Como fazer com as próprias mãos uma rede de esgoto para uma casa de campo: os melhores esquemas e opções de arranjo
É difícil para você imaginar sua casa ou chalé particular sem abastecimento autônomo de água e esgoto? Concorde que uma casa bem conservada é muitas vezes mais confortável para se viver do que um prédio desprovido de todas as comodidades. Mas você não sabe por onde começar e como implementar seus planos?
Nós o ajudaremos a lidar com esse problema - o artigo destaca esquemas e opções populares para organizar um sistema de esgoto. A etapa de planejamento, a seleção de uma estação de tratamento e a ordem de trabalho são consideradas detalhadamente.
Ao contrário da crença popular, o sistema de esgoto de uma casa de campo também pode ser perfeitamente equipado com as próprias mãos. Se você projetar e construir o sistema corretamente, ele não servirá pior do que um sistema profissional. Para uma melhor compreensão do material, selecionamos diagramas, fotos temáticas e vídeos com consultoria especializada.
O conteúdo do artigo:
Como funciona um sistema de esgoto típico?
As “comodidades no quintal” só podem ser satisfeitas se se tratar de uma casa de veraneio sem água corrente, onde os proprietários aparecem ocasionalmente e por pouco tempo.
As obras de beneficiação de um edifício residencial envolvem principalmente a instalação de abastecimento de água e esgoto. Eles são projetados simultaneamente. Se a água já estiver ligada, o sistema de esgoto está “adaptado” à rede existente.
Desenvolvimento de opções fiação do sistema de esgoto geralmente realizado na fase de projeto de um edifício e construído durante o processo de construção.
Se necessário, é claro que você pode realizar este trabalho em uma casa já construída e em um local urbanizado, mas isso será mais incômodo e caro.
Você precisa saber que o sistema consiste em dois elementos inter-relacionados:
- Esgoto externo. Está localizado no exterior do edifício e inclui uma conduta de ligação a um sistema de esgotos centralizado ou a uma estação de tratamento de águas residuais.Este último pode ser de qualquer tipo.
- Esgoto interno. Trata-se de uma estrutura composta por tubos que conectam as saídas de todas as instalações hidráulicas localizadas no interior do edifício em um único sistema.
Ambas as partes do sistema de esgoto desempenham uma tarefa comum e funcionam em harmonia.
Princípios para projetar um sistema de esgoto para uma casa particular
Um projeto de esgoto local para uma casa de campo deve ser o mais simples possível para minimizar o número de erros possíveis durante a instalação. Você mesmo pode desenvolver esse esquema, com base em desenhos na Internet. Mas é melhor confiar um projeto complexo a especialistas.
Um sistema de esgoto simples para uma casa particular consiste em elementos padrão: tubos conectados a instalações hidráulicas, um riser, uma tubulação externa e uma instalação de armazenamento ou tratamento para a qual todas as águas residuais da casa são drenadas.
Ao desenvolver um plano de sistema de esgoto, somos guiados por vários princípios:
- Em uma casa térrea, é razoável colocar cômodos próximos onde estejam instaladas instalações hidráulicas (cozinha, banheiro, lavabo).
- É melhor colocar blocos com encanamentos mais próximos do ponto de saída dos canos para a rua.
- Em um edifício residencial de dois ou três andares, os cômodos com encanamento são planejados um acima do outro para conectar todos os equipamentos a um riser comum.
- A rede de esgoto interna da casa deve ser projetada de forma que o número de ligações seja mínimo.Isto terá um efeito positivo na eficiência do sistema de esgoto e a probabilidade de bloqueios e problemas será reduzida. A regra principal: simples é mais confiável.
- Às vezes, o layout da casa é tal que é necessário desenvolver um esquema de comunicação complexo. Uma alternativa é instalar vários sistemas simples com tubulações externas separadas e instalações de tratamento.
Existem casas onde o sistema de drenagem deve ser utilizado estação de bombeamento de esgoto . Nesses casos, é melhor não economizar na tecnologia, mas confiar a profissionais o projeto e a instalação de um complexo sistema de esgoto para uma casa de campo.
Ao desenvolver um projeto de esgoto, vários fatores importantes devem ser levados em consideração:
- Diagrama de arranjo do sistema de abastecimento de água. Pode funcionar a partir de uma estrutura hidráulica privada (poço ou furo com bomba) ou de uma rede centralizada.
- Número e tipo de instalações hidráulicasquais serão instaladas, bem como a quantidade média de água que cada uma delas consome.
- Distância da casa até a fossa séptica, volume e número de câmaras, comprimento total da tubulação.
- Método de limpeza tanque de armazenamento, presença/ausência de vias de acesso para equipamentos de disposição de esgoto.
- Características climáticas e hidrogeológicas da área: nível de congelamento do solo, nível das águas subterrâneas, relevo do terreno.
Durante o processo de projeto, todas as nuances são levadas em consideração: layout do esgoto (interno e externo), tipo e quantidade de materiais, voltas, juntas e conexões.
Caso o esquema de esgoto local preveja a instalação de equipamentos adicionais (bombas, compressores ou arejadores para fossas sépticas), as localizações dos dispositivos também são indicadas nos desenhos.
Vamos examinar mais detalhadamente as características do projeto e disposição dos sistemas de esgoto externos e internos.
Sistema de esgoto externo
Na versão mais simples, uma rede de esgoto externa conecta o edifício a uma rede de esgoto centralizada. Infelizmente, isso nem sempre é possível de implementar.
As instalações de tratamento independentes de redes centralizadas incluem vários tipos de tanques de armazenamento, que consideraremos mais adiante.
Opção nº 1 - fossas de diferentes designs
A opção mais barata é construir um sistema complementado com um poço com fundo filtrante. É um poço cujas paredes são forradas tijolo, material semelhante ou mesmo pneus. O fundo permanece livre, sobre ele é despejado um filtro de areia e cascalho com um metro de comprimento e 1 m de espessura.
O esgoto entra no recipiente, o líquido é parcialmente absorvido pelas camadas subjacentes do solo. Os sedimentos sólidos que não passam pelo filtro de solo se acumulam e são bombeados periodicamente. A vantagem de tal esquema, além do baixo custo, é a extrema simplicidade de arranjo.
Mas existem muitas deficiências. Em primeiro lugar, trata-se do perigo de contaminação do ambiente por águas residuais, cuja ameaça surge quando o sistema é inundado por cheias ou quando partes estruturais são despressurizadas.De acordo com as normas, apenas águas residuais cinzentas podem ser tratadas neste projeto - água contaminada da cozinha, banheiro, etc.
A instalação de uma fossa sem fundo só é possível em solos arenosos que tenham qualidades de filtração suficientes para absorver águas residuais purificadas. Entre o fundo condicional do poço de absorção - esta estrutura de esgoto e o nível do lençol freático na área deve haver pelo menos um metro de espessura do solo.
É aconselhável construir uma fossa numa casa de campo ou para a rede de esgotos de uma casa de campo, que tenha um número mínimo de canalizações instaladas.
A opção mais fácil de implementar são os anéis de concreto, para cuja construção são realizadas várias etapas padrão:
Tanques selados ou tanques de armazenamento são mais seguros porque envolvem o acúmulo de resíduos e bombeamento periódico. O líquido é impedido de penetrar nas camadas circundantes do solo.
Esses tanques de armazenamento podem ser instalados em quaisquer condições geológicas dos locais, mesmo com níveis elevados de água subterrânea. Eles não criam problemas para proprietários zelosos que estão se perguntando qual a melhor forma de fazer um sistema de esgoto para suas próprias casas.
Os profissionais aconselham atenção especial ao volume do container instalado. Para conseguir isso, você terá que ligar para os trabalhadores do saneamento, que na maioria das vezes cobram por ligação, e não por volume.
Considerando que a máquina bombeia 8.000 litros de líquido por vez, faz sentido escolher um recipiente exatamente com esse volume. Mas o custo desse tanque geralmente é alto. Portanto, vale a pena escolher uma opção de compromisso para otimizar os custos dos serviços de aspiração. Recomendamos que você dê uma olhada mais de perto características da escolha do contêiner feito de plástico para fossa séptica.
Uma variedade de materiais e estruturas prontas são utilizadas na construção de fossas:
Ao construir uma fossa ou fossa séptica de armazenamento selada, faz sentido instale uma válvula de retençãopara evitar que as águas residuais fluam de uma estrutura de tratamento transbordante para a casa. A válvula também protege contra roedores que podem entrar na sala através dos canos.
Opção nº 2 - fossas sépticas anaeróbicas
Para purificar o líquido residual, são utilizadas bactérias anaeróbicas, que não necessitam de oxigênio durante seus processos vitais. As estruturas, via de regra, possuem duas ou três, raramente mais, câmaras nas quais as águas residuais são decompostas e purificadas.
Após a fossa séptica, é necessário tratamento adicional do líquido poços de filtro, em campos de filtração e estruturas semelhantes. Os dispositivos podem ser instalados em solos arenosos e cascalhos.
As fossas sépticas deste tipo podem ser feitas independentemente de várias câmaras de concreto, metal ou tijolo. Você pode comprar uma estrutura plástica pronta. Os fabricantes oferecem um grande número de modelos diferentes dessas fossas sépticas.
As vantagens do equipamento incluem um grau de purificação bastante elevado, bom rendimento e possibilidade de autoprodução.
Entre as desvantagens, deve-se levar em consideração o custo bastante elevado dos modelos prontos e a necessidade de limpeza regular da fossa séptica. É verdade que isso precisará ser feito com muito menos frequência em comparação com uma unidade. Mas em qualquer caso, ao determinar o local para uma fossa séptica, é preciso levar em consideração que um caminhão de esgoto deve poder se aproximar dela livremente.
Outra desvantagem é a obrigatoriedade de pós-tratamento da água proveniente da fossa séptica.
Opção #3 – estações de tratamento aeróbico
Talvez a melhor opção para organizar um sistema de esgoto autônomo em uma residência particular seja uma estação de tratamento biológico de alta qualidade. São muito mais compactas que as fossas sépticas anaeróbicas, purificam as águas residuais em 98%, ou seja, não é necessário tratamento adicional posteriormente.
A água filtrada pode ser descarregada em reservatórios, valas ou poços de armazenamento e depois utilizada para necessidades domésticas. O cheiro desagradável em torno dessas estruturas é completamente eliminado.
As desvantagens de tais estações incluem o consumo de energia do equipamento. Para funcionar, requer um fornecimento contínuo de oxigênio, que é bombeado por meio de compressores especiais movidos a eletricidade. Outra desvantagem é o alto custo do sistema. No entanto, você precisa entender que investimentos significativos terão retorno no futuro.
As estações de tratamento aeróbico não exigem custos operacionais significativos, enquanto uma fossa quase livre, por exemplo, requer bombeamento constante e caro, e estruturas com fundo filtrante “entupem” depois de algum tempo e param de absorver água. Temos que preencher esse buraco e construir um novo.
Ao escolher o tipo de estação de tratamento adequada para o seu local, os especialistas recomendam não se apressar e calcular todas as opções de arranjo. Você não deve tentar economizar o máximo possível em uma fossa séptica. No futuro, essas poupanças poderão levar a sérios problemas.
Como escolher a estação de tratamento certa?
As condições de funcionamento do equipamento devem ser um fator decisivo, além disso, deve ser dada especial atenção a:
- Frequência de utilização do futuro sistema de esgoto. Se falamos, por exemplo, de uma casa de campo onde as pessoas aparecem periodicamente, não adianta usar equipamentos de alta tecnologia. As bactérias simplesmente morrerão na ausência da nutrição fornecida pelas águas residuais.
- Volume diário de resíduos. Este indicador caracteriza o rendimento necessário das estações de tratamento selecionadas. É influenciado pelo número de pessoas constantemente presentes na casa, pelo número e tipo de instalações hidráulicas, etc.
- Possibilidade de ligação de equipamentos à eletricidade. Isto é importante se você planeja instalar uma estação de tratamento aeróbico.
- Orçamento, que está previsto para ser gasto na compra, instalação e utilização de fossa séptica.
- Tipo de solo e nível de água subterrânea. Se este último for muito alto, o funcionamento da fossa séptica pode ser difícil ou simplesmente impossível, pois o líquido purificado não terá para onde ir. O mesmo acontece quando instalado em solo argiloso, que não absorve nem deixa passar água.
Determinar o tipo de equipamento de tratamento é uma tarefa responsável. A eficiência de todo o sistema depende disso. No desenvolvimento de um projeto podem surgir algumas dificuldades relacionadas às características hidrogeológicas e ao terreno.
Em particular, a seleção de uma opção de estação de tratamento para uma rede de esgoto independente é selecionada levando em consideração as condições hidrogeológicas e geológicas:
Dependendo do tipo de solo, são projetados sistemas de pós-tratamento para fossas sépticas. Podem ser campos de filtração ou poços de absorção. É aconselhável utilizar o primeiro em solos arenosos e franco-arenosos e o segundo em solos argilosos e argilosos.
A escolha do tipo, material da fossa séptica e características de sua instalação também são influenciadas pelo nível do lençol freático.
Um ponto importante é que o local para instalação da fossa séptica deve obedecer às normas sanitárias. Em primeiro lugar, deve estar a pelo menos 5 m de distância do edifício residencial e 50 m do ponto de captação de água para beber, por exemplo, de um poço. É aconselhável instalar uma fossa séptica no ponto mais baixo do o site.
Isso permitirá aproveitar o terreno natural para criar um declive para as tubulações. Isso tornará o trabalho mais fácil. É aconselhável conduzir a tubulação até a estação de tratamento de esgoto de uma residência particular em linha reta, pois cada curva pode ser considerada uma área potencialmente perigosa de entupimento.
É uma obrigação se instalar aqui bueiro. A ligação entre o tubo de abastecimento e a fossa séptica é feita por meio de um manguito de borracha.Desta forma, permanecerá intacto após movimentos sazonais do solo.
Arranjo de um sistema de esgoto externo
O projeto de esgoto externo é desenvolvido de forma que fique o mais próximo possível da fossa séptica e o trecho da tubulação seja reto. Quanto aos tubos, a escolha pelos polímeros é racional.
Seleção de materiais necessários
A maioria dos proprietários escolhe canos de esgoto feitos de materiais sintéticos. Eles são adequados para fiação interna e externa. São produtos duráveis e resistentes à corrosão. Sob forte estresse mecânico, eles são capazes de se deformar, mas raramente racham.
Então, nas paredes internas lisas dos canos de esgoto Tubos de PVC e HDPE menos depósitos se acumulam do que em superfícies metálicas. Graças a isso, a linha fica menos sujeita a bloqueios.
Os produtos feitos de polímeros são resistentes a ácidos e álcalis. As águas residuais quimicamente ativas não prejudicam as tubulações, o que tem um efeito positivo na sua vida útil. Além disso, o polipropileno e o cloreto de polivinila toleram altas temperaturas (até 60-100°C).
Para instalar a tubulação, você precisará de peças de conexão, tês e acessórios.Para facilitar a inspeção e reparo da rede de esgoto, é necessário garantir a presença de nichos de inspeção, poços de inspeção e escotilhas para os mesmos.
Também é necessário escolher um adequado selante de juntas. É preferível dar preferência a uma composição especial de silicone com aditivos anti-sépticos.
Recursos de instalação de redes externas
Em geral, o processo de instalação de esgoto não é muito diferente da instalação de tubulações de água, mas existem diferenças. Em primeiro lugar, o esgoto nem sempre necessita de isolamento. Isso se explica pelo fato do líquido passar pelas tubulações sem parar e, teoricamente, elas ficam vazias a maior parte do tempo.
Além disso, o efluente sai do sistema interno com temperatura de pelo menos 15 ° C e, ao passar pela tubulação, simplesmente não tem tempo de congelar.
Portanto, os canos de esgoto podem ser colocados aproximadamente 0,5 m acima da linha de congelamento das camadas do solo. Mas em áreas com invernos frios, é melhor isolá-los para garantir a segurança. Isso pode ser feito de qualquer maneira adequada, semelhante ao encanamento.
Não utilize lã mineral, que se molha e perde as propriedades isolantes. Uma boa opção é a espuma de poliestireno, espuma de polietileno com revestimento externo de folha metálica.
As tubulações externas de esgoto são colocadas em declive, o que permite que os drenos se movam por gravidade. Para peças plásticas, a inclinação mínima é de 0,8 cm por metro de tubulação.
A opção ideal é 1,5 cm por metro. Para tubos de amianto, esses valores são de 1,5 e 3 cm por metro, respectivamente.Não é recomendável fazer um declive maior, caso contrário o líquido escoará rapidamente e grandes inclusões poderão se depositar nas paredes e entupir o tubo. Fornecemos cálculos detalhados da inclinação da tubulação de esgoto com fórmulas Neste artigo.
Os especialistas lembram que os trabalhos de colocação de tubulações externas de esgoto começam no ponto de inserção na rede de esgoto centralizada ou na fossa séptica e seguem em direção à casa.
A instalação inclui várias etapas:
- Uma trincheira com profundidade pré-calculada é cavada. É aconselhável manter imediatamente a inclinação desejada. Não é aconselhável preencher uma vala acabada. Isto é bastante trabalhoso, dada a necessidade de compactação adicional do fundo.
- Uma almofada de areia é derramada. A altura da estrutura é de 0,1-0,15 M. A areia é bem derramada com água e depois completamente compactada.
- Os tubos são colocados na base preparada. A presença de uma determinada inclinação é verificada.
- É colocada uma camada de areia com cerca de 0,1 m de altura. O aterro é novamente derramado e compactado.
- O solo está sendo preenchido.
Ao instalar esgoto externo, é preciso lembrar a necessidade de instalação de poços de inspeção. Eles são colocados em todas as curvas e em áreas onde há diferenças de profundidade. Além disso, tais estruturas também são instaladas em trechos retos a cada 25 m.
Sistema de esgoto interno
O sistema de esgoto interno é um conjunto de tubos e conexões que os conectam. Todo esse sistema garante o escoamento das águas residuais dos equipamentos hidráulicos para a tubulação externa de esgoto.
Dispositivo de rede interna
Um riser é usado para drenar as águas residuais - pode haver uma estrutura para todo o edifício ou várias. Este último é praticado quando a área da casa é grande ou os banheiros estão localizados a uma distância considerável um do outro.
Um riser é um tubo vertical que vai do porão de um edifício até o telhado. A parte inferior da peça é conectada a uma tubulação de drenagem, que é conectada a uma rede de esgoto externa. A seção superior do espelho eleva-se acima do telhado, onde sobe pelo menos 50 cm.
A parte superior do espelho é trazida para o telhado. Não é vedado, mas está bem protegido contra precipitação e sujeira.Isso é necessário, pois no momento da descarga da água é criada uma pressão rarefeita no sistema e o ar pode ser espremido para dentro do ambiente.
Uma alternativa é instalar uma válvula de aeração, que permite a passagem do ar, mas protege a casa do mau cheiro do esgoto.
Os encanadores identificam uma série de regras que não são estritamente recomendadas para serem violadas:
- O diâmetro de cada tubo de alimentação não pode ser inferior ao da linha de alimentação do equipamento hidráulico.
- O banheiro é conectado ao espelho apenas separadamente de todos os outros dispositivos.
- Todas as instalações hidráulicas não devem estar localizadas a mais de 3 m do espelho e do vaso sanitário – a não mais que 1 m.
- Pode haver vários dispositivos em um tubo de descarga com diâmetro adequado. Neste caso, o banheiro deve ser conectado primeiro. Todos os outros equipamentos estão incluídos no circuito acima deste ponto.
- O diâmetro do tubo que sai do vaso sanitário é sempre de pelo menos 100 mm. As linhas com comprimento superior a 3 m devem ter uma seção transversal de pelo menos 70 mm, com comprimento superior a 5 m - pelo menos 100 mm.
Além de escolher o diâmetro correto do tubo para evitar bloqueios, é importante projetar corretamente os cantos. Por exemplo, voltas de 90° são inaceitáveis, uma vez que inevitavelmente se formarão bloqueios neste local e os tubos ficarão rapidamente entupidos.
As seções com curvas de tubulação de 90° são projetadas de forma a utilizar 2-3 cotovelos, que são instalados em 30-45°. Isso é necessário para evitar acúmulo de esgoto nos joelhos e bloqueios.
Às vezes, os “artesãos” aconselham retirar tubo de ventilador no sistema geral de ventilação do edifício.Isso não deve ser feito categoricamente, caso contrário a casa ficará repleta de odores extremamente desagradáveis que serão impossíveis de remover.
Ao instalar um sistema de esgoto, você também deve pensar no isolamento acústico. A água que passa pelos canos pode fazer muito barulho. A melhor opção é envolver as peças com lã mineral. Depois disso, são colocados em caixas de gesso cartonado.
Ao mesmo tempo, é importante não esquecer as escotilhas de inspeção, que são instaladas em todas as curvas e a cada 15 metros. Outro ponto importante: a presença obrigatória de válvula de retenção. É instalado em uma tubulação que liga a fossa séptica à rede de esgoto interna.
Se isso não for feito, se o tanque transbordar, o esgoto subirá pelas tubulações e inundará o porão ou o piso inferior.
Características de elaboração de um projeto
Para realizar corretamente a instalação de esgoto em uma residência particular, é necessário elaborar um projeto competente. Para começar, é desenhado um diagrama que indica os locais de instalação dos equipamentos hidráulicos.
Antes disso, é preciso pensar a que distância do riser o equipamento estará localizado, como ele será conectado à rede de esgoto e qual deve ser a seção transversal das tubulações adequadas para ele.
Também é importante decidir sobre o tipo de rede de esgoto. Você pode escolher entre duas opções: gravidade e pressão. No primeiro caso, as tubulações são colocadas de forma que os drenos fluam por gravidade.
Existem normas que regulamentam a inclinação mínima desses tubos. Para peças com seção transversal de 50 mm, é selecionada uma inclinação de 3 cm por metro de tubulação, para um tubo com diâmetro de 100-110 mm - 2 cm.
Se for selecionada uma peça com seção transversal superior a 160 mm, elas são assentadas com uma inclinação não superior a 0,8 cm por metro. Além disso, você também precisa levar em consideração a diferença de altura. Portanto, para o banheiro deve ser de 1 m, para os demais equipamentos - 3 M. Caso esses valores sejam ultrapassados, é necessário instalar ventilação adicional nas extremidades dos tubos adequados para os aparelhos.
Para implementar um projeto de esgoto sob pressão é necessária a instalação de uma bomba, não sendo necessária inclinação para as tubulações. Recomendamos que você leia tipos de bombas de esgoto e características da escolha de tais equipamentos.
Para determinar o diâmetro do tubo de alimentação de cada encanamento, é calculada a vazão instantânea. Isso pode ser feito com base em suas características técnicas.
A prática mostra que a maioria dos dispositivos pode funcionar com um tubo com seção transversal de 50 mm. A exceção é o vaso sanitário, que exigirá um tubo de 100 mm. Além disso, é necessário indicar a localização do riser.
Geralmente é instalado no banheiro, não muito longe do banheiro. Se você planeja ter mais banheiros ou áreas “úmidas” distribuídas por toda a casa, o número de degraus terá que ser aumentado.
Instalação de rede interna
A fiação interna começa a ser instalada a partir dos risers. As extremidades dos tubos conduzem à cave e ao telhado. A seção inferior está conectada a uma tubulação colocada horizontalmente que transporta as águas residuais para a estação de tratamento.
Em seguida, as saídas dos vasos sanitários são conectadas aos risers, cada uma separadamente. Mais acima do local onde os vasos sanitários foram conectados, são conectados canos de outros aparelhos.
Os sifões são instalados em todos os equipamentos de encanamento, que são então conectados às tubulações de abastecimento. Estas são as principais etapas da constituição de uma rede interna. Todas as juntas realizadas devem ser herméticas, os tubos são fixados rigidamente ao teto ou às paredes.
Para a instalação de esgoto intradomiciliar, é ideal utilizar tubos de PVC com tomadas. Eles são facilmente cortados com uma serra especial e conectados por meio de soquetes. Na área de lançamento da rede de esgoto para a rua, é utilizado tubo corrugado, bem resistente a possíveis movimentos de solo.
Para conectar peças em uma única rede, elementos moldados são usados para ajudar a organizar curvas, passar de um diâmetro de peça para outro, etc. Para facilitar o processo de ligação dos tubos, as tomadas são aquecidas em água quente.
Todos os equipamentos de encanamento são conectados por meio de sifões. Este é o nome de um tubo curvo no qual existe um selo d'água que elimina o cheiro de esgoto do ambiente.
Esses dispositivos podem ser de metal ou plástico. Na hora de escolher é melhor focar no material das tubulações de esgoto. Se forem de polímero, é aconselhável instalar sifões de plástico.
Os sifões podem ser corrugados, em forma de garrafa ou de tubo. Desenvolvimento inovador - selo d'água seco.
Sifões ondulados o mais barato.São fáceis de instalar e operar e resistentes a produtos químicos agressivos. No entanto, não é aconselhável conectá-los a pias onde muitas vezes são drenados líquidos quentes.
Sifões de garrafa em forma de frasco. Isso pode ser uma vantagem e uma desvantagem porque os itens podem se acumular na parte inferior do dispositivo. Se um anel ou item valioso cair no ralo da pia, é fácil removê-lo. Por outro lado, devido a este formato, podem formar-se bloqueios no sifão.
Sifões de tubo tem formato de U. Partículas sólidas também podem acumular-se no ponto inferior de tal sifão. Eles são removidos com um joelho especial.
Há uma pequena quantidade de água no selo d'água do aparelho, por isso ela pode evaporar e deixar de proteger contra odores de esgoto.
Sifões secos. Eles secam depois que a água é drenada pelo ralo. Os aparelhos são dotados de uma membrana elástica que impede a entrada de ar pelas tubulações no ambiente. Esse sifão custará mais do que análogos menos avançados tecnologicamente, mas com ele não há problema de evaporação da água do selo d'água.
O sifão pode não funcionar em dois casos:
- Falta de ventilação. Sob tais condições, o vácuo irá simplesmente sugar o líquido do selo d'água e, assim, abri-lo.
- Sifões de secagem. Isso acontece quando o equipamento de encanamento raramente é usado. Para evitar odores, os sifões devem ser tapados com uma rolha ou pano.
Tubulações e risers de esgoto são frequentemente disfarçado com caixas decorativas. Para evitar ruídos durante o funcionamento do sistema, ele é isolado com lã mineral ou outros materiais adequados.
Construção de saída de esgoto
Para combinar as partes interna e externa da rede de esgoto, é instalada uma unidade chamada saída. É instalado na fundação do edifício, geralmente durante o processo de construção.
Para isso, no momento do lançamento da fundação, é deixado um buraco em determinado local. Seu diâmetro é igual à seção transversal da manga, que, por sua vez, é um pouco maior que o diâmetro da tubulação de esgoto.
Normalmente, um pedaço de tubo com seção transversal de 150-160 mm é usado para a luva. É importante escolher o comprimento correto do elemento. Deve sobressair aproximadamente 0,15 m em ambos os lados da fundação. Dentro da manga é colocado um tubo, ao qual a rede interna é conectada por dentro e a rede externa pela outra extremidade.
Um ponto importante é o isolamento da estrutura. Este procedimento é realizado para eliminar a possibilidade de congelamento do esgoto.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um esquema de esgoto corretamente selecionado para uma casa de campo, medições e cálculos precisos, materiais de alta qualidade e instalação competente são a chave para o funcionamento eficaz do futuro sistema.
No entanto, alguns problemas são difíceis de resolver por conta própria. Oferecemos uma seleção útil de vídeos sobre como organizar um sistema de esgoto autônomo para uma residência particular.
Ao calcular a inclinação das tubulações de esgoto externas, muitas vezes são cometidos erros. Confira o vídeo que vai te ajudar a navegar no desenvolvimento do projeto e instalação do pipeline:
A viabilidade de isolar redes externas de esgoto:
Uma breve palestra que explica o princípio de funcionamento do sistema e as características de escolha de um circuito:
Materiais de vídeo sobre o sistema de ventilação do sistema de esgoto:
A primeira e mais importante etapa da construção é o projeto. Quanto mais detalhado e preciso for desenvolvido o esquema de esgoto doméstico, mais fácil será a operação do sistema finalizado.
Se descobrir que o evento planejado é muito complicado, você sempre pode pedir ajuda a profissionais. Eles concluirão o projeto e realizarão trabalhos de instalação de alta qualidade e de qualquer complexidade.
Você construiu um sistema de esgoto para sua casa de acordo com seu próprio projeto? Ou você está apenas preparando um projeto e tem dúvidas? Pergunte a eles em nosso artigo - nossos especialistas e outros visitantes do site que possuem informações tentarão ajudá-lo. É melhor gastar tempo e esforço esclarecendo as nuances do que encontrar problemas mais tarde. O esgoto autônomo eficaz não é tão difícil.
Aconselho você a pensar com antecedência no esgoto quando estiver apenas projetando uma casa e todas as dependências. É importante que a fossa seja retirada da fundação e localizada o mais longe possível do poço ou poço. Tenho a opção mais barata e eficaz: uma fossa com fundo filtrante, e o tubo de PVC sai direto por baixo da fundação da casa. E, claro, todo este sistema está coberto de terra. As geadas não são terríveis, periodicamente chamo caminhões de esgoto para bombear os sedimentos da fossa.
Na minha própria casa tenho rede de esgoto com fossa simples. A fossa está localizada fora da cerca do terreno da casa.Junto à casa existe uma fossa preliminar construída, para onde escoam as águas residuais da cozinha, casa de banho e WC através de diferentes tubagens. A fossa é forrada com tijolo, o fundo é concretado, onde existe uma depressão que direciona o escoamento dos resíduos para a tubulação de esgoto que liga esta fossa à fossa. O tubo de ligação é de plástico, com diâmetro de 100 mm e comprimento de 12 metros. Fossa feita de anéis de concreto com diâmetro de 1,5 metros. A profundidade da cava é de 4 anéis, o que permite que as águas residuais se acumulem por um mês e depois sejam retiradas por caminhão-tanque. Funciona bem.
É um pouco caro bombear todo mês. Faça alarde em caminhões de esgoto. Não seria melhor instalar uma fossa séptica?
Alguém pode me dizer, se fizermos um sistema de esgoto de acordo com o esquema onde levamos dois Eurocubos, por que o segundo Eurocubo não está instalado no mesmo nível, mas sim abaixo?
Especificamente para este caso, um Eurocubo é colocado mais baixo que o outro para que, ao encher o primeiro, o excesso de líquido de um recipiente transborde para o segundo. Ou seja, os tanques são conectados em série por meio de um tubo especial.
Aconselho também que preste atenção ao reforço dos cubos com uma grade metálica, para a parte superior (escotilha) aconselho usar uma tampa de madeira. Estas são medidas de proteção: se você planeja enterrar profundamente os recipientes, as grades e a tampa suportarão a maior parte da carga com o peso do solo.
Em nossa casa, o esgoto escoa para uma fossa e, como bem observado, essa é uma forma barata, mas com seus próprios problemas. Na nossa antiga casa esse buraco nem era forrado e por isso desmoronou, quando foi preenchido simplesmente foi cavado outro.De referir que a sanita e a banheira não foram instaladas na casa. Descobri por mim mesmo que é melhor usar estações de tratamento biológico. Sou um defensor da preservação da natureza e dos seus recursos.
Quanto mais barata será uma fossa séptica caseira do que uma solução pronta? E o que você pode dizer em termos de designs caseiros confiáveis?
Olá. Fossas sépticas caseiras serão muito mais baratas do que comprar um produto acabado. Não posso dar números específicos, pois não sei que tipo de fossa séptica você precisa em termos de desempenho, ou com quais soluções prontas você precisa compará-la. O site tem muito material sobre como fazer fossas sépticas de concreto para residências particulares.
Você precisará de três câmeras:
1. Bem vedado com compressor e arejador;
2. Tanque de decantação de lodo selado com bomba de drenagem;
3. Drene bem sem fundo.
As câmaras são conectadas entre si por uma tubulação apropriada, estou anexando um diagrama para compreensão visual.