Como fazer corretamente uma área cega ao redor de uma casa com lajes: instruções passo a passo, nuances, erros
O revestimento impermeável que circunda a casa e fica bem adjacente à base é um componente importante de um edifício residencial. Costuma-se pensar na construção de uma estrutura de proteção que desempenhe simultaneamente uma função decorativa na fase de projeto. Portanto, o proprietário só pode escolher o tipo de material de acabamento. Na maioria das vezes torna-se uma área cega feita de lajes de pavimentação, que parece elegante, brincando delicadamente com a paisagem e o design do local.
O conteúdo do artigo:
Por que você precisa de uma área cega - funções principais
A zona cega é um elemento estrutural complexo, cujo principal objetivo é proteger a base do edifício da humidade que pode penetrar no seu interior vinda do ambiente externo. Ao mesmo tempo, este design desempenha uma série de outras funções não menos importantes:
- Melhora as condições de temperatura em porões, já que a “torta” em camadas inclui material isolante térmico.
- Protege a fundação contra alagamentos, aumentando a vida útil de um edifício residencial.
- Fornece drenagem de águas pluviais ou derretidas para o sistema de esgoto.
- Evita a destruição da fundação, principalmente no inverno devido ao levantamento do solo devido ao congelamento.
- Substitui um caminho pedonal, proporcionando uma circulação desimpedida ao longo das paredes da casa e facilitando a limpeza do local.
- Melhora o aspecto do edifício, conferindo-lhe um aspecto atractivo e em harmonia com a paisagem envolvente.
Recursos da estrutura de camadas
As vantagens estruturais de uma área cega em lajes residem na construção de uma “torta”, que é composta pelos seguintes componentes:
- Uma base densa é um fundo de vala compactado feito de argila, areia ou uma mistura desses materiais.
- Almofada - drenagem de qualquer material a granel não metálico. Seixos, brita, cascalho médio ou fino e areia grossa são adequados.
- A impermeabilização é um separador impermeável feito de geomembrana ou filme polimérico.
- O isolamento é uma camada de isolamento térmico que evita o congelamento e o levantamento do solo nas imediações da estrutura do porão da casa.
- Acabamentos decorativos - lajes de pavimentação, meios-fios, elementos do sistema de drenagem. A instalação é feita com mistura de cimento-areia ou argamassa de concreto.
Por que escolher lajes de pavimentação?
Na escolha de um material para acabamento decorativo, as áreas cegas ao redor da casa geralmente envolvem elementos de pavimentação comuns: clínquer, pedra natural ou artificial, lajes de pavimentação. Este último é valorizado porque possui o formato não apenas de uma viga, mas também de uma geometria mais complexa.
Como mostra a prática, as qualidades de desempenho não dependem do tipo de elemento escolhido para o acabamento decorativo da zona cega, mas do material utilizado para a sua produção.
Tipo de material decorativo | Descrição |
Pedras de pavimentação | Um dos tipos de pavimentação mais antigos do design moderno são as rochas de maior dureza: basalto ou granito. Eles são usados para construir caminhos de tráfego intenso ou áreas cegas se não houver drenagem organizada. Para o acabamento da área cega costuma-se utilizar pedra com superfície serrada, polida ou menos lascada. Porém, o material mais popular é o granito, que possui uma textura atraente e uma ampla paleta de cores. |
Clínquer | Pedra artificial feita de tipos especiais de argila refratária. Depois de formadas as barras, elas são queimadas em temperaturas de até 1580°C, obtendo-se pedras de clínquer prontas, que não são inferiores em dureza às do granito. O clínquer raramente é usado para decorar áreas cegas. Isso se deve ao alto custo do material, bem como à escolha limitada de cores: do amarelo ao marrom escuro. |
Lajes de pavimentação de concreto | Para o acabamento decorativo da área cega, são utilizados dois tipos de lajes: vibro-fundidas e vibro-prensadas. O primeiro é feito a partir de uma mistura de cimento e areia com adição de um pigmento colorido, que torna a superfície do ladrilho brilhante e lisa. Do ponto de vista decorativo, este é o elemento mais atrativo para a construção de uma zona cega. Mas se a cobertura não tiver um sistema de drenagem organizado, o material entrará em colapso rapidamente devido à sua baixa resistência. O segundo tipo de laje de pavimentação é mais durável - vibroprensado. Devido aos tons suaves de cores e formas geométricas simples, é inferior às lajes vibrofundidas, mas possui baixa absorção de água e resistência a temperaturas negativas. Além disso, possui uma superfície rugosa, mas isso é uma vantagem, especialmente em condições de gelo. |
Útil: Como fazer uma área cega ao redor da casa com as próprias mãos
Preparação de ferramentas e materiais
Para instalar uma área cega de ladrilho você precisará preparar:
- lajes de pavimentação lisas cinza ou coloridas;
- material perfilado impermeabilizante ou filme de PVC de alta densidade;
- geotêxteis;
- meio-fio;
- argila comum do solo;
- grau de cimento não inferior a M300;
- brita de grão fino (cascalho);
- areia de rio ou pedreira;
- coletores e outros elementos para construção de ralos.
Se o trabalho for realizado de forma independente, sem o envolvimento de uma equipe de instalação, você precisará do seguinte conjunto de ferramentas:
- Fita métrica metálica de 5 metros para realização de medições;
- estacas e cordão de náilon para marcação;
- nível de construção;
- pás - baioneta e pá;
- macete - um martelo de borracha ou madeira para nivelar lajes de pavimentação colocadas;
- Mestre, tudo bem;
- vibropress;
- recipientes para misturar a solução;
- moedor com discos diamantados para aparar pedras decorativas.
Instruções passo a passo
Depois de concluída a etapa preparatória, eles convidam artesãos ou iniciam a construção da faixa protetora. Como a área cega com lajes é uma estrutura do tipo mole, sua instalação requer uma base de alta qualidade.
Levando em consideração as características do solo e o tamanho das lajes, a espessura de cada camada da “torta” pode ser alterada, mas não é recomendável eliminá-la completamente.
Como colocar na areia com as próprias mãos
Para que uma área cega feita de lajes não só embeleze a casa e a área adjacente, mas também sirva como uma proteção confiável, sua construção deve ser iniciada após cuidadosa preparação do chamado canteiro. Neste caso, o revestimento durará muito tempo, não irá rachar, ceder ou inchar.
Criando a Fundação
A construção de uma faixa de proteção ao redor da casa começa com a escavação de uma vala. Se houver uma área cega antiga, ela é removida e a área é cuidadosamente limpa.Para uma nova “torta”, é retirada uma camada de terra. Se você planeja instalar um sistema de drenagem, providencie um recesso para colocar bandejas e tubos de drenagem a uma distância suficiente das paredes da base. Instruções para criar a base:
- Como a largura do canteiro deve ser de no mínimo 60 cm, mede-se a distância necessária das paredes de fundação, acrescentam-se mais 5 cm (para instalação de meio-fio), após o que são cravadas cunhas e fixada a corda. A área delineada será o local da nova área cega.
- Em seguida, uma camada de solo é removida, a vala resultante com 40-50 cm de profundidade é cuidadosamente limpa, o fundo é nivelado, formando simultaneamente uma inclinação de 2-3° em relação à borda externa da futura faixa.
- A seguir, é vertida uma camada de argila macia, homogênea e umedecida, formando uma “fechadura hidráulica” de argila. Servirá como barreira impermeável, evitando que a umidade penetre nas paredes do porão.
- Após esperar a secagem completa da argila, coloque um perfil impermeabilizante ou filme de polietileno. Por cima é despejada areia de 5 cm de altura e, após compactação completa, é despejada uma camada de brita de 10 cm.
- Na etapa seguinte é colocado o meio-fio, mas com CPS - mistura cimento-areia, que garante alta resistência estrutural. Antes da instalação, instale o número necessário de bandejas de drenagem de forma que a lateral da calha de drenagem fique no mesmo nível das lajes de pavimentação. As fissuras são seladas com argamassa.
- Depois de formada a borda, outra camada de geotêxtil é colocada sobre a almofada de drenagem de brita, certificando-se de que o tecido cubra completamente o espaço da parede até a borda da área cega. As bordas do material são voltadas para fora, uma delas é revestida com selante betuminoso e fixada na parede da fundação com tiras de metal.A outra borda está escondida em uma abertura na parte interna do meio-fio. Todas as lacunas, mesmo as pequenas, estão cobertas de areia.
Instalação de lajes de pavimentação
As atividades de acabamento decorativo da área cega com lajes são sempre planejadas para serem realizadas em tempo seco e são realizadas da seguinte forma:
- Sobre a lâmina de impermeabilizante colocada é feito um aterro de CFRP até uma altura de 2 a 4 cm.A mistura seca é preparada a partir de areia e cimento grau M400 (1:5). A almofada é compactada firmemente e cuidadosamente nivelada, pois as lajes deverão ser colocadas em conjunto e sem pressão.
- A instalação das barras começa pela lateral da base: uma corda é puxada para alinhar a linha. Deixa-se primeiro um vão para a colocação de uma junta de dilatação entre a fundação e a zona cega, que será preenchida com argamassa de cimento após a conclusão da obra.
- Cada ladrilho é colocado da seguinte forma: uma pequena quantidade de mistura úmida é aplicada nas nervuras inferiores, colocada no lugar, mantendo o padrão, e ajustada com um martelo de borracha.
Quando todos os elementos das lajes estão “plantados” no lugar, eles começam a selar as costuras. Para isso, as fissuras são preenchidas com uma mistura seca de cimento e areia, mas na proporção de 3:1, após o que a área cega acabada é generosamente regada com água de uma mangueira de jardim. Sob a influência da umidade, o “rejunte” ficará mais durável e o restante da argamassa será removido da superfície do revestimento decorativo.
Você também pode preencher fissuras com areia de quartzo, o que confere resistência, estabilidade e aparência atraente ao rejunte. No entanto, para economizar dinheiro, você pode usar areia de pedreira comum, mas pré-selecionada.
Como colocar a argamassa com as próprias mãos
Antes de colocar lajes sobre a argamassa, como no caso anterior, prepare a base:
- Para a futura área cega é determinada uma área, os limites são marcados com estacas e cordão de náilon.
- Uma camada de solo é removida levando em consideração a inclinação no sentido oposto à fundação. Como a camada superior do solo está sempre saturada de matéria orgânica, a subsidência é inevitável. Portanto, a camada fértil é removida completamente (até uma espessura de 20-40 cm) - pode ser utilizada em outras áreas.
- O fundo da vala escavada é limpo e compactado, as paredes externas são reforçadas com cofragens.
- Os geotêxteis são colocados sobre o substrato compactado, o que protegerá a “torta” da germinação das plantas.
- A seguir, o aterro é feito com qualquer material inerte não metálico: areia, cascalho ou brita. Os dois últimos são cortes confiáveis de umidade do solo e, portanto, são mais caros. O aterro é feito com espessura de no mínimo 15 cm, observando o grau de inclinação e compactando com placa vibratória até ficar o mais denso possível.
- Segue-se uma camada de mistura cimento-areia (na proporção de 1:3). Como a solução endurece rapidamente, ela é preparada em pequenas porções.
- Antes de misturar a composição acima mencionada, as lajes são corretamente dispostas em todo o perímetro em estrita conformidade com o padrão escolhido.
- Depois de tudo preparado, retiram-se da base várias fiadas de lajes, distribui-se sobre a sua superfície uma argamassa de cimento-areia (com espessura mínima de 10 cm) e só então é colocada a fiada de barras retirada.
Após o assentamento de todas as lajes sobre a argamassa, as juntas são rejuntadas com uma mistura de cimento, ou melhor, betume. A areia não é usada para esse fim porque absorve bem a umidade. Também não é recomendado colocar ladrilhos sobre base de concreto.
Saudável: Área cega isolada faça você mesmo ao redor da casa.
Quais nuances precisam ser levadas em consideração
Tendo a capacidade de trabalhar com o material escolhido, familiarizado com os requisitos técnicos, até um desenvolvedor iniciante pode construir uma área cega a partir de lajes de pavimentação. Mas para o sucesso da implementação do projeto, algumas nuances devem ser levadas em consideração:
- O ângulo de inclinação da superfície da área cega da laje, direcionado no sentido oposto à fundação, deve ser de 1-10°.
- A largura do caminho deve ser 25-30 cm maior que o beiral do telhado, então a água fluirá para sua superfície, conforme pretendido.
- A área cega das lajes de pavimentação deve formar um circuito fechado em todo o perímetro do edifício. Caso contrário, a umidade poderá atingir a fundação em locais onde não há revestimento.
- A instalação de um meio-fio ao longo da borda externa da faixa ajudará a evitar que as raízes das árvores e arbustos penetrem profundamente na “torta” em camadas da área cega da laje de pavimentação.
- Para evitar inundações durante chuvas fortes, derretimento de neve ou outras condições climáticas adversas, a área da laje de pavimentação é construída de forma que a borda externa inferior permaneça elevada acima do nível do solo em 5 a 8 cm.
- Para reduzir o custo dos materiais de acabamento, selecione uma amostra adequada de lajes de pavimentação e um método de instalação econômico em que a quantidade de resíduos seja mínima.
- A espessura das lajes de pavimentação é determinada levando em consideração as condições de operação. Para movimentar pessoas, opta-se por um material relativamente fino, para cargas elevadas dá-se preferência a barras mais grossas.
Erros comuns
Ao escolher a opção de como fazer uma área cega de ladrilhos com suas próprias mãos, desenvolvedores novatos e, às vezes, artesãos inexperientes, cometem uma série de imprecisões ou violam a tecnologia de assentamento, fazendo com que as lajes de pavimentação desmoronem rapidamente ou sirvam menos do que sua vida pretendida.
Principais erros:
- “Área cega - um pouco mais tarde!” Devido à incompreensão do papel do terreno adjacente ao edifício na proteção da fundação, a construção da zona cega é constantemente adiada para mais tarde ou nem sequer é realizada. Como resultado, a umidade penetra na área de aterro, o que leva ao encharcamento da base da fundação.
- Falta de inclinação necessária. A umidade ficará estagnada na superfície da área cega, destruindo as lajes, ou acumulando-se na junção com a base do edifício.
- Sem juntas de dilatação entre a fundação e a faixa de proteção. O preenchimento da área cega com uma única cinta monolítica provoca o aparecimento de fissuras na sua superfície, violando a integridade da camada decorativa das lajes mesmo com ligeiros movimentos do solo. Para evitar fissuras, a base de concreto é separada das paredes da base por fendas de deformação.
- Economizando em uma almofada feita de seixos, brita, cascalho. Perturba o funcionamento da camada de drenagem. A espessura mínima de aterro é de 100 mm, a recomendada é de 150 mm.
- Base levemente compactada. Se o solo sob a área cega não estiver compactado o suficiente, ele irá diminuir gradualmente, fazendo com que parte da estrutura de concreto vire a encosta na direção oposta ou rache. O acabamento decorativo da zona cega com lajes também ficará danificado.
- Número insuficiente de calhas para escoamento de água, falta de bandejas de drenagem.Leva ao acúmulo de fluxos de água na borda externa inferior da área cega, que já é considerada uma área problemática devido aos frequentes alagamentos.
A construção de uma zona cega à volta da casa está ao alcance de quem procura proteger qualitativamente os alicerces de uma casa de campo ou dacha. O principal é ter paciência, reservar tempo, adquirir ferramentas e materiais e agir de acordo com o passo a passo.
Pedras de pavimentação discretas ou lajes brilhantes ao redor da casa parecem muito mais atraentes e orgânicas do que concreto cinza fosco. Além disso, este material de acabamento decorativo não é inferior em resistência e confiabilidade, pois elimina erros no preparo da solução, que posteriormente provocam o aparecimento de fissuras.
Vídeo sobre o tema:
Qual é a diferença entre lajes de pavimentação e pedras de pavimentação:
Colocação de lajes na base de concreto da área cega:
O que você acha: é necessário finalizar a área cega com lajes ou é melhor deixar uma base de concreto? Se o artigo for útil, adicione-o aos seus favoritos e compartilhe um link para ele nas redes sociais e em fóruns temáticos. Escreva nos comentários se você tem uma dacha ou uma casa de campo e quais métodos utilizou para resolver a questão da proteção de seus alicerces.
Vou pavimentar uma grande área em frente à varanda, mas a área cega de concreto ao redor da casa de alguma forma não combina com a pavimentação. Por isso pensei em como fazer tudo para que parecesse um conjunto único. Agora decidi usar lajes ou pedras de pavimentação e cobrir tanto a plataforma quanto a área cega com este material. Acho que vai parecer orgânico. Uma coisa me preocupa: a faixa ao redor do perímetro do prédio é velha, vai rachar?
Para evitar que a zona cega rache, se desintegre e deixe passar água, é feita de betão com malha de reforço, juntas de dilatação em tábuas ou plástico. Primeiro, uma mistura de cascalho e areia é despejada, compactada, uma camada de concreto é colocada e, em seguida, qualquer revestimento é colocado por cima, incluindo lajes de pavimentação
A questão da construção de uma zona cega surgiu durante a construção da casa de campo. meu marido sugeriu preenchê-lo com concreto, mas eu queria algo mais atraente. Decidimos fazer um acordo e colocar lajes de pavimentação diretamente sobre pequenas britas. Eles ficaram com medo, porém, que a água enchesse as costuras e infiltrasse, destruindo a camada de argila, mas deu tudo certo. 4 anos se passaram, nenhuma deformação