Qual umidificador é melhor - vapor ou ultrassônico? Comparando dois tipos de umidificadores
Para uma vida humana normal umidade interna deve ser de 40-60%.O ar seco irrita as mucosas, pode provocar o desenvolvimento de alergias e levar à diminuição da imunidade. Um microclima incorreto em um quarto é especialmente prejudicial para crianças pequenas - elas começam a ser caprichosas sem motivo, dormem mal e muitas vezes ficam doentes.
Para otimizar o nível de umidade do ar ambiente, algumas pessoas penduram toalhas molhadas no quarto ou colocam um balde com água. Concorde que tais métodos não são inteiramente estéticos. Você pode resolver o problema com a ajuda de umidificadores de ar. Mas eles se apresentam em uma ampla gama e você não sabe escolher a melhor opção?
Neste artigo, descobriremos qual umidificador de ar é melhor que o vapor ou ultrassônico, para o qual consideraremos detalhadamente as características dos tipos existentes de umidificadores de ar. Falaremos também sobre as regras de cuidado com esses equipamentos.
O conteúdo do artigo:
Características dos umidificadores a vapor
Doméstico umidificador ajuda a criar o microclima mais confortável para uma pessoa na casa. Quando usado corretamente, o dispositivo ajudará a eliminar problemas de saúde, irritabilidade e sonolência.
Para comparar um umidificador a vapor com um ultrassônico, primeiro você precisa se familiarizar com as características e características de cada um deles. Então, vamos começar com o vapor.
Como o dispositivo funciona e funciona?
Um umidificador a vapor consiste em um elemento de aquecimento, um tanque de água e uma válvula de abastecimento. Durante o funcionamento do aparelho, o líquido se transforma em vapor e sai, umedecendo rapidamente o ambiente.
Um umidificador a vapor em funcionamento pode ser comparado a uma chaleira elétrica fervendo. Só que não desliga depois que a água ferve. O líquido é fornecido ao elemento de aquecimento em pequenas porções. Este princípio de funcionamento permite economizar energia elétrica, já que não é necessário aquecer todo o volume de água de uma só vez.
Os umidificadores a vapor têm alto desempenho. As mudanças nos níveis de umidade em uma sala ocorrem rapidamente. Alguns modelos são capazes de evaporar até 700 ml de água em uma hora de operação. Portanto, é preciso cuidar do aparelho para não transformar a sala em uma “sala de vapor”.
Muitas versões de dispositivos do tipo vapor são projetadas para grandes instalações e condições industriais: museus, hangares, armazéns e outros. Existem também modelos domésticos. São ideais para jardins de inverno e estufas internas.
Vantagens dos umidificadores a vapor
Se um umidificador tipo vapor for selecionado levando-se em consideração a área do ambiente, instalado corretamente e com manutenção oportuna, ele funcionará por muito tempo e os moradores da família perceberão apenas as qualidades positivas do aparelho.
Vantagens do dispositivo:
- preço acessível e sem custos adicionais para aquisição de filtros, bem como cartuchos para amaciamento de água;
- umidificação rápida do ar até 60% — a injeção de umidade na sala ocorre mais rapidamente com a ajuda deles do que com análogos ultrassônicos;
- Graças à água fervente, o vapor liberado é totalmente estéril — não contém germes e bactérias;
- A eficiência e o desempenho do dispositivo não dependem da temperatura na sala;
- algumas variações têm funções adicionais e pode ser usado como aromatizante ou inalante;
- uso seguro — o aparelho desliga-se automaticamente se toda a água do tanque tiver evaporado ou a tampa não estiver bem fechada.
Os umidificadores a vapor são despretensiosos. Seu vapor não deixa resíduos brancos no piso, móveis ou paredes. Você pode encher o recipiente do dispositivo com água da torneira.
O aparelho não necessita de filtros, mas seu tanque deve ser descalcificado periodicamente.
Principais desvantagens dos dispositivos
O consumo relativamente alto de eletricidade e água são as principais desvantagens dos dispositivos a vapor.
Dependendo do modelo e da potência, o dispositivo consome de 200 a 600 W. Instalar um dispositivo de alto desempenho em uma sala grande pode representar uma despesa significativa.
Também as desvantagens incluem:
- capacidade de exceder o nível de umidade exigido 50-60% - isso é típico para modelos sem higróstato embutido;
- barulho alto em processo de fervura, o que pode interferir no sono confortável;
- formação de escala em elementos de aquecimento ou outros elementos - os depósitos devem ser removidos a tempo ou o dispositivo irá falhar;
- formação de condensação — não deve haver livros ou móveis de madeira próximos ao aparelho, pois podem sofrer exposição constante ao vapor;
- possibilidade de se queimar — não é recomendável instalar umidificadores a vapor em quartos de crianças, pois o vapor quente não é seguro e a água fervente dentro do tanque pode causar danos se o aparelho for acidentalmente derrubado.
Nem todos os modelos de umidificador a vapor estão equipados com higróstato. Sem monitoramento constante, eles podem umidificar excessivamente o ambiente. A umidade muito alta promove o crescimento de bactérias e desenvolvimento de moldes. Portanto, é melhor adquirir modelos com sensor de umidade integrado ou comprar um higrômetro separadamente e monitorar os níveis de umidade.
Os umidificadores a vapor aumentam a temperatura ambiente em 1-2 graus. Esse recurso pode ser atribuído a vantagens e desvantagens. Durante a estação fria, uma fonte adicional de calor será útil. Se o ambiente estiver quente, esta função definitivamente não proporcionará conforto ao lar.
Características dos umidificadores ultrassônicos
Durante a operação, as unidades ultrassônicas produzem vapor frio. Eles consomem eletricidade mínima porque não há necessidade de aquecer água. Vejamos suas principais características com mais detalhes.
Design e princípio de operação
Esses umidificadores são sensíveis à qualidade do líquido fornecido. Eles não podem funcionar sem cartuchos de amaciante de água.
Algoritmo operacional de unidades do tipo ultrassônico:
- Água destilada ou purificada é despejada no tanque.
- A água flui por gravidade para o cartucho e é posteriormente purificada.
- O tubo de aquecimento leva o líquido à temperatura desejada.
- A água é transportada para a câmara de evaporação. Ali, um elemento piezoelétrico (membrana) quebra o líquido em pequenas partículas, formando uma nuvem de vapor frio.
- Um ventilador sopra uma névoa úmida na sala.
Visto de fora pode parecer que a “névoa” está quente, mas não é. Se você colocar a mão sob o jato de vapor, terá apenas uma sensação de frescor e frescor. Essas opções de dispositivos são mais preferíveis para usar em quartos infantis.
Modelos caros de umidificadores são equipados com lâmpada ultravioleta. Trata o vapor antes de liberá-lo no ambiente, destruindo microorganismos e bactérias.
Alguns recursos úteis de alguns dispositivos também incluem a capacidade de borrifar água em todas as direções. Existem dispositivos equipados com funções antiespumantes e autolimpantes.
Prós dos umidificadores ultrassônicos
Fácil de usar, fácil de manter e manter um nível ideal de umidade – essas são as principais características positivas dos umidificadores ultrassônicos.
Os umidificadores ultrassônicos normalmente produzem uma névoa de água fria, portanto, não precisam desperdiçar energia no processo de fervura da água. Existem também modelos com função de aquecimento a vapor de até 80 graus.
Benefícios dos umidificadores:
- operação quase silenciosa;
- uso seguro;
- extenso conjunto de funções;
- criação de cortina de vapor;
- durante a operação normal, o consumo de energia é de até 40 W;
- possibilidade de mudar a direção do jato de vapor.
Os modelos equipados com higróstato desligam-se automaticamente quando a umidade necessária no ambiente é atingida. Algumas opções possuem iluminação de fundo para escapar do vapor. Esses umidificadores são ideais para umidificar o ar em ambientes onde moram crianças.
Para se familiarizar com as recomendações para a escolha de um umidificador ultrassônico e as regras de operação, acesse seguinte link.
Desvantagens significativas dos dispositivos
Os dispositivos são sensíveis à qualidade da água. Eles falham rapidamente se sua capacidade for despeje água da torneira. Para o funcionamento normal dos umidificadores, é necessário usar água destilada ou pelo menos filtrada.
As desvantagens incluem o alto custo dos dispositivos equipados com diversas funções adicionais.
Qual umidificador é melhor?
Os umidificadores a vapor e ultrassônicos têm muitas vantagens. E escolher o melhor entre eles é bastante difícil - ambos os tipos são capazes de melhorar qualitativamente o microclima do ambiente.
No entanto, o dispositivo deve ser selecionado para condições operacionais específicas.Em primeiro lugar, a área da sala é levada em consideração e a potência do dispositivo é selecionada de acordo com ela.
Em salas pequenas é aconselhável usar modelos ultrassônicos, e em salas grandes - modelos a vapor.
Um dispositivo do tipo ultrassônico é adequado se:
- você precisa de um umidificador de tamanho compacto e que possa ser transportado;
- não na família alérgicos, e o ar da área onde você mora não está muito poluído;
- não há desejo de incorrer em grandes custos de energia para melhorar o microclima de um apartamento ou casa;
- sono leve e há necessidade de dormir até tarde silêncio perfeito;
- Você precisa equipar o quarto dos seus filhos com um umidificador.
Apesar do consumo mínimo de energia, ainda é necessário arcar com alguns custos com umidificadores ultrassônicos: compra de filtros, cartuchos e água destilada.
Os aparelhos a vapor são ideais para famílias em que as crianças já cresceram e ninguém quer verificar a temperatura do vapor com a palma da mão ou abrir a tampa durante o funcionamento.
Usando os dispositivos, você também pode realizar inalações e desinfetar ambientes. Se essas funções estiverem em demanda, você definitivamente deveria comprar um umidificador a vapor.
Na hora de escolher um aparelho para umidificação do ar, também é preciso estar atento ao índice de consumo de água, bem como ao volume do tanque.Caso não seja possível adicionar água a cada 8-12 horas, então é melhor comprar um aparelho com tanque de 6 litros ou mais.
Fornecemos mais recomendações sobre como escolher um umidificador de ar para sua casa e apartamento em próxima publicação.
Características de cuidar de umidificadores
Independentemente do custo, modificação e número de funções, qualquer dispositivo requer cuidados e manutenção oportunos. Por exemplo, em alguns modelos de umidificadores ultrassônicos é recomendado trocar os filtros ou cartuchos a cada 3 meses.
Os procedimentos obrigatórios também incluem:
- lavagem do aparelho - realizada uma vez por semana;
- descalcificação, o que é especialmente importante para umidificadores a vapor - o procedimento é realizado à medida que o aparelho fica sujo, em média uma vez a cada 2 semanas;
- procedimentos de desinfecção - desinfete o dispositivo uma vez por mês.
Limpe o umidificador com produtos especiais. Eles fazem bem o seu trabalho, mas são caros. Você também pode preparar seu próprio agente de limpeza a partir de uma solução de sabão em pó e água (1:2) para combater manchas.
Alvejante comum pode ser usado como desinfetante. Para preparar a solução 1 colher de sopa. eu. o cloro é diluído em 4 litros de água. O procedimento de limpeza deve ser realizado na varanda ou na rua. Após a desinfecção, é necessário lavar bem o reservatório de água. A limpeza é feita com pano macio, pois elementos duros podem riscar o equipamento.
Limpeza oportuna e operação correta permite prolongar a vida útil do umidificador doméstico.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Uma visão geral detalhada dos tipos existentes de umidificadores é mostrada no vídeo:
No artigo examinamos as características operacionais, vantagens e desvantagens dos tipos mais populares de umidificadores. As opções de vapor são mais baratas e podem até ser usadas para inalação. No entanto, eles não são adequados para todos. Os aparelhos ultrassônicos são totalmente seguros e podem ser usados para umidificar quartos de crianças. Suas desvantagens incluem a necessidade de substituição periódica dos filtros.
Que tipo de umidificador você prefere? Você está satisfeito com sua escolha? Que prós e contras você descobriu ao usar seu umidificador? Se você ainda tiver dúvidas depois de ler este artigo, pergunte aos nossos especialistas e outros visitantes do site - o formulário de feedback está localizado abaixo.