Como fazer um fumeiro com as próprias mãos: 11 modelos com passo a passo e fotos
O tratamento de fumaça relativamente simples confere um sabor especial aos alimentos e ao mesmo tempo os preserva.Os fãs de fumar em casa podem ter vários dispositivos, por exemplo, separadamente para peixe, carne e vegetais. Você pode fazer fumeiros com as próprias mãos a partir de qualquer coisa, o principal é atender às exigências sanitárias e resistir à tecnologia de defumação.
O conteúdo do artigo:
- Armário universal para fumar
- Armário de fumeiro de madeira fumado a frio
- Armário para fumantes com gerador de fumaça
- Armário aquecido para fumar a frio
- Armário elétrico para fumar a frio
- Armário para fumar a frio em aço inoxidável
- Armário para fumar salsichas
- Armário para fumar peixe
- Armário para fumantes da geladeira
- Resultados
Armário universal para fumar
Para a categoria iniciante, o melhor é tentar fazer um fumeiro para todas as ocasiões. Isso torna mais fácil dominar a tecnologia de fumar e encontrar o modo ideal para diferentes produtos.
Requisitos de concepção
Para que o fumeiro possa ser utilizado em dois modos, frio e quente, para uma grande variedade de produtos, muitas vezes incompatíveis, o projeto deve atender aos seguintes requisitos:
- desmontar em componentes e peças individuais para lavagem e remoção de gordura residual (odor);
- use uma fonte externa de calor e fumaça; para este último, uma churrasqueira comum é melhor;
- É aconselhável manter pequeno o volume de produtos armazenados, para cada item deverá preparar sua própria grelha e umidificador de fumaça.
Se você está planejando experimentos com fumeiro, então pela primeira vez é melhor fazer um armário para fumar pequeno e de preferência dobrável, ou seja, que caiba no porta-malas de um carro.Para os primeiros testes, uma churrasqueira estacionária no país é a mais adequada. Será usado como gerador de fumaça.
Dispositivo de fumeiro universal
A versão mais simples do gabinete é mostrada no desenho abaixo.
O design consiste em quatro partes:
- Corpo em forma de caixa com bordas laterais dobradas.
- Bandeja com conta-gotas para coleta de gordura.
- Grade para armazenar alimentos. Duas alças cruzadas permitem retirar os alimentos do fumeiro sem risco de queimaduras.
- A tampa também possui alças.
Como funciona um armário de fumeiro: aparas de árvores frutíferas são colocadas no fundo da caixa, uma bandeja e uma tigela são inseridas para coletar a gordura. Em seguida, uma grade com produtos é colocada em cima e a tampa fechada. O fumeiro é incendiado. O modo de operação de uma cabine universal para fumar deve ser selecionado experimentalmente.
Armário de fumeiro de madeira fumado a frio
A caixa não precisa ser feita de aço inoxidável de qualidade alimentar, aço preto ou alumínio. Em alguns modos, a fumaça dentro do fumeiro é aquecida a uma temperatura relativamente baixa. Portanto, o gabinete pode ser feito de madeira ou ripas de madeira.
A opção mais simples é fazer um gabinete em compensado de 6 a 8 mm de espessura. Inicialmente é montada uma moldura com ripas de pinho branqueado 20x30 mm e depois são costuradas as paredes. O resultado é uma estrutura semelhante a uma caixa de correio, mas maior em tamanho.
No interior existem dois pares de ripas para instalação da grelha. Como a temperatura no interior do fumeiro não ultrapassa 60ÓC, então o metal aquecido não afetará de forma alguma a durabilidade da madeira.
Agora o principal é aquecer os cavacos e produzir fumaça fria. Você pode trazer o tubo para dentro do gabinete através de uma das paredes (geralmente a lateral) ou instalar um elemento de aquecimento em espiral de um fogão elétrico em seu interior. Um recipiente de aço inoxidável com aparas é colocado na espiral.
Às vezes, o recipiente é coberto com uma malha para que a fumaça seja ainda mais resfriada e o gabinete funcione no modo de defumação a frio. Se você conectar o aquecedor via LATR, poderá regular suavemente a temperatura dentro do fumeiro.
Armário para fumantes com gerador de fumaça
Muitos amadores fazem fumódromos com uma fonte externa de fumaça. Acredita-se que grande parte das resinas pesadas que conferem sabor amargo aos produtos ficam fora do gabinete: ou queimam ou se depositam nas paredes do gerador de fumaça.
Para o armário propriamente dito, pode-se utilizar qualquer recipiente metálico com o volume necessário, o principal é que as portas ou tampa fechem bem. Caso contrário, os produtos do fumeiro serão processados de forma irregular e parte da fumaça escapará pelas frestas.
O projeto do gerador de fumaça pode ser em linha reta. Ou seja, a serragem ou aparas queimam em um recipiente separado e, sob tiragem natural (é colocada uma chaminé no fumeiro), caem dentro do armário, onde são absorvidas as substâncias contidas na fumaça.
Se o fumeiro for pequeno, utiliza-se uma pequena lata de metal para o gerador de fumaça e o ar é fornecido por meio de um compressor ou ventilador montado em uma garrafa plástica.
A qualidade da defumação é média, pois os produtos são processados com jato muito quente, às vezes o peixe ou a carne são simplesmente cozidos na fumaça e perdem muita gordura e umidade. Portanto, fumar a frio é mais popular.
Neste caso, a fumaça é fornecida ao interior do gabinete do fumeiro com ejeção adicional de ar frio.
Ou seja, a temperatura diminui e, além disso, é retirada a maior parte do condensado da madeira, que sublima da árvore durante a combustão lenta sem acesso de ar.
Armário aquecido para fumar a frio
Um fumeiro de tamanho real para processamento de produtos com fumaça resfriada deve ser projetado separadamente. O problema é que o fluxo de fumaça esfria rapidamente na comida.
Se em um armário clássico para defumação a quente os produtos nas prateleiras superiores eram mais aquecidos, então com o processamento a frio a fileira inferior é defumada melhor. Os restos da fumaça resfriada sobem devido à corrente de ar e, muitas vezes, os alimentos não ficam completamente saturados com substâncias e gases de combustão.
Por isso, a cabine de defumação a frio é sempre feita com paredes duplas. O isolamento térmico é colocado entre as paredes. Você pode usar penoplex ou até espuma de poliuretano. É aconselhável forrar as paredes internas do fumeiro com plástico resistente ao calor e de superfície lisa.
Para garantir que haja calor suficiente durante a defumação a frio, a fumaça é fornecida pela parte inferior do gabinete e o próprio fluxo de fumaça é ligeiramente superaquecido.
Após aquecimento completo, os seixos e pedras são aquecidos a alta temperatura. Sobre eles é colocado um recipiente de metal com serragem seca, apenas lenha de frutas é carregada no fogão gerador de fumaça, enquanto a porta ou amortecedor é fechado para que a fumaça que flui pelo canal tenha tempo de esfriar. A seguir, os produtos são pendurados no armário do fumeiro e na parte inferior é instalado um recipiente para coletar o líquido acumulado.
Nesta modalidade e com bom isolamento térmico, o fumeiro pode funcionar quase um dia. Basta regular adequadamente o funcionamento do gerador de fumaça, evitando superaquecimento severo.
Armário elétrico para fumar a frio
Nem sempre é possível construir um fumeiro completo com fogão-gerador de fumos externo com aquecimento do fundo do armário. Por isso, os amantes da carne defumada surgiram com outra opção para montar um fumeiro.
Aquecimento com lâmpadas
Neste caso, em vez de elementos de aquecimento ou gases de combustão, são utilizadas lâmpadas incandescentes comuns de 100 W. O bulbo de vidro da lâmpada aquece até 120ÓC, mais o vidro não reage de forma alguma com os gases de combustão. Várias fontes de luz instaladas na parte inferior ou lateral do fumeiro aquecem bastante bem o fluxo.
Versão clássica
Se o fumeiro for de utilização contínua, em vez das pernas, instale uma resistência normal do recuperador e ligue-a ao regulador de potência.Para evitar o ressecamento da fumaça do fumeiro, coloque uma bandeja de aço inoxidável ou niquelada em cima dos aquecedores.
Armário para fumar a frio em aço inoxidável
Entre quem está começando a dominar o fumeiro em casa, existe a opinião de que o melhor é fazer um armário em aço inoxidável. Aproximadamente metade dos fumeiros fabricados em fábrica no mercado são feitos de aço inoxidável.
Na verdade, um gabinete de aço inoxidável não é a melhor solução. O fumeiro não enferruja nem oxida, mas na fumagem a quente os produtos adquirem um sabor metálico característico. Portanto, se você fizer um gabinete de aço inoxidável, então de aço especial para alimentos (médico), e apenas para defumação a frio.
O gabinete é composto por duas caixas de 50x70x100 cm - externa e 40x60x90 cm - interna. O isolamento térmico é feito de espuma de poliuretano, é aplicado na caixa interna e imediatamente colocado na externa. Depois de algumas horas, ambas as partes estarão bem coladas, sendo possível pendurar a porta e fazer entrada para o gerador de fumaça.
Neste projeto, a fumaça não é introduzida pelo fundo do fumeiro, mas pela lateral entre duas prateleiras. Uma nuvem quente de fumaça que entra no fumeiro fica imprensada entre duas prateleiras com alimentos, de modo que esfria lentamente, e a maior parte do calor e dos compostos voláteis vão para a carne defumada, e não para as paredes do armário.
A espessura da chapa é arbitrária, mas não inferior a 2 mm. Se possível, é melhor fazer prateleiras de malha de latão niquelado em vez de aço inoxidável.
Armário para fumar salsichas
Os produtos cárneos podem ser cozinhados com fumo quente ou frio.
A linguiça crua “rápida” costuma ser preparada da mesma maneira. De acordo com as instruções, o tempo de cozimento é reduzido de 4 semanas para 8 horas. Mas a temperatura no armário foi reduzida para 45-50ÓS. Ou seja, teoricamente pode ser defumado junto com peito ou presunto marinado. Mas é melhor não fazer isso, pois um armário universal sempre cheira a banha velha. Portanto, é melhor fazer um fumeiro separado para enchidos crus.
Se você estiver fazendo um armário especial para defumar linguiças, a melhor opção seria um modelo de fumeiro aquecido a lenha. O corpo pode ser soldado em chapa fina de aço com baixo teor de carbono.As superfícies externas são pintadas com tinta em pó. As superfícies internas são simplesmente limpas e o cheiro de graxa evapora.
Armário para fumar peixe
O fumeiro de produtos da pesca deve ser feito separadamente da câmara de cozedura de carnes ou enchidos. É quase impossível remover o óleo de peixe queimado do fumeiro. Periodicamente o gabinete é evaporado com água fervente, mas o cheiro ainda permanece.
Para cozinhar peixes com mais de 30 cm, é mais adequado um fumeiro clássico com aquecimento eléctrico e tabuleiro para escoar a gordura.
As paredes metálicas são bastante grossas e montadas com uma qualidade muito superior aos fumeiros vendidos nas lojas. Você só precisa esvaziar o conteúdo do gabinete, remover blocos e fechos desnecessários. A tinta deve ser queimada ou removida com jato de areia.
Um elemento de aquecimento e uma malha para queimar pedaços crus são instalados na parte inferior do corpo. Depois de carregar e ligar a resistência, o vapor sairá primeiro, aquecendo bem o peixe.Depois, à medida que aquece, a fumaça fica mais saturada, pode-se reduzir a potência e deixar o fumeiro funcionar por mais 3-4 horas.
A parte inferior é feita de acordo com o mesmo design da maioria das câmaras de defumação a quente. O aquecimento é feito por fogão elétrico, a bandeja de serragem não possui folha dissipadora. Após o aquecimento, a fumaça sobe e entra na câmara de defumação pelos orifícios. Você pode regular a entrada usando um orifício fechado com um tampão.
Este esquema garante uma penetração profunda e, o mais importante, uniforme da fumaça no peixe, sem superaquecimento ou escaldamento. Com a ajuda de tal armário é muito conveniente fumar pequenos peixes, baratas, trutas, carapaus.
Armário para fumantes da geladeira
Para fazer um fumeiro você precisará de uma geladeira velha. Eles não possuem freezer, portanto serão mais fáceis de desmontar e preparar para uso do que uma geladeira comum. Em primeiro lugar, será necessário retirar o forro plástico interno, inclusive das portas. Em seguida, o isolamento térmico é retirado da caixa, podendo ser feito de fibra de vidro ou espuma de poliestireno. Além disso, você terá que remover a tinta e limpar a superfície até ficar com metal branco.
Você também precisará remover a vedação e substituí-la por borracha ou feltro resistente ao calor.
No interior da câmara pode ser instalado um revestimento adicional em chapa de alumínio, o que simplificará a limpeza do fumeiro e ajudará a reter o calor. Mas muitas vezes o armário para fumantes funciona sem forro adicional.
No teto da caixa deve ser instalada uma chaminé com tampão ou amortecedor, o que ajudará a regular o processo de enchimento da câmara do fumeiro com fumos.
Resultados
Fazer um armário para fumar com as próprias mãos não é difícil se você conhece as características do processo de defumação de produtos. O mais importante em qualquer câmara é a regulação suave do processo de geração de fumaça. Esta é a única maneira de configurar o dispositivo para o modo operacional desejado.
Conte-nos sobre sua experiência na construção de fumódromos. Qual deles acabou sendo o mais bem-sucedido? Deixe seus comentários abaixo, compartilhe o artigo nas redes sociais e adicione aos favoritos.
Antes de defumar o peixe no armário, verificam sempre a gordura num pequeno fumeiro. O principal é que não apareça nenhum cheiro estranho, às vezes cheira a lama, mas o peixe parece normal.
Fumar apenas na lenha, se entrar sumo ou gordura na resistência, haverá amargor, para carnes e enchidos isto é inaceitável.Para peixes, você pode adicionar lascas de pinheiro; vai ficar com um leve gosto de alcatrão, mas tudo bem, ele armazena melhor. Era assim que as espadilhas eram sempre defumadas, até ficarem douradas. É verdade que eles estão em óleo, você não consegue ouvir nada lá, mas você pode não gostar deles secos.