Vedação para geladeira: regras para escolha e substituição de goma de vedação
O refrigerador não deve apenas reduzir a temperatura nas câmaras de resfriamento e congelamento, mas também manter o modo selecionado.O elástico na porta do aparelho desempenha um papel importante nisso. Se não encaixar bem, aparece gelo nas paredes internas da câmara, o compressor liga com mais frequência e consome mais recursos energéticos.
Diremos como escolher uma nova vedação para a geladeira e instalá-la na porta. No artigo que apresentamos você encontrará métodos para pesquisar áreas de folga de elásticos desgastados ou deformados. A tecnologia de substituição que descrevemos em detalhes irá ajudá-lo a se livrar do problema de forma rápida e eficiente.
O conteúdo do artigo:
A que leva um elástico defeituoso?
A estanqueidade dos compartimentos frigorífico e congelador é garantida por um elástico de borracha com inserção magnética no interior. Sua principal função é “colar” firmemente a porta do aparelho ao corpo ao fechar.
Se não aderir às superfícies e houver lacunas pelas quais o ar quente entra nas câmaras, o refrigerador não funcionará corretamente.
O ar quente entra no espaço entre o elástico e o corpo do dispositivo. Contém partículas de vapor d'água que, quando a temperatura cai, se condensam e se depositam nas paredes da câmara em forma de gotas. Esta água congela.O gelo se forma gradualmente e sua camada fica mais espessa.
Isso pode fazer com que o sensor de temperatura falhe. Para manter o modo desejado, compressor de geladeira liga com mais frequência, funciona por mais tempo e é menos eficiente do que antes.
O resultado é o aumento do consumo de energia e o desgaste prematuro de peças caras. O consumidor tem que pagar constantemente a mais nas contas de luz e, posteriormente, ter que substituir um compressor danificado.
A restauração ou substituição oportuna da vedação de borracha do refrigerador é uma maneira simples e barata de evitar problemas sérios que inevitavelmente levarão a grandes custos.
Como encontrar a distância entre a porta e o corpo?
O primeiro sinal que deve alertá-lo é o gelo. Se o refrigerador for devidamente cuidado e descongele na hora, não deve haver crescimentos na parede posterior. Formação intensa de gelo, acionamento frequente do compressor - tudo isso indica fita de vedação defeituosa.
Às vezes, os problemas podem ser identificados visualmente. Por exemplo, se a fita estiver rachada, tiver defeitos óbvios, amassados graves ou estiver saindo da porta, obviamente é hora de cuidar dela.
O elástico pode não ficar bem ajustado devido à má manutenção do refrigerador. Se as migalhas forem acumuladas nas reentrâncias, o material se expande nesses locais e uma lacuna aparece nas proximidades.
A lacuna pode ser completamente invisível, mas ainda assim deixar passar o ar. Para determinar tal avaria, os técnicos do centro de serviço usam sondas especiais com espessura de 0,1 mm.
Mas existe uma maneira mais fácil. Eles abrem a porta, colocam papel por baixo e tentam movê-la para cima e para baixo. Se a folha estiver bem fixada, a vedação está boa. Se o papel se mover sob o elástico, este precisará ser restaurado ou substituído.
Tipos de elástico para geladeira
Equipamentos antigos possuem elásticos grossos instalados e é improvável que possam ser substituídos por análogos 100%. Os selos modernos são feitos de novos tipos de polímeros, embora por hábito continuem a ser chamados de “elásticos”. É melhor pegar exatamente essa fita, certificando-se de que ela caiba no tamanho.
Os produtos vêm em frascos simples e duplos. A maioria dos modelos possui vedações de segundo tipo. Estão equipados com tiras magnéticas que garantem um melhor ajuste da porta ao corpo.
As fitas variam no método de instalação. A maneira mais fácil de trocar uma vedação é montá-la em uma ranhura (“espinha de peixe”). Se a porta da geladeira não tiver as reentrâncias necessárias, você pode prender um elástico em parafusos auto-roscantes ou em um adesivo confiável.
A vedação em espinha é removível, por isso não será difícil de limpar ou substituir. Parafusos auto-roscantes e cola fixam-se de forma mais confiável, mas esses métodos exigem mais mão-de-obra.Ao aparafusar os parafusos, é fácil danificar o painel de plástico e a composição adesiva é difícil de remover quando a peça é posteriormente substituída - a fita tem que ser cortada.
Na hora de escolher um selo, não hesite em tirar dúvidas ao vendedor e saber os detalhes. Se o produto não couber, você terá que procurar um novo, e a não intrusividade resultará em gastos desnecessários. Você precisa comprar imediatamente elementos adicionais - cola ou fixadores.
Instruções de substituição passo a passo
Os seguintes materiais e ferramentas adicionais podem ser necessários para o trabalho:
- uma chave de fenda ou chave de fenda se a fita estiver montada em parafusos autoatarraxantes;
- uma pequena espátula - para limpar superfícies se o lacre estiver colado;
- secador de cabelo para construção;
- cola como “Moment”, “BF” ou selante de silicone;
- solvente ou aguarrás para desengordurar superfícies.
Se a fita de vedação antiga estiver presa nas ranhuras da porta da geladeira, tudo o que você precisa é de uma chave de fenda para retirá-la e de um secador de cabelo.
Etapa 1 - preparação e desmontagem da goma
O refrigerador é desconectado da rede e os alimentos nele armazenados são retirados. A maneira mais fácil de trabalhar é retirar a porta e colocá-la no chão. Se isso não for possível, você terá que trocar o elástico “na hora”, o que não é particularmente conveniente e pode afetar a qualidade da instalação.
O método de desmontagem depende de como a peça antiga está fixada. Se for instalado em formato de espinha de peixe, a borda da ranhura é empurrada levemente para trás e a vedação é puxada para cima, tentando não rasgá-la. Se necessário, você pode inserir uma chave de fenda entre a borda do painel e a fita.Ao levantá-lo, é fácil remover o elástico da ranhura.
Para remover o elástico aparafusado com parafusos auto-roscantes, basta uma chave de fenda ou chave de fenda. Mas você terá que mexer no selo colado.
Não só deve ser arrancado do metal, mas também pequenos pedaços e migalhas de borracha que aderiram a ele. A superfície deve estar absolutamente limpa.
Etapa 2 - seleção de uma fita substituta
Se a nova vedação não couber, todos os seus esforços serão inúteis, por isso é importante escolher o produto certo.
Ao adquiri-lo preste atenção às seguintes nuances:
- Marca e número de série do refrigerador. Se houver à venda um elástico para o modelo desejado, o problema de escolha já pode ser considerado resolvido. A fita deve caber perfeitamente no tamanho e tipo de fixação. Caso contrário, você pode escolher um semelhante.
- Tamanho. Caso não seja possível comprar um selo para uma determinada marca de refrigerador, é necessário medir cuidadosamente o antigo, determinar seu tipo e selecionar o adequado entre os disponíveis. Tais dificuldades surgem frequentemente entre proprietários de modelos desatualizados ou impopulares.
- Estado da fita nova. A nova vedação pode estar com defeito. Para evitar surpresas desagradáveis no futuro, você deve inspecionar cuidadosamente sua compra. Não deve haver rachaduras ou danos. O material de alta qualidade possui estrutura uniforme e lisa e cor uniforme. Nódulos e alongamentos são inaceitáveis.
Às vezes você não consegue encontrar um elástico para um modelo antigo de geladeira. Neste caso, use qualquer outro selante adequado. As dimensões são ajustadas cortando o excesso e colando as juntas.Essa substituição é a pior opção e só é utilizada em situações desesperadoras.
Se a fita precisar ser colada, a composição deverá ser cuidadosamente selecionada. Os especialistas recomendam o Moment. Mantém bem as superfícies e não perde suas propriedades com o tempo.
Única ressalva: podem ficar marcas no revestimento da porta, por isso é preciso trabalhar com muito cuidado, enxugando imediatamente as gotas de cola. Uma alternativa ao “Momento” é “BF”.
Existem artesãos que preferem selantes de silicone. Eles são verdadeiramente confiáveis, fáceis de usar, elásticos e possuem excelente adesão à maioria dos materiais. Na hora de escolher é preferível dar preferência às formulações cujas embalagens contenham marcas de resistência ao gelo.
Etapa 3 - instalação da vedação da porta
Ao instalar a fita, não é aconselhável experimentar e procurar um método de fixação diferente do utilizado anteriormente. Se o elástico antigo foi inserido nas ranhuras, instale o novo da mesma maneira. O único caso em que é necessário reinventar a roda é quando os elementos da porta quebram.
Dependendo da sua situação, você terá que usar um dos três métodos de instalação. É importante fazer tudo com cuidado, sem violar a integridade dos elementos e a sequência de passos.
As seguintes opções são possíveis:
- Colagem. A etapa mais importante do trabalho é a limpeza das superfícies. Eles devem ser completamente desengordurados com solvente. A cola é aplicada e seca de acordo com as instruções do fabricante indicadas na embalagem. A porta não deve ser fechada até que a composição esteja completamente seca.
- Aparafusando com parafusos auto-roscantes. Se o refrigerador for muito antigo e tiver a vedação original, há uma grande probabilidade de que os fechos tenham se soltado e não segurem bem. Para evitar que isso aconteça com um novo elástico, ele é montado em parafusos auto-roscantes de maior diâmetro.
- Insira nas ranhuras. A fita em espinha é inserida nas ranhuras e colocada adicionalmente sobre cola ou prensada com parafusos auto-roscantes. Os parafusos são aparafusados a uma distância de 10-15 cm um do outro.
Quando o trabalho estiver concluído, você deve inspecionar a nova borracha de vedação para ter certeza de que não foi danificada durante a instalação. Se tudo estiver em ordem, os produtos são devolvidos à geladeira e ligados.
Quando a fita estiver instalada corretamente, a porta deve abrir com algum esforço e você não deve sentir frio próximo a ela. Você pode fazer o teste novamente com um pedaço de papel.
Para que a vedação funcione por muitos anos sem reparo ou substituição, a porta deve ser aberta pelas maçanetas sem tocar no elástico. Ao limpar a geladeira, certifique-se de limpar as ranhuras da fita com uma escova de dentes velha e solução de refrigerante.
Após a secagem, você pode tratar o elástico com graxa de silicone. Mas é melhor não usar óleos: eles reduzem a elasticidade do material.
Recomendações para reparo de vedação
Se o dano for local ou for necessário restaurar a elasticidade da fita antiga, pode-se recorrer aos seguintes truques:
- Os locais onde o elástico sai da porta são selados com “Moment” ou selante de silicone.
- Uma peça de vedação deformada ou que perdeu elasticidade é mergulhada em uma bacia com água quente. Uma opção é o aquecimento moderado com pistola de ar quente em todo o comprimento.
- Se aparecerem algumas rachaduras, elas serão seladas com selante ou outro adesivo que seja seguro para humanos.
Outro ponto - se a fita estiver deformada apenas na parte externa da porta, ela pode ser retirada e fixada com a área danificada para dentro.
Uma vedação danificada deve ser substituída em tempo hábil, sem esperar até que a porta falhe devido a um encaixe solto termostato ou motor-compressor. Violações no isolamento da máquina de refrigeração ameaçam não apenas a deterioração dos alimentos e enormes contas de energia, mas também a quebra do próprio equipamento.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Encontrar e substituir a vedação da porta da geladeira é uma tarefa problemática, embora simples. Se você não sabe por onde começar, confira a seleção de vídeos.
Reunimos os melhores vídeos em que os artesãos dão explicações detalhadas e demonstram cada etapa da obra. Recomendamos especialmente materiais destinados a mover a borracha para o outro lado da porta. Esta é uma medida temporária, mas facilitará sua vida enquanto você encontra a vedação certa e se prepara para a substituição.
Instruções detalhadas para substituir o elemento. Ferramentas, materiais e tecnologia de trabalho necessários:
Dicas de como trocar a vedação da porta do freezer da geladeira:
Restauração e restauração de borracha de vedação em vez de substituição:
Substituir a fita de vedação da porta da geladeira não é difícil. Mesmo para um mestre inexperiente, esse procedimento não leva mais de uma hora. É importante escolher o material certo, remover a goma velha com eficiência e preparar bem a superfície..
O resto é uma questão de técnica. Se você sabe segurar uma chave de fenda e um secador de cabelo nas mãos, com certeza conseguirá.
Quer nos contar como você trocou a vedação da porta de um armário de geladeira com as próprias mãos? Gostaria de compartilhar nuances tecnológicas que serão úteis aos visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas.
O material sobre a substituição do selo de borracha foi apresentado de forma muito clara!
Tenho uma geladeira Indesit, não sei de quem é a marca, mas a foca voa com muita frequência! Rasga ao longo da dobra do acordeão e em todo o seu comprimento. No começo também esquentei, tentei colar com selante, mas meu modelo de geladeira tem uma falha significativa de design: não há alças para abrir propriamente dita, elas são construídas em forma de reentrância na parte inferior da geladeira porta e na parte superior da porta do congelador.
Isto é muito inconveniente, principalmente nas nossas pequenas cozinhas, quando o acesso ao frigorífico é limitado pelo resto dos móveis. Involuntariamente, você tem que abri-la segurando a porta, e isso não beneficia a vedação. Agora também estou em busca de material de melhor qualidade, farei uma reposição completa, já que o resto da geladeira me agrada.
Verificou o ajuste de nível das dobradiças das portas em relação ao chão? Muitas vezes, devido à flacidez da porta com o seu próprio peso, e mesmo com os produtos (após aproximadamente 5-7 anos de uso), uma porta irregular faz com que as vedações se deteriorem rapidamente, a porta simplesmente as rasga com o tempo... Verifique o dobradiças, ajuste as portas e as vedações muitas vezes param de funcionar "voam".
Comecei a perceber que a porta da geladeira nem sempre fecha tão facilmente como antes. Às vezes você tem que pressionar. Devo mudar o selo ou esperar? Nenhuma rachadura é visível.
Olá. Você não deve atrasar os reparos, pois pode chegar um momento em que você se esqueça de fechar a porta com mais força ou ela se abra sozinha na sua ausência. Em qualquer um desses casos, o refrigerador será forçado a trabalhar muito para compensar a perda de frio na câmara. Isto significa que a carga adicional afetará negativamente a vida útil geral.
O problema pode não ser apenas com o selo. Além disso, a causa pode ser uma superfície de instalação irregular, fixações soltas, sobrecarga da porta, desgaste do espaçador ou emperramento da haste da lâmpada no refrigerador. Inspecione cuidadosamente todos esses lugares.
Não sou um grande especialista em conserto de geladeiras e gostaria de mandar fotos do estado da nossa porta, em que posição está a borracha ali, alguém tem alguma ideia de como melhorar o estado para que funcione pelo menos por um tempo , porque daqui a um ano acho que trocá-lo e trocar os pneus agora por novos é muito caro, ajuda
Mas às vezes basta ajustar a porta da geladeira se ela não encaixar bem.Neste formulário você não precisa alterar nada, apenas ajustar. Quando há fissuras na estrutura, vale verificar como elas se formaram. Como escolher a borracha de vedação de reposição. As vedações do refrigerador vêm em diferentes tipos e podem ser fixadas de diferentes maneiras.
Quais adesivos são adequados para colar o selo na geladeira
Boa tarde. Você pode me dizer como fazer medições corretas do selo?
Boa tarde. O artigo descreve tudo em detalhes.