O que fazer se o sistema dividido vazar na sala: avarias comuns e como corrigi-las
Um sistema split é uma técnica que mantém uma temperatura ambiente confortável.Portanto, qualquer avaria é um verdadeiro teste para os proprietários. Uma situação particularmente desagradável surge quando o sistema dividido vaza para a sala - você aprenderá o que fazer em tal situação no artigo.
Contaremos tudo sobre as causas dos vazamentos nos equipamentos de controle climático e as formas de combater a avaria. O artigo que apresentamos discute situações de bloqueio banal do canal de drenagem e graves problemas técnicos. Levando em consideração nossas recomendações, você poderá eliminar ou prevenir rapidamente um problema emergente.
O conteúdo do artigo:
A água deve fluir ou não?
Um sistema split é um projeto de engenharia complexo para ar condicionado, ou seja, um tipo de ar condicionado. É composto por duas partes do bloco: interna (evaporador) e externa (bloco de compressão-condensado).
Esta técnica é capaz não só de resfriar o ar em climas quentes, mas também de aquecê-lo em climas frios, até que o aquecimento seja ligado. A formação de umidade é um indicador do bom funcionamento dos equipamentos de climatização.
Princípio da Operação sistemas divididos baseia-se no fato de que o freon ou uma versão mais recente dele, ao passar pelo evaporador, emite frio para o ambiente e absorve calor. No tempo frio acontece o contrário.
Mas ainda existem situações em que “gotejar” sinaliza mau funcionamento do equipamento.
Como entender que ocorreu um colapso?
Primeiro você precisa determinar de onde veio o vazamento.
Existem três locais principais.
- Diretamente do próprio unidade interna.
- Através das persianas do sistema split, gotas individuais ou grandes respingos entram com fluxos de ar.
- A água flui ao longo da parede onde a unidade interna está localizada na sala.
Depois de determinar onde ocorre a queda, você pode decidir como lidar com ela.
Primeiro, faça uma verificação rápida. Deve-se verificar a bandeja de condensado, se o vazamento começou durante um período quente, quando o ar condicionado funciona por muito tempo no modo de refrigeração, então esta é uma situação completamente normal. Quando o recipiente fica cheio demais, a água transborda e forma um vazamento. Para impedir uma enchente, basta escoar a água.
A inspeção do tanque de condensado em clima quente deve ser feita a cada poucos dias, pois o equipamento está funcionando em sua capacidade máxima neste horário, bem como antes do início do frio. Se o gotejamento não parar depois disso, provavelmente ocorreu uma falha grave no equipamento.
As causas mais prováveis de falha
A seguir, veremos as causas mais comuns de falhas que podem fazer com que um sistema dividido “chore”.
Razão #1 – sistema de drenagem entupido
O culpado mais comum é um ralo entupido.Vários detritos estão obstruídos no recipiente de drenagem da unidade interna ou na mangueira, portanto é necessário limpeza de sistema dividido, cujas etapas são descritas em nosso artigo recomendado.
O que poderia estar entupido com a mangueira? Havia insetos - vespas, mariposas, moscas. Além disso, a água se acumula na tubulação de drenagem durante o verão, tornando-a um habitat ideal para insetos.
Devido a trabalhos de reparação numa parede externa, massa, partículas de materiais de construção ou pó grosso podem entrar no orifício da mangueira.
Esta situação é relevante se as reparações forem realizadas no apartamento acima do seu. Neste caso, todos os detritos voarão em direção ao seu ar condicionado e obstrui-lo. Portanto, vale cobrir a unidade externa com filme.
Razão nº 2 - mau funcionamento da bomba
Quando não for possível descarregar o condensado da maneira clássica para a rua através de um tubo de drenagem, instale modelos com bomba (bomba).
Causas típicas de vazamentos:
- A própria bomba está com defeito ou falhou completamente. Neste caso, é necessário entrar em contato com especialistas para repará-lo ou substituí-lo totalmente. Observe que essas peças só devem ser substituídas por modelos da mesma marca.
- Problemas com o tubo de saída de ar. Dobrado, entupido, comprimido ou despressurizado.Quaisquer alterações no tubo podem ser causadas pelos efeitos do tempo, escolha de materiais de baixa qualidade, instalação inadequada, etc.
- A câmara flutuante (sensor) está entupida. Ele está localizado perto da bomba. Para resolver o problema você precisa limpá-lo. Depois disso, seque, instale no lugar e teste o funcionamento.
- Contato fraco ou inativo Isso pode ser devido à montagem de má qualidade do dispositivo ou a um defeito de fabricação. Contate um centro de serviço ou especialista.
- Queda de energia de emergência. As luzes foram apagadas repentinamente ou o dispositivo não foi desligado corretamente. É necessário esperar até que o sistema inteligente desligue e só então retirar o plugue da tomada. O evaporador ainda está frio e pingando condensação, mas a bomba continua funcionando.
A bomba requer um manuseio cuidadoso, como qualquer peça que funcione sob tensão. Pré-instalar dispositivo de corrente residual - RCD, se houver cortes de energia frequentes na sua área.
Razão nº 3 - congelamento do tubo de drenagem
No tempo frio, o tubo de drenagem congela. Isso acontece se o ar condicionado estiver ligado em temperaturas abaixo de zero fora da janela e a condensação que sai da cabine se transformar em gelo e obstrui-la. Ou pela grande diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas: menos à noite e zero ou mais durante o dia.
Razão número 4 - instalação de má qualidade
Infelizmente, nem todos os instaladores podem realizar instalação de sistema dividido Certo. Às vezes, a consequência desse trabalho é um ar condicionado flutuante.
Isso pode incluir muitos erros.Foi escolhido o ângulo errado para perfuração e instalação do tubo de drenagem, sem levar em conta a gravidade, que provoca bolsas de ar no tubo que interferem no fluxo normal do condensado.
O colapso do tubo de drenagem ocorre porque foram utilizados materiais de baixa qualidade ou a obra foi realizada com pressa. Por exemplo, em vez de tubos de drenagem especiais, são instaladas corrugações elétricas, que se desintegram após alguns meses.
Trabalho não profissional perto da unidade interna de ar condicionado dentro do apartamento. Por exemplo, quando você precisa baixar o teto. Durante o período de reforma, poucas pessoas vão querer alocar fundos adicionais para o trabalho dos aparelhos de ar condicionado. Portanto, surgirão inevitavelmente problemas com a localização do sistema e a remoção do condensado.
Devido à laminação de má qualidade, o freon vazou e, como resultado, o trocador de calor congelou.
Os tubos que prendem os tubos de freon estão frouxamente torcidos e, portanto, o líquido pinga no chão em vez de ser descarregado. Devem ser apertados com chave inglesa, previamente lubrificados com pasta de vedação (selante). Nessa situação, o principal é não exagerar, caso contrário você corre o risco de quebrar a linha e danificar ou mesmo quebrar a peça, e esse conserto com certeza custará um bom dinheiro.
Isolamento térmico não profissional de tubos freon, localizado sob a unidade interna do sistema split. Uma avaria deste tipo ocorre por pressa ou inexperiência dos artesãos.
Razão #5 – filtros entupidos
Os filtros garantem ar resfriado limpo e fresco e também protegem o sistema contra contaminantes.
Para uma limpeza de qualidade, você pode recorrer aos serviços de especialistas ou fazer você mesmo. Conhecendo as principais causas do gotejamento em um sistema split, você escolherá o método correto para combatê-lo.
Opções para resolver o problema
Assim que notar que a água começou a fluir, desconecte-a imediatamente da rede elétrica. Você mesmo pode limpar o tubo de drenagem. Para começar, pegue um fio de espessura média e faça um pequeno gancho. Em seguida, insira-o cuidadosamente no tubo de drenagem e empurre-o para frente com movimentos rotacionais.
De vez em quando, retire-o e limpe-o.Se você sentir que o fio está encostado em alguma coisa, o motivo é um bloqueio. Graças ao gancho pré-formado, você pode alcançar facilmente qualquer mosquito. Além disso, você deve limpar o tanque de condensado, o banho e os filtros contra contaminação bacteriana usando produtos especiais.
Se houver gelo, espere até que o gelo derreta sozinho. Então entre em contato com o mestre. Após essa limpeza expressa, você também pode realizar uma limpeza geral.
Para fazer isso, você precisa desmontar a unidade interna. Usando uma chave de fenda, remova a bandeja de drenagem, conecte uma lavadora de alta pressão (mangueira de água) ao tubo de drenagem e enxágue por 5 a 10 minutos.Se você achar que o problema se deve a uma instalação não profissional, ligue para especialistas.
Para evitar avarias, deve realizar regularmente a limpeza técnica do ar condicionado, que consiste na lavagem dos filtros e do tubo de drenagem. Em climas quentes, o equipamento de controle climático deve ser limpo uma vez a cada 2 semanas. De vez em quando você deve verificar o nível de condensação do sistema split.
Agora você sabe, se a água fluir para o apartamento vinda do sistema split, você deve desconectar imediatamente o dispositivo da fonte de alimentação. Então você precisa verificar as condições do ar condicionado. E se depois de todas as nossas recomendações a água ainda pingar, chame imediatamente um especialista.
Conselhos de profissionais experientes
O mais importante é guardar o cartão de garantia do ar condicionado, pois ajudará a evitar mal-entendidos que surjam durante o período de garantia. Solicite a instalação apenas de instaladores credenciados pelo fabricante e siga também regras simples para operação de sistemas split.
Antes de ligar, após uma longa pausa (principalmente após o inverno), limpe a mangueira de drenagem, enxágue e seque o recipiente de condensado. Abra a tampa superior da unidade interna do ar condicionado.
Lave o filtro com um agente antibacteriano especial e seque-o. Inspecione cuidadosamente e limpe a poeira de todas as partes visíveis do dispositivo.
Não se esqueça de realizar limpezas preventivas com a maior freqüência possível. Se o sistema split ainda vazar, chame um especialista para fazer o diagnóstico.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Dicas de especialistas em suas áreas irão ajudá-lo a lidar com o gotejamento do ar condicionado:
Um exemplo de como limpar uma bandeja de condensado e uma mangueira de drenagem. O autor mostra passo a passo como limpar a mangueira, bem como os tipos de possíveis contaminações:
Se você descobrir que a água está saindo do equipamento de controle climático, não entre em pânico. Use nossas recomendações e verifique tudo com atenção.
É importante que todo proprietário de sistema split não se esqueça da limpeza regular dos principais componentes: drenagem, filtros, recipiente de condensado, etc., e procure manter o equipamento limpo.
Você gostaria de nos contar como se livrou de um vazamento no sistema dividido com suas próprias mãos ou sobre o que fizeram os especialistas para quem você ligou? Você tem informações tecnológicas valiosas sobre o tema do artigo? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos, faça perguntas.
Tivemos um grande problema com o ar condicionado quando a água parou de sair para a rua, mas fluiu diretamente pelas paredes. O problema acabou não sendo tão complicado quanto eu pensava, o cano de onde escoa a água estava simplesmente entupido e o recipiente estava cheio demais. Então só faltava limpá-lo. Mas, claro, tive que mexer, então se você tem medo de desparafusar o bloco sozinho, é melhor chamar um especialista.
No ano passado, também tive água pingando da minha unidade interna e queria chamar um técnico. Eu descobri sozinho. Descobriu-se que o tubo de drenagem da água havia saído do lugar, ou as aves danificaram a fixação do tubo ou ele havia se deslocado com o tempo.O tubo não estava inclinado para baixo, mas em um lugar formou-se uma curvatura, na qual, aparentemente, apareceu um tampão. Levantei a folga e muita água saiu imediatamente do tubo. Corrigi a posição do tubo instalando outro fixador e o problema foi resolvido. O ar condicionado não vazou desde então.
Também existe este problema - os instaladores instalaram isolamento térmico de espuma nas tubulações que conduzem à unidade externa, mas não instalaram caixa de proteção. Os pássaros em alguns lugares bicaram esse isolamento. A falta desse isolamento térmico em alguns locais pode levar à quebra do ar condicionado?
Boa tarde, Irina. Normalmente, as comunicações entre blocos são combinadas envolvendo-as com um tecido especial. Se estiver visível sob a espuma bicada pelos pássaros e estiver intacto, não há com o que se preocupar. Se os pássaros também começarem a destruí-lo, será necessário instalar uma caixa protetora.
A estrutura dos próprios tubos de conexão é mostrada na imagem anexa. Lá você pode ver claramente que sob a camada protetora externa existe o isolamento térmico dos tubos. Certifique-se de que esses materiais estejam intactos.