Sistemas de drenagem para coberturas: tipos de sistemas existentes e seu projeto + etapas de cálculo e instalação
Os sistemas de drenagem do telhado construídos ao longo das encostas dos telhados de duas águas ou ao longo do perímetro das estruturas de quatro águas podem reduzir significativamente a carga da precipitação na fachada, área cega e fundação. Para que o complexo de drenagem seja eficaz, é necessário selecionar o material e calcular os parâmetros dos elementos componentes.
Diremos como escolher um sistema de drenagem em função dos dados técnicos e características da casa. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente as etapas de cálculo e tecnologia para instalação de uma estrutura de retirada de água atmosférica. Tendo em conta os nossos conselhos, poderá realizar todo o trabalho com as próprias mãos.
O conteúdo do artigo:
Classificação dos sistemas de drenagem
O princípio de organização da drenagem do degelo e da água da chuva depende de uma série de fatores: o desenho da cobertura, as condições climáticas da região e as preferências pessoais do proprietário da casa. Em qualquer caso, o dreno deve funcionar eficazmente durante todo o ano, sem o aparecimento de obstruções de folhas, gelo ou poeira.
Ao planejar um vertedouro, é necessário determinar parâmetros importantes: a localização e configuração do sistema, bem como o material utilizado na confecção dos elementos componentes.
Drenagem externa e interna
O tipo de sistema de drenagem é selecionado em função do tipo de cobertura, do número de andares do edifício e das condições climáticas da região.
Três opções de drenagem são usadas na reforma da casa:
- externo desorganizado;
- organizado ao ar livre;
- organizado internamente.
O primeiro tipo envolve a drenagem espontânea de água. Para funcionar, basta deslocar a cornija num ângulo além da parede.
Um sistema de fluxo por gravidade não é frequentemente instalado em edifícios residenciais devido a uma série de desvantagens. A água cai próximo à fundação, aumentando a probabilidade de sua destruição.
Características de arranjo de drenagem desorganizada:
- a quantidade de precipitação anual na região não deve exceder 300 mm/ano;
- a cobertura deve ser dotada de cobertura com comprimento igual ou superior a 60 cm;
- Do lado da casa voltado para a encosta não será possível fazer varanda, também não deverá haver zona pedonal.
O sistema mais popular para residências particulares é o tipo organizado ao ar livre. Esta opção é adequada para telhados inclinados, de duas águas, de quadril e de quadril. Para posterior remoção de umidade, instale filtrar bem ou galeria de águas pluviais.
Especificações dos drenos externos:
- funcionam bem em regiões quentes; em áreas com invernos gelados, é aconselhável fornecer um sistema anti-gelo;
- Em edifícios de armazéns frigoríficos, a probabilidade de congestionamento de gelo é minimizada - aqui você pode instalar um dreno externo sem aquecimento.
O sistema interno envolve a instalação de uma tubulação de drenagem no interior do edifício. O complexo opera de forma eficaz em temperaturas externas positivas e negativas. Esse tipo de drenagem é geralmente instalado em shopping centers e edifícios de vários andares com telhado plano ou inclinado.
Com base nos recursos de design, dois tipos de sistemas internos são diferenciados:
- Gravidade. A água flui livremente através de calhas inclinadas. Projetar o sistema não é difícil e uma vantagem adicional é o seu custo acessível.
- Sifão. O sedimento se acumula e enche a tubulação do funil até a saída do esgoto. Quando o nível do líquido cai, uma zona de vácuo é formada - a água é literalmente sugada.
O sistema de sifão é mais caro de instalar, porém, durante sua instalação pode-se utilizar um número mínimo de funis e tubos de diâmetro reduzido. O dreno do sifão resiste bem a chuvas fortes. Uma vantagem adicional é a autolimpeza sob a pressão da água corrente.
Sistemas de tipo fechado e aberto
O tipo de telhado determina a configuração e as especificidades instalação de sistema de drenagem. Para uma casa com telhado de duas águas, basta instalar duas calhas retas e tubos de drenagem verticais.
Se a inclinação do telhado tiver uma configuração atípica, então, para criar um sistema eficaz e preservar o aspecto estético da casa, será necessário desenvolver um complexo mais complexo.
A drenagem de um telhado de quatro águas é realizada em diferentes direções, portanto, tubos de drenagem verticais devem ser instalados nos cantos do edifício. O cálculo de um sistema fechado é realizado levando em consideração a área total da cobertura.
Em estruturas de empena, multi-inclinação e multi-inclinação, são instaladas várias linhas separadas de calhas. Canais de drenagem verticais são colocados no centro da parede ou nos cantos da casa.
Materiais para fazer um vertedouro
Os elementos do sistema de drenagem são feitos de metal ou plástico. Existe também uma opção combinada - produtos de metal com revestimento de polímero. Cada material tem prós e contras.
Entre as calhas metálicas utilizadas:
- aço;
- alumínio;
- cobre.
As calhas de aço galvanizado são acessíveis, duráveis, resistentes às mudanças de temperatura e aos raios UV.
Para melhorar a aparência e prolongar a vida útil do ralo, a galvanização é revestida com polímeros.
Opções possíveis:
- Pural. A superfície é resistente a danos mecânicos e raios UV. Vida útil – 30-35 anos. Os produtos Pural são mais caros que outros elementos compostos.
- Plastisol. O revestimento de PVC é acessível e vem em uma variedade de cores.Uma desvantagem significativa é o medo da luz solar: sob a influência da radiação ultravioleta, o polímero se deforma. Um dreno feito de aço e plastisol é adequado para regiões do norte, principalmente nubladas.
- Poliéster. O revestimento não tem medo do sol, mas é sensível a danos mecânicos - aparecem arranhões. Vida útil – até 10-15 anos. A deformação da camada protetora leva à destruição gradual da base de aço.
Calhas de metal com revestimento de polímero são adequadas para coberturas metálicas. A durabilidade dos materiais é aproximadamente a mesma - será possível substituí-los ao mesmo tempo.
Os ralos de cobre têm uma aparência prestigiosa e são práticos de usar. Com o tempo, a estrutura fica coberta de pátina e não oxida. As desvantagens dos sistemas de cobre são o alto custo e o peso.
As opções de drenagem de plástico são muito procuradas na construção de moradias privadas. Comparação de sistemas de plástico e metal dado aqui, recomendamos que você se familiarize com informações úteis.
Entre suas principais vantagens estão:
- boa relação custo / benefício - os produtos plásticos são mais caros que os elementos galvanizados, mas mais baratos que outros;
- a possibilidade de escolher uma cor que combine com o exterior da casa;
- boa capacidade de absorção de ruído;
- qualidades anticorrosivas;
- facilidade de instalação.
Os sistemas de drenagem de plástico são bastante frágeis. Eles são especialmente suscetíveis a danos mecânicos em temperaturas abaixo de zero. Para reduzir o risco de falha da calha devido ao excesso de chuva, devem ser instalados protetores de neve no telhado.
Sistema típico de drenagem de telhado
Diferentes fabricantes oferecem um conjunto padrão de elementos do sistema de drenagem. Eles podem diferir em tamanho, material de fabricação e aparência. O sistema consiste em calhas horizontais instaladas sob a borda da cobertura e tubos de queda conectados às calhas por funis de drenagem.
A composição do sistema é configurada em função da configuração do sistema de drenagem.
Calha e elementos de conexão para ela
Calha semicircular — uma bandeja para coletar e remover a precipitação do telhado. A seção transversal da calha tem formato semicircular ou angular aberto. O design é selecionado para combinar com a arquitetura do edifício. O tamanho da bandeja deve corresponder à carga esperada. Este último, por sua vez, depende da área do telhado.
Gire a calha usado para mudar a linha de drenagem. O ângulo padrão é 90°, mas também existem produtos com parâmetro de 135°.
Ao instalar uma curva, siga as seguintes regras:
- as juntas de cantos e calhas devem ser vedadas com selos adesivos ou de borracha;
- a distância das extremidades da curva aos suportes não deve ser superior a 10-15 cm - nesses locais a resistência do sistema é menor.
Conector de calha - faixa semicircular com pinças e travas. O elemento é usado para unir calhas em uma única linha. Para vedar a junta, é necessária uma vedação de borracha.
Suportes de montagem. A escolha de um modelo específico depende da tecnologia instalações de calhas, localização dos elementos principais e fase de reparação/construção.
Possíveis opções para colchetes de gancho:
- Longo. Utilizado para fixar o sistema de drenagem à cobertura do telhado. Os elementos são fixados nas vigas, via de regra, antes mesmo da instalação do revestimento.
- Curto. Adequado para instalação de calhas em paredes de edifícios ou painéis frontais. Os ganchos podem ser instalados antes da colocação da cobertura do telhado ou após a instalação do telhado.
- Universal. Elementos pré-fabricados utilizados antes ou depois da colocação do material de cobertura. O comprimento dos ganchos universais pode ser ajustado.
Esboço instalado no final da calha. Para uma fixação confiável, são fornecidas travas e uma junta de borracha para aumentar o aperto da conexão. O design é geralmente universal - o plugue se adapta às bordas direita e esquerda da bandeja.
Elementos do pipeline de saída
Funil de drenagem Adequado para áreas onde não é possível instalar sistema de drenagem convencional. É aplicável para vales de telhados com formas arquitetônicas complexas. Um tubo de drenagem está conectado diretamente ao funil de drenagem.
Joelho - este é um elemento necessário para mudar a direção do riser de drenagem, ou seja, desvio de tubo próximo às saliências arquitetônicas do edifício.
Um cano de drenagem projetado para a instalação de um duto de resíduos vertical. O diâmetro do elemento é selecionado com base no fluxo de água, o comprimento típico é de 3 m.
Marca - ponta dobrada. É montado na parte inferior do cano de esgoto para drenar a água da fundação e base do edifício.
Porta-tubos - São braçadeiras para fixar tubos verticais à parede. Os suportes são feitos de plástico e metal. Os fixadores devem ser capazes de suportar a carga no tubo de drenagem e ser menos perceptíveis.
Algoritmo para cálculo do sistema de drenagem
Para o funcionamento eficiente da drenagem, não é tão importante o material a partir do qual o sistema é montado, mas sim a seleção dos parâmetros técnicos ideais de seus componentes. É importante determinar os diâmetros dos tubos e calhas, calcular o número de voltas, conexões e outros elementos adicionais.
Etapa 1 – coleta de dados para cálculos
O primeiro passo é medir os parâmetros do edifício. É melhor fazer medições manualmente, pois os dados da documentação técnica podem estar um pouco distorcidos.
No papel você precisa fazer um esboço mostrando todas as inclinações do telhado. No diagrama indique o comprimento da cornija de cada elemento onde será colocada a calha. O próximo passo é determinar a área das encostas, o cálculo é realizado utilizando as fórmulas apropriadas para formas geométricas.
Você pode ser guiado pela planta do telhado e selecionar a maior inclinação para cálculo.
Etapa #2 - determinação do diâmetro e número de tubos
De acordo com as normas, no cálculo da seção transversal de calhas e canos de esgoto é necessário levar em consideração o ângulo de inclinação da cobertura. No entanto, na prática, muitas vezes dependem apenas da área da encosta.
O número de calhas é determinado pelo desenho do telhado. Basta medir o comprimento das cornijas e planejar as juntas das bandejas.
É mais difícil calcular o número de curvas verticais.
As seguintes regras devem ser seguidas:
- para linha com comprimento igual ou inferior a 10 m - 1 dreno;
- se o comprimento da calha ultrapassar 12 m - 2 saídas;
- para telhados de formatos complexos, é necessário prever drenos adicionais para cada saliência;
- em uma linha com plugue - 1 tomada.
É aconselhável conectar duas seções curtas localizadas próximas em um riser usando um divisor.
Em grandes declives, a distância entre os tubos de drenagem não deve ser superior a 24 m.
Etapa #3 – cálculo de elementos adicionais do sistema
Após determinar a configuração de drenagem, comprimento e número de juntas de calha, determine o consumo de peças secundárias:
- Esboços. O número de extremidades abertas é calculado a partir do esboço. Para cada linha aberta você precisará de 2 plugues.
- Conectores. O número de acoplamentos depende da presença de juntas de calha. O cálculo é realizado para linhas individuais usando a fórmula: número de bandejas menos uma.
- Funis e camisetas. O número de elementos de transição é selecionado individualmente de acordo com o projeto do sistema de drenagem. Existe um funil para cada tubo vertical.
A quantidade de suportes para fixação de calhas depende do tipo de braçadeira e do comprimento dos varões da cortina.
Para calcular o número de colchetes curtos, use a fórmula:
N = (L-30)/60,
Onde:
- N – o valor desejado;
- eu – comprimento da calha em centímetros.
O cálculo é realizado separadamente para cada linha.
Etapa #3 – cálculo da saída vertical
Você precisará calcular: o comprimento do tubo, o número de conectores e porta-grampos. Além disso, é necessário decidir sobre a opção de organizar a remoção de umidade.
Cálculo do comprimento do tubo:
- Meça a distância da área cega até a borda do telhado.
- Do valor resultante, subtraia a altura da transição - as saídas dos funis que conectam a bandeja ao tubo. Esta seção pode conter: um cotovelo, uma seção de conexão da tubulação.
- Do comprimento estimado você precisa subtrair a altura da marca e a distância ao solo - cerca de 20-25 cm.
O número de conectores é igual ao número de juntas. Por exemplo, para um dreno de 6 m, são necessários 2 drenos de 3 m cada e 2 acoplamentos. Um elemento é a ligação ao funil, o segundo é a fixação dos tubos.
Para paredes rebocadas são adequados fixadores com 10 cm de comprimento.Para uma fachada isolada, o tamanho do parafuso é aumentado pela espessura do material isolante térmico.
Tecnologia de instalação de açude
O conjunto exato de ferramentas necessárias depende do material das calhas.
Em qualquer caso, você precisará de:
- perfurador;
- Chave de fenda;
- nível, prumo;
- fita métrica, lápis, cordão;
- alicate;
- escada;
- martelo, martelo.
Sequência de trabalho em instalação de sistema de drenagem pode ser dividido em três etapas principais.
Instalação correta de suportes
Ao instalar suportes, a ordem de trabalho é a seguinte:
- As marcas são feitas nos cantos das encostas, indicando a localização dos colchetes externos.
- O primeiro suporte é fixado na placa frontal.
- Um gancho extremo é instalado na parte traseira da base de suporte, mantendo a inclinação necessária - 3-5 mm por 1 m.
- Um cordão é puxado entre os colchetes e elementos intermediários são colocados ao longo da linha.
Após colocar os ganchos, a corda deve ser retirada.
Anexando o sistema de calha
É melhor iniciar a instalação a partir do local onde será conectado o dreno vertical. Você precisa fazer um furo na calha para o funil usando uma serra e aparar as bordas. Você pode instalar um adaptador entre elementos horizontais e verticais usando conectores.
Seguintes ações:
- Coloque um tampão na bandeja externa.
- Coloque as calhas uma a uma nos suportes, mantendo sobreposições de 5 a 10 cm entre os elementos.
Para garantir melhor vedação, devem ser colocados conectores emborrachados nas juntas.
Instalação de risers verticais
A instalação dos risers começa com a instalação dos grampos. Para fazer isso, uma linha vertical é traçada a partir do funil e marcada na parede.
É imprescindível prever braçadeiras próximas à junção dos canos de esgoto; a distância máxima até as fixações é de 10 cm.
Em seguida, elementos adicionais são montados, as curvas verticais e horizontais são conectadas entre si e a marca inferior é definida. Em regiões com fortes precipitações de inverno, é aconselhável equipar um sistema de drenagem circuito de aquecimento, as instruções para instalá-lo estão descritas em nosso artigo recomendado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Determinação dos parâmetros do telhado e cálculo de canos de esgoto:
Instruções passo a passo para instalar um sistema de drenagem no telhado de uma casa particular:
Em princípio, o procedimento de cálculo e a tecnologia de instalação do sistema de drenagem são bastante simples. É bem possível lidar com a tarefa sozinho. Artesãos experientes instalam a drenagem do telhado em um dia, para um artesão novato o trabalho levará mais tempo.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas. Conte-nos como você calculou o consumo de material do sistema de drenagem e instalou seus elementos. Compartilhe informações úteis e sutilezas tecnológicas.
Recomendo que ao instalar risers verticais, quando for necessário montar braçadeiras próximas às juntas dos tubos, não se arrisque e não recorra a uma distância máxima de 10 cm dos fixadores. Na minha opinião, o intervalo de distância ideal será a metade muito, 5 cm, o que permitirá uma fixação mais forte e confiável. Em geral, concordo com o que foi dito acima.O sistema de drenagem, construído em todo o perímetro da casa, protege significativamente a fachada e a fundação da casa.
Minha situação é a seguinte - tenho uma casa coberta com tapume. Será possível instalar sistema de drenagem nele? E é mesmo necessário neste caso? A fundação da casa é aparafusada.
Olá. Em geral, seria aconselhável pendurar os fechos antes do revestimento, é claro. Mas eles montam depois. Por exemplo, anexe suportes ao chanfro da placa frontal. Para evitar forte pressão no revestimento e deixar o alívio de tensão, pode-se fazer furos um pouco maiores para os fixadores das âncoras e usar uma luva para fixação.
Já vi (mas não usei na prática) até sistemas de drenagem especiais que são vendidos montados para revestimento pronto.
Não se esqueça de fazer também um sistema de drenagem pluvial para escoar a água da fundação.
Resolvi pendurar bandejas (pilhas) no telhado de ferro de uma casa antiga. Bem, não quero montá-los em suportes, como é feito em todos os lugares agora. Gostei da versão antiga, quando a bandeja é fixada na própria telha! É confiável e esteticamente agradável! Mas... não consigo encontrar instruções em lugar nenhum sobre como calcular o ângulo de inclinação. ESTE MÉTODO FOI ESQUECIDO OU NÃO JUSTIFICADO A LONGO PRAZO?!