. Inserção dielétrica (se uma fonte de metal estiver montada).
  4. Redutor "sapo" redutor de pressão.
  5. Selos.
  6. Tocar.

Você também precisará de um fogão e uma botija de gás. As placas para metano principal e GLP praticamente não diferem em design. Eles apenas trocam os jatos.

Os cilindros domésticos vêm em volumes de 5, 12, 27 e 50 litros. Quando totalmente carregados, pesam cerca de 6, 11, 26 e 43 kg, respectivamente. Além disso, existem cartuchos de gás descartáveis ​​de 220 e 400 ml, utilizados como fonte de gás para fogões portáteis e maçaricos, eles são conectados com uma pequena mangueira ou diretamente ao dispositivo.

Tamanhos de cilindros para GLP
A melhor opção para uma casa particular e chalé é um contêiner de 12 ou 27 litros. Terá que ser reabastecido com mais frequência do que um análogo grande de 50 litros, mas uma peça de hardware tão pequena é cada vez mais fácil de transportar.

Os cilindros são oferecidos no mercado com válvula e válvula. É melhor escolher a opção de válvula. Ele permite drenar o condensado sem truques adicionais e de forma independente.

Escolhendo um local para o cilindro

Cilindros domésticos para uso permanente com fogão podem ser colocados diretamente ao lado do aparelho a gás. Existem até ladrilhos com recipiente interno de GLP.Neste caso, toda a responsabilidade pela segurança do uso desta opção é exclusivamente sua.

Armário externo para cilindro de GLP
As normas de segurança contra incêndio recomendam colocar a botija de gás no exterior (isto é mais seguro), e a partir daí ligá-la ao fogão com saída

Quando instalado no interior da cozinha, o cilindro deve:

  • manter uma distância mínima de 1 m dos aparelhos de aquecimento e fornos a gás e de 0,5 m dos próprios ladrilhos;
  • fornecer acesso desobstruído a torneiras e válvulas;
  • permanecer visíveis e desobstruídos por qualquer acabamento inflamável;
  • colocado em um local onde não haja luz solar direta.

A saída do cilindro para o fogão é feita por um tubo de aço ou cobre, além de uma mangueira de borracha, borracha com trança metálica ou fole. Um produto tubular é mais confiável, mas torna mais difícil reorganizar o equipamento de gás. Mangueira de gás mais prático, basta selecionar um que seja adequado para gás.

Independentemente do material utilizado, a entrada deve estar sem conexões. É permitido conectá-lo com conexões roscadas ou braçadeira na conexão somente nos pontos de conexão das válvulas de corte e redutor.

Se o cilindro for colocado fora de um armário, um local para ele deve ser escolhido à distância (no mínimo):

  • de pilhas de lenha com lenha - 3 m;
  • das janelas – 1 m;
  • da entrada da casa – 5 m;
  • das condutas de ventilação nas paredes e cave - 3 m.

Além disso, os armários devem ser afastados pelo menos 1,5 metros de ventiladores externos, aparelhos de ar condicionado e outros aparelhos elétricos na fachada do edifício. É necessário eliminar completamente o risco de aparecimento de faíscas perto do gás devido a curtos-circuitos na fiação e em qualquer equipamento elétrico próximo.

Substituição de jatos em queimadores

O gás de combustão no queimador é fornecido através de bicos especiais.Para o metano eles são conectados em um tamanho, e para o GLP em outro, com furo menor.

Para combustível azul engarrafado, são necessários jatos com diâmetro de 0,5–0,75 mm a 30 mbar da caixa de câmbio e 0,43–0,6 a uma pressão de engrenagem de 50 mbar.

Jatos para fogão a gás
Se os injetores de gás não forem selecionados corretamente, o gás queimará com coloração amarelada e fuligem por falta de oxigênio e excesso de pressão.

Para substituir os jatos, é necessário retirar o corpo do queimador (em alguns casos, o painel superior da estufa) e desapertar um “parafuso” sextavado de 7 ou 8 mm com um pequeno orifício no meio da manga do assento. Em seguida, o novo bico é simplesmente parafusado no lugar do antigo.

Guia de conexão do queimador

Os cilindros de gás são normalmente usados ​​na vida cotidiana para cozinhar. Mas nada impede que você também se conecte a eles tocha para soldar tubos de cobre. Uma ferramenta semelhante é usada para trabalhos de cobertura, chamuscar animais durante o abate em casa, etc.

Redutor para cilindro de propano-butano
O redutor do queimador deve ser selecionado não um doméstico comum para fogão, mas um especial para máquinas de solda. Desde o início a pressão será muito baixa

Antes de conectar um queimador a um cilindro de gás, você deve examiná-lo cuidadosamente e a mangueira que o conecta. O gás engarrafado no recipiente está sob uma pressão de 15–16 atm. Se o queimador e a saída não forem projetados para tais parâmetros, será necessário conectar um redutor ajustável para propano. De acordo com as regras da TB, você não pode viver sem ele.

Se redutor de gás não conecte de jeito nenhum, o gás será consumido demais. Claro, você pode ajustar sua alimentação usando a válvula do cilindro, mas é difícil falar sobre qualquer segurança de trabalho nesta situação.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O processo de ligação do cilindro ao fogão:

Regras para conectar um cilindro de propano:

Ligação do gás engarrafado à placa:

Para conectar um cilindro de propano a um fogão a gás, você não precisa ter nenhuma competência ou habilidade especial. Tudo que você precisa é de uma chave inglesa e de bom senso. E não se esqueça, após conectar, antes de começar a cozinhar, use água e sabão para verificar se há vazamentos nas conexões.

Gostaria de falar sobre sua própria experiência conectando eletrodomésticos a gás a um cilindro de gás liquefeito? Você tem informações úteis sobre o tema do artigo? Por favor, escreva comentários, tire dúvidas, poste fotos relacionadas ao tema do artigo no bloco abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica