Um umidificador ajuda com alergias: recomendações para quem sofre de alergias e asmáticos
Infelizmente, a prevalência de doenças alérgicas está a aumentar em todo o mundo. Mais de um terço da população mundial já é suscetível a esta doença insidiosa. A ocorrência de alergias é influenciada por diversos fatores, sendo o mais importante deles a poluição ambiental.
Vejamos como o progresso ajuda uma pessoa a resolver esse problema. Vejamos quais eletrodomésticos são necessários no apartamento de quem sofre de alergias. Vamos explorar se um umidificador ajuda com alergias e qual é o efeito real ao usar este dispositivo.
Em nosso artigo você encontrará uma descrição detalhada de todos os tipos de dispositivos projetados para saturar com umidade a atmosfera em um espaço confinado. Falaremos sobre como criar um ambiente ideal para quem sofre de alergias. Mostraremos como escolher o dispositivo certo.
O conteúdo do artigo:
Umidade do ar para alergias
Em um ambiente humano poluído, criam-se condições para um aumento no número de aeroalérgenos e um aumento na hiperreatividade dos tecidos do trato respiratório. Além disso, aumenta o número de alérgenos transportados pelo ar, que causam o desenvolvimento de formas respiratórias alérgicas.
Com as alterações climáticas, ocorre uma maior formação e aumento da concentração de pólen no ar e as suas propriedades alteram-se. Tudo isso ajuda a aumentar a atividade sensibilizante dos aeroalérgenos.
A poeira que se deposita em casa, junto com os poluentes químicos, também inclui outros agentes nocivos: ácaros, esporos de fungos e numerosos microorganismos. Todo esse acervo biológico muitas vezes leva à cronicidade dessas doenças.
Mesmo sem entrar nos complexos mecanismos de desenvolvimento de tais patologias e numa análise aprofundada dos fatores predisponentes, é necessário atentar para a importância da limpeza úmida regular das salas.
Normalização parâmetros climáticos criar um ambiente confortável para os seres humanos, e este é um ar saudável e limpo - uma condição necessária para uma vida humana ativa.
A ligação entre alergias domésticas e sensibilidade ao pó doméstico foi estabelecida na década de 60. Desde então, estudos regulares demonstraram que a asma pode ser precedida por sintomas de rinite alérgica. 70% das pessoas com alergia ao pó desenvolvem asma em 8 anos.
Com base nestes estudos, concluiu-se que existe uma correlação direta entre alguns tipos de alergias provenientes do microclima interior e a poluição atmosférica. O desenvolvimento da tecnologia permite reduzir a carga “patogênica” no corpo de maneiras simples.
O que pode voar no ar seco:
- poeira com microorganismos e esporos de fungos;
- pólen voando pelas janelas na primavera e no verão;
- pêlos de animais de estimação e partículas epidérmicas.
O ar seco contém um excesso de íons carregados positivamente, por isso as partículas de poeira podem demorar horas para se depositar, o que cria condições desfavoráveis para quem sofre de alergias e para pacientes com diversas doenças pulmonares.
Se o quarto estiver umidificador Com ionizador, então toda essa massa fica mais pesada devido à umidade com a qual está saturada e cai ou é atraída por superfícies carregadas positivamente.
A poeira e a sujeira umedecidas são então removidas por meio de limpeza úmida diária (recomendada para quem sofre de alergias). Assim, para quem sofre de alergias, os umidificadores criam um ambiente de ar purificado e umidificado.
Se para pessoas saudáveis a umidade do ar recomendada em uma sala de estar deve ser de 50 a 60%, para quem sofre de alergias deve ser de 40 a 50%. Caso contrário, eles serão incomodados por vários problemas - rinite, vários processos inflamatórios. Especialmente para pacientes com alergias respiratórias.
Ar condicionado e rinite alérgica
A rinite alérgica é a manifestação mais comum das alergias. Problemas respiratórios periódicos, secreção de muco pelo nariz e espirros são sintomas de uma reação alérgica. Eles estão unidos pelo nome comum da reação - rinite alérgica.
A base de qualquer reação alérgica é a inflamação da mucosa nasal, causada por alérgenos. Inchaço e congestão da passagem nasal, crises de espirros e coceira são os primeiros sintomas de uma exacerbação de alergias.
A rinite alérgica pode ser permanente ou sazonal. Se o ar da sala estiver muito seco, o quadro do alérgico piora, pois nessas condições a membrana mucosa fica mais sensível aos irritantes.
As alergias podem ocorrer tanto no contexto de ar seco quanto de ar excessivamente úmido. Multar umidade do ar equilibrada (40-60%) evita que a poeira suba dos objetos para a massa de ar, impedindo sua penetração no sistema respiratório.
A umidade excessiva leva à ativação de esporos de mofo, que estão constantemente no ar. A água em grandes quantidades atua como catalisador do seu processo de desenvolvimento. Além disso, a alta umidade promove a reprodução ativa dos ácaros.
Tipos de umidificadores domésticos
Se você entrar em uma sala onde um umidificador está funcionando há várias horas, a respiração será extraordinariamente fácil. Além disso, nessas condições, é garantido um adormecimento rápido e um sono profundo. Para alcançar esse resultado, você precisa escolher a técnica certa.
Vejamos os tipos de umidificadores modernos:
- mecânica tradicional;
- vapor;
- ultrassônico;
- combinado com um purificador de ar.
Os umidificadores mecânicos tradicionais são projetos nos quais a água é despejada em um tanque, de onde flui para uma bandeja em cartuchos umidificadores substituíveis. O ventilador conduz o ar através dos cartuchos e umidifica-o naturalmente.
Ao mesmo tempo, o ar fica livre de poeira.A desvantagem de tais umidificadores é a incapacidade de aumentar a umidade acima do nível natural de 60% e o ruído operacional é de cerca de 35 a 40 dB, portanto, você não pode ligar esse dispositivo à noite.
Nos umidificadores a vapor, a água é fervida e liberada na forma de vapor. As desvantagens deste método são óbvias: vapor quente até 60 graus, alto nível de ruído, alto consumo de energia.
No entanto, esses sistemas de umidificação também apresentam vantagens suficientes: podem aumentar a umidade do ambiente em mais de 60%. Esses dispositivos podem funcionar com água dura. Eles não necessitam de consumíveis e podem ser usados para inalação.
Em design umidificadores ultrassônicos existe uma membrana especial que, graças à sua alta frequência de vibração, converte água em vapor frio. São sistemas modernos que permitem regular o nível de umidade. Alguns modelos possuem a opção de aquecimento de água.
Dispositivos combinados mais complexos são um purificador de ar e um umidificador em um sistema. Novos modelos são chamados de complexos climáticos.O projeto dos dispositivos mais comuns é um sistema de discos plásticos de formato hidrodinâmico girando em um reservatório de água.
A poeira que entra no dispositivo deposita-se nos discos e depois é lavada com água. Os sistemas de controle climático geralmente possuem um umidificador mecânico, mas recentemente também surgiram no mercado sistemas com dispositivos ultrassônicos.
O sistema de controle climático é um dispositivo mais complexo que requer manutenção. Você terá que trocar um número bastante grande de consumíveis. Em particular, muitos sistemas estão equipados com filtros HEPA de alta pureza, bem como filtros de carbono e de umidificação.
Opção de saturação com íons úteis
A maioria dos modelos modernos de umidificadores são equipados com função de ionização, ou seja, permitem saturar o ar com ozônio. Esta função é controversa. O argumento dos fabricantes de umidificadores com ionização se resume ao fato de que existem muitos íons negativos no ar natural limpo (nas montanhas, nas florestas, perto de cachoeiras).
No entanto, para quem sofre de alergias, esta opção será um complemento útil ao umidificador. Poeira, pólen, alérgenos, bactérias, enfim, partículas particuladas de ar, sob a influência da ionização, são carregadas e começam a derivar para o eletrodo positivo, que no apartamento são as paredes, o chão e o teto, onde se instalam.
No entanto, você precisa ter cuidado com a ionização - ela não pode ser ativada por mais do que algumas horas por dia. Não faz sentido ionizar o ar em uma sala fechada 24 horas por dia, 7 dias por semana. O aumento das concentrações de ozônio no ar é prejudicial ao corpo humano.
Se o ar estiver excessivamente saturado com ozônio, ao ser inalado, uma pessoa pode desenvolver várias consequências desagradáveis - tosse, dor de garganta e irritação, vermelhidão no rosto, dificuldade em respirar. Em pacientes com asma, bronquite e enfisema, o quadro pode piorar. A função de ionização deve ser comutável no dispositivo.
Como aliviar alergias?
É claro que, depois de consultar um médico, quem sofre de alergia ou asma recebe uma lista de medicamentos que aliviam a condição durante as crises. Além disso, é aconselhável descobrir o mais rápido possível a qual alérgeno ocorre a reação dolorosa. O médico também dá uma série de recomendações para organizar o dia a dia de forma a aumentar ao máximo os períodos de remissão.
Isto inclui limpeza úmida regular, redução do número de itens nos coletores de pó, etc. No entanto, se o alérgeno permanecer em casa e houver problemas com a umidade interna, a probabilidade de recaídas permanece alta.
Portanto, os alergistas recomendam o uso de eletrodomésticos modernos para melhorar o microclima interno:
- instalação de umidificador com função de ionização capaz de manter o nível de umidade recomendado;
- instalação de um purificador de ar capaz de purificar efetivamente o ar de muitos agentes causadores de reações alérgicas.
A opção ideal seria adquirir o chamado lavador de ar - um purificador-umidificador de ar ou sistema de controle climático. Esses dispositivos podem ser instalados tanto em instalações residenciais, incluindo quartos e quartos de crianças, quanto em escritórios.
Como escolher um umidificador?
Ao escolher um modelo de umidificador para alérgicos e asmáticos, deve-se atentar para as seguintes características técnicas:
- Capacidade do tanque e taxa de evaporação: estes parâmetros determinam quanto tempo o dispositivo funciona sem reabastecer. Por exemplo, se um umidificador consome 400 ml por hora e está equipado com capacidade de 3 litros, não funcionará mais de 8 horas sem adição de água.
- Volume da sala atendida: as instruções do aparelho indicam a área da sala para a qual foi projetado. Porém, aqui é necessário fazer um ajuste para a altura dos tetos, já que o aparelho foi projetado para o volume da sala. Se a altura do teto for muito superior à média, você precisará comprar um dispositivo projetado para uma área maior.
- O nível de ruído é um critério fundamental se o umidificador for usado à noite. É necessário estar atento não só ao nível de ruído durante o funcionamento dos mecanismos, mas também ao gorgolejo e funcionamento dos sinais de alerta (principalmente se forem repetidos).
- O higrômetro embutido é uma opção polêmica, pois só mede a umidade próximo ao próprio umidificador. Seria muito mais útil comprar um medidor de umidade separado e instalá-lo perto da cama.
- A escolha do tipo de controle – mecânico, de controle remoto, de smartphone – depende apenas do orçamento de compra planejado.
- Ergonomia - a comodidade de encher o tanque com água, a possibilidade de ajustar a direção do vapor: tudo isso facilitará o uso do aparelho.
- Consumíveis: quantos filtros substituíveis estão instalados, com que frequência eles precisam ser substituídos.
- Requisitos de água: embora alguns dispositivos possam ser recarregados com água da torneira, modelos complexos podem até exigir água destilada.
- A ionização do ar é uma opção necessária para quem sofre de alergias.
A escolha do design do aparelho para quem sofre de alergias é apenas uma questão de orçamento.
A umidade excessiva do ar é tão prejudicial para esta categoria de usuários quanto a secura. Portanto, qualquer dispositivo que garanta um aumento de umidade de até 50% será útil para eles.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Recomendações de vídeo para escolher o umidificador ideal para você:
Comprar um umidificador para quem sofre de alergias é obrigatório. Terá um efeito curativo indiscutível na condição das pessoas que sofrem de doenças respiratórias. Além disso, o aparelho melhorará significativamente o microclima da sala, o que não será desnecessário para outros membros da família.
Você tem experiência pessoal com o uso de um umidificador? Você gostaria de compartilhar informações úteis sobre o tema deste artigo? Por favor, escreva comentários, faça perguntas e poste fotos no bloco abaixo.