Manutenção de sistemas split: limpeza, reparo e reabastecimento de equipamentos de controle climático você mesmo
Em qualquer zona climática, a questão do ajuste da temperatura e da umidade do ar em instalações residenciais e industriais é relevante. Para tanto, são utilizados diversos equipamentos de controle climático. Os sistemas split são uma das opções para tais dispositivos. Eles se distinguem pelo preço acessível, design elegante e funcionalidade.
Como qualquer outro equipamento, requerem manutenção profissional regular. Via de regra, é produzido por especialistas especializados de diversas empresas. Mas, em alguns casos, você mesmo pode realizar a manutenção dos sistemas divididos. Descubra como fazer isso abaixo.
O conteúdo do artigo:
Projeto de sistema dividido
Antes de dominar os métodos de manutenção, reparo e reabastecimento de equipamentos de ar condicionado, você precisa se familiarizar com os recursos de seu design.
Um sistema dividido é um equipamento bastante complexo. Está dividido em dois elementos principais:
- unidade externa;
- bloco interno.
O corpo de cada bloco contém determinados componentes. Parte externa Os sistemas split contêm ventilador, condensador, compressor, válvula de quatro vias, filtros e sistema de tubulação. interno – ventilador, evaporador e filtro de ar. O refrigerante circula entre os blocos: freon.
Ele se move através de um sistema de pipeline. Durante a operação, o equipamento existe em dois estados físicos: líquido e gasoso. Um pipeline específico é projetado para cada estado de freon. Eles diferem entre si no diâmetro interno e externo.
Se a operação de pelo menos um elemento do sistema for interrompida, isso levará a mau funcionamento significativo do equipamento. Para evitar avarias significativas, recomenda-se que os proprietários desses equipamentos realizem manutenções pelo menos uma vez por ano.
Se o equipamento estiver localizado em área industrial, o número mínimo de inspeções preventivas deverá ser duas vezes por ano.
Autolimpeza de equipamentos
Devido ao fato de os sistemas split passarem por eles um grande volume de ar a cada segundo, a ocorrência de poluição é inevitável.
Eles são formados nos seguintes elementos estruturais:
- Filtros de ar;
- radiador/trocador de calor;
- ventilador
Se você não limpar regularmente, uma camada de sujeira se formará sobre esses elementos. Impede a troca total de ar, o que provoca mau funcionamento da automação. Neste caso, os usuários podem experimentar resfriamento insuficiente ou ausência total.
Limpeza e substituição de filtros
Os filtros de ar estão em unidade interna. Eles são facilmente removidos da caixa. Os fabricantes recomendam limpá-los diretamente sempre que limpar o ambiente.
Isso pode ser feito usando um aspirador de pó. O pano do filtro é removido e cuidadosamente limpo com um aspirador de pó. Em seguida, os filtros devem ser instalados em seus lugares.
Mas, como nem todos os usuários realizam esse procedimento, o filtro fica mais entupido. Se o aspirador não ajudar a limpar completamente o pano do filtro, deve-se recorrer à limpeza manual.
O tecido é lavado em água morna e detergentes suaves ou sabão. Você também pode usar detergentes especializados projetados para cuidar de filtros. Certifique-se de secar o tecido. Após a secagem, é instalado em seu lugar na estrutura.
Se o filtro tiver sido limpo muito raramente ou não tiver sido limpo por muito tempo, é melhor substituí-lo por um novo. Isso se deve ao fato de a tela ser projetada para reter as menores partículas do ar. À medida que se acumulam, danificam a estrutura do material.
Mesmo uma limpeza completa não será capaz de restaurá-lo. Ao instalar um filtro de ar danificado em um sistema split, o usuário não receberá proteção contra a poluição do ar.
Na produção, o filtro removido pode ser limpo com um compressor. O ar sob pressão é fornecido às áreas contaminadas, limpando-as.
Cuidados com radiadores e trocadores de calor
Esta operação também pode ser realizada de forma independente. Os elementos estão localizados atrás dos filtros de ar. Portanto, é aconselhável combinar os cuidados com o filtro e o radiador em um único procedimento.
O radiador e o trocador de calor são combinados em uma única estrutura. Externamente, lembra uma grade de metal. Você terá que limpá-lo manualmente. Uma escova com cerdas de plástico ajudará nisso. Com sua ajuda, você pode limpar o dispositivo contra poeira, cabelos e outros contaminantes secos.
Se houver uma película gordurosa no radiador, será necessário usar um limpador a vapor. Direcionando cuidadosamente um jato de vapor para a área contaminada, você conseguirá remover o filme. A sujeira restante deve ser removida com pano seco.
É aconselhável limpar o radiador a seco pelo menos uma vez por mês. Isso ajudará a evitar reparos dispendiosos.
Há também uma grade do radiador na unidade externa. Chegar a isso geralmente é problemático. É aconselhável limpá-lo pelo menos uma vez por ano. Para fazer isso, remova a grade do corpo do bloco. Está preso com vários parafusos.
Em seguida, você precisa enxaguar com água morna. Você pode usar pincéis com cerdas plásticas e uma esponja. Ou use produtos químicos que não danifiquem a pintura. Após a limpeza, seque o produto e coloque-o de volta no lugar. Você pode combinar este procedimento com a limpeza do ventilador.
Limpeza das pás do ventilador
Depende muito dos fãs em um sistema dividido. Eles fornecem ar na direção certa. Com a ajuda deles, o ar quente é removido para a rua e o ar resfriado é fornecido. Os ventiladores consistem em motores DC e impulsores com pás.
A contaminação do ventilador pode reduzir a velocidade do motor.Isso pode causar superaquecimento e falha rápida. Além disso, a contaminação em massa pode danificar e entortar as pás do impulsor. Neste caso, a direção do fornecimento de ar mudará e a produtividade do sistema split diminuirá mesmo após a limpeza.
Limpar o ventilador não é muito difícil. Basta ter cuidado para que água e líquido de limpeza não entrem no painel de controle e nos conectores.
A remoção da tampa da caixa e dos filtros revelará o ventilador. Suas lâminas devem ser limpas com pano úmido. Você pode pré-aspirar as lâminas se houver muita poeira sobre elas.
Recomenda-se a manutenção do ventilador da unidade externa se houver fácil acesso ao mesmo. Se não estiver, é melhor procurar ajuda de especialistas.
Recarregando o sistema com freon
Em condições normais de funcionamento, o refrigerante não deve ser recarregado antes de 18 meses após a compra. Isso se deve à propriedade natural do freon de evaporar. A evaporação ocorre nas juntas da tubulação ou através de microfissuras no material.
Mas a necessidade de reabastecer o sistema pode surgir mais cedo. Os seguintes eventos podem levar a isso:
- danos mecânicos ao gasoduto;
- defeitos de fábrica - falha de automação na produção;
- instalação não padronizada de um sistema dividido - aumentando o comprimento dos tubos de comunicação;
- realizar reparos no sistema sem reabastecimento posterior - por exemplo, substituir um compressor.
Estas são as razões pelas quais pode haver falta de freon no sistema.Vale ressaltar também o fato de que o refrigerante irá evaporar mesmo em equipamentos que nunca foram conectados à rede. Portanto, é preciso levar essa característica em consideração e ficar atento à data de produção do equipamento.
Em média, o volume de freon no sistema é reduzido em 8% ao ano. Uma falta significativa de refrigerante pode levar a consequências irreparáveis: bloqueio do compressor e sua quebra total. Portanto, é recomendável verificar o nível de freon uma vez a cada ano e meio e após cada reparo.
Etapa nº 1 - trabalho preparatório
Você precisa estudar a documentação técnica do seu sistema dividido. Isso é necessário para determinar que tipo de freon é carregado no equipamento e qual é a pressão ideal do gás no sistema.
A seguir, com base nas informações recebidas, é necessário adquirir um cilindro de refrigerante. As marcas de freon mais comumente usadas são R410A e R407C.
O primeiro tipo de substância pode ser usado para reabastecer o sistema sem bombear o freon restante. O segundo tipo de substância pode ser reabastecido com um sistema split somente após a remoção completa dos resíduos de freon das tubulações e do compressor.
Para funcionar você precisará do seguinte:
- freon da marca exigida;
- um manômetro que será conectado ao cilindro e ao sistema split;
- chave do tamanho correto.
Existem vários métodos para reabastecer um sistema split com freon. O método mais prático de auto-implementação em casa é o método de monitoramento da pressão no sistema. Na maioria das vezes é usado por profissionais.
Para substituir o refrigerante, você precisará de acesso livre à unidade externa.Possui duas saídas para substituição de freon. O gás é bombeado e bombeado através deles.
Estágio número 2 - substituição de freon
Ordem de serviço para substituir o refrigerante pode ser dividido nas seguintes etapas:
- Ligar o sistema split no modo de resfriamento máximo.
- Conectando um manômetro à unidade externa.
- Remoção de gás residual do sistema - se necessário.
- Definir a temperatura de resfriamento para a posição intermediária.
- Fornecimento parcelado de gás ao sistema, com verificação das leituras do manômetro com as leituras de pressão de fábrica.
- Interromper o fornecimento de freon no momento em que a pressão voltou ao normal.
- Desconectando a mangueira e o manômetro do coletor.
- Apertando os cabos para reabastecimento.
- Verificação do funcionamento dos equipamentos de controle climático.
Se tudo for feito corretamente, o equipamento não precisará ser repetido por pelo menos mais um ano e meio.
Se houver necessidade de reabastecer com muita frequência, isso indica um vazamento de refrigerante do sistema. Como consertar isso será discutido abaixo.
Auto-reparo de sistema dividido
Não é aconselhável reparar você mesmo esse equipamento. Para corrigir totalmente um mau funcionamento, você precisa conhecer não apenas o princípio de funcionamento de todos os elementos estruturais, mas também possuir algumas ferramentas.
Você também precisa lembrar que o sistema split opera com tensão de rede. E é perigoso para a saúde e a vida. Portanto, se você não confia em suas habilidades e aptidões, então é melhor confiar o diagnóstico de falhas e sua eliminação a especialistas experientes.
Para entender quais medidas você pode tomar por conta própria para reparar o sistema split, você precisa conhecer as principais causas do mau funcionamento. Alguns deles serão discutidos posteriormente neste artigo. Mas um especialista qualificado pode identificar problemas e danos com mais precisão e rapidez.
O dispositivo não liga
As razões para isso podem ser as seguintes:
- bateria descarregada no painel de controle;
- tomada ou disjuntor danificado;
- cabo de rede danificado;
- falta de tensão na rede ou sua falta/excesso.
A maneira mais fácil é substituir você mesmo as baterias. Você pode verificar a tomada com outro dispositivo de rede em funcionamento. Se forem observados danos no cabo, você deve parar imediatamente de usar o dispositivo e substituir o cabo por um novo da mesma seção transversal.
A tensão na rede deve ser verificada com um multímetro ou voltímetro CA. Se a tensão for significativamente inferior ou superior a 220 V, você precisará pensar em adquirir equipamentos adicionais para normalizar a tensão - estabilizadores ou conversores.
O equipamento não esfria bem
As causas mais comuns deste mau funcionamento são as seguintes:
- falta de freon no sistema;
- saída de ar obstruída na unidade interna;
- compressor desgastado;
- mau funcionamento do ventilador;
- tubos capilares entupidos.
Devido à pequena quantidade de refrigerante nas tubulações, o funcionamento do compressor é interrompido.Os modernos sistemas split sinalizam antecipadamente um problema, graças à presença de um sensor de pressão no design do dispositivo.
Freon pode evaporar ou vazar gradualmente. A falta de refrigerante é indicada pelo seguinte: há sopro do ventilador, o compressor funciona constantemente com raros desligamentos ou não funciona (devido ao superaquecimento com baixíssimo teor de freon no sistema). Este problema é resolvido procurando um vazamento de refrigerante e reabastecendo-o.
Obstáculos no caminho do ar frio são a causa mais comum de falta de resfriamento. Via de regra, apresentam-se na forma de uma camada de sujeira composta por penugem, lã e pó. A saída de ar deve ser restaurada limpando os filtros de ar da unidade interna.
O compressor é o elemento mais carregado do sistema. Seu desgaste pode levar à falta de refrigeração. Características óbvias de quebra do compressor: observa-se que os ventiladores funcionam, mas não há sons do funcionamento do compressor, assim como do próprio resfriamento. Porém, isso também pode indicar falha dos capacitores (partida e operação) ou do relé térmico.
Para identificar a causa exata da avaria, é necessário verificar cada elemento separadamente. Para fazer isso você precisará de um multímetro e algum conhecimento de engenharia elétrica. A peça danificada é substituída por uma nova. Se o compressor tiver sido substituído, o volume de freon precisa ser reabastecido.
Ventiladores quebrados também podem resultar em baixo desempenho de resfriamento.Neste caso, ouve-se o som do compressor funcionando, mas não ocorre sopro - o fluxo de ar do sistema split não é sentido. Para reparar será necessário abrir a tampa da unidade, desconectar o ventilador da carcaça e do cartão de controle e substituí-lo por uma peça nova, observando a polaridade da conexão.
Se os tubos capilares estiverem obstruídos, a circulação do refrigerante através deles será interrompida. Isso leva à ebulição e evaporação do freon antes de entrar no evaporador. Neste caso, o compressor pode funcionar constantemente, com raros desligamentos, mas o resfriamento será fraco.
Se o bloqueio for grave, o compressor funcionará sem desligar e o usuário receberá ar quente. O problema é resolvido lavando os tubos com solventes especiais ou água sob pressão. Se isso não ajudar, o tubo será substituído por um novo.
Outra avaria comum é um vazamento na unidade split interna. Por que isso acontece e como lidar com esse problema, contamos em este material.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode ver o processo de limpeza do sistema split com mais clareza no vídeo:
Realize reparos independentes e limpeza de sistemas split É possível com a abordagem correta do assunto. É altamente recomendável estudar o projeto do equipamento, sua documentação e as características do dispositivo em manutenção.
Também é necessário seguir as precauções de segurança. Se a falha não puder ser diagnosticada e corrigida por conta própria, não há necessidade de reconectar o sistema dividido defeituoso à rede. O melhor é entrar em contato com uma empresa especializada.
Se você tiver dúvidas sobre o tema do artigo, pode perguntar na seção de comentários. Lá você pode compartilhar conselhos valiosos ou contar como você mesmo limpou o sistema dividido.
Liguei algumas vezes para os técnicos para limpar o ar condicionado. Para ser sincero, a forma como isto é feito não me satisfez. Depois de “limpá-los”, o fedor ficou pior do que antes. Tive que pesquisar, ler, descobrir, e agora faço isso sozinho há vários anos.
O mais simples é lavar os filtros, mas a grade do radiador é mais difícil, faço isso em julho, quando os choupos já acabaram de florir, tem muita penugem!