Minigeladeiras: qual a melhor escolher + análise dos melhores modelos e marcas
Um minigeladeira moderno é um dispositivo portátil que executa plenamente todas as funções de uma unidade de refrigeração.É utilizado para reproduzir ideias de design na arrumação de uma cozinha, como bar de quartos de hotel ou para guardar alimentos durante viagens.
A última opção pertence à categoria portátil e pode ser representada tanto como versão portátil quanto como dispositivo termoelétrico para carro. Nesta publicação veremos os tipos de refrigeradores miniatura e falaremos sobre os critérios que é aconselhável levar em consideração na escolha da opção adequada.
Também forneceremos uma breve visão geral dos melhores refrigeradores portáteis e minimodelos para instalação interna permanente.
O conteúdo do artigo:
Tipos de minigeladeiras
Os refrigeradores há muito se tornaram parte integrante da vida cotidiana. A maioria prefere modelos dimensionais com câmaras e freezers espaçosos.
No entanto, uma unidade tão espaçosa não é adequada para hotéis, chalés e automóveis.Nesse caso, uma solução racional seria adquirir uma geladeira pequena, mas bastante prática.
Dispositivos portáteis para férias no campo
Dependendo do tipo de design do dispositivo, princípio de operação e dimensões, existem várias categorias principais de refrigeradores portáteis: portátil, volume até 11 l, automotivo - até 110 le estacionário – até 122 litros.
Claro, o representante mais compacto da espécie é a bolsa térmica isotérmica. Visualmente, trata-se de uma pequena mala com diferentes configurações e cores.
A embalagem pode incluir uma variedade de acessórios, por exemplo, talheres para um piquenique confortável.
Esse dispositivo pode manter a temperatura necessária por muito tempo para armazenar alimentos durante a viagem.
Além do isolamento, é obrigatória a utilização de um ou mais elementos de refrigeração. As baterias são feitas de plástico durável, cheias de líquido, que primeiro deve ser congelado.
As vantagens desses recipientes térmicos são o tamanho compacto, o design mais simples e o preço acessível. A desvantagem é óbvia - com o tempo, os elementos de resfriamento descongelam, portanto, esses refrigeradores não são projetados para armazenamento de longo prazo, no máximo um dia.
A menor geladeira do mundo foi projetada para apenas duas latas de bebida - seu volume é de 0,4 litro. Como muitos outros dispositivos portáteis, pode ser resfriado ou aquecido.
Para iniciar o cooler, você precisará conectá-lo por meio de um conector USB padrão a um computador desktop ou laptop. Como as dimensões de tal câmara são minúsculas, cinco minutos de modo operacional são suficientes para resfriar o líquido colocado em 16 °C.
Para alguns usuários, projetar uma zona de conforto é impossível sem um refrigerador compacto que possa ser facilmente colocado até mesmo em uma mesa de centro. Ao mesmo tempo, os designers não estão limitados à aparência padrão.
Várias soluções decorativas, por exemplo, um minimodelo em forma de cabine telefónica, permitem dar um toque especial ao interior retro.
A capacidade dessas unidades varia de 5 a 11 litros. Porém, essas opções são projetadas para funcionar em apenas um dos modos: refrigeração ou congelamento.
Dispositivos para uso no carro
Produtos projetados especificamente para uso no carro são ideais para viagens longas.A escolha do seu volume é baseada na quantidade de pessoas para quem os produtos serão colocados.
Para uma companhia de quatro passageiros, uma câmara de 30 a 40 litros será suficiente. Para viagens curtas, você pode optar pela menor opção de 7 a 10 litros.
Dependendo do tipo de fonte de alimentação, os refrigeradores automotivos podem operar através das seguintes fontes:
- sistema elétrico do carro;
- tipo combinado de nutrição;
- gás liquefeito.
Os modelos podem funcionar tanto em automóveis de passageiros quanto em caminhões. Se uma unidade for selecionada para um carro de passeio, sua tensão deverá ser de 12 V, e para um caminhão o dobro - 24 V.
Um dispositivo de resfriamento com fonte de alimentação combinada pode operar não apenas a partir do conector do acendedor de cigarros, mas também a partir da rede doméstica. Dispositivos que operam com gás liquefeito, com o auxílio de um cilindro, são capazes de fornecer as condições de temperatura exigidas por pelo menos 7 dias de operação contínua.
Classificação por princípio de ação
Os refrigeradores em miniatura vêm em vários tipos.
Com base no tipo de dispositivo estrutural, existem quatro categorias principais de unidades:
- isotérmico;
- compressor;
- termoelétrica;
- absorção.
Isotérmico Esta opção é um análogo absolutamente silencioso de um eletrodoméstico. Pode ser feita em forma de caixas térmicas, onde a fonte elétrica é um acendedor de cigarros ou uma tomada normal, e há modelos que não necessitam de conexão alguma.
Seu princípio de funcionamento é bastante simples: um acumulador de frio plástico embutido mantém a temperatura desejada por um determinado período de tempo.
Dependendo das condições ambientais e da carga da câmara, o tempo médio de exposição para o modo de resfriamento é de até 10 horas e o modo de aquecimento é de até 8 horas.
O refrigerante, feito em forma de briquete, preenchido com uma composição especial de capacidade térmica, precisa ser constantemente recarregado. Para isso, coloque-o no freezer até congelar completamente.
Compressor a visão é mais barulhenta, o que não incomoda os motoristas, pois esse inconveniente não é perceptível com o veículo em movimento.
Os refrigeradores móveis Freon são econômicos no consumo de energia. A unidade está equipada com um dispositivo de segurança especial que avisa quando as baterias estão fracas.
Com base na série do aparelho, o resfriamento é realizado de -15 a -22 °C, portanto o recipiente é bastante adequado para congelar alimentos.
Termoelétrica O tipo pode operar em dois modos: resfriamento e aquecimento. Eles aumentaram a resistência a danos mecânicos e são insensíveis a inclinações e vibrações. Os melhores representantes desta espécie são capazes de resfriar até 0 °C, reduzindo a temperatura em quase 30 °C em relação aos indicadores externos.
Esses dispositivos são multifuncionais e multisazonais. Além disso, possuem função de aquecimento até +65 °C.
Você pode controlar todos os processos, fazer configurações e controlar graças ao display. O pacote inclui um cabo para tomadas projetadas para 220 V. A capacidade da câmara é de 7 a 35 litros.
Absorção As termoboxes (a gás) são produtos universais que operam em rede 12 V, 220 V ou botija de gás. Por isso, são bastante adequados para longas viagens de carro. Ao operar exclusivamente com botijão de gás com volume de 6 litros (mais disponível), a carga é suficiente para sete dias de operação contínua.
Esses modelos são capazes de resfriar de 20 a 33 °C em relação à temperatura ambiente. O refrigerante aqui é concentrado de água e amônia. O aquecedor pode ser não só a gás, mas também a rede elétrica.
Os modelos de absorção são utilizados tanto em carros quanto na vida cotidiana. Devido ao bom volume da câmara, consumo econômico de gás e operação silenciosa, amostras de chão são usadas em dachas em vez de dispositivos volumosos padrão. Eles são especialmente relevantes em áreas onde há constantes cortes de energia.
O que considerar ao escolher um mini cooler?
Antes de escolher um modelo específico de refrigerador pequeno, você deve ler atentamente as características técnicas declaradas pelo fabricante. Daremos algumas recomendações a esse respeito e consideraremos todas as vantagens e desvantagens dos modelos mais populares.
Critério #1 – dimensões e tipo de construção
Para organizar uma cozinha de pequena capacidade cúbica, onde cada centímetro livre é valioso, uma geladeira compacta com altura de até 130 cm é uma solução ergonômica. Convencionalmente, esses aparelhos são divididos em minibares usados para resfriar bebidas e geladeiras completas com ou sem freezer, mas com design compacto.
Os equipamentos de refrigeração são apresentados como independentes ou construídas em opções. No segundo caso, o equipamento é colocado total ou parcialmente no nicho preparado, dependendo do projeto do designer de interiores. Modelos em forma de gavetas ou caixas independentes também são populares.
Os fabricantes de pequenos equipamentos de refrigeração produzem sistemas de câmara única e dupla com e sem compressor. Apesar das pequenas dimensões, alguns designs incluem prateleiras retráteis para bebidas.
Para os móveis individuais, o local de instalação não se limita ao espaço sob a bancada da cozinha, são colocados em qualquer nicho, não sendo necessário aderir ao móvel de restauração. A maioria dos produtos com uma câmara está equipada adicionalmente com um freezer. Existem modelos com compartimento congelador inferior e superior. Porém, a primeira opção é mais espaçosa.
Também existem modelos sem congeladorconsequentemente, há muito mais espaço utilizável neles. No entanto, freezers separados são adquiridos para uso doméstico.
Critério #2 – tipo de sistema de descongelamento
Assim como as modificações padrão, as de pequeno porte funcionam com um dos sistemas de degelo: parede chorando ou No Frost.
O princípio de operação da tecnologia com uma parede chorando fica assim: gotas de condensado formadas na parede posterior da câmara fluem para um compartimento especial, onde evaporam.
Esses refrigeradores estão sujeitos a descongelando uma vez por ano. Esta é uma opção econômica usada em modelos baratos.
Tecnologia Sem geada com base na circulação de ar resfriado. A umidade condensada entra em um compartimento especial onde evapora. Como resultado, não há necessidade de descongelamento.
Critério #3 – materiais para defender o caso
Recentemente, o plástico resistente a impactos tem sido utilizado como principal material para a fabricação de caixas. Com isso, há uma redução significativa no consumo de metal durante o processo produtivo, o que reduz o peso total do dispositivo técnico.
Apesar das características positivas desta composição, a opção combinada ainda é a mais confiável - plástico e metal.
Critério #4 - classe energética e gestão
Os mini equipamentos de refrigeração não são complicados por peças desnecessárias, portanto não se deve contar com nada mais do que um tipo eletromecânico de ajuste dos parâmetros operacionais.No entanto, esta solução foi implementada com bastante sucesso - para os clientes mais exigentes, são produzidos modelos com configurações de temperatura em vários estágios.
Quanto ao consumo de energia, refrigeradores de pequenas dimensões em modo de operação consumir eletricidade bastante pequeno, mas para poupança máxima escolhem a classe de consumo de energia A. No entanto, a classe B também não afetará significativamente o valor da receita mensal.
Vale atentar para a classe C. Tais unidades também estão presentes no mercado de eletrodomésticos e são do tipo sem compressor. Apesar do consumo ineficiente de energia, tais dispositivos não vibram e são absolutamente silenciosos.
Critério #5 - Compressor e Tipo de Refrigerante
Os modelos ergonômicos são equipados apenas com compressores de pistão. Esta unidade motora demonstrou perfeitamente suas qualidades positivas. Mas o refrigerante está disponível em diversas opções. É útil optar por um motor isobutano. Esta técnica é menos barulhenta e funciona de forma eficiente.
É importante ressaltar também que os dispositivos de pistão não podem ser desmontados em casa, pois isso leva à despressurização. Para reparar esse motor, será necessário equipamento especial.
Critério #6 – categoria climática
Devido às suas dimensões compactas, pequenas unidades de refrigeração são instaladas nos locais mais inusitados: varanda, corredor, garagem, etc.
Se tais áreas forem esperadas, então é melhor munir-se de conhecimentos sobre a classe climática adequada, conforme indicado nas instruções do equipamento:
- T-/+18…+43 °C – não é adequado para varanda, mas é ideal para climas quentes.
- N-/+16…+32°C – a opção mais adequada para a maioria das regiões do país.
- N-ST -/+16…+38 °C – características semelhantes à turma anterior.
O manual de instruções irá ajudá-lo a descobrir a qual classe climática o dispositivo pertence. As informações também estão localizadas junto com outros parâmetros em um adesivo na parte traseira do aparelho.
TOP 7 melhores modelos estacionários
A gama de dispositivos compressores é bastante extensa, por isso consideraremos a seguir os mais eficazes deles.
Lugar #1 - Pozis RS-411 S
Fabricante de refrigerador RS-411 S Pozis — execução bem-sucedida de um fabricante nacional. A primeira coisa que você deve focar é a conveniência do ajuste mecânico. Os indicadores de temperatura podem ser ajustados em uma das cinco posições.
Compartimento superior com volume de 14 litros. Ele foi projetado para armazenamento em baixa temperatura.
O compartimento congelador arrefece até -12 °C, no compartimento principal a temperatura é regulada de 0 °C a 10 °C. A unidade comprovou sua eficiência e economia durante a operação.
O uso ergonômico do espaço útil é conseguido ajustando a altura da prateleira metálica. A porta possui um bolso inteiriço para guardar garrafas e na parte superior um compartimento com molde para ovos.
Entre as deficiências observadas, um problema semelhante é o funcionamento ruidoso do motor. Porém, os indicadores não irritam os ouvidos e são bastante aceitáveis para o uso diário.
Lugar #2 – Hotpoint-Ariston BTSZ 1632
O refrigerador embutido Hotpoint-Ariston BTSZ 1632 é muito procurado pelos compradores. Suas dimensões são 58x54,5x81,5 cm, o consumo de energia corresponde à classe A+, o nível de ruído é de até 40 dB. O corpo é feito de plástico branco, portanto o aparelho cabe em qualquer interior sem problemas.
Este é um modelo de câmara única com capacidade para 102 litros. Quase todo o espaço útil é ocupado pelo compartimento frigorífico - 83 litros, sendo 19 litros destinados ao compartimento congelador. A capacidade do refrigerador permite congelar até 2 kg de alimentos por dia. Preservação autônoma do frio no interior da câmara em caso de queda de energia - até 11 horas.
O compartimento frigorífico possui sistema de gotejamento (a chamada “parede de choro”); o freezer deverá ser descongelado manualmente de vez em quando.
Principais vantagens: tamanho compacto, compartimento frigorífico bastante espaçoso, boa conservação dos alimentos, graças à porta bem ajustada os alimentos não estragam.
As desvantagens incluem um freezer pequeno e alto custo.
Lugar #3 - Biryusa 50
Biryusa 50 é um refrigerador compacto e independente com capacidade total de 46 litros. O compartimento frigorífico tem capacidade para 45 litros e há também um minúsculo congelador de 1 litro.
Esta unidade, embora de aparência bastante pequena, revelou-se bastante espaçosa por dentro - graças à disposição bem pensada da prateleira de metal. Existe até um compartimento para ovos na porta, embora por algum motivo sejam apenas 3 peças. A porta, se necessário, pode ser movida para o outro lado.
O consumo de energia deste modelo corresponde à classe A+; o degelo deve ser feito manualmente.Quanto ao nível de ruído, pode chegar a 42 dB.
Uma das características da geladeira Biryusa 50 que surpreendeu alguns proprietários é a presença de uma fechadura embutida, por exemplo, há uma fechadura na porta, e o kit vem com 2 chaves miniatura. Portanto, o modelo é perfeito para uso no escritório - todos os produtos estarão protegidos de forma confiável (como em um cofre) contra ataques de estranhos.
Os usuários falam positivamente sobre este refrigerador - por esse preço, eles simplesmente não veem nenhuma deficiência.
Lugar #4 – Hansa FM050.4
O refrigerador independente de câmara única Hansa FM050.4 também é bastante popular entre os compradores. O consumo de energia do Hansa FM050.4 corresponde à classe A+, nível de ruído - até 35 dB.
Suas pequenas dimensões (47x44,7x49,6 cm) são combinadas com sucesso com uma câmara inesperadamente espaçosa - 41 litros de volume útil são fornecidos dentro do compartimento de refrigeração. Há também um freezer de 5 litros - um pacote de bolinhos ou sorvete ficará guardado até a hora certa.
O compartimento frigorífico possui sistema de gotejamento, mas o freezer deverá ser descongelado manualmente periodicamente.
O material da prateleira é vidro. Existe a possibilidade de inverter a porta. Tipo de controle: eletromecânico.
Entre as vantagens, os usuários destacam peso leve, dimensões compactas e boa capacidade. Além disso, a geladeira preserva bem os alimentos colocados dentro da câmara.
Entre as desvantagens estão a falta de iluminação no interior da câmara, a impossibilidade de colocar uma panela grande, suportes inconvenientes na porta, o corpo suja rapidamente, mas pode ser limpo com a mesma rapidez. Alguns proprietários também observam que o transporte ou uso descuidado pode deixar marcas no corpo.
Lugar #5 – Indel B Iceberg 30 Plus
A barra miniatura embutida Indel B Iceberg 30 Plus é boa para resfriar bebidas e para armazenamento temporário de pratos preparados.
No interior do seu pequeno compartimento frigorífico existem prateleiras móveis, cujo movimento permite adaptar o aparelho para colocar os produtos em praticamente qualquer recipiente.
O dispositivo Indel B Iceberg 30 Plus é adequado para instalação em veículos e é integrado com sucesso em móveis de escritórios, hotéis e salas de conferências.
Este modelo possui prateleiras profundas na porta, podendo ser utilizadas para colocar produtos acondicionados em recipientes estreitos de orientação vertical e para bebidas.
Lugar #6 - Shivaki SHRF-74CH
Geladeira miniatura marca SHRF-74CH Marca Shivaki merece confiança. Apesar do fabricante pouco conhecido, isso não afetou de forma alguma a qualidade do modelo de análise.
Neste aparelho compacto você pode organizar o armazenamento de uma pequena quantidade de alimentos, mas a ergonomia aqui é do mais alto nível. Pode ser usado com igual eficácia tanto em casa como em ambientes de trabalho.
O tipo de equipamento de instalação é independente. O controle é totalmente eletromecânico. A qualidade das vedações, peças de metal e plástico está em um nível decente.
O baixo consumo de energia classe A+ não vai prejudicar o seu bolso na hora de pagar a conta de luz. A organização do espaço também é uma das vantagens do móvel: uma prateleira de treliça e dois bolsos nas portas delimitam convenientemente a câmara de 62 litros. Há também um congelador de 5 litros.
Existem também aspectos negativos: descongelamento manual e operação ruidosa. O som não prejudica significativamente a impressão positiva e basta descongelar duas vezes por ano.
Lugar #7 - KRAFT BR-50I
O refrigerador independente de câmara única KRAFT BR-50I também é bastante popular entre os compradores. Parece elegante - o corpo é feito de metal prateado e plástico.
Este é um modelo de compressor único, suas dimensões são 44,9x48,1x51 cm.
O design da unidade prevê um freezer com volume de 44 litros e um pequeno freezer com capacidade de 3 litros, este último necessitará de degelo manual periódico.
O controle é eletromecânico, o consumo de energia deste modelo é A+, o nível de ruído chega a 38 dB. O material da prateleira é metálico.
Entre as vantagens, os usuários destacam operação bastante silenciosa, excelente conservação de alimentos e custo acessível.
Quanto às desvantagens, nenhuma significativa foi encontrada.
Modelos e marcas de celulares populares
Os eletrodomésticos, inclusive a refrigeração, são apresentados em uma ampla variedade, mas você não deve cair nos truques do vendedor e comprar o primeiro exemplar que encontrar. Apresentamos uma visão geral dos modelos que atenderão plenamente aos critérios de preço-qualidade.
A empresa mais popular entre os entusiastas de automóveis é a Waeco. A empresa está focada na produção de todos os tipos de refrigeradores automotivos.
As características técnicas de maior sucesso estão incorporadas nos seguintes modelos:
- Combicool RC 2200 EGP da Waeco – a melhor unidade de absorção universal, operando com alimentação 12/220 V ou com botija de gás. Feito em uma caixa de alumínio resistente a choques, equipado com controlador de temperatura e ignição piezoelétrica, é absolutamente silencioso.
- Waeco CoolFreeze CFX 40 – auto-refrigerador termoelétrico de câmara única com melhor eficiência energética. Uma câmara com volume de 38 litros é suficiente para acomodar o conjunto de alimentos necessário. Recebe energia da rede elétrica 12/24/110/220 V. Consumo de energia 48 W.
Também vale destacar amostras de produtos de alta qualidade de fabricantes pouco conhecidos, como: Campingaz, Mistério, Ezetil E GioStyle.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
No vídeo você aprenderá que tipo de refrigeradores automáticos são mais eficazes e como eles realmente diferem entre si, exceto na categoria de preço:
A vida de uma pessoa moderna não pode mais ser imaginada sem eletrodomésticos, e a geladeira pode ser considerada um dos eletrodomésticos mais necessários.
No entanto, o interior não deve ser sobrecarregado com equipamentos de grande porte, e os modelos atuais de pequenas unidades de refrigeração são apresentados em um nível decente. Portanto, não será difícil escolher a melhor miniopção que possa ser útil não só no dia a dia..
Você está pensando em comprar uma geladeira miniatura e quer aconselhar-se sobre a opção que mais lhe agrada com outros visitantes do nosso site? Faça suas perguntas na seção de comentários e inclua o nome do modelo.
Você tem seu próprio ponto de vista sobre a conveniência de comprar uma versão mini da geladeira? Escreva neste artigo e forneça argumentos convincentes a favor de sua opinião.
Certa vez, tive um frigobar e encomendei-o ao Ali. Era uma caixa bem miniatura, funcionava com USB, mas rapidamente “queimou” e simplesmente parou de funcionar depois de alguns meses. Era relativamente barato, tinha muito pouco espaço, mas nesse aspecto ainda gostei mais da bolsa térmica.Não é tão confiável em termos de conservação do frio, mas não quebra e há mais espaço.
Uma bolsa térmica não é a mesma coisa que um minigeladeira, elas têm finalidades diferentes. A bolsa ajudará a manter o frio por 3-5 horas se for verão lá fora. O frigobar vai congelar enquanto houver eletricidade, é o mesmo aparelho que está na sua cozinha, só que pequeno.
Ainda assim, apenas minigeladeiras e geladeiras portáteis são classes de eletrodomésticos completamente diferentes. Eu tenho uma minigeladeira na minha mesa, lá não precisa de muita comida, o consumo de energia é baixo, só isso. E as geladeiras portáteis são uma boa opção para passeios na natureza e piqueniques. Há muito tempo que quero tentar comprar um, mas o preço impede-me, não são assim tão baratos e é impossível passar sem eles.