Soldar tubos de cobre com maçarico a gás: dicas e passos úteis para soldagem "faça você mesmo"
Os tubos de cobre são usados com muito menos frequência do que os tubos de metal-plástico ou polipropileno.Mas graças a um conjunto de excelentes características técnicas - condutividade térmica, anticorrosão e resistência biológica - encontram-se em sistemas de abastecimento de água, aquecimento e ar condicionado.
Produtos longos de cobre são caros, mas você pode economizar na instalação. Por exemplo, soldar tubos de cobre com uma tocha a gás está disponível para quem deseja melhorar o sistema de forma independente ou fazer reparos. Falaremos sobre como são feitas as juntas de solda e daremos as regras para sua implementação.
O conteúdo do artigo:
Características do processo de soldagem de cobre
A essência da soldagem é conectar firmemente dois elementos de uma tubulação de cobre, aquecendo e derretendo o material de ligação - a solda.
Após o resfriamento, a liga de estanho forma uma estrutura confiável e não desmontável, que posteriormente será usada para transportar refrigerante, água fria e refrigerante.
No dia a dia costuma-se utilizar solda de baixa temperatura ou, em outras palavras, solda suave, em que a temperatura da chama é de queimador de gás não exceda 450°C. Para isso, é usada solda de baixo ponto de fusão e o diâmetro máximo do tubo não é superior a 110 mm.
A soldagem capilar suave é adequada para equipamentos em sistemas de abastecimento de água e aquecimento, mas não é usada para transporte de gás.
Ferramentas e materiais necessários
Para garantir que as conexões tubo-tubo ou encaixe de tubo sejam estanques e não percam seu desempenho com o tempo, é necessário usar ferramentas e materiais especiais de fabricantes confiáveis.
Ferramentas planejadas para serem utilizadas continuamente na montagem de dutos de Tubos de cobre, recomendamos comprar em mercados especializados e, para trabalhos únicos, produtos de lojas online chinesas servirão.
O kit mínimo para soldagem capilar inclui vários dispositivos.
Para facilitar o uso da tocha, às vezes é usado um torno se o processo de soldagem for realizado em uma mesa ou bancada.
Para limpar o interior do tubo de forma rápida e eficaz, você pode usar uma chave de fenda em vez de uma escova manual.
Instruções detalhadas para soldar tubos de cobre
Para melhorar suas habilidades, é recomendável praticar em pedaços de cano desnecessários. Você deve começar um trabalho sério quando todas as habilidades forem dominadas - cortar a peça com precisão, processá-la corretamente, usando um queimador de gás. O processo de soldagem pode ser dividido em 6 etapas.
Passo #1 – cortar peças
Se precisar substituir um pedaço de tubulação ou montar completamente um sistema de encanamento/aquecimento, você precisará de pedaços de tubo de cobre de comprimentos variados. O material é cortado usando cortador de tubos para tubos de cobre, cujos critérios de seleção serão apresentados em nosso artigo recomendado.
Eles geralmente são conectados usando tês, ângulos e acoplamentos. Eles também utilizam o método do soquete, em que um fragmento é inserido em outro, com a extremidade expandida.
Em seguida, pegamos um cortador de tubos e cortamos o tubo em fragmentos do comprimento necessário. Se o trabalho for realizado sobre uma mesa, pode-se utilizar um corta-tubos elétrico ou um modelo manual com grande raio de aceleração. Para trabalhar em condições apertadas, por exemplo, perto de uma parede, apenas uma ferramenta manual compacta é adequada.
Existem opções convenientes de rolos com lâminas de aço. Eles são fáceis de usar: você precisa colocar o cortador de tubos na lateral de uma área de corte pré-marcada, fixá-lo com um mecanismo de catraca e depois girar a ferramenta ao redor do tubo.
Aconselhamos não cortar todos os fragmentos de uma vez - talvez durante o processo de soldagem o pipeline se mova, alterando sua configuração, e o comprimento de algumas peças terá que ser alterado.
Passo #2 – descascar e alargar os cortes
Ajuste perfeito de peças metálicas e espalhamento uniforme solda para soldar cobre são garantidos somente quando a área de conexão é limpa com a mais alta qualidade possível.
Para fazer isso, processamos os dois fragmentos adjacentes um ao outro, tanto por dentro quanto por fora:
- Primeiramente retiramos o chanfro para diminuir a espessura do metal e preparamos a borda para soldagem.Por que usamos um removedor de bisel - uma pequena ferramenta cilíndrica.
- Se duas seções do tubo forem conectadas diretamente, aumentamos o diâmetro da borda de um fragmento com uma ferramenta especial - um expansor.
- Então pegamos uma escova de metal e processamos o interior.
- Usando uma lixa fina ou uma esponja de metal, limpe a parte externa até ficar brilhante.
A área limpa e desengordurada da peça fica até visualmente diferente.
Se for usado um acoplamento ou ângulo, ambas as extremidades devem ser preparadas antes da soldagem; para um T, todas as três devem ser preparadas.
Passo #3 – aplicação de fluxo
Para conexão tubos de aquecimento de cobre ou abastecimento de água usam vários tipos de fluxo e pasta. O principal objetivo da solda é garantir o preenchimento completo da zona de solda com solda, ao mesmo tempo que prepara o metal e limpa-o dos óxidos.
A composição do fluxo pode variar. As funções de limpeza são geralmente realizadas com cloreto de zinco, ácido clorídrico ou bórico. A proteção contra o oxigênio é fornecida pela presença de breu, cera ou resina.
As soluções líquidas são vendidas em tubos e as pastas em pequenos potes de plástico. O kit geralmente vem com um pincel para aplicação da composição, caso não esteja, você pode comprar qualquer opção alternativa em uma papelaria - para cola ou para tinta.
Aplicar uma camada espessa é considerado um erro - com contato próximo, o excesso de pasta é espremido e ainda precisa ser removido.
Passo #4 – conectando as peças
Ao conectar dois pedaços de tubo ou uma conexão e um tubo, o fluxo geralmente é aplicado na borda da peça inserida em seu interior. Não faz sentido tratar o segundo elemento com fluxo - ao entrar em contato, ele será distribuído igualmente por ambas as superfícies adjacentes.
Giramos as peças uma em relação à outra para que a pasta fique distribuída na área de contato, depois usamos um pano para retirar o excesso de solução que saiu.
Depois de fazer a conexão, você precisa fazer a conexão o mais rápido possível soldar tubos de cobre. Não é recomendável deixar as peças preparadas por muito tempo para que a pasta de solda não perca suas qualidades.
Passo #5 – soldagem usando tecnologia capilar
Na montagem de aquecimento e canalização dutos de cobre A solda capilar de baixa temperatura é usada e a solda de baixo ponto de fusão é selecionada de acordo.
O processo de soldagem ocorre na seguinte ordem:
- ligue o queimador de gás;
- direcione a chama para a junta;
- movemos o jato de chama por toda a superfície da área de trabalho para garantir um aquecimento uniforme;
- Quando as peças atingem a temperatura de fusão da solda, levamos até a fenda e tocamos em vários lugares para que preencha completamente o espaço entre as peças.
Se todas as etapas forem executadas corretamente, a solda deverá formar uma conexão forte e selada após o resfriamento. Visto de fora, parece uma costura de cor diferente.
A capacidade de usar um queimador, trazê-lo e retirá-lo a tempo é muito importante. Assim que a solda aquecida começar a penetrar na fenda, é melhor removê-la para não superaquecer as peças.
Se você sentir que a solda parou de derreter e precisar aumentar a temperatura, traga a tocha novamente. Você pode verificar a resistência e o aperto da conexão somente depois que as peças esfriarem completamente.
Passo #6 – finalizando as costuras
Artesãos experientes geralmente dominam perfeitamente a técnica conexões de tubos de cobre e execute-o literalmente em um minuto. Ao mesmo tempo, tocam a solda em apenas um local, após o que ela se espalha pela área da junta e não se projeta por baixo da parte superior.
Mas na prática, principalmente para iniciantes, com mais frequência a solda permanece, formando cicatrizes por dentro e por fora. Os internos podem causar depósitos no futuro, e os externos não têm um aspecto esteticamente agradável, por isso precisam ser removidos.
A limpeza pode ser feita com lixa, escova de aço ou escova – os mesmos itens que foram usados no preparo para a soldagem.
Após os retoques finais - limpeza da área de solda - o trabalho é considerado concluído. Você pode prosseguir para a próxima conexão.
Recomendações de profissionais experientes
Cada etapa da soldagem é acompanhada pelo cumprimento de uma série de regras, pequenas mas importantes nuances. O cumprimento deles afeta diretamente o resultado do trabalho.
Certifique-se de que durante o processo de soldagem a conexão ou tubo não esteja sob carga - isso permitirá que a solda derretida se espalhe de maneira mais uniforme.
Após a conclusão de todos os trabalhos de instalação do abastecimento de água ou aquecimento de tubos de cobre Certifique-se de remover qualquer fluxo restante dos tubos para que o cobre não comece a se deteriorar e limpe imediatamente suas roupas e ferramentas de trabalho.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Master class sobre soldagem visual:
Vídeo nº 2. Inserção em um tubo por soldagem:
Vídeo nº 3. Características de soldagem em alta temperatura de tubos para condicionadores de ar:
A tecnologia de soldagem é acessível a todos, pois não requer habilidades complexas ou conhecimentos especiais. Você pode alcançar o domínio por meio de diversas sessões práticas, podendo adquirir materiais e ferramentas no mercado de construção mais próximo.
Mas ao montar sistemas de aquecimento ou abastecimento de água, recomendamos que os iniciantes ainda contem com a ajuda de instaladores mais experientes, pois erros de soldagem podem resultar em acidente e custos adicionais.
Por favor, escreva comentários, faça perguntas e poste fotos relacionadas ao tema do artigo no bloco abaixo. Conte-nos como você soldou tubos de cobre com suas próprias mãos. É possível que as sutilezas tecnológicas que você descreveu sejam úteis para os visitantes do site.
Uma vez na vida tive a oportunidade de soldar um tubo de cobre. Acabou não sendo tão assustador quanto eu pensava.Meu trocador de calor na coluna estava vazando, a oficina não fez reparos, resolvi inventar algo sozinho. Vasculhei a internet, comprei um botijão de gás, tipo turístico, 220 gramas de butano liquefeito, uma almofada térmica e fio de solda.
Pratiquei, porém, em um tubo desnecessário e tão ativamente que acabei gastando o cilindro de gás. E o segundo já consertou sua coluna, embora não pareça muito arrumada, mas restaurou o trocador de calor.