A influência da umidade do ar na saúde humana: que perigo representa a umidade excessivamente alta ou baixa?
Um indicador como a umidade do ar é de grande importância para a saúde humana. Considerando que qualquer organismo vivo consiste em água, é difícil exagerar o efeito da umidade do ar na saúde humana.
Concordo, você também notou repetidamente uma deterioração em sua saúde em um ambiente muito úmido ou muito seco? E a permanência prolongada em ambientes com alta/baixa umidade pode até levar a doenças graves.
A seguir, explicaremos como ajustar o nível de umidade nos ambientes para um nível ideal para a vida e a saúde.
O conteúdo do artigo:
Aumento da umidade - bom ou ruim
Ótimo nível de umidade interna, seu indicador é considerado na faixa de 30-60%. O desvio da norma causa problemas de saúde e geralmente traz desconforto a todos os presentes.
A umidade do ar pode ser medida usando dispositivos especiais. Será difícil tirar conclusões sobre o nível de umidade com base apenas em seus próprios sentimentos.
A alta umidade é perigosa não apenas para os humanos. Móveis, livros, roupas e sapatos que estão no apartamento sofrem. Para armazenar utensílios domésticos, um nível de umidade de 50% é considerado normal e, para a maioria das plantas de interior, um nível de umidade de 60% é o ideal.
Um nível de umidade que chega a 70% é considerado perigoso. Com esse nível de umidade, os móveis ficam inutilizáveis e as botas deixadas no armário até a próxima temporada podem perder a sola.
Assim, torna-se perigoso respirar em ambientes fechados, pois os esporos de mofo que entram nos pulmões podem causar resfriados crônicos ou levar à pneumonia.
A alta umidade é especialmente perigosa para crianças e idosos. Assim, se o nível de umidade do apartamento não for mantido, os filhos assustarão os pais com doenças constantes. Nos idosos, a umidade ambiental excessiva leva ao desenvolvimento de reumatismo.
Conversamos detalhadamente sobre como lidar com mofo em um apartamento em este material.
Razões para aumento de umidade
O nível de umidade interna pode aumentar temporariamente.
Isso geralmente ocorre devido aos seguintes fatores:
- colocar um aquário aberto na sala;
- pulverização frequente ou rega de plantas de interior;
- secagem constante de grandes quantidades de roupa diretamente no interior após a lavagem;
- cozinhar para uma família grande sem usando um capuz.
Todos os fatores acima podem de fato aumentar a umidade, mas não por muito tempo ou apenas em alguns décimos de por cento.
Se o nível de umidade aumenta constantemente ou permanece constantemente alto, apesar da eliminação de fatores temporários, vale a pena procurar causas mais globais.
Razão 1 – telhado ou paredes defeituosas da casa
Este fator é mais fácil de identificar. Se a água estiver escorrendo das paredes ou do teto ou se houver manchas úmidas visíveis no acabamento, a causa está diretamente no edifício.
Depois de concluída a reparação das paredes e do telhado, será necessário fazer a decoração interior, uma vez que todas as paredes do interior do apartamento já estão afetadas por bolor. Para se livrar completamente dele, será necessário tratar as paredes antes de terminar. soluções especiais.
Razão 2 – o equilíbrio térmico é perturbado
É bastante simples identificar esse motivo - se a condensação aparecer constantemente nas janelas, há uma clara diferença de temperatura. Uma janela pode “chorar” mesmo com uma diferença temporária de temperatura, mas se esse fenômeno for observado de forma sistemática, então é hora de prestar atenção ao problema.
Este problema está relacionado a um conceito físico como ponto de condensação da água.
Primeiro você precisa identificar as paredes do apartamento que são mais frias. Talvez eles tenham uma rachadura que possa ser reparada rapidamente.
Porém, se a parede não apresentar deformações visíveis, pode ter havido um erro durante o projeto ou construção – por exemplo, os tetos eram muito finos. Nesse caso, será necessário isolar a parede e o problema desaparecerá por conta própria.
Razão 3 – ventilação deficiente
Independentemente de quando o apartamento foi colocado em funcionamento, é provável que nele existam orifícios de ventilação, que geralmente estão localizados sob o teto. São retângulos recobertos por uma malha e servem para a saída do ar, enquanto a entrada ocorre por janelas e portas abertas.
Quando um ou ambos os canais estão obstruídos, a sala fica abafada e com muita umidade. O motivo da ventilação não funcional pode ser folhas caídas, sujeira, galhos, etc. preso no duto de ar. Os proprietários de casas particulares muitas vezes enfrentam esse problema.
Para remover o bloqueio, você precisará chamar especialistas em sua casa para limpar a ventilação ou resolver o problema sozinho.
Em prédios de apartamentos, os proprietários muitas vezes fecham as aberturas de ventilação, cobrem-nas com eletrodomésticos ou móveis, sem pensar que a troca de ar no ambiente será perturbada.
As aberturas de ventilação não devem ser tapadas. E para uma troca de ar mais eficiente, você pode instalar um exaustor, que é montado diretamente no poço de ventilação e acelera o movimento dos fluxos de ar.
Remédios adicionais na luta contra a secura
Sabendo o que é a elevada humidade do ar e o que ameaça para as famílias, quero despedir-me deste flagelo o mais rapidamente possível.
Depois de eliminar a causa da umidade, o proprietário do apartamento pode descobrir que o nível de umidade não diminuiu.
Porém, é importante considerar que esses remédios só funcionam se os proprietários dos apartamentos conseguirem eliminar a causa da alta umidade.
O ar seco é bom para os humanos?
Parece que tanto esforço foi feito para “secar” o ar, e aí surge um novo problema. Ficou muito seco. Isto também pode acontecer se não forem utilizados dispositivos para eliminar a humidade.É muito fácil determinar se o ar está muito seco - será difícil para os membros da família respirar e as flores de interior secarão, apesar da rega abundante.
Normalmente, esse fenômeno ocorre no inverno, pois o ar frio não consegue reter tanta umidade quanto o ar quente, e o funcionamento dos radiadores agrava a situação.
Independentemente do que causa a seca, a baixa umidade do ar geralmente leva às seguintes consequências:
- ressecamento da membrana mucosa da garganta e do nariz, que é repleta de doenças respiratórias frequentes;
- secura perceptível no nariz, irritação da membrana mucosa;
- pele corporal seca, descamação e vermelhidão;
- A eletricidade estatística se acumula no apartamento;
- Rachaduras aparecem em móveis de madeira e itens de interior.
Aumentar a baixa umidade é muito mais fácil do que eliminar a umidade. A primeira coisa que você precisa fazer é verificar a ventilação.
A ventilação regular pode otimizar o nível de umidade, mas se isso não for suficiente, você deve usar outros métodos.
O primeiro grupo de produtos que ajudam a lidar com a baixa umidade é totalmente gratuito. Nossas avós também os usaram. Portanto, experimente colocar tigelas com água perto dos radiadores. Um método semelhante é pendurar toalhas ou lençóis molhados nos radiadores. A essência deste método é que a água, evaporando gradualmente, saturará o ar.
A próxima opção é não usar secadoras elétricas e pendurá-las exclusivamente em radiadores. É aconselhável centrifugar a lavagem em velocidades baixas para que as peças fiquem o mais molhadas possível.
O método mais rápido para aumentar a umidade é borrifar o ambiente com um borrifador, prestando atenção especial às cortinas. Este método deve ser utilizado com extremo cuidado, sem danificar o papel de parede ou sujar os móveis.
Se possível, você pode adquirir um profissional umidificador, que manterá um equilíbrio ideal de umidade 24 horas por dia.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Este vídeo falará sobre como manter um nível ideal de umidade em uma sala:
Assim, quaisquer desvios nos níveis de umidade do ar em relação à norma estabelecida prejudicam a saúde humana. A alta umidade leva ao aparecimento e desenvolvimento de mofo nas paredes e nos móveis.
O ar muito seco pode causar doenças crônicas - alergias, bronquite. Portanto, assim que tal problema for descoberto, você deve começar imediatamente a eliminá-lo, identificando a causa raiz.
Como você normaliza o nível de umidade na sala? Você pode conhecer outras maneiras de lidar com o ar interno excessivamente seco/úmido. Compartilhe-os com nossos leitores. Deixe seus comentários no bloco abaixo.