Drenagem pluvial faça você mesmo: tudo sobre a instalação de um ralo pluvial para uma casa de veraneio e uma casa particular
Às vezes, para um residente de verão, a tão esperada chuva no auge da estação torna-se um verdadeiro desastre natural.Como resultado de uma chuva prolongada de verão, bem como durante uma enchente de primavera, um verdadeiro lago pode se formar no local.
Para evitar a estagnação da água, é necessário um sistema de coleta e escoamento do território. Se você construir um bueiro com suas próprias mãos, os custos de sua construção serão mínimos.
O artigo apresentado para revisão descreve detalhadamente o princípio de construção de um sistema de drenagem atmosférica de águas e descreve os componentes da estrutura. Diremos a você a melhor forma de construí-lo e como mantê-lo. Tendo em conta os nossos conselhos, organizar uma drenagem pluvial não causará a menor dificuldade.
O conteúdo do artigo:
Opções de drenagem pluvial
A drenagem pluvial é um projeto específico. A água descarregada através deste sistema contém detritos pequenos e grandes. Portanto, deve haver limpeza primária no ralo pluvial.
O sistema pode diferir no volume de água que é capaz de aceitar, no design e na duração da operação efetiva.
Com base no projeto do sistema, podem ser distinguidos 3 tipos de bueiros:
- Abrir. Possui o design mais simples, é fácil de implementar e barato.
- Fechado. Esta opção é mais complexa. Aqui você terá que lidar com tubulações subterrâneas e entradas de águas pluviais. O sistema precisa ser planejado com antecedência e a instalação é melhor realizada por um especialista.
- Misturado. São escolhidos quando não há financiamento suficiente para implementar a opção 2 e também se for necessário cobrir uma grande área. É algo entre os dois primeiros.
A drenagem pluvial do primeiro tipo é feita na forma de bandejas de drenagem embutidas no revestimento. Através deles, a água flui para um local especialmente designado ou simplesmente é drenada para o jardim. O segundo tipo de sistema está localizado abaixo do ponto zero, o que requer importantes trabalhos de escavação e correspondentes investimentos financeiros.
Esse dreno pluvial é instalado principalmente durante o desenvolvimento de um local, por ser uma opção de congelamento mais fácil de implementar. O sistema não está enterrado muito profundamente - até um metro no máximo, mas tanto no inverno quanto no início da primavera não está envolvido em obras.
Para evitar o congelamento do sistema de esgoto, os tubos são enterrados abaixo do ponto de congelamento. No terceiro tipo de drenagem pluvial, os elementos de esgoto ficam parcialmente localizados tanto na parte superior quanto no solo.
O projeto do dreno de chuva é sempre individual. É improvável que existam áreas com condições absolutamente semelhantes. Eles sempre diferirão, se não no relevo, pelo menos no layout, nas propriedades do solo e no número de dependências.
Elementos básicos do esgoto clássico
A drenagem pluvial pode ser pontual ou linear. A primeira opção envolve coletar água de superfícies que não absorvem umidade, como telhados e superfícies duras. As águas residuais então fluem para tanques receptores e depois entram no sistema de drenagem.
Com o método linear de drenagem, a água é drenada para bandejas localizadas próximas a caminhos e plataformas. Uma versão simplificada de um dreno pluvial consiste nos seguintes elementos:
- uma tubulação central colocada sob uma camada de terra e revestimento de acabamento e transportando a água coletada até o ponto extremo do esquema;
- bandejas - parte principal do sistema que transporta o excesso de água para os coletores de areia, deles depende em grande parte a eficiência da drenagem;
- uma entrada de tempestade localizada sob uma tubulação ou ponto baixo do pátio para coletar líquido;
- filtros e distribuidores - componentes invisíveis, mas extremamente importantes.
Todos os elementos incluídos no sistema são igualmente importantes. Se algum deles falhar, a eficiência de toda a estrutura diminui.
Tipos de entradas de águas pluviais para esgoto
A finalidade de uma entrada de água da chuva é coletar a umidade proveniente de tubulações e coberturas de jardins. Este elemento é o primeiro a absorver todo o volume de água proveniente dos canos de esgoto.Na escolha de uma entrada de água pluvial, nos orientamos por dados como volume médio de precipitação, sua intensidade, topografia e área ocupada pela drenagem pluvial.
Você pode comprar uma entrada de tempestade em ferro fundido ou plástico. Os primeiros são preferíveis no caso de cargas pesadas, enquanto os últimos são atrativos pelo custo moderado, baixo peso e simplificação da instalação. Uma opção mais barata é fazer você mesmo um poço de água da chuva para drenagem pluvial em sua dacha com tijolos.
As paredes da cava são forradas com tijolo, deixando um buraco para o cano, e depois rebocadas por dentro. Melhor ainda, deixe um espaço entre a parede de solo e a cobertura e preencha com concreto. O fundo da entrada de águas pluviais deverá ser concretado.
Este importante elemento também é feito de anéis de concreto. Então o anel inferior pode ser adquirido com fundo acabado e não será necessário preencher a laje. Às vezes, as entradas de chuva de fábrica são vendidas completas com cesta, sifão e grade decorativa.
Mais utilizadas na construção privada, as entradas de águas pluviais em plástico ou materiais compósitos são produzidas em forma de cubo, com 30-40 cm de cada lado, existindo adaptadores para inserção de tubos por baixo e em todos os lados do produto.
Para não entupir as tubulações com detritos que caem pelas células da grade, as entradas de água da chuva são equipadas com cestos. Depois de cheios, são retirados e limpos e depois devolvidos ao seu lugar.
O projeto da entrada de águas pluviais da fábrica inclui divisórias que dividem seu espaço interno em compartimentos e criam uma vedação hídrica. Como resultado, o odor desagradável da matéria orgânica em decomposição não penetra no exterior.
A eficiência de um dreno pluvial pontual depende não apenas do seu volume, mas também do local de instalação. Ele deve estar localizado sob um ralo ou em um local onde a umidade se acumule constantemente. Se for instalado sob um tubo, os jatos devem atingir com precisão o centro da grelha, caso contrário, parte da água cairá na fundação ou na superfície do quintal na forma de respingos.
Por que são necessárias armadilhas de areia?
Em qualquer caso, a água da chuva e do degelo contém uma certa porcentagem de partículas insolúveis.Se os coletores de areia não forem incluídos no esquema, a sujeira se depositará no esgoto e ele deixará de funcionar plenamente. Lavar o sistema é caro.
Uma armadilha de areia é uma câmara instalada atrás de receptores pontuais em locais onde a água é descarregada em tubulações subterrâneas. Ele é projetado de forma que o fluxo de água que entra nele reduza sua velocidade.
Como resultado, sob a influência da gravidade, as partículas suspensas afundam e o líquido liberado delas sai por um orifício especial. O formato do coletor de areia é uma armadilha com muitas câmaras localizadas horizontalmente ou uma câmara em desenho vertical.
O que são canais de drenagem?
Se área cega ao redor da casa já foi concluído, mas o sistema de drenagem não foi cuidado, como saída para a situação pode-se utilizar calhas de drenagem, também chamadas de entradas lineares de águas pluviais.Os canais de concreto ou plástico são colocados fora da área cega paralelamente aos caminhos e saliências do telhado com ligeira inclinação.
Canais de drenagem linear recebem água das calhas do telhado e de todo o pátio coberto com asfalto ou lajes. Esse esgoto pode cobrir muito mais objetos do que um ponto. Ao comprar bandejas prontas, você precisa prestar atenção a parâmetros importantes como classe de carga permitida e limite de resistência mecânica.
Os produtos mais fracos são marcados como A15. Isso significa que seu uso é permitido com carga máxima de até 1,5 toneladas, sendo instalados em todo o perímetro da casa, em áreas de pedestres e bicicletas. As bandejas da classe B125 suportam cargas de até 12,5 toneladas sem comprometer sua integridade, não se danificam com o peso de um carro de passeio, por isso são adequadas para área de garagem.
Para construção privada, você não deve comprar calhas de concreto maciças; bandejas de plástico são bastante adequadas aqui. Possuem classes de resistência A, B, C. O material para sua fabricação é polietileno ou polipropileno.
Um parâmetro importante na seleção das bandejas é a seção hidráulica, indicada pela abreviatura DN. Deve corresponder ao diâmetro dos tubos fornecidos a estes elementos. Para calhas plásticas, o valor DN varia de 70 a 300.
O comprimento de uma bandeja padrão é de 1 m.Os produtos são equipados com sistema de travamento, com sua ajuda você pode alinhar as calhas em uma linha, conectá-las a tubos ou fazer ramais. Uma escolha racional para casa de verão, casa particular - modelos de DN100 a DN200.
Como escolher tubos?
Para esgoto pluvial, conforme SNiP, podem ser utilizados tubos de metal, amianto ou plástico. Na maioria das vezes, para uma casa particular e chalé, a escolha é tubos de plástico. São leves, decorativos, não corroem, sua instalação é simples, mas a resistência mecânica do material é baixa em relação ao metal.
Escolhido o material, é necessário decidir o diâmetro dos tubos.
O valor inicial é o maior volume de chuva drenada e água de degelo. Este parâmetro é determinado pela fórmula:
Q=q20×F×Ψ
Aqui: Q é o volume necessário, q20 é o coeficiente que caracteriza a intensidade da precipitação em 20 segundos. (l por segundo por 1 ha). F é a área da fazenda em hectares, se o telhado for inclinado a área é calculada no plano horizontal. Ψ é o coeficiente de absorção.
Com base no valor calculado e utilizando as tabelas de Lukin, é encontrado não apenas o diâmetro, mas também a inclinação do sistema.
Com a seleção correta dos diâmetros dos tubos, os esgotos pluviais darão conta da tarefa mesmo nos momentos de chuvas mais fortes. Se fluxos de várias calhas entrarem na tubulação, todos serão somados. Os profissionais para tubos com seção transversal de 110 mm e calhas do mesmo diâmetro costumam utilizar uma inclinação de 20 mm/linear. M.
Se o tubo estiver conectado a uma entrada de tempestade, o valor da inclinação é ligeiramente aumentado para evitar a estagnação do líquido e, ao entrar na caixa de areia, a inclinação é reduzida. Isso retarda o fluxo da água e as partículas suspensas depositam-se no fundo em maiores quantidades.
A água de uma rede de esgoto deste tipo escoa por gravidade, o que ocorre devido à formação inclinação do tubo de drenagem. Aqui não há bombas de pressão, então você não precisa procurar uma equipe de profissionais para instalar um bueiro em sua dacha ou quintal.
O proprietário pode fazer todo o trabalho sozinho.Está escrito detalhadamente sobre os cálculos para organização da drenagem pluvial no artigo, cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize.
Onde você precisa de um poço e um coletor?
Como em qualquer sistema composto por tubulações subterrâneas, deve haver um poço no esgoto pluvial.
A sua instalação é aconselhável nas seguintes circunstâncias:
- se 2 ou mais fluxos convergirem;
- quando for necessário alterar radicalmente a altura, direção da tubulação ou sua inclinação;
- se houver necessidade de mudar para um diâmetro de tubo maior.
Poços também são fornecidos em intervalos estabelecidos de seções retas do sistema. Se o diâmetro do poço não ultrapassar 150 mm, então o próximo fica a uma distância de 30 a 35 m. Com diâmetro de 200 mm - de 45 a 50 m, e se o diâmetro for de 0,5 m, o intervalo é aumentado para 70-75 m.
O diâmetro de um poço em uma casa particular não ultrapassa 1 m, quanto mais profundo o poço, maior deve ser seu diâmetro.
Alguns proprietários fazem poços à moda antiga com anéis de tijolo ou concreto armado. Outros preferem materiais mais avançados – plástico e fibra de vidro. De acordo com seu projeto, os poços são dobráveis ou sólidos.
Têm o formato de um cilindro com fundo totalmente vedado e furo na parte superior. Existem bicos para conectar tubos. Várias entradas de águas pluviais montadas também são usadas como poços.
Para redirecionar a água coletada para estações de tratamento subterrâneas ou para esgoto, um coletor é incluído no sistema. Às vezes, seu papel desempenha um grande papel poço de plástico. É convertido em tanque de armazenamento selando hermeticamente os tubos de saída. Para utilizar água, é utilizada uma bomba submersível.
Tubos de grande seção transversal também são usados para o coletor - concreto armado ou plástico com todas as tubulações conectadas a eles. No mercado de construção você também pode adquirir contêineres prontos para uso subterrâneo. Existem tanques multicâmaras onde a água da chuva e do degelo são tratadas de acordo com o mesmo princípio das fossas sépticas.
Como instalar um bueiro?
O dreno pluvial é instalado com a mesma tecnologia de um sistema de esgoto convencional. Em qualquer caso, a instalação de um sistema de esgoto pluvial é precedida de cálculo e seleção dos materiais necessários. Antes de a água da chuva entrar nas tubulações, ela se acumula no telhado da casa, por isso é lógico que a construção de um sistema de drenagem comece no topo do edifício.
Para instalações de calhas Os pontos superior e inferior estão marcados no telhado, entre os quais é puxada uma linha de pesca. As calhas serão instaladas ao longo deste percurso tendo em conta a inclinação. A direção de sua instalação depende da localização dos tubos de drenagem.
Para a fixação de calhas e tubulações são instalados suportes, fixando-os com parafusos auto-roscantes. Para garantir que a água entre no ralo, são necessários funis nos pontos mais baixos. Na montagem de bandejas e tubos, é aplicado selante nas juntas. Às vezes há vedações de fábrica nas bordas das peças, então quando elas são unidas obtém-se uma conexão firme.
A água coletada do telhado por meio de calhas é conduzida através de canos verticais até o esgoto pluvial. O ciclo de obras de instalação de drenagem pluvial linear, independentemente da sua complexidade técnica, inclui uma série de etapas tradicionais, a saber:
Drenagem pontual de chuva e água derretida
O primeiro passo é marcar o duto, composto por canais, receptores e poços. Os pinos são inseridos nos locais de todos os elementos. Para ver a imagem completa, uma corda é colocada entre os pinos. A segunda etapa é cavar uma vala e pequenas depressões para entradas de águas pluviais. Uma almofada de areia é colocada na parte inferior.
Se houver risco de crescimento de raízes nos locais onde o gasoduto é colocado, o fundo é coberto com geotêxteis. O processo de instalação começa com a instalação de poços e coletores.
Em seguida estão os elementos menores - entradas de água da chuva, caixas de areia, bandejas. Tudo isso combinado com tubos de diâmetro calculado sob uma inclinação selecionada na tabela ou recomendada pelo SNiP. Ao colocar a tubulação, a flacidez é inaceitável.
A estrutura montada é testada. Água é derramada em cada seção para verificar a estanqueidade das juntas. A quantidade de água que entra e sai deve ser aproximadamente a mesma.Pode ser detectado um defeito como flacidez, que será indicado por uma diferença significativa nos volumes de água na entrada e na saída.
Se os testes não revelarem problemas, o sistema é coberto com uma camada de areia-cimento e solo. Às vezes, algumas partes da drenagem pluvial são combinadas com o sistema de drenagem. Neste caso, as tubulações da primeira devem ficar em cima da segunda tubulação, mas podem se aproximar do mesmo coletor.
A combinação de esgoto pluvial e esgoto doméstico comum não deve ser permitida. Isso pode levar à sobrecarga do segundo com todas as consequências negativas.
Vejamos o exemplo da construção de um esgoto pluvial com dispositivos pontuais de captação de água. Foi construído a partir de canos de esgoto comuns. O motivo foi a estagnação da água na superfície, formada pela prática ausência de infiltração no solo, associada à estrutura argilosa do solo.
Assumiremos que colocamos as linhas principais corretamente com inclinação, conectando ramos a elas, mantendo a estanqueidade das conexões. Neste caso, a estanqueidade é necessária não para proteger o solo circundante da água da chuva, mas para evitar a entrada de areia no sistema.
Vamos continuar o trabalho, agora precisamos conectar o ralo pluvial à tubulação que leva ao poço de absorção:
Prevenção de mau funcionamento do esgoto pluvial
Depois de instalar você mesmo o sistema de drenagem pluvial de uma casa particular ou chalé, não se esqueça que ele precisa de cuidados constantes. As medidas preventivas incluem limpeza de bandejas e apontar entradas de águas pluviais a partir de detritos depositados nelas.
Se você negligenciar este procedimento, o sistema definitivamente falhará. A opção ideal é utilizar o sistema o ano todo.
Na estação fria ocorrem degelos, durante os quais a água do sistema de drenagem. Em seguida, ele se move para o bueiro,
onde congela e se transforma em gelo.
Para evitar a formação de tampões de gelo no bueiro, cabo de aquecimento autorregulável Eles são conduzidos para entradas de águas pluviais localizadas sob os risers de drenagem.Dessa forma, os congestionamentos de gelo não se formarão no sistema aquecido e, caso se formem, você poderá eliminá-los rapidamente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você aprenderá sobre o propósito, design e consequências de uma falha no dreno pluvial no vídeo:
O processo de instalação de drenagem pluvial não parecerá tão complicado depois de visualizar este material:
Apesar de a drenagem pluvial ser um sistema de engenharia complexo, mesmo uma pessoa que não tenha um conhecimento profundo de construção pode criá-lo. Vale a pena seguir à risca todos os conselhos e o sistema de drenagem pluvial ao redor de uma casa particular funcionará perfeitamente.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos sobre sua própria experiência na organização de um sistema de esgoto pluvial. Tire dúvidas, compartilhe suas impressões de leitura e informações úteis aos visitantes do site, deixe fotos sobre o tema.
Tenho uma casa de campo junto ao rio, numa encosta. E durante uma tempestade, uma avalanche de água lamacenta flutua da montanha até o nosso local, já é assustador. Eu tentei o meu melhor para organizar uma tempestade. É claro que instalei entradas de água da chuva nos tanques disponíveis.
É bom que o solo subjacente não seja argiloso e, na chuva normal, tudo seja absorvido normalmente. Mas numa chuva forte e prolongada é apenas um desastre natural, então há água no quintal durante três dias.
Não nos importamos muito com isso, apenas o levamos para ver as flores do lado de fora do terraço. Em geral nosso clima é um pouco árido, no verão o calor é insuportável, mas acontece que chove vários dias, e bastante forte, então as flores e as nuvens são até levemente levadas pelo fluxo da água.Já limpamos algumas vezes, entram folhas e outras coisas, no inverno tiramos a neve, porque a neve rola do telhado e coloca seu peso na entrada de água.
Boa tarde Diga-nos, faremos tudo de acordo com o seu artigo! Minha única dúvida é: é possível fazer um poço de tijolo para esse sistema de águas pluviais, semelhante a um poço de esgoto? Não preciso dessa água e não tenho onde retirá-la do local. De acordo com isso, se cavarmos um buraco e forrá-lo com tijolos (como nos esgotos com buracos) e preencher a laje e chocar por cima. Acontece que a água fluirá pelo solo. Então é possível?
Deixe-me acrescentar como é feita uma fossa: esse buraco pode ser feito para um sistema de drenagem pluvial?