Limpeza "faça você mesmo" de sistemas split: inspeção preventiva e cuidados com os equipamentos
A limpeza regular e correta dos sistemas split aumentará sua operação confiável e manterá a funcionalidade em todos os modos de operação. Mas não só isso.Um ar condicionado limpo combate com sucesso os poluentes nocivos presentes no ar das instalações residenciais.
Falaremos sobre como limpar equipamentos de controle climático, o que pode ser feito de forma independente. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente o processo de desmontagem do sistema para remoção de contaminantes e opções de processamento de componentes funcionais. Levando em consideração nossas dicas, você poderá limpar o aparelho sem dificuldade.
O conteúdo do artigo:
Inspecionar equipamentos antes de limpar
Consideraremos o procedimento de limpeza dos dispositivos de controle climático, instruções passo a passo para sua implementação e dicas úteis usando o exemplo do tipo mais popular de casa e escritório sistemas de divisão de parede.
Antes de começar a limpar o sistema split por conta própria, você precisa inspecioná-lo externamente cuidadosamente, concentrando-se nos seguintes pontos:
- nenhum dano aos fios condutores de corrente do circuito elétrico, seu isolamento e aterramento;
- confiabilidade de fixação de todos os parafusos em conexões roscadas;
- integridade do circuito freon;
- nenhum dano mecânico.
Essas inspeções nos equipamentos de climatização não demoram muito e é recomendável realizá-las não só antes da manutenção do ar condicionado, mas também regularmente, pelo menos duas vezes por mês.
Além da limpeza periódica e manutenção de sistema dividido, com certos sintomas baseados nos resultados da inspeção, pode haver necessidade de manutenção não programada da unidade.
Os sinais de contaminação excessiva do sistema split incluem:
- um odor desagradável característico imediatamente após ligar o dispositivo;
- vazamentos na carcaça do módulo interno;
- o aparecimento de um som incomum durante a operação, estalos estranhos ou aumento de ruído;
- mudança na temperatura do ar.
Durante a manutenção de rotina do sistema ou para tratar os sintomas indicados, é necessário realizar todos os procedimentos de limpeza em uma determinada sequência passo a passo, cujo resultado será um dispositivo limpo de todos os contaminantes e operando de forma estável.
Com base no número de unidades principais do sistema split, o procedimento de limpeza também pode ser dividido em duas etapas: cuidados com a unidade interna e limpeza do módulo externo.
Desmontando e limpando a unidade interna
O processo de lavagem de peças de unidades de sistema split não necessita de uma descrição muito detalhada. Abordaremos algumas das nuances deste procedimento a seguir.
Para ter uma ideia geral de quais peças e conjuntos módulo de parede interna Os sistemas split estão sujeitos a manutenção, é necessário conhecer sua estrutura.
Os principais componentes da unidade interna incluem:
- Um evaporador, também conhecido como radiador ou trocador de calor.
- Eixo ou impulsor.
- Um motor que aciona o eixo em rotação.
- Bandeja/banheira de drenagem.
- Persianas horizontais e verticais.
- Unidade de controle com sensores e indicadores de temperatura.
- Filtros de malha.
- A caixa do módulo interno, na qual todas as peças são construídas de forma compacta.
A familiarização cuidadosa com a estrutura da unidade interna permite abordar os procedimentos de limpeza com compreensão e também após sua conclusão instalar todas as peças na ordem correta em seus lugares, fazendo a conexão de maneira cuidadosa e correta.
Etapa número 1 - limpeza dos filtros do ar condicionado
O primeiro passo ao fazer a manutenção de um sistema split é limpar os elementos de filtragem.
A seção principal com filtros superiores, cujo princípio de funcionamento é baseado no efeito estático, está localizada sob a tampa do dispositivo. Limpá-los é o procedimento mais simples, que não requer conhecimentos e habilidades especiais e também não consome muito tempo.
É necessário entender que mesmo um leve acúmulo de poeira e depósitos de gordura nos filtros pode criar problemas no funcionamento de todo o dispositivo.
O procedimento para manutenção dos filtros primários é o seguinte:
- Desconecte o dispositivo e aguarde pelo menos 10 minutos.
- Solte as travas (geralmente na lateral do dispositivo) e abra a tampa externa.
- Remova as seções da malha do filtro fixadas na estrutura.
As laterais das seções do filtro, colocadas sob a carcaça e montadas em patins, são fáceis de remover.
Para remover um filtro adicional, geralmente uma esponja, é necessário remover o ionizador de ar se o sistema split estiver equipado com um. Normalmente, o ionizador é montado no radiador na lateral do painel de controle do dispositivo.
Você só precisa puxar a alça com cuidado e ela sairá facilmente do soquete ao longo das ranhuras. O filtro é instalado na parte traseira do ionizador em uma moldura de plástico e pode ser facilmente removido de suas ranhuras.
Em caso de contaminação pesada, pode-se usar um aspirador de pó para limpeza preliminar. Em seguida, recomenda-se lavar os filtros e o ionizador em um recipiente com detergente e depois em água corrente. Para lavar, use uma esponja e uma escova macia.
Terminados os procedimentos de água, resta apenas sacudir a umidade dos elementos lavados e colocá-los para secar.
Etapa número 2 - cuidando do módulo interno
Para uma limpeza mais profunda de todo o ar condicionado, será necessário desmontá-lo, desconectando e retirando peças individuais. Este processo é o mais complexo e demorado, principalmente se for realizado pela primeira vez.
O primeiro passo é destacar a parte frontal da caixa. Os parafusos estão localizados abaixo dos plugues. Puxando a capa em sua direção e para cima ao mesmo tempo, ela pode ser facilmente destacada do corpo.
Em seguida, remova a bandeja para coletar o condensado.Para isso, é necessário desapertar o parafuso da fixação lateral à esquerda da caixa e todos os parafusos que prendem o acionamento do amortecedor e a unidade de controle à direita. Ao desconectar o sensor, deve-se ter cuidado e em hipótese alguma puxar os fios, mas apenas o suporte de fixação.
Depois disso, o tubo de drenagem é desconectado. Apesar de os filtros fazerem o trabalho principal de criar uma barreira contra a poeira, uma grande quantidade de sujeira se acumula nas pás do ventilador. Portanto, a necessidade de limpeza do eixo do ventilador é indiscutível.
Para remover o impulsor, você deve primeiro desparafusar, mas não completamente, o parafuso que o prende na lateral do painel de controle. Como o eixo é retirado junto com o motor, é necessário retirar os fios do motor dos conectores. Via de regra, existem dois desses conectores.
Depois disso, você pode remover a unidade de controle da placa eletrônica. Para evitar que umidade entre na parte eletrônica do módulo durante a lavagem, um saco plástico é colocado sobre a unidade, que é bem amarrado e preso com fita adesiva.
A continuação do processo de remoção do impulsor consiste na desconexão do trocador de calor, para o qual são desparafusados os suportes do motor da carcaça e do evaporador, bem como o parafuso que prende o evaporador no lado esquerdo do bloco.
Desconectar completamente a unidade interna do sistema conectando-a ao compressor externo é um procedimento complexo e não pode ser feito em casa. Além disso, neste caso, todo o sistema precisará ser recarregado com freon.
Para isso, basta liberar o módulo da fixação na parede e realizar os demais procedimentos de limpeza. Para facilitar a operação, uma corda é amarrada ao corpo do bloco. Com a sua ajuda, é pendurado nos suportes de onde foi retirado.
Depois de liberar o evaporador, será fácil desconectar o bloco com o impulsor e o motor do próprio módulo e depois enviá-lo para a pia.
A partir deste momento, a manutenção adicional do sistema split pode ser continuada em duas opções:
- Remoção a seco de poeira e sujeira do evaporador.
- Lavar o trocador de calor usando o método de spray.
O primeiro método envolve a limpeza da parte frontal do trocador de calor com aspirador de pó e escova. Para limpar a parte traseira, o trocador de calor é removido a uma distância permitida da parede e aspirado cuidadosamente com um bocal para fendas.
Dado o espaço apertado, não é recomendado o uso de escova ou escova para limpar a parte traseira do evaporador, para não danificar o radiador.
Ao longo do caminho, lembre-se de limpar todas as áreas plásticas acessíveis da caixa, bem como a parte traseira da bandeja de drenagem de condensado, usando lenços de limpeza ou pano umedecido em detergente. Mas mesmo a lavagem a seco do trocador de calor da mais alta qualidade não produzirá o efeito obtido pela lavagem com água.
Passo #3 – limpando o evaporador
Para remover todos os depósitos acumulados no radiador e na caixa do ar condicionado, é necessário primeiro proteger as paredes, móveis e revestimentos de pisos de respingos e inundações com água e agentes de limpeza.
Mas é bem possível fazer tal dispositivo com suas próprias mãos. Para isso, é necessário estocar filme, fita adesiva e um recipiente para coletar água.
O procedimento de instalação da proteção de serviço caseiro é o seguinte:
- Prepare um filme plástico do tamanho desejado: com margem de pelo menos 1 metro para a largura do ar condicionado em ambos os lados e levando em consideração a distância do aparelho ao recipiente onde serão coletadas as águas residuais, você pode usar um balde normal.
- Prenda a parte superior do filme na parede atrás do ar condicionado com fita adesiva.
- Recolha o fundo do filme e coloque-o em um balde, cortando o excesso e prendendo com fita adesiva na borda do recipiente.
Toda a sujeira junto com a água será drenada para um balde através de um funil equipado, sem causar danos ao ambiente. O ar condicionado é lavado com jato de água sob pressão.
Os seguintes dispositivos podem ser usados para isso:
- uma mangueira de torneira com bico para criar um jato de alta pressão;
- pulverizador com bomba manual;
- Aparelho automotivo Kärcher.
Karcher, que cria alta pressão, deve ser usado com cautela.
A montagem do módulo do ar condicionado interno é realizada na ordem inversa. Na desmontagem pela primeira vez, recomenda-se registrar todo o processo, deixando anotações sobre as principais ações no papel, ou utilizando gravação de vídeo/foto.
O cuidado e o rigor neste assunto não levarão a uma situação em que, após a montagem do produto, permaneçam peças desnecessárias.
Manutenção do módulo externo do sistema split
O principal inimigo das unidades de ar condicionado externas é a poeira das ruas e a penugem dos choupos. Na ausência de manutenção oportuna, o condensador e o compressor deste módulo, dependendo da altura de sua localização, funcionarão efetivamente por não mais que duas a três temporadas.
Para fazer a manutenção adequada deste módulo, você também deve compreender seu design.
A unidade externa inclui:
- Um ventilador que fornece fluxo de ar ao trocador de calor.
- Um condensador, que é um sistema de tubos de cobre através dos quais o freon circula.
- Um compressor que comprime e circula refrigerante através do sistema.
- Uma válvula de quatro vias que proporciona operação reversa do sistema split, alterando as funções do condensador e do evaporador.
- Filtro.
Tal como acontece com a unidade interior, antes de iniciar o procedimento de limpeza do módulo exterior, deve certificar-se de que o sistema está desenergizado. Na primeira etapa, todos os contaminantes do corpo da unidade são removidos, após o que o painel frontal é desmontado e pode-se iniciar a limpeza por dentro.
Passo a passo fica assim:
- Remova a grade e o ventilador.
- Proteja o motor da umidade escondendo-o o mais firmemente possível em um saco plástico.
- Limpe a seco as áreas acessíveis do sistema interno do dispositivo usando um pincel.
- Utilize detergente para limpar todas as partes internas do módulo que ficam acessíveis quando a frente está aberta, bem como sempre que possível - na parte externa, nas laterais e na parte traseira.
- Após esperar 5 a 10 minutos, lave todos os componentes da mesma forma descrita para a unidade interna.
- Instale todas as peças removidas na ordem inversa.
Deve-se lembrar que a limpeza do radiador do módulo interno também deve ser feita com cuidado para não entortar ou danificar suas aletas.
Durante a limpeza unidade de condensação de compressor É aconselhável inspecionar seus componentes. É importante identificar em tempo hábil Mau funcionamento do compressorpara solucionar problemas imediatamente. Nosso artigo recomendado apresentará as regras de diagnóstico.
É importante não apenas entender em que sequência e como limpar os componentes dos sistemas split em condições normais de casa, mas também não violar as medidas básicas de segurança.
Todos os contatos com componentes internos do sistema são permitidos somente quando o dispositivo está desenergizado, e em trabalhos em altura é necessário providenciar seguros e ter o máximo cuidado.
Limpando a saída de drenagem
Mudanças agregadas no estado do refrigerante levam inevitavelmente à formação de condensado. Acumulando-se na unidade interna, a água é descarregada através de uma tubulação de drenagem especial para o módulo externo, de onde desce.
O entupimento da tubulação de drenagem e, consequentemente, a falta de escoamento livre da água podem causar vazamento na unidade interna enquanto o dispositivo está operando. Muitas vezes, as causas do entupimento dos sistemas de drenagem podem ser não apenas depósitos que surgiram durante a operação do dispositivo, mas também, por exemplo, um tampão de um ninho feito por vespas.
O procedimento de limpeza do ralo de um sistema split de parede é bastante viável de ser feito com as próprias mãos, sem custos extras com serviços de especialistas.Acima, nas instruções de desmontagem da unidade interna, foi descrito como desconectar a bandeja de drenagem de condensado do tubo de drenagem.
A seguir, para limpar melhor o ralo e tratá-lo em casa, pode-se fazer o seguinte procedimento:
- Encha o sistema com um desinfetante, como clorexidina de grau hospitalar, aproximadamente 4 frascos.
- Aguarde pelo menos 15 minutos, conecte uma mangueira de aspirador ao tubo de drenagem e aspire todos os depósitos.
Se você não tiver uma bomba, você pode bombear o desinfetante manualmente usando uma garrafa de plástico, que você precisa conectar com um tubo de borracha e uma mangueira a um orifício de drenagem. Ao elevar o recipiente acima do nível da entrada de drenagem, o líquido é bombeado para o sistema por meio de compressões simples.
Com diferentes diâmetros do orifício de drenagem e do dispositivo de injeção de ar, você pode fazer um adaptador. Com um pouco de imaginação, isso não é difícil de fazer em casa com os materiais disponíveis.
Tratamento antibacteriano de equipamentos
Obrigatório na fase final de manutenção do sistema split será o procedimento de tratamento de todas as peças com agentes antifúngicos e compostos antibacterianos aceitáveis para pulverização em área residencial.
Para neutralizar o ar condicionado de germes e vários microorganismos, pode-se usar o seguinte:
- composições contendo agentes antibacterianos;
- produtos de limpeza especiais para sistemas de ar condicionado;
- produtos que contenham substâncias contendo cloro.
A opção mais segura na escolha de um desinfetante seriam os preparados utilizados para desinfetar instrumentos médicos.
Recomenda-se que a desinfecção seja realizada após completa manutenção e secagem das peças do sistema split, antes de sua montagem.
Muitas vezes, o simples entupimento provoca uma diminuição na capacidade de refrigeração dos equipamentos de climatização. Uma lista completa das razões para o mau funcionamento da unidade é apresentada em próximo artigo, que recomendamos fortemente a leitura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Dicas para desmontar, fazer manutenção e montar a unidade interna de um ar condicionado com um especialista:
Desmontagem e limpeza faça você mesmo do módulo externo do ar condicionado:
Método mecânico para remover um tampão na tubulação de drenagem de um ar condicionado, cuja formação foi causada por um ninho de vespas:
Deve-se entender que a necessidade de convidar especialistas para repará-lo depende da regularidade com que o sistema split é limpo. Mas não só isso.
As dicas fornecidas para o autoatendimento do ar condicionado darão um auxílio prático para mantê-lo constantemente limpo, e isso é uma garantia de proteção contra consequências indesejadas à saúde na zona de conforto.
Você gostaria de falar sobre como você mesmo limpou seu próprio sistema split ou de escritório? Você tem informações úteis que possam facilitar o processo de limpeza para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo.
Sim, você ainda não consegue limpá-lo sozinho como os profissionais limpam. O que quer que você diga, eles têm aspiradores industriais e geradores de vapor e podem reabastecê-los em caso de vazamento. Claro que qualquer pessoa pode limpar os filtros superiores e enxaguá-los com água, não há nada complicado nisso. Mas é melhor não entrar na unidade interna se você não entender. E a unidade externa geralmente é inconveniente de limpar, especialmente se você mora acima do terceiro andar. Em geral, eu não confiava nisso em meu marido.
A limpeza do ar condicionado é muito importante, pois acumula grande quantidade de poeira e microorganismos nocivos. Peço ao meu marido que retire o filtro e limpe-o pelo menos uma vez por mês. A primeira vez que recorremos à Internet em busca de ajuda, encontramos um ar condicionado semelhante no YouTube e assistimos ao vídeo. Após a visualização, ficou claro onde os plugues e parafusos estão localizados em nosso ar condicionado. Em geral o processo não é complicado, o principal é ter cuidado com os detalhes.