Como fazer drenagem no telhado: recomendações gerais para organizar um sistema de drenagem com as próprias mãos

Até que os ralos do telhado sejam instalados, a construção da casa não pode ser considerada concluída.Eles protegem a fachada, a fundação e a área cega dos efeitos destrutivos da umidade. Para criar tal sistema, você pode comprar módulos prontos, solicitar a montagem ou construí-lo você mesmo. Em qualquer caso, será útil conhecer as regras gerais.

Você aprenderá tudo sobre as especificidades do sistema de drenagem em nosso artigo. Falaremos sobre como projetar e calcular um circuito de drenagem. Mostraremos como escolher o material para montagem e instalar uma estrutura para drenagem da água atmosférica.

Características de organização da drenagem do telhado

Instalar um ralo no telhado não é tão difícil. A maioria dos fabricantes oferece circuitos prontos com instruções detalhadas de instalação.

A principal tarefa é primeiro pensar de onde e para onde a água irá escoar, fazer a fiação corretamente e fazer medições. Ao elaborar um desenho, é necessário levar em consideração normas e recomendações de construção já testadas na prática.

Tipos de estruturas de drenagem

Primeiro você precisa escolher o tipo de sistema – interno ou externo, organizado ou desorganizado. O tipo de drenagem depende do número de andares do edifício e do material da cobertura.

É aconselhável equipar as casas com vertedouro interno de 6 níveis. São edifícios aquecidos com cobertura em rolo ou mástique. A drenagem interna também é adequada para telhados planos.

Tipos de sistemas de drenagem
Um sistema desorganizado se justifica em regiões com baixo índice pluviométrico, mas exige uma boa impermeabilização da fundação e taludes. A drenagem oculta é eficaz e esteticamente agradável, mas difícil de instalar e operar.

Se houver até 2 níveis, você poderá conviver com um sistema desorganizado. A opção mais aceitável e recomendada de acordo com SNiP para edifícios de até 5 níveis é um sistema de drenagem externo organizado. É mais fácil de instalar do que outros e não é difícil de manter.

Principais considerações de design

Antes de adquirir os elementos de drenagem, é feito um desenho do perímetro do telhado com todas as saliências, curvas e ângulos medidos. Isso ajuda a determinar os parâmetros do sistema e a fazer cálculos. Mas o projeto de drenagem deve ser baseado em justificativas.

Existem 3 fatores que são levados em consideração nos cálculos:

  1. Área e características de design da cobertura.
  2. Quantidade de precipitação.
  3. Temperatura mínima possível.

O diâmetro e a metragem dos tubos, o número de funis e suportes - tudo isso depende da área do telhado. Se não exceder 100 m2, calhas com diâmetro de 7 a 11,5 cm são adequadas, o diâmetro dos canos de esgoto é de 7,5 a 13 cm. Se a área do telhado for superior a 100 m2, são necessárias calhas com seção transversal de até 20 cm e calhas de até 16 cm.

Elementos de drenagem do telhado
Ao combinar elementos de drenagem em uma única estrutura, é necessário levar em consideração as recomendações de materiais de um fabricante específico.

Geralmente projeta e escolhendo o tipo de dreno não causa dificuldades. Os sistemas mais simples são criados para telhados de inclinação única e de duas águas. Tradicionalmente, duas calhas separadas são equipadas para telhados de duas águas e um contorno contínuo para telhados de quadril. Em edifícios com estrutura, tubos verticais são colocados ao longo de postes de suporte.

Requisitos para um projeto de drenagem:

  • o ângulo de inclinação para instalação de calhas suspensas deve ser superior a 15 graus;
  • as calhas são selecionadas com altura lateral de 12 cm;
  • os elementos estruturais são verificados quanto à conformidade com GOST 7623-75, onde são indicados seus parâmetros técnicos e características de marcação;
  • os pontos de drenagem são instalados a uma distância de até 24 m;
  • O diâmetro dos tubos é calculado pela fórmula - 1,5 cm por 1 m3;
  • O ângulo de inclinação das calhas é de 0,2-0,3 graus ou de 2 a 5 mm por metro linear.

Esses parâmetros podem variar dependendo das condições climáticas. As normas fornecem parâmetros para o sistema oriental, instalado em regiões com temperaturas médias (risco mínimo de congelamento) e precipitação (75 mm/h).

Na fase de projeto, é necessário considerar uma opção de sistema de coleta e escoamento das águas pluviais transportadas pela rede de drenagem. O ideal é descartá-lo em galeria de águas pluviais, mas pode haver outras opções: descarga em coletor com posterior lançamento em vala de drenagem, filtrar bem, campo de filtro, recipiente de coleta de água da chuva etc.

Princípio de cálculo de peças

O número de calhas é calculado com base no perímetro da cobertura e no comprimento de uma encosta. A seguir, determina-se o número de juntas das peças e descobre-se quantos elementos de conexão são necessários.

Cálculo de tubos para drenagem
Ao calcular o número de tubos e elementos curvos, é necessário partir da altura, do perímetro do edifício e da presença de saliências arquitetônicas

O número de fixadores depende do material selecionado para dispositivos de drenagem: para metal a distância entre os fixadores é de 40 cm, para plástico - 70 cm Os tampões são colocados em cada ruptura de tubo, os funis - em cada ralo.

É impossível calcular a quantidade exata de materiais com base apenas na área do telhado.Dois telhados idênticos em todo o perímetro podem ter parâmetros e custos de calhas diferentes.

As nuances de organizar um telhado de formato complexo

Aqui é necessário coletar água de cada encosta, janela saliente, e é aconselhável instalar vários ralos. Se você organizar o sistema de acordo com o princípio do mínimo, um fluxo forte entrará nas tubulações, que diminuirá a velocidade ao passar pelas calhas. Isso criará uma carga em toda a estrutura.

Às vezes, são necessários canais adicionais para coleta de água acima das varandas, ao longo do perímetro das torres e nas superestruturas arquitetônicas. É difícil evitar que esses locais congelem e penetrem umidade.

Saída de drenagem radial
Elementos arredondados são especialmente difíceis. Neste caso, um dreno radial é feito a partir de calhas soldadas, que podem ser pintadas para fins estéticos.

Para lucarnes e janelas de sótão, não são necessários drenos. Eles são feitos somente se as encostas forem grandes e multidirecionais.

Outro possível problema ao projetar a drenagem para um telhado complexo é um grande número de elementos. A cor ajuda: os detalhes são selecionados para combinar com o telhado ou contrastar com ele. O projeto também utiliza o formato do perfil quando ele é instalado como elemento arquitetônico.

Seleção de materiais para sistema de drenagem

Qualidade, aparência, preço são três parâmetros que orientam a seleção de materiais para drenagem. As condições climáticas também são importantes: em regiões com verões quentes e ensolarados, o metal é preferível; para áreas com altos níveis de umidade, o plástico é melhor.

Comparar produtos de plástico e metal Para organizar uma drenagem, um artigo dedicado à análise e avaliação de ambas as variedades ajudará.

Existem diversas opções no mercado:

  • Aço Cink. Solução barata e fácil de instalar.Mas o aço é suscetível à corrosão, por isso a durabilidade da estrutura é questionável.
  • Polímeros. Eles têm uma aparência atraente, você pode escolher uma cor que combine com o telhado e duram muito tempo. Mas são moderadamente frágeis e requerem uma instalação cuidadosa.
  • Cobre e alumínio. Esses materiais parecem sólidos e enfatizam as capacidades materiais do proprietário. A sua vida útil é ilimitada. A única coisa que impede você de comprar peças de cobre ou alumínio é o alto custo.

Independentemente do material, cada sistema é composto por tubos, funis pré-fabricados, cantos e calhas. Projeto do sistema de drenagem consiste em montá-los conforme diagrama pré-fabricado e fixação. As peças são conectadas por meio de adaptadores com juntas de vedação.

Selante de calhas
Os sistemas adesivos estão disponíveis comercialmente, mas são mais difíceis de montar do que os designs de encaixe. Para maior confiabilidade, este último pode ser “segurado” por dentro com selante de telhado

É importante que todos os componentes necessários do vertedouro sejam encontrados no mesmo ponto de venda e no mesmo fabricante. Faltar alguma coisa pode retardar o processo de instalação.

Ao selecionar peças de drenagem, não experimente tentativas de adaptar elementos artesanais às circunstâncias existentes. É melhor focar imediatamente em produtos de fabricantes confiáveis.

Vertedouro quadrado
Estarão disponíveis para venda elementos com seção retangular. Geralmente são 10-15% mais baratos que os redondos, mas são mais difíceis de instalar e requerem um design de fachada adequado. Eles são apropriados para contornar bordas ou cantos estranhos

Na hora de escolher um material, a confiabilidade do sistema de caibro também é importante, pois ele deve suportar o peso do vertedouro. Em caso de dúvida, opte pela construção leve em polímero.

Características de instalação de elementos

Tempo instalação de sistema de drenagem depende da fase dos trabalhos de construção/instalação. Durante a construção do edifício, ele é instalado antes da aplicação do revestimento. Durante o período de reparo, caso não tenha sido planejada a troca do telhado, a instalação é feita a qualquer momento, mas os suportes da calha, neste caso, são fixados no painel frontal e não nas vigas.

Até recentemente, existiam apenas fixadores sob o telhado. Hoje você encontra diversos tipos de ganchos e suportes que permitem coletar a drenagem antes e depois da instalação do telhado.

O algoritmo geral de instalação é assim:

  1. A localização dos tubos verticais é determinada levando em consideração a colocação das portas e janelas. Normalmente estes são os cantos do edifício ou o centro da fachada (se o comprimento de uma parede for superior a 18-20 m).
  2. Os funis são instalados no ponto mais baixo da calha.
  3. Os suportes estão instalados. Os suportes principais são colocados a 10-15 cm dos funis, os restantes - à mesma distância de 40-60 cm um do outro.
  4. A calha é colocada nos colchetes levando em consideração a dilatação do material selecionado.
  5. Os conectores de calha são montados entre os suportes mantendo uma distância de 10-15 cm.
  6. A calha está conectada aos funis. Se a calha for composta por várias partes, é mais conveniente montá-las primeiro e depois fixá-las ao longo de uma linha convencional que dá continuidade ao telhado. A distância é de cerca de 1 cm da borda do telhado.
  7. Cantos e tampas estão instalados. Se o ângulo do telhado não for reto, as peças ajustáveis ​​​​são selecionadas e cortadas ao longo das linhas de giro. É assim que as janelas salientes são tratadas.
  8. Os tubos são instalados a 3-8 cm da parede do edifício. Grampos de plástico ou metal são fixados para fixar o ralo à fachada.

Distância da saída final até área cega - de 15 cm, ao solo - de 25 cm.Se instalado mais baixo, existe o risco de formação de gelo no interior dos tubos, o que pode causar ruptura.

Deve haver uma distância de pelo menos 3 cm da parede aos tubos para que a superfície não fique úmida. Para contornar elementos arquitetônicos ou alterar a direção da drenagem, um cotovelo de 135 graus é aceitável.

Suportes de drenagem ajustáveis
Há relativamente pouco tempo, surgiram à venda suportes ajustáveis. Com a ajuda deles, você pode ajustar o raio de curvatura apertando os parafusos

A instalação da drenagem plástica é realizada em temperaturas de +5 graus e superiores. Construção de um sistema metálico pode ser realizado a qualquer momento que seja seguro para os telhados, independentemente dos indicadores de temperatura. Assim que a instalação for concluída, o sistema estará pronto para uso.

Manutenção de estruturas acabadas

Os materiais modernos não requerem pintura regular ou tratamento com compostos especiais. Para que o sistema de drenagem desempenhe bem as suas funções, deve ser limpo regularmente de sujidade e detritos. Isso geralmente é feito uma vez por ano no outono.

Malha de proteção de calha
A malha instalada nas calhas simplifica muito a tarefa de manutenção do sistema. Mas retém apenas folhas e detritos grandes, enquanto poeira e sujeira ainda vão para o ralo

Um método de limpeza comum é usar mangueira, quando toda a sujeira é simplesmente removida com água sob pressão. Também estão à venda dispositivos robóticos para cuidar de ameixas. Estão equipados com um sistema inteligente que calcula de forma independente quando e quantas vezes é necessário “passar” pelas calhas para retirar todos os detritos.

Se você não monitorar a condição do dreno, os detritos podem bloquear o fluxo, o líquido começará a se acumular nas áreas problemáticas e fluir pelas bordas das calhas.Carga adicional nos tubos levará à quebra de elementos e ao colapso da estrutura.

Para evitar a formação de gelo em calhas e tubulações verticais, recomenda-se a instalação aquecimento de calhas. Nosso artigo recomendado apresentará as nuances de suas regras de seleção e instalação.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Componentes e características de instalação de drenagem plástica.

O que acontece com o ralo se a sujeira não for limpa a tempo.

Para proteger uma casa da umidade de maneira confiável, apenas um ralo não é suficiente. Você precisa cuidar do sistema de drenagem, que inclui calhas pluviais, grades, caixas de areia e tanques de coleta de líquidos.

Gostaria de falar sobre como construiu um sistema de drenagem com as próprias mãos? Você tem informações interessantes sobre o tema do artigo que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos, tire dúvidas sobre pontos polêmicos ou pouco claros.

Comentários dos visitantes
  1. rianulla

    Um ponto muito importante não foi mencionado. O sistema de drenagem deve ser complementado por esgoto pluvial. A água do telhado deve ser totalmente coletada pelas entradas de águas pluviais e drenada pelos canais de drenagem de águas pluviais. Caso contrário, formar-se-á gelo no inverno e os ladrilhos (ou qualquer outro revestimento) desmoronarão muito mais rapidamente devido ao contato constante com a água. Por exemplo, veja como os sistemas de drenagem são feitos nos países escandinavos: o cotovelo de drenagem geralmente tem formato reto.

  2. Vitor, Samara

    Eu também acrescentaria um tabu sobre o uso de peças usadas, mesmo que pareçam boas.Vi algumas vezes como proprietários famintos por dinheiro ajustavam o ralo de outra pessoa para caber em suas paredes. Eu nem sabia sobre esse fenômeno até que eu mesmo o vi. Esse dreno vazará em um local de difícil acesso, e você só descobrirá isso quando as paredes e a fundação começarem a apodrecer.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica