Como fazer uma área cega ao redor da casa com as próprias mãos: regras e métodos para organizar um sistema de vazante
Mesmo a fundação mais forte de uma casa sem proteção confiável perderá sua resistência sob a influência de fatores ambientais.Portanto, a faixa impermeável ao seu redor é um elemento importante da estrutura, e o exterior sem área cega parece inacabado.
Seu design possui sutilezas e nuances técnicas próprias. Você aprenderá sobre eles em nosso artigo. Também falaremos sobre as melhores opções para organizar o sistema. E tendo conhecimentos teóricos de como fazer uma zona cega à volta da casa, e seguindo passo a passo, pode fazer este trabalho com as próprias mãos.
O conteúdo do artigo:
Por que você precisa de uma área cega?
A área cega desempenha muitas funções. O principal é proteger a fundação da casa e o solo ao seu redor da umidade. Consequentemente, o solo não congela, não incha e a geometria da fundação não é perturbada.
Não é apropriado instalar uma área cega apenas se houver uma fundação aparafusada.
Em todos os outros casos, é necessário, pois a entrada de água nesta área cria sérios problemas:
- Empurrão vertical. A presença de água na base da fundação e embaixo dela faz com que o solo fique molhado. Se a fundação for colocada rasa, o solo congelará e as forças elevadas comprimirão a estrutura. Se estiverem distribuídos de forma desigual, aparecerão rachaduras.
- Elevação tangencial. Quando ocorre levantamento no solo, que fica em contato com as paredes laterais da fundação assentada. A carga é bastante grande - pode chegar a 6 toneladas por 1 m² de estrutura de parede.Ter uma área cega bem executada minimiza a probabilidade de surgirem problemas.
- Penetração de água nas salas do subsolo. Isso ocorre não apenas com impermeabilização deficiente. Em condições onde a umidade está fora do normal, mesmo com proteção de alta qualidade, podem aparecer vazamentos.
A área cega pode ficar longe de ser o último elemento do projeto paisagístico. Se combinar bem com a decoração da base e das paredes, a casa enquadra-se organicamente na paisagem.
Uma fundação sem estrutura protetora pode ser destruída não apenas pela umidade, mas também pelas raízes das árvores. Ainda não foi inventada uma maneira melhor de proteger a fundação de todos os tipos de fatores adversos do que instalar uma área cega.
Variedades existentes do sistema
Para escolher a melhor opção de área cega, você precisa saber quais tipos existem. O design de qualquer área cega inclui 2 camadas de base - uma camada subjacente e uma camada de cobertura.
A primeira é uma base densa de areia, cascalho fino e brita sob a camada superior. A segunda é uma barreira à penetração de umidade no solo sob a área cega e a fundação.
Uma área cega de qualquer tipo desempenhará suas funções. A diferença está apenas na duração do pleno funcionamento.
Opção nº 1 – sistema de gotejamento de argila
Esta é a maneira mais simples e barata de proteger a parte inferior da casa da umidade. Mas também bastante caprichoso - os fóruns especializados estão cheios de críticas de que “o vizinho fez uma zona cega de barro e cobriu com ladrilhos, mas depois de um ano ficou tudo distorcido”.
A própria argila, com certo grau de pureza, é um bom impermeabilizante natural. Quando instalado corretamente, protegerá completamente a casa das águas subterrâneas e da precipitação atmosférica. Mas é preciso levar em conta que em temperaturas abaixo de zero ele se expande.
Quando outros revestimentos congelam, sem propriedades semelhantes, eles racham. Para fazer essa área cega, você não precisa ser um especialista. Aqui é importante fazer a “torta” certa, e não apenas encher toda a vala com argila, encomendando 10 carros desse material.
A tecnologia de arranjo é a seguinte:
- Eles cavam uma vala de até 0,3 m de profundidade e a largura ideal é de 0,8 m.
- Faça uma “almofada” que suba 10 cm acima do fundo com areia e cascalho. Eles compactam.
- A impermeabilização é colocada entre a fundação e a zona cega de argila.
- A argila é aplicada em uma camada de cerca de 15 cm com inclinação da fundação de mais de 5⁰ para escoamento da água.
Para evitar a lixiviação de partículas da camada de argila, seu topo é decorado com seixos, brita grossa ou pedra. É preferível usar argila de pedreira, pois possui pureza suficiente. Um design tão simples parece especialmente harmonioso em combinação com as paredes de madeira da casa.
Se a fita de argila for exposta à água direta por um longo período, o material ainda ficará um pouco desbotado. É aqui que reside a sua principal desvantagem.
Opção nº 2 - instalação de área cega de concreto
Para proteger a fundação, na maioria das vezes é escolhida uma área cega de concreto.
Esta solução tem uma série de vantagens inegáveis:
- alta resistência mecânica;
- resistência aos efeitos nocivos da água;
- longa vida útil;
- tecnologia de instalação simples;
- amplas possibilidades de acabamento.
As desvantagens deste material não são menos significativas que as vantagens. Isso inclui fragilidade. Forças de elevação que não são uniformes em magnitude são muito perigosas para uma estrutura. Por causa disso, aparecem rachaduras. O reforço resolve o problema, mas esse projeto é muito mais caro.
Periodicamente, a área cega de concreto precisa ser reparada. Se for necessária a desmontagem, o trabalho será muito trabalhoso.
Para que um construtor não profissional construa uma área cega com as próprias mãos, é melhor usar as instruções passo a passo fornecidas abaixo:
- Trincheira perimetral. A etapa inicial da construção de uma área cega de concreto é cercar o edifício com uma vala em todo o perímetro. Seu fundo deverá ficar 35 cm abaixo da superfície do revestimento final, por sua vez o piso final deverá ser elevado acima do solo adjacente em média 7 cm.
- Sulco. Para drenar efetivamente a água, a borda da estrutura é formada por uma ranhura (“dente”) de aproximadamente 0,2 x 0,2 m, cujo declive é feito no sentido da drenagem natural.
- Castelo de barro. No fundo da vala fazem um castelo de barro com cerca de 110 mm de altura, usando argila gordurosa.
- Camada de entulho. É colocada uma camada de brita - 55 mm, seguida de uma camada de areia - cerca de 10 cm.A diferença entre a altura da camada subjacente acabada e o futuro nível do revestimento é de 4,5 - 6 cm.
- Geotêxteis. Para evitar a mistura dos materiais da camada subjacente, eles são separados com geotêxteis. Uma esteira de drenagem geocomposta é colocada entre o solo compactado e o substrato.
- Reforço. Para evitar fissuras na área cega acabada, o reforço é realizado com haste metálica ou malha de aço. O diâmetro das hastes é de 0,8 cm, a célula vai de até 20 cm inclusive.
- Fôrma + concreto. A fôrma é instalada sob a lateral da vala, ajustando sua altura de acordo com o nível final da estrutura. Depois é colocada a mistura de concreto.
Na presença de solos muito agitados, é melhor isolar a área cega.
Lajes são usadas como isolamento espuma de poliestireno extrudado. Coloque o isolamento sobre uma camada centimétrica de areia e, em seguida, adicione mais areia até uma altura de cerca de 5,5 cm.
Para a instalação da fôrma são derrubadas duas placas de 2 x 10 cm e os jumpers de conexão são instalados após 0,5 - 0,6 m. Em intervalos de 1,5 m, estacas são cravadas ao longo do perímetro da vala. A cofragem é aparafusada a eles. Sua borda superior deve ficar na altura do acabamento. Do lado de fora, as tábuas são sustentadas com terra para fortalecê-las.
Eles devem ser removidos assim que a solução endurecer um pouco. Posteriormente, essas ranhuras deverão ser preenchidas com material de amortecimento. Mais detalhes sobre esse processo abaixo. Se você não planeja removê-lo, será necessário tratar as placas composição anti-séptica e embrulhe-o em feltro.
Uma nuance importante é que a área cega não pode ser rigidamente conectada à base da casa. Portanto, após a finalização do arranjo, são feitas juntas de dilatação para minimizar a deformação da tela.São fabricados com uma distância de 1,5 a 2 m, sendo utilizados para sua construção espuma de poliestireno extrudado, mástique betuminoso ou fita amortecedora.
A ligação com a fundação também pode ser feita através das hastes que reforçam a zona cega. Isso evitará que a lacuna fique maior. Qualquer material de embreagem deve ser mascarado. Para tanto, são utilizados meios-fios, elementos de acabamento e taludes.
Assim, com a ajuda de uma junta de dilatação, são suavizadas as consequências do encolhimento irregular de estruturas como a cave de uma casa e uma zona cega monolítica. Se esta nuance não for levada em consideração, as estruturas podem entrar em colapso prematuramente.
A próxima nuance é que o concreto fresco deve ser protegido das influências atmosféricas, para que a área cega seja coberta com placas de aglomerado ou compensado.
Para lhe conferir uma resistência especial, a camada superior do concreto é revestida com primers ou esmaltes, vidro líquido, leita de cimento e, às vezes, pedra natural ou ladrilhos. Um método particularmente popular é passar a ferro. Sua essência está na utilização de cimento seco ou leite à base dele.
Opção nº 3 - área cega feita de lajes de pavimentação
Enquanto a área cega de concreto é uma estrutura rígida, a faixa de laje de pavimentação é um sistema semirrígido.
Estruturalmente, a área cega é semelhante a um bolo multicamadas e consiste nos seguintes elementos:
- preparação;
- argila - 30 cm;
- brita - 18 cm;
- geotêxteis;
- mistura cimento-areia - 6 cm;
- telha de calçada.
Esse sistema semirrígido tem muitas vantagens: facilidade de manutenção, investimentos financeiros relativamente pequenos e, se a tecnologia for seguida, a vida útil é bastante longa.
Para solos elevados, esta opção é inaceitável, pois muitas vezes violam a integridade do revestimento.
Os ladrilhos são produzidos lisos e ranhurados em uma ampla gama de cores - do laranja ao preto. Em qualquer época do ano, um dos elementos defeituosos pode ser substituído.
Opção nº 4 – recursos de design suave
As áreas cegas rígidas e semirrígidas muitas vezes se fundem com os caminhos e são uma continuação do acabamento da base. O design suave é diferente. Continua, adjacente ao edifício, um jardim frontal ou canteiro de flores.
Para realizar trabalhos no dispositivo, você precisa adquirir os seguintes materiais:
- impermeabilização em forma de feltro, membrana de PVC, polietileno;
- camada filtrante tipo geotêxtil;
- brita de fração média;
- tubo de drenagem.
Os geotêxteis não apenas separam frações, mas também distribuem forças de carga. A camada mais baixa é solo bem compactado. Uma camada preparatória de cascalho grosso estabiliza a superfície.
Isso acontece porque as pedras encravam ao entrar em contato umas com as outras e a carga é distribuída de maneira uniforme. Nenhuma subsidência do revestimento é observada. O talude de drenagem também é formado por uma camada de brita.
Se a casa tiver uma fundação em faixa, uma área cega suave, como qualquer outra, é instalada em todo o perímetro.
Quando uma casa é construída sobre palafitas, é colocada uma barreira hidráulica de 0,4 m sob ela.
Não há dificuldades particulares na criação de uma estrutura deste tipo, desde que você tenha descoberto cuidadosamente como fazer uma área cega forte ao redor da casa e não haja pontos obscuros para você.
Os custos de mão-de-obra aqui não são tão grandes como na construção de uma estrutura de concreto e o custo é menor. O principal é manter a consistência.
Para garantir um nível estável para o fundo da vala, marque uma área retangular usando um nível ou nível de água.
Em seguida, o solo é retirado, formando uma depressão localizada 43 centímetros abaixo do ponto mais baixo. Ao longo do perímetro da vala é feita uma ranhura de 4 cm de largura, com profundidade de 2,5 cm e nela são colocados elementos sistema de tempestade. As bordas da vala não precisam ser reforçadas.
Compacte o solo no fundo da vala e preencha-o com pequenos entulhos. A argila oleosa é umedecida, despejada no fundo e amassada, distribuída em uma camada de 0,2 m, estabelecendo uma inclinação de 5:100. Uma bandeja de canal para águas pluviais é formada de argila.
Certifique-se de deixar a camada preparatória secar. Para evitar o aparecimento de fissuras, a superfície é pulverizada periodicamente. Sobre a argila é colocada uma camada de brita com fração de cerca de 18 mm e altura de 11 cm, formando um declive.
Para finalmente nivelar a inclinação da superfície, cujo valor ideal é 3:100, adicione uma camada de material de grão fino - 8 cm, utilizando-se areia, telas ou lascas de argila expandida. Este último também serve como isolamento.
A seguir, camada por camada, eles começam a criar uma “torta”. À medida que são colocadas, cada camada é compactada e regada.
Após a compactação, a superfície da areia é nivelada e a geomembrana é colocada. Ao mesmo tempo, o fundo da bandeja é coberto com este material. As tubulações de esgoto pluvial também são envoltas em geotêxteis e colocadas. Então os coletores são instalados.
Uma camada de geocompósito é aplicada à membrana. Com isso, a água não se acumulará no aterro, mas fluirá para o canal. Isso resolve a questão de como fazer marés baixas eficazes pela casa com suas próprias mãos, sem grandes despesas.
O geocomposto é seguido por uma camada de nivelamento de quatro centímetros composta por areia e cascalho.
Sobre ele são colocados geotêxteis, seguidos de uma camada de acabamento. A brita de granito é utilizada para nivelar completamente a estrutura. Se você abaixar todo o bolo abaixo da marca zero em 150 mm, poderá colocar uma camada de solo fértil e semear um gramado perto da casa.
Saudável: Área cega isolada faça você mesmo ao redor da casa.
Drenagem de águas pluviais da área cega
A inclinação mínima é de 2% da largura da estrutura totalmente acabada. Assim, com uma largura de revestimento de 60 cm, é necessária uma inclinação de 1,2 cm.
Na hora de decidir o que usar para fazer a própria área cega da casa e das marés vazantes, é preciso levar em consideração as características do solo do local.
Para drenar o líquido da superfície da área cega, são necessários drenos em forma de calhas. São produzidos especificamente para calçadas e destinam-se à drenagem direcional de água. Neste caso, nem o solo nem a fundação ficam molhados.
Como o declive previamente formado ao longo de todo o perímetro está direcionado para longe do edifício, as calhas são colocadas ao longo da borda da área cega para que se encaixem perfeitamente na área cega. As próprias calhas podem ser de plástico, metal, concreto ou você pode simplesmente cortar um tubo de cimento-amianto.
Se a casa for em declive, ou até mesmo em barro, é necessário tubo de drenagem. É colocado a cerca de 1,3 m da parede da casa, ao nível do rebordo do geotêxtil ou ligeiramente abaixo.
O tubo deve ser coberto por baixo e por fora com uma membrana e geotêxteis. Pela perfuração, a água entrará na tubulação e seguirá para um local pré-determinado.
Para drenos, também é necessário prever uma inclinação em direção ao esgoto, fossa séptica ou fossa de drenagem. Todo este sistema deve ser selado. Por esta as juntas são seladas, e uma tampa final é colocada no final.
Rotas de drenagem de líquidos são fornecidas com antecedência. Se este tanque séptico, uma das calhas está direcionada em sua direção. O mesmo é feito no escoamento da água para a rede central de esgoto.
Nós lemos: Como fazer corretamente uma área cega ao redor de uma casa com lajes de pavimentação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo tutorial sobre a correta instalação da área cega:
Instalar uma zona cega independente pode não ser a tarefa mais difícil, mas está longe de ser simples. Existem muitas opções, mas você precisa escolher o melhor método.
Nossas instruções passo a passo irão ajudá-lo a fazer a área cega corretamente. Ao aderi-lo, você evitará muitos erros e melhorará as propriedades de desempenho do seu edifício.
Você está escolhendo a melhor forma de criar uma área cega ao redor de sua casa, mas não tem certeza sobre a correção da opção que deseja? Peça conselhos a outros visitantes do nosso site e aos nossos especialistas - juntos iremos ajudá-lo a escolher o melhor tipo de zona cega.
Ou talvez você tenha usado uma das instruções acima para construir uma área cega e agora queira compartilhar os resultados de seus esforços? Adicione fotos exclusivas no bloco de comentários - seu trabalho se tornará uma inspiração para outros artesãos domésticos.
Concordo plenamente com o que está escrito acima, no que diz respeito ao facto de a zona cega ser uma parte necessária da casa, principalmente se houver cave! Em meu nome, recomendo a escolha do concreto como material principal para a construção de uma área cega. Esta é a parte da casa, na minha opinião, que não se deve poupar.É melhor construir uma área cega confiável, com resistência mecânica suficiente e alta resistência às condições climáticas adversas, do que ter possíveis problemas decorrentes de outra opção mais econômica.
Mesmo assim, a cofragem macia não parece confiável, embora a ideia de um gramado seja boa. E onde os thujas crescem lindamente em bolas, isso não é para países de inverno: algumas vezes a neve cairá do telhado sobre essa beleza e nada restará dela.
A cofragem maciça, além de proteger a casa, também desempenha uma função conveniente - é um caminho. Quando a neve molhada começar e houver lama ao redor da casa e você precisar limpar alguma coisa, cave os riachos. É muito conveniente lidar com esses problemas caminhando em solo seco.