Exaustor em galinheiro: as melhores formas de organizar um sistema de ventilação em um aviário

Criar galinhas é um negócio problemático, então você precisa tentar garantir que ele tenha o máximo retorno.A boa produtividade das aves, entre outras medidas, é garantida pelo exaustor do galinheiro. Sem o fornecimento de ar puro, a saúde das galinhas fica em risco, portanto, a produção de ovos diminui.

Sugerimos que você se familiarize com os métodos e opções para organizar a ventilação em um aviário. Aqui estão os requisitos regulamentares para a construção de pavilhões fechados para aves domésticas. Tendo em conta as nossas recomendações, pode fornecer às galinhas poedeiras um fornecimento regular de ar fresco.

Complementamos a descrição detalhada das tecnologias de ventilação com diagramas visuais, coleções de fotos, uma apresentação em vídeo de um sistema comprovado na prática e um manual em vídeo.

O papel da ventilação na criação de um microclima aviário

No galinheiro, como em qualquer aviário, há vapores de amônia espalhados pelo ambiente. Se o ar fresco não vier de fora e os vapores nocivos atingirem alta concentração, seus habitantes começam a adoecer e, em alguns casos, isso se torna a causa da morte.

Os pássaros não toleram bem altas temperaturas, então um sistema que permita a circulação do ar é simplesmente vital para eles.

Sem ventilação é difícil controlar a umidade do ar. Os pássaros se sentem igualmente mal em ambientes excessivamente úmidos e secos.

Ventilação
Durante as geadas, as galinhas não podem sair de casa, mas dentro de casa, sem acesso ao ar fresco, elas começam a adoecer. Ventilação eficaz resolve o problema

Este problema torna-se especialmente urgente no inverno, quando todo o gado está constantemente num espaço confinado. O dióxido de carbono e o vapor de água se acumulam no ar, além da amônia tóxica liberada pelos excrementos. O lixo apodrecido e os alimentos espalhados nele são uma boa base para a proliferação de microorganismos nocivos.

Apenas abrir a porta não é a resposta. Este método de fornecer ar fresco pode criar outro problema - congelamento nas cristas. Mudanças repentinas de temperatura e correntes de ar também são perigosas para as galinhas poedeiras. Portanto, ter um esquema competente de ventilação geral em um galinheiro no inverno é uma questão de extrema necessidade.

Métodos de ventilação existentes

Existem 3 maneiras de ventilar uma sala onde as aves são mantidas:

  • natural;
  • mecânico;
  • combinado.

O primeiro é o mais barato e é utilizado quando há um pequeno número de frangos. É uma ventilação simples, mas também deve ser organizada de acordo com certas regras. Antes de decidir fazer essa ventilação no galinheiro com as próprias mãos, é preciso levar em consideração todos os pontos ao projetar a casinha do passarinho.

Microclima no galinheiro
Na hora de montar um galinheiro é importante fazer de tudo para que não haja correntes de ar. Eles também podem aparecer quando os diâmetros dos tubos selecionados excedem os valores calculados. Ocorre então uma rarefação do ar, provocando esse fenômeno

O segundo método de ventilação é mais eficaz, mas simples de implementar. Se houver mais de 20 aves na granja, você deve escolher esta opção.

A ventilação mecânica pode ser de insuflação, exaustão ou combinada, ou seja, alimentação e exaustão. É realizado em grandes fazendas. A viabilidade de utilização de sistema mecânico em um aviário doméstico é determinada pelo tamanho do rebanho - o ambiente deve ser projetado para cem ou mais frangos.

Num sistema mecânico combinado, a massa de ar de exaustão é removida naturalmente e o ar fresco é injetado mecanicamente, ou vice-versa.

Métodos padrão de organização e tipos de ventilação descrito aqui. Convidamos você a se familiarizar com o princípio de funcionamento das opções típicas e as regras gerais para o projeto de sistemas.

Quatro requisitos básicos do sistema

O sistema de ventilação do galinheiro só funcionará de forma eficaz se os requisitos básicos para esta sala forem atendidos:

  1. Fornecer constantemente ar limpo ao aviário.
  2. Sem rascunhos, porque os habitantes do galinheiro são muito sensíveis a eles.

Além disso, para evitar a contaminação imediata do ar que substitui a massa de ar suja retirada pela coifa, é necessário:

  1. Remoção regular de excrementos, alimentos estragados e água suja.
  2. Destruição periódica de pequenos roedores. Além de perturbar as aves, a sua presença também serve como fonte adicional de poluição atmosférica.

Para garantir que a ventilação esteja instalada e funcionando corretamente, entre no galinheiro e fique lá por um tempo. Se você não sentir falta de ar e não tiver dor de cabeça, o teste foi aprovado. Caso contrário, algo terá que ser corrigido.

Opções de ventilação do galinheiro

Ao organizar a ventilação de um galinheiro doméstico, você pode fazer isso sozinho.

É importante fazer tudo corretamente para garantir condições de conforto:

  1. A temperatura na estação fria não é inferior a 16⁰ para adultos e 28⁰ para galinhas.
  2. Umidade de 60 a 80%.
  3. A velocidade do fluxo de ar é máxima de 0,8 m/s no verão e não superior a 0,5 m/s no inverno. Se esses indicadores forem ultrapassados, haverá correntes de ar dentro da sala.

O esquema de ventilação, tanto no galinheiro como nos demais edifícios, segue o mesmo princípio. Com base na área das instalações e no número de aves. Na determinação do desempenho do sistema toma-se como base o seguinte ponto: para cada m² de área devem haver 5 frangos.

Tipos de ventilação
Na hora de escolher o tipo de ventilação do seu galinheiro, você deve partir do tamanho e da quantidade de aves nele contidas.

Para resolver a questão da ventilação, é necessário decidir o seu tipo.O próximo passo é traçar um diagrama detalhado e, em seguida, adquirir os materiais. Resta então seguir a tecnologia e realizar os trabalhos necessários.

Organização da troca de ar natural

Baseia-se nos parâmetros do ar: temperatura, pressão, velocidade do vento. Este tipo de ventilação pode ser não regulamentada ou organizada. A ventilação desorganizada ocorre através de portas e janelas com vazamentos; a infiltração de ar ocorre através de paredes e tetos.

Para uma circulação de ar organizada (aeração), é necessário providenciar uma pequena janela, colocando-a no teto acima do poleiro ou diretamente acima da porta. Para controlar o rascunho, a janela é feita em forma de janela.

Ventilação natural
Na versão mais simples da ventilação natural de um aviário, o ar fresco entra pela porta aberta e o ar de exaustão sai pela janela.

Quando a porta estiver aberta, ela fornecerá ar fresco à casa e o ar de exaustão escapará pela janela. Este método é bom para a estação quente. No inverno, o efeito dessa ventilação é insignificante. Não é lucrativo porque muito calor é perdido. Você terá que gastar muito dinheiro para manter a temperatura ideal dentro do aviário.

A circulação ou sistema aberto mais primitivo, adequado para uma sala com cerca de 9 m², é composto por 2 tubos plásticos de esgoto ou ventilação, com 2 m de comprimento, seção transversal de 200 mm e cotovelo de 90⁰. Um dos canos funcionará como capô. É montado acima do poleiro ao nível do teto ou ligeiramente abaixo.

Deve subir de 1 a 15 m acima do telhado, para isso faça um furo de tamanho adequado, insira um tubo e um cotovelo e preencha as fissuras com espuma.

No lado oposto, instale um segundo tubo pelo mesmo método, colocando-o 0,5 m abaixo do nível do primeiro, devendo permanecer 20-25 centímetros até o chão. Para não provocar correntes de ar, o tubo de alimentação fica afastado do poleiro.

A instalação realizada de acordo com os requisitos regulamentares exige que a extremidade oposta do tubo se estenda 0,3 m para além do telhado.

As válvulas devem ser instaladas em tubos. Para evitar que poeira e precipitação entrem na sala através dos tubos, suas extremidades são em forma de L ou são instalados guarda-chuvas. Você pode comprar e instalar acessórios especiais - defletores. Sob a influência do vento, aumentam a rarefação do ar na tubulação. A parte externa dos tubos é massajada e pintada. Isto irá proteger contra a formação de fissuras no futuro.

Diagrama de ventilação para uso em galinheiro no inverno
Diagrama de ventilação de alimentação e exaustão indicando todos os parâmetros. O galinheiro deve ter janela. Ideal quando está voltado para o leste e a porta está voltada para o oeste

A circulação de ar mais eficiente é fornecida por tubos de seção circular. É melhor isolar produtos de plástico e metal, caso contrário, aparecerá condensação nas paredes internas no inverno. Se congelar, depois de algum tempo poderá bloquear completamente a passagem de ventilação.

Para consertar com segurança dutos de ar de plástico eles são instalados próximos às vigas, em alguns casos fixados adicionalmente com grampos. Às vezes, em vez de tubos, os canais são feitos de tábuas. Neste caso, é necessário prestar atenção especial à sua vedação.

Em temperaturas muito baixas, os amortecedores dos dutos de ar são fechados e, caso não sejam instalados, as aberturas são protegidas da corrente de vento com trapos. No verão, os dutos de ar são totalmente abertos.

Existe outra maneira simples de ventilar um pequeno galinheiro:

  1. Eles constroem uma caixa com tábuas com seção transversal quadrada de 200 x 200 mm. Instale a estrutura verticalmente.
  2. Divida a parte interna do canal ao meio.
  3. Feche a parte superior da caixa.
  4. A superfície externa do canal é selada e pintada.
  5. Faça furos nas laterais.

A parte do canal localizada a sotavento fornecerá ar ao galinheiro. O ar de exaustão escapará pela segunda metade do duto.

Se a área do galinheiro for grande, ele possui ventilação mais sólida, operando no princípio de alimentação e exaustão. Para isso, são feitos cálculos preliminares e criado um projeto individual. É importante escolher a seção transversal correta dos tubos para que os fluxos de ar não criem correntes de ar.

Para tubos de ventilação, você pode comprar já prontos válvulas de retenção tanto redondo quanto retangular em seção transversal. Seu projeto inclui um corpo de seção correspondente e um amortecedor. As válvulas redondas são feitas de chapa galvanizada e as válvulas retangulares são feitas de chapa de alumínio.

Válvula
A válvula de retenção impedirá a entrada de ar gelado no galinheiro quando a ventilação não estiver funcionando. Seu elemento principal é uma aba que abre apenas em uma direção

As válvulas com amortecedor, cuja posição é ajustada manualmente, são marcadas com a letra P. Se o modelo for controlado por acionamento elétrico ou pneumático, a designação contém a letra E ou P, respectivamente. Uma válvula redonda padrão pode ser usada com um diâmetro de tubo de 250 mm ou mais. A viabilidade de sua utilização é determinada pela escala do aviário.

Projeto de sistema mecânico

A tarefa do capô mecânico é fornecer operação ideal, independentemente do clima.Em pequena escala, a sua utilização nem sempre justifica os custos associados ao pagamento da electricidade. É impossível recuperar os custos se as galinhas forem criadas apenas para as necessidades da família.

Ventoinha
Na sala onde as aves são mantidas, a reposição completa do ar deve ocorrer em 60 minutos. O ventilador é instalado dentro do duto de ar e deve ser protegido com uma malha metálica com pequenas células

Este tipo de ventilação é semelhante ao método de alimentação e exaustão, mas aqui é utilizada uma tecnologia ligeiramente melhorada, que consiste na utilização de ventiladores. Em alguns casos, o sistema é controlado manualmente, em outros existem painéis de controle especiais.

O esquema de ventilação mecânica para uso no inverno contém dois tubos e ventilador de duto, cuja localização depende do tipo de circulação. Para garantir a ventilação de alimentação, ele é colocado no tubo de alimentação. Ao instalar um exaustor eficaz, o ventilador deve estar localizado no tubo de exaustão.

O processo de instalação é quase o mesmo da instalação de ventilação de alimentação e exaustão:

  1. Instale 2 tubos.
  2. Faça furos para saída de condensado na extremidade do tubo de escape.
  3. Coloque a fiação elétrica no local de instalação do ventilador.
  4. Instale o interruptor. Pode haver 2 opções: um interruptor que acende a luz e o exaustor ao mesmo tempo, ou um interruptor do tipo 2 teclas que permite controlar a iluminação e o exaustor separadamente.
  5. Instale o ventilador.

Numa versão simplificada de retração mecânica de agregados familiares Ventilador axial colocado na parede do teto ou na abertura de uma janela. A última opção é a mais simples. Experimenta-se o ventilador, corta-se um retângulo de OSB ou compensado no tamanho do vidro.

Ventilação mecânica
A ventilação mecânica suaviza as flutuações de temperatura. Os ventiladores são colocados nas extremidades da sala, destinados à exaustão em uma extremidade do galinheiro, e os ventiladores de alimentação na extremidade oposta.

Marque e corte uma abertura para o ventilador, depois insira o elemento na moldura e fixe-o com parafusos. O próprio ventilador é inserido no orifício resultante. O método de fixação deste último depende do seu design.

Ventilador para exaustor em galinheiro
Um ventilador axial doméstico, instalado no exaustor de banheiros e banheiros, é perfeito para um grande aviário. É capaz de processar um grande volume de massa de ar

Conecte o ventilador incluído no sistema à rede elétrica. É melhor colocar a fiação fora do galinheiro, porque... as condições internas não são totalmente adequadas para isso. É importante isolar cuidadosamente a fiação elétrica.

Essa ventilação não precisa ser deixada em condições de funcionamento por muito tempo. Pode funcionar apenas 2 a 3 horas por dia e isso será suficiente para uma ventilação eficaz.

Para facilitar o controle, sensores são instalados. A uma certa umidade e temperatura, eles ligam e desligam a ventilação. Às vezes, os canos ficam no sótão e o ventilador no teto.

Fazendo um defletor para um riser de ventilação

Ele é instalado em um riser de ventilação que se eleva acima do telhado. O defletor funciona da seguinte forma: corta o vento direcionado em sua direção, o que leva à diminuição da pressão no interior do aparelho e ao aumento da tiragem no duto de exaustão.

Fazer sua própria turbina eólica é barato, mas o efeito é impressionante. Instale-o no telhado. Antes de começar a fazer isso, você precisa calcular as dimensões.

Para calcular a altura, o diâmetro do tubo de ventilação é multiplicado por 1,7. Multiplicando o diâmetro por 1,8, você obtém a largura do exaustor e, multiplicando esse parâmetro por 1,3, descobre a largura necessária do difusor.

Diagrama do difusor para ventilação em galinheiro no inverno
O diagrama mostra componentes estruturais típicos e proporções padrão de um difusor: diâmetro do tubo (d), diâmetro do difusor (d1), circunferência do exaustor (d2), altura (H)

Calculadas as dimensões, elas são aplicadas em papelão e recortam-se os moldes. A seguir, o desenvolvimento da tampa, esboços dos blanks do difusor, cilindro e racks são transferidos para uma folha de metal ou plástico. Usando uma tesoura, recorte todas as peças e conecte-as com uma pistola especial. Resta instalar e fixar o defletor.

Você também pode fazer uma válvula rotativa. Para fazer isso, uma moldura é soldada nos cantos. Os furos são feitos em lados opostos da estrutura e o eixo é passado através deles. As buchas são feitas de seções de tubos e soldadas.

Uma placa de travamento é feita de chapa de aço de acordo com as dimensões do tubo. É inserido na moldura e fixado ao eixo por soldagem. Para controlar o amortecedor, uma alça de madeira é fixada no eixo. Para evitar que o amortecedor feche espontaneamente, é fornecido um limitador.

A desvantagem de tal sistema de ventilação é o próprio fato da presença de tubos na sala. Tanto da superfície quanto do poleiro, será necessário raspar periodicamente os excrementos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Apresentação de sistema de ventilação caseiro em aviário com demonstração visual do projeto:

Junto com o autor do vídeo, você mesmo pode fazer a ventilação do galinheiro:

Qualquer tarefa pode ser dominada se você seguir cuidadosamente as instruções. Faça um capuz no seu galinheiro com as próprias mãos e seus pássaros se sentirão muito melhor.

Gostaria de falar sobre como você construiu ventilação em seu próprio galinheiro? Você conhece as nuances de sua estrutura que não são mencionadas no artigo? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas sobre pontos polêmicos e pouco claros.

Comentários dos visitantes
  1. Irina

    Para circular o ar, costumo abrir a janela ao meio-dia, quando a temperatura está mais quente. Meu marido não fez um buraco adicional. Geralmente uma hora é suficiente, depois disso começo a limpar lá. É fácil respirar. Aliás, a janela é feita pela lateral do balneário, o ar entra, mas não sopra muito. E os roedores não só estragam o ar com a sua presença, mas também estragam a comida e às vezes comem ovos. Coloquei armadilhas com cola para eles. É muito conveniente: mesmo que um pássaro pise ou tente, ele não será envenenado, mas um rato não conseguirá sair dele sozinho.

    • Semyon

      Abrir a janela uma vez por dia claramente não é suficiente para uma ventilação normal. No inverno, esse método geralmente não é aplicável, deixe entrar o frio.

  2. GALINA_73

    Um capô em um galinheiro é definitivamente necessário. Desde criança lembro-me do aroma do quarto onde nossa família criava galinhas. Ainda existe aquele cheiro))) Mas na minha infância não se falava em exaustores especiais nas quintas privadas, por isso ventilavam da forma mais acessível e banal - abriam as portas e deixavam a corrente de ar levar todos os odores. Para as aves, a corrente de ar é prejudicial, por isso acontecia que as galinhas adoeciam periodicamente. Fico feliz que pelo menos agora não tenhamos de submeter a ave a tais testes de resistência. Fiz um sistema de ventilação para o aviário - e todos ficaram felizes.

  3. Peter

    No meu pequeno galinheiro com ventilação natural (tubo de 50 mm), a condensação se acumula constantemente nas janelas e nos cantos, a serragem também fica levemente úmida. Vou tentar forçado com um ventilador.

    • Dmitry

      Primeiro, tente calcular o volume de troca de ar necessário para o seu galinheiro e, com base nisso, selecione o diâmetro dos tubos. Eles são colocados em paredes opostas, um na parte inferior e outro na parte superior. Se você fizer isso corretamente, poderá facilmente dispensar a ventilação forçada.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica