Queimadores a gás para lata: tipos e princípios de funcionamento + nuances de seleção e uso
Algumas tecnologias para construção, instalação de tubulações e reparo de automóveis envolvem o uso de chama aberta direcionada. Os queimadores a gás em lata são populares na vida cotidiana - pequenos dispositivos que permitem regular a direção, força e temperatura do fogo.
Os modelos diferem em finalidade, design e tipo de combustível, por isso antes de comprar é preciso levar em consideração os critérios básicos e adquirir um aparelho que não seja apenas conveniente, mas também econômico.
Para facilitar a escolha, preparamos uma classificação detalhada dos queimadores portáteis, fornecemos recomendações práticas para determinar o melhor modelo e também delineamos as regras para o funcionamento seguro de dispositivos a gás.
O conteúdo do artigo:
Tipos de queimadores portáteis
Os queimadores a gás são dispositivos que diferem em design e finalidade, mas estão unidos por uma característica comum - funcionam com gás.
Dispositivos portáteis projetados para operar a partir de um pequeno tubo preenchido com propano-butano ou outro gás não devem ser confundidos com fornos ou unidades de soldagem potentes que operam a partir de gás natural ou de um cilindro grande.
Oferecemos uma breve visão geral dos principais elementos estruturais de um queimador de cartucho de gás barato, que serve como um excelente exemplo de dispositivo doméstico. Pode ser útil para reparos no campo ou para churrasco.
Usando um dispositivo compacto, você pode acender rapidamente uma churrasqueira, aquecer parafusos ou porcas no frio, derreter peças de plástico e processar termorretráteis. A temperatura da chama (até +1300°C) é suficiente para soldar tubos metálicos.
Este é um exemplo de tipo de queimador popular entre os usuários, mas a gama de dispositivos é muito mais ampla. Vejamos os tipos mais populares.
Diferença por área de uso
Uma chama aberta pode ser necessária em casa, nas férias e durante os trabalhos de instalação. Uma das áreas de aplicação é o turismo. Ao acampar, use um dispositivo simples para acender uma fogueira e aquecer alimentos enlatados.
Queimadores com tocha direcional do tipo “pistola” são frequentemente utilizados em trabalhos de instalação quando soldar tubos de cobre, para dobrar elementos plásticos.
Lâmpadas de alta potência e alta temperatura também podem processar peças de aço, mas isso requer solda dura e uma técnica de soldagem ligeiramente modificada.
Os queimadores portáteis a gás também são utilizados para os seguintes trabalhos:
- processamento de peças de madeira;
- acender churrasqueira ou fogo no campo sem uso de produtos químicos;
- calcinação e corte de peças metálicas;
- chamuscar carcaças de animais durante o abate;
- descongelamento de oleodutos congelados.
Este dispositivo útil está sempre à mão para artesãos que gostam de melhorar suas casas e melhorar seus jardins por conta própria. O queimador pode ser útil em uma oficina mecânica, durante a construção de uma estufa ou outras estruturas.
Divisão de acordo com o método de fixação da lata
O cartucho de combustível é um item consumível.Assim que acaba o combustível, ele é desconectado do queimador e um novo cartucho é instalado em seu lugar.
Existem várias maneiras de conectar um cartucho a um dispositivo:
- rosqueado – fixado com rosca, ou seja – aparafusado;
- pinça – colocar e virar ligeiramente para o lado;
- válvula – fixado com braçadeira;
- perfurado – conecte com leve pressão.
Modelos encadeados são mais comuns que outros. Eles formam uma forte ligação entre dois elementos que podem ser separados a qualquer momento. Os perfuráveis, ao contrário, não podem ser desligados até que acabe o gás da lata.
O ponto fraco dos dispositivos de pinça é o rápido afrouxamento da braçadeira, resultando em perda de gás.
Os queimadores valvulados, geralmente projetados para aquecer alimentos, são considerados mais confiáveis.
Diferenças nos queimadores de gás por tipo de combustível
Os fabricantes usam vários combustíveis para abastecer os cartuchos consumíveis. A escolha do gás liquefeito é baseada na finalidade dos queimadores, na temperatura de chama necessária e na potência. Para melhorar as características da composição, às vezes são misturados vários tipos diferentes de combustível.
As seguintes combinações de substâncias são usadas com mais frequência:
- mistura de propano e butano (70:30) – principalmente para uso no verão, mas com dispositivo de aquecimento também pode ser usado no inverno;
- combinação de propano, butano e isobutano em várias proporções;
- Mistura MAPP – metilacetileno-propadieno-propano, mais frequentemente utilizado para soldadura a temperaturas de 1600-2500°C.
Mas existem latas cheias de um gás, por exemplo, butano.
A escolha do combustível é importante quando o trabalho é realizado em condições adversas - no frio ou em grandes altitudes. E no verão, qualquer gás universal é adequado para acender churrasqueira ou fogo.
Recursos de design e princípio de operação
Os queimadores variam em design - desde dispositivos básicos com bico até mecanismos mais complexos equipados com dispositivo de fornecimento de ar e ignição piezoelétrica.
Consideremos o projeto de uma tocha projetada para soldar metal.
O design com injetor e válvula de retenção aumenta a produtividade do trabalho e reduz o consumo de combustível.
Quase todos os eletrodomésticos portáteis pertencem aos chamados queimadores de injeção, quando o ar é sugado naturalmente para dentro do queimador para sustentar a chama.
No interior, em uma câmara especial, o combustível é misturado ao ar, fazendo com que o combustível se acenda após a ocorrência de uma faísca.
Da câmara de mistura, a mistura de gases entra no bocal, onde é distribuída pelos canais. No final da estrutura, no ponto onde se forma a tocha, existem buracos de fogo - as extremidades dos canais.
Opções de bicos por estrutura: anel, ranhura, tubular.
Dicas para escolher o queimador ideal
Compactar tochas manuais eles compram com prazer, pois têm muitas vantagens em relação aos dispositivos mais “sérios” de combustível líquido. Acendem rapidamente, dificilmente ficam sujos e requerem um mínimo de cuidado.
Critério nº 1 – escopo de uso do dispositivo
Em primeiro lugar, deve determinar exactamente para que será utilizado o aparelho a gás, uma vez que tochas de solda e para aquecer alimentos, eles diferem radicalmente tanto no design quanto nos parâmetros.
As ferramentas de construção geralmente lembram o formato de uma arma. Ao trabalhar, é conveniente segurá-los com uma mão, e com a outra neste momento você pode apoiar a peça ou trazer solda.
Critério #2 – características técnicas do modelo
Características como peso e tamanho são importantes se o queimador for levado em caminhadas ou usado com frequência em casa. Uma ferramenta pesada causa fadiga rápida, enquanto uma ferramenta leve é muito mais confortável de trabalhar.
Prestamos atenção a características como:
- temperatura da chama – de 480 a 2500°C;
- temperatura de aquecimento – de 550 a 2500°C;
- potência – 0,5-3 kW;
- a capacidade de conectar latas com diferentes combustíveis;
- método de conexão do cartucho ao queimador;
- tipo de chama, formato de tocha;
- consumo de combustível – de 60 a 1000 g/h;
- peso – de 50 gramas a 1,7 kg.
Se você estiver comprando uma tocha específica para soldar tubos de cobre, um modelo de baixa temperatura servirá.
Para cortar ou soldar peças de aço, você precisará de uma máquina mais potente, geralmente chamada de tocha ou tocha de soldagem.
Visão geral de opções úteis adicionais:
Não é de surpreender que os dispositivos portáteis sejam populares, mas na hora de comprar é necessário levar em consideração todas as nuances, incluindo características técnicas, características de design, eficiência e facilidade de uso.
Regras para operação segura
Trabalhar com materiais inflamáveis e chamas abertas está sempre associado a riscos, por isso, mesmo ao usar um simples dispositivo portátil, você deve seguir as regras de segurança.
O superaquecimento do cilindro, que pode ser causado pela proximidade de uma fonte de calor, por exemplo, fogo ou fogão, é inaceitável. O recipiente pode explodir e causar ferimentos devido às arestas afiadas do invólucro rasgado. Também não é recomendado deixá-lo ao sol.
Dispositivos profissionais que costumam ser usados por muito tempo requerem cuidados especiais. Suponha que, para preservar as funções do queimador e a potência da tocha, após operação prolongada o dispositivo seja embalado em uma almofada de aquecimento catalítica.
Uma visão geral dos melhores queimadores a gás-ar, bem como recomendações adicionais para a escolha de um dispositivo adequado, são apresentadas em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Revisão de uma tocha tipo pistola, comparação com um maçarico:
Análise das características de vários modelos:
Testando queimadores baratos em uma loja online:
Em casa e nas férias, o queimador é indispensável quando é necessário atear fogo, aquecer ou soldar algo. Resolve problemas na estação fria e auxilia caso seja necessário realizar rapidamente reparos em uma tubulação.
Porém, como outras ferramentas, o queimador exige um manuseio cuidadoso e o cumprimento das regras de funcionamento.
Você está procurando um queimador de gás portátil para resolver problemas domésticos? Ou você tem experiência no uso de tais dispositivos? Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.
Um queimador de gás geralmente é uma coisa muito útil, deve estar em um conjunto de equipamentos e ferramentas na garagem. Muito útil para viagens à natureza. O principal é não economizar muito, basta comprar um queimador normal que dê conta de todas as tarefas: como acender um fogo ou aquecer alimentos, bem como para pequenos reparos e outros fins domésticos. É melhor levá-lo imediatamente com ignição piezoelétrica.
Costumo pescar, onde a madeira é densa, por isso aquecemos a comida com um queimador a gás. Então - para caminhadas na floresta, pesca e turismo, é melhor levar um queimador valvulado, simples e confiável, nunca houve problemas com ele. E não se esqueça da segurança! A compactação da tocha às vezes enfraquece o autocontrole, o que pode causar ferimentos. Assim que deixaram um botijão de gás perto do fogo, ele explodiu tão alto que quase nos cagamos =D
Por outro lado, Slava, se o maçarico tivesse ficado assim (que o queimador substitui), poderia ter sido muito pior.