Como fazer um lindo gazebo com paletes: ideias, fotos, instruções passo a passo
Existem muitas opções para usar paletes antigos. Você pode construir muitas coisas interessantes com eles.Mas a ideia de maior sucesso é fazer uma casa de veraneio com paletes. Um pequeno prédio de 2x3 m será suficiente para fazer uma pausa nas tarefas de jardinagem e no cuidado dos canteiros.
O conteúdo do artigo:
Prós e contras dos paletes como material de construção
Antes de iniciar a construção, é necessário avaliar as capacidades e o efeito real do uso de paletes. Existem três opções para construir um mirante a partir de paletes de madeira:
- Use paletes Euro intactas, mas usadas. Normalmente, paletes antigos com certa vida útil são descartados e jogados fora para lenha.
- Construa a partir de novos paletes Euro. Eles são baratos, mas é improvável que possam ser solicitados em quantidades suficientes a uma organização de construção ou expedição.
- Abasteça-se de quaisquer paletes, o principal é que a quantidade seja suficiente para construir um mirante. Neste caso, os paletes são desmontados em tábuas e madeira.
A partir de paletes usadas você pode construir um pequeno gazebo para o jardim ou canteiros de campo. Não há necessidade de contar com mais nada. É quase impossível fazer um edifício bonito e moderno com “lenha” velha, e a vida útil de tal estrutura será curta.
Você pode construir um gazebo com novos paletes. Isso é possível, mas somente se você conseguir comprar o material por um preço baixo, de preferência abaixo do custo.Caso contrário, será mais lucrativo comprar uma viga, tábua, sarrafo comum e construir um mirante em estilo clássico. Além disso, sua aparência será muito mais atraente do que uma construção feita de paletes.
A terceira opção é desmontar o stock existente de Euro paletes (antigas e novas) em placas e barras. Novo material é usado nas áreas frontais do mirante, madeira velha e tábuas são usadas em locais onde fica escondido. Esse esquema também existe, é usado para construir pequenos gazebos.
Desvantagens de usar paletes Euro
As Euro paletes de madeira têm duas desvantagens importantes. Em primeiro lugar, o tamanho das tábuas e da madeira é limitado pelas dimensões das paletes. Isso significa que ao construir um gazebo, você terá que unir peças individuais para obter uma peça longa o suficiente. Além disso, a experiência nem sempre é bem sucedida. Por exemplo, é melhor fazer racks de teto para um grande gazebo de madeira maciça.
Em alguns projetos, os suportes de fixação do telhado são montados a partir de metades de paletes. O resultado é um design bastante volumoso, mas confiável.
Em segundo lugar, a madeira das paletes passa por um processamento especial. Via de regra, são sais de níquel, cromo, ferro e alguns materiais orgânicos. O tratamento torna a madeira resistente a besouros, fungos, água e óleo de máquina. O projeto e o esquema de utilização de paletes no transporte prevêem a utilização de empilhadeiras, ou seja, as mãos das pessoas não devem tocar no palete.
Portanto, durante a construção do mirante é necessário o uso de luvas e, ao finalizar, é necessário abrir a madeira com verniz de alta qualidade.
Benefícios do uso de paletes
A madeira utilizada nas Euro paletes é de qualidade bastante elevada. Praticamente não existem nós ou áreas danificadas.O material tem espessura suficiente, é fácil de cortar, furar e absorve bem verniz e tinta.
Portanto, se você escolher o design certo do gazebo e estabelecer bem as bases, o edifício durará décadas, mesmo que seja um lugar para relaxar em algum lugar nos canteiros do jardim.
Outra vantagem é que o tamanho e o formato de um palete padrão são muito convenientes para formar uma estrutura de piso, pódio ou telhado plano. Basta juntar os paletes no final e você terá uma área de lazer pronta. Os vãos entre as tábuas são facilmente costurados com tábuas de outros paletes desmontados em partes.
As novas Euro paletes podem ser utilizadas para fazer uma vedação completa do local. Para isso, os paletes são colocados nas extremidades e unidos com jumpers e forros de madeira.
Os paletes podem ser usados como blocos de construção infantis. Se você organizar os detalhes corretamente, poderá obter um design muito atraente.
Mesmo assim, o telhado, os postes verticais e os elementos de viga precisarão ser feitos de madeira maciça e tábuas.
Preparação para construção
Antes de construir um gazebo com paletes, você precisa ganhar pelo menos um pouco de experiência no manuseio de paletes. Apesar do design padrão das embalagens de madeira, não existem requisitos uniformes para a fabricação de Euro paletes. Existe apenas um peso máximo de carga definido - 1.500 kg para o modelo Euro e 2.500 kg para paletes finlandesas.
Tamanhos de paletes:
- Versão Euro - 120x80 cm, altura - 14,5 cm Tábua - 22 mm, dois tipos de madeira - 145x100 mm, 78x78 mm.
- Finlandês - 120x100 cm, altura - 14,4 cm Viga de suporte - 100x100 mm, placa - 22 mm.
Você também pode encontrar paletes de fabricação russa. Alguns deles são feitos de acordo com o modelo finlandês, mas mais de acordo com o padrão para Euro paletes.Para evitar erros, é preciso observar a marca na própria madeira. Muitas vezes são encontradas paletes reparadas; algumas tábuas quebradas podem ser substituídas por material de baixa qualidade.
Onde conseguir o material
Os paletes podem ser adquiridos diretamente das transportadoras. Muitas mercadorias são descarregadas dos paletes diretamente nos portões do armazém e, muitas vezes, até pela lateral do caminhão. Por isso, muitos motoristas levam os contêineres para um local isolado, de onde os paletes são vendidos para todos.
Se você estiver construindo um gazebo formal com acabamentos decorativos adicionais, precisará ser paciente. Em cerca de um mês você poderá coletar a quantidade necessária de paletes de boa qualidade. Em termos de dinheiro, custará metade do preço de comprar um lote de novos. Além disso, para um gazebo simples você não precisará de muito material.
Muitas vezes, as organizações de transporte simplesmente deitam fora as paletes velhas. De acordo com as instruções, não é permitido o transporte, mesmo que uma prancha esteja quebrada. Quando desmontados, servem para nada ou para lenha por quase nada. Aqui você também pode escolher paletes em condições satisfatórias.
Projeto
Agora você precisa decidir sobre a aparência e estrutura do gazebo. A partir de paletes, mesmo os da mais alta qualidade, não adianta construir gazebos em tamanho real de 4x4 m ou 4x5 m com teto de 250-300 cm. O problema é que cada palete consiste em algumas dúzias de peças pregadas juntas em uma estrutura .
A rigidez do gazebo depende do número de conexões (pregos martelados, juntas, pontos de emenda). Quanto mais, mais instável será a estrutura do edifício. Portanto, todos os projetos mais ou menos bem-sucedidos são gazebos medindo 2x3 m, 3x3 m e, com raras exceções, 3x4 m.
Os projetos de sucesso incluem estruturas baixas e compactas montadas a partir de Euro paletes com reforço adicional das juntas.Muitas vezes, para aumentar a resistência das estantes com as paredes do mirante, os paletes são revestidos com tábuas e madeira.
- Por exemplo, uma versão de gazebo para crianças em formato de casa.
- Ou um projeto para um pequeno gazebo de tipo aberto.
- Uma opção de mirante fechado para confraternizações noturnas na dacha.
Uma seleção de gazebos feitos de outros materiais:
- Gazebos DIY feitos de madeira.
- Construímos um gazebo de policarbonato com nossas próprias mãos.
- Como construir um gazebo de metal confortável com suas próprias mãos.
- Construímos um mirante moderno com churrasqueira para a dacha com nossas próprias mãos.
- Como fazer um gazebo a partir de um tubo perfilado com suas próprias mãos.
- Gazebo faça você mesmo com telhado inclinado.
- Fazemos um gazebo com materiais improvisados com nossas próprias mãos.
Desenho
Para a primeira experiência, o melhor é construir um mirante para uma casa de veraneio com peças (tábuas, vigas) de paletes desmontados. Para a parte inferior do edifício, podem ser utilizadas várias paletes inteiras colocadas na fundação.
Racks, cercas, elementos de mobiliário (bancos) e decoração podem ser feitos de madeira e tábuas. Portanto, parte do todo, paletes mais resistentes serão utilizados para construir a base do mirante. O resto deverá ser desmontado em tábuas e madeira.
Como desmontar corretamente um palete
A desmontagem de um palete inteiro em partes leva de 10 a 20 minutos, dependendo do estado dos fixadores. Quanto mais tempo o palete durar, mais difícil será desmontá-lo sem quebrar a placa.
Para a desmontagem será necessária uma ferramenta especial para reciclagem de cofragens, andaimes de madeira, contentores, incluindo paletes de transporte. Tem formato semelhante a um puxador de pregos de carpinteiro clássico, mas difere pelo tamanho maior, maior largura das antenas e enorme alavanca.
Basta colocar o palete sobre uma superfície plana, pressioná-lo com o pé contra a superfície, usar um puxador de pregos para forçar a tábua no centro e levantar levemente o prego. Se a palete for montada à máquina, os fixadores sairão rapidamente. Durante a montagem mecanizada, os pregos são revestidos com algum tipo de composto como sabão ou parafina. A máquina martela pregos na tábua muito rapidamente, mas a madeira não se parte.
Se os paletes forem feitos à mão, o prego pode “grudar”. Neste caso, coloque cuidadosamente uma cunha pelas laterais (possível) sob a placa e repita o procedimento. Via de regra, na segunda ou terceira vez o prego sai sem quebrar a tábua.
Os fechos retirados do palete precisam ser alinhados e guardados, pois serão úteis na construção de um mirante. A qualidade dos pregos é melhor do que os vendidos em lojas de ferragens.
Tábuas e madeira são classificadas e rejeitadas. Material com fissuras é encaminhado para lenha. O restante é seco e tratado com óleo secante ou verniz.
Instalação de fundação colunar
A estrutura de madeira do gazebo requer proteção contra umidade. O telhado, os postes e as cercas costumam ser bem ventilados, por isso, mesmo que chova ou neva, esta parte do mirante não sofrerá. A estrutura inferior e o piso do edifício encontram-se numa posição mais difícil. Mesmo que o solo pareça seco, o contacto prolongado do solo com as paletes pode causar inchaço e consequentes fissuras na madeira.
Você pode tentar instalar o gazebo sobre impermeabilização de filme ou feltro. Mas esta solução não melhora a ventilação do acabamento inferior, por isso a água permanece. Isso significa que é necessário colocar o mirante sobre uma fundação, por exemplo, sobre uma fundação colunar. É o mais fácil de fabricar.
Para um gazebo de madeira 2x2,5 m, você pode instalar postes em uma hora de trabalho.
Construção da fundação:
- Inicialmente é necessário marcar e planejar o local. Remova a camada superior do solo até uma profundidade de 15 cm.
- Em seguida, você precisará preencher a área com uma mistura de argila úmida e cascalho. Uma camada de 2 a 3 cm de espessura, compactar toda a superfície e preencher novamente, mas com areia e cascalho.
- Blocos de concreto de 20x25x45 cm, colocados de lado, servirão como pilares. A fundação exigirá 9 blocos. Para não se confundir com a localização dos pilares, é necessário colocar alguns paletes por cima. O canto do poste deve coincidir com a borda do palete.
Após a instalação dos suportes, é necessário preencher a área com terra e compactá-la. É suficiente que os suportes se projetem 50-70 mm acima do solo.
Estrutura e piso
Este design de gazebo não possui moldura inferior ou superior. A base inferior é formada por quatro paletes (necessariamente novos), invertidos e assentes em postes de apoio.
A seguir, você precisará verificar a posição de todos os paletes. Se alguma borda “pendurar” no ar, uma pequena tábua ajustada à sua espessura é martelada na abertura. A junta deve ser fixada ao palete com um parafuso auto-roscante.
Após a montagem da base inferior, os paletes precisam ser batidos. A largura das Euro paletes é costurada com tábuas curtas empilhadas em tábuas adjacentes; 8 peças serão suficientes.
Outra tábua comprida (160 cm) é colocada no topo do palete em toda a largura. Você precisará de 3 dessas placas. Além disso, os paletes são costurados com placas de enchimento nas extremidades frontal e lateral.
Importante! Todas as demais operações de montagem para a construção de um mirante são realizadas com chave de fenda e parafusos de carpintaria pretos.
Em seguida, você precisará montar e instalar a estrutura do gazebo. Diferentemente de outros projetos, neste projeto as paredes e caibros do telhado são pré-montados como uma peça pré-fabricada, lembrando a letra “P”.
Cada uma dessas partes consiste em:
- Dois postes verticais, cada um montado previamente a partir de três placas fixadas com parafusos auto-roscantes. Na parte superior e inferior do rack, deixe uma saliência da prancha de 100 mm. Com o auxílio de uma extensão, o suporte será fixado em um par de vigas ou na base do mirante.
- Pares de caibros, cada um com duas tábuas de 100 cm, as peças são costuradas entre si com um pedaço de tábua.
Para formar a moldura de um gazebo dessas estruturas, serão necessárias três peças. Além disso, eles devem ser completamente idênticos em tamanho e ângulos. Antes da instalação na base, a moldura em forma de U é preenchida temporariamente com espaçadores, após o que é transportada com um auxiliar até o local de instalação.
A moldura deve ser alinhada verticalmente e fixada na parte inferior, para cada rack será necessário aparafusar duas escoras.
Importante! Na ausência de auxiliares, a montagem pode ser feita em partes. Primeiro, instale cada poste vertical separadamente e fixe-o com escoras. Em seguida, levante e instale três pares de vigas, um por um.
Depois de instaladas e fixadas todas as três molduras em forma de U, será necessário preencher tábuas horizontais de 120x25 mm, 4 peças de 2,5 m cada, que segurarão a moldura com segurança enquanto o telhado do mirante é montado. As placas deverão ser adquiridas separadamente.
Antes de passar para o telhado, é necessário costurar o piso do mirante com a tábua restante. Esta e as operações subsequentes são realizadas com martelo e pregos.
Revestimento de telhado e parede
Agora você precisa fazer um revestimento para o telhado do mirante. Para isso, será necessário “puxar” as tábuas mais lisas dos paletes desmontados, conectá-las de forma que cada uma tenha pelo menos 220 cm de comprimento, serão necessárias 20-25 peças. A largura da peça não é importante, pois as saliências do telhado serão cobertas com ripas.
Vários tipos de material podem ser usados como cobertura de um gazebo:
- Ruberoide de vidro. Basta revestir a superfície externa do revestimento com aguarrás e enrolar o painel, aquecendo a madeira e a resina com maçarico. Se você fizer isso rapidamente, o telhado do gazebo não pegará fogo e será bastante durável.
- Folha de metal. Uma chapa galvanizada de 0,5 mm é cortada no tamanho certo. Nas bordas são feitas tolerâncias de 150 mm, a partir das quais as calhas podem ser dobradas. O telhado é fixado ao telhado do gazebo com pregos comuns.
- Folhas perfiladas. Basta cortar a peça, dobrá-la em ângulo e colocá-la no mirante. Mas você precisará colocar um filme sob o lençol.
Resta apenas o revestimento das paredes e os móveis. Em primeiro lugar, é necessário fazer um banco. Placas de barra horizontal serão usadas como encosto. Você só precisará colocar tiras de “peitoril da janela” entre os postes - 4 peças.
Os suportes das longarinas da bancada são montados a partir de duas sobras da desmontagem dos paletes. Eles são derrubados em ângulo e aparafusados com parafusos auto-roscantes aos postes verticais por dentro. A própria bancada pode ser feita com duas tábuas de 200x25 mm.
A última coisa a fazer é alinhar as paredes do gazebo ao longo da parte inferior da moldura. É costurado com prancha vertical. A entrada oposta pode ser bloqueada com compensado.
Acabamento decorativo
Agora é a fase que todos esquecem. Todas as superfícies de madeira dentro do gazebo, exceto o piso, devem ser cuidadosamente lixadas com lixa. Você pode fazer isso manualmente, mas é melhor usar uma lixadeira elétrica com acessório redondo. Como a solução impregnante utilizada no tratamento dos paletes penetra até 1 mm de profundidade, é necessário trabalhar com luvas, roupa de trabalho, óculos de proteção e respirador. Você não pode respirar essa poeira.
Ao final do lixamento, lave bem a madeira com pano limpo e úmido. No verão, se o mirante estiver bem soprado pelo vento, a árvore secará em 6 a 7 horas, depois pode-se envernizar ou pintar.
Às vezes, os proprietários do gazebo pintam todas as superfícies do gazebo com tinta simples. Não ficou muito legal. É muito melhor envernizar a madeira. Além disso, a madeira com que são feitas as paletes apresenta sempre textura e padrão de veios uniformes. Se ficar com uma mancha, você pode removê-la com a ajuda de “Whiteness”. É verdade que todo o tabuleiro precisará ser processado.
Resultados
Construir um gazebo com paletes com as próprias mãos não é mais difícil do que com qualquer outro material. Será mais difícil tornar o design verdadeiramente expressivo, mas para tais edifícios isso não é necessário. Você pode se limitar a um design simples no estilo country “country”.
Conte-nos sobre sua experiência na fabricação de gazebos e coberturas a partir de paletes. Quais características do material devem ser levadas em consideração na escolha de um projeto? Escreva um comentário, salve o artigo nos favoritos e compartilhe nas redes sociais.
O gazebo é mais ou menos, mas resistente. É necessário costurar um lado com uma tira ou esticar o filme. Se chover, tudo ficará molhado.Então qual é o sentido do gazebo.
Seria adequado para uma residência de verão, mas em geral esses gazebos são construídos a partir de uma palete sólida. Aqueles feitos de tábuas geralmente dobram para o lado devido ao vento. Mas a ideia é legal