Limpeza e desinfecção de sistemas de ar condicionado: requisitos e procedimentos de limpeza
Durante o funcionamento dos sistemas de ventilação ocorre a contaminação dos dutos e poços de ventilação, o que por sua vez leva ao aparecimento de bactérias causadoras de doenças nas pessoas, mofo, bolor, . A disseminação desses microrganismos leva à infecção das pessoas que moram na casa.
É por isso que o monitoramento da limpeza da ventilação, limpeza e desinfecção dos sistemas de ar condicionado é considerado uma das tarefas primordiais, cuja solução ajuda a preservar a saúde das pessoas.
Este artigo discute detalhadamente a necessidade de limpeza e posterior desinfecção dos sistemas de ventilação, o quadro legislativo que regula este processo e a tecnologia para a realização desses trabalhos.
O conteúdo do artigo:
Requisitos para ventilação e ar condicionado
A investigação confirmou que a grande maioria das doenças infecciosas é transmitida por aerossol (transmissão aérea).
Prédios de apartamentos modernos, edifícios públicos e administrativos, produção industrial, complexos de entretenimento e outros locais onde se reúne um grande número de pessoas são áreas de elevado risco aerobiológico. E por isso são considerados os principais locais de propagação de infecções transmitidas por aerossóis.
Nesse caso, os sistemas de ventilação e ar condicionado são uma das formas de proteção contra a propagação da infecção.
O sistema de ventilação é composto por elementos de equipamentos especiais combinados entre si, projetados para processar e trocar o ar em ambientes fechados. A utilização de um sistema de ventilação permite fornecer sistematicamente ar fresco ao interior da divisão, limpando a divisão do ar de exaustão.
Um sistema de ar condicionado é um conjunto de equipamentos especiais para recriar e manter automaticamente os parâmetros do ar necessários em uma sala, independentemente das condições atmosféricas externas ou internas.
Fornecemos uma revisão comparativa dos sistemas de ventilação e ar condicionado em este material.
Se bactérias, mofo e bolor se formarem dentro desses sistemas devido à sujeira, eles se tornarão perigosos para a vida humana. Compreendendo isto, o legislador obrigou os proprietários, gestores de imóveis residenciais e não residenciais, arrendados ou arrendados em regime de arrendamento, bem como outros utilizadores de imóveis, a garantir a limpeza regular dos sistemas de troca de ar.
A principal lei que prescreve normas de manutenção, organização e controle do cumprimento excepcional de normas e normas sanitárias, e um algoritmo de medidas para manter a limpeza desses sistemas é a Lei Federal de 30 de março de 1999. Nº 52-FZ (intitulado “Sobre o bem-estar sanitário e epidemiológico da população”).
Esta lei estipula que um sistema destinado à circulação de ar em ambientes internos será considerado limpo se não houver zonas de umidificação ou contaminação visível nas superfícies internas dos dutos de ar por onde passa o fluxo de ar. O mesmo se aplica a redes especiais e equipamentos de ventilação.
Quanto à contaminação, considerar-se-á que o sistema de ventilação e ar condicionado necessita de limpeza e desinfecção caso tenha sido detectada visualmente contaminação nas superfícies internas das tubagens de ligação do sistema. A limpeza também é necessária se os testes laboratoriais revelarem a entrada de partículas de poluição na sala, a presença de bactérias perigosas, fungos e mofo nos dutos de ar e a limpeza oportuna substituição do filtro.
Os sistemas de ar condicionado e ventilação devem ser verificados pelo menos uma vez a cada seis meses como parte do controle de produção sobre as condições sanitárias dos equipamentos.
Estágios de condução de pesquisa de sistema
O estudo dos sistemas de troca de ar em edifícios quanto à poluição é realizado em várias etapas:
- Etapa 1 - documentário. Nesta fase, são verificados os passaportes dos sistemas de ventilação e ar condicionado, durante os quais é determinada a conformidade com a documentação do projeto.
- Etapa 2 – verificação real. Nesta fase, são medidos os principais parâmetros do microclima no interior dos sistemas (temperatura, potência do fluxo de ar, umidade), inspeção visual e determinação do grau de contaminação de todos os componentes do sistema de ventilação e ar condicionado (lixo e depósitos inorgânicos, mofo e outras formações orgânicas). Nesta etapa, o material necessário é coletado do sistema de ventilação e ar condicionado e enviado para análise laboratorial.
- Etapa 3 - pesquisa molecular em laboratório. Todo o material coletado durante o estudo é testado em laboratórios quanto à presença de bactérias, micróbios e microflora oportunista. São avaliadas a eficácia da desinfecção e as medidas de limpeza e desinfecção dos sistemas previamente realizadas.
- Etapa 4 – análise dos resultados e decisão de realizar as medidas necessárias. Nesta fase, o resultado do estudo é formalizado em forma de ato, que indica quais estudos sanitários e epidemiológicos foram realizados com conclusão sobre o cumprimento ou não cumprimento das normas estabelecidas.
A limpeza e desinfecção dos sistemas de ar condicionado e ventilação, com base nos materiais de exame e avaliação do estado sanitário, é realizada por um dos métodos que serão discutidos na próxima parte do artigo.
A contaminação encontrada durante o estudo pode ser dividida em quatro tipos:
- acúmulo de poeira e sujeiraque são formados durante a operação de sistemas de troca de ar;
- lixo enormeque surge durante a instalação de dutos de ventilação, ou em decorrência de contaminação humana intencional;
- poluição parasitária – são fungos, mofo e outras bactérias que surgiram devido ao microclima recriado dentro do sistema;
- corpo gordo, que surgem como resultado da deposição do vapor formado durante o cozimento.
Assim, determinada a natureza da contaminação, é selecionado um método de limpeza do sistema.
Métodos básicos de limpeza e desinfecção
Em primeiro lugar, é importante referir que os trabalhos relacionados com a purificação dos sistemas de ar dos edifícios devem ser confiados a profissionais.
Os trabalhos com desinfetante devem obedecer rigorosamente ao algoritmo de acordo com as instruções (taxas de consumo do produto químico, método e procedimento de utilização); as soluções devem ser preparadas apenas nas salas em que seja fornecida ventilação de insuflação e exaustão.
Existem vários métodos para limpar sistemas. Vamos considerá-los mais detalhadamente.
Método #1 – lavagem a seco
É considerado um método simples, portanto é o mais comum. Consiste na utilização de um dispositivo especial: uma escova elétrica ou pneumática sobre um painel de controle.
Selecionada a escova com o diâmetro desejado, o dispositivo é inserido no respiradouro e empurrado para dentro do canal. Por meio de pressão ou eletricidade, controlada por controle remoto, a máquina limpa mecanicamente as paredes internas da ventilação.
Aspiradores industriais são usados para remover a sujeira removida das paredes.Após essa limpeza, é possível avaliar a presença de infecção por mofo ou bolor nas paredes.
Método #2 – lavagem a seco
Este método é usado para desinfetar dutos de ventilação com reagentes químicos que decompõem a sujeira e destroem fungos e mofo.
Após a limpeza química, é imprescindível enxaguar e retirar completamente o reagente químico do duto de ventilação.
Este é um método muito eficaz, mas pode não ser aplicável a todos os edifícios. Assim, não pode ser utilizado em escolas e jardins de infância, nem em instituições médicas.
Vale lembrar que para a realização de trabalhos de destruição de microrganismos nocivos por meio de soluções químicas é necessária uma licença especial, que está à disposição de todas as empresas oficialmente cadastradas que prestam serviços de limpeza de sistemas de ventilação.
Método #3 – limpeza térmica
Este método é considerado o mais seguro e ecologicamente correto, mas exige grandes custos financeiros.
A essência do método é limpar todo o sistema com névoa fria ou cristais de gelo seco. Os geradores de bombeamento acionam um componente frio para dentro do sistema e, como resultado de sua ação, o duto de ar é desinfetado, fungos, bactérias e outros parasitas são destruídos.
Procedimentos de limpeza e desinfecção
Depois de determinada a lista de medidas necessárias, deverá ser elaborado um orçamento de obra, que detalhe todas as ações realizadas para a limpeza dos sistemas de troca de ar do edifício.
A limpeza e desinfecção devem ser planejadas com antecedência. Os moradores das casas e funcionários dos edifícios devem ser avisados com antecedência sobre o momento e o momento desta obra, e também estar familiarizados com os cuidados de segurança.
Componentes removíveis do sistema de ventilação e ar condicionado (grelhas, bocais, bocais, malhas, difusores e outros) deverão ser desmontados durante a obra. Neste caso, são limpos mecanicamente à mão, após o que são aplicados desinfetantes.
Para visualizar equipamentos de limpeza de ventilação, acesse: através deste link.
Os dispositivos que regulam a movimentação do ar no sistema (válvulas, amortecedores) devem ser limpos sem desmontagem. Para isso, o sistema dispõe de “portas de inspeção” especiais.
Vale lembrar que os trabalhos de limpeza e desinfecção dos sistemas de troca de ar devem ser realizados sob a supervisão direta do engenheiro de ventilação responsável pela operação desses sistemas.
Para limpar a unidade evaporadora de aparelhos de ar condicionado domésticos usados, você deve realizar a seguinte sequência de ações:
- remova a tampa externa;
- remova os filtros de ar e carbono - trate o filtro de ar com uma solução e substitua o filtro de carbono;
- realizar a limpeza mecânica da grade do radiador e dos elementos de armazenamento de condensado.
A limpeza da superfície interna da carcaça do ar condicionado e da câmara de mistura é realizada através das portas de serviço fornecidas. A desmontagem dos aparelhos de ar condicionado locais deve ser realizada de acordo com as instruções de reparo e operação.
Cada etapa da limpeza é documentada e indicada no relatório final do trabalho executado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A sequência de limpeza dos sistemas de ventilação e ar condicionado é mostrada neste vídeo:
Atualmente, os métodos modernos de limpeza permitem remover contaminantes complexos e combater microorganismos nocivos sem desmontar os sistemas de ventilação.
As capacidades técnicas dos dispositivos e meios de limpeza das condutas de ventilação permitem não incomodar as pessoas que se encontram no edifício durante os trabalhos. E o controle sobre a limpeza sistemática protegerá as pessoas de doenças e garantirá um fluxo de ar limpo nas instalações residenciais e de escritório, o que ajudará a criar um clima saudável no interior..
No bloco de comentários localizado abaixo do artigo, você pode fazer perguntas ou adicionar sugestões e dicas úteis para limpeza de sistemas de ventilação e ar condicionado com base em sua própria experiência.