Substituição do filtro na ventilação de insuflação: características de seleção + instruções para substituição do filtro
Muitos moradores das grandes cidades enfrentam o problema da poeira que entra no apartamento durante a ventilação.Ele se instala no parapeito de uma janela aberta, em móveis e se torna a causa de reações alérgicas. A instalação de ventilação de ar fresco com filtro ajudará a eliminar a possibilidade de entrada de ar fresco na casa. Fornecerá fluxo de ar suficiente sem a necessidade de abrir janelas. E o filtro impedirá a entrada de poeira e outras pequenas partículas no apartamento.
Porém, para que o sistema funcione sem interrupções, é necessária a substituição periódica do filtro na ventilação de insuflação. As informações fornecidas a seguir ajudarão você a entender o que são filtros, com que frequência eles precisam ser alterados e como fazê-lo corretamente.
O conteúdo do artigo:
Tipos de filtros para sistemas de ventilação
A limpeza do ar fornecido ajuda a evitar que partículas de poeira, fuligem e pequenos detritos entrem na área de estar. É relevante em condições urbanas, para moradores de residências localizadas em zonas industriais e próximas a rodovias movimentadas.
Mesmo quando o proprietário não considera necessário limpar completamente o ar antes de fornecê-lo ao apartamento, é instalado um filtro para proteger o próprio sistema dos efeitos negativos do ambiente externo. Sua presença aumentará o custo de manutenção, mas consertar a ventilação custará muito mais do que comprar elementos filtrantes.
Antes de começar a substituir os filtros da unidade de tratamento de ar, é importante entender o que são.Os modelos diferem entre si não apenas no custo, mas também nas características funcionais.
Por design, eles são:
- Bolso. Os filtros combinam alta capacidade de retenção de poeira com segurança, durabilidade e resistência relativamente baixas. São resistentes ao fogo, fáceis de usar e não geram problemas de descarte. Seu design lembra bolsos presos à moldura.
- Painel. Esses filtros geralmente são feitos de fibras de poliéster. Usado na produção e em casa. Apresentam alto desempenho técnico, são práticos e fazem um excelente trabalho de retenção de poeira e pequenas partículas.
- Sacos de filtro — possuem alta capacidade de captura, suportam facilmente a retenção de partículas sólidas de diversos tamanhos e até gases, por isso são frequentemente utilizados na produção.
Filtros de uso geral são usados para limpar o ar que entra no apartamento.
Os elementos filtrantes são divididos de acordo com o princípio de operação e grau de purificação.
Os grupos principais incluem os seguintes tipos:
- mecânico;
- óleo;
- carvão;
- esponjoso;
- Filtros HEPA.
A seguir, consideraremos essas variedades com mais detalhes.
Tipo #1 – filtros mecânicos
Os filtros mecânicos são projetados para limpar o ar que entra no apartamento de partículas suficientemente grandes. Pode ser poeira, insetos, pelos de animais ou outros detritos, cujo tamanho é de 50 a 10 mícrons. Uma característica das partículas grandes é sua capacidade de acelerar o desgaste do equipamento e inutilizar elementos caros de filtração fina.
Filtros mecânicos são encontrados em quase todos os sistemas de ventilação.Alguns deles devem ser descartados após o uso, mas há cada vez mais modelos fáceis de limpar e reutilizar.
Tipo #2 – derivados de petróleo
Os filtros de óleo são uma malha feita de metal, fibras poliméricas, impregnada com óleos sintéticos.
Isto garante um maior grau de purificação do ar, uma vez que pequenas partículas aderem a superfícies oleosas que, de outra forma, poderiam deslizar através da barreira de malha.
Tipo #3 – modelos de carvão
Os filtros de carbono são capazes de limpar o ar não apenas de impurezas mecânicas, mas também de impurezas de vapor prejudiciais e odores desagradáveis.
Esses modelos são usados apenas em conjunto com produtos que fornecem purificação grosseira do ar - caixas de gordura. A falta de filtragem adicional fará com que os poros do carvão fiquem rapidamente obstruídos. Isso tornará seu trabalho ineficaz.
A vantagem dos filtros de carbono é seu alto grau de purificação, combinado com o custo acessível dos elementos de reposição.
Tipo #4 – dispositivos de esponja
Os filtros de esponja proporcionam purificação do ar utilizando os mesmos materiais utilizados em sua criação. A espuma de poliuretano e a borracha esponjosa são pré-tratadas para aumentar a área dos poros. São fáceis de limpar, por isso podem ser reutilizados muitas vezes. Os modelos de esponja removem o pó com muita eficiência, por isso são utilizados não só no dia a dia, mas também na medicina.
A desvantagem de tais armadilhas é sua estreita especialização, uma vez que não retêm nada além de pequenas partículas.
Tipo #5 – Filtros HEPA
Os filtros HEPA, assim como os coletores de carbono, são sempre usados em conjunto com sistemas de limpeza grosseira pré-instalados. Dependendo das características do projeto, eles são capazes de reter as menores partículas de poeira que transportam alérgenos, vírus patogênicos e pólen de plantas. A redução dos ataques alérgicos e do número de doenças virais está associada ao tratamento da superfície do filtro com compostos químicos especiais.
O escopo dos filtros HEPA é muito amplo. Eles são usados sempre que for necessária a limpeza de alérgenos, esporos, poeira e outros pequenos poluentes atmosféricos. Os coletores são feitos de papel especial e fibras sintéticas.
O custo dos filtros finos é muito maior do que os simples purgadores mecânicos. No entanto, ajudarão não só a reter o pó, mas também a reduzir o nível de doenças e a eliminar os odores desagradáveis provenientes da ventilação.
Fornecemos mais informações sobre os tipos de filtros para ventilação em próximo artigo.
Recomendações para escolher um modelo
Para transformar o ar fresco em ar limpo durante o processo de admissão, é importante organizar adequadamente o sistema de filtragem.
O principal critério na escolha de um coletor é o grau de purificação do ar:
- Limpeza áspera — garantirá a captura de partículas de até 10 mícrons, o que eliminará a poeira e protegerá o sistema de ventilação.
- Limpeza fina ajudará a remover partículas de até 1 mícron de tamanho e a eliminar odores desagradáveis.
- Limpeza ultrafina — a filtragem deste tipo ajudará a manter o ambiente estéril e a remover até 99% das partículas suspensas. Grãos de poeira com tamanho de 0,1 mícron não serão capazes de superar tal obstáculo.
A solução mais eficaz é considerada uma cascata de vários coletores.
Ao criar um sistema, considere os seguintes pontos:
- Você pode instalar os filtros selecionados diretamente na ventilação central. No entanto, antes do início da instalação, serão necessários trabalhos preparatórios de reparo.
- Usando válvula de abastecimento Será difícil usar filtros adicionais. A única coisa que o design oferece é uma grade fina que protege o apartamento de detritos e insetos.
- Disponibilidade de indivíduo fornecer ventilação no apartamento permite que você use os filtros que os proprietários consideram necessários.
Para os moradores da cidade, o sistema de filtragem tornou-se um componente importante do suporte à vida.
Antes de adquirir um equipamento, é importante decidir a tarefa que ele deve resolver, selecionar o nível de limpeza adequado e decidir com que tipo de contaminantes ele deve lidar.
Quando os filtros devem ser trocados?
A frequência com que o filtro do sistema de ventilação deve ser substituído depende de quão bem o equipamento for selecionado. Em comparação com uma janela aberta ou uma válvula na parede, a ventilação fornecida proporciona uma troca de ar mais intensa.
Graças ao uso de filtros, menos poeira entra no apartamento e é possível excluir a penetração de bactérias patogênicas e alérgenos que entram no ambiente junto com esporos e pólen.
Durante a operação, os filtros ficam sujos e a eficiência de seu uso diminui drasticamente. Como resultado, a resistência estática aumenta e muito menos ar entra no apartamento do que o exigido pelos padrões. Isto aplica-se não apenas a sistemas de abastecimento individuais, mas também a ventilação geral equipada recuperador.
Os profissionais recomendam a substituição dos elementos filtrantes pelo menos a cada seis meses. Para a cidade, a frequência de troca do filtro é a cada 3 meses, desde que o apartamento esteja localizado na parte interna do quintal, e mensalmente quando a entrada de ar for pela rodovia.
Para reduzir custos indiretos e evitar a substituição frequente de filtros finos, recomenda-se a instalação adicional de coletores de pó grosso.
A substituição oportuna de filtros permite prolongar a vida útil da ventilação.
Para avaliar se o coletor de pó precisa ser substituído, você deve usar os seguintes métodos:
- Controle automático — quanto mais o filtro fica obstruído, mais perceptível se torna a diferença de pressão nas diferentes seções da ventilação fornecida. Quando um indicador crítico é atingido, um sinal é dado. Informações sobre a necessidade de substituição do filtro aparecem no painel do controlador. Ele pode ser exibido como texto ou como uma luz indicadora acesa.
- Controlo visual o usuário faz isso de forma independente. Ele inspeciona o filtro e decide substituí-lo. Com o tempo, você pode criar um cronograma. Os especialistas dizem que a substituição rotineira do filtro é uma solução melhor do que instalar um novo coletor depois de estar completamente sujo.
Ao calcular o momento da troca do filtro, é importante levar em consideração a altura do apartamento. Quanto mais alto o piso, mais limpo é o ar. Conseqüentemente, os filtros terão que ser trocados com menos frequência.
Na hora de traçar um cronograma, vale considerar a temporada. A neve é considerada um filtro natural que atrai poeira, por isso no frio os filtros ficam menos sujos.
Além da poeira levantada pelo vento, no verão é importante levar em consideração a presença de árvores floridas. Por exemplo, choupos, cuja penugem pode entupir rapidamente o filtro. Bem como outras plantas cujo pólen causa alergias.
Procedimento de substituição
Independentemente do tipo de elemento filtrante, é importante atualizar e limpar regularmente os coletores de poeira. Um técnico experiente pode determinar o grau de contaminação, portanto os usuários devem seguir rigorosamente o cronograma de substituição recomendado dos elementos.
O procedimento de substituição do purificador consiste nas seguintes etapas:
- desmontar o produto antigo;
- limpeza de dutos de ar;
- instalação de um novo filtro;
- fixação de vedações e juntas.
Uma operação simples permitirá que você desfrute constantemente de ar limpo e fresco.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Resumindo, é importante destacar que o processo de substituição do filtro é bastante simples. É fácil estudar o procedimento detalhadamente assistindo ao vídeo fornecido.
Para garantir o fornecimento de ar de qualidade ao apartamento, é importante organizar adequadamente o sistema de filtragem. A solução ideal é considerada uma combinação de produtos projetados para limpeza grossa e fina. Para garantir seu funcionamento eficiente, é importante fazer a manutenção oportuna do sistema de ventilação, substituir ou limpar periodicamente os elementos filtrantes.
Quais filtros de purificação de ar você usa? Compartilhe sua experiência de utilização de elementos filtrantes com outros visitantes do nosso site, conte-nos sobre os prós e contras identificados durante a operação deste ou daquele tipo de filtro. Faça perguntas, participe de discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.