Tubos e conexões de cobre: tipos, marcações, características do arranjo de tubulações de cobre
Apesar da popularidade do metal-plástico e do polipropileno, os tubos e acessórios de cobre são amplamente utilizados para a instalação de redes de aquecimento e abastecimento de água. São considerados a melhor opção para equipar equipamentos de refrigeração e ar condicionado.
Tentaremos compreender a variedade de produtos de cobre e descobrir quais métodos de conexão de tubos são mais eficazes.
O conteúdo do artigo:
Tubos de cobre para fiação interna
Diferente análogos de metal-plástico, os dutos de cobre têm expansão térmica mínima, não se deformam por um longo período e não reagem à luz solar. Podem ser instalados no inverno e no verão - as características técnicas do cobre não se alteram devido à exposição a baixas temperaturas.
Todos os tipos de comunicações domésticas são construídos com tubos de cobre:
Oferecemos informações que podem ser úteis na escolha ou instalação de material para tubos de cobre.
Variedades: isoladas e não isoladas
Estamos acostumados a ver dutos de cobre não isolados - redes metálicas de tonalidade avermelhada, montadas com acessórios de cobre, bronze ou latão, às vezes soldados ou conectados por meio de acoplamento soldado.
Fabricantes nacionais e estrangeiros oferecem produtos que diferem não apenas no tamanho, formato da seção ou método de fabricação, mas também no design externo.
Assim, entre os tubos de cobre você pode encontrar os seguintes tipos de tubos:
- não isolado para instalação de redes internas e montagem de equipamentos elétricos e de gás;
- com isolamento de PVC para proteção contra corrosão e danos mecânicos;
- com isolamento elástico de polietileno para sistemas de abastecimento de água;
- com isolamento de espuma de poliuretano para redes com requisitos máximos de economia de calor;
- com isolamento protetor para piso radiante e sistemas complexos.
Para conectar tubos de cobre com isolamento, são utilizadas conexões sem isolamento e os métodos de instalação não diferem dos convencionais.
Como entender as marcações?
Para não se enganar na compra de tubos para autoinstalação, você precisa aprender a ler marcações e marcas coloridas.
A produção de tubos de marcas nacionais é realizada de acordo com GOST 617-90, cuja seção é denominada “Tubos de Cobre”.
A marcação é aplicada de acordo com um esquema geral e contém as seguintes informações:
- método de fabricação (trefilado, laminado a frio - D, prensado - D);
- seção transversal (redonda - KR);
- precisão de fabricação (normal - N, aumentada - P);
- condição (de suave - M a forte resistência industrial - H);
- comprimento (não medido - ND, múltiplo do medido - KD, em bobinas - BT);
- condições especiais.
As condições especiais incluem designações de produtos de maior comprimento ou alta precisão em curvatura e comprimento.
A amostra de marcação GKRPT 32*3*5000 M3 é decifrada da seguinte forma: seção redonda sólida prensada de maior precisão de fabricação, com seção transversal externa de 32 mm, espessura de parede de 3 mm, comprimento medido de 5 m, feito de Cobre grau MZ.
Além da marcação GOST, é utilizado um sistema de designação de acordo com o padrão internacional NF: devem ser indicados o país, o fabricante, o número da planta e o tamanho padrão.
Condições de sortimento e seleção
Tubos de cobre macio de pequena seção transversal são vendidos em bobinas de 25 me 50 m, e produtos de grande diâmetro são vendidos em pedaços de comprimento medido, na maioria das vezes de 3 a 5 m. Os chamados tipos “macios”, amplamente utilizados para aquecimento de piso, são enrolados em bobinas.
Na instalação de dutos de cobre, são utilizados três tipos, diferindo no grau de dureza:
O cordão fino dobra-se facilmente e não requer a instalação de acessórios ou outros elementos que garantam a instalação de curvas de dutos de tipo rígido.
Para determinar os parâmetros ou características dos materiais dos tubos de várias seções, são utilizadas tabelas.
Alguns tipos de tubos são muito procurados. Por exemplo, para sistemas de abastecimento de água, são utilizados produtos de 12 mm a 22 mm de diâmetro, e para sistemas de drenagem - de 32 mm e acima.
Além da seção externa, costuma-se indicar a espessura da parede ou diâmetro interno (digamos 12/2 ou 12/14 é um tubo com diâmetro externo de 14 mm, diâmetro interno de 12 mm e parede espessura de 2 mm).
Tipos de acessórios para tubos de cobre
Os acessórios são necessários na montagem de tubulações para criar conexões confiáveis, removíveis e permanentes. O resultado de uma conexão bem feita é a operação da rede sem reparos por 15 anos ou mais. Vejamos quais tipos de acessórios são usados para tubos de cobre.
Opção nº 1 - compactação
A soldagem não é usada para instalar acessórios de compressão. As estruturas de pinça são chamadas de destacáveis condicionalmente, pois criam uma conexão selada que precisa ser apertada de tempos em tempos. A este respeito, as tubulações não podem ser costuradas no chão ou nas paredes.
Para instalar uma conexão de compressão, nenhuma ferramenta especial - alicates ou grampos - é necessária. Primeiro, a crimpagem é feita manualmente e, em seguida, a porca de capa é apertada com uma chave ajustável ou de boca.
Recomenda-se a utilização de um par de chaves: uma para segurar o corpo e outra para realizar movimentos semi-rotativos. Para uma conexão forte, geralmente 2-3 voltas adicionais são suficientes.
As conexões push-in têm dimensões padrão - de acordo com a seção transversal dos tubos, e sua parede interna é pré-calibrada (para fazer uma conexão de soquete). Além disso, eles diferem em propósito.Suponhamos que as peças dos sistemas de encanamento e aquecimento possam ter designs diferentes.
Opção nº 2 - acessórios de pressão
Os acessórios de compressão têm um design completamente diferente. Possuem estrutura tubular e cada extremidade é dotada de uma reentrância com vedação. O princípio de montagem em um tubo é baseado em uma das qualidades do cobre: macio e flexível no processamento de metal.
Durante o processo de crimpagem, o desenho da peça é deformado de tal forma que o material com o anel de vedação cria uma conexão permanente e hermeticamente fechada.
Para montar uma tubulação usando acessórios de pressão, você precisa de uma ferramenta especial - um alicate de pressão.Para trabalhos temporários e únicos, um dispositivo manual é adequado, mas com uso profissional constante causará fadiga rapidamente.
Para encanadores qualificados, estão disponíveis modelos hidráulicos e eletromecânicos - caros, mas que economizam energia e tempo.
A dificuldade de prensagem é que, após a crimpagem, às vezes é difícil distinguir uma conexão processada de outra simplesmente colocada no tubo. Para evitar omissões, os fabricantes equiparam as peças com elementos de sinalização especiais que mudam de aparência após a crimpagem: anéis de plástico brilhantes ou protuberâncias deformáveis chamadas SC-Contur.
Não é difícil distinguir as peças por finalidade, pois são marcadas com um marcador de cores diferentes:
- azul ou vermelho – abastecimento de água (potável ou não potável);
- verde – aquecimento;
- amarelo – fornecimento de gás.
Existem também opções universais: por exemplo, marcações amarelo-azuladas indicam que as conexões podem ser utilizadas em sistemas de movimentação de gases e água. A cor também é usada para marcar o selo (amarelo para gás, preto para água, etc.)
Opção nº 3 - para soldagem
A soldagem fornece uma conexão forte e permanente entre dois fragmentos de tubo. Isso é feito usando uma ferramenta especial. Imediatamente antes da soldagem, as pontas dos tubos são sobrepostas, ou seja, é utilizada uma junta de encaixe.
Porém, deve haver um pequeno vão entre as paredes, necessário para o preenchimento com solda derretida. O tamanho da folga é de 0,02 mm a 0,4 mm.
A principal ferramenta para soldagem é queimador, mas para o processamento primário de tubos também utilizam calibrador (expansor), chanfro, corta-tubos e todo tipo de ferramentas de limpeza (escovas, lixas).
Um queimador manual com cartucho de gás de 200 ml é adequado para uso doméstico. Um dispositivo portátil leve e prático produz uma chama com temperatura de + 1100 °C, o que é suficiente para derreter solda.
Você também precisará de uma solução de fluxo usada para lubrificar as peças de conexão da conexão e do tubo.
A superfície das peças de cobre é revestida com fluxo usando um pincel. Garante a distribuição uniforme da solda sobre a área da junta.
Para autossoldagem, geralmente é usada tecnologia de baixa temperatura. As conexões para este tipo de soldagem são equipadas com uma tira de solda macia, que é colocada em uma ranhura especial.
O método de soldagem de alta temperatura é usado na produção e na criação de redes industriais.As características distintivas são o uso de solda dura e ainda a capacidade de mover gases e líquidos sob alta pressão. Para obter mais informações sobre como os tubos de cobre são soldados, leia este material.
Como é realizada a soldagem capilar com conexão?
Antes de iniciar o trabalho, você deve preparar as seguintes ferramentas e materiais:
- queimador de gás;
- fluxo;
- solda;
- cortador de Tubos;
- chanfro;
- pincel e lixa fina.
Procedimento:
Depois que a solda de estanho esfria, uma conexão forte é formada, garantindo 100% de estanqueidade. O processo de soldagem sem conexão é realizado seguindo o mesmo esquema, mas com a única diferença: em vez do elemento de conexão, processa-se a extremidade do segundo tubo, sobreposto na parte superior. A lacuna entre os tubos é preenchida da mesma maneira com solda derretida.
Instruções para prensar tubos de cobre
A única ferramenta necessária para o procedimento de prensagem são as mandíbulas de prensagem. Antes de iniciar o trabalho, prepare as seções do tubo de acordo com as instruções acima.
Instruções passo a passo:
Lembramos que a crimpagem cria uma conexão livre de manutenção que dura até 30 anos ou mais. A tubulação acabada pode ser colocada em ranhuras, revestida com gesso cartonado ou preenchida com betonilha.
Há uma série de nuances, cujo conhecimento o ajudará a lidar com a prensagem de acessórios de cobre, mesmo que esteja fazendo isso pela primeira vez.
Ao cravar manualmente, procure não usar força excessiva para não deformar os tubos.
A escolha dos acessórios depende de muitos motivos, incluindo suas habilidades. Se suas habilidades não forem suficientes, você não deve pegar a tocha, mas fazer uma conexão crimpada ou prensada que até mesmo os iniciantes podem fazer.
Recomendamos também a leitura de nossos outros artigos, onde examinamos detalhadamente os tipos de tubos de cobre:
1. Tubos de cobre para aquecimento.
2. Tubulações de água feitas de cobre.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Ao assistir aos vídeos, você poderá perceber nuances técnicas que são difíceis de imaginar ao ler o artigo.
Instruções em vídeo para pressionar um gasoduto:
Revisão em vídeo de acessórios de cobre para diversos fins:
Como são feitos os tubos e conexões de cobre:
Todo o processo de soldagem em um vídeo:
A conexão de tubos de cobre em um sistema é feita por analogia com produtos de aço e metal-plástico, mas com o uso de acessórios especiais - latão, cobre e bronze.
Se você dominar a tecnologia de prensagem ou um método de soldagem mais complexo, poderá instalar você mesmo uma rede de aquecimento ou um sistema de abastecimento de água. Mas lembre-se de que as comunicações de cobre são muito caras!
Por favor, escreva seus comentários sobre o tema do artigo no bloco abaixo. Talvez você conheça as nuances que não mencionamos neste artigo? Compartilhe-os com outros visitantes do site.
12/14 - a espessura da parede é de 1 mm, não de 2.
Eu nem sei quem pode pagar pelos dutos de cobre; o metal não ferroso em si é muito caro. E as peças moldadas e acessórios são várias vezes superiores ao custo de outros materiais. Durante minha prática, soldei cobre apenas duas vezes, nada particularmente difícil. Mas este é um trabalho muito árduo, lento e enfadonho.
Durante o tempo necessário para soldar uma conexão, você pode soldar a fiação de polipropileno de 4 pontos. O cobre é relevante apenas para radiadores, e aí os volumes são completamente diferentes.
Sim, o cobre é relativamente caro, mas a tubulação de cobre está longe de ser incomum. Conheço muitos exemplos de pessoas em chalés recém-construídos que preferem o cobre a outros materiais.Duráveis, flexíveis e fáceis de instalar - os tubos de cobre têm muitas vantagens.