Quanta eletricidade uma geladeira consome? Descobrimos como escolher equipamentos econômicos
A unidade de refrigeração ocupa talvez o lugar de maior honra em qualquer cozinha. Sem ele é impossível armazenar alimentos e pratos preparados por muito tempo.Durante a operação contínua, o equipamento desperdiça energia constantemente. O consumo de energia da geladeira nos informará sobre o seu consumo. Concordo: este é um dos critérios de seleção importantes.
Diremos como encontrar um modelo econômico e a quais características você deve prestar atenção. Nosso artigo proposto fornece regras de seleção e lista fatores externos que afetam o consumo de energia. Para facilitar a sua busca, apresentamos uma classificação dos modelos com “menos apetite”.
O conteúdo do artigo:
Principais classes de consumo de energia
Na década de 90, todos os eletrodomésticos modernos começaram a ser divididos de acordo com a recém-introduzida classificação de consumo de energia. Isto se aplica igualmente a fontes de luz em miniatura e grandes tanques de aquecimento de água e unidades de lavagem.
Agora é obrigatória a rotulagem indicando a classe inerente a um determinado dispositivo.
Em média, o consumo anual de eletricidade em quilowatts-hora está na faixa de 235-465 kW. Conhecendo o parâmetro, não é difícil calcular os valores aproximados diários ou mensais.
Para isso, basta dividir o valor declarado pela quantidade de dias/meses do ano – 365/12. Por exemplo, se um dispositivo consome 230 kW/h anualmente, então a taxa diária é de aproximadamente 0,63 kW/h. Os cálculos mensais são realizados de acordo com um princípio semelhante.
As classes de consumo são designadas em letras latinas que vão desde A antes G. Cada um deles recebe um indicador gráfico colorido para uma percepção mais compreensível. Algumas designações são complementadas com um índice «+».
A gradação é determinada dividindo a quantidade real de consumo pelo indicador padrão. O primeiro valor é estabelecido durante os experimentos.
A segunda é obtida a partir de cálculos por meio de uma fórmula complexa, que envolve diversos componentes - volumes de departamentos, temperatura, tecnologias utilizadas, classe climática, etc. período de tempo específico para padrões especificados.
O ABC do consumo de energia dos refrigeradores é assim:
- A+++ – até 22%;
- A++ – 22-33%;
- UM+ – 33-42%;
- A – 42-55%;
- B – 55-75%;
- C – 75-95%.
A tecnologia mais econômica e racional é considerada na categoria A com indicador verde de diferentes tonalidades, o mais caro - G, marcado em vermelho. Agregados UM+, A++, A+++ consumir três vezes menos do que os padrões geralmente aceitos.
Dispositivos abaixo da classe COM Praticamente não são mais produzidos, pois são desperdiçadores maliciosos de luz. Consumo de energia desses refrigeradores de 110 a 150%. Esses valores estão longe da norma e podem custar um bom dinheiro.
A opção média em termos de consumo de energia inclui equipamentos marcados B E C. Economiza aproximadamente 15 a 35% de recursos.
A diferença entre refrigeradores classificados em diferentes categorias de classificação pode ser bastante significativa. Tipo de unidade A++ apenas 143 kW/h são necessários por ano, enquanto seu irmão G consome mais de 900 kW/h no mesmo período.
Os modelos podem ajudá-lo a economizar seu orçamento familiar A+++, que são 50% mais econômicos do que até mesmo equipamentos de classe UM+. É bastante natural que custem uma ordem de grandeza mais alta, mas a economia subsequente logo pagará com juros o investimento na compra.
Regras para escolher uma geladeira econômica
Apesar de todas as marcações e erros de cálculo, o fato de a quantidade de eletricidade que o refrigerador adquirido consumirá é influenciado por muitas circunstâncias.
Alguns deles estão ocultos no design e na configuração, outros dependem diretamente do usuário e das condições favoráveis que ele cria para o funcionamento do equipamento.
A quantidade de quilowatts consumidos por uma geladeira por dia, mês ou ano não é calculada apenas com base nos dados do passaporte técnico. Os parâmetros também são influenciados pelo recheio que o fabricante fornece ao seu desenvolvimento.
Se você deseja encontrar o dispositivo mais econômico, primeiro considere as seguintes nuances:
- número e tipo de compressores;
- sistema de refrigeração;
- volume da câmara;
- estanqueidade e isolamento térmico;
- conjunto de funcionalidades.
Compressor. A linha inclui modelos de unidades de refrigeração com um e dois compressores.
Via de regra, as versões com dois motores são mais convenientes de usar, pois oferecem mais opções para controle eficaz de temperatura e degelo.
Na hora de escolher os equipamentos, é preciso estar atento não só à quantidade, mas também ao tipo de compressores. Em termos de consumo de energia, ganham por uma margem significativa modelos de inversores. O modo de operação do inversor difere porque aumenta instantaneamente a temperatura até os valores definidos e a mantém constantemente, alterando suavemente a potência.
Um compressor convencional leva mais tempo para atingir os níveis exigidos, liga na potência máxima e depois desliga. Assim que o sensor detectar mudanças de temperatura, termostato inicia o mecanismo novamente. Essa técnica de ajuste é chamada de stepwise. Em termos de economia de eletricidade, é imperfeito.
Sistema de refrigeração. As unidades de refrigeração modernas estão equipadas com dois sistemas de refrigeração principais - pingar ou NoFrost. Nos aparelhos com sistema de gotejamento, o evaporador, que mantém a temperatura fria, fica localizado na parede traseira. Com o tempo, os pedaços de gelo formados escorrem em gotas para a panela, onde evaporam.
Tecnologia inovadora NoFrost envolve congelamento a seco, no qual a geada não aparece e o gelo não congela. O evaporador é construído acima do compartimento do freezer ou atrás da parte traseira da unidade.Os produtos são congelados soprando ar frio, fornecido por ventiladores.
A cada poucas horas o ventilador para, neste momento o componente de aquecimento é ligado, o líquido derretido é transferido através de ranhuras especiais para a panela e evapora. Esses refrigeradores não requerem descongelamento.
Sistema "sem geada" inclui várias subespécies - Totalmente sem geada, Total sem geada. Existe também o resfriamento combinado, combinando dois tipos principais. Em termos de consumo de energia, o sistema de refrigeração tradicional é mais econômico.
Devido à presença de ventiladores adicionais e um aquecedor potente, a tecnologia NoFrost exige mais recursos energéticos.
Número e tamanho das câmeras. Quanto à quantidade de compartimentos, a melhor opção para o consumidor é modelos de duas câmaras. As contrapartes de câmara única não são tão “gulosas”, mas geralmente são instaladas apenas nas salas onde o espaço não permite acomodar dimensões impressionantes.
O índice de consumo de energia também é afetado pelo volume dos equipamentos de refrigeração: quanto maior, mais perceptível é o consumo.
Aperto. Antes de comprar uma geladeira, é preciso verificar a qualidade selos e configurações de isolamento térmico do corpo. Sua falta de confiabilidade é perigosa devido à perda excessiva de ar resfriado, o que provoca aumento de carga no compressor e, consequentemente, aumenta os custos de energia.
Até a cor do produto se reflete nos quilowatts consumidos.Foi estabelecido que o material prateado tem menor emissividade e libera calor mais lentamente.
A influência de fatores externos no consumo de energia
Para obter um funcionamento de alta qualidade no modo de máxima economia possível, qualquer refrigerador deve fornecer as condições necessárias. Os fabricantes indicam a maioria deles nas instruções que acompanham o produto.
Em geral, o consumo de energia dependerá de:
- temperatura do ar na sala onde o dispositivo está instalado;
- o grau de carga alimentar nas câmaras de trabalho;
- frequências de fechamento/abertura de portas;
- descongelamento oportuno.
Temperatura ambiente – um dos principais critérios. No processo de pesquisas e experimentos científicos, ficou comprovado que os refrigeradores que operam em ambientes onde são registradas leituras médias de 16 a 17 graus Celsius economizam o orçamento em aproximadamente 1,5 vezes.
Isto não significa que o equipamento possa ser instalado em ambientes criticamente frios. Sob tais condições, o compressor simplesmente não ligará ou, pior, falhará completamente.
Carga de trabalho da câmera. Antes de encher a geladeira com alimentos, você deve estudar os parâmetros técnicos e as recomendações do fabricante a esse respeito. Você nunca deve carregá-lo até a capacidade máxima.
Também vale a pena distribuir os mantimentos de maneira uniforme pelas prateleiras e departamentos, caso contrário será difícil a circulação do ar, o que também não é menos importante para o consumo de energia.
Descongelar. Se o refrigerador não estiver equipado com sistema automático, não se esqueça do autodescongelamento regular.
Exploração. Se a porta da unidade for aberta frequentemente, a carga do motor aumenta imediatamente. Isso se deve ao fato de que o ar resfriado acumulado no interior escapa rapidamente para fora. Dessa forma, para compensar as perdas, o aparelho passa a funcionar na potência máxima, aumentando os custos de energia elétrica.
TOP 5 unidades de refrigeração econômicas
Tendo definido o objetivo de adquirir o modelo mais econômico, você deve estudar mais detalhadamente as ofertas dos principais fabricantes. A gama de equipamentos de refrigeração é rica e escolher a melhor opção que atenda às suas necessidades não é difícil.
Convidamos você a conhecer 5 unidades econômicas dos melhores fabricantes.
Modelo nº 1 - Liebherr CBN 4815
A unidade CBN 4815 da marca Liebherr tem um preço alto, com média de 72 mil rublos, mas também a categoria de consumo mais econômica do momento - A +++.
Apesar das necessidades tão modestas, o fabricante conseguiu combinar muitos desenvolvimentos inovadores na unidade. Ele fornece configurações de temperatura flexíveis e convenientes usando uma tela sensível ao toque, uma opção de supercongelamento e um filtro de carvão ativado integrado que purifica o ar de bactérias e contaminantes.
As portas são protegidas por uma vedação confiável e substituível que combina com a cor da carroceria. A única desvantagem da modificação decorre justamente da principal vantagem - eficiência.
Estamos falando da baixa potência do compressor, que demora muito para produzir frio quando ligado. Demora cerca de um dia para entrar no modo de operação normal, apesar do fato de a maioria dos refrigeradores modernos e soviéticos atingirem a temperatura desejada em 10 a 30 minutos.
O vídeo a seguir demonstrando as principais capacidades do modelo e o layout do espaço interno das câmaras de trabalho irá ajudá-lo a formar sua opinião sobre o CBN 4815:
Na ampla gama de produtos Liebherr, além do refrigerador que apresentamos, existem vários modelos excelentes. Eles conquistaram o reconhecimento tanto dos proprietários quanto dos reparadores, que raramente precisam restaurar sua funcionalidade. Compilado por nós classificação do refrigerador irá ajudá-lo a escolher a melhor opção.
Modelo nº 2 – LG GA B489 YEQZ
O espaçoso e alto equipamento GA B489 YEQZ da marca LG, equipamento de classe A++, é mais barato que o modelo anterior. O custo deste modelo começa em 51 mil rublos.
Os indicadores de consumo de energia são 237 kW/h por ano, 20 kW/h por mês, 0,65 kW/h por dia. A unidade opera com um compressor inverter econômico e relativamente silencioso. Ele vem com um período de garantia de dez anos.
Sem geada aplica-se a ambos os compartimentos, pelo que o compartimento congelador não necessita de ser descongelado manualmente. Cada compartimento possui iluminação LED.
Uma característica especial do modelo é a estrutura incomum da tampa do bloco para legumes/frutas. Possui células que retêm a condensação, evitando que gotas caiam sobre os alimentos.
Assim, é mantida a umidade ideal necessária para preservar o sabor e as propriedades benéficas.
Para além do modelo que descrevemos, o sortido oferecido ao consumidor inclui também uma série de ofertas interessantes, com melhores refrigeradores LG O artigo que recomendamos irá familiarizá-lo com ele.
Modelo nº 3 - Bosch KIS87AF30
Os eletrodomésticos de encastrar fabricados na Alemanha, que se distinguem pelo seu design interessante e dimensões compactas, são a solução ideal para espaços de cozinha apertados.
O refrigerador Bosch KIS87AF30 é caracterizado pela classe A++, na qual consome 226 kW/h por ano, 19 kW/h por mês, 0,62 kW/h por dia. Seu custo médio é de 49 mil rublos.
O equipamento é controlado através de uma unidade de sensor eletrônico, que permite definir um regime de temperatura favorável tanto para o compartimento de refrigeração quanto para o freezer.
A superfície interna é tratada com uma mistura antibacteriana que suprime a propagação de microorganismos e bactérias.
Uma linha de alemão popular Geladeiras da marca Bosch O próximo artigo apresentará uma análise de suas características e características.
Modelo #4 – Samsung RB-31 FERNCSA
Modelo Samsung RB-31 FERNCSA com um conjunto de boas características técnicas e um preço acessível.
No nível declarado, os parâmetros estão no modo "Férias". No entanto, a unidade é bastante económica: 257 kW/h por ano, 21,5 kW/h por mês, 0,70 kW/h por dia. O volume das câmaras da geladeira é bastante grande - 304 litros. O seu espaço interior é bem organizado.
Elementos de design como bandeja para molhos, uma conveniente gaveta no freezer e uma prateleira sobre rodas permitem remover rapidamente os produtos necessários dos cantos mais distantes da câmara. Existe um compartimento especial com zona de frescura para carnes e vegetais.
O dispositivo possui um motor inversor integrado que opera em cinco modos efetivos. É silencioso, bastante durável e não tem medo de mudanças na fonte de alimentação.
A fabricante sul-coreana abastece o mercado com excelentes eletrodomésticos, incluindo funcionais e refrigeradores confiáveis, cujas características sugerimos que você se familiarize.
Modelo nº 5 - Siemens KG39NXB35
Elegante Siemens KG39NXB35 com conteúdo técnico cuidadoso e controles de toque. Classe de consumo energético – A++. Para operação plena, gasta 273 kW/h por ano, 23 kW/h por mês, 0,74 kW/h por dia.
O volume útil do equipamento impressiona e chega a 366 litros. Dentro da seção de refrigeração é construída uma zona de frescor, proporcionando as condições necessárias para o armazenamento a longo prazo de vegetais e frutas.
Além das prateleiras padrão de vidro temperado ajustáveis, há um porta-garrafas de metal cromado. O compartimento do congelador possui um calendário de congelamento.
Uma análise de vídeo especializada ajudará você a entender os recursos do modelo com mais detalhes:
As melhores máquinas de refrigeração da famosa preocupação alemã apresentado aqui: A classificação é baseada em avaliações de usuários e representantes de oficinas de serviços.
Como evitar o consumo excessivo de eletricidade?
Os valores reais de consumo de energia, que terá de pagar na fatura, dependem em grande parte do correto local de instalação e do cumprimento das condições normais de funcionamento do frigorífico.
Para não ficar chateado por causa de valores muito altos, você deve saber com antecedência como escolher uma geladeirae tome nota de algumas dicas úteis:
- Não ajuste a temperatura do freezer no limite inferior do limite normal se não planeja armazenar grandes volumes de alimentos na câmara por um longo período.
- Ajuste o termostato levando em consideração a ocupação da unidade e a temperatura ambiente.
- Abra as portas do aparelho apenas quando for absolutamente necessário. Mantenha o equipamento aberto por um tempo mínimo e depois feche bem a porta.
- Antes de guardar pratos e alimentos na geladeira, resfrie-os à temperatura ambiente.
Ao instalar o equipamento em ambientes internos, é necessário deixar um espaço entre a parte traseira do gabinete e a parede. A folga mínima é de 10 cm, o mesmo se aplica às laterais. É aconselhável que o aparelho não entre em contato direto com móveis e eletrodomésticos próximos.
Não deve haver nenhum equipamento de aquecimento próximo ao local de instalação do dispositivo. É necessário tentar protegê-lo do contato próximo com radiadores, fogões, fornos e outras fontes de calor.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um experimento para medir a quantidade de energia consumida por um refrigerador com dois compressores por dia:
Hack de vida econômica de um dos usuários:
Tendo como meta adquirir uma geladeira que se torne um excelente auxiliar no dia a dia e não aumente o valor total da conta mensal de luz a valores exorbitantes, basta levar em consideração as regras e dicas fornecidas.
Ao escolher uma unidade econômica, é mais sensato escolher um modelo classe A de duas câmaras de alta qualidade com motor inversor e apenas as funções que são realmente necessárias.
Por favor, escreva comentários, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo no bloco abaixo. Conte-nos como você selecionou o modelo de geladeira, quanta eletricidade é necessária para operar sua máquina de refrigeração. É possível que você tenha informações que serão úteis aos visitantes do site.
Antes de comprar sempre prestamos atenção intuitivamente à classe da geladeira e sempre escolhemos A+++ sem nem saber o que significava. Não dá para economizar na geladeira, pois ela é comprada há muitos anos e disso depende a qualidade dos produtos.Por exemplo, no nosso antigo frigorífico, os alimentos perecíveis eram armazenados apenas 3 dias, mas no novo Bosch duram até 5 dias e consomem menos eletricidade.
Pois bem, afinal, a economia de energia está longe de ser o principal critério pelo qual se deve escolher uma geladeira e eletrodomésticos em geral. Para ser honesto, geralmente considero todas essas vantagens mais como uma manobra publicitária de empresas de marca. O tamanho da geladeira, o número de câmaras, a presença e localização do freezer, a funcionalidade e, o mais importante, o preço. Tudo isso é muito mais importante.
Não o principal, mas ceteris paribus, por que não levar uma geladeira que “consome” pouca eletricidade? Se você selecionar aparelhos que economizam energia para sua casa, a economia será significativa.